INTRODUÇÃO Dayanna Lima (1) (1).docx

3
TÍTULO: Avaliação do efeito dos diferentes tipos de exercícios de Ginástica Laboral em um Grupo de Funcionários do Estado Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul INTRODUÇÃO A saúde do trabalhador tem sido considerada muito importante para garantir a produtividade das empresas, pois a sua promoção evita afastamentos temporários ou permanentes dos funcionários. Nesse contexto, a prática de atividade física regular no ambiente de trabalho tem mostrado promover qualidade de vida e prevenção de lesões nos trabalhadores 1 . Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), denominados anteriormente como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) podem acometer, isolada ou associadamente, tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias e ligamentos, com ou sem degeneração de tecidos. Esses distúrbios iniciam geralmente com fadiga muscular, sensação de peso nos membros inferiores e superiores e podem acarretar lesões musculares e articulares, levando a dores. As causas dos DORT são frequentemente movimentos repetitivos e postura inadequada a longo prazo no ambiente de trabalho 2 . A Ginástica Laboral consiste em exercícios de alongamento, relaxamento, reforço muscular, coordenação motora com durabilidade de 10 a 20 minutos realizados no próprio ambiente de trabalho, com o objetivo da prevenção e diminuição de LER/DORT 3 . Alguns autores complementam esse conceito, considerando que a Ginástica Laboral também previne o estresse e deve ser prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador 4 . Os exercícios podem ser realizados com auxílio de diferentes materiais, como banda elástica, taco, tubo elástico, entre outros. A classificação da ginástica laboral consiste em: preparatória (realizada antes do início do trabalho com objetivo de aquecer os grupos musculares solicitados em suas tarefas) 5 , compensatória (realizada durante ou após o período de trabalho com objetivo de fazer trabalhar os músculos correspondentes a relaxar os músculos que estão em contração durante a maior parte da jornada de trabalho) 6 , relaxamento (praticada ao final do expediente com objetivo de relaxar o corpo e aliviar tensões) 7 , corretiva (realizada em grupos reduzido de pessoas que

Transcript of INTRODUÇÃO Dayanna Lima (1) (1).docx

Page 1: INTRODUÇÃO Dayanna Lima (1) (1).docx

TÍTULO: Avaliação do efeito dos diferentes tipos de exercícios de Ginástica Laboral em um Grupo de Funcionários do Estado Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul

INTRODUÇÃO

A saúde do trabalhador tem sido considerada muito importante para garantir a produtividade das empresas, pois a sua promoção evita afastamentos temporários ou permanentes dos funcionários. Nesse contexto, a prática de atividade física regular no ambiente de trabalho tem mostrado promover qualidade de vida e prevenção de lesões nos trabalhadores1.

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), denominados anteriormente como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) podem acometer, isolada ou associadamente, tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias e ligamentos, com ou sem degeneração de tecidos. Esses distúrbios iniciam geralmente com fadiga muscular, sensação de peso nos membros inferiores e superiores e podem acarretar lesões musculares e articulares, levando a dores. As causas dos DORT são frequentemente movimentos repetitivos e postura inadequada a longo prazo no ambiente de trabalho2.

A Ginástica Laboral consiste em exercícios de alongamento, relaxamento, reforço muscular, coordenação motora com durabilidade de 10 a 20 minutos realizados no próprio ambiente de trabalho, com o objetivo da prevenção e diminuição de LER/DORT3. Alguns autores complementam esse conceito, considerando que a Ginástica Laboral também previne o estresse e deve ser prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador4. Os exercícios podem ser realizados com auxílio de diferentes materiais, como banda elástica, taco, tubo elástico, entre outros.

A classificação da ginástica laboral consiste em: preparatória (realizada antes do início do trabalho com objetivo de aquecer os grupos musculares solicitados em suas tarefas)5, compensatória (realizada durante ou após o período de trabalho com objetivo de fazer trabalhar os músculos correspondentes a relaxar os músculos que estão em contração durante a maior parte da jornada de trabalho)6, relaxamento (praticada ao final do expediente com objetivo de relaxar o corpo e aliviar tensões)7, corretiva (realizada em grupos reduzido de pessoas que apresentam deficiência morfológica com objetivo de atenuar consequências decorrentes da falta de ergonomia)8.

Os principais benefícios da ginástica laboral são: diminuição de LER/DORT, redução de dores musculares e articulares, menor nível de estresse e ansiedade, assim como redução no número de acidentes de trabalho. Além disso, observa-se aumento da disposição para o trabalho, melhoria da autoestima e aumento da produtividade2.

O objetivo deste trabalho é a avaliação dos efeitos de diferentes tipos de exercício de ginastica laboral no bem-estar físico e emocional dos funcionários da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul.

Page 2: INTRODUÇÃO Dayanna Lima (1) (1).docx

REFERÊNCIAS

1 ROSSATO LC et al. Prática da ginástica laboral por trabalhadores das indústrias do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2007; 41 (3): 15-23.

2 OLIVEIRA, JRG. A Importância da Ginástica Laboral na Prevenção de Doenças Ocupacionais. Revista de Educação Física. 2007; 139: 40-49.

3 OLIVEIRA JRG. A prática da ginástica laboral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006

4 LIMA DG. Ginástica laboral: metodologia de implantação de programas com abordagem ergonômica. Jundiaí, SP: Fontoura,2004.

5 DIAS MFMG. Ginástica laboral: empresas gaúchas têm bons resultados com a ginástica antes do trabalho. Proteção 1994; 6 (29): 24-5.

6 KOLLING A. Ginástica laboral compensatória. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto 1980; 44: 20-3.

7 MENDES RA. Ginástica laboral: implantação e benefícios nas indústrias da cidade industrial de Curitiba. Curitiba, PR: Centro Federal de Educação Tecnológica (Dissertação de Mestrado em Tecnologia), 2000

8 CAÑETE I. Desafio da empresa moderna: a ginástica laboral como um caminho. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 2001.