Issuu final 2183

20

Click here to load reader

description

Jornal, O Celeiro

Transcript of Issuu final 2183

Page 1: Issuu final 2183

Ano XXI - Edição 2183- Campos Novos - SC, 20 de junho de 2013 - R$ 2,00

Onda de protestos chega a Campos Novos. Mobilização será sábado.

Manifestações 24 de junho

Atletas do futsal de Vargem estão classificados para fase regional.

joguinhos abertos

P. 14P. 4 P. 10

Raimundo Colombo acredita que a ideia do prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória é inovadora e promete apoio. Se concretizado, o projeto que ilustra a capa ativa o desenvolvimento do turismo náutico da região.

Páginas 7

Festa do Padroeiro e Festival de São João acontecem neste final de semana.

Page 2: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 20132

O dia em que 12 capitais brasileiras viraram palcos de protestos e mais de 230 mil pessoas foram às ruas pedirem mudanças no País ganhou destaque em alguns dos principais portais jornalísticos estrangeiros. Os veículos procuraram falar sobre as causas dos protestos e apontaram, quase sempre, a insatisfação com problemas sociais e com o alto custo das obras da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

O El País, da Espanha, disse que o Brasil vive as manifestações com maior adesão popular em décadas. Em uma longa reportagem, o periódico tentou ex-plicar o que está acontecendo no país com base em entrevistas com manifestan-tes. O Le Monde, da França, e o Clarín, da Argentina, destacaram os confrontos entre os manifestantes e a polícia no Rio de Janeiro em meio a organização de grandes eventos esportivos no Brasil. outros inúmeros meios de comunicação internacional descreveram o caso.

Catarinenses organizam manifestações em todo o estado pelo Facebook. Na terça-feira, o protesto em Florianópolis percorreu as três principais avenidas do Centro da cidade, Avenidas Paulo Fontes, Mauro Ramos e Avenida Beira-Mar Norte. Na região também houve manifestos. Em Joaçaba, os protestos eram contra a corrupção no país, falta de verbas para educação e saúde e os inves-timentos feitos para a Copa do Mundo. A temática local não ficou de fora e os manifestantes protestaram contra o valor das passagens de ônibus em Joaçaba, a demora da vinda da Udesc, a falta de conservação de rodovias e estradas do interior, entre outros pontos. Cerca de duas mil e quinhentas pessoas participa-ram do protesto. A manifestação dos camponovenses será sábado, a partir das . O tema não fugirá dos demais manifestos, indignação pelas causas regionais, estaduais e federais. Iniciará as 12h30 em frente a Fundação Cultural, no centro de Campos Novos.

A presidente Dilma Rousseff disse que os protestos pacíficos que se espa-lharam pelo país são legítimos. Os protestos acontecem num momento de cres-cimento econômico pequeno e uma inflação em alta no país. Pesquisas recentes mostram uma queda na aprovação do governo de Dilma, principalmente entre os mais jovens de classe média. Este é o maior protesto brasileiro da última dé-cada. O evento deverá ficar na história das mobilizações dos brasileiros, exemplo do movimento caras pintadas, no início da década de 1990, quando multidões de jovens, adolescentes em sua maioria, saíram às ruas de todo o país com os rostos pintados em protesto devido aos acontecimentos dramáticos que vinham abalando o governo do então presidente Fernando Collor de Mello.

Manchete dos jornais

Onda de protestos chega ao interior. Jovens se reuniram para protestar em Joaçaba na noite de terça-feira (18). O evento em Campos Novos está agendado para o próximo sábado.

“Estou aqui para dar um passo inicial para uma nova etapa de parcerias, pois nós nunca fechamos as portas para ninguém”.

Fernando Rosar – Presidente do Sindicato rural, falando sobre o Parque Leonidas Rupp.

Leia reportagem na página 18

“Ela é uma cultura que recicla muitos nutrientes e aparece como mais uma oportunidade do produtor fazer uma rotação de cultura em sua propriedade”.

Cristiano Nascimento – Engenheiro Agrônomo falando sobre cultivar canola.

Leia reportagem na página 19

O Celeiro

Ademar de Barros era um jovem médico e frequentava o gabinete do governador de São Paulo. Era insistente, do tipo carrapicho.

Ninguém aguentava mais ouvir os seus palpites e pedidos, quando um dia ele sumiu, para alívio geral. Mas algumas semanas depois, lá estava novamente o jovem chato pedindo pra falar com o governador. Deram-lhe um chá de cadeira e depois o chefe de gabinete pediu desculpas: - O senhor governador manda dizer que, infelizmente, não vai poder atendê-lo.- Pois volte e diga ao governador que o governador sou eu!

Trazia no bolso o ato de Getúlio Vargas nomeando-o interventor federal.

Um chato no governo

*Do livro Poder Sem Pudor – Histórias de folclore, talento e veneno na política brasileira, de Claudio Humberto, lançado no Brasil em 2001 pela editora Geração.

CONTOS & POLÍTICA

Reportagens: Gisiane Agostini - MTB 4440/SC-JP Francieli Parenti - MTB 4513/SC-JP Anne Arithuza Alves Diagramação: Herton Farias - MTB 4198/SC-JP

Diretor: Alexandre Alvadi Di DomenicoJornalista responsável: Gisiane Agostini

Page 3: Issuu final 2183

3Quinta-feira, 20 de junho de 2013

Page 4: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 20134 G E R A L

Divulgação

Faixa elevada de pedestres são instaladas em campos novos

A faixa elevada tem altura de 10 centímetros e estão sinalizados verticalmente

Uma forma de ao menos tentar coibir a alta veloci-dade que é praticada pelos motoristas em Campos No-vos, além das lombadas, é a instalação da faixa elevada de pedestre que pode ser observada em vários locais. Infelizmente esses redutores de velocidades demons-tram total falta de educação no trânsito dos conduto-

Zona azul em campos novos pode ser aplicada?

Questionado sobre a possibilidade da instalação do estacionamento rotativo (co-nhecido em nossa cidade como Zona Azul) em Campos Novos que foi sugerida pelo Vere-ador Cássio Campagnoni (PMDB) em sessão ordinária, o Subtenente Oliveira explica que o assunto já foi pauta das reuniões do Conselho de Trânsito, porém, a maioria dos conselhei-ros foi contra.

Para ser implementado, o Poder Executi-vo precisa realizar um estudo de viabilidade que estude a demanda, com o número de ve-ículos que circulam no local, quantos ficam estacionados e a avaliação do custo/benefí-cio, pois é necessário o treinamento de pes-soas, que serão os fiscais de transito. Oliveira explica que em município com menos de 50 mil habitantes não pode ser criada a guarda municipal, por este motivo, os fiscais treina-dos que não tem poder de aplicar multas, ca-bendo esta função somente à Polícia Militar. Portanto é uma situação que precisa ainda ser analisada.

res, porém em Campos Novos no momento não há alternativa para tentar minimizar o número de acidentes causados no perímetro urbano. De-vidamente sinalizada a faixa elevada de pedestre obriga o condutor do veículo a reduzir sempre a velocidade e parar quando o pedestre está fazen-do a travessia.

O presidente do Conselho Municipal de Trân-sito Subtenente Oliveira, explica que a idéia sur-giu em uma reunião e foi aplicada com sucesso. A faixa elevada tem altura de 10 centímetros e estão sinalizados verticalmente (placas) e nos próximos dias os motoristas já poderão verificar a sinaliza-ção horizontal (pinturas). Nos últimos dias as fai-xas elevadas foram instaladas nos seguintes pon-tos: em frente à escola de Inglês Fisk, Escola Lírios do Campo, entre a Escola Henrique Rupp Junior e Unoesc, na Rua Tancredo Neves, que dá acesso ao Bairro Jardim Bela Vista e em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Devidamente sinalizada, a faixa

elevada de pedestre obriga o condutor do

veículo a reduzir sempre a velocidade e parar

quando o pedestre está fazendo a travessia.

Assunto já foi pauta das reuniões do Conselho de Trânsito

A faixa elevada tem altura de

10 centímetros, servindo como

redutor de velocidade de

veículos.

Page 5: Issuu final 2183

5Quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações chegam a campos novosSolidários aos protestos que estão ocorrendo no país, jovens com consciência política

convocam manifestação pacífica para o próximo sábado

Após dias de protesto em São Paulo e nas principais capitais do país, a mobili-zação social, que está sendo considerada a mais ampla desde o impeachment de Collor em 1992, se espalhou pelo país. O que começou com uma fagulha, o aumen-to das tarifas do transporte público, se alargou e virou um grito coletivo que to-mou a Avenida Paulista e ecoou nas ruas do Brasil. Vinte centavos tornaram-se ao mesmo tempo estopim e símbolo de um movimento tão grávido de possibilidades que foi reprimido a balas de borracha, a bombas de gás lacrimogêneo e também a golpes de caneta. O pedido: a cobran-ça por uma melhor postura dos políticos e governantes com o dinheiro público e com tantas outras insatisfações, como corrupção e decisões unilaterais dos mesmos.

Em Campos Novos, jovens influencia-dos pelos movimentos no país, estão con-vocando pelo Facebook uma manifesta-ção, agendada para sábado (22), às 12h30,

em frente a Casa da Cultura. Até terça-feira (18), 800 pessoas haviam confirmado pre-sença na manifestação denominada “verás que um filho teu não foge a luta...” Em âm-bito local, entre a lista de motivos das con-testações, são as condições do Hospital Dr. José Athanásio, como a falta de uma UTI, a precariedade da SC-135 que liga o mu-nicípio a Tangará, a ajuda de custo de R$ 70 efetuada pela Prefeitura aos acadêmi-cos que estudam em outras cidades, que na opinião dos organizadores foi muito pequena e as péssimas acomodações das escolas. “Essa manifestação é para mos-trar que não estamos alienados e não é Campos Novos que vai ficar de fora do que está ocorrendo no país inteiro. Não tem porque ficarmos em casa parados”, desta-cou um dos organizadores, William Melo.

Na página do Facebook, são re-passadas informações sobre a ação. “O movimento é pacífico e apartidário, entende-se apartidário como sem par-tidos políticos. Não serão aceitas ban-

deiras de partido algum e caso sejam levadas bandeiras políticas ou alguém esteja tentando se auto-promover, será vaiado sem dó. Quem quiser ajudar com cartazes, faixas, banners, sinta-se a von-tade, desde que não seja partidário. Podem usar máscaras, lenços, nariz de

palhaço, pintar o rosto, a camiseta com escritas. Sintam-se livres para manifes-tar de qualquer jeito, desde que dentro das leis”.

Pelo Facebook, grupo organiza

a manifestação. Até a última

terça-fera, 19, mais de

800 pessoas já haviam

confirmado presença.

Obra do novo Fórum de campos novos deve iniciar em 2014

Na tarde de terça-feira (11), o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Desembargador Cláudio Barreto Dutra re-cebeu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Campos Novos, Luciano Corrêa, o Diretor do Foro da Comarca, Juiz Murilo Leirião Consalter, o prefeito Nelson Cruz, o deputado Romildo Titon, entre outras autoridades. Na pauta, o andamento dos pro-jetos e futura execução da obra do novo Fórum da Comarca.

O presidente do TJ, disse, que fará o pos-sível para que obra do novo Fórum de Campos Novos seja iniciada em 2014, com previsão de término em 2015. Dutra in-formou que tentará acelerar

o processo de licitação. A prefeitura de Campos Novos já cedeu terreno para a construção do prédio, próximo a rodoviária. A atual sede do fórum é uma das construções mais antigas da cidade e hoje está com as instalações precárias, destacou Corrêa. “Já sofreu várias reformas e hoje não suporta a grande demanda”, disse ele.

O presidente do TJ se comprometeu em en-caminhar para a Comarca informações sobre o planejamento da obra. O TJ prevê a construção de 30 novos fóruns e prioriza o aproveitamen-to de prédios prontos. “Os gestores estão fugin-do de licitações demoradas, evitando entraves”, observou Dutra.

O Presidente da OAB/Subseção de Campos Novos, juntamente com o Prefeito e demais autoridades, participam de reunião com o Presidente do TJ/SC

eleições do Sinte

Nos dias 25 e 26 de junho, acontece a eleição do Sin-dicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/SC). Os filiados ativos e inativos decidirão quem estará repre-sentando os trabalhadores na educação com a escolha da nova Diretoria Estadual e Regionais da entidade. Para concorrer à Direção Regional do Sinte de Campos Novos, que abrange oito municípios, somente uma chapa foi inscrita. A professora Neiva Maria Scarabotto está dis-putando o cargo de Coordenadora Regional, juntamente com outros seis membros e 15 suplentes, com a Chapa 2.

A chapa de Campos Novos apoia a Chapa 2 no estado “Articular, resistir e conquistar”, onde representa a maio-ria da atual direção, no qual concorre como Coordenador Estadual, o professor Luiz Carlos Vieira. Com o objetivo de apresentar as propostas, os concorrentes aos cargos de Secretário de Formação Política e Sindical, Evandro Accadrolli e o Secretário Adjunto de Organização Oeste, Alvísio Jaco Ely, da Chapa 2 Estadual, estiveram junta-mente com a Chapa 2 Regional, visitando os profissio-nais da educação no município na quarta-feira (12).

Entre as metas da Chapa 2 Estadual, é não romper a mesa de negociações com o governo para a valoriza-ção da carreira, pois de acordo com os representantes, foram muitas conquistas. Já a Chapa Regional, propõe como metas a capacitação aos professores e formação de novas lideranças, maior presença nas escolas, além de continuar a luta e organização pela valorização da car-reira do magistério. Nos dois dias de eleição serão cinco urnas, sendo duas fixas na EEB Paulo Blasi e na sede do Sindicato e outras três itinerantes nas escolas da cidade.

O maior sindicato de SC está mobilizando para eleições da nova diretoria estadual e regionais

Autoridades participam de audiência com

o Presidente do TJSC sobre

a construção do novo Fórum.

Page 6: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 20136

Comissão Parlamentar de Inquérito encerrou cronograma na terça-feira (18), com produção de um relatório final para encaminhamento ao MP

Depois de ter recurso negado pela bancada peemedebista para prorrogar por 30 dias o prazo de conclusão, vota-do na sessão de quinta-feira (13), a Co-missão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara de Vereadores no mês de fevereiro, ouviu os últimos depoi-mentos na tarde de segunda-feira (17). O objeto de investigação são as fraudes no transporte escolar, denunciadas pelo Ministério Público (MP) no ano passado, onde 11 pessoas respondem a ação penal em trâmite na Vara Criminal do Fórum da Comarca de Campos Novos. O cronogra-ma de trabalho encerrou na terça-feira (18), com produção de um relatório final para encaminhamento ao MP.

