Obesidade e subnutriçao

22

Transcript of Obesidade e subnutriçao

um problema grave de saúde que resulta da acumulação de gorduras no nosso corpo. Sempre que comemos, a gordura que não é utilizada pelo nosso corpo é armazenada e faz com que a nossa massa corporal aumente (ou seja, o peso também).

A obesidade infantil tem aumentado muito rapidamente nas últimas décadas. Um estudo foi realizado com 111 crianças ( 48 rapazes e 63 raparigas) onde lhes foi perguntado certas questões para determinar o nível socioeconómico e medidas a estatura e o peso para determinar o seu IMC. Os estudos provaram que ,das 111 crianças “estudadas”,16,21% são pré-obesos e 18,01% são obesos .

A falta de exercício físico ,

as facilidades de hoje em dia

(carros, elevadores e

escadas rolantes)

fazem com que o nosso peso aumente, pois ao não exercitar o nosso corpo, a gordura acumulada não pode ser “queimada”. O stress e a falta de tempo também contribuem para a obesidade , pois as pessoas recorrem a fast foods que são ricas em calorias. A alimentação saudável e caseira tem “caído” sendo substituídas pelos tais fast foods.

Há mais obesos do que terroristas em todo o Mundo . Um em cada 5 jovens norte-americanos tem hipertensão arterial. Cientistas norte-americanos observaram que a obesidade é “contagiosa” porque se uma pessoa engorda, a família tem tendência a engordar também. Os estudos comprovam que 13% dos homens e 15% das mulheres são obesos. O marketing e a publicidade aos produtos alimentares para crianças afectam a sua escolha, pois vendem a imagem de famosos e dão brindes e as crianças são atraídas por isso .Mas muitos desses produtos têm muito sal , gordura e açúcar.

AQUI ESTÁ UMA IMAGEM QUE MOSTRA A REALIDADE DA OBESIDADE HOJE EM DIA

A subnutrição é a falta de nutrientes necessários ao nosso corpo.

Uma má alimentação, uma má absorção dos nutrientes por parte dos intestinos, o exagerado consumo ou perda de nutrientes podem levar à subnutrição.

Nos países desfavorecidos onde há uma enorme taxa de subnutrição, as crianças são as maiores vítimas, pois para os bebés que ainda são amamentados, as mães não têm leite para lhes dar e não há água potável para o preparar. E como as crianças têm um sistema imunitário mais fraco que os adultos, acabam por morrer à fome.

• A Organização Mundial de Saúde designa a subnutrