Lista 2

3
Lista 2 – Central de Comutação Privada 1. Defina a Central Privada de Comutação Telefônica (CPCT) É uma central particular utilizada para interligar aparelhos de telecomunicação internos utilizados por uma empresa. Elas podem ou não ter ligação com a rede pública. 2. O que é ramal e quais suas categorias? Quais as interligações (troncos) possíveis? Ramal é uma linha física ou circuito, que tem como finalidade conectar um aparelho telefônico a uma CPCT. Categorias de ramais: - Privilegiado: Ramal com acesso automático a rede pública - Semi-restrito: Ramal com acesso a rede pública via mesa de operador, podendo receber chamadas ou transferências - Restrito: Ramal sem acesso a rede pública - Linha tronco: É a linha telefônica que interliga a CPCT a RTPC. Pode ser uni ou bidirecional - Linha de junção: Linha privada que interliga duas centrais CPCTs, sem passar pela RTPC - Enlace: Via da qual se efetuam na CPCT as conexões entre ramais ou entre ramais e linha tronco 3. Conceitue PAX, PBX e PABX: PAX (Private Automatic Exchange): Central automática que tem a finalidade exclusiva de interligar os ramais localizados no interior de uma empresa. Sua conexão é feita diretamente com a discagem do código de cada ramal. PBX (Private Branch Exchange): Comutação manual que se interliga tanto interna quanto externamente, necessitando de auxílio de operadora. Para ligações internas, cada ramal sinaliza na mesa da operadora e esta realiza a conexão entre eles. PABX (Private Automatic Branch Exchange): Central automática tanto para ligações internas como para ligações externas, porém as chamadas de entrada caem na mesa operadora, que as interliga com os ramais. As ligações dos ramais para a rede externa se processam automaticamente, sendo necessário discar um algarismo previamente programado no PABX.

description

Lista de Sisteleco 2Comunicações

Transcript of Lista 2

Page 1: Lista 2

Lista 2 – Central de Comutação Privada

1. Defina a Central Privada de Comutação Telefônica (CPCT)

É uma central particular utilizada para interligar aparelhos de telecomunicação internos utilizados por uma empresa. Elas podem ou não ter ligação com a rede pública.

2. O que é ramal e quais suas categorias? Quais as interligações (troncos) possíveis?

Ramal é uma linha física ou circuito, que tem como finalidade conectar um aparelho telefônico a uma CPCT.Categorias de ramais:- Privilegiado: Ramal com acesso automático a rede pública- Semi-restrito: Ramal com acesso a rede pública via mesa de operador, podendo receber chamadas ou transferências- Restrito: Ramal sem acesso a rede pública- Linha tronco: É a linha telefônica que interliga a CPCT a RTPC. Pode ser uni ou bidirecional- Linha de junção: Linha privada que interliga duas centrais CPCTs, sem passar pela RTPC- Enlace: Via da qual se efetuam na CPCT as conexões entre ramais ou entre ramais e linha tronco

3. Conceitue PAX, PBX e PABX:

PAX (Private Automatic Exchange): Central automática que tem a finalidade exclusiva de interligar os ramais localizados no interior de uma empresa. Sua conexão é feita diretamente com a discagem do código de cada ramal.PBX (Private Branch Exchange): Comutação manual que se interliga tanto interna quanto externamente, necessitando de auxílio de operadora. Para ligações internas, cada ramal sinaliza na mesa da operadora e esta realiza a conexão entre eles.PABX (Private Automatic Branch Exchange): Central automática tanto para ligações internas como para ligações externas, porém as chamadas de entrada caem na mesa operadora, que as interliga com os ramais. As ligações dos ramais para a rede externa se processam automaticamente, sendo necessário discar um algarismo previamente programado no PABX.

4. Quais as facilidades do sistema PABX? O que é KS (Kay System)? Quais suas características funcionais?

Os PABX modernos são centrais que oferecem as seguintes facilidades:- Consulta e conferência entre ramais;- Comutação automática para serviço noturno;- Espera automática para ramais ocupados;- Bloqueio e discriminação de IU;- Transferência de chamadas;- Interligação direta de 2 CPCTs;- Transmissão de dados

O KS é um CPCT constituído de aparelhos telefônicos apropriados (aparelhos KS) e de uma CPCT tipo KS. Pode ser conectada a uma Central Telefônica Pública através de linhas-tronco ou,

Page 2: Lista 2

como subsistema, a uma outra CPCT tipo PABX.Um KS apresenta as seguintes características funcionais:- Interligação automática entre os ramais;- Um ramal ocupado mantém sinalização luminosa indicando sua ocupação;- Sinalização sonora referente às chamadas de entrada externas, nos ramais atendidos;- Sigilo nas conversações externas.

5. Fale de forma simplificada sobre o processo de discagem Direta a Ramal (DDR). Quais os tipos de busca automática?

DDR é um serviço que permite acesso direto de qualquer assinante da RTPC a um ramal CPCT, sem auxílio de uma operadora. A CPCT com DDR funciona como se fosse uma unidade remota da central pública o qual está conectado. As linhas-tronco DDR são unidirecionais e a conexão com a central telefônica local se processa através de juntores.Os tipos de busca automática são: Cíclica ou simples. Na cíclica, as chamadas destinadas a qualquer dos terminais do conjunto se comportam como chave dos demais. Na simples, somente as chamadas destinadas ao número chave têm busca para os terminais adicionais.

6. O que é DAC (Distribuidor Automático de Chamadas) e quais suas funções básicas?

DAC é uma CPCT com características especiais, por possuir um grande entroncamento com a rede pública e ramais distribuídos a atendentes que irão processar as chamadas. São definidos como um servidor telefônico que gerencia chamadas com base no número discado. Suas funções básicas são:- Receber chamadas;- Encaminhamento as chamadas conforme indica CTI;- Conectar o cliente à URA e/ou a um atendente.

7. Qual a função do servidor CTI? O que é URA (Unidade de Resposta Audível)?

O servidor CTI é um computador que se interliga ao DAC e a outros dispositivos como a URA e ao banco de dados. Ele gerencia a operação sincronizada com banco de dados e outros recursos do sistema, orientando a tomada de decisão quanto ao encaminhamento adequado a cada chamada que se apresenta ao sistema, considerando o tipo do cliente, a possibilidade de informar o cliente que receberá uma chamada de retorno e operadores livres em melhores condições de atender aquele cliente.URA (Unidade de resposta audível): São computadores com recursos de sintetização e voz, placas de voz, dados e fax, que permitem que o cliente digite opção de atendimento, identificação do número do assinante chamador, além de correio de voz e envio de fax.

8. Quais os objetivos da Base de Dados?

A base de dados tem dois objetivos:- Melhor atender ao cliente por colocar à disposição do atendente dados sobre o perfil desse cliente, mesmo antes do atendimento;- Montar um conjunto de informações sobre preferências, expectativas, reclamações mais frequentes que podem ter um valor estratégico.