Integrar em Revista

16
Ano I - Nº 01 Setembro/Outubro/Novembro - 2011 Reciclando as estratégias Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins: Antecipe a entrega Copa do Mundo esquenta a economia brasileira Jogos SESCAP-PE e AESCON-PE do seu negócio através das práticas socioambientais

description

Revista SESCAP-PE

Transcript of Integrar em Revista

Page 1: Integrar em Revista

Ano I - Nº 01 Setembro/Outubro/Novembro - 2011

Reciclando as estratégias

Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins: Antecipe a entrega

Copa do Mundoesquenta a economia brasileira

Jogos SESCAP-PE e

AESCON-PE do seu negócio através das práticas socioambientais

Page 2: Integrar em Revista
Page 3: Integrar em Revista

03

SET/OUT/NOV 2011

Informativo do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco.

SESCAP-Pernambuco - R. José Aderval Chaves, 78, Sala 407, Boa Viagem, Recife - PE Fones: (81) 3327.6324 e 3467.7499. Site: www.sescappe.org.br Presidente: Alba Rosa Nunes Ananias; Vice-Presidente: Flávio de Albuquerque e Mello C. de Araújo; Diretor Administrativo: Ronaldo Xavier Fernandes; Diretor Administrativo Suplente: José Gonçalves Campos Filho; Diretor Financeiro: José Augusto de Castro Marinho Filho; Diretor Financeiro Suplente: João Bosco; Diretor de Eventos: Ítalo de Melo Mendes; Diretor de Eventos Suplente: Maria Dorgivânia Arraes Barbará; Diretor Jurídico: Ivo de Lima Barboza; Diretor Jurídico Suplente: Reginaldo José de Medeiros; Conselho Fiscal: Marcos Antonio Mendes da Silva, Claudete Soares Costa, Albérico Xavier de Morais Pinto; Conselho Fiscal Suplente: Benício Lopes da Silva Júnior, Jorge Eduardo Oliveira de Vasconcelos, Ivone Sandra da Silva.

Tiragem: 3.000 exemplares / Periodicidade: trimestral / Gráfica: Fac Form Aprovação: Alba Rosa - Presidente / Projeto Gráfico, Diagramação e Redação: CQueiroz Comunicação (81) 3429.5846 / 5419 - Para receber gratuitamente este jornal na sua empresa, cadastre-se através do e-mail: [email protected]

Editorial

EXPEDIENTE

Nesta edição inaugural da nossa Revista Integrar, manifesto a minha incontida alegria de estarmos evoluindo nas nossas estratégias de comunicação e informação, voltadas para a comunidade contábil de Pernambuco.

Depois de quase uma década de circulação do Jornal Integrar, nos despedimos dessa modelagem que marcou uma importante passagem da história do SESCAP-PE.

Mantendo a mesma estratégia de informar os nossos associados, a Revista Integrar, que hoje tem a sua primeira edição, marcará também uma nova etapa, com nova e moderna diagramação, papel mais qualificado, bons artigos técnicos e com contemporâneo conteúdo jornalístico.

Coincide, também, com uma fase que temos que nos regozijar pela conquista de novos associados, fundamento mais importante das entidades de representação social ou empresarial. Acolhemos, pois, esses novos associados com um grande prazer e com a certeza de que deles recolheremos experiências e contribuições técnicas de grande utilidade para o nosso setor.

Destaco, ainda, a grande integração e interação das diversas Instituições relacionadas à atividade contábil, IBRACON, CRC, APJEP, ACCAPE e ASCONT como exemplos fecundos de que quando se age com compromissos gregários e convergentes, sempre logramos maiores e melhores resultados. Boa leitura.

Alba Rosa Nunes AnaniasPresidente

05 Jogos SESCAP-PE e

AESCON-PE

Realizações

Artigo

11 Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins: Antecipe a entrega

Entrevista

10 Entrevista com a presidente do SESCAP-PE: Alba Rosa Nunes Ananias

Economia e finanças

Bem estar em pauta

12 Copa do Mundo esquenta a economia brasileira

14 Até onde o consumo de sal não representa malefício à saúde

Sumário

Matéria de capa

08 Reciclando as estratégias do seu negócio através das práticas socioambientais

Page 4: Integrar em Revista

04

SET/OUT/NOV 2011

No mês de setembro, o SESCAP-PE preparou um ques-tionário referente ao Imposto Sobre Serviço (ISS) para as empresas contábeis do Estado de Pernambuco op-tantes pelo Simples Nacional, com objetivo de coletar algumas informações que, posteriormente, serão enviadas à Secretaria de Finanças da Prefeitu-ra do Recife. A ideia de realizar a pesquisa surgiu após uma reunião com a Secretaria. Os números da pesquisa servirão de emba-samento para a elaboração de um projeto de Lei da SE-FIN, a fim de determinar um valor fixo diferenciado para as empresas de serviços contábeis pagarem o ISS, de acordo com a de-terminação da Lei Complementar 123.

