Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

14
4x4 A ABA ACABAMENTO AÉREO ADENDA ARTE ARTE FINAL ALÇAR ALINHAMENTO OU PARANGONAGEM ALTURA DA PÁGINA ANTERROSTO APARA APARADO expressão usada para designar uma impressão em quadricromia na frente e no verso de uma lâmina ou página. Existem variações: 4x1 (4 cores na frente e 1 no verso); 4x2 (4 cores na frente e 2 no verso) e 4x3 (4 na frente e 3 no verso) ou mais. - Cada uma das extremidades da sobrecapa ou de certas capas de cartolina que se dobram para dentro do livro. Badana. Orelha. Solapa. Bandeira. - Conjunto de operações que se seguem à impressão e dão ao trabalho a sua apresentação definitiva. - Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV. - Matéria pouco extensa, que se acrescenta ao texto de um livro para o completar. Aerógrafo - Instrumento usado para colorir desenhos, cartazes, etc. - 1 - Conjunto das atividades relacionadas à apresentação gráfico-visual de anúncios, publicações diversas. Logotipos, etc... 2 - em uma agência de P.P., diz-se da atividade, setor, ou departamento ou conjunto de profissionais encarregados de executar rafes, layouts, ilustrações, montagens, artes-finais, etc... para a produção de peças propaganda impressa a partir do desenvolvimento de idéias apresentadas elo setor de criação. - Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito. - Juntar, pôr em ordem os cadernos já impressos de uma obra. - Forma como devem colocar-se na mesma linha, guardando igual nível pelo pé, os tipos de diversos corpos que se utilizam juntos. - Distância que separa a cabeça do pé de uma página. - Primeira página de uma publicação que apresenta apenas o título e antecede o rosto. - Sobra de papel cortado na guilhotina e em algumas máquinas de Impressão. - Diz-se quando o livro ou molhe da revista são cortados à cabeça, pé e/ou margem na guilhotina. Ad-me Gráfica Riopedrense Amigos, fiz uma pesquisa na internet e conclui um glossário com os termos mais usados entre os gráficos e publicitários da área de produção gráfica. Espero que este possa ajudar a todos e principalmente os que estão começando agora à entender melhor as especificações dos serviços gráficos. Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área. Adriano Martins consultor orçamentista Celular (19) 9711-4535 [email protected] Solicite um Orçamento

description

Glossário com os termos mais usados entre os gráficos e publicitários da área de produção gráfica. Espero que este possa ajudar a todos e principalmente os que estão começando agora à entender melhor as especificações dos serviços gráficos.

Transcript of Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

Page 1: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

4x4

A

ABA

ACABAMENTO

AÉREO

ADENDA

ARTE

ARTE FINAL

ALÇAR

ALINHAMENTO OU PARANGONAGEM

ALTURA DA PÁGINA

ANTERROSTO

APARA

APARADO

expressão usada para designar uma impressão em quadricromia na frente e no verso de uma lâmina ou página. Existem variações: 4x1 (4 cores na frente e 1 no verso); 4x2 (4 cores na frente e 2 no verso) e 4x3 (4 na frente e 3 no verso) ou mais.

- Cada uma das extremidades da sobrecapa ou de certas capas de cartolina que se dobram para dentro do livro. Badana. Orelha. Solapa. Bandeira.

- Conjunto de operações que se seguem à impressão e dão ao trabalho a sua apresentação definitiva.

- Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.

- Matéria pouco extensa, que se acrescenta ao texto de um livro para o completar.

Aerógrafo - Instrumento usado para colorir desenhos, cartazes, etc.

- 1 - Conjunto das atividades relacionadas à apresentação gráfico-visual de anúncios, publicações diversas. Logotipos, etc... 2 - em uma agência de P.P., diz-se da atividade, setor, ou departamento ou conjunto de profissionais encarregados de executar rafes, layouts, ilustrações, montagens, artes-finais, etc... para a produção de peças propaganda impressa a partir do desenvolvimento de idéias apresentadas elo setor de criação.

- Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito.

- Juntar, pôr em ordem os cadernos já impressos de uma obra.

- Forma como devem colocar-se na mesma linha, guardando igual nível pelo pé, os tipos de diversos corpos que se utilizam juntos.

- Distância que separa a cabeça do pé de uma página.

- Primeira página de uma publicação que apresenta apenas o título e antecede o rosto.

- Sobra de papel cortado na guilhotina e em algumas máquinas de Impressão.

- Diz-se quando o livro ou molhe da revista são cortados à cabeça, pé e/ou margem na guilhotina.

Ad-me

Gráfica

Riopedrense

Amigos, fiz uma pesquisa na internet e conclui um glossário com os termos mais usadosentre os gráficos e publicitários da área de produção gráfica. Espero que este possa ajudar

a todos e principalmente os que estão começando agora à entender melhor asespecificações dos serviços gráficos.

Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

Adriano Martinsconsultor orçamentista

Celular (19) [email protected]

Solicite um Orçamento

Page 2: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

APOSTILA

AZURADO

B

BADANA

BIOMBO

BLISTER

BANNER

BOCA

BOBINA

BONECO -

BORRAR

BOTTON / PIN

BRIEFING

BROADSIDE

BROCHURA

BV

C

CABEÇA

CABEÇALHO

CADERNO

CAIXA ALTA

- [1] Anotação, comentário, etc., que se junta a um documento escrito ou impresso. [2] Nota marginal.

- Filete composto por uma série de traços finos e paralelos que se emprega nos trabalhos comerciais quando haja a escrever números ou quantias por extenso. Azuré.

- 0 mesmo que aba.

- Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no ponto de venda.

- Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.

- Peça em material rígido ou flexível terminada em formato arredondado ou em "V", para ser fixada verticalmente.

- [1] Parte de algumas máquinas que trabalham com o papel, como a cisalha, a picotadeira, a guilhotina. [2] Vão situado entre a lombada e os cadernos cosidos da encadernação que os livros de lombada saliente apresentam.

- Rolo de papel contínuo que se ajusta às máquinas rotativas

É o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (gramatura do papel, tipologia, imagens etc) da forma como se deseja utilizar em sua versão final. A elaboração de um boneco é fase fundamental para o lançamento de publicações periódicas.

- Espalhar-se a tinta na impressão por ser de má qualidade ou haver excesso dela nos rolos.

- Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos.

- Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

- Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.

- Livro ou folheto revestido com cobertura de papel ou cartolina colada na lombada, comportando um pequeno número de páginas.

- Sigla de Bonificação de Volume, uma bonificação extra dada pelos veículos (e também por produtoras e fornecedores) às agências que conseguem encaminhar a eles elevados volumes de mídia ou trabalhos de diversos de seus clientes.

- Parte superior de qualquer forma ou página. Referência de página.

- Título do jornal ou a parte superior dos modelos e das tabelas.

- Conjunto de várias páginas, todas impressas na mesma folha. Os mais comuns são os cadernos de 4, 8, 16, 32 e 64 páginas.

- Nome pelo qual os tipógrafos designam as maiúsculas. Este nome tem origem no facto de, nas caixas de tipo para composição, as letras maiúsculas se situarem em caixotins na parte superior.

Page 3: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

CAIXA BAIXA

CALHAMAÇO

CANELURA

CAPA DURA

CAPA MOLE

CARTÃO

CARTÃO CANELADO

CARTAZ

CARTAZETE

CARTOLINA

CATÁLOGO

CAVALETE

CHAPA

CHAPADO

CÍCERO

CINTA

CLICHÉ

CMYK

CONTA-FIOS

CONTRAPROVAR

COPY-DOT

CORNER

CORTE E VINCO

COROA

- Nome pelo qual os tipógrafos designam as minúsculas. Este nome é dado pela razão inversa da caixa alta.

- Livro muito grande e antigo.

- Ondulado do papel canelado.

- Cobertura rígida de um livro.

- Cobertura menos rígida de um livro, normalmente é feita em cartolina.

- Papel forte e espesso, com gramagem superior a 225 9/m2.

- Cartão constituído por folhas de papel estriado sobrepostas ou por diversas folhas planas de papel ou de cartão.

- Impresso publicitário que é caracterizado pelo seu grande formato, e possui um papel acetinado de um só lado.

- Tipo de cartaz, de pequenas dimensões, geralmente utilizado no ponto-de-venda (supermercados, bares, lojas, etc.).

- Papel com gramagem superior a 160 g/m2, sem ultrapassar os 300 g/m2.

- Material destinado a ilustrar os produtos / serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.

- Elemento de sinalização móvel, geralmente na entrada do PDV.

- [1] Nome que se dá a uma composição tipográfica. [2] Páginas, gravuras, etc., impostas em plano de acordo com a entrada (cilindro) da máquina de impressão a que se destina.[3] Matriz do processo de impressão offset.

- Trabalho gráfico com fundo uniforme de uma única cor.

- Medida tipográfica com 12 pontos Didot.

- Tira de papel, metal ou plástico trançado com que se envolvem livros, revistas, jornais ou simples embrulhos para expedição.

- Reprodução em estereotipia ou em galvanoplastia de alguma forma ou gravura.

- As cores CMYK (Cião, Magenta, Amarelo e Preto) no écran parecem ser diferentes, pois são cores RGB, manipuladas para aproximar-se das cores da impressão. Cores impressas (CMY ou CMYK) são percebidas quando uma parte da luz da fonte iluminadora é reflectida pelo suporte ou substracto branco e o restante é absorvido pelos colorantes da página impressa.

- Espécie de lupa que se destina a determinar a frequência e a qualidade do ponto em imagens tramadas.

- Verificar pelas provas anteriores as que se tiram depois das emendas feitas.

- sistema no qual um fotolito convencional é transformado em arquivo digital por meio de scanners especiais, que digitalizam os filmes em altíssima resolução, copiando os pontos da retícula original.

- Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini loja dentro do PDV.

