Informativo O Pantokrator n°8

4
PANTOKRATOR Informativo da Comunidade Católica Pantokrator Ano I - Setembro/2012 - nº 8 Caro leitor, Sempre achei importante “fazer ani- versário”, ou seja, celebrar mais um ano de vida. Tem gente que fala que isso é bobagem, mas não é. A vida não é um bem merecido, uma realidade conquis- tada, mas é um dom generosamente doado pelo criador. Quando celebra- mos, louvamos a Deus por nos ter dado a vida e não é só isso, mas também por ter-nos mantido na vida. Por isso é que celebramos com júbi- lo mais um ano de nossa Comunidade. Ela não é mérito nosso, mas puro dom de Deus à Igreja através de nós. Somos como o pão, alimento tão simples e co- mum, mas que o Bom Deus transforma no corpo de Cristo. Nada mais que isso, e tudo isso. Nos alegramos porque temos vis- to as maravilhas de Deus através desse corpo. Conversões, famílias transfor- madas, jovens restaurados, corações sarados, a Verdade de Cristo anuncia- da num mundo repleto dos enganos do maligno. Tantas coisas! Na verdade, nem eu, nem nenhum membro da Co- munidade, tem sequer noção do que Deus faz no mundo através da Comu- nidade. O que sabemos, ainda que as vezes sem consciência plena, é o bem desse dom de Deus em nossas vidas, porque embora dissemos o nosso sim Do namoro ao matrimõnio p. 2 - Comunidade promove formação para namorados, noivos e casais. Confira. Teencontro: retiro para adolescentes p. 3 - A adolescência vivida conforme o pro- pósito de Deus Lectio Divina: Orar com a Palavra p. 4 - Os quatros passos da oração com as Sagradas Escrituras o para servir, somos os primeiros a ser tocados pela graça de Deus. Tudo isso é misericórdia do Bom Deus, que debruçando sobre nossa in- fidelidade, nos amou em Seu ciúmes devorador e benevolamente derramou sobre nós um dom. Louvado seja Deus que, antecipando nossa infidelidade, gera em nós esse dom de fidelidade e assim nos capacita a testemunhar ao mundo como é bom ser fiel a Deus. André Luis Botelho de Andrade Fundador e Moderador Geral Comunidade Católica Pantokrator Celebrando 22 anos

description

Informativo da Comunidade Católica Pantokrator - ano 1 - Edição 8

Transcript of Informativo O Pantokrator n°8

Page 1: Informativo O Pantokrator n°8

PANTOKRATORInformativo da Comunidade Católica Pantokrator Ano I - Setembro/2012 - nº 8

Caro leitor,

Sempre achei importante “fazer ani-versário”, ou seja, celebrar mais um ano de vida. Tem gente que fala que isso é bobagem, mas não é. A vida não é um bem merecido, uma realidade conquis-tada, mas é um dom generosamente doado pelo criador. Quando celebra-mos, louvamos a Deus por nos ter dado a vida e não é só isso, mas também por ter-nos mantido na vida.

Por isso é que celebramos com júbi-lo mais um ano de nossa Comunidade. Ela não é mérito nosso, mas puro dom de Deus à Igreja através de nós. Somos como o pão, alimento tão simples e co-mum, mas que o Bom Deus transforma

no corpo de Cristo. Nada mais que isso, e tudo isso.

Nos alegramos porque temos vis-to as maravilhas de Deus através desse corpo. Conversões, famílias transfor-madas, jovens restaurados, corações sarados, a Verdade de Cristo anuncia-da num mundo repleto dos enganos do maligno. Tantas coisas! Na verdade, nem eu, nem nenhum membro da Co-munidade, tem sequer noção do que Deus faz no mundo através da Comu-nidade. O que sabemos, ainda que as vezes sem consciência plena, é o bem desse dom de Deus em nossas vidas, porque embora dissemos o nosso sim

Do namoro ao matrimõnio p. 2- Comunidade promove formação para namorados, noivos e casais. Confira.

Teencontro: retiro para adolescentes p. 3- A adolescência vivida conforme o pro-pósito de Deus

Lectio Divina: Orar com a Palavra p. 4- Os quatros passos da oração com as Sagradas Escrituras

o

para servir, somos os primeiros a ser tocados pela graça de Deus.

