Melhorias na - Gazeta Onlinegazetaonline.globo.com/saladeaula/informativos/102010.pdf · Um pedido...

7

Transcript of Melhorias na - Gazeta Onlinegazetaonline.globo.com/saladeaula/informativos/102010.pdf · Um pedido...

OUTUBRO DE 20102

Um pedido especialUma educação de qualidade é

o desejo de muitos brasileiros,em tempos de grandes dificul-dades no setor. Nosso país, queaplica apenas 4,7% do ProdutoInterno Bruto (PIB) na área, pre-cisa avançar na garantia do efe-tivo cumprimento de seu dever:promover o aprendizado. A uni-versalização do direito à escolanão é suficiente, é apenas umprimeiro passo. Toda criança de-ve estar matriculada, frequentan-do a escola, e precisa alcançar osucesso na produção do conhe-cimento, crescer como pessoa eaprender valores universais que aguiarão por toda vida.

Em setembro, entidades daárea educacional e organizaçõesda sociedade civil assinaram umaCarta-Compromisso, destinadaaos que então pleiteavam assu-mir cargos públicos via eleição.No documento, metas e priori-dades consideradas por elas es-senciais para o avanço na edu-cação brasileira. Uma das reivin-dicações era a implementação deações concretas para a valoriza-ção dos profissionais da Educa-ção. Esses, que estão nas escolas

Máquinas de camisinha

É notável a polêmica sobre a oferta decamisinhas em máquinas, nas escolas públicasde todo o Brasil. O assunto divide opiniões nacomunidade escolar e na sociedade em geral. Aeditoria de Brasil, publicada no jornal A GAZETAde 07/09/2010, trouxe a matéria “Escolaspúblicas terão máquinas de camisinha nesteano”, expondo as expectativas do ProgramaNacional de DST e Aids, que tem a intenção deque até 40 equipamentos estejam emfuncionamento ainda em 2010. O assunto foibrilhantemente analisado pelo jornalista CarlosAlberto Di Franco, em artigo publicado naeditoria de Opinião do jornal A GAZETA, de20/09/2010.

Confira a matéria e o artigo, na íntegra, noperfil A Gazeta na Sala de Aula no Orkut.

diariamente, conhecem mais doque ninguém a realidade do en-sino brasileiro e suas oportuni-dades de melhoria. Ouvi-los cer-tamente seria a melhor maneirapara traçar metas para um man-dato coerente com a realidade.

Neste Informe, perguntamos aduas profissionais da educação, eestendemos o questionamento acada leitor: No seu mês, profes-sor, que melhorias na educaçãovocê gostaria de ganhar de pre-sente? Como ao fechar os olhosem dia de aniversário, para so-prar as velas, pensamos em umpedido especial, desafiamos cadaleitor a pensar em um desejopara a educação brasileira. E rea-firmamos que precisamos fazer anossa parte para que ele não fi-que apenas no sonho, na von-tade. Aliado ao nosso esforço, éurgente que nossos recém-eleitosrepresentantes sejam sensíveis aoque os profissionais de nossasescolas apontam, e que cumpramseu papel de fazer acontecer asmelhorias de que nossa educaçãotanto precisa.

Cristina Moraes

Em um livro encantador, a escritora Re-nata Adrão conta, em forma de poemas, ahistória de um garoto com temperamentoexplosivo que resolveu mudar seu com-portamento. Ele já tinha sido avisado peloamigo: ou mudava ou sairia da turma. En-tão o menino encontrou uma solução cu-riosa para o problema: toda vez que sen-tisse necessidade de extravasar, ele abririaum pé de meia velha e soltaria todas as

suas emoções. Afinal, o pé de meia ouviria tudo sem contar paraninguém e toda “sujeira” que nele ficasse depois seria lavada comágua e sabão. O livro “Bolha de emoção, meia na água e sabão” trazem uma linguagem simples e acessível para ao público infantil aimportância das boas maneiras. Também trata de um tema difícil dese falar com a criança: o palavrão. O livro, lançado pela editoraPaulinas é, sem dúvida, uma ótima dica de leitura.