A manhã do dia 12 de agosto acordou entusiasmada para os 120 ido-sos que residem no Abrigo Cristo Redentor, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Isso porque, numa ação promovida pelo SESCAP-PE, houve uma animada festa para co-memorar o Dia dos Pais com música, presentes e doação de 1.800 fraldas geriátricas para a casa. A equipe do Sindicato também prepa-rou um mimo para os todos participantes. Kits com suco, bolacha e um sanduíche reforçado foram distribuídos para dar carga a uma super manhã que estava programada. Em meio à confraternização, houve muita música e um belo bolo. O cantor Jesuíno deu os acordes para que a turma da terceira idade soltasse a voz e mostrasse talentos vocais que animaram todo o salão.

A maior ação social que o ser humano pode fazer é dar atenção, ouvir e conversar com quem se sente carente de falar, de contar, de lem-brar e de conhecer. Isso, a equipe do Sindicato e parceiros tiraram de letra. Foi um dia inesquecível. A solidariedade é uma bandeira que o SESCAP-PE levanta.

Realizações SESCAP-PE

SESCAP-PE realizapesquisa sobre o ISS para Empresas Contábeis optantes pelo Simples Nacional

SESCAP-PE prepara

festa solidáriaem abrigo

Toda segunda sexta-feira do mês o Sindicato realiza o tradicional evento do setor de serviços

pernambucanos, o Almoço Informal. A palavra de ordem do encontro é encontrar os colegas da categoria, trocar experiência e conhecimento em

um momento descontraído e de integração. O charmoso restaurante Spettus é o nosso ponto de

encontro. Vale a pena participar.

Almoço Informal reúne mensalmente os

empresários pernambucanos

Page 5: Integrar em Revista

05

SET/OUT/NOV 2011

De 30 de outubro a 1º de novembro, o setor de serviços brasi-leiro esteve reunido no maior evento do segmento empresarial de Serviços do País: a 14ª Conescap. Segundo a organização essa edição contou com a participação de 1.700 pessoas, entre autoridades políticas e setoriais, convencionais e convidados. Uma comitiva do SESCAP-PE marcou presença no evento.

Para a presidente do SESCAP-PE, Alba Rosa Nunes Ananias, o ponto relevante do encontro foi o congraçamento dos associa-dos e familiares, dos SESCONs/SESCAPs de todo Brasil, além do nível dos painéis apresentados. “Outro ponto que me cha-mou bastante atenção foi a nova fórmula usada na Convenção, pois antes eram só palestras, em um único auditório, a Bahia inovou fazendo painéis simultâneos em diversas salas”, elogia.

14ª CONESCAP leva mais de mil pessoas à Costa do Sauipe

Um show de bola de integração e espírito esportivo. É com essa proposta que os Jogos SESCAP-PE e AESCON-PE são realizados ano após ano. Doze equipes estão participando do campeonato que teve início no dia 11 de setembro e está previsto para terminar em dezembro com as grandes finais. Futebol (masculino e feminino), canastra e dominó são as mo-dalidades do evento. O diretor de eventos do Sindicato, Ítalo Mendes, explica que “a exemplo do ano passado, os jogos ser-virão de seletiva para o 3º JOCOBRAS (Jogos dos Contabilistas Brasileiros), que acontecerá de 07 a 09 de junho de 2012, em Joinville/SC”.

A competição está bastante acirrada e os atletas esforçados. Uma celebração da integração do setor de serviços.

Aguardem mais novidades e resultados nos nossos e-mails marketing e na próxima Revista Integrar.

Jogos SESCAP-PE e AESCON-PE

Realizações SESCAP-PE

A energia e animação da cantora baiana, Daniela Mercury agi-tou os participantes presentes. Todos puderam acompanhar os principais sucessos da cantora Daniela Mercury em quase duas horas de show.