Na segunda, a Comissão concentrou em ouvir depoimentos de servidores pú-blicos que participaram de comissões de

licitações, na modalidade pregão para contratação de transportadores, no pe-ríodo de 2009 a 2012 e alguns membros do Departamento de Compras à época, pois de acordo com os membros, no pro-cesso penal, esses servidores não foram ouvidos. A investigação do MP, apontou que o ex-Diretor de Transporte Escolar, Amarildo Marcon, não providenciava lici-tação de algumas linhas, porém fornecia as mesmas para quem já tinha linhas lici-tadas. Ao total, 19 pessoas foram convo-cadas, sendo que uma faltou, justificando motivo de viagem e sete foram dispensa-das por não participarem de processos licitatórios para contratação do servi-ço. De acordo com os membros, como a prorrogação foi negada, não houve tem-po hábil para fazer uma pré-seleção das testemunhas que seriam ouvidas, por isso

muitas foram dispen-sadas.

Os onze servido-

CPI ouviu servidores que participaram de processos licitatórios para contratação do transporte escolar.

cPI conclui trabalho sem novidades sobre fraude no transporte escolar

Conclusão do relatório da CPI, encerrada na última terça-feira.

res ouvidos responderam a perguntas pré-elaboradas pelos vereadores que compõe a CPI, relator Ricardo Damásio (PP) e presidente Irineu Armando Osó-rio Júnior (PSDB). O vereador Antônio Rosa (PT) estava em viagem a capital do estado. Os servidores vinculados basicamente explicaram o funciona-mento do processo licitatório e con-tratação das linhas. Quando havia a necessidade de novas linhas o próprio departamento de transporte escolar, órgão ligado a Secretaria de Educação era quem solicitava o pregão, ou por necessidade de acréscimo de quilo-metragem ao itinerário, era anexado um termo aditivo ao contrato. Duran-te os depoimentos, afirmou-se que os transportadores recebiam exatamen-

te conforme acertado em contrato, não havendo possibilidade de inserir quilometragem ou valores extras nas cobranças mensais.

No relatório final divulgado ao Jornal O Celeiro, consta que os vere-adores não identificaram nenhuma possibilidade de haver participação fraudulenta dos servidores mem-bros das Comissões de Licitações e de alguns funcionários do setor de compras quanto do próprio processo licitatório em si, para contratação do transporte escolar e pediu celerida-de a Comissão do Processo Adminis-trativo, instaurado no mês de março pelo Executivo, para apurar dano ao erário público na concessão de ser-viços aos transportadores.

O Celeiro

Page 7: Issuu final 2183

7Quinta-feira, 20 de junho de 2013 R E G I ÃO

turismo náutico da região é tema de audiência com o Governador

Raimundo Colombo acredita que a ideia do prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória é inovadora e promete apoio. Se concretizado, o projeto ativa o desenvolvimento do turismo náutico da região

O prefeito de Abdon Batista, Lucimar Salmória esteve em Florianópolis na últi-ma semana acompanhado do vereador Da-vid Pereira. Na terça-feira (11) estiveram no gabinete do deputado Romildo Titon, e após, seguiram acompanhados pelo parla-mentar, para o Centro Administrativo do Governo, onde foram recebidos pelo go-vernador Raimundo Colombo.

Na oportunidade o prefeito abdo-nense apresentou para Colombo projetos inovadores para o turismo na cidade, bem como reforçou o pedido de asfaltamento do trecho da SC – 456, que liga Abdon Ba-tista à Vargem.

O governador, após as explanações do prefeito e análise dos projetos, sinalizou apoio à ideia de construção de uma mari-na no município de Abdon Batista que vai beneficiar a potencialidade turística para toda a região. O projeto de construção da marina prevê atracadouros de barcos, áre-as de lazer, locais para a pesca esportiva e praça de alimentação. “Eu acredito na ideia, acho ela interessante, inovadora, por que não podemos esperar muito do que é corriqueiro, é preciso ter criatividade, e é isso que eu vejo neste projeto do prefei-to Lucimar, uma novidade que terá sim o meu apoio”, afirmou Raimundo Colombo.

Entusiasmado o governador entrou em contato imediatamente com o secretá-rio de estado de turismo, cultura e espor-te, José Roberto Martins, para uma segun-da análise do projeto. O secretário recebeu o prefeito na manhã de quarta-feira (12) e da mesma forma, sinalizou positivamente a novidade, e prometeu desde já estudar a melhor maneira de levantar os recursos para início das obras de turismo no muni-cípio de Abdon Batista.

O prefeito abdonense voltou muito otimista de Florianópolis, após a apresen-tação de suas propostas. “É um projeto ousado, mas que acreditamos, que quan-

do implementado, vai dar um novo rumo ao município e proporcionar grande de-senvolvimento não só para Abdon Batista como para toda região. O governador en-tendeu isso e estamos confiantes quanto à liberação dos recursos”, completou.

O deputado Romildo Titon mais uma vez foi parceiro do município, e abriu portas para que a ideia fosse analisada, ganhasse força e destaque. “Continuarei sendo um interlocutor dos municípios da minha região junto ao governo do es-tado, esta é a minha missão. Quanto ao projeto, não tem como não se impressio-nar, é fantástico”, disse.

Com relação ao reforço do pedido de asfaltamento do Trecho entre Abdon e Vargem o governador informou que ainda está analisando as possibilidades, e em breve terá uma visão mais segura da situação.

INDIQUEAMIGOS

e ganhe números dasorte para concorrer.

1 amigo associado

5 números da sorte=

O Título de Capitalização é garantido pela Icatu Capitalização S.A., CNPJ 74.267.170/0001-73, e aprovado pelo processo SUSEP nº 15414.900130/2013-82. O valor dos sorteios é líquido de tributos incidentes. A aprovação dos Títulos de Capitalização pela SUSEP não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor. Promoção válida para os associados das cooperativas de crédito participantes. Consulte o regulamento completo da promoção em milhoesempremiossicredi.com.br ou nas cooperativas de crédito participantes. Produtos e serviços sujeitos à disponibilidade na sua cooperativa de crédito. Para informações sobre produtos e serviços e condições de contratação, dirija-se a uma de nossas unidades de atendimento. Imagens meramente ilustrativas, apenas como sugestão de uso da premiação. Prêmios pagos em moeda corrente nacional. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / De� cientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Consulte o regulamento completo em milhoesempremiossicredi.com.br e participe.

Quanto mais Sicredi você usar, mais chances de ganhar.

Você pode comprar um carro,uma casa ou o que quiser.

Imagem em 3D da Marina Concluída

A parte navegável do lago da Usina Garibaldi terá a extensão de aproximadamente 40 quilômetros, abrangendo os municípios de Ab-don Batista, Cerro Negro, Vargem e São José do Cerrito. Isto significa que será possível navegar do píer da marina, em Abdon Batista, até a ponte da BR 282, no município de São José do Cerrito. Um projeto que promete difundir o turismo náutico em toda esta região, gerando desen-volvimento e geração de emprego e renda.

