Marketing Imobiliário

5
1 Marketing Imobiliário Resumo: Nesse artigo a bordaremos o que é marketing, para depois entendermos o que é marketing imobiliário, pra que serve suas vantagens, Vamos ver como a nova inovação de mídia e de como uma maneira adequada de se chegar ao consumidor fazendo ele desejar seu produto e lhe demonstrar que seu produto tem a melhor qualidade conforto que ele necessita faz com que os empresários recorrerem ao marketing , Como vamos explicar ao longo desse trabalho que os 4 “P”S é uma a forma mais adequada de ser forma uma estratégia para a área de imobiliária. De o ambiente, a acessibilidade, o preço, a promoção e a comunicação que o corretor tem com o cliente isso tudo afetam na discrição de compra do cliente. Palavras- Chaves Marketing – Internet – estratégia – inovação - Facilidade. Introdução Inicialmente precisamos ter uma noção básica do que é Marketing para entendermos melhor sobre marketing imobiliário. Marketing – é uma função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura continuamente para a empresa. Um problema muito encontrado é que a construção civil são

description

Nesse artigo a bordaremos o que é marketing, para depois entendermos o que é marketing imobiliário, pra que serve suas vantagens, Vamos ver como a nova inovação de mídia e de como uma maneira adequada de se chegar ao consumidor fazendo ele desejar seu produto e lhe demonstrar que seu produto tem a melhor qualidade conforto que ele necessita faz com que os empresários recorrerem ao marketing , Como vamos explicar ao longo desse trabalho que os 4 “P”S é uma a forma mais adequada de ser forma uma estratégia para a área de imobiliária. De o ambiente, a acessibilidade, o preço, a promoção e a comunicação que o corretor tem com o cliente isso tudo afetam na discrição de compra do cliente.

Transcript of Marketing Imobiliário

Page 1: Marketing Imobiliário

1

Marketing Imobiliário

Resumo: Nesse artigo a bordaremos o que é marketing, para depois entendermos o que é marketing imobiliário, pra que serve suas vantagens, Vamos ver como a nova inovação de mídia e de como uma maneira adequada de se chegar ao consumidor fazendo ele desejar seu produto e lhe demonstrar que seu produto tem a melhor qualidade conforto que ele necessita faz com que os empresários recorrerem ao marketing , Como vamos explicar ao longo desse trabalho que os 4 “P”S é uma a forma mais adequada de ser forma uma estratégia para a área de imobiliária. De o ambiente, a acessibilidade, o preço, a promoção e a comunicação que o corretor tem com o cliente isso tudo afetam na discrição de compra do cliente.

Palavras- Chaves

Marketing – Internet – estratégia – inovação - Facilidade.

Introdução Inicialmente precisamos ter uma noção básica do que é Marketing para entendermos melhor sobre marketing imobiliário. Marketing – é uma função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura continuamente para a empresa. Um problema muito encontrado é que a construção civil são normalmente a pontadas como estruturas com administração deficiente na intenção de mudar essa imagem as empresas começam a aplicar as técnicas de marketing em seus negócios. Como as Empresas pretendem fazer com que o consumidor compre seu produto ou serviço?Primeiramente têm que identificar, quais são os desejos do consumidor a partir daí você terá uma noção de que estratégia terá que utilizar para o consumidor comprar o seu produto ou serviço.

1 - Desenvolvimento O setor imobiliário vem crescendo junto com o crédito disponível para os brasileiros. O Marketing das empresas precisa construir um relacionamento forte e confiável para fazer com que o consumidor encaixe a chave na maçaneta do prédio que ela construiu. Seja na planta ou na apresentação do apartamento – ou casa -, o que o cliente quer é se encantar com a proposta. E esta proposta não se baseia em letras espalhadas por papéis

Page 2: Marketing Imobiliário

2

oficiais de um contrato, mas sim pelo que o empreendimento oferece para ele e sua família. De acordo com Rafael Rossi, Gerente de Marketing Institucional da Rossi. “Confiabilidade e credibilidade são dois grandes chavões deste setor. Partimos do princípio de compromisso com projetos de vida, devido ao tempo que o imóvel estará presente na vida do cliente”. Vender um produto imobiliário requer responsabilidade porque existe um compromisso com as pessoas, já que elas vão viver naquele lugar. Isto mexe com o emocional do consumidor e é um trabalho de relacionamento em longo prazo.

1.1- Construbusiness A cadeia produtiva da construção civil é denominada desde o início da década de 1990 como Construbusiness, e é composto por cinco segmentos: material de construção, bens de capital para a construção, edificações, construção pesada e serviços diversos.