- Processo industrial que efetua o corte e vinco e molda a folha de papel ou papelão no formato proposto, empregando uma faca especial conforme cada caso.

- Peça impressa a ser fixada na parte superior do expositor.

Page 4: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

CORPO

COSTURA

CRAVAÇÃO

CROMALIN

CTP

CUPOM

D

DENSITÓMETRO

DISPLAY

DOBRAS:

E

EDIÇÃO

EDITOR

EDITORA

EMBALAGENS

EMBALAGENS DISPLAY

EMBALAGEM PROMOCIONAL

- [1] Número de pontos tipográficos que o tipo, filetes, enfeites, etc., têm de espessura contando com a defesa natural que evita a sobreposição entre linhas. Em fotocomposição a defesa é fictícia pelo que deverá usar-se uma tábua de equivalência entre o corpo usado e a sua largura real, [2] Conjunto da obra escrita sem inclusão das partes preliminares e finais.

- Na encadernação, é a arte de juntar em volume os cadernos com o auxílio de agulha e linha. Presentemente, a costura já é mecânica.

- Relevo produzido pela pressão sobre o papel.

- prova de cor que fornece uma boa imagem representativa do impresso produzida através da exposição individual de cada um dos quatro fotolitos de uma selecção.

- (Computer to plate) Processo no qual as chapas de impressão são gravadas directamente a partir de um ficheiro digital, sem necessidade de recorrer à passagem a película. Esta gravação é efectuada a partir de feixes de laser.

- Peça distribuída aos consumidores, oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na aquisição de determinado produto.

- Aparelho de medição do grau de escurecimento (ou enegrecimento) adquirido por emulsão fotográfica exposta, revelada e fixada.

- Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.

Dobra central - 1 dobra no centro do impresso.Dobras paralelas - até 2 dobras na mesma posição.Dobra janela - 3 dobras paralelas, porém, a ordem do fechamento lembra o fechamento de uma janela.Dobra em cruz - 2 dobras cruzadas.Dobra sanfona - acima de 3 dobras e fechamento intercalado.Dobra irregular - quaisquer dobras acima citadas, porém, não centralizadas. Ou seja, quando os lados não ficam com a mesma divisão de formatos. O material não poderá ser dobrado em máquina, incidindo o manuseio sobre o custo da peça e também sobre o prazo de entrega.

- Conjunto de exemplares de uma só tiragem.

- [1] Aquele que edita. Autor de uma edição quer ela seja diplomática, interpretativa, crítica, etc. [2] É o principal agente comercial do ramo das artes gráficas em relação aos livros e publicações periódicas.

- Casa ou instituição que se responsabiliza pela edição de publicações. Casa editora.

- Os produtos de cartotécnica de papel ou de plástico produzidos por meio de máquinas, a partir de bobinas de papel ou material plástico. Basicamente, na produção automatizada, a fita desenrola-se da bobina, é impressa e, a partir daí, forma-se um tubo que é cortado em segmentos mais ou menos longos, 0 fundo é dobrado e colado.

- Embalagem que também funciona como display.

- Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de volume).

Page 5: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

EMPASTAMENTO

ENCADERNAR

ENCARTE

ENCASAR

ENVELOPE

ENVELOPE DE JANELA

EPS

ERRATA

ESPIRAL

F

FAIXA DE GÔNDOLA

FACA ESPECIAL

FILMADORA (IMAGESETTER)

FILME

FITILHO

FLÂMULA (SIMPLES)

FLEXOGRAFIA

FOLHETO

FOLHETO PROMOCIONAL

FOLDER

FONTE

FORMATO

- processo de revestimento com uma folha impressa sobre um papelão para dar maior consistência/ firmeza. Pode ser também a colagem de dois materiais. Muito utilizado em capa de cadernos, caixas e PDV.

- Acto de juntar as folhas de um livro, coser os cadernos e cobrir o volume com uma capa de papel ou cartolina.

- [1] Intercalação de folhas soltas, estranhas ao texto, numa brochura. [2] Folha ou caderno colocado solto num livro já encadernado ou numa publicação em série.

- Meter um caderno dentro do outro.

- Invólucro de uma carta ou de um cartão. Sobrescrito.

- Envelope que tem na frente um recorte, tapado geralmente com papel transparente, através do qual se poderá ver o nome e endereço do destinatário.

- (Encapsulated PostScript File) é um formato popular idealizado para armazenar arquivos vectoriais. Pode também arquivar imagens definidas como mapas de bits.

- Lista de erros tipográficos e de autor, encontrados na obra depois da impressão, com a indicação das respectivas correcções.

- As páginas são perfuradas e unidas por arame ou plástico enrolado no formato espiral. Muito utilizada em gráficas rápidas, devido à facilidade de fazer. Tem a vantagem de facilitar o manuseio das folhas, já que a página pode girar na espiral em quase 360 graus. Por isto é muito indicada para uso em apostilas e cadernos.

- Vide régua.

