Função DataDif

2
1 Função DataDif (ou DateDiff) Para habilitar o Excel para mostrar o número de dias transcorridos entre duas datas é fácil: basta entrar com as datas em duas células, subtrair a mais recente da mais antiga e formatar o resultado como número. Mas como obter o número exacto de meses transcorridos? Se levar em conta que há meses de 28, 29, 30 e 31 dias, verá que não é uma tarefa simples. E o número exacto de anos, considerando que há anos de 365 e 366 dias? Mas, o Excel fornece uma função que resolve o problema. Trata-se da função DATADIF (na versão em inglês, DATEDIFF). Vamos praticar, e por isso abra Excel e ponha em B1 e C1, respectivamente, os textos: “Data inicial” e “Data Final ou actual”. Em B2 digite a data inicial (por exemplo, sua data de nascimento). Em C2 digite a data actual (se quiser, use a função “=HOJE ()”), ou a data desejada, como pode ver na imagem: Agora vamos conhecer a função DATADIF: em D2 digite a seguinte Função: =DATADIF(B2;C2;“Y”)” (sem aspas externas, mas mantendo aspas à volta do parâmetro “Y”; esta observação vale para todas as instâncias da função), como pode ver na imagem: Tecle ENTER e a célula mostra o número exacto de anos decorridos entre as duas datas.

Transcript of Função DataDif

Page 1: Função DataDif

1

Função DataDif (ou DateDiff)

Para habilitar o Excel para mostrar o número de dias transcorridos entre duas datas é fácil: basta entrar com as datas em duas células, subtrair a mais recente da mais antiga e formatar o resultado como número.

Mas como obter o número exacto de meses transcorridos?

Se levar em conta que há meses de 28, 29, 30 e 31 dias, verá que não é uma tarefa simples. E o número exacto de anos, considerando que há anos de 365 e 366 dias? Mas, o Excel fornece uma função que resolve o problema. Trata-se da função DATADIF (na versão em inglês, DATEDIFF).

Vamos praticar, e por isso abra Excel e ponha em B1 e C1, respectivamente, os textos: “Data inicial” e “Data Final ou actual”. Em B2 digite a data inicial (por exemplo, sua data de nascimento). Em C2 digite a data actual (se quiser, use a função “=HOJE ()”), ou a data desejada, como pode ver na imagem:

Agora vamos conhecer a função DATADIF: em D2 digite a seguinte Função: =DATADIF(B2;C2;“Y”)” (sem aspas externas, mas mantendo aspas à volta do parâmetro “Y”; esta observação vale para todas as instâncias da função), como pode ver na imagem:

Tecle ENTER e a célula mostra o número exacto de anos decorridos entre as duas datas.

Page 2: Função DataDif

2

Em E2 digite =DATADIF(B2;C2;“M”)” e a célula mostrará o número exacto de meses. Se quiser obter o número de dias transcorridos entre as datas usando esta função, entre com “=DATADIF(B1;B2;“d”)” em B5.

Se desejar o número de meses exactos a partir do último ano inteiro, entre com “=DATADIF(B2;C2;“ym”)” em B6.

E se desejar o número de dias transcorridos a partir do último ano inteiro, entre em B7 com “=DATADIF(B2;C2;“yd”)”. Se você entrou com sua data de nascimento em B1, com a data actual em B2 e com as funções como indicadas, as células B3 e B7 mostrarão, respectivamente, o número exacto de anos e dias da sua vida, então, use a função

DATADIF, que é uma Função não documentada do Excel, e não está presente nas Funções Data/Hora do Excel.

sintaxe: =DATADIF(dataInicial; DataFinal; "Tipo") onde tipo pode ser: "Y" - para diferença em anos "M" - para diferença em meses "D" - para diferença em dias "YM" - para meses decorridos no último ano "MD" - para dias decorridos no último mês Outro Exemplo: Suponha que seja necessário obter o tempo de casa de um funcionário. ou idade em anos e meses e dias e que A1=DatadeAdmissão e A2=HOJE() então, a fórmula ="Tempo de serviço: " & DATADIF(A1; A2; "Y") & " anos, " & DATADIF(A1; A2; "YM") & " meses e " & DATADIF(A1; A2; "MD") " dias." Fornecerá o tempo de casa do funcionário. Para o cálculo somente da idade use: DATADIF(DataNascimento; DataAtual; "Y")

Espero que com estes Exemplos, tenha percebido como calcular o número de Anos, Meses e Dias, a partir duma Data inicial e uma Data final ou actual. Eis mais um exemplo, que se aplica arrastando a partir do primeiro:

Por: Kundan Narendra