Desenvolvimento turístico e geração de oportunidades

Do mirante Santo Antônio, a vista

do futuro Lago da Usina Hidrelétrica

Garibaldi.

Prefeito Lucimar Salmória (E) apresenta projeto da marina ao governador, que se encanta.

Page 8: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 20138 P U B LI C I DA D E

Page 9: Issuu final 2183

9Quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ouv

idor

ia P

onta

Adm

inis

trad

ora:

080

0 72

2 65

55.

O S

icoo

b Co

nsór

cios

é a

dmin

istr

ado

pela

Pon

ta A

dmin

istr

ador

a de

Con

sórc

ios

Ltda

.

Sicoob Consórcios.Unindo pessoas para realizar seu sonho.

www.sicoobsc.com.br

Receberam o Título ‘‘Melvin Jones’’ que é a mais alta homenagem da Fundação Lions internacional Fabio Dallanora, Helio Wilpert e Alcides Manfrói.

G E R A L

O Lions Clube Campos Novos Cente-nário realizou na sexta-feira (17), sole-nidade posse da nova diretoria. Deixou a presidência do clube de serviço Ademir Zanatta e assumiu a gestão de um ano, Léa Maria Franceschi Dallanora, que junto com seu esposo, Fábio José Dalla-nora, são o casal Governador do Distrito LD-8. Estiveram presentes representan-tes do município de Abdon Batista com a presença do Prefeito Lucimar Salmó-ria, o presidente do Poder Legislativo de Campos Novos Dirceu Kaiper, prefeito Nelson Cruz, imprensa e convidados e os alunos da Associação Camponovense de Apoio a Deficientes Auditivos e Vi-suais (Acadav), entidade apoiada pelo Lions Centenário. O aluno da Acadav João Artur Becker fez a invocação a Deus interpretando a música Noites traiçoei-ras do Padre Reginaldo Manzotti; e a aluna Aliã Proencio fez a interpretação de uma canção Gospel para o encerra-mento da solenidade.

O Governador do Distrito LD-8 Fá-bio José Dallanora procedeu ao ato de posse dos novos associados Marcio Athayde Alexandre Barros e sua esposa Fabiana; Odete Cristina Mecabô e Cris-

Lions centenário tem nova diretoriaAdemir Zanatta transfere presidência do clube de serviço para Léa Dallanora

tiane Borré de Souza. Na oportunidade foi concedido o título ‘‘Melvin Jones’’ que é a mais alta homenagem da Fundação Lions Internacio-nal que foi criado em 1973 e leva o nome do fundador de Lions Club International. O título não é um prêmio, mas sim uma homenagem que foi concedida à Alcides Manfrói, Helio Wilpert e Fabio Dalla-nora.

Ademir Zanatta que dei-xou a presidência é sócio fun-dador do Lions Centenário e desenvolve um trabalho so-cial e voluntário no clube de serviço há 33 anos. Ele infor-mou que entre as prioridades da Lions Centenário em sua gestão está o apoio prestado à Acadav sendo que o lucro do Bingão realizado em 2012 foi repassado para os representantes da Associação no valor de R$ 10 mil, alem de outras ajudas feitas durante o ano que juntas somam em torno de R$ 15 mil. Ademir Zanatta explicou que “o vo-luntariado no Lions é em equipe, onde

O Celeiro

as pessoas se dedicam a reunir pes-soas para que se estabeleça uma ren-da para distribuir o resultado a quem precisa de auxilio”.

Léa Dallanora que assumiu a presidência do Lions Centenário para a gestão 2013/2014 entrou no clube de serviço em 1987, juntamen-te com seu marido Fábio Dallanora. Léa Dallanora explicou que o traba-lho do clube em prol da Acadav vai permanecer, visto que a meta é a construção da sede própria da enti-dade. O Lions também dá apoio para Apae de campos Novos. Em 1993 o

Lions Internacional abriu as oportu-nidades das mulheres terem direito a voto e ser associada podendo tam-bém ter uma mulher na presidência do clube de serviço. Sobre a impor-tância do trabalho voluntário Léa Dallanora afirmou que, “pessoa que tem vontade de exercer o volunta-riado em qualquer entidade, quanto mais compromissos tem, mais tempo acha para se dedicar ao serviço, pelo bem da comunidade onde vive”.

Atualmente o Lions conta com 33 associados e no Distrito LD-8 são 63 Clubes e 2.178 associados.

Ademir Zanatta transferindo a presidência do Lions Centenário

para Léa Dallanora

O Celeiro

Page 10: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 201310 G E R A L

Festa do Padroeiro é neste final de semana Uma das novidades é a realização do 1º Festival de São João, numa reedição da parceria entre Netur e Paróquia São João Batista

Campos Novos se prepara para celebrar seu padroeiro, São João Batista, que pela sua vida e missão, foi consagrado por seu primo Jesus como o último e maior dos profetas. A programação religiosa inicia nesta quinta-feira (20), com Tríduo prepa-ratório no Santuário Aparecida, às 19h, seguindo na sexta e sábado, na Igreja Matriz. No sábado, o Lions Clu-be Aliança realiza o Baile de São João no Salão Paroquial, com animação da Banda Virtual. No domingo, acon-tece a missa solene do padroeiro, às 10h30, com participação de todas as comunidades, trazendo a imagem de seus santos padroeiros até a Ma-triz. Ao meio dia ocorre o churrasco de São João no Salão Paroquial. Na

Ilustração

Festas religiosas, organizadas pela Paróquia, tem o sentido de reavivar a fé, diz Padre Alcides Angonese.

segunda-feira (24), feriado municipal, haverá missa às 10h. Padre Alcides Angonese, afirmou que as festas reli-giosas, organizadas pela Paróquia, tem o sentido de reavivar a fé. Os recursos arrecadados serão destinados para a construção de nova cobertura ao Salão Paroquial e obras de infraestrutura no Santuário Aparecida, para melhor aten-der os visitantes da Romaria.

1º Festival de São João

Integrado aos festejos e celebrações

da Paróquia, o Núcleo de Empreende-dores em Turismo (Netur) da Acircan, realiza o 1º Festival de São João, que inicia no domingo (23) e se estende até segunda-feira (24), feriado municipal. É a segunda vez que a parceria se concre-tiza, onde no ano passado, o Netur rea-lizou a festa junina obtendo êxito. Neste ano, com apoio da Prefeitura, o evento foi expandido para agregar mais valor à festa, com intuito de atrair visitantes e com isso tornar a data reconhecida na região. Na manhã de quinta-feira (13) o Netur lançou o evento para a imprensa camponovense.

A programação do Festival inicia às 13h no Domingo e contempla Concur-so de Dança Ciclo Junino na categoria Livre Escolar e Concurso de Danças Tradicionais, categoria Invernada Ar-tística. Estão confirmadas para o con-curso de nível profissional, Invernadas de Vacaria, Lages, Chapecó e Espumoso. No circo de lona, instalado em frente a Igreja Matriz, simultaneamente ocorre

a abertura da quermesse com ativi-dades artísticas e gastronomia típica e às 21h, show de moda de viola com a dupla Anderson e Alaércio. Um dos traços marcantes das festas juninas é a fogueira de São João, que depois de anos de ausência na festa do padroeiro, será acesa às 20h, no Campo de Areia da Praça Lauro Müller. A altura da fo-gueira será de cinco a seis metros, con-forme divulgaram os organizadores.

No dia 24, dia de São João Batista, ocorrem os concursos de interpreta-

ção musical, declamação de poesias e causos, à partir das 13h no Salão Pa-roquial. Como no domingo, haverá a quermesse em frente a Matriz. Para os interessados, as inscrições podem ser feitas até o dia de hoje (20), diretamen-te na Acircan ou pelo telefone 3544-0812. O regulamento do festival esta disponível no site www.acircan.com.br. Serão distribuídos R$ 6 mil em prê-mios, de 1º a 3º lugar, para os talentos que melhor atenderem aos propósitos do regulamento.

Integrado aos festejos e celebrações da Paróquia, o Núcleo de Empreendedores em Turismo (Netur) da Acircan, realiza o 1º Festival de São João.

Page 11: Issuu final 2183

11Quinta-feira, 20 de junho de 2013 A R T I G O

R$ 17,88

Ofertas válidas para esta sexta e sábado *Im

agen

s ilu

stra

tiva

s. N

ão e

ntre

gam

os b

ebid

as à

dom

icíli

o. B

eba

com

mod

eraç

ão.Frango à Passarinho

Seva 1kg.

Coxinha da asa Seva | Kg.

R$ 5,99

R$ 2,49

Guaraná e Pepsi 2L

| Un.

R$ 4,99

Cerveja Sub Zero Litrão |

Un.

R$ 2,79

Paleta e Pernil Suíno | Kg.

R$ 4,99

Cerveja Skol 350ml

Cx c/12

R$ 3,29

R$ 2,49

Óleo Cocamar | Un.

Com a utilização dos implantes, podemos fazer de forma rápida e segura a instalação de uma prótese fixa sobre implantes.

Implantes Dentários: uma realidade ao seu benefício*

As técnicas dos implantes dentários vêm evoluindo constantemente, desde que eles foram aceitos pela comunidade cientifica mundial a aproximadamente 40 anos, quando foram desenvolvidos na Suécia, no Brasil, já são mais de 20 anos de utilização com muito suces-so. Muitas pessoas nos relatam com sentem-se desconfortáveis por utilizar dentaduras ou outros tipos de próteses móveis, por ter que removê-las ao fazer consultas médicas ou internações hos-pitalares, ou até mesmo ao mastigar e senti-las se movimentando, desta forma utilizando implantes, podemos confec-cionar prótese fixas as quais não melho-ram apenas a mastigação como aumen-tam a auto estima dos pacientes.

Com a utilização dos implantes, po-demos fazer de forma rápida e segura a instalação de uma prótese fixa sobre implantes. A utilização da técnica da

“carga imediata” que consiste na moldagem dos implantes no mesmo dia da instalação dos mesmos (4 a 6 por arcada) o que nos permite em três dias a instalação da próte-se fixa.

As próteses retidas por implantes, ofe-

recem uma grande vantagem para os casos em que a estabilização das dentaduras é complicada, por perda de osso de suporte, ou por lesões (machucados) sobre a mucosa, ou ainda, simplesmente quando o paciente não quer mais ter que remover a prótese.

Hoje em dia com a diversidade de sis-temas nacionais e importados o custo do tratamento esta cada vez mais acessível permitindo com que um maior número de pacientes tenham acesso aos benefícios dos implantes dentários. Os tratamentos são realizados em consultório com anes-tesia local de forma rápida segura e indo-lor. Procure seu especialista em implantes Dentários para maiores informações.

*dr. Luiz fernando grisCirurgião dentista

especialista em implantes dentários

Guaraná e Pepsi 1,5L|

Un.

Page 12: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 201312

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Horóspoco semanal

O período pede mais concen-tração em suas atividades e em seu progresso profissional. Em família, seja mais firme e não permita interferências em as-suntos que não dizem respeito a eles. No amor, invista nos mo-mentos de intimidade.

Bons ventos sopram em direção ao seu trabalho, então, aprovei-te e mostre toda sua dedicação em busca de oportunidades. Questões familiares podem exi-gir mais firmeza de sua parte, mas não deixe de demonstrar seu afeto.

[21/03 a 20/04] [21/04 a 20/05]

Demonstre seu jeito criativo no trabalho e vai se destacar diante de seus superiores. Esta semana, sua alegria será invejável e vai contagiar a todos ao seu redor, especialmente seus familiares. A fase é de leveza e descontração no campo sentimental.

[21/05 a 20/06]

Trabalhos autônomos têm tudo para conquistar ótimos resultados nesta semana. Se precisar de aju-da, conte com colegas. Em casa, faça o que estiver ao seu alcance para favorecer a interação entre todos. Caso esteja em busca de um amor, aposte no seu charme.

[21/06 a 20/07]

Para conquistar suas ambições profissionais, será preciso exer-citar a diplomacia no contato com as outras pessoas. A semana favorece os vínculos familiares, mas não deixe de movimentar sua vida social. A dois, mantenha a clareza em sua comunicação.

Seu foco no trabalho será aumen-tar seu lucro, então, fique de olho a todas as chances de crescimento na carreira. Os astros favorecem a mudança no cenário familiar, aproveite para mudar a decoração da sua casa. O ciúme está no ar, mas não exagere!

[21/07 a 20/08] [21/08 a 20/09]

No campo profissional, não tenha receio de mostrar suas habilidades e sua capacidade de realização aos superiores. Fique de olho nas oportunidades e aproveite. Em casa, já é tempo de resolver as diferenças e trazer um clima mais ameno às relações familiares.

[21/09 a 20/10]

Confie mais em sua capacidade de realização e aja com determi-nação nos assuntos profissionais e conseguirá bons resultados. Neste período, você vai preferir ficar só, mas não deixe seus parentes total-mente de lado. Na paixão, fortale-ça os vínculos de afeto.

[21/10 a 20/11]

Concentre-se em suas tarefas e prefira atividades que dependam exclusivamente de você. Em fa-mília, exercite sua paciência e tenha jogo de cintura para evitar desentendimentos. No cenário amoroso, apare as arestas com sua cara-metade.

[21/11 a 20/12]

Mostre sua capacidade de realiza-ção no trabalho e não fique com receio de errar: aja da forma que julgar mais adequada. Em seu lar, desentendimentos podem surgir, então, demonstre mais atenção ao pessoal e evite esses conflitos. Na paixão, seja mais ousado(a).

[21/12 a 20/01]

É tempo de investir em seu aper-feiçoamento, seja em cursos ou observando seus colegas de tra-balho. Aprenda a valorizar as suas qualidades! Viagem ou visita de parentes deve concentrar boa parte das suas atenções nesta se-mana.

Invista suas energias no seu tra-balho e mostre sua capacidade se quiser melhorar seus rendi-mentos. Já é tempo de resolver as pendencias existentes em casa para evitar desentendimentos à toa. A maturidade estará presente nos assuntos do coração.

[21/01 a 20/02] [21/02 a 20/03]

20 a 26 de junho

1968 - Campo onde hoje é a EEB Henrique Rupp Júnior.

Nossa história em foto

Vilmar Ronsani

Juliana CalgaroLucas Rodrigo OnedaAvonilde Del Castanhel

Nazira Mansur Elias

23

24

25

VA R I E DA D E S

1 ovo1 xícara de farinha de trigo1 xícara de leite1 pitada de sal1 colher de sopa de óleo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e misture bem. Fica uma massa bem líquida. Aqueça uma frigideira untada com óleo em fogo baixo. Coloque um pouco da massa na frigideira não muito quente e esparrame de modo a cobrir todo o fundo e ficar só uma camada fina de massa. Ela vai ficar ligeiramente mais escura das bordas para o meio e, quando igualar, está pronta para virar (o ponto é quando ela se solta da frigideira). Depois de igualar os dois lados, retire com uma espátula pelas bordas e passe para um prato limpo e seco. Acrescente o recheio de sua preferência, enrole, ponha numa travessa ou assadeira e cubra com seu molho favorito.

Massa de panqueca simples

FELIZ ANIVERSÁRIO

Page 13: Issuu final 2183

13Quinta-feira, 20 de junho de 2013

Com a presença de aproximadamente 300

pessoas, a Segunda edição da Festa Junina da

Coocam, evento organizado pela Sociedade

Esportiva e Recreativa (S.E.R) Coocam,

aconteceu no sábado (15) foi sucesso. A Festa

que foi patrocinado pela Coocam, Syngenta,

Bayer, Basf, Dekalb, Pionner, Agroeste, Fertiplan

e Nortox, reuniu sócios da cooperativa,

colaboradores, fornecedores, amigos e clientes.

Acompanhe alguns momentos do arraiá.

ArrAIá dA CooCAm

Fotos Divulgação

Page 14: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 201314

Arena dos SonhosO sonho da pequena Ida é participar do mundo profissional dos rodeios, fazendo truques sobre cavalos. Apesar da resistência inicial de sua família e dos treinadores do clube, ela consegue receber aulas de alguns dos homens mais experientes no ramo.

Matibaile com Fogueira de São João, dia 23, às 19hs na Comunidade de Caravaggio (Pito) Celso Ramos, animado pela Banda Asa Delta.

Associação Comunitária do Bairro Morada do Sol convida para Grandioso Baile, a realizar-se dia 12 de Julho com início às 23hs. Animação Banda Danúbio Azul.

Devassa apresenta Campos Novos Country Festival – 2ª edição. Dia 10 agosto, às 23hs no Clube 7, com Edu Farias e Diego e Gabriel.

ConvitE

R E G I Ã O

A FOBRAN Distribuidora de Bebidas é agora revendedora dos Produtos SCHINCARIOL para Campos Novos, Curitibanos e toda a região.

Na FOBRAN você encontra a Cerveja Nova Schin e Devassa, além de Chopp, Refrigerante e Água Mineral da Schin. Com os produtos da Schincariol, com certeza sua festa ficará muito mais divertida e refrescante!

FOBRAN Distribuidora de Bebidas fica na Rua Henrique Rupp, 468. Fone 3541-0363.

Equipes foram recepcionadas

pelo Prefeito que parabenizou a

classificação para a fase regional.

Atletas de Vargem estão classificados para fase regional do Joguinhos Abertos

As equipes do futsal masculino e feminino foram destaques na fase microrregional e reservaram vagas para a próxima fase da competição que

Na manhã de terça-feira (18), o pre-feito do município de Vargem recepcio-nou, na sala de reuniões da prefeitura, os atletas do futsal masculino e femini-no. Ambas as equipes participaram dos Joguinhos abertos de Santa Catarina, fase microrregional. Com garra, persis-tência e dedicação superaram os desa-fios, como por exemplo, de jogar com equipes renomadas e classificaram-se para a etapa regional, evento que ocor-rerá entre os dias 05 e 11 de agosto, em Curitibanos. “Não existe superioridade e sim força de vontade”, disse o prefeito Nelson Gasperin Junior. Os treinadores são Adriano Meira, da equipe de futsal masculino e Vanderlei Ribeiro da Silva, da equipe de futsal feminino.

Durante o café da manhã com o prefeito, os atletas tiveram oportuni-dade de expor a conquista e com muita alegria agradeceram o apoio do Poder Público Municipal e como forma de agradecimento o prefeito foi presen-teado com as medalhas e um conjunto de agasalho da Associação Desportista Borússia. De acordo com o professor da equipe de futsal feminino, Vanderlei Ribeiro da Silva, o apoio da prefeitura de Vargem foi um diferencial para a conquista da classificação. “Nossa dele-gação sempre transmitiu emoção, mos-trou garra e isso graças ao empenho do secretário de educação”.

Roberto Mendes, secretário de edu-cação disse que a equipe da Associação

Desportista Borússia, continuará tendo apoio da secretaria de educação para que, na próxima fase continuem com o mesmo ânimo e dedicação. “Torcemos para as equipes continuarem obtendo bons resultados nas próximas fases”.

Já o prefeito Nelson Gasperin Ju-nior, lembrou que os atletas estão re-presentando a bandeira do município, não somente na região, mas em todo o estado catarinense e isso é motivo de orgulho para todos. “Estaremos sempre

apoiando, para obterem bons resulta-dos”. Nelson Gasperin Junior lembrou que qualquer atividade realizada com disciplina e dedicação é possível resul-tado satisfatório.

A classificação dos atletas de fut-sal para a fase regional dos Joguinhos é o melhor resultado que o município já teve na competição. O prefeito anun-ciou que irá buscar apoio, através de projetos direcionados às empresas da Usina Hidrelétrica.

Page 15: Issuu final 2183

15Quinta-feira, 20 de junho de 2013 R E G I ÃO

Cerca de 62% das crianças catarinen-ses até 5 anos de idade foram vacinadas na Campanha de Vacinação contra Polio-mielite. A imunização termina no próxi-mo dia 5 de julho em todas as cidades do estado. Até o final da última semana, mais de 237 mil doses haviam sido distribuídas em Santa Catarina. No município de Var-gem cerca de 80 crianças, entre 6 meses e 5 anos, já receberam a dose. A secretaria de saúde do município alerta aos pais que ainda não levaram os filhos para receber a dose, que o horário de atendimento no posto de saúde é das 7hs30 às 12hs e das 13hs30 às 17hs.

A vacina protege contra os três soroti-pos da poliomielite - I, II e III. Somente du-rante o Dia D contra a pólio, realizado no último sábado, mais de 167 mil crianças foram imunizadas. Para garantir a dose, os pais devem comparecer a qualquer unida-de de saúde do município com a carteira de vacinação do filho e um documento de identidade.

Com a participação de técnicos de enfer-magem, de auxiliares odontológicos e de ser-viços gerais, o município de Vargem esteve bem representado no Curso “Cuidar de Quem Cuida”, evento direcionado aos servidores da área da saúde no propósito de melhorar a qualidade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso foi desenvolvido pela Comissão

de Integração Ensino em Serviços (CIES) Meio Oeste, em Joaçaba e contou com aproxi-madamente 120 pessoas. A noite contou com música, dança e a palestra “Cuidar do Cuida-dor” com Mariangela Casanova de Oliveira. Segundo os participantes, foi uma noite mui-to motivadora e descontraída. Os principais temas abordados doram acolhimento e hu-manização da atenção aos usuários.

Profissionais da saúde participam de capacitação

Campanha da Pólio continua no município de Vargem

O município de Vargem está

mobilizado para a vacinação contra

a pólio.