- É usada em todo o material com formatos desenhados ou que não possui cantos retos. Acoplada na máquina de corte e vinco para cortar no formato desejado. (ex. Folder em formato de coração, pastas com bolsa, etc)

- Máquina digital que produz imagens em película fotográfica, que se destinam a ser transferidas para chapas do offset.

- Folha ou tira delgada de matéria translúcida, no geral nitrocelulose ou acetilcelulose, coberta de uma camada de emulsão sensível à luz; é usado em fotografia, fotocomposição, etc.

- Cordão, cartão que se coloca no livro para marcar uma página. Sinal.

- Bandeirola fixada em haste vertical.

- Processo de impressão rotativo, directo, que tem como matriz clichés de borracha natural ou sintética.

- [1] Obra cuja importância, considerada pelo número de páginas e de conteúdo, não lhe vale o nome de livro ou de revista. [2] Designação de um documento constituído por uma folha simples dobrada.

- Material impresso destinado a promoção de produto ou serviços.

- Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.

- Nome dado ao tipo de desenho dos caracteres nas máquinas fotocompositoras.

- Conjunto das dimensões características de qualquer obra.

Page 6: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

FOTOGRAVURA

FOTOLITO

FUNDO AUTOMÁTICO

G

GARGALEIRA

GÔNDOLA

GRAFISMO E CONTRAGRAFISMO

GRAMATURA OU GRAMAGEM

GRAMPO

GUARDAS

GUILHOTINA

GUILHOTINA TRILATERAL

H

HELIOGRÁFICA

HOT-MELT

HELIOGRAVURA

HOT STAMPING OU HOT STAMP

HOUSE ORGAN

I

ILHÓ

IMPRESSÃO

- Processo de gravura fotoquímica em relevo sobre metal, geralmente zinco, para impressão tipográfica.

- Lâminas obtidas a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz para ser utilizado na produção da matriz na impressão.

- Sistema que permite o envase e fechamento de cartuchos por máquina encartuchadeira, ou facilita a embalagem.

- Elementos de promoção colocado nas embalagens que têm formato de garrafa, mas especificamente no seu gargalo.

- Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.

- Áreas do impresso onde a tinta é depositada (grafismo) e onde não há aplicação de tinta (contragrafismo).

- Valor que exprime o peso, em gramas, de uma folha com um metro quadrado de um determinado papel.

- Pequeno pedaço de ar-ame fino, com as pontas dobradas em canto, usado para coser revistas, periódicos, etc.

- Folhas dobradas, impressas ou não, que se colocam no início e no final do livro encadernado, unindo a capa ao miolo.

- Máquina de aparar ou cortar papel, quer por processo manual, quer por processo eléctrico.

- Máquina que numa só operação apara uma determinada quantidade de livros, revistas, etc., nos seus três lados.

- Tipo de cópia feita do fotolito para o papel, geralmente na cor azul, para antecipar o resultado final da impressão. É utilizada para os trabalhos em preto-e-branco.

- Encadernação com cola, gerando um dorso quadrado. Pode ser usada ou não com a costura em produções

- Processo de gravura funda obtida pela fotomecânica, valendo-se das propriedades de endurecimento da gelatina bicromada sujeita à acção da luz.

- É um sistema de impressão utilizado comercialmente para pequenos detalhes ou frases, afim de produzir um efeito metalizado na impressão. A impressão de Hot Stamping não recebe tinta para realizar a gravura, sendo necessário apenas aquecimento para gravar o conteúdo desejado em uma tira de material sintético revestida de uma fina camada metálica.

- jornal de circulação interna nas empresas. Tem por objetivo básico, manter os funcionários a par de todas as estratégias, projetos e conquistas da empresa.

- Pequeno orifício que se faz no cartão, couro, etc., a fim de passar um cordão ou fita.

- Reprodução mecânica repetitiva de grafismos sobre papel ou qualquer outro suporte por meio de chapas de impressão.

Page 7: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

IMPRESSÃO CONTÍNUA

IMPRESSÃO DIGITAL

IMPRESSÃO A SECO

IMPRESSÃO DIRECTA

IMPRESSÃO INDIRECTA

IMPRESSÃO PLANA

IMPRESSÃO ROTATIVA

IMPRESSO

INDÚSTRIA GRÁFICA

IN-FÓLIO

INSTITUCIONAL

INTERCALAR

INTERFOLIAR

INTRODUÇÃO

ITÁLICO

ISO

J

JANELA

JACTO DE TINTA

JOGO

- Impressão utilizando um suporte em bobina sobre a máquina rotativa, como acontece nos jornais.

- Sistema de impressão offset sem fotolitos e sem chapas, oferecendo uma qualidade de impressão inferior à convencional, possui custos compatíveis com os do offset tradicional e pode ser uma solução ideal para pequenas tiragens.

- Processo de impressão que se realiza sem tinta, deixando apenas a marca da pressão dos ferros ou da chapa.

- Processo de impressão que se realiza por contacto imediato entre a matriz e o papel.

- Processo de impressão que conta com um elemento intermédio, entre a matriz e o papel, para o transporte da imagem, como no processo offset.

