Lista 15 2013 Bioq Sg

12
PARASITOLOGIA 1. Após realizar um estudo em uma dada população da região amazônica, retratou-se uma freqüência alta de resultado positivo para o Teste de Montenegro nos moradores locais. Assinale a alternativa que contém a provável forma infectante (1), transmissão (2) e profilaxia (3), sugerida para esses pacientes: a) (1) Paramastigota; (2) fezes de cães; (3) higiene de alimentos e tratamento dos cães infectados; b) (1) Promastigota; (2) picada do inseto Lutzomyia; (3) dedetização, utilização de repelentes, mosqueteiros e redução do desmatamento de florestas; c) (1) Amastigota; (2) picada do inseto Anopheles; (3) uso de inseticidas, proteção individual e domiciliar com repelentes e mosqueteiros; d) (1) Promastigota; (2) fezes de cães; (3) higiene de alimentos e tratamento dos cães infectados. 2. Qual das espécies de Plasmodium abaixo frequentemente causam a infecção “malária terçã maligna” podendo ser fatal? a) P. falciparum; b) P. ovale; c) P. vivax; d) P. malariae. 3. Os métodos de concentração de parasitos em fezes envolvem sedimentação, flutuação e migração. Neste sentido, o método de concentração por flutuação que permite uma boa concentração de parasitos e que utiliza formalina-éter é chamado: a) Método de Faust; b) Método de Ritchie; c) Método de Hoffmann; d) Método de Baermann. 4. Que o estágio do Trichuris trichiura é infectante para o homem? a) Larva filarióide; b) Ovos embrionados; c) Larva rabditóide; d) Nenhum deles. 5. A infecção por Enterobius vermicularis é mais usualmente diagnosticada por: a) Ovos na região perianal; b) Ovos nas fezes; c) Larvas nas fezes; d) Larvas na região perianal.

Transcript of Lista 15 2013 Bioq Sg

Page 1: Lista 15 2013 Bioq Sg

PARASITOLOGIA

1. Após realizar um estudo em uma dada população da região amazônica, retratou-se uma freqüência alta de resultado positivo para o Teste de Montenegro nos moradores locais. Assinale a alternativa que contém a provável forma infectante (1), transmissão (2) e profilaxia (3), sugerida para esses pacientes: a) (1) Paramastigota; (2) fezes de cães; (3) higiene de alimentos e tratamento dos cães infectados; b) (1) Promastigota; (2) picada do inseto Lutzomyia; (3) dedetização, utilização de repelentes, mosqueteiros e redução do desmatamento de florestas; c) (1) Amastigota; (2) picada do inseto Anopheles; (3) uso de inseticidas, proteção individual e domiciliar com repelentes e mosqueteiros; d) (1) Promastigota; (2) fezes de cães; (3) higiene de alimentos e tratamento dos cães infectados. 2. Qual das espécies de Plasmodium abaixo frequentemente causam a infecção “malária terçã maligna” podendo ser fatal? a) P. falciparum; b) P. ovale; c) P. vivax; d) P. malariae.

3. Os métodos de concentração de parasitos em fezes envolvem sedimentação, flutuação e migração. Neste sentido, o método de concentração por flutuação que permite uma boa concentração de parasitos e que utiliza formalina-éter é chamado: a) Método de Faust; b) Método de Ritchie; c) Método de Hoffmann; d) Método de Baermann. 4. Que o estágio do Trichuris trichiura é infectante para o homem? a) Larva filarióide; b) Ovos embrionados; c) Larva rabditóide; d) Nenhum deles. 5. A infecção por Enterobius vermicularis é mais usualmente diagnosticada por: a) Ovos na região perianal; b) Ovos nas fezes; c) Larvas nas fezes; d) Larvas na região perianal.

Page 2: Lista 15 2013 Bioq Sg

6. Em qual dos parasitas intestinais, entre os citados abaixo, o ovo após exposição por mais de 24 horas à temperatura ambiente, libera uma larva rabditiforme com cavidade bucal larga e primórdio genital pequeno? a) Ascaris lumbricoides; b) Strongyloides stercolaris; c) Ancylostoma duodenale; d) Schistosoma mansoni.

7. O protozoário Entamoeba histolytica, apresenta como uma de suas características: a) Cisto de 5 a 8 núcleos e cromatóides alongados; b) Cisto com 2 a 4 núcleos e cariossoma pequeno central ou ligeiramente excêntrico; c) Trofozoítas com 1 núcleo e cariossoma excêntrico; d) Cisto elíptico com 2 a 4 núcleos e esboço de axonema.

8-As parasitoses intestinais estão entre as doenças que mais afetam a população carente em nosso país. Estudos mostram que o número de casos para ascaridíase, tricuríase e ancilostomíases pode chegar a 84 milhões, 100 milhões e 50 milhões de pessoas infectadas, respectivamente. Com relação à epidemiologia das parasitoses intestinais, considere as afirmações a seguir: I- A forma de transmissão oral é a única forma de transmissão destas parasitoses; II- A Cisticercose é uma parasitose intestinal que ocorre devido à ingestão de cisticercos de Taenia solium presentes na carne de porco mal cozida; III- A falta de acesso à água encanada e ao esgoto nas comunidades carentes favorece o aumento na incidência destas parasitoses; IV- Medidas que envolvem educação sanitária não são importantes, pois as parasitoses são facilmente tratadas com antiparasitários. V- Parasitoses intestinais como a giardíase são freqüentes em crianças em idade escolar, principalmente na faixa etária entre 2 e 6 anos devido aos hábitos das crianças de colocarem a mão à boca e a sua higienização ainda precária. Sobre as afirmações acima, qual alternativa está correta? a) As afirmações III e V estão corretas; b) As afirmações I, II, III e IV estão corretas; c) As afirmações I e III estão corretas; d) Somente a afirmação IV está errada; e) Todas as afirmações estão corretas.

9-A Taenia solium e a Taenia saginata causam duas doenças totalmente distintas dependendo do modo pelo qual ocorre a infecção. De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa correta: a) A cisticercose é conhecida popularmente como “doença do porco”, pois sua forma de contaminação ocorre pela ingestão de cisticercos de Taenia solium presentes na carne suína; b) A teníase ocorre quando ingerimos alimentos contaminados com ovos de Taenia solium e/ou Taenia saginata; c) A cisticercose é causada somente pela Taenia saginata; d) A cisticercose pode ser causada pela Taenia saginata e também pela Taenia solium; e) Medidas de controle contra a cisticercose envolvem a lavagem correta de hortaliças e consumo de água filtrada ou fervida.

Page 3: Lista 15 2013 Bioq Sg

10. Em relação ao ciclo biológico de Plasmodium sp. é correto afirmar que (A) no caso de Plasmodium vivax, parte dos esquizontes convertem-se em merozoítos e parte permanece dormente no fígado.

(B) a forma de merozoíto é a que infecta as hemácias.

(C) no caso de Plasmodium falciparum, os esquizontes dividem-se assexuadamente no interior das hemácias.

(D) as formas de esquizontes são as aspiradas pelos mosquitos do gênero Anopheles

quando picam indivíduos infectados por Plasmodium sp.

(E) os oocistos presentes no estômago do mosquito do gênero Anopheles fundem-se entre si gerando o zigoto que evoluirá para esquizontes maduros que serão injetados nos pacientes sãos, iniciando o ciclo humano da malária.

UROANÁLISE 1. O princípio colorimétrico nas tiras reativas (fita de “screening”) para hemoglobina é baseado na atividade da peroxidase da hemoglobina em catalisar a oxidação da orto-toluidina com o peróxido formando um composto cromógeno. Este método apresentará falso-negativo se na amostra de urina estiver presente: a) Ácido ascórbico; b) Mioglobina; c) Tetraciclina; d) N.D.A.

2. Sabe-se que um dos principais agentes etiológicos de infecções no trato urinário em mulheres, que estão em idade reprodutiva e vida sexual ativa, é a Gardnerella

vaginalis. Devido a capacidade desta bactéria de elevar o pH, qual o cristal que deverá ser encontrado em uma urina com infecção por este agente? a) Fosfato de Cálcio; b) Urato Amorfo; c) Ácido Úrico; d) Oxalato de Cálcio.

3-A presença de altos níveis de ácido ascórbico (>1,42 mmol/L) pode causar resultado falsamente negativo em quais dos analíticos citados: a) Glicose e Proteinúria; b) Densidade e Nitrito; c) Cetonas e Bilirrubina; d) Densidade e Glicose; e) Glicose e Nitrito.

4-Em qual das patologias citadas abaixo são encontrados cilindros eritrocitários? a) Glomerulonefrite aguda; b) Obstrução renal; c) Insuficiência renal crônica; d) Necrose tubular aguda; e) Síndrome nefrótica.

Page 4: Lista 15 2013 Bioq Sg

5. Em relação ao encontro de cilindros no exame microscópico do sedimento urinário, é correto afirmar que (A) a presença de cilindros hialinos em pequena quantidade pode estar relacionada a realização de exercícios físicos antes da coleta de urina para análise. (B) cilindros leucocitários são indicativos de infecção urinária baixa (bexiga e uretra).

(C) o achado de cilindros epiteliais não possuem significado clínico. (D) cilindros granulares são resultantes do depósito de cristais e nunca contêm bactérias. (E) cilindros céreos correspondem a um estágio avançado dos cilindros leucocitários.

MICROBIOLOGIA 1. De uma amostra de cultura de fezes diarréicas, foram isoladas colônias que isoladas em agar Hektoen apresentaram colônias verdes com centro negro, que repicadas em meios TSI, LIA e uréase de Christensen, apresentaram: TSI – Fermentação da glicose (alcalino/ácido), com gás e H2S positivo

LIA – Lisina positiva e H2S positivo

Urease – Negativa

- Estes resultados são freqüentes em espécies dos gênero: a) Citrobacter; b) Escherichia; c) Salmonella; d) Klebsiella. 2. A optoquina é uma substância química que tem ação detergente e produz lise seletiva do: a) Staphylococcus epidermidis; b) Streptococcus pneumoniae; c) Staphylococcus saprophyticus; d) Streptococcus pyogenes; 3. Amostras de fezes diarréicas, semeadas em meio seletivo, e após repique para

SSA, houve crescimento de colônias claras com pigmentação negra central, e após

realização da série bioquímica obteve-se o seguinte resultado: Fermentação da

Glicose com produção de Gás; Não fermentação da Lactose; H2S positivo; Indol

positivo; Prova do Vermelho de Metila positiva; Uréia positiva; Fenilalanina positiva;

Citrato de Simmons positivo.

- Pelo resultado acima, o germe isolado pertence ao gênero: a) Escherichia Coli; b) Proteus; c) Providência; d) Salmonella.

Page 5: Lista 15 2013 Bioq Sg

4. Os laboratórios de microbiologia clínica muitas vezes utilizam meios de cultura seletivos para o isolamento de um determinado microrganismo. O meio para isolamento de Neisseria gonorrhoeae, contendo os antibióticos vancomicina, colistina e nistatina que não inibem o crescimento desta bactéria, mas previnem o crescimento de muitas outras bactérias e fungos que podem estar presentes no material, é chamado: a) Meio de Mueller Hinton; b) Meio de MacConkey; c) Meio de EMB; d) Meio de Thayer-Martin. 5. Marque a bactéria que positiva a prova da bile-esculina, PYR positivo, tem bom crescimento em solução de NaCl a 6,5% e cresce a 10°C e a 45°C. a) Streptococcus pyogenes; b) Streptococcus agalactiae; c) Enterococos spp; d) Streptococcus Grupo C.

6. Sabe-se que algumas enterobactérias são responsáveis por infecções relacionadas ao trato gastrointestinal humano. Para o diagnóstico dessas bactérias, é correto afirmar que: a) São bacilos Gram-negativos, não esporulados, oxidase positivos, não fermentam glicose e não crescem em meios básicos, como a caldo peptona; b) Por serem bacilos Gram-positivos, crescem em Àgar Mac Conkey e Salmonella-Shigella; c) São bactérias anaeróbias restritas (crescem somente em anaerobiose), podendo crescer em meios seletivos, como Mac Conkey e EMB; d) As enterobactérias caracterizam-se por bacilos Gram-negativos, não esporulados, fermentadores de glicose, que podem crescer em meios como Ágar Sangue e Ágar Chocolate. 7. A cultura de Vibrio cholerae no meio agar Tiossulfato-citrato-bile-sacarose (TCBS), apresenta colônias que se caracterizam pela coloração: a) Amarela; b) Verde oliva; c) Preta; d) Branca. 8. O teste de schick, é utilizado frequentemente para o diagnóstico de pacientes com: a) Hanseníase; b) Difteria; c) Tuberculose; d) Sífilis.

Page 6: Lista 15 2013 Bioq Sg

9. A bactéria Yersinia pestis apresenta frequentemente como uma das características de identificação o teste: a) H2S positivo; b) Oxidase positivo; c) Indol negativo; d) Citrato positivo. 10-A Escherichia coli, bactéria que pertence a Família Enterobacteriacea, é um dos patógenos mais importantes relacionados às infecções hospitalares. As bactérias pertencentes a essa família possuem três características básicas que são utilizadas nas provas bioquímicas para identificação laboratorial, as quais se citam: a) Fermentação da lactose e citrato com produção de ácido e gás e descarboxilação da lisina; b) Fermentação da glicose com ácido e sem gás, descarboxilação da lisina e fermentação de citrato; c) Fermentação da glicose e lactose sem produção de gás e atividade da citocromo oxidase; d) Não redução do nitrato a nitrito, descarboxilação da lisina e não atividade da citocromo oxidase; e) Fermentação da glicose com produção de ácido ou ácido e gás, redução de nitrato a nitrito e não atividade da citocromo oxidase.

IMUNOLOGIA 1. Na análise laboratorial, quando um método permite que o resultado do exame expresse unicamente a medida de um determinado componente da amostra, sem a interferência dos outros componentes, afirmamos que este método possui de forma elevada a seguinte característica: a) Especificidade; b) Exatidão; c) Precisão; d) Sensibilidade. 2. A mononucleose é uma doença infecciosa comum, causada pelo vírus Epstein-Barr (EB). Em relação a esta infecção, assinale a alternativa que corresponde à prova para o seu diagnóstico. a) Reação de Weil-Felix; b) Reação de Michaelis; c) Reação de Grignard; d) Reação de Paul-Bunnell-Davidsohn.

Page 7: Lista 15 2013 Bioq Sg

3. Em relação ao exame de VDRL no diagnóstico sorológico da sífilis, é correto afirmar que (A) o resultado negativo indica que o paciente não esteve em contato com a sífilis.

(B) a combinação de lecitina, colesterol e cardiolipina possui semelhança imunológica com anticorpos gerados contra o Treponema pallidum.

(C) o fenômeno conhecido como “prozona” pode gerar raros casos de falso-positivos.

(D) é o principal método utilizando antígenos treponêmicos.

(E) pode dar resultados negativos em estágios avançados de sífilis. 4. Os linfócitos T auxiliares ou CD4+ são: A) produzidos no baço e sofrem maturação na medula óssea. B) células produtoras de imunoglobulinas. C) elementos efetores da imunidade inata. D) especializados na ativação de células do sistema imunológico, como macrófagos e linfócitos B. E) células que atuam mediante a liberação de perforinas e granzimas. 5. A respeito dos testes sorológicos para diagnóstico de toxoplasmose, é INCORRETOafirmar que: A) o teste de imunofluorescência indireta permite a identificação dos anticorpos IgG e IgM e demais imunoglobulinas. B) o teste de avidez da ligação de anticorpos IgG a antígenos do parasito é avaliado pela maior ou menor facilidade de quebra desta ligação. C) o perfil sorológico de toxoplasmose recente constata que os anticorpos IgG são de alta avidez ou afinidade no teste ELISA-Ureia. D) a interferência do fator reumatoide na dosagem de IgM por técnicas indiretas com conjugados fluorescentes ou enzimáticos pode gerar resultados falso-positivos. E) testes de hemaglutinação que utilizam hemácias de aves cobertas com antígenos completos são mais sensíveis do que aqueles que utilizam hemácias de carneiro cobertas com antígenos citoplasmáticos do parasito. 6. A respeito da molécula de histocompatibilidade principal (MHC) de classe I, é INCORRETO afirmar que: A) é expresso em células apresentadoras de antígenos. B) é importante na apresentação de antígenos para linfócitos T citotóxicos ou CD8+. C) podem atuar como ligantes para ativação e inibição das células Natural Killers (NK). D) a molécula microglobulina- faz parte da sua estrutura. E) existe apenas 1 gene codificante desta molécula, que é altamente polimórfico. 7. Realizando a citometria de fluxo no sangue de um indivíduo sadio, estabelece-se a contagem das subpopulações de linfócitos CD4 e CD8. Qual a correlação normal nestas contagens? A) 0,1 B) 0,5 C) 1,0 D) 1,5 E) 3,0

Page 8: Lista 15 2013 Bioq Sg

8. Na resposta inflamatória as células sanguíneas que produzem interleucinas (IL-1, IL-6, IL-12 ), interferon alfa e fatores de necrose tumoral alfa e beta, são: A) eosinófilos. B) monócitos. C) neutrófilos. D) linfócitos B. E) linfócitosT. 9. A destruição imunológica dos eritrócitos no espaço extracelular ocorre devido à: A) presença de crioaglutininas. B) reação imunológica a drogas. C) inativação da fração complemento C3. D) fagocitose por macrófagos que têm receptores para IgG. E) ligação sequencial dos componentes da cascata de complemento. 10. Assinale a alternativa correspondente. A especificidade de um teste sorológico é definida pela porcentagem de ________________________ pelo teste nos indivíduos ________________________, ou seja, a proporção dos __________________. A) Resultados positivos, doentes, verdadeiros positivos. B) Resultados negativos, não doentes, verdadeiros negativos. C) Resultados negativos, doentes, falsamente negativos. D) Resultados positivos, doentes, falsamente positivos. E) Resultados negativos, não doentes, falsamente positivos.

HEMATOLOGIA 1. Como se denomina a alteração familiar caracterizada na distensão sanguínea por pseudos corpúsculos de Dohle e plaquetas com poucos grânulos? a) Anamalia de Pelger-Huet; b) Anomalia de Alder-Relly; c) Síndrome de Chediack –Higashi; d) Anomalia de May-hegglin. 2. Condição hereditária, autossômica dominante caracterizada pela deficiência de segmentação normal de núcleos granulóciticos é conhecida como anomalia de: a) May-Hegglin; b) Alder-Reilly; c) Chediak-Higashi; d) Pelger-Huet. 3. Os bastonetes de Auer são achados importantes na: a) LMA-M3 - leucemia aguda promielocitica; b) LMA-M0 - leucemia mieloide de blastos muito indiferenciados; c) LMA-M5 - leucemia monocitica aguda; d) LLC.

Page 9: Lista 15 2013 Bioq Sg

4. Marque um achado importante na hemoglobinúria paroxistica noturna. a) Ausência de hemólise intravascular; b) Reticulócitos em número diminuído; c) Teste do soro acidificado positivo; d) Hemólise mediada por anticorpos. 5. Os metamielócitos são caracterizados principalmente por apresentarem: a) Ausência de grânulos específicos; b) Núcleo segmentado; c) Núcleo denteado ou ferradura; d) Presença de nucléolos. 6. Paciente com 28 anos de idade, do sexo feminino, de cor negra, proveniente da zona rural, apresentando palidez, falta de apetite, nervosíssima, astenia e dispnéia por qualquer esforço físico, glossite atrófica e unhas quebradiças. Segundo relato da mãe, essa sintomatologia vem sendo observada há quase 1 ano. O diagnóstico clínico e laboratorial (considerando o hemograma, a morfologia dos eritrócitos, perfil do ferro) foi de anemia ferropriva severa, associada a microcitose e hipocromia acentuada. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta. (A) O CHCM e o HCM estão aumentados.

(B) O ferro sérico está aumentado e o HCM diminuído.

(C) O VCM e o RDW estão aumentados.

(D) o RDW está normal e o CHCM diminuído.

(E) o ferro sérico e CHCM estão diminuídos. 7. No esfregaço sanguíneo, a anomalia de Pelger-Huët caracteriza-se pela presença de células polimorfonucleares: A) com núcleoemforma de anel. B) com corpúsculos de Döhler citoplasmáticos. C) com núcleo muito grande, ocupando todo o citoplasma da célula. D) hipersegmentadas. E) hiposegmentadas. 8. Em um adulto saudável, a porcentagem de reticulócitos presente no sangue periférico oscila entre: A) 0,1 – 0,25% B) 5 – 15% C) 0,3 – 0,5% D) 3 – 10% E) 0,5 – 1,5%

Page 10: Lista 15 2013 Bioq Sg

9. No que diz respeito ao teste para medir o tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) é correto afirmar que: A) apenas mede a integridade do fator VII. B) apenas mede a integridade dos fatores da via intrínseca da coagulação. C) é um exame laboratorial para triagem do sangramento. D) mediante a deficiência de algum dos fatores da via intrínseca e/ou da via comum da coagulação seu tempo é alongado. E) mediante a deficiência de algum dos fatores da via comum da coagulação seu tempo é reduzido.

10. Na síntese da hemoglobina, a formação do Heme inicia-se com a condensação da succinil-Co-A com o aminoácido: A) histidina (HIS). B) prolina (PRO). C) ácido glutâmico (GLU). D) glicina (GLI). E) valina. (VAL).

BIOQUÍMICA

1. Durante o segundo trimestre da gravidez, os níveis de gonadotrofina coriônica humana (HCG) apresentam-se ___________ e os níveis de progesterona e estriol ______________ (completar as lacunas com as alternativas abaixo). a) Aumentados, diminuídos; b) Diminuídos, aumentados; c) Aumentados, aumentados; d) Diminuídos, diminuídos.

2. Qual o hormônio que tem ação principal no anabolismo protéico? a) Aldosterona; b) Gonadotrofina; c) Tiroxina aumentada; d) Somatotrofina.

3-A principal função da gonadotrofina coriônica humana no início da gestação é estimular a produção de qual hormônio entre os citados: a) Estradiol; b) Estrona; c) Progesterona; d) Testosterona; e) Hormônio Luteinizante.

4. A detecção de elevados níveis de anticorpos antirreceptor do TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide) é sugestiva de: A) Lupus Eritematoso Sistêmico. B) Hepatite autoimune. C) Doença de Graves. D) Síndrome de Sjögren. E) Doença de Wilson.

Page 11: Lista 15 2013 Bioq Sg

5. É correto afirmar sobre os distúrbios ácidos-bases, que: A) uma alcalose respiratória é compensada por uma alcalose metabólica. B) uma alcalose metabólica é compensada por acidose metabólica. C) uma acidose respiratória é compensada por uma acidose metabólica. D) uma acidose metabólica é compensa por uma alcalose respiratória. E) uma acidose respiratória é compensada por uma alcalose respiratória. 6. A doença de Wilson é caracterizada por um defeito genético no metabolismo e no armazenamento do cobre. Nela, quantidades normais de cobre são ingeridas, mas o fígado é incapaz de excretá-lo pela bile, causando seu acúmulo no órgão, e consequente degeneração.A respeito do diagnóstico laboratorial desta doença, é correto afirmar que: A) o nível de ceruloplasmina sérica está sempre muito elevado. B) o nível de ceruloplasmina sérica está bastante diminuída, podendo ser menor que 20mg/dL. C) o nível de cobre sérico está sempre acima de 70μg/L. D) o cobre sérico é dosado pelo imunensaio de ELISA. E) não é observada qualquer alteração nos níveis séricos de ceruloplasmina e cobre nestes pacientes. 7. No que diz respeito aos marcadores bioquímicos de lesão cardíaca, é correto afirmar que: A) o nível sérico de CK-MB demora cerca de 72 horas para atingir o seu pico máximo, sendo por isso não muito utilizada no acompanhamento de infarto agudo do miocárdio. B) as troponinas estão presentes somente nas células cardíacas, e por isso são altamente específicas para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. C) a atividade física excessiva também pode elevar os níveis de mioglobina sérica. D) a CK-MB massa determina a atividade da CK-MB em vez da sua concentração. E) a troponina T não pode ser utilizada como marcador de infarto agudo do miocárdio. 8. Na resposta inflamatória de fase aguda há variação nas concentrações plasmáticas de proteínas, com diminuição dos níveis de: A) albumina. B) ceruloplasmina. C) fibrinogênio. D) haptoglobina. E) proteínaCreativa. 9.O melhor indicador do funcionamento das células beta das ilhotas de Langherans no pâncreas é: A) glucagon. B) glicemia. C) hemoglobina glicada. D) insulina. E) peptídeo C.

Page 12: Lista 15 2013 Bioq Sg

10. Quais os exames que indicam a avaliação dos fatores de risco coronariano? A) Desidrogenase lática. B) Aspartato amino transferase. C) Creatino fosfoquinase. D) Homocisteína. E) Troponina.