Edicao 07112014 issuu

24
A Festa da Primavera 2014 que será realizada de quinta- -feira, 13, a domingo, 16 de novembro, no espaço viário Sexta-feira, 7 de novembro de 2014 Mário Covas, promete grandes atrações com shows diversos, praça de alimentação, parque de diversões, entre outros. Jeito Moleque, Rick e Renner e Mocidade Alegre são algumas das atrações da Festa da Primavera Prefeitura intensifica ações de combate à dengue De 1º a 7 de novembro a Prefeitura de Mairiporã, por intermédio da Secretaria da Saúde, realiza a Semana Municipal de Combate à Dengue com atividades de prevenção e orientação. Contribuintes têm até o dia 28 de novembro para regularizar débitos em atraso Até o dia 28 de novembro, contribuintes que estão em dé- bito com a prefeitura poderão parcelar suas dívidas através do Programa de Recuperação Fiscal – Refis. CULTURA Acontece nesse final de semana, o 12ª Festival Internacional de Cinema Infantil no Shopping Eldorado Prefeitura inicia vacinação contra poliomielite e sarampo Campanha de vacinação começa amanhã, 8. Procure a unidade de saúde mais próxima, não esqueça de levar a carteirinha de vaci- nação. Pagina 11

description

festa da primavera; cultura; combate a dengue; vacinação; refis

Transcript of Edicao 07112014 issuu

Page 1: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 2014

A Festa da Primavera 2014 que será realizada de quinta--feira, 13, a domingo, 16 de novembro, no espaço viário

Sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mário Covas, promete grandes atrações com shows diversos, praça de alimentação, parque de diversões, entre outros.

Jeito Moleque, Rick e Renner e Mocidade Alegre são algumas das atrações da Festa da Primavera

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

De 1º a 7 de novembro a

Prefeitura de Mairiporã, por

intermédio da Secretaria da

Saúde, realiza a Semana

Municipal de Combate à

Dengue com atividades de

prevenção e orientação.

Contribuintes têm até o dia 28 de novembro para regularizar débitos em atraso

Até o dia 28 de novembro, contribuintes que estão em dé-

bito com a prefeitura poderão parcelar suas dívidas através

do Programa de Recuperação Fiscal – Refis.

CULTURAAcontece nesse final de semana, o 12ª Festival Internacional de Cinema Infantil no Shopping Eldorado

Prefeitura inicia vacinação contra poliomielite e sarampo

Campanha de vacinação começa amanhã, 8. Procure a unidade de saúde mais

próxima, não esqueça de levar a carteirinha de vaci-nação.

Pagina 11

Page 2: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 20142

Folha Opinião Comunicação, Eventos e Jornalismo Ltda - cnpj: 11.603.231/0001-06

Rua Olavo Bilac, 347, Vila Nova, Mairiporã – CEP: 07600-000

Redação e publicidade:

4419-4378 / 4275-0504 / 9-9529-2619 / [email protected] / [email protected]

Reportagem: Tatiara Guariente e Gabriela Bacelar web: Hygor Uyeno Editoração eletrônica: Camila Oliveira

Colaboradores: Éssio Minozzi Júnior, Lucas Goulart, Marisa Motta Cardone e Tarcílio de Souza Barrros.Editor: Maurício Araújo

Luciano Martins Costa, do Observa-

tório da Imprensa

CITAÇÃO DA SEMANA“O homem superior atribui a culpa a si próprio, o homem comum aos outros.”Confúcio, foi pensador e filósofo chinês.

A rede estadual paulista, no próximo ano letivo, vai levar um modelo de ensino integral inédito para atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Gratificação de 75% aos professores, 40% de novas vagas docentes, 5 mil alunos atendidos. Número dessa conta! Escola de período integral com alunos e professo-res o tempo todo vivenciando o processo ensino aprendizagem do conhecimento.

Além das aulas que fa-zem parte da base nacional comum, serão introduzidas disciplinas como Linguagens Artísticas, Práticas Laborato-riais, Cultura do Movimento e Língua Estrangeira Moderna (inglês) nos anos iniciais do ensino fundamental. A jornada diária dos alunos será de oito horas e meia e os professo-res cumprirão o regime de dedicação exclusiva e terão direito à gratificação de até 75%. A previsão é que o nú-mero de educadores em cada unidade aumente 40% em relação a uma escola regular. Quanto aos alunos projeta-se o atendimento de 5 mil já no próximo ano.

Para atender a faixa etária entre 6 e 11 anos, os espaços físicos das escolas também

Ensino Integral, fazendo a conta

serão remodelados. O objetivo é que refeitório, brinquedote-ca e parque sejam também ambientes de conhecimento. Outro ponto de destaque é a participação efetiva dos pais nas decisões da escola em encontros semanais.

A nova proposta pedagógi-ca, elaborada pela Coordena-doria da Gestão da Educação Básica (CGEB) do governo do estado de São Paulo, tem como principal meta o apren-dizado focado no estímulo e controle emocional.

Essa iniciativa se propõe le-var os alunos da rede estadual a aprender a ler e escrever adequadamente, dominar as operações matemáticas até o 3º ano e com os conhecimen-tos básicos compatível com a idade no final do 5º ano. Com isso a escola cumpre com sua missão essencial de possibilitar que o aluno tenha domínio dos próprios instru-mentos do conhecimento a fim de compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, a ser autônomo na capacidade de discernir, a ter sentido crítico e curiosidade intelectual.

