Gestão Da Qualidade_Jeferson Contildes

3
JEFERSON REDAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO: GESTÃO DA QUALIDADE 1.INTRODUÇÃO A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas. A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas. Podemos definir qualidade de inúmeras formas. Podemos considerar que é um atributo essencial e diferenciador de alguma coisa ou de alguém, como uma medida de valor ou excelência, como a adequação ao uso, tal como J.M.Muran a definiu. 2.DESENVOLVIMENTO A gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização. Focalização no cliente : qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de

Transcript of Gestão Da Qualidade_Jeferson Contildes

JEFERSON REDAO DE CONCLUSO DE CURSOCURSO: GESTO DA QUALIDADE

1. INTRODUOA gesto da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organizao no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/servios com vistas a garantir a completa satisfao das necessidades dos clientes relacionadas ao que est sendo oferecido, ou ainda, a superao de suas expectativas.A gesto da qualidade aponta para a preferncia do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivncia das empresas. Podemos definir qualidade de inmeras formas. Podemos considerar que um atributo essencial e diferenciador de alguma coisa ou de algum, como uma medida de valor ou excelncia, como a adequao ao uso, tal como J.M.Muran a definiu.

2. DESENVOLVIMENTO

A gesto da qualidade no precisa, necessariamente, implicar na adoo de alguma certificao embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porm, sempre envolve a observncia de alguns conceitos bsicos, ou princpios de gesto da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organizao. Focalizao no cliente: qualquer organizao tem como motivo de sua existncia a satisfao de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou servio. Portanto, o foco no cliente um princpio fundamental da gesto da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superao das expectativas deste;Liderana: cabe aos lderes em uma organizao criar e manter um ambiente propcio para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organizao;Envolvimento das pessoas: toda organizao formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essncia da organizao. Portanto, a gesto da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitar o uso de habilidades para o benefcio da organizao;Abordagem por processos: a abordagem por processos permite uma viso sistmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados;Abordagem sistmica: a abordagem sistmica na gesto da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organizao como um todo;Melhoria contnua: para que a organizao consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas expectativas), necessrio que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contnua do seu processo e produto/servio;Abordagem factual para a tomada de deciso: todas as decises dentro de um sistema de gesto de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e anlise de informaes, o que implica na implementao e manuteno de um sistema eficiente de monitoramento;Benefcios mtuos nas relaes com fornecedores: a organizao deve buscar o relacionamento de benefcio mtuo com seus fornecedores atravs do desenvolvimento de alianas estratgicas, parcerias e respeito mtuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitar a criao de valor.

3. CONCLUSOEnfim, no atual meio empresarial, em que a competio e as exigncias so cada vez maiores nacional e internacionalmente, de extrema importncia preocupao das empresas com a satisfao de seus clientes, a melhoria contnua de seus processos e produtos e, consequentemente, a obteno de resultados extraordinrios. Esses so desafios a serem vencidos diariamente pelas organizaes, que precisam fabricar e fornecer qualidade e ser produtivas e proativas.