- Processo de impressão que se realiza em máquinas planas.

- Processo de impressão que depende de formas ou matrizes curvas ou cilíndricas. Processo usado nas rotativas para jornais, nas máquinas offset e de rotogravura.

- Designação genérica de todo o exemplar obtido por meio de Impressão mecânica e, particularmente, pelo processo tipográfico, sobre o papel ou outro suporte.

- É o conjunto de técnicas e processos que intervêm na realização de um impresso e que são: a composição, a gravura, a impressão, a encadernação e o acabamento.

- Formato que corresponde à folha dobrada ao meio, dando quatro páginas, duas de cada lado.

- Diz-se da propaganda cujo objetivo é promover uma imagem favorável a uma determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado. O objetivo imediato da propaganda institucional não é a venda, e sim a criação de um clima, de uma atitude favorável, no público, em relação a entidade anunciante.

- Meter folhas entre as que se vão imprimindo, para evitar que na sobreposição a tinta suje.

- intercalar folhas em branco num livro para que o leitor possa fazer nelas anotações.

- Uma das partes em que se divide o livro; esta parte vai sempre no princípio do livro.

- Tipo inclinado que se emprega em várias circunstâncias. Grifo.

- Sigla internacional que designa a International Standard Organization (Organização Internacional de Normalização), que elabora e publica normas internacionais, à luz das quais são elaboradas normas equivalentes nacionais noutros países e que, a nível internacional, é juridicamente responsável por publicações com carácter normativo.

- Abertura praticada em folhas de papel, coberta por tiras de papel transparente, para deixar ver o que lhe fica por baixo.

- Impressão produzida por dispositivo especial de máquina programada e computadorizada que provoca uma emissão de tinta sobre o suporte.

- [1] Intervalo existente entre o encaixe e a margem interna das pastas do livro, facilitando a sua abertura. [2] Colecção de filetes, vinhetas, orlas, cabeções, etc., que constituem uma série.

Page 8: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

L

LÂMINA

LAMINAR

LAMINAÇÃO BOPP FOSCA OU BRILHO

LASER

LAYOUT

LEGENDA

LOGO

LOGOMARCA

LOGOTIPO

LOMBADAS

LEITOR ÓPTICO

LINEATURA

LINOGRAFIA

LINOTIPO

LITOGRAFIA

LIVRO

LOMBADA

M

MALA DIRETA

- em impressão chamamos de lâmina o formato aberto do trabalho. Por exemplo: 4 páginas correspondem a uma lâmina de impressão (dobrada) com duas páginas na frente mais duas no verso.

- Processo de reforçar papel frágil usualmente através da colagem de folhas transparentes, translúcidas e finas. Contracolar por meio de uma prensa.

- é um tipo de acabamento que consiste em revestir com lamina de polipropileno biorientado algum produto impresso com a intenção de protegê-lo e valorizá-lo. Este acabamento juntamente com sua textura suave oferece uma imagem de alta qualidade assim como uma proteção contra o pó e a umidade e definitivamente uma apresentação elegante e sofisticada.

- Palavra resultante da abreviatura light amplification by stimulation of emition of radiation (ampliação de luz por emissão estimulada de uma radiação). Designa a oscilação produzida por uma frequência no interior do espectro visível; os raios laser.

- Expressão inglesa muito usada nas artes gráficas, indicando o esboço do trabalho tipográfico, com a especificação dos tipos que se devem empregar, disposição do texto, claros, medidas, relativos à composição de livros, folhetos, trabalhos comerciais, etc.

- Dizeres que geralmente acompanham as gravuras.

- Abreviatura de logotipo ou logomarca. (Ver Logotipo e Logomarca)

- Símbolo gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca)

- Letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa. (Ver Logomarca)

- É o acabamento lateral do fechamento de folheto ou livro. Pode ser do tipo canoa, em grampos, ou quadrada, desde que acima de 3 mm de altura, fechado com PUR (cola branca) ou Hot Melt (cola amarela) com costura.

- Máquina ou dispositivo que permite ler automaticamente, por processo óptico, os sinais traçados num suporte.

- Número de pontos ou linhas utilizados pela retícula de impressão para simular os meios tons. Pode ser medida em linhas por polegada (lpi) ou linhas por centímetro (lpc).

- Arte de imprimir no pano por processo tipográfico, litográfico, etc.

- Sistema de composição a quente (chumbo).

- [1] Processo de impressão com matriz plana, baseado no fenómeno de repulsão entre as tintas e a água e utilizando como suporte a pedra calcária. [2] Oficina na qual se executam trabalhos litográficos.

- [1] Conjunto de cadernos, manuscritos ou impressos, cosidos ordenadamente e formando um bloco. [2] Documento impresso, não periódico, com mais de 48 páginas sem contar as da capa, que constitui uma unidade bibliográfica.

- Parte do livro, que leva a costura e outros materiais que formam o dorso dos livros.