LEGISLATIVO

ESSIO MINOZZI

Essio Minozzi Junior, professor,

vereador e presidente da Câmara

Municipal de Mairiporã

A semana que se encerra marcou uma mudança interes-sante na agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predo-mínio do tema corrupção, houve uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra--se o noticiário sobre economia.

O leitor e a leitora educados na arte de interpretar o discur-so jornalístico se dão conta de que a mídia tradicional parece se dividir em dois blocos. Num deles, mais ruidoso e favorecido na composição das primeiras páginas, pontificam os pitbulls, a versão contemporânea dos “marronzinhos”, marionetes manipuladas pelo núcleo de opinião dos jornais para vo-calizar a mensagem do dono. Para quem não se lembra ou não sabia, Marronzinho era o codinome de um jornalista de Osasco, na região metropolita-na de São Paulo, financiado por candidatos conservadores para atacar oponentes nas campa-nhas eleitorais nos anos 1980. Os colunistas destemperados de hoje são os herdeiros desse jornalismo panfletário.

No outro bloco aparecem jornalistas especializados, eco-nomistas e outros profissionais que se dedicam a destrinchar a realidade nacional sob o ponto de vista de suas peculiaridades. De modo geral, o que distingue

os dois grupos é o fato de que os pitbulls falam de tudo, com uma linguagem desabri-da, quase sempre ofensiva e grosseira, enquanto os inte-grantes do grupo dos especia-listas tratam exclusivamente de seu ramo profissional.

A tentativa de emplacar a tese de que o próximo man-dato da presidente Dilma Rousseff teria aspectos do conflituoso estilo venezuelano de governar foi levada até a entrevista coletiva concedida por ela e publicada pelos diá-rios de papel nas edições de sexta-feira (7/11).

Na resposta a uma pergun-ta provocativa sobre o mote que a imprensa tentou em-placar nos debates políticos, a presidente ridicularizou a ideia de um “bolivarianismo brasileiro” e elogiou um texto do correspondente da Fo-lha de S.Paulo em Caracas, Samy Adghirni (ver aqui), um repórter jovem com vasta ex-periência em conflitos como a Primavera Árabe e crises humanitárias.

Um crise estranhaO correspondente da Fo-

lha personifica, como alguns poucos, o tipo de jornalista

Jornalistas e ‘marronzinhos’ na imprensa que ainda pode reverter o processo de deterioração da imprensa no Brasil. No lado oposto, o campo dos arrua-ceiros da mídia, também se encontram profissionais de todo tipo, inclusive econo-mistas, sociólogos, supostos filósofos e até um astrólogo. Algumas demissões ocorridas na Folha de S. Paulo nesta semana parecem abater uma parte desse contingente, o que pode significar muito ou nada, se imaginarmos que o diário paulista está preocupado em melhorar sua credibilidade e não apenas cortar custos.

A leitura crítica de qualquer um dos jornais de circulação nacional, na sexta-feira (7), pode induzir o cidadão ou a cidadã a concluir que a im-prensa está sob um surto de esquizofrenia: de um lado, colunistas que repetem o discurso do catastrofismo; de outro, articulistas que demonstram não haver des-controle ou uma crise grave na economia brasileira. Entre um e outro grupo, algumas reportagens ajudam a refletir sobre onde estaria a verdade objetiva..[...]*

*continuação site www.observató-

riodaimprensa.com.br

Page 3: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 20143

Caminhada marca término do Outubro Rosa e início do Novembro Azul

O último sábado, 1º de no-vembro, foi marcado pelo encer-ramento da Campanha Outubro Rosa - campanha de conscien-tização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importân-cia da prevenção do câncer de mama – e início da Campanha Novembro Azul – voltada à cons-cientização dos homens sobre a prevenção contra o câncer de próstata.

Antes da caminhada foi ofe-recido um café da manhã pelo Lions Club e em seguida exer-cícios de alongamento de Tai

Chi Chuan ministrados pelo professor Márcio Mitsumori, do Grupo de Caminhada Monito-rada da Cidade de Mairiporã. Em seguida, a Banda Muni-cipal Tia Emília percorreu o trajeto à frente dos participan-tes da caminhada até o ponto de dispersão, recebendo os aplausos da população nas ruas.

“As campanhas são de fundamental importância para alertar homens e mulheres sobre a doença e de como descobri-la e combatê-la a tempo, sem preconceitos”,

alertou o prefeito Dr. Márcio Pampuri.

Marcaram presença no evento o presidente do Lions Clube de Mairiporã, Flávio Morata Gonçalves; os vere-adores Valdeci do América, Aladim e professor Edio; e os secretários Dayvid Alves (Es-portes), Antônio Carlos Nery Pinho (Meio Ambiente), Ticiane D’Aloia (Obras), Juan Oscar Ouchana (Cultura) e Dra. Re-gina Pantano (Administração), além da primeira dama, Dra. Cristina Sylos, que deu início à caminhada.

Page 4: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 20144 CULTURA

Concerto Musical revela talentos da cidade“A volta ao mundo através

da música” foi o tema da

apresentação dos alunos da

professora de música Ludmila

Martins, no Auditório Fábio

Taneno, do Centro Educacio-

nal, no último domingo, dia 2

de novembro.

Na ocasião, dançarinos

puderam exibir a sua arte,

acompanhando a execução

de músicas do mundo inteiro

executadas pelos alunos ao

piano, órgão e violoncelo.