Page 6: Integrar em Revista

06

SET/OUT/NOV 2011

1º ACADEMICON supera expectativas

No dia 22 de setembro, a Academia Pernambucana de Ciências Contábeis (ACADEMICON) realizou o 1° Encontro Pernambuca-no de Contadores com a Academia de Ciências Contábeis (ACA-DEMICON), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, na UFPE. Com o mote “Academia, profissionais e empresas juntos pela valorização da classe contábil”, o evento é uma homenagem ao Dia do Contador. Cerca de 200 pessoas, entre profissionais contábeis, professores e estudantes, estiveram presentes.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da APECICON, Geraldo Queirós; a presidente do SESCAP-PE, Alba Rosa Nunes Ananias; Geraldo Batista, representando o CRC-PE; o presiden-

Marque já na sua agenda. Em março de 2012 acontecerá um dos mais importantes eventos do setor de serviços pernambu-cano, o 6° Encontro das Empresas de Ser-viços do Estado de Pernambuco. O tema “Inovar para competir” girará em torno da inovação com ferramenta de competitivi-dade no mercado atual. Especialistas de renomes ministrarão as palestras sobre o assunto. E o SESCAP-PE está preparando uma bela noite de abertura onde será re-alizada a festa de aniversário de 19 anos da entidade e a certificação do PQEC, no Mar Hotel, em Boa Viagem. Em breve, mais novidades!

6° Encontroacontecerá em março

Em virtude do sucesso do quiosque Declare Certo que o SESCAP-PE montou no Shop-ping Recife este ano, em 2012 a ideia é realizar o mesmo trabalho nos 4 principais centros de compras (Recife, Tacaruna, Plaza e Guararapes). O Declare Certo tem o objetivo de fornecer gratuitamente à sociedade informações sobre o IR. Contabilistas de plantão du-rante todo o dia ficam disponíveis dando explicações e tirando dúvidas do público.

Em 2012 o Declare Certoestará de volta

te do SINDICON, Rosivaldo Justino; e a presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, Jucicleide Leitão, que representou a presidente da Academia Brasileira, Maria Clara Bugarim.

Grandes nomes da contabilidade pernambucana e brasileira partici-param do encontro. Entre eles o contador Geral do Estado, Carlos Alberto Miranda; o doutor em Ciências Contábeis, Jerônimo Libo-natti; a mestre em Ciências Contábeis e Conselheira do CFC, Verô-nica Souto Maior; os especialistas em Controladoria, Israel Ferreira Lima e Jairo Brito, além do empresário-sócio da Simples Soluções, Sérgio Alencar.

Realizações SESCAP-PE

Page 7: Integrar em Revista

07

SET/OUT/NOV 2011

Diversão, integração, um ótimo jantar e boa música. Assim será o show que o SESCAP-PE está preparando na Confra-ternização de Fim de Ano. Um momento de união ao som dos Garçons Cantores. Um show de integração que você não pode perder!

Quando? 07 de dezembro a partir das 20hAonde? Manhattan Café TheatroQuanto? R$ 60,00Mais informações através de 3467.7499 ou [email protected]

Confraternização fim de anoSESCAP-PE 2011

Realizações SESCAP-PE

Novidades do mundo empresarial e contábil. As-suntos relevantes e temas atuais estão sempre em pauta no Programa de Aperfeiçoamento Cíclico do SESCAP-PE. Defesas Administrativas Fiscais, De-partamento Pessoal, Retenção Previdenciária e Benefícios e Incentivos Fiscais em Pernambuco foram alguns dos cursos realizados no amplo e con-fortável auditório do Sindicato localizado na sua sede.

A atualização e crescimento profissional dos seus as-sociados é uma preocupação constante do SESCAP.

PAC - Programa de Aperfeiçoamento Cíclico SEGS

Cursos promovidos pelo SESCAPvisam a atualizaçãoprofissional dos associados

O assistente de projetos da Fenacon, José Luiz Brandão Faria, visitou o SES-CAP-PE no último dia 20 de outubto para realizar a avaliação do SEGS - Sis-tema de Excelência em Gestão Sindical – que é o programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações e Sindicatos filiados ao Sicomercio, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). José Luiz avaliou as metas, projetos e trabalhos que vem sendo desenvol-vidos pelo sindicato. No diagnóstico da gestão onde a pontuação máxima é 250, o SESCAP atingiu 80% des-ta pontuação, estando para o exercício de 2012 qualifi-cado para o nível 2.