Documento:Informe_15_10_2010 1a. INFORME_JI_Tabloide_2.PS;Página:1;Formato:(277.64 x 315.74 mm);Chapa:Composto;Data:11 de Oct de 2010 17:17:55

OUTUBRO DE 2010 3

Melhorias naEducação

Uma educação de qualidade é o desejo de muitosbrasileiros. No dia 15 de outubro, educadores em todo o

país comemoram o Dia do Professor. No seu mês,professor, que melhorias na Educação você gostaria de

ganhar de presente?

Carta aos senhorespolíticos

“Acredito que a nossa educação precisa de muita coisa. Acapacitação dos professores é um ponto muito importantea ser melhorado. Deviam ser oferecidos mais cursos paraque os educadores pudessem se especializar e entendermais sobre o seu papel. Além disso, na nossa escola,deveriam existir salas ambientes. Com cada professor ten-do seu próprio lugar, as salas poderiam ser tematizadas eos alunos teriam maior prazer em ir às aulas e estudar.”

Rosângela Tereza Rizzi Ferrari é professora das escolas AleideCosme e Luiza Grimaldi, no muncípio de Itarana

“Eu acredito que os educadores precisam de condiçõesmais adequadas para o exercício da profissão, como me-lhores salários e formação continuada no horário de tra-balho. Além disso, é fundamental que haja redução nonúmero de alunos na sala de aula para um ensino maisprodutivo. Outra questão importante é a necessidade deprédios estruturados com espaço adequado para a faixaetária do estudante. No caso da educação infantil, a criançaprecisa de uma área grande para brincadeiras e recreação.E vale ressaltar que é papel da sociedade refletir sobre aeducação de maneira mais ampla, pois muitas vezes oprofessor é apontado como único responsável pela edu-cação do aluno, e sabemos que é essencial a participaçãoda família, assim como do governo. Se cada um assumirsuas responsabilidades, valorizando sempre a ética e orespeito, alcançaremos bons resultados nessa área que étão importante para o presente e futuro do país.”

Andressa Moraes Paraíso é professora do CMEI TomazTomazzi, do município de Vitória.

n Converse com os alunos sobre o queeles acham da política. Deixe-os falarsobre o que sabem a respeito. Se forpossível passe para eles um vídeocom propaganda eleitoral. Pergunte oque pensam sobre os candidatos esuas propostas.n Promova uma discussão sobre osvários tipos de políticos: os cômi-cos, os sérios e etc. Pergunte seeles votariam em um político quese veste de palhaço, se eles acre-ditariam em suas promessas.n Proponha a leitura da crônica“Carta aberta ao senhor Tiririca”,publicada no jornal A Gazeta dodia 23/09/2010, que pode ser en-contrada, na íntegra, no perfil AGazeta na Sala de Aula no Orkut.Promova um debate sobre o queacham do comediante ter sido elei-to com um número elevado de vo-tos. Pergunte se os alunos votariamnele e por que.n Conduza uma pesquisa sobre as atri-buições de cada cargo político. Peça

que entrevistem pessoas da comuni-dade ou até mesmo da escola, parasaber se eles conhecem as funçõesdos políticos, se acompanham os tra-balhos e verificam se as promessasestão sendo cumpridas. Procure saberse existem obras que foram prome-tidas durante a campanha e, depoisque o candidato foi eleito, não foramrealizadas.n Visite algum órgão público e en-treviste uma autoridade política,questionando quais são suas obri-gações e quais têm sido suas ben-feitorias para a população. Procuresaber se ele já cumpriu alguma daspromessas que ele fez quando es-tava se candidatando.n Conduza um debate sobre o re-sultado da pesquisa.n Produza junto com a turma umacarta, onde constem todas as recla-mações da população, conduzindo-asao político responsável, pedindo queestipule um prazo para cumprir o quefoi prometido em campanha.

Documento:Informe_15_10_2010 1a. INFORME_JI_Tabloide_3.PS;Página:1;Formato:(277.64 x 315.74 mm);Chapa:Composto;Data:11 de Oct de 2010 17:15:03

OUTUBRO DE 20104 5

Compro e vendo: conhecendo os classificados

Objetivos:n Conhecer a estrutura de um jor-nal.n Identificar as características daseção dos classificados.n Manusear o jornal procurandoinformações sobre o que está sen-do anunciado.n Produzir anúncios classificados,vendendo e comprando algo.