O concerto, que revelou al-

guns talentos da cidade, inclusi-

ve o presidente da OAB Mairipo-

rã, Miguel Nagib Moussa, con-

tou com o apoio da prefeitura e

reuniu cerca de 300 pessoas,

que ocuparam os lugares do au-

ditório, entre as quais o prefeito

Dr. Márcio Pampuri e família e

os secretários Juan Oscar Ou-

chana (Cultura) e Maria Leonor

Lopes Thomatieli (Educação), o

delegado Marco Antônio Dario,

entre outros.

Orquestra sinfônica do SENAI promoveu espetáculo no Centro Educacional

O Auditório Fábio Taneno, no Centro Educacional, foi novamente palco de mais uma grande atração musical, no sábado, 1º de novembro. Desta vez foi a Orquestra Fi-larmônica do SENAI, composta por alunos e ex-alunos dos diversos cursos das escolas da entidade.

“A música existe desde a Grécia Antiga (cerca de 2.500 anos) e a ideia é desmistificar a pseudo pomposidade de uma orquestra, bem como os estilos de música executados”, ensinou o maestro Thomaz Ferreira Martins, confessando ser a primeira vez que sobe a Serra: “é a nossa primeira visita a Mairiporã e estamos à dispo-sição para voltar quando quise-rem. Vamos navegar em vários mares musicais, várias épocas, períodos históricos e estilos”,

revelou dando início ao concerto que atraiu diversas pessoas na plateia, entre as quais o prefeito Dr. Márcio Pampuri e família, os secretários Cleriston Pereira do

Valle (Relações Institucionais), Dra. Regina Pantano (Adminis-tração), Juan Oscar Ouchana (Cultura) e Maria Leonor Lopes Thomatieli (Educação); o ouvi-

dor do município Edson Ueda e família, a assessora Betina Hausner , entre outros.

“Sempre que possível, vamos trazer oportunidades de cultura e

lazer gratuitas para os mairipo-ranenses. São espetáculos de qualidade que valem à pena ser conferidos”, disse o chefe do Executivo.

Page 5: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 2014

5

Nova creche de Terra Preta será inaugurada até o final do ano

A obra da construção da creche do bairro Jardim Pereira, em Terra Preta, está em fase de acabamento e deverá ser inaugurada até o final do ano.

A unidade escolar terá ca-pacidade para atender entre 120 crianças de 0 a 3 anos. Os alunos da unidade, que perma-necerão no prédio em período integral, terão direito a cinco refeições diárias, além de con-tarem com todo acompanha-mento pedagógico necessário.

De acordo com o projeto a unidade será ampla e arejada e contará com sala de atividades, espaço para alimentação/ ama-mentação, berçário, brinque-doteca, fraldário e playground, entre outros.

Investimentos - Outras importantes ações para melho-rar ainda mais a qualidade da educação no município estão sendo realizadas pelo prefeito Dr. Márcio Pampuri. Entre elas estão: a implantação do Pro-grama Educacional de Escola Integral Mais Educação nas escolas Eliza Negri da Silva, João Puga Dias e Hipólito Ferrari. O programa amplia a jornada escolar para o período de 7 horas diárias com ativida-des complementares de Arte, Esporte, Educação Ambiental e acompanhamento pedagógico. Mais 21 unidades escolares foram incluídas no Programa de Educação Integral para o ano letivo de 2015.

Page 6: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 20146

Casa nova de alto padrão em

condomínio fechado com

documentação OK.

Terreno com 1.500 m2, casa com 4 dor-

mitórios, sendo 4 suítes, sala de estar

com lareira, jantar, escritório.

Belíssimo jardim.

Área de lazer completa.

Aceita permuta de menor valor

em São Paulo.

Aceita financiamento bancário.

Valor: Consulte Renove Imóveis

Page 7: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 20147

Final de Torneio Estudantil reúne centenas de alunos Na quarta-feira, 5, foi realiza-

da, no Ginásio Municipal, a final

e a entrega de medalhas aos

atletas que participaram do Tor-

neio Estudantil de Mairiporã, nas

modalidades de futsal, voleibol,

basquete, handebol, atletismo

e xadrez. A grande campeã do

torneio foi a equipe do colégio

Teresa de Calcutá.

Na modalidade basquete

masculino a escola Ozilde Albu-

querque Passarella ficou com o

1º lugar e no feminino o colégio

Teresa de Calcutá. No voleibol

masculino a equipe campeã foi

a escola Teresa de Calcutá e no

feminino a escola Hermelina de

Albuquerque Passarella.

No futsal masculino e femini-

no a grande campeã foi a escola

Nide Zaim Cardoso. O xadrez

masculino teve como campeã a

escola Carlos Augusto de Pádua

Fleury e no feminino o colégio

VIP. No handebol masculino o 1º

lugar ficou com o colégio Teresa

de Calcutá e no feminino com o

colégio Instituto Mairiporã

O Torneio que reuniu diaria-

mente, no ginásio, cerca de 350

estudantes, torcedores e atletas,

contou com a participação de

11 escolas das redes estadual

e privada de ensino.

O prefeito Dr. Márcio Pam-

puri elogiou a organização do

evento e a participação maciça

dos alunos da cidade. O torneio

foi realizado pela Prefeitura de

Mairiporã, por intermédio da

Secretaria de Assuntos Despor-

tivos entre os dias 27 de outubro

e 5 de novembro.