- 1. Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo de mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio ou portadores. (Ver Marketing Direto e Mídia)

Page 9: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

MANCHA

MANUSEIO

MANTA ADESIVA

MANUSCRITO

MARGEM

MATRIZ

MÍDIA IMPRESSA

MIOLO

MÓBILE

MOCK-UP

MOIRÉ

MONO

MONOCOLOR

MULTIPACK

N

NEGRITO

NEWSLETTER

O

OFFSET

ORIGINAL

OUTDOOR

OVERLAY

- [1] A parte impressa da página, modelo, Etc. [2] Também se diz vulgarmente da medida das colunas de texto.

- Tudo que é feito manualmente, ou seja: faca especial; colagem e fechamento do envelope; colocação de bolinhas de vinil; intercalação e inserção de peças em um envelope; inserção de brindes dentro de embalagem, etc.

- Material magnético flexível que comporta impressão de mensagens, como aqueles imas promocionais de colar na geladeira.

- Livro ou documento escrito à mão.

- Claro deixado livre à cabeça, ao pé ou nos lados da composição gráfica.

- Elemento base de qualquer processo de impressão, na qual é gravada a imagem a imprimir.

- Os meios de comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo também o outdoor e todo tipo de material impresso. (Ver Mídia e Mídia Eletrônica)

- Parte interna de um jornal, revista ou folheto.

- Peça promocional aérea sustentada por fios.

- Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.

- é um fenómeno de interferência que se apresenta quando duas retículas com a mesma lineatura se sobrepõem numa inclinação quase idêntica.

- [1] Abreviatura da composição monotípica. [2] Exemplar único em branco que representa o modelo acatado, executado para aprovação.

- [1] Que tem apenas uma cor. [2] Diz-se das máquinas impressoras que só trabalham com uma tinta de cada vez.

- Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.

- Letra mais grossa que o normal, usada para fazer destaque no texto ou como recurso gráfico. (Ver Bold, Itálico e Redondo)

- Peça gráfica, na forma de uma carta ou pequeno jornal, com estilo editorial, utilizada como veículo de comunicação publicitária e de relações públicas.

- Processo de impressão derivado da litografia, em que os elementos a imprimir e a não imprimir estão no mesmo plano, só que as zonas a imprimir possuem tinta e as outras apenas humidade.

- Qualquer tipo de representação bidimensional: texto ou imagem que se pretende reproduzir por processos de Pré-Impressão e Impressão.

- 1. Tipo de cartaz publicitário de grandes proporções, de tamanho padronizado. 2. Meio de comunicação publicitária.

- Folha de papel, em geral transparente (papel vegetal, manteiga) colada sobre a arte-final para protegê-la a servi de suporte a anotações diversas (indicações para a produção gráfica, cores, revisão, etc...

Page 10: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

P

PÁGINA

PAGINAÇÃO

PANTONE

PAPEL

PAPEL APERGAMINHADO

PAPEL AUTOCOPIATIVO

PAPEL COUCHÉ

PAPEL KRAFT

PAPEL VEGETAL

PASTE UP

PAUTAR

PB

PÉ-AMERICANO

PDF

PDV

PLASTIFICAÇÃO

PLOTTER

- cada uma das faces de uma folha de um impresso ou layout.

- Ação de pôr todos os graneis em páginas com uma altura preestabelecida.

- Cores especiais (spot colors), cores customizadas misturadas sob encomenda, antes de serem Impressas, são utilizadas principalmente em peças promocionais, entre as quais se destacam embalagens de produtos e o uso como cores Institucionais em logotipos, marcas e projectos de imagem corporativa. Pantone Process Color System, sistema que serve para especificar cores com base no modelo CMYK. O sistema que define 3.006 cores. Pantone ColorDrive, aplicativo capaz de proporcionar cores consistentes, certeiras e previsíveis, na hora de trabalhar com impressoras DTP em cores, copiadoras em cores, Imagesetters e outros dispositivos de saída para grandes formatos. HiFi Color, uma tecnologia desenvolvida pela Linotype-Hell com base no modelo criado pelo cientista e pesquisador alemão Harald Kuppers, visa aumentar o gamut das cores impressas e seu dynamic range (alcance dinâmico), utilizando cinco a sete cores no lugar das quatro do modelo CMYK.

- Substância constituída por elementos fibrosos de origem vegetal que se reduzem a pasta.

- Papel de qualidade superior ao normal que imita o pergaminho.

- Produzem cópias duplicadas sem necessidade de intercalar papel-carbono. A realização de cópias de manuscritos e textos dactilografados é agilizada e simplificada mediante um tratamento especial do papel, que consiste em cobrir a superfície com uma pátina que contém inúmeras microcápsulas cheias de um reagente incolor. O outro lado da folha é coberto por uma pátina mineral alcalina.

- Possui gesso em sua composição e variantes com ou sem brilho. É um dos mais utilizados na indústria gráfica em todos os tipos de impresso, desde livros de arte, mala-direta, calendários e folders. Revistas e catálogos também o utilizam na capa - somente as mais sofisticadas lançam mão do papel couché também no miolo.