Desenvolvimento:n Apresentação da seção dos clas-sificados.n Divisão da turma em duplas.n Manuseio do jornal pelas du-plas.n Busca de informações a partirde questionamentos da professo-ra.n Produção de anúncios, tanto pa-

ra compra quanto para venda.n Exposição dos trabalhos em mu-ral.

Comentário:“Toda sexta-feira é reservado

um tempo pra trabalhar com ojornal. Esta atividade dos classi-ficados é uma das que integram oprojeto ‘cesta do jornal’. Este no-me é uma brincadeira com o diada semana.”

Professora: Eliana Bravim Tei-xeira Neves

Escola: UMEF Ricardina Stamatoda Fonseca

Série: 1º ano

Município: Vila Velha

Um olhar sobre as belezasdo município e do Estado

Educação no trânsitoObjetivos:n Ler e interpretar reportagens.n Relacionar as reportagens lidas aocotidiano dos alunos.n Identificar as atitudes que evitamacidentes no trânsito.n Reconhecer que o respeito é o valorprimordial para a educação no trân-sito.

Desenvolvimento:n Divisão de grupos e leitura das ma-térias do jornal A Gazeta: “Calçadasviram estacionamentos e pedestresandam na rua”, “Menino morre aodesviar de obra”, “Falta de sinalizaçãocausa acidente” e “Atenção em dobroa caminho da escola”.n Roda de conversa sobre os aciden-tes que ocorrem diariamente no trân-sito por falta de consciência e res-peito ao próximo.n Apreciação da história em quadri-nhos da turma da Mônica: “Educação

no trânsito não tem idade” - Mauríciode Sousa, no laboratório de informá-tica.n Conversa sobre a história.n Listagem das principais atitudesque previnem acidentes no trânsito.n Construção de acróstico em duplacom a frase: “Educação no Trânsito”.n Socialização dos trabalhos.

Comentário:“Os alunos participaram ativamen-

te das atividades. Na roda de con-versa relataram vários casos de aci-dentes no trânsito. Construíram oacróstico com muito entusiasmo eesclareceram muitas duvidas sobreo trânsito.”

Professora: Rafaela Belumat

Escola: EMEF Amélio Forechi

Série: 3° ano B

Município: Colatina

Retratos de um povo

Objetivos:n Estimular o uso do jornal comofonte de pesquisa e informação.n Conhecer a história da colo-nização do Solo Espírito Santen-se.n Valorizar a própria cultura.

Desenvolvimento:n Pesquisa e seleção de notíciasno jornal.n Leitura e interpretação da re-portagem “Os retratos de umpovo que trabalha e confia”, dojornal A Gazeta, do dia23/05/2010.n Pesquisa e informações com-plementares, fazendo uma linhado tempo do início da coloni-zação até os dias atuais, dando

ênfase ao município de Domin-gos Martins.n Confecção de mural.n Produção de texto.n Atividades relacionadas ao tema.

Comentário:“Esta atividade despertou nos

alunos curiosidade e interessesobre a história e colonização doSolo Espírito Santense e tambémsobre a colonização alemã nomunicípio de Domingos Mar-tins.”

Professora: Delizete da CostaLahass

Escola: APAE

Município: Domingos Marins

Animais em extinçãoObjetivos:n Promover o debate e a re-flexão sobre animais extintos.n Pesquisar as espécies extintas.n Detectar quais fatores estãocontribuindo para o desapare-cimento de algumas espéciesde animais.n Promover a conscientizaçãosobre a preservação da natu-reza

Desenvolvimento:

n Leitura do texto “O Urutal”,de A Gazeta.n Produção de texto a partir doque foi lido.n Pesquisa sobre as espécies deanimais em extinção, identifi-cando o que contribui para oseu desaparecimento.n Exposição das imagens deanimais extintos no mural daescola.

Comentário:

“Acredito que com essa ati-vidade os alunos se sentiramsensibilizados e motivados apreservar mais o nosso meioambiente.”

Professora: Lucimar da PenhaPeçanha

Escola: EMUEF Assunta

Série: 4ª

Município: Alfredo Chaves

Papai meu grande amigo!