Page 8: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 20148

Com o objetivo de estimu-

lar a criatividade da popula-

ção e deixar a cidade mais

bonita para as festividades

natalinas a Prefeitura de

Mairiporã, através das Secre-

tarias de Assuntos Culturais e

Relações Institucionais, em

parceria com a ACE – Asso-

ciação Comercial e Empre-

sarial de Mairiporã realizarão

o concurso Natal Iluminado.

O objetivo do concurso é

premiar as decorações de

residências e prédios em-

presariais/comerciais que

Prefeitura vai premiar melhor decoração natalina mais refletirem o espírito na-

talino. A decoração deve ser

marcada pela originalidade,

harmonia, iluminação, beleza,

criatividade, entre outros.

O regulamento do concur-

so será divulgado no site da

Prefeitura de Mairiporã http://

www.mairipora.sp.gov.br/ e

no jornal Imprensa Oficial do

Município.

As inscrições deverão ser

realizadas no site da pre-

feitura, entre os dias 20 de

novembro e 9 de dezembro.

Participe!

Contribuintes têm até o dia 28 de novembro para regularizar débitos em atraso

Até o dia 28 de novem-bro, contribuintes que estão em débito com a prefeitura poderão parcelar suas dívi-das através do Programa de Recuperação Fiscal – Refis.

Tributos municipais como Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - Issqn, e taxas que tenham sido geradas até 31 de dezembro de 2013, inscritos ou não em Dívida Ativa, parceladas ou não, poderão ser contemplados pelo Programa.

O parcelamento poderá ser feito em até 48 meses. No caso de pagamento a vis-

ta o desconto chega a 100% dos juros e multas morató-rias. Já nos pagamentos até 24 meses o desconto será de 90%, até 36 meses 70% e nos pagamentos parcelados até 48 meses, o desconto nos juros e multa será de 50%.

O prazo para obter os descontos vai até o dia 28 de novembro de 2014, median-te requerimento dirigido ao setor competente da Admi-nistração e pagamento da primeira parcela. O valor da parcela não poderá ser infe-rior ao adotado no IPTU do exercício em que for requeri-do o parcelamento.

Page 9: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 20149

Prefeitura realiza obras de pavimentação no Jardim Pereira

Dando continuidade ao pacote de 26 ruas a serem asfaltadas pelo prefeito Dr. Márcio Pampuri, nas últi-mas semanas, o trabalho está sendo realizado na rua Maurilio de Souza de Oliveira, no Jardim Pereira.

Além dessa rua, as obras também acontecem nas ruas Faustino Gomes Pe-droso, no Sítio dos Pedro-sos e José Miranda Filho, no São José. Outras duas ruas deverão ser iniciadas

na sequência, são elas: Clarice Pereira de Andrade, no Jardim Pereira e o trecho da rua Maria Eugênia.

Das 26 ruas anunciadas para receberem asfalto, 21 já foram concluídas, entre elas: Reinaldo Sanchez, no bairro São José; Estrada Jardim da Serra, Hakuji Yokomizo e Yoriko Yokomi-zo, no Jardim Nippon; Au-gusto Carvalho dos Anjos, no jardim Lúcia I; Antônio Rodrigues da Silva, na Vila

Machado; Alvares de Aze-vedo, no Jardim Oliveira; Júlio Ribeiro, Raul Pompéia, Mário de Andrade e Montei-ro Lobato, no Jardim Lúcia; Caimã e Itaporã e o reca-peamento do trecho da rua Kênia, no Parque Cabreúva; trechos da rua Nelson Fran-cisco de Almeida, no bairro Jardim Gibeon; Jesuíno F da Silva, no Jardim Samam-baia 1; Avenida das Rosas, no bairro Mil Flores; Estrada do Saboó; Caminho Quatro,

no Jardim Flor de Bragança; Rua Quatro (Manuel Ban-deira), no Jardim Gibeon;

Estrada dos Moraes no loteamento Jardim da Serra e trecho no Parque Suiço.

Page 10: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 201410

HORÓSCOPO

ÁRIES - 21.mar a 20.abrUm dia favorável para lidar com questões ma-teriais. As parcerias e acordos são testados quanto a fazer frente à realidade. Nem tudo o que se deseja pode se tornar realidade.

TOURO - 21.abr a 20.maiNem sempre o que a gente gosta, ou con-sidera de mais valor, você pode colocar em primeiro lugar. Há situações importantes a serem resolvidas em sua vida.

GÊMEOS - 21.mai a 20.junMomento de recolhimento, como que tomando impulso para firmar algo novo em sua vida. Procure reconhecer seus talentos e qualida-des, fortalecendo assim a auto-estima.

CÂNCER - 21.jun a 21.julPossíveis conflitos internos podem prejudicar as relações sociais. As amizades são fonte de frustração ou engano. Mas tudo isto tende a ocorrer de maneira branda e sutil.

LEÃO - 22.jul a 22.agoAs rotinas no trabalho irão criar impedimentos para suas demais experiências, em particular para aquilo que você deseja e quer para si mesmo ou para a vida familiar.

VIRGEM - 23.ago a 22.setÉ tempo de agir com paciência e firmeza nas questões familiares. Procure afirmar seus valores, mas sem com isso constranger as pessoas à sua volta.

LIBRA - 23.set a 22.outTem coisas que talvez você não queira jogar fora nem se desfazer delas. Mas é tempo de renovação, em especial quanto à vida material e seus compromissos.

ESCORPIÃO - 23.out a 21.novVocê tende a reagir impulsiva e emotivamente com as pessoas, atrapalhando assim a melhor comunicação. Cuide objetivamente do que você quer para você e suas relações.