A Capacitação é destinada aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Secretaria de Saúde está difundindo a Campanha nas escolas do município

Evento ocorreu em Joaçaba, no final do mês de maio

Grupo hiper Dia

O Grupo Hiper Dia formado por dia-béticos e hipertensos tem cerca de 80 pessoas, da cidade e do interior do mu-nicípio de Vargem. Desde o final do mês de maio, quando iniciaram as atividades, que Suzane Stefhanes, psicóloga e Katiane Heck, enfermeira, estão dando continui-dade aos inúmeros serviços direcionados

aos participantes. O Grupo de Caminhadas do interior

já começaram os trabalhos. Segundo as coordenadoras, o grupo está sendo assis-tido por profissionais da área de saúde e os encontros do Grupo Iper Dia são men-sais e acontecem nas quartas-feiras, com ações de incentivo para que os participan-tes busquem os serviços oferecidos.

O Grupo de Caminhadas

do interior já começaram

os trabalhos.

Grupo de Gestante Desde o mês de março, as secreta-

rias de Saúde e de Assistência Social do município de Vargem estão trabalhan-do com o grupo de gestantes do mu-nicípio. São cerca de 10 mulheres que através da assistência da prefeitura recebem orientações dos profissionais da área de saúde e assistencialismo. As futuras mamães se reúnem a cada quinze dias e além das orientações confeccionam produtos de artesanatos para os bebês.

A primeira turma do ano finaliza as atividades no dia 17 de julho e du-rante o encerramento receberão um kit para esperar os filhos. Uma nova turma de gestantes já está sendo orga-nizada para iniciar os trabalhos no dia 14 de setembro.

Grupo de controle alimentar

Direcionado às pessoas obesas dois grupos de controle alimentar estão sendo formalizados e iniciam as atividades nos próximos dias. Os encontros serão realizados semanal-mente com alternância, ou seja, cada grupo, com doze pessoas se encon-tram quinzenalmente. Isso porque a coordenadora dos grupos, a nutri-cionistas Cristiane Machado Gilioli, preferiu trabalhar com um número menor de pessoas para facilitar o atendimento, desta forma dividindo em dois grupos. O foco do trabalho aos participantes será a reeducação alimentar. As inscrições podem ser feitas na quarta-feira, no Posto de Saúde.

Page 16: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 201316

vAGA DE EMPREGoEmpresa Fezer S.A Indústrias Mecânicas de Caçador -

SC, com 64 anos de história na área Metal Mecânica contrata profissionais altamente qualificado para vagas de:

- Supervisor de Caldeiraria, Corte e Solda - Requisitos: Experiência mínima de 5 anos em fabricação mecânica; Habilidades em Gestão de Processos e liderança;

- Analista de PCP - Experiência na área de Planejamento e Controle de Produção metalomecânica;

Interessados em conhecer mais sobre as vagas, acessar: www.fezer.com.br no link: trabalhe conosco.

Participe do Tradicional Baile de São João, neste sábado, 22 de junho, no Salão Paroquial de Campos Novos, animado pela Banda VIRTUAL. Promovido por LIONS CLUBE ALIANÇA.

A Comissão Organizadora da Capela São Pedro Sarandi, convidam para participar da festa do Padroeiro, a realizar-se no dia 30 de junho. Com a seguinte programação: 10hs - Missa na Capela São Pedro, 12hs – Almoço, à tarde, diversões.

O Grupo de Idosos do Centro de Convivência Padre Quintilo Constini, tem o prazer de convidar o seu grupo para grande Matinê. Será realizado no dia 22 de setembro no Galpão Crioulo de Campos Novos – SC, animado por Dalva e Companhia, com inicio as 14hs. Os ingressos estão a venda no valor de R$7,00.

ESTADO DE SANTA CATARINA - FUNDO MUNICIPAL DA SAÚDE DE VARGEMProcesso Licitatório n° 09/2013/FMS - Edital de Pregão Presencial n° 06/2013/FMS

Objeto: Contratação de serviços para atendimento médico. Data e horário: o recebimento dos envelopes de “proposta comercial” e “documentação de habilitação” será até às 09h00min do dia 02/07/2013, sendo que a abertura e julgamento do processo licitatório será no mesmo dia e horário. Local: setor de Compras e Licitações, situado na Prefeitura Municipal de Vargem, Rua Benjamin Margotti, 289, Centro, Vargem/SC, CEP 89638-000 mesmo local onde pode ser lido e obtido o Edital na integra, das 8h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h00min. Maiores informações podem ser obtidas no telefone (049) 3549-0068 ou no endereço citado.

Eder Nazario – Gestor do FMS.

VENdE-SE APARtAMENto oU tRoCA-SE PoR CASA. Dois quartos, sendo uma suíte, com garagem privativa e móveis

embutidos de excelente qualidade (cozinha e jogo de quarto). Localização: Rua Coronel Pedro Carlos, 376, Ap. 05, Centro de Campos

Novos. Interessados entrar em contato com José Job Vieira dos Santos, telefone: (49) 3541-1615 ou (49) 8857-4419.

P U B LI C AÇ ÃO LE G A L

Page 17: Issuu final 2183

17Quinta-feira, 20 de junho de 2013 R E G I ÃO

Comunicado Alistamento Militar 2013 em Zortéa

Jovens que completam 18 anos este ano devem comparecer à Junta de Serviço Militar de Zortéa até o dia 28 de junho

O prazo para alistamento militar de jovens nascidos em 1995 que com-pletam 18 anos até 31 de dezembro de 2013 este ano expira no próximo dia 28 de junho. Quem já completou 18 anos em anos anteriores e ainda não se alistou deve seguir a mesma

data para fazer o alistamento 2013.O alistamento militar é obrigató-

rio e deve ser feito na Prefeitura Mu-nicipal de Zortéa, na Junta de Serviço Militar 281. O horário de atendimen-to ao público é de segunda à sexta--feira das 8h às 17h. Mais informa-

ções entre em contato com Marinez S. Kantovick, secretária da junta de Ser-viço Militar pelo telefone 3557-2002.

O alistamento é feito mediante a apresentação dos seguintes docu-mentos: Certidão de Nascimento; duas fotos 3x4 recentes; comprovan-

te de residência; RG e CPF originais. Quem não se apresentar até a data limite pagará multa e, se convocado, prestará o Serviço Militar apenas no ano seguinte, ficando em débito com o Serviço Militar até a sua regulari-zação.

As atividades foram desenvolvidas nas escolas do município.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO N.002/2013Campos Novos-SC, em 14 de junho de 2013.

A ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PLANALTO SUL DE SANTA CATARINA-AMPLASC, neste ato representada pela Secretária Executiva Senhora Rosane Infeld, com fulcro na Lei Federal n.12.305/10, convida a todos os cidadãos para participar da audiência pública de aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos , no dia 26 de junho de 2013, às 16:20 horas, junto ao auditório da Casa da Cultura, sito o centro da cidade de Campos Novos-SC, tendo como pauta a seguinte matéria: a) apresentação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos dos Municípios integrantes da Amplasc; e b)outros assuntos inerentes ao tema.

Atenciosamente.

ROSANE INFELD - SECRETÁRIA EXECUTIVA DA AMPLASC

Igreja Batista desenvolveu “Projeto 70” em Campos Novos

Evento ocorreu na semana passada

Campos Novos recebeu na úl-tima semana um grupo de 150 voluntários da Igreja Batista de-senvolvendo o “Projeto 70”. Este é um trabalho de implantação e re-vitalização de Igrejas Batistas que foi iniciado em 2001. Hoje, o P-70 sustenta 16 frentes missionárias no Brasil. Entre os voluntários que estiveram em Campos Novos 33 são americanos, um inglês, um de Por-tugal, além de pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, todos profissionais que dedicam um tempo ao trabalho missionário.

O pastor Rosemar Verardo Ro-berto é de Videira e atualmente responde interinamente pela Igreja em Campos Novos. Ele explicou que o trabalho desenvolvido no proje-to é baseado em valores Bíblicos. As atividades foram desenvolvidas nas escolas do ensino fundamental e ensino médio. No ensino funda-

mental foram desenvolvidas ativi-dades esportivas. No ensino médio o trabalho foi através de palestras com um debate com perguntas e respostas sobre sexualidade, para tirar duvidas dos adolescentes. Ain-da teve um grupo chamado de Mé-dico Social que trabalhou na Praça Lauro Müller aferindo a pressão e verificando taxas de glicose e coles-terol das pessoas, além de pregar a Palavra de Deus.

O Pastor Rosemar comentou que em breve deverá ter um Pas-tor para trabalhar exclusivamente com os seguidores em Campos No-vos. Ele destaca que o município é escolhido para desenvolver o pro-jeto por entenderem que “Campos Novos tem grande carência de um trabalho que eleve a espiritualidade das pessoas, para mostrar um Cris-to vivo, atuante e que transforme a vida das pessoas”, afirmou

Page 18: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 201318 G E R A L

A secretaria de Indústria, Comércio e Turismo juntamente com o Conselho de Desenvolvimento, CDL, Acircan e Sin-dicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, realizaram reunião na última se-gunda-feira (17). A pauta da reunião foi esclarecer dúvidas entre os participantes e alinhar um rumo para que o Parque de Exposição Leonidas Rupp volte ser pal-co de eventos na área da pecuária, que já foram tradicionais em Campos Novos. Representando o Sindicato dos Produ-tores Rurais participaram o presidente Fernando Rosar e o Conselheiro Fiscal Luiz Antonio Balardim, que explicaram a atual situação do órgão. Os representan-tes do Sindicato Rural ouviram todos os apontamentos.

O conselheiro do Sindicato Luiz An-tonio Balardim destacou que existe a preocupação em estabelecer parcerias para que os eventos agropecuários, entre outros, sejam retomados. Fernando Ro-sar recordou que o último evento realiza-do em parceria com a Federação da Agri-cultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi realizado em 2010.

Sobre os comentários de não haver mais a Expocampos, Fernando Rosar informou que era feita em parceria com o município e as instituições Acircan e CDL, porém, o evento que já foi referên-cia para outros municípios não ocorreu mais, porque foi findada a parceria. Ele destacou que chegou a manter contato com o prefeito da gestão anterior para tentar uma negociação e voltar realizar eventos, mas não teve retorno. Ele co-menta que infelizmente desacordos po-líticos podem ter sido o estopim que de-

sencadeou a atual situação. “Estou aqui para dar um passo inicial para uma nova etapa de parcerias, pois nós nunca fecha-mos as portas para ninguém”, afirmou Fernando Rosar. O presidente do Sindica-to relata que desde a construção do par-que grandes eventos foram realizados no local, duas vezes por ano, a exemplo de diversos municípios vizinhos.

O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Marcio Azevedo conduziu a reunião, abrindo espaços para o debate entre os participantes que explanaram suas preocupações referentes ao futuro do Parque de exposições. O secretário

Parque de Exposições Leônidas Rupp é assunto de reunião

O encontro teve a participação dos membros do Conselho de Desenvolvimento, representantes do Sindicato Rural e da Prefeitura

Márcio Azevedo apresentou uma pro-posta de o Sindicato passar a gestão do Parque para a Administração Municipal. Fernando Rosar explicou que a proposta será levada para a análise de sua direto-ria em reunião que ainda será confirma-da nos próximos dias. O primeiro passo para uma retomada de parcerias foi esta-belecido.

O Parque de Exposições está pas-sando por reformas. Segundo seus repre-sentantes, as melhorias das mangueiras devem ser concluídas nos próximos dias, deixando o local apto para receber realizar novos eventos de pecuária. Está agendada a Feira da Primavera para o mês de setem-bro e um Leilão de reprodutores para ven-da de touros de alto padrão genético.

Page 19: Issuu final 2183

19Quinta-feira, 20 de junho de 2013 A G R O N E G ó C I O

As condições climáticas adversas que foram registradas no período de plantio em 2012 apresentaram reflexos na colheita este ano. Mesmo com esses fatores que influencia-ram no resultado final, a safra é considerada boa, conforme informou o Engenheiro Agrô-nomo da Coocam, Cristiano do Nascimento.

No caso da soja que é o carro chefe de Campos Novos foram plantados 49 mil hecta-res. A expectativa do produtor era de colher em média 50 a 55 sacas por hectare, no en-tanto, o resultado da colheita foi de 45 sacas por hectare representando uma queda de 20% diante do esperado.

O milho também apresentou uma queda, pois foram colhidos 120 sacas por hectare enquanto que em condições favoráveis de cli-ma o produtor pode colher até 200 sacas por hectare. O feijão é a cultura mais sensível, que sofre com a falta de água no verão e registrou colheita de até 30 sacas por hectare, porém, houve propriedades em que foram colhidos apenas 10 sacas por hectare.

Cristiano do Nascimento destaca que o Departamento Técnico da Coocam procura sempre orientar o agricultor da melhor for-ma possível para que seja tentar minimizar as perdas. Cabe ressaltar que é essencial adotar as novas tecnologias para obter bons resulta-dos, pois, cada um tem que fazer a sua parte e esperar que as condições climáticas sejam favoráveis. Na média geral a safra atual regis-trou um incremento em relação à safra do ano passado, porém, ainda ficou abaixo da média histórica do município.

A partir de agora as atenções se voltam para o plantio do trigo, o produtor comercia-liza o grão nos meses de novembro e dezem-bro. Cristiano do Nascimento informa que está ocorrendo uma redução da área planta-da nos últimos anos. Há quatro anos o muni-cípio já teve mais de 17 mil hectares de área plantada, enquanto que hoje chega a apenas 7 mil e 500 hectares, representando um re-

cuo de 60%. Para este ano a previsão é um incremento de 20% de área planta-da chegando a 9 mil hectares.

O preço é con-siderado bom e o trigo é um impor-tante fator de giro econômico para o produtor rural no fi-nal do ano, que for-talece a economia do município. Outra cultura de inverno bem sucedida na área de abrangência da Coocam é a Cano-la. O projeto piloto começou em 2012 na com o plantio de 100 hectares e nes-te ano subiu para 600 hectares de cultivo. A Canola foi plantada em maio e a previsão de colheita é mês de outubro. “Ela é uma cultura que recicla muitos nutrientes e aparece como mais uma oportunidade do produtor fazer uma rotação de cultura em sua propriedade”, concluiu Cristiano do Nascimento.

Safra de verão teve incrementoApesar das condições climáticas adversas colheita apresentou bons nas lavouras de Campos Novos

Apesar de ser considerada uma safra

boa, a soja, considerada carro chefe da produção camponovense registrou

uma queda de 20% no resultado esperado.

Page 20: Issuu final 2183

Quinta-feira, 20 de junho de 201320