Objetivos:n Incentivar a importância do trabalhoem equipe.n Exercitar a leitura de imagens a partirde fotos e figuras do jornal A Gazeta.n Produzir coletivamente pequenos tex-tos orais, sendo o professor escriba.n Desenvolver a coordenação motora evisual.n Trabalhar a linguagem oral.

Desenvolvimento:n Exposição de uma seleção feita an-teriormente pela professora, de fotos depontos turísticos do município.n Apresentação do jornal A Gazeta àscrianças visando explorar os pontos tu-rísticos do Estado.n Conversa informal sobre o jornal, re-latando aos alunos a importância desteveiculo de informação.

n Produção de cartaz coletivo com as ima-gens e pequenas manchetes recortadas ouproduzidas oralmente e coletivamente pe-las crianças, sendo estas relacionadas àsbelezas do município e do Estado.

Comentário:“O trabalho realizado foi maravilhoso.

Durante o desenvolvimento das ativida-des as crianças demonstraram interessepelas imagens e reportagens, participa-ram ativamente de todos os momentos,apreciando e relatando sobre as belezasque estavam conhecendo e aprendendoa preservar.”

Professora: Maria Aparecida Dominicini

Escola: CEI Maria Lóss Coser

Série: Maternal II A

Município: Itaguaçu

Objetivos:n Valorizar a importância do pai na vidados filhos.n Compreender que o que vale é o amor, aafetividade, o carinho, a dedicação, não emquantidade, mas em qualidade e compro-misso.

Desenvolvimento:n Confecção de bilhetes para os pais.n Valorização e reconhecimento do grandeamigo que temos.n Confecção de cartaz e exposição em ummural, usando matérias de A Gazeta tra-balhadas com os alunos.

n Confecção de caderno para que os paispossam escrever dizeres sobre a impor-tância do pai na vida do filho.

Comentário:“O homem é como uma planta. Só cresce

e se desenvolve integralmente encontrandotodas as condições favoráveis para crescer.”

Professoras: Maria Helena Pozetta eCarla Zeni

Escola: EMEF Córrego da Divisa

Série: 5ª a 8ª

Município: São Domingos do Norte

Documento:Informe_15_10_2010 1a. INFORME_JI_Tabloide_4.PS;Página:1;Formato:(554.92 x 315.74 mm);Chapa:Composto;Data:11 de Oct de 2010 17:30:19

OUTUBRO DE 20106

Árvore de notícias ecológicas

Objetivos:n Conscientizar para a necessida-de de preservarmos o meio am-biente.n Entender que o ser humano é oresponsável pela destruição danatureza.n Questionar a importância de vi-vermos em um ambiente preser-vado, para uma melhor qualidadede vida.

Desenvolvimento:n Conversa sobre problemas am-bientais causados e vividos pelo

homem.n Apresentação de figuras de am-bientes preservados e ambientesdegradados.n Pesquisa de reportagens no jor-nal A Gazeta, que falem sobremeio ambiente.n Comentário e discussão das re-portagens, analisando as situaçõesapresentadas.n Criação de frases que envolvamo meio ambiente e A Gazeta.n Montagem da “Árvore de No-tícias Ecológicas”.

Comentário:“Foi fantástico o envolvimento

dos alunos. Quando surgiu a ideiade fazer a árvore de notícias eco-lógicas, sabia que iria ser um su-cesso, e realmente as crianças fi-caram fascinadas.”

Professor: Edmar Napoleão Ro-za

Escola: EMEF Bodart Júnior

Série: 2ª série

Município: Rio Novo do Sul

A Arte de saber respeitar e amarObjetivos:n Conscientizar os alunos sobre aimportância de construir valoresno cotidiano escolar e social.n Resgatar os valores esquecidos.n Reconhecer as atitudes de res-peito e amor.

Desenvolvimento:n Apreciação de história em qua-drinhos sobre valores.n Conversa informal sobre cadaum dos valores citados na his-tória, reconhecendo como eles in-fluenciam no nosso comporta-mento.n Pesquisa de noticias e fotos nojornal A Gazeta, que demonstramatitudes de respeito, amor e osoutros valores importantes para a

nossa vida.n Realização de atividades indi-vidualmente: recorte e colagem;contextualização de cada imageme a escrita dos valores apresen-tados.