SAGITÁRIO - 22.nov a 21.dezVocê atravessa um dia difícil, devido a crises no trabalho ou nas relações que envolvam compromissos. Tenha paciência diante das situações mais lentas e morosas.

CAPRICÓRNIO - 22.dez a 20.janÉ preciso conservar a motivação positiva e o sentido de generosidade. Entre indeciso e insatisfeito, você pode deixar de ter boa von-tade no trabalho e com as pessoas queridas. AQUÁRIO - 21.jan a 19.fevVocê tende a ser exigido pelo trabalho do que por outros assuntos. No entanto, é com estes outros que você se envolve, especialmente os familiares e a pessoa amada.

PEIXES - 20.fev a 20.marAs atividades de rotina devem ser bem cuida-das por você. Talvez você preferisse viver as grandes ideias e empreitadas, mas então as coloque em sua rotina e coordene as ações.

Momento para mesclar habilidade e comunicação com um comando firme e sério no trato dos diversos assuntos. Indica também mais profundidade quanto aos sentimentos e uma ca-

pacidade de expressarmos aquilo que sentimos, mesmo quando as condições para isso não são as mais fáceis. É bom concentrar-se sobre as questões fundamentais, pois os esforços podem alcançar bom êxito

CRUZADAS

VARIEDADES

Page 11: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 201411

Escultor mineiro é considerado um dos grandes nomes da arte neoconcreta

Artes visuais

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS

O escultor mineiro Amílcar

de Castro (1920-2002), está

sendo descoberto pelo públi-

co, obras preservadas em seu

ateliê há vários anos, somente

agora vão ser exibidas. Rodri-

go de Castro, filho do artista é

também pintor, na qualidade

de curador selecionou 25 pe-

ças para exposição na Galeria

Marília Razuk.

Um dos mais criativos

artista, Amílcar de Castro está

sendo homenageado com uma

exposição na Galeria Lemos

de Sá, em Nova Lima (MG),

também com curadoria de

Rodrigo de Castro. Nas mos-

tras observamos pinturas em

acrílico. Umas se encontram

agrupadas no solo, outras pen-

dentes do teto com 12 metros

de comprimento, produzidas 12

anos antes da morte do artista.

Nas duas exposições se encon-

tram esculturas em ferro. Em

geral estas esculturas foram

produzidas nos anos 1980, são

feitas com chapas espessas de

ferro, que facilitam variações de

composição.

O Museu de Arte Moderna

do Rio de Janeiro (MAM/RJ)

abre no dia 25 de novembro

uma retrospectiva do artista

om curadoria de Paulo Sérgio

Duarte que vai exibir 50 obras

de grande formato, de vários

períodos.

A arte concreta surgiu no

Brasil em 1960, sendo nesta

época que Amílcar de Castro

começou à experimentar no-

vas criações, então no acrílico,

para mais tarde (1980) esculpir

em corte de aço, em formas

bidimensionais, que aprendeu

com Guignard, escultor francês.

Suas esculturas se reduzem ao

essencial, para atingirem uma

clareza formal. Produziu ainda

obras tridimensionais à partir

do plano cortado, dobrado, e

interagindo com o espaço.

Amílcar pesquisou os pin-

tores modernos como Monet,

Matisse e Volpi com espaços

para luz que se infiltram nas

espessas chapas de ferro.

Marília Razuk, “marchand”,

declarou à reportagem que

em 2013 fez uma exposição

das obras do artista em Nova

York com amplo sucesso, e os

museus estão interessados em

expor as esculturas do artista

mineiro.Tarcílio de Souza Barros é crítico

de arte e analista de temas culturais

Serviço:Amílcar de CastroGaleria Marília RazukOnde? - Rua Jero-nimo da Veiga, 131, Itaim-Bibi - SPContato: 3079-0853Grátis.Até 30/1

Page 12: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 201412

Campanha antirrábica 2014A Prefeitura de Mairiporã

promoverá a Campanha de

Vacinação Antirrábica 2014.

Serão disponibilizados mais

de 90 postos de vacinação

fixos distribuídos pela cidade,

além de equipe volante que

percorrerá cerca de 50 bairros,

para atender 20.000 animais

entre cães e gatos.

A vacinação antirrábica é

gratuita e destinada a cães e

gatos a partir de três meses

de idade.

A Campanha será realizada

nos dias 9, 16, 23, 29, 30 de

novembro, 6 e 7 de dezembro,

das 9hs as 16h30hs. Durante

a semana, de segunda a sex-

ta, das 8hs às 12hs, haverá

vacinação no Posto Fixo de

Vacina, localizado na Rua

Alzira Ferreira Campos, 480,

Jd. Fernão Dias.

C O M U N I C A D O

Comunicamos aos moradores e comerciantes de

Mairiporã que devido à realização de eventos no

Espaço Viário Mário Covas, nos dias 9 e 16 de

novembro de 2014, a Feira Livre de Domingo será

realizada na Rua Alzira Ferreira Campos – Jardim

Fernão Dias, que estará fechada para este fim.

Mairiporã, 5 de novembro de 2014

Departamento de Receitas Mobiliárias

Divisão de Fiscalização de Tributos

Page 13: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 201413

Page 14: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 201414 CULTURA

Festival Internacional de Cinema Infantil no Cinemark EldoradoAcontece nesse f inal de

semana o Festival Interna-

cional de Cinema Infantil

(FICI), que leva filmes para

as salas de cinema da Rede

Cinemark. O grande diferen-

cial desta vez é que terá ses-

são com dublagem ao vivo,

nas cidades de Natal e São

Paulo, esses filmes terão a

presença dos dubladores na

sala de cinema. E antes da

sessão uma brincadeira para

o público adivinhar quais

personagens famosos eles

dublam.

Programação de alguns fil-

mes que ira passar no fes-

tival.

• Wickie e o Tesouro dos

Deuses– Classificação: aci-

ma de 8 anos

– 8/11 – 14h30

• Otto, o Rinoceronte – Clas-

sificação: acima de 6 anos

– 8/11 – 16h30

• A História do Alce Natali-

no– Classificação: acima de

8 anos

- 8/11 – 18h30

• Aprender é Divertido– Clas-

sificação: acima de 8 anos

– 15/11 – 11h30

• Loulou e o Incrível Segre-

do– Classificação: acima de

8 anos

– 15/11 – 17h30

• O Galo Corococó– Classifi-

cação: acima de 6 anos

– 15/11 – 15h30

• Tom, o Farsante– Classifi-

cação: acima de 10 anos

– 15/11 – 13h30

Saiba mais: www.festivalde-

cinemainfantil.com.br

Onde: Shopping Eldorado Av. Re-bouças, 3970 -Bairro Pinheiros, São Paulo – SPQuando: de 7 a 16 de novembroQuanto: R$ 8,00

Imagem do filme “ A história do Alce Natalino

Page 15: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro 2014

15 GASTRONOMIA

Bife a RolêIngredientes:

1 kg de bife coxão mole

2 cenouras em tiras

1 batata em tiras

100 g de lombo defumado

em tiras

2 dente de alho

1 cebola picada

2 tomate picados

Sal, colorau e pimenta-do-

-reino a gosto

Gelatina Coloridabalagens. Corte em qua-

dradinhos e reserve. Bata

no liquidificador, o leite con-

densado, o creme de leite

e a gelatina sabor morango

dissolvida em 1 copo de

água fria e 1 copo de água

quente, por aproximada-

mente 5 minutos. Misturar

este creme na gelatina co-

lorida. Mexer e levar para

gelar novamente

Modo de preparo

Para enrolar os bifes, es-

tique-os em uma tábua,

coloque um pedaço de

lombo defumado, cenoura,

batata e pedacinhos de ce-

bola, enrole e prenda com

palitos de dente, coloque

um pouco de óleo em uma

panela de pressão adicione

o alho a cebola refogue um Creme de MilhoIngredientes:

1 lata de milho

1 xícara e 1/2 de chá de

leite

1 colher de sopa de man-

teiga

1 cebola média ralada

1 tablete de caldo de le-

gumes

1 lata de creme de leite

2 colheres de sopa de fari-

nha de trigo

Modo de preparo:

Bata o milho e o leite no

liquidificador e reserve,

em uma panela, aqueça a

manteiga, junte a cebola

e refogue um pouco, adi-

cione a farinha de trigo e

mexa rapidamente deixe

dourar.

Misture o milho batido

com o leite e o caldo mexa

até dissolvê-lo completa-

mente e cozinhe por cerca

de 10 minutos, até que o

creme engrosse um pouco

acrescente o creme de lei-

te, mexa e desligue.Sirva

pouco, coloque os toma-

tes, e em seguida coloque

os bifes enrolados, co-

loque um pouco de água

e adicione os temperos,

coloral, sal etc. Feche a pa-

nela de pressão e quando

começar a apitar abaixe o

fogo e conte 30 minutos,

depois é só se deliciar com

esse prato.

Ingredientes:

4 caixas de gelatina (aba-

caxi, uva, limão, amora)

sabores diferentes a gosto

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 gelatina sabor morango

Modo de preparo:

Prepare as 4 caixas de ge-

latina separadas de acordo

com as instruções das em-

Page 16: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 201416

Jeito Moleque, Rick e Renner e Mocidade Alegre são algumas das atrações da Festa da Primavera

A Festa da Primavera 2014

que será realizada de quinta-

-feira, 13, a domingo, 16 de

novembro, no espaço viário

Mário Covas, promete grandes

atrações com shows diversos,

praça de alimentação, parque

de diversões, entre outros.

Na quinta-feira, 13, aconte-

ce a partir das 19h, a apresen-

tação de grupos regionais, na

sexta-feira, 14, será realizada

a apresentação do grupo Jeito

Moleque. A escola de samba

Mocidade Alegre se apresenta

no sábado, 15, e a dupla serta-

neja Rick e Renner encerra as

festividades no domingo, 16.

Page 17: Edicao 07112014 issuu
Page 18: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 2014

18

Sarau comemora o centenário de Dorival Caymmi Com o tema “Jovem Es-

critor” foi realizado na quinta--feira, 30, pelo Colégio Objetivo um Sarau em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi, com o objetivo de estimular o desenvolvimento cultural, musical e literário dos alunos.

A programação do Sarau contou com apresentações

musicais dos alunos, poesia, entre outros, além da partici-pação do Bloco Vem Kum Nóis.

O prefeito Dr. Márcio Pam-puri, que prestigiou o evento acompanhado da secretária da Educação, Leonor Tho-matieli elogiou alunos e pro-fessores pela organização do evento.

Page 19: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 2014

19

Page 20: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 2014

20

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

De 1º a 7 de novembro a

Prefeitura de Mairiporã, por

intermédio da Secretaria da

Saúde, realiza a Semana Mu-

nicipal de Combate à Dengue

com atividades de prevenção e

orientação.

No sábado, 1º, foram intensi-

ficadas as ações com a instala-

ção de uma tenda da Vigilância

em Saúde, no terminal rodoviá-

rio, onde está sendo realizado

um trabalho de conscientização

e orientação, além da entrega de

panfletos educativos.

Para Luiz Bergamo, conheci-

do como Luiz do churrasquinho,

e morador do bairro jardim Ester

“o trabalho que está sendo rea-

lizado hoje é muito importante

para conscientizar as pessoas. A

maioria cobra ações do governo

e colocam a culpa no prefeito,

mas se esquecem de fazer a

sua parte. Todo mundo tem que

colaborar com essa campanha

de combate à dengue”, disse.

Nós últimos meses agen-

tes da Vigilância em Saúde e

integrantes das unidades de

Estratégia de Saúde da Famí-

lia têm realizado diariamente

visitas casa a casa e ações de

conscientização e orientação

sobre os cuidados que devem

ser tomados.

A prefeitura está também

em processo de contratação

de equipes especializadas no

combate à dengue que irão re-

forçar o trabalho que vem sendo

realizado.

Page 21: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 2014

21

ARTIGO

marisa MOTTA cardone

Uma pomba chamada “Esperança”

Marisa Motta Cardone, é

escritora e jornalista

Os pombos habitam os mais

estranhos lugares, nosso forro,

as cornijas e gárgulas dos ve-

lhos prédios, campanários e as

sacadas nas grandes cidades,

fazendo com que algumas

poucas pessoas as achem ate

inoportunas. Nada podemos

mudar, supostamente são

também filhos da natureza

pródiga e como tais por direito

gozam sua liberdade de povoar

espaços em revoadas.

O que seria de uma das mais

famosas praças do mundo

“Piazza San Marco” se por lá

não estivessem a enfeitar, en-

cantar os turistas fazendo parte

da história antiga do lugar.

Mágicos as usam escondidas

em suas cartolas para todos

fascinar em seus números cir-

censes; o que me faz lembrar

de papai quando era eu ainda

um bebé, e sorria batendo

palmas para o grande viveiro

(xodó da família) de pombos

que meu quintal habitavam à

época. Que saudades ! Quão

esperançosos éramos ! Os

escolhidos para representarem

pomposas cerimonias são os

brancos pombos como a neve

que são soltos representan-

do a “Paz Mundial”, também

perpetuados em afrescos nos

átrios de majestosas catedrais.

Qual seria a diferença entre

pombos brancos e outros ?

Nenhuma. Por que não usa-los

com a mesma dignidade sem

dizima-los ? São perguntas

sem respostas, já que não

iremos encontra-las tão cedo,

como tantas outras. Acho que

estou usando estes pequenos

seres como uma metáfora mas

... para um bom entendedor

poucas palavras bastam, ao

final iremos nos entender:

nosso proposito é o mesmo.

Nós cidadãos brasileiros de-

vemos unir nosso país, juntar

forças, juntar todos os pombos

que aqui habitam, brancos ou

não, dar-lhes o nome que tão

bem representam à todos:

“Esperança”, que transmite o

sentido único que nos habita

o coração tomando à todos

numa só voz. Que nossos

pombos sejam bem recebi-

dos, que transportem nossos

anseios, nossos medos e nos-

sos sonhos como um “Pombo

Correio”. Não deixar ninguém

nos enganar, como Lenin que

a Picasso encomendou a cria-

ção de um pombo branco que

supostamente enganaria seu

povo como um aceno de paz

e progresso.

Os desprovidos não podem

esquecer que um auxílio mo-

netário não será eterno e todos

teriam o direito de possuir os

meios para sua sobrevivên-

cia, com trabalho e dignidade,

direito a uma melhor escolari-

dade, moradia e saúde. Toda

ajuda é benvinda, mas não

engrandece ninguém, não nos

transforma em seres melhores.

Que nossas crianças possam

enfeitar as praças e parques

em segurança, que como

pombos possam alçar grandes

distancias sem que ninguém

lhes atinja com bombas, balas

incertas, e violências como o

estilingue que o pombo acerta

o coração. Que as mães deste

país possam dormir em paz,

certas de que logo ouvirão

o barulho de uma chave na

porta, anunciando que o filho à

casa retornou são e salvo: não

ficou abatido em nenhum beco.

Somos um dos povos mais

esperançosos deste planeta

terra, podemos ser violados

em nossos direitos, mas con-

tinuamos assumindo nossos

deveres e os cumprindo como

cidadãos de bem, carregando

conosco uma gigantesca dose

de sonhos e de “Esperanças”,

mesmo tendo um obscuro e

incerto futuro à frente. Con-

fiamos e munidos desta férrea

vontade de que tudo dê certo,

cada um à sua maneira, trouxe

para perto de si, uma pequena

pomba branca que outro nome

não poderia ter, só: “Espe-

rança”. Anulando qualquer

pessimismo nossa pomba não

morrerá, seguirá em frente,

carregando seu nome como

um troféu de vitória: a união

total de todos é imprescin-

dível para que a nação se

torne forte economicamente

e humana.

Seja benvinda “ESPERAN-

ÇA” .

Page 22: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 2014

22

Prefeitura inicia vacinação contra poliomielite e sarampoDe 8 a 28 de novembro

serão realizadas as campa-nhas de vacinação contra a poliomielite e sarampo em Mairiporã. Deverão ser va-cinadas contra a poliomielite crianças de 6 meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias, e contra sarampo crianças de 1 ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

As campanhas serão rea-lizadas nas UBS – Mairiporã (das 8h às 18h), Terra Preta, (das 8h às 16h) e ESFs - Fer-não Dias e Capoavinha I e II, das 8h às 17h.

MOBILIZAÇÃO NACIO-

NAL - Será realizada nos dia 8 e 22 de novembro, das 8h às 17h, a mobilização na-cional das campanhas nas UBSs - Mairiporã e Terra Preta e ESFs - Fernão Dias, Capoavinha, Pinheiral, Vila Machado, Cantareira, Sol Nascente, Pirucaia, Lajota, Rio Acima, Mato Dentro, es-cola municipal Edméia Ignez Chamma e unidade de saúde Santa Filomena.

A meta para 2014 é vacinar 4.840 crianças contra polio-melite, e desse total, 4285, também deverão receber a vacina contra o sarampo.

Prefeitura disponibiliza vacina tríplice acelular para gestantesA partir de agora, todas as

gestantes da cidade, entre a

27ª e a 36ª semana de gesta-

ção serão imunizadas contra

difteria, tétano e coqueluche

acelular - a dTpa. A nova va-

cina acelular passa a compor

o calendário de vacinação do

Sistema Único de Saúde.

Além das gestantes, os

profissionais de saúde (médi-

co anestesista, ginecologista,

obstetra, neonatologista, pe-

diatra, enfermeiro e técnico

de enfermagem) que atendam

recém-nascidos nas materni-

dades e berçários/UTIs neo-

natais, também deverão ser

imunizados.

O objetivo desta nova vaci-

na é proteger também contra a

coqueluche, a mulher e a crian-

ça, ainda durante a gestação

e a criança até os dois meses

de vida, quando irá iniciar a va-

cinação contra a coqueluche.

Segundo o prefeito, Dr.

Márcio Pampuri, a vacinação

contra coqueluche em gestan-

tes é de grande importância,

considerando que a doença

apresenta um índice alto de

mortalidade em crianças me-

nores de 2 meses, que ainda

não receberam a primeira

dose da vacina pentavalente,

que protege também contra a

coqueluche.

A ação é realizada pela Pre-

feitura de Mairiporã, através

da Secretaria de Saúde, nas

unidades de saúde UBS – Mai-

riporã (das 8h às 18h), Terra

Preta, (das 8h às 16h) e ESFs

- Fernão Dias e Capoavinha I

e II, das 8h às 17h.

Vice-prefeita prestigia lançamento da campanha de Natal da ACE

Na terça-feira, 4, a vice-

-prefeita, Dra. Débora Lopes

Braga prestigiou o lançamen-

to da Campanha de Natal da

Associação Comercial e Em-

presarial – ACE. Na ocasião

a vice-prefeita foi recebida

pelo presidente da associa-

ção Dr. Kheyder Loyola.

A programação do evento

contou com a apresentação

das atividades que serão

realizadas pela ACE, no co-

mércio local, durante a Cam-

panha de Natal, além do lan-

çamento da parceria entre a

associação e a SICOOB que

é uma instituição financeira

cooperativa.

Page 23: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 201423

Mufarrege foi cenário da disputa final de equipes de futebol e queimada

Alunos do 5º ano, de 16 es-colas municipais, participaram do Campeonato Estudantil de Futebol (masculino) e Quei-mada (feminino), que teve início no dia 24 de outubro e encerramento na terça-feira, dia 4 de novembro, na Escola Municipal Mufarrege Salomão Chamma.

O campeonato é anual e foi realizado em cinco polos: escolas municipais Idalina da Silva Cardoso, Sarkis Telian, Nakamure Kikue Aiacyda,

professor Armando Pavanelli e Mufarrege Salomão Chamma, onde aconteceu a disputa final que deu os títulos de campeãs às equipes de futebol do Mufar-rege e de queimada do Idalina.

O evento contemplou com medalhas de ouro, prata e bronze, troféus e certificados de participação os atletas do torneio. Os professores de educação física, respon-sáveis pelo treinamento das equipes, também receberam certificados.

“Peço uma salva de palmas para os professores e todos os agentes que contribuíram para a realização deste evento. A verdadeira vitória é aquela que se ganha respeitando os concorrentes e essa consciên-cia vocês têm que levar para suas vidas. Estão todos de parabéns!”, disse o prefeito Dr. Márcio Pampuri, que prestigiou o evento juntamente com a secretária da Educação, Maria Leonor Lopes Thomatieli, entre outras educadoras.

Alunos do Projeto Navega participam da campanha contra dengue

Os alunos do Projeto Navega visitaram, na última semana, o mosquitão inflável com formato e características do mosquito Aedes Aegypti, que ficou insta-lado no terminal rodoviário.

Dentro do mosquito, que mede nove metros de compri-mento por quatro de altura, os visitantes assistiram vídeos e tiveram acesso à diversas in-formações sobre o combate e a prevenção da doença.

O mosquitão foi montado pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) em parceria com a Prefeitura de Mairiporã com o objetivo de aler-tar, conscientizar e mobilizar a população sobre a necessidade da participação de todos quanto à prevenção da dengue.

Page 24: Edicao 07112014 issuu

www.folhaopiniao.com.brSexta-feira, 7 de novembro de 201424