Gramática

2
Gramática-classes gramaticais Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo. Paulo é um EXCELENTE profissional. O adjetivo flexiona no plural ex: Sou feliz agora = Somos felizes agora. Advérbio é a palavra que acrescenta uma circunstância a um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Ele trabalha MUITO. Ela tem uma loja MUITO grande. Chegaram BEM tarde. O adverbio não flexiona no plural ex: Estou feliz = Estamos feliz/Estou bem = Estamos bem. Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo. NÓS estamos em casa. (substitui nossos nomes) SEU carro é velho. (acompanha o nome carro). Funções sintáticas 1 - Complemento verbal= objeto direto, objeto indireto = como o nome indica é obrigatório, portanto se for retirado da frase, a mesma perde o sentido. Ex.: João foi... Essa frase não faz sentido, a menos que eu coloque o complemento verbal objeto indireto, dizendo onde João foi. 2 - Adjunto Adverbial= de lugar, de modo, de tempo, etc. = é um termo acessório, portanto se for retirado, não deforma a frase. Ex. João foi a São Paulo de carro. Se eu retirar o "de carro", a frase continua a fazer sentido. 3 - Complemento nominal = também é obrigatório, só que diferente do complemento verbal, ele acompanha um nome, substantivo ou adjetivo. Ex: D. Pedro proclamou a Independência... A frase estará incompleta se eu não disser independência de que ou quem. Agora, se eu disser do Brasil, completo o sentido do substantivo Independência. 4 - Adjunto adnominal = acessório completa um substantivo ou adjetivo. Ex. João ganhou um presente régio. Se eu retirar o régio, a frase continua fazendo sentido. ·. Adjunto adnominal É o termo da oração que sempre se refere a um substantivo. Vêm representado por artigos, adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos e numerais. Os adjuntos adnominais modificam o substantivo, qualquer que seja a função que ele exerça na oração. Obs : 1)pergunta ao verbo-sujeito 2)pergunta relativa-complementos. Exemplos: 1) Adjetivos

description

hahah libera ae cari

Transcript of Gramática

Page 1: Gramática

Gramática-classes gramaticais

Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo. Paulo é um EXCELENTE profissional. O adjetivo flexiona no plural ex: Sou feliz agora = Somos felizes agora.

Advérbio é a palavra que acrescenta uma circunstância a um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Ele trabalha MUITO. Ela tem uma loja MUITO grande. Chegaram BEM tarde. O adverbio não flexiona no plural ex: Estou feliz = Estamos feliz/Estou bem = Estamos bem.

Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo. NÓS estamos em casa. (substitui nossos nomes) SEU carro é velho. (acompanha o nome carro).

Funções sintáticas

1 - Complemento verbal= objeto direto, objeto indireto = como o nome indica é obrigatório, portanto se for retirado da frase, a mesma perde o sentido. Ex.: João foi... Essa frase não faz sentido, a menos que eu coloque o complemento verbal objeto indireto, dizendo onde João foi. 2 - Adjunto Adverbial= de lugar, de modo, de tempo, etc. = é um termo acessório, portanto se for retirado, não deforma a frase. Ex. João foi a São Paulo de carro. Se eu retirar o "de carro", a frase continua a fazer sentido. 3 - Complemento nominal = também é obrigatório, só que diferente do complemento verbal, ele acompanha um nome, substantivo ou adjetivo. Ex: D. Pedro proclamou a Independência... A frase estará incompleta se eu não disser independência de que ou quem. Agora, se eu disser do Brasil, completo o sentido do substantivo Independência. 4 - Adjunto adnominal = acessório completa um substantivo ou adjetivo. Ex. João ganhou um presente régio. Se eu retirar o régio, a frase continua fazendo sentido. ·.

Adjunto adnominal

É o termo da oração que sempre se refere a um substantivo. Vêm representado por artigos, adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos e numerais. Os adjuntos adnominais modificam o substantivo, qualquer que seja a função que ele exerça na oração. 

Obs: 1)pergunta ao verbo-sujeito 2)pergunta relativa-complementos.

Exemplos: 

1) Adjetivos 

- O alegre espetáculo começou tarde. 

Alegre: Adjunto Adnominal Espetáculo: Substantivos 

- Meninos tristes chegaram. 

Tristes: Adjunto Adnominal Meninos: Substantivos 

- As construções antigas eram mais trabalhadas artisticamente. 

Page 2: Gramática

Antigas: Adjunto Adnominal Construções: Substantivos.