Comentário:“A avaliação foi realizada através

da observação de atitudes posi-tivas e /ou mudança de compor-tamento dos alunos, bem como naescolha dos recortes”.

Professora: Kátia Barcelos Cec-con

Escola: EMEF Limeira

Série: 1º ano

Município: Anchieta

Vamos cantar?Objetivos:n Expressar a música por meioda voz, do corpo, de instrumen-tos musicais e diversos materiaissonoros.n Perceber e explorar a imagi-nação e a capacidade criadorapor meio de improvisações,composições e interpretaçõesmusicais.n Desenvolver o gosto pela mú-sica.n Ouvir, perceber e discriminarfontes sonoras diversas.

Desenvolvimento:n Apresentação do jornal A Ga-

zeta aos alunos por meio deuma roda de conversa.n Leitura do jornal, fazendo ademonstração de letras e ima-gens.n Manuseio e exploração do jor-nal pelas crianças.n Leitura da matéria “Ele querviver um rei no palco” da Re-vista AG, do dia 18/04/2010, re-latando de onde surgiu o tema“Vamos cantar?”.n Roda de conversa sobre o te-ma.n Exploração e apreciação (sen-sório-motora) de alguns objetos

sonoros internos da sala de aula.n Confecção de materiais rela-cionados à música e instrumen-tos.n Identificação e produção desons com o auxilio de sucatas.n Apreciação de diversos ritmose estilos, através do ouvir mú-sicas em CDs.n Movimentação do corpo ba-tendo palmas e os pés.n Apresentação de musical ins-trumental para toda escola.

Comentário:n “Os alunos demonstraram

muito interesse durante a reali-

zação do projeto, apresentadogrande entusiasmo.”

Professora: Teresinha CarlessoDettogni

Escola: CEIM Enock de Frei-tas

Série: 1 ano de idade

Município: Linhares

Documento:Informe_15_10_2010 1a. INFORME_JI_Tabloide_6.PS;Página:1;Formato:(277.64 x 315.74 mm);Chapa:Composto;Data:11 de Oct de 2010 17:09:40

OUTUBRO DE 2010 7

* Acesse nosso perfil no Orkut: A Gazeta na Sala de Aula* Mande sugestões para: [email protected]* Entre em contato pelo MSN: [email protected]

Rádio MaravilhaIV Encontro Regional

1ª Oficina Intermediáriade São Gabriel da Palha

A proposta de montar uma rádio, sugerida na apostilada Oficina C, foi levada a sério pelas professoras deCariacica. Segundo as monitoras Andréa Lyrio e FabíolaFernandes, o momento de criação de quadros para aRádio Maravilha foi de bastante euforia e criatividade.“Saiu cada texto engraçado! Pensamos: Por que nãorealizar uma rádio na nossa sala e talvez até na escola,como sugerido na apostila? Tudo que pensamos épossível de ser realizado se tivermos comprometimen-to e vontade.”

Confira abaixo um pouco da produção das professorase inspire-se!

A Gazeta na Sala de Aula In-

forme é uma publicação men-

sal da Gerência de Comuni-

cação Empresarial da Rede

Gazeta

Coordenação do projeto

Educar: Letícia Paoliello Lin-

denberg de Azevedo

Coordenação do programa A

Gazeta na Sala de Aula: Cris-

tina Barbiero Moraes

Telefone:(27) 3321-8456

E-mail:agazetanasaladeau-

[email protected]

Hot site: www.gazetaonline.

com.br/saladeaula

Jornalista Responsável:Mar-

cela Tessarolo (MTB ES

00844 JP/99)

Diagramação: Alialba Custó-

dio

Ilustração: Genildo

Colaboração: Thalita Ramos,

Ana Paula Salino, Luana Da-

masceno e Barbara Tavares

Monitoras do Programa A Gazeta na Sala deAula se reuniram no dia 24 de setembro, na RedeGazeta, para realizar o IV Encontro Regional de2010. Na ocasião, os participantes tiveram aoportunidade de discutir sobre os objetivos daOficina D “Raízes de Valor”.

Durante o encontro, os professores partici-param da Oficina de Blog com Andréia Lyrio,monitora de Cariacica. A troca de experiênciasfoi exposta pelas monitoras de Vila Velha, Laila

Motta e Suziléa Silva, que apresentaram um port-fólio de atividades do Programa A Gazeta naSala de Aula.