1.2- Invenstimentos

O ambiente onde é feita a escolha do produto é cada vez mais fiel ao que o consumidor vai encontrar quando abrir a porta de sua moradia. Segundo Paulo Pôrto, da Klabin Segall “Tem que estar muito bem ambientado e integrado com a campanha geral e ser um ambiente agradável” para isso, é necessário saber atuar com cada público. Está se tornando comum para as empresas do setor imobiliário investirem em Marketing de olho no ponto-de-venda. O Valor do marketing para o imobiliário é criar tempo, lugar e posse de uma solução útil.

1.3- Uma nova facilidade de compra e vendas de imoveis

Um fato que vem ajudando ao crescimento do setor imobiliário é a internet pela facilidade de busca por informações , agilidade nas trocas de informações, superação da distâncias Servem para elaborar e monitorar portais na internet , a fim de levar informações ao publico e fazê-lo interagir com o site. Divulgar companhas ou produtos em diversas mídias, com base no conhecimento do perfil do público e de quais produtos mais agradam a ele. Segundo a Ana Gizele publicitária ela diz “A internet é, no mundo globalizado, uma importante ferramenta para agilizar e potencializar processos de compra e venda de imóveis, devido a facilidade de acesso e rapidez no envio e recebimento de informações. Cabe a cada corretor e imobiliária utilizá-la da melhor maneira para aumentar o número de clientes e o interesse dos mesmos, disponibilizando dados necessários e interessantes para fidelização e, posteriormente, fechamento de grandes negócios”

1.4 - Estrategias

A estratégia do marketing imobiliário deve ser basear nos 4 “P”s ( produto,preço, praça e promoção). O primeiro “P” utilizando a teoria de Kotler (1998), é o de Produto, este é complicado para os produtos da construção civil, primeiro porque na grande maioria das vezes o consumidor o adquire na planta, sem ver efetivamente o produto que está comprando, segundo porque uma pesquisa americana mostra que “o produto sem a ação psicológica da embalagem não tem a mesma reação frente ao consumidor. No desenvolvimento do produto é importante lembrar que para adquiri-lo o comprador necessita de um grande esforço de compra, feito mediante um processo de comparação, e que por ser um produto de compra comparada, as características técnicas

Page 3: Marketing Imobiliário

3

tendem a expressar uma maior relevância do que em outros tipos de produtos. O segundo “P” vem do preço e deve levar em conta os diferenciais do produto a localização, o padrão de construção, a marca da empresa que o está oferecendo entre outras. O preço do produto imobiliário deve se basear muito mais no valor percebido pelo cliente do que nos custos de construção, principalmente nos empreendimentos de médio e alto padrão, onde muito além da habitação se busca a segurança e o status. O ponto de venda (praça) compõe o terceiro “P” e se encontra constituído diretamente no local da obra, de modo a facilitar o processo de demonstração do produto. Ele deve estar de acordo com o objetivo de comunicação do projeto e sintonizado com o público a ser atendido. O quarto “P”vem da promoção são relativas aos investimentos em estratégias e atividades de comunicação (propaganda, marketing direto , relações públicas , publicidade , eventos, seminários ) e promoção de venda (descontos de preços brindes e outros) o objetivo é sempre atrair o consumidor até o plantão de vendas, nem sempre expondo de maneira adequada o empreendimento em questão.

Conclusão: O marketing imobiliário tem que estar sempre a procura de novas formas de esta sempre a frente de seu concorrente com as tecnologias , o meio de comunicação mais utilizado ultimamente pela marketing imobiliário é a internet pelo fácil acesso de informações , trocas de informações e sempre uma maneira de conquistar novos clientes alem de colocar suas propagandas alem da televisão , revista coloca também na internet .O marketing imobiliário tem que estar o tempo todo em buscas de novas estratégias para nunca ficar em um modelo antigo de empresa , ao mesmo tempo em que tem que ter uma estratégia boa tem que realmente oferecer o conforto , a acessibilidade a sustentabilidade que o cliente sempre quer. Mais a pergunta que não quer calar até aonde serem capazes de satisfazer o cliente 100%? Ou até mesmo até que ponto será capaz de sempre criar novas inovações para vender nossos serviços ou produtos?

REFERÊNCIAS

James R ogden e Edson Crescitelli Comunicação integrada de marketing / conceitos , técnicas e práticas.

Helio Korehisa MARKETING IMOBILIÁRIO / PLANEJAMENTO / ESTRATÉGIA OFF e

ON-LINE Disponivel em < http://www.heliokorehisa.com.br/?page_id=27 > Acesso em 4 out.2011

Eng JUNE ROCHA SOUZA disponível em < http://www.slideshare.net/willnoway/marketing-imobiliario-2591938 > Acesso em 4 out. 2011