SESCAP-PE participa de avaliação do SEGS

Convênio em destaque

Você sabia que o SESCAP-PE tem um convênio firmado com 8 faculdades da Região Metropolitana do Recife? Pois é. Os associados ganham descontos especiais nas instituições conveniadas. Confira a lista de faculdades e os descontos de cada uma:

Convênio SESCAP-PE / Faculdades

Boa Viagem: 20%FACIPE: 30% (manhã) e 20% (noite)Fade: 22% e 25%Fase: 15% e 20%Focca: 25%Guararapes: 8% e 12%Santa Helena: 40%Universo: 25%

Novos AssociadosAtlânticos Consultoria & Assessoria Contábil Ltda-MEAudicont LtdaBacelar Cavalcanti Assessoria ContábilERS ContabilidadeFaros Assessoria Contábil e Empresarial Ltda-MEJatobá - Serviços Contábeis-MELira & Santos Contadores Associados S/SM C Assessoria Contábil Ltda-MEMetodus Contábil LtdaRCB Miranda Servicos SFS-Sistemas LtdaSFS Contadores Associados Ltda

Page 8: Integrar em Revista

SET/OUT/NOV 2011

Reciclando as estratégiasdo seu negócio através das

práticas socioambientais

responsabilidade social das empresas é um tema atual e, nos últimos anos, vem sendo consolidada à

crença que as empresas devem assumir um papel mais amplo perante a sociedade que não somente o

de maximização de lucro e criação de riqueza. É um assunto bastante discutido no universo corporativo

sobre o real papel das empresas e o que elas podem fazer para aderir uma postura responsavelmente social.

Por que essa demanda em prol do social vem crescendo tanto e a passos largos? Há duas vertentes. A primeira

tem como o crescente aumento da complexidade dos negócios, o avanço de novas tecnologias, o incremento da

produtividade levou a um aumento significativo da competitividade entre as empresas e, desta forma, elas tendem

a investir mais em processos de gestão de forma a obter diferenciais competitivos. A segunda, pelo espírito de

conscientização.

08 Especial Matéria de Capa

A

Page 9: Integrar em Revista

SET/OUT/NOV 2011

uma imagem positiva e consequentemente, reconhecimen-to pelos consumidores, ganhos de novos mercados, além de colaborar para a preservação dos recursos ambientais, culturais e contribuir para o desenvolvimento de todos e das gerações futuras.

É de relevante importância uma maior conscientização do corpo empresarial em fazer da Responsabilidade Social Corporativa parte integrante e fundamental de suas ativi-dades. Pois, como afirma Peter F. Drucker em seu livro O melhor de Peter F. Drucker – A Administração: “Nenhuma das nossas instituições existe por si só nem é um fim em si mesma. Cada uma delas é um órgão da sociedade e existe em função da sociedade. A empresa não é exceção. Não se pode justificar a livre empresa por ser boa para os negócios e sim por ser boa para a sociedade”.

O SESCAP-PE está sempre realizando ações direcionadas ao social. Diversos cursos promovidos pelo Sindicato ti-

veram como inscrições algum tipo de doação, que posteriormente, iriam ser entregues em mãos pelos diretores da entidade. Entre elas, a entrega de 70 resmas de papel à Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD); visita à Creche Nossa Senhora da Boa Viagem, cujas doações foram toalhas e materiais de higiene para as mais de 100 crianças que lá estudam. Outra ação foi uma bela festa preparada no Abrigo Cristo Re-

dentor aos 120 idosos residentes da casa. Cerca de 1.800 fraldas geriátricas foram entregues.

Pequenas ações que se tornam gigantes diante de tanta di-ficuldade enfrentadas a uma fatia extensa da população do país.

E a sua empresa, o que faz pelo social?

Visita Creche N. S. Boa Viagem Fonte: Portal Administradores e

Revista FACOM

Visita à AACD

ara a maioria das empresas, a responsabilida-de social pode ser vista como uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento. Este fato

pode ser explicado ao se constatar maior conscientização do consumidor o qual procura por produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente e a comunidade. O especialista no assunto, Stewart Lewis, afirma em seu livro Reputação e Responsabilidade Corporativa que além disso, o crescimento econômico só será possível se estiver alicerça-do em bases sólidas e, portanto deve haver um desenvolvi-mento de estratégias empresariais competitivas que passem por soluções ambientalmente sustentáveis, socialmente cor-retas e economicamente viáveis.

São inúmeras as definições do que é Responsabilidade Social Corporativa. Segundo o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, “é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvol-vimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”.

Já o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que é uma organização não governamental, criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de for-ma socialmente responsável, reconhece a Responsabilidade Social Empresarial como forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e corresponsável pelo desenvolvi-mento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferen-tes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento e es-tratégia de suas atividades, buscando atender as demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.

Em uma de suas publicações, o Portal Administradores afirma que ao aliar as práticas socioambientais às estratégias de seu negócio, a organização pode não ser capaz de resolver to-dos os problemas – afinal é um trabalho árduo e de lon-go prazo – porém, com a sua efetiva participação ela con-quistará além do marketing institucional, ganhará maior satisfação, motivação e em-penho de seus colaboradores; fidelização, consolidação de

P

Responsabilidade Social Empresarial como forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira

e corresponsável pelo desenvolvimento social.