Tudo isso é misericórdia do Bom Deus, que debruçando sobre nossa in-fidelidade, nos amou em Seu ciúmes devorador e benevolamente derramou sobre nós um dom. Louvado seja Deus que, antecipando nossa infidelidade, gera em nós esse dom de fidelidade e assim nos capacita a testemunhar ao mundo como é bom ser fiel a Deus.

André Luis Botelho de Andrade Fundador e Moderador Geral

Comunidade Católica Pantokrator

Celebrando 22 anos

Page 2: Informativo O Pantokrator n°8

EXPEDIENTE O Pantokrator é uma publicação mensal dirigida aos sócios, membros, engajados e amigos da Comunidade Católica PantokratorDireção Geral: Edgard Gonçalves | Grupo de Comunicação: Eliana Alcântara, Jildevânio Souza, Juliana Campos. Vanessa Ozelin, Vanusa Silva e Renata Andrade | Jornalista Responsável: Renata Andrade MTB 56 525 | Planejamento, Criação, Edição e Revisão: Comunidade Católica Pan-tokrator - Rua Culto à Ciência, 238, Botafogo, Campinas/SP. Acesse nosso site e veja a versão online deste informativo: www.pantokrator.org.br

O Pantokrator . 2

riam capazes de assumir um casamento consciente.

Para aprofundarmos melhor esses temas convidamos você a participar-de dois momentos que a Comunidade Católica Pantokrator, carinhosamente, preparou para você.

O primeiro em 16 de setembro de 2012, cujo tema é DO NAMORO AO CASAMENTO, no qual abordaremos assuntos pertinentes à época de namo-ro, tempo em os casais são chamados a amadurecer suas escolhas para lá na frente assumir um matrimônio santo. Esse dia é para você que namora ou que já assumiu um compromisso de noiva-do.

No fim de semana seguinte, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, convidamos você casado a vir participar conosco do RETIRO DE CASAIS com tema “Família torna-te o que és” Nesse reti-ro abordaremos temas como harmonia conjugal, harmonia sexual, cura da fa-mília, entre outros.

Para mais informações entre em contato pelo telefone: (19) 3232-4400 ou pelo site www.pantokrator.org.br

Vanusa Silva e Juliana Campos Postulante e Discípula

Comunidade Católica Pantokrator

O que temos aprendido sobre na-moro e sobre casamento?

Nos últimos tempos tem-se visto na mídia, em jornais e revistas, o quanto o número de divórcios em nosso país tem crescido. Ou ainda o aumento de uniões estáveis, aquelas em que simplesmente não há cerimônia religiosa e nem civil, no qual duas pessoas apenas decidem morar juntas.

Hoje, vê-se muitos casais passando por crises, que poderiam ser evitadas ou enfrentadas com um olhar diferente, di-álogo, compreensão.

Por outro lado, se os jovens fossem formados para um namoro maduro do qual nasce um noivado sólido, eles se-

A Igreja e sua históriaPoucos de nós conhecem real-

mente a História de nossa Igreja. Pensando nisso, a Comunidade Pan-tokrator, iniciou no dia 14 de agosto, o curso sobre “História da Igreja”. As aulas acontecerão semanalmen-te, todas as terças-feiras das 19h30 às 21h30 na Sede da Comunidade.

Serão 18 encontros que percorrerão nossa história desde a Igreja primitiva até sua fase contemporânea abordan-do temas como Inquisição e Idade

Média, entre outros. Você ainda pode fazer sua inscrição e participar presen-cialmente ou pela internet. O curso será ministrado pelo professor Luiz Raphael Tonon, discípulo da comuni-dade e professor de história, filosofia e ensino religioso, nas redes de ensino pública e privada. Aguardamos você!