Ao final do evento, os monitores participaramde um bate-papo com os repórteres de Esportesde A Gazeta, Thierry Gozzer e Julius CézarCarvalho, sobre o Desafio Dez Milhas Garoto.

As facilitadoras Marizinha Coqueiro eSylvana encerraram o encontro com umaoficina de valores.

Com o tema “Amor que transforma”, professoresdo Programa A Gazeta na Sala de Aula de SãoGabriel da Palha se reuniram para realizar a 1ªOficina Intermediária do município. O encontroaconteceu no dia 3 de agosto e teve como objetivosreconhecer a importância da presença de valores nocotidiano para a construção de verdadeiros cidadãos,propor ações para o resgate da cidadania e da au-toestima de alunos, além de desafiar o professor arealizar sua tarefa de educar tendo o amor comoprincípio básico.

A oficina contou com a exibição do filme “OContador de Histórias”, seguido de análise do con-teúdo da Oficina B, leitura da matéria “Não tenhoremorso. Fiz o que deveria”, do jornal A Gazeta dodia 4 de março, discussão sobre o concurso Mídiasna Educação e entrega dos Anuários.

“A oficina intermediária foi bastante gratificante.Todos ficaram atentos ao filme. No decorrer dareflexão, diversos participantes fizeram relatos as-sociados à realidade das escolas em que atuam e dasociedade em que vivem. Nesse encontro tivemos

participantes que não fazem parte do programa e queforam convidados para que as reflexões de resgate devalores possam ser expandidas não só nas escolas,mas também na sociedade”, relata a monitora Jo-silande Souza.

A GAZETA CARIACICAAPRESENTA:

Rádio MaravilhaVOLTA PRA MIM

De: HermínioPara: Simone

Amor, onde quer que você esteja quero que saiba que sintomuito a sua falta. Os meus dias não são os mesmos sem você.Lembro-me do nosso primeiro encontro no Parque Moscoso.Nós, embaixo da concha, de mãos dadas, fazendo juras deamor. Eu prometo, meu amor, se voltar, tudo será diferente.Você será a Angélica da minha vida. Meu táxi será nossoninho de amor. Volte para o aconchego do nosso lar. Dei umageral no nosso cafofo, está tudo cheirando a Pinho Sol. Meucorpo exala o aroma de Leite de Coco.

Volte para os braços do seu gavião, minha rolinha. Estou àsua espera no ponto de táxi, depois do expediente.

Documento:Informe_15_10_2010 1a. INFORME_JI_Tabloide_7.PS;Página:1;Formato:(277.64 x 315.74 mm);Chapa:Composto;Data:11 de Oct de 2010 17:08:51

OUTUBRO DE 20108

Diversão merecidaOs alunos das escolas vencedoras do Concurso

Jovem Repórter tiveram um dia de descontração eaprendizado, depois de muito trabalho para

produzir os seus jornais escolares. Nessa seçãoEspecial de outubro, saiba como foi essa

comemoração e conheça alguns dos responsáveispelo sucesso das publicações premiadas. O Provados 9 retorna para essa página na próxima edição.

Professores e alunos se reu-niram no dia 07 de outubropara uma comemoração emVitória, que celebrou a con-quista dos melhores jornais es-colares do Concurso JovemRepórter, realizado pelo pro-grama A Gazeta na Sala deAula em parceria com o su-plemento Gazetinha.AG. Osentimento de realização foiunânime a todos os que noscontaram como aceitaram essaproposta e produziram, commuito esforço e dedicação, jor-nais escolares a partir da rea-lidade de seus bairros.

Um dia especialO embarque nos ônibus, com

muitas expectativas, convidavapara um dia inteiro de ativi-dades, e era possível ver o brilhonos olhos dos alunos, algunstendo a primeira oportunidadede visitar a capital do Estado.Após algumas horas de viagem,as turmas foram recebidas noShopping Norte Sul para umacerimônia de premiação. A ge-rente de Comunicação Empre-sarial da Rede Gazeta, LetíciaLindenberg, recepcionou os pre-sentes com palavras de agra-decimento e incentivo, parabe-nizando os vencedores pelo be-líssimo trabalho realizado. Aeditora Rachel Martins e a re-pórter Marcella Andrade, da Ga-zetinha.AG, conversaram com opúblico sobre a iniciativa do con-curso e falaram sobre o próximopasso, que será a participaçãodos alunos no Blog da Gazetinhadurante seis meses.