Page 10: Integrar em Revista

10

SET/OUT/NOV 2011

Entrevista

Alba Rosa Nunes Ananias

O SESCAP-PE existe há 18 anos. Quais as princi-pais atribuições e principais objetivos você pode-ria destacar?

Alba Rosa- Fortalecer a representatividade, defender

os interesses dos empresários de serviços do Estado

de Pernambuco, promover cursos de aperfeiçoamento

para seus associados. Além de estar sempre em sinto-

nia com as demais instituições que promovam o bem

social.

Você é a primeira mulher a assumir o cargo da presidência do SESCAP-PE. Como tem sido essa experiência?

Alba Rosa - Para mim é uma emoção servir a uma cate-

goria tão importante para o desenvolvimento do País.

Tem sido uma experiência muito rica. Tenho dado o

melhor de mim, dividindo o meu tempo com a institui-

ção com muita dedicação.

O SESCAP possui um Programa de Qualidade de Empresas Contábeis. Como ele é concedido e quem pode aderir?

Alba Rosa - O PQEC é um programa que visa estimu-

lar a qualificação das empresas de serviços contábeis,

aprimorando seus processos, atualizando o conheci-

mento de seus colaboradores, numa busca constante

do compromisso com a ética e a qualidade. Existe um

regulamento a cumprir e qualquer empresa associada

pode participar.

Trabalhar em prol da categoria que representa. Ir sempre em busca dos interesses do setor de serviços

pernambucano. É com essa finalidade que, há quase 20 anos, o SESCAP-PE atua no estado. Na primeira

edição da Revista Integrar, a presidente, Alba Rosa Nunes Ananias fala sobre o trabalho à frente do Sindicato,

representatividade, PQEC, conquistas, entre outros pontos.

Quais as vantagens de se associar?

Alba Rosa - Além de fortalecer a instituição, trazendo

mais representatividade para o segmento, o associado

desfruta do agradável convívio com os colegas empre-

sários, e a rica troca de experiência e conhecimento.

O Sindicato está sempre firmando convênios e parcerias com o objetivo de beneficiar os associa-dos. Cita para a gente alguns deles.

Alba Rosa -Convênio com diversas faculdades, o que

representa um benefício para os funcionários, conce-

dendo descontos de até 40% nas mensalidades e com

alguns fornecedores de suprimentos de informática,

etc.

É sabido que o SESCAP solicitou à SEFAZ a pror-rogação de diversas obrigações - como SEF, ICMS e ISS Municipal durante o carnaval e em outras ocasiões - e foi acatado. Como estas vitórias refle-tem na representatividade do Sindicato.

Alba Rosa - Um sentimento de respeito à categoria,

pelos órgãos públicos, afinal somos parceiros da arre-

cadação, nos três níveis (federal, estadual e municipal).

Apesar de não sermos contribuintes do ICMS, por

exemplo, somos os intermediários entre o fisco e o

contribuinte. Pesquisa de 2008, dão conta de que 76%

dos SEF transmitidos à SEFAZ são através das empre-

sas de serviços contábeis, talvez venha daí esse reco-

nhecimento que temos conquistado a cada dia.

com a presidente do SESCAP-PE

Entrevista

Page 11: Integrar em Revista

11

SET/OUT/NOV 2011

Artigo

Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins:

Antecipe a entregaA EFD-PIS/COFINS é uma das mais recen-tes obrigações acessórias estabelecida pela Receita Federal. Instituída através da IN RFB Nº 1.052/2010, tem como finalidade demonstrar claramente os lançamentos de PIS e COFINS de forma que sua apuração (créditos e débitos) seja evidenciada com transparência à Receita Federal.

Sua obrigatoriedade aplica-se às empresas sujeitas a tributação com base no Lucro Real, Lucro Presumido e Arbitrado, não se estendendo às empresas tributadas no regi-me do Simples Nacional.

Estão obrigadas a adotar a EFD-PIS/CO-FINS as pessoas jurídicas sujeitas a acompa-nhamento econômico-tributário diferencia-do com tributação com base no lucro real, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 01 de abril de 2011. As demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação com base no lucro real, em relação aos fatos ge-radores ocorridos a partir de 01 de julho

de 2011.

Em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 01 de janeiro de 2012, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributa-ção com base no lucro presumido ou arbitrado.