- Papel muito resistente, geralmente pardo-escuro, usado para sacos e embrulhos, fabricado com pasta de madeira tratada pelo sulfato de sódio.

- Papel transparente, usado para decalcar, croquis, envelopes de janela, etc.

- Cabe a este setor o trabalho de montagem das artes-finais dos anúncios, folhetos, bandeirolas e outros tipos de peças publicitárias.

- Produzir no papel linhas horizontais.

- Abreviação de preto-e-branco. (Ver Preto-e-branco

- Margem ou branco inferior da forma ou da página.

- Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo a sua colocação na posição vertical.

- Abreviação de Portable Document Format. É um protocolo que mantém todas as características do arquivo, compactando-o para transmissão.

- Ponto de venda, ou seja, o local onde o produto esta sendo exposto e comercializado. Podem ser bares, magazines, supermercados, padaria, etc.

- É o processo de cobrir a página com uma película de plástico transparente, que adere totalmente ao papel, dando-lhe maior resistência e durabilidade.

(Máquina de impressão digital de grandes formatos) - Máquina que se encontra equipada com canetas guiadas por computador, que transformam ficheiros electrónicos em desenhos. Em artes gráficas são muito usadas as plotters de corte que têm a caneta substituída.

Page 11: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

POLICROMIA

POLIETILENO

PORTA FOLHETO (TAKE ONE)

PÔSTER

POSTSCRIPT

PRÉ-IMPRESSÃOPRELO

PRODUÇÃO GRÁFICA

PROVA DE GRANEL

PROVA DE MÁQUINA

PROVA DE COR

Q

QUADRICROMIA

R

RAFE

REGISTO

REGISTRO

RÉGUA (FAIXA DE GÔNDOLA )

REIMPRESSÃO

RESMA

RELEVO

RELEVO SECO

- Qualquer processo de impressão em que entram mais de três cores de tinta.

- Polímero usado no campo do restauro sob forma de filme de material plástico transparente que tem um uso generalizado como suporte em operações por via húmida, ou para isolar zonas que não se querem entradas.

- Display que oferece folhetos.

- Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais.

- Linguagem de descrição de páginas para envio às impressoras. Desenvolvida pela Adobe, tornou-se padrão entre os aplicativos de editoração electrónica.

- A preparação de textos e imagens para impressão.- Aparelho manual, mecânico ou electromecânico, usado para tirar provas.

- Normalmente chefiada por um técnico em artes gráficas, tem a função de orçamentar os trabalhos junto aos fornecedores e de supervisiona-los.

- Primeira prova que se tira de uma composição não paginada, a fim de ser enviada à revisão e/ou maquetagem.

- Prova impressa para ser conferida pela revisão e gabinete técnico.

- Há quatro processos de produção de provas de cor: cromalin, pressmatch, prelo ou digital. A prova de cor é utilizada para a checagem da qualidade das fotos, das cores e do texto, e é produzida a partir dos fotolitos – com exceção da prova digital, gerada a partir do arquivo de computador.

- Processo de impressão a cores análogo à tricromia; aos três clichés fundamentais desta (amarelo, Magenta e azul) junta-se o preto ou cinza, que confere uma maior fidelidade à reprodução cromática do original. Tétracromia.

- Termo que designa, em P.P., os primeiros rascunhos feitos pelo desenhista ou diagramador na criação de um anúncio. Primeira fase da arte, antes do layout e da arte-final.

- A correspondência das páginas da frente e verso por cabeças, pés e lados.

- Em artes gráficas, sinal gráfico cheio de detalhes que registra a posição correta da sobreposição de cada uma das quatro cores que fazem a impressão em quadricromia. (Ver Quadricromia)

- Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como delimitador de espaço dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens.

- Novo lote de impressão.

- Quinhentas folhas de papel.

- Técnica de impressão que permite imprimir textos e ilustrações em relevo (alto ou baixo), mesmo sem tinta (relevo seco, apenas fazendo contornos no papel) e de lâminas metálicas (hot stamping em ouro, prata, bronze, etc.)

- Reproduz formas definidas em relevo sobre papéis ou cartões, tais como: logotipos e símbolos em papelarias ou embalagens.

Page 12: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

RETÍCULA

RIP

RGB

ROTATIVA

ROTOGRAVURA

RÓTULO

ROUBA-PÁGINA

S

SACOLA PROMOCIONAL

SAMPLING (AMOSTRA GRÁTIS)

SANGRADA

SCANNER

SERIGRAFIA

SHRINK

SILK SCREEN

SOBRECAPA

STRIP

T

TABLÓIDE

TESTEIRA

- 1. Rede de pequenos pontos, que formam linhas, quadrículos e espaços regulares, gerando efetivos efeitos especiais nos trabalhos gráficos. 2. Rede de pequenos pontos que permite a existência do meio-tom (ou seja, das tonalidades de cinza) e da quadricromia (na qual o processo se repete, com a presença do meio-tom do amarelo, cyan e magenta). (Ver Meio-tom e Quadricromia)

- (Raster Image Processor) Nas filmadoras e nas impressoras a laser, é o tradutor que converte as imagens digitais descritas nas linguagens de descrição de página, tais como o Post Script, em mapas de bits, na resolução apropriada para cada dispositivo.

- Abreviação do sistema de cores 'Red, Green, Blue' (vermelho, verde, azul) que é utilizado pelos monitores de vídeo de computadores e televisores

- [1] Máquina de imprimir que utiliza, não uma forma plana, mas uma forma cilíndrica, em que o papel é aplicado contra esta por um outro cilindro dito de pressão. [2) Em offset este termo designa as prensas alimentadas com papel em bobina.

- Denominação do processo de heliogravura quando a imagem é gravada num cilindro de cobre para a impressão rotativa.

- Dístico, inscrição. Letreiro, cartaz, cartel que indica a natureza ou o fim do objecto ou do conteúdo daquilo em que está fixo.

- Anúncio que pega todas as colunas do jornal, menos uma , e menos 10cm acima dele. Vale por uma página, mas custa menos.

- Peça em diversos materiais, impressa com mensagens e/ou imagens promocionais.

- Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para incentivar a experimentação.

- Página de anúncio que ocupa toda página, não deixa margem branca em nenhum lado da página.

- Leitor electrónico que digitaliza imagens.

- Processo de reprodução, utilizado na impressão de várias superfícies, tais como vidro, madeira, cerâmica, plástico e ainda papel e cartão.

- Processo de empacotamento através de filme transparente com a finalidade de agrupamento ou proteção.

- Processo de impressão por transferência de tinta sobre um suporte através de uma tela de seda ou nylon.

- Folha de papel, normalmente com gramagem superior ao papel da obra, com o título impresso ou outros dizeres e que protege a capa do livro.

- Emenda feita em fotolito ou rotofilme, visando corrigir pequenos erros sem ser preciso refazer todo o material. (Ver Fotolito e Rotofilme)

- Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional.

- Estrutura colocada no alto de display, gôndolas etc, contém algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.

Page 13: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

TIFF

TIMBRAGEM

TIPOGRAFIA

TIRA-RETIRA

TIRAGEM

TIRAR

TOTEM

TRAÇO

TRICROMIA

U

ULTRAVIOLETA

URNA

V

VACUM FORMING

VALE BRINDE

VAZADO

VERNIZ DE MÁQUINA

VERNIZ U.V.

VERNIZ UV RESERVA / LOCALIZADO -

VINCO

VINHETA

VOLANTE

- (Tagged Image File Format), desenvolvido pela Aldus, é o método mais flexível e fiável de arquivar imagens definidas como mapa de bits. Os arquivos foram criados especificamente como formato gráfico padrão para imagens digitalizadas e podem armazenar imagens de qualquer tamanho e número de cores, utilizando vários sistemas de compreensão de dados.

- Impressão a relevo.

- Arte de compor e imprimir com tipos.

- termos usado em artes gráficas para designar o processo de cópia frente e verso numa única chapa. Assim é possível imprimir frente e verso numa única passagem. Depois vira-se o papel e, utilizando a mesma chapa, casa-se a frente + verso e verso + frente.

- 0 total de exemplares que se vai imprimir.

– Imprimir.

- Peça sinalizadora vertical e logilínea.

- Definição de ilustração ou símbolo em linha, sem meios tons, em P&B ou com chapada.

- Impressão a três cores.

- Radiação situada além do violeta no espectro, cuja iluminação permite fazer aparecer a olho nu certos elementos invisíveis a olho nu à luz natural.

- Caixa destinada a recolher os cupons de participação em uma operação promocional.

- Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplástica pré-aquecidos.

- Cédula impressa que dá direito a receber brindes.

- Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada.

- Oferece pouco brilho proporcionando proteção contra atritos durante os processos de acabamento de dobras e manuseio.

- Verniz secado por radiação ultravioleta usado em impressão gráfica para melhor acabamento. A utilização de verniz UV é recomendada quando é necessário obter o melhor resultado em termos de brilho e resistência, e pode ser aplicado em todo o papel ou em áreas localizadas.

É uma camada de verniz aplicada em uma área específica da página, seja uma foto, logotipo ou palavra. Esse efeito é produzido a partir de um fotolito que delimita a área de aplicação. Sendo preferível evitar dobras e vincos sobre a área do verniz.

- Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.

- 1. Pequena ilustração colocada em um anúncio ou trabalho gráfico. 2. Cena animada (em desenho ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa, comercial ou marca na televisão. 3. Mensagem sonora musical (acompanhada ou não por uma pequena locução) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa ou marca no rádio.

- Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.

Page 14: Glossário de Termos e Girias dos Gráficos e Publicitários da área.

X

Y

W

WIRE-O

Z

- Evolução tecnológica do espiral, porém mais cara. Normalmente aplicado com buracos quadrados. Tem um acabamento muito mais elegante que o espiral, e as laminas giram paralelas.