Chegou então a hora espe-rada, da entrega dos 1200 exem-plares de cada jornal vencedor.Alunos e professores ficaram sa-

tisfeitos com o resultado do tra-balho, e muitos demonstraramgrande felicidade em ter o pro-duto de seu empenho em mãos.Após as fotos para a Gazetinha.AG, que vai circular no dia 16 deoutubro com a cobertura com-pleta do dia da premiação, todosforam convidados para uma ses-são de cinema com o filme MeuMalvado Favorito. Não faltarama pipoca, o refrigerante e o sor-riso no rosto.

Após um almoço na praça dealimentação todos embarcaramnovamente, dessa vez rumo àRede Gazeta para uma visita,seguida de lanche e entrega debrindes. Os alunos do CentroEducacional Praia da Costa fo-ram surpreendidos pelo apre-sentador Mário Bonella, que osconvidou para dar uma entre-vista ao vivo no programa CBNCotidiano. Enquanto isso, a tur-ma da EMEB Monteiro Lobato,de Linhares, gravava um jinglepara a Rádio Litoral em come-moração ao Dia das Crianças.

Com a mão na massaA fotografia é uma paixão

para muitas pessoas. Mas paraVinícius Amaury Nunes, de 9anos, aluno do Centro Educa-cional Praia da Costa, pela pri-meira vez ela foi um instru-mento de trabalho. O fotógra-fo-mirim contou que saiu juntocom um amigo para fazer fotosna orla da Praia da Costa, alémde escrever matéria e fazer en-trevistas. A temática desenvol-vida por ele foi o aniversário deVila Velha, município onde suaescola está sediada. “Fizemosuma reunião. A tia pensou com agente no que podíamos fazer.Resolvemos fazer entrevistas.

Gildo Loyola

Vinicius Nunes, na segunda fila, o terceiro da esquerda para a direita, recebe com os colegas o seu jornal escolar

lJORNADALocal: Centro de Convenções de

Vila VelhaData: 09/11

lV ENCONTRO REGIONAL (PARAMONITORES)

Local: Auditório da Rede GazetaData: 19/11

Nós trabalhamos juntos, com asprofessoras coordenando.” Viní-cius falou ainda sobre como foireceber a notícia de que tinhamganhado o concurso: “Ficamos‘que nem loucos.” E acrescentou:“Foi super importante porqueganhamos novos conhecimen-tos. Estou animado para escreverno blog, conhecer outras pes-soas.

Para Ricardo de Souza Pi-nheiro, de 12 anos, aluno daEMEB Monteiro Lobato, de Ca-choeiro de Itapemirim, o quemais marcou foi ver a matériadele no jornal. “Muita gente par-ticipou do jornal. Buscamos falar

das coisas boas e dos problemasda comunidade. Cada um co-laborou de uma forma”. Ricardo,que entrevistou a professora Ro-sane sobre a Feira de Ciências,disse ainda que “foi um orgulhomuito grande representar o Bair-ro Alto União e a escola. Todomundo ficou muito orgulhoso”.

Na EMEF Marília de RezendeCoutinho, de Linhares, as pro-fessoras incentivaram que todosparticipassem,segundoAliceSan-tos Koppe, de 7 anos. “Fizemosuma reunião e conversamos sobreo que íamos escrever. Eu fiz umamatéria sobre a reforma do Cam-po do Vasquinho, porque eu moro

perto dele. Todo mundo cola-borou”. E contou: “No dia que aprofessora avisou que ganhamos,todos gostaram. Eu me senti or-gulhosa porque a minha matériasaiu no jornal”.

Alice Koppe e Ricardo Pinheiro se sentiram orgulhosos ao verem suas matérias nos jornais

Documento:Informe_15_10_2010 1a. INFORME_JI_Tabloide_8.PS;Página:1;Formato:(277.64 x 315.74 mm);Chapa:Composto;Data:11 de Oct de 2010 17:07:29