A sociedade em-presária e demais pessoas jurídicas devem escriturar e prestar as informa-ções referentes às suas operações, de

natureza fiscal e/ou contábil, representati-vas de seu faturamento mensal, assim en-tendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil, correspondente à receita bruta da venda de bens e serviços nas operações em conta própria ou alheia e todas as demais receitas auferidas pela pessoa jurídica, bem como em relação às operações de natureza fiscal e/ou contábil, representativas de aquisi-ções de bens para revenda, bens e serviços utilizados como insumos e demais custos, despesas e encargos, sujeitas à incidência e apuração de créditos próprios do regime não cumulativo, de créditos presumidos da agroindústria e de outros créditos previstos na legislação da Contribuição para o PIS/Pa-sep e da Cofins.

Devem também ser escriturados os valores retidos na fonte em cada período, outras deduções utilizadas e, em relação às socie-dades cooperativas, no caso de sua incidên-

cia concomitante com a contribuição inci-dente sobre a receita bruta, a Contribuição para o PIS/Pasep sobre a Folha de Salários.

A geração da EFD-PIS/COFINS deve ter a validação de seu conteúdo, assinatura digi-tal do representante legal da empresa ou procurador constituído nos termos da IN RFB Nº 944/2009 e transmissão obrigatória em relação aos fatos geradores e contri-buintes definidos nos termos, cronograma e condições estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Prazo de Entrega

A regra geral é que a EFD-PIS/COFINS seja transmitida ao SPED até o quinto dia útil do segundo mês subsequente a que se refira a escrituração, no entanto, em relação aos fatos geradores ocorridos no ano calendá-rio de 2011 a legislação contemplou uma exceção à regra dispondo de novos prazos

para a entrega desta obrigação, ou seja, em relação às pessoas jurídicas sujeitas a acompanha-mento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 2.923/2009 os demonstrativos referente aos

meses de abril à dezembro de 2011 se-rão entregues até o quinto dia útil do mês de fevereiro de 2012.

Quanto as demais pessoas jurídicas su-jeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real os de-monstrativos referente aos meses de julho à dezembro de 2011 serão entre-

gues, excepcionalmente, até o quinto dia útil do mês de fevereiro de 2012.

A EBS Sistemas, preocupada com a entrega das obrigações assessórias do SPED pre-parou o Cordilheira Sistema Contábil para a geração da EFD-PIS/COFINS. O Cordi-lheira Escrita Fiscal faz todo o processo de geração da obrigação a partir dos dados de Notas Fiscais escrituradas no programa.

Fonte: Assessoria da EBS Sistemas

Page 12: Integrar em Revista

12

SET/OUT/NOV 2011

Economia e finanças

O Brasil aguarda ansiosamente a chegada da Copa do Mundo de 2014, onde será o país-sede. A data do evento parece distante do calendário de quem pretende participar, porém, se o objetivo for ganhar dinheiro com o campeonato mundial de futebol, a preparação precisa começar já.

Segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Sebrae mos-tra que as oportunidades se espalham por vários setores. São 448 possibilidades para faturar, em quatro setores: construção civil, tecnologia da informação, turismo e produ-tos associados ao turismo.

A expectativa é que a Copa movimente US$ 10 bilhões em investimento no país, que eleve em 3% o Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano, propicie uma arrecada-ção de R$ 700 milhões em impostos e que sejam contratadas 100 mil pessoas. Núme-ros que dão a dimensão das oportunida-des que devem ser criadas.

Os setores de comércio e serviços serão os mais beneficiados. Have-rá oportunidades que vão desde a

venda de produtos e de alimentos para os turistas até serviços de transporte dos vi-sitantes da cidade de São Paulo, uma das sedes do Mundial. “As áreas de hotelaria, turismo, comércio, entretenimento e até saúde poderão ser interessantes para quem quer investir em um negócio ou profissão para a Copa”, diz o coordenador do núcleo de Estudos e Negócios do Esporte da Es-cola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Claudineí Santos.

Uma das principais profissões ou negó-cios que aparecem para a Copa é a área de gestão de eventos e entretenimento. A coordenação das arenas selecionadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA)

Copa do Mundo esquenta a economia brasileira

Fonte: Portal 2014 / Estadão

será feita por empresas. “Elas terão de ser capazes de promover atividades que vão além do futebol e não só para o período anterior ou durante o campeonato mundial, mas também após o evento”. Comenta o coordenador da pós-graduação e marketing esportivo da Trevisan Escola de Negócios José Carlos Brunoro.

Turismo

A Copa do Mundo de 2014 poderá causar um crescimento de até 79% no fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil, gerando uma receita adicional de R$ 5,94 bilhões para o setor.

No período, o número de turistas estran-geiros deve crescer em 2,98 milhões de

pessoas. Se não houvesse a Copa, a estimativa é que 6 milhões de

turistas visitassem o País so-mente em 2014, mas com

o evento o número deve chegar a 7,48 milhões.

Page 13: Integrar em Revista

13

SET/OUT/NOV 2011

O novo sistemaConectividade SocialDestinada a todas as empresas e pessoas físicas que fazem depósitos mensais para seus funcionários no FGTS, a Conectivida-de Social ICP é a evolução do Conectivida-de Social, sistema que hoje é utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência So-cial (Sefip).

A partir de 1º de janeiro de 2012 todos os usuários do Conectividade precisarão ter certificação digital emitida no novo modelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públi-

•Simplifica o processo de recolhimento do FGTS; •Reduz custos operacionais; •Disponibiliza um canal direto de comunicação com a CAIXA, agente operador do FGTS; •Aumenta a comodidade, segurança e o sigilo das transações com o FGTS; •Reduz a ocorrência de inconsistências e a necessidade de regularizações futuras; •Aumenta a proteção da empresa contra irregularidades; •Facilita o cumprimento das obrigações da empresa relativas ao FGTS e à Previdência Social.

Benefícios

O dever de ensinar e dar oportunidade para o desenvolvimento socialA grande questão dos jovens que estão cain-do de paraquedas no mercado de trabalho é: “nenhuma experiência”. Daí, chegamos facilmente ao questionamento clássico: Como pode um jovem ter experiência se não tem oportunidade de por o primeiro pé no mercado? Para colocar uma solu-ção a esse quadro e criar vagas de traba-lho que alojem esses iniciantes, o governo Fernando Henrique, em 2000, sancionou a Lei no. 10.097, conhecida como criou a Lei Do Aprendiz. Porém, somente em 30 de novembro de 2005, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamentou a Lei – depois de a sociedade civil pressionar pelo funcionamento.

Tendo Lula assinado, o Movimento pela Re-gulamentação da Lei do Aprendiz – liderado pela Fundação Gol de Letra, pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Ado-lescente e pelo Instituto Ethos – cancelou manifestação que estavam programadas para acontecer no dia 1º de dezembro do mesmo ano, em Brasília (DF) em prol da Lei.

O novo texto tenta garantir a saída dos jovens do trabalho ilegal, oficializando que apesar de ainda ser ilegal empregar meno-res de dezesseis anos, abre-se a exceção de empregar jovens acima de catorze anos

ATLETAS APRENDIZESCom o objetivo de incentivar a colocação dos jovens aprendizes

no mercado de trabalho, o site “Atletas pela Cidadania” mantém, com o apoio do Instituto Ethos e Gife, o Placar do

Aprendiz para acompanhar as contratações desta modalidade em todo o país. Conheça também essa iniciativa no site:

http://atletaspelacidadania.terra.com.br/

desde que seja na condição de aprendizes perante a lei. No caso de o jovem ser uma pessoa com necessidades especiais, não há limite de idade. Além de contratá-los, a empresa também deve matriculá-los em cursos do Senai, o Senac ou de outras en-tidades qualificadas. A única exceção é para entidades sem fim lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional.

A Lei também estabelece que empresas com mais de 100 funcionários ficam obri-gadas a ter entre 5% a 15% de seus fun-cionários na condição de aprendizes. Ou seja, uma empresa com 500 funcionários deve ter de 25 a 75 jovens aprendizes no quadro de empregados. Com a aplicação da Lei do Aprendiz a empresa não só tem a disponibilidade de trabalhar um profissio-nal que futuramente poderá ser aderido ao quadro oficial da empresa, estudando e co-nhecendo os processos do setor em que ele já atua. Além dos benefícios fiscais, pois o recolhimento da parte do empregador do FGTS é cerca de três vezes inferior ao de outros funcionários.

Contudo, convém fazer um adento. Os “estagiários” contratados pela empresa não

Economia e finanças

cas Brasileiras) para continuar tendo acesso ao programa, que passará a ser on-line.

Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, coordenador de Sustentação ao Negócio – Administrador FGTS da Caixa Econômi-ca, Francisco Vinicius de Souza Nobre ex-plicou que antes do novo canal ICP-Brasil, os certificados eram expedidos pela Caixa em mídia disquete, que está totalmente ul-trapassada. “Para modernizar os processos a Caixa passará a adotar a certificação ICP, que se tornará oficialmente reconhecida pelo governo do Brasil”, afirma. Segundo ele, o modelo on-line é mais funcional, pois

não necessita de aplicativo para transmis-são de arquivos. Basta possuir certificação digital que a empresa estará apta a acessar o conectividade social.

podem ser computados para atender a parcela míni-ma de aprendizes que ela deve contratar, pois figuram duas categorias diferentes.

Page 14: Integrar em Revista

14

SET/OUT/NOV 2011

Bem estar em pauta

Não é de hoje que se escuta a frase “sal de cozinha faz mal”. Mas ele realmente faz mal? Resposta: Não. Ele não faz mal, pra dizer a verdade ele contém diversas substân-cias importantes para o corpo. Contudo, o excesso no consumo traz malefícios. O grande problema com o con-sumo do sal de cozinha é que comumente ele é adicionado à comida, porém não há a percepção de que a mesma substancia também está presente em outros alimentos.

O sal de cozinha é uma mistura de alguns sais: NaCl (clo-reto de sódio - o constituinte principal, acima de 99%), KI (iodeto de potássio - responsável pela presença de iodo no sal), ferrocianeto de sódio e alumínio silicato de

sódio (responsáveis pela diminuição da umidade do produ-to, evita que o sal empedre).

Consumido moderadamente ele ajuda a regular as passa-gens de líquido e de substâncias pela membrana das células, mantendo a pressão osmótica delas. Além disso, é impor-tante para a transmissão de impulsos nervosos. A Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS) aconselha a ingestão máxima de 2g de sódio por dia (ou uma colher de chá).

Até onde o consumo de sal não representa malefício à saúde

Filme: O Homem do Futuro (2011)Finalmente o cinema brasileiro acerta em uma ficção.

Isso mesmo, O homem do futuro, dirigido por Cláudio

Torres, traz uma esperança ao público que cria um muro

entre as produções internacionais e nacionais assim que

ver o excesso de “apoios e patrocínios” no início dos fil-

mes brasileiros. Com fotografia, efeitos especiais e uma

estória que não deixa a desejar em momento algum, o

filme, estrelado pelo ator multifacetário Wagner Moura,

conta saga de um cientista que volta no tempo, para o

ano de 1991, a fim de alertar a si mesmo sobre o que o

fará perder a mulher da vida dele.

#Ficadica

Forró para os ContabilistasLançado em setembro, o CD Forró Contábil já sucesso en-

tre os profissionais da área. Entre as composições do Con-

tabilista e compositor Luís Felipe Pinto, está a música n° 01,

Empreendedor Individual. Para o SESCAP-PE - que levará

alguns discos para distribuir no stand na CONESCAP - a

canção significa um grande incentivo para a formalização.

Visita o blog do autor: luisfelipecontabilidade.blogspot.com

Livro: A Saga Brasileira

Não é um livro de história, muito menos de economia.

Nas páginas de A Saga Brasileira, a jornalista Miriam

Leitão, aborda a história econômica do País, da hiperin-

flação ao plano Real, relembrando com a visão de uma

jornalista de economia fatos como os congelamentos, os

planos que não passavam de uma temporada e o confis-

co do governo Collor. Miriam mostra como os brasilei-

ros sofreram até a estabilização da moeda nacional.

Poesia aos contadoresJadson Lima

Profissão conceituada e difícil Esse nobre profissional temNão é só contar, de um para cemTem que ser certeiro como um míssilVocê quer imaginar o quanto é difícil?Estar nessa profissão “contadora”Que também pode ser educadoraPois assim é o profissional contadorQuer mesmo saber qual é o valor?Pegue você mesmo na calculadora

Tem o Comitê de Pronunciamentos ContábeisE todas as normas internacionaisDemonstração de resultado e PericiaisAtivo, passivo e todas as coisas das leisO lucro real é a nova bola da vezISS, PIS, ICMS impostos e mais afinsNão pode se dar ao luxo de informações ruinsQuando tem erro ele concerta, ele emendaTaxas e mais taxas e tem um imposto de rendaLucro arbitrado e presumido e tal de COFINS

Não se engane senhor empresário...Com o poder desse forte parceiroQue cuida bem de seu patrimônio inteiroE não faz só folha de pagamento de funcionárioNão pense que ele só engaveta impostos em armário,Ora, ora vamos todos respeitar e dar valorPois falo aqui de uma profissional merecedor,De inteligência, destreza e muita qualidadeÉ um maestro o profissional da contabilidadeAplausos para todo profissional contador.

*Jadson Lima é contador de “causos” em Serra Talhada

Page 15: Integrar em Revista
Page 16: Integrar em Revista