Eliana Alcântara Postulante

Comunidade Católica Pantokrator

Do namoro ao matrimônio Comunidade promove formação para namorados, noivos e casais

Page 3: Informativo O Pantokrator n°8

O Pantokrator .3

Grupo de Crescimento promove Jornada de Formação Humana No mês de julho o Grupo de Cres-

cimento Pessoal realizou a Tempo-rada de Férias: “Eu sou o que Deus pensa de mim”. Com esse pensamen-to de Santa Teresinha do Menino Je-sus, partindo da Formação Humana e da Teologia do Corpo (tema elaborado pelo Beato João Paulo II), os partici-pantes puderam descobrir, mergulhar

Teencontro 2012 – UMA ESCOLHA MUDA TUDO!A adolescência é a fase das desco-

bertas, é o tempo de questionamentos, de conhecimento sobre a vida do ho-mem. É um tempo cheio de expecta-tivas, energias, impulsos e os preparam para se lançar e se desenvolver no âm-bito profissional, social e das relações humanas. É também o tempo de fazer uma forte experiência com Deus e des-cobri-lo como nosso bem maior.

“Neste retiro tem-se a oportuni-dade de conhecer um novo meio de viver a adolescência de forma

sadia, sem perder o entusiasmo e a alegria próprios desta fase!”

O Teencontro é um retiro querig-mático para adolescentes de 12 a 17 anos, que tem como objetivo levá-los a ter uma forte experiência com Deus através de música, pregação, teatro, di-nâmica e partilha.

Neste retiro tem-se a oportunidade de conhecer um novo meio de viver a adolescência de forma sadia, sem per-der o entusiasmo e a alegria próprios desta fase.

“É também o tempo de fazer uma forte experiência com Deus e des-cobri-lo como nosso bem maior.”

Esse retiro traz a cada adolescente uma nova descoberta, uma nova forma de encarar a vida com todos os seus desafios e escolhas! É uma experiência única, na qual Deus dá um novo “gás” para se iniciar uma vida com Ele, seja na família, na escola, na busca por uma profissão, na qual buscamos concre-tizar nossos sonhos junto com os so-nhos de Deus para nós!

no conhecimento de quem são, por que são e ao que são chamados.

Esta experiência com Deus propor-cionaou aos participantes um amadu-recimento humano e espiritual, a partir de fatos reais, de coisas quotidianas, de suas próprias vidas. Foram quatro for-mações nessa temporada: A criação do

Homem e o plano do Pai, Nível de Identificação Corporal, Níve Identi-ficação Psíquico e por fim Jesus, mo-delo de Homem, ministrada por nos-so Fundador, encerrando a temporada.

Leonardo PataroCoordendor do Grupo de Crescimento Pessoal e Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

Surpreenda-se através deste encon-tro que vai mudar a sua vida!

Faça hoje mesmo sua inscrição pelo site www.pantokrator.org.br ou pelo

telefone (19) 3232-4400, com Carmen.

Vanessaa OzelinPostulante

Comunidade Católica Pantokrator

Page 4: Informativo O Pantokrator n°8

Orar com a Palavra: os passos da Lectio Divina Cristo é o Verbo, aquele que existe

desde o princípio e pelo qual todas as coisas foram feitas. É a Palavra Encar-nada. Na Bíblia, a Palavra não é apenas manifestação do pensamento ou da vontade de Deus, é Cristo vivo que fala conosco. Estar diante da Palavra é estar diante da pessoa de Cristo.

A palavra de Deus é viva e eficaz e precisamos descobrir o seu poder e efi-cácia em nossas vidas. Não um poder mágico, mas o poder misterioso da gra-ça de Deus que nos transforma a partir de dentro e faz nascer em nós o homem novo.

Se quisermos caminhar com Deus, precisamos aprender a viver diariamen-te na intimidade da sua Palavra. A cada dia o Pai, na sua imensa bondade, nos dá a sua Palavra como alimento, remédio e sustento para nossas vidas. Precisamos aprender a viver da Palavra, ou seja, dia-riamente nos alimentar dela, acolhendo--a de forma que ela seja o fundamen-to da nossa existência e nos conduza a configuração a Cristo. O grande desejo do coração de Deus a nosso respeito é que a imagem do seu Filho seja resgata-da em nós e o caminho seguro que ele nos dá para isso é a vida orante através da sua Palavra.

A Lectio Divina é o método de ora-ção a partir do texto da Sagrada Escri-tura. Em linhas gerais, consiste em ler atentamente a Palavra de Deus, passan-do em seguida à sua meditação, contem-plação e ao diálogo com o seu Autor. A Lectio nos ensina a ter nossa vida cen-trada em Deus.

Meditar e orar com a Palavra de Deus é uma necessidade do coração e da mente que quer se alimentar de Deus e deixar-se conduzir por Sua vontade divina em cada instante da própria vida.Fazer lectio significa entrar em contato com o sopro de Deus que dá vida ao homem. Em cada Palavra Deus fala comigo, e falando me comunica vida, amor, atenção, providência, afeto.

O texto da Bíblia não é só uma jane-la por onde você olha para saber o que aconteceu com os outros no passado; é

também um espelho, para saber o que está acontecendo hoje com você. O dia que começa com a Lectio Divina torna--se dia feito pelo Senhor. A Palavra dá sentido a nossa jornada transforman-do-a em caminho de conversão e de santidade.

O método tradicional da Lectio Di-vina consta quatro passos: leitura, medi-tação, oração e contemplação.

A leituraÉ o primeiro passo para levar ao

entendimento e à compreensão do texto. A Palavra de Deus não deve ser lida para ter experiências extraordiná-rias, mas para escutar o que Deus tem a lhe dizer, para conhecer a Sua vontade e poder obedecê-la.Durante a leitura é importante dar atenção ao texto, pro-curando o contexto e origem, para não correr o risco de cair num fundamen-talismo da palavra. Uma ajuda para es-clarecer é usar traduções diferentes da Bíblia e ler introduções, explicações e notas de rodapé.

A leitura da Palavra deve ser pausa-da, tranquila e contínua deixando que o Espírito faça saltar do texto uma frase, versículo ou ideia que penetre seu co-ração e que guiará a sua meditação para ouvir a mensagem particular que Deus tem para você naquele dia. Alguns mes-tres da Lectio Divina recomendam que se deve ler o mesmo trecho três a quatro vezes, para identificar bem aquilo que Deus nos deseja comunicar pela Palavra.

MeditaçãoA meditação é o momento de des-

cobrir o que Deus quer falar através da-quele trecho da Bíblia para você naquele dia. É a atualização do texto dentro da nossa vida. ‘O que o texto diz para mim hoje?’

A meditação é como o anjo da anun-ciação que vem manifestar a vontade de Deus para nós. Como Maria nós deve-mos acolher essa Palavra e ser transfor-mados por ela. A Palavra nos foi dada por Deus para ser encarnada também na vida e na história de cada um de nós.

A lectio semeia a Palavra no coração do homem para que ela brote na meditação ao longo do dia e assim possa se cum-prir na vida dele. Por isso, a meditação da Palavra, deve ser estendida ao longo do dia e acabar somente quando o dia se acaba. A meditação implica em guardar, permanecer e cumprir a Palavra.

OraçãoA oração é momento de deixar bro-

tar naturalmente, a partir da meditação, o louvor, o arrependimento, a súplica, a gratidão, o pedido de perdão, a oferta e a adoração a Deus. Também suplicar as graças necessárias para que possamos corresponder e cumprir às mensagens encontradas através da Palavra.

ContemplaçãoOcorre de modo espontâneo, sem

interferência de quem ora. É dom de Deus que nasce do silêncio interior, sem palavras e imagens, sem pensamentos e sentimentos, para que na presença de Deus possamos saborear espiritualmen-te as verdades descobertas e a ideia ini-cial. É a hora da intimidade, do abando-no, da entrega e de conformar o nosso ser no Ser de Deus. É repousar o olhar e o coração em Deus. Tendo entrado no repouso contemplativo, deixe-se ficar aí. Não queira voltar e insistir em orações, em palavras, em sentimentos… e mui-to menos em raciocínios e esquemas de ação. Abandone-se e se deixe conduzir por ele.

Aplicar a Lectio Divina na vida co-tidiana é uma grande graça: comece o dia com a leitura da palavra e estenda a meditação ao longo do dia todo en-cerrando depois com a oração e a con-templação no fim do dia. Essa forma de orar faz a Palavra penetrar toda a nossa vida de forma muito concreta para nos transformar e nos configurar a imagem de Cristo.

Luciane BidóiaFormadora Geral da Forma de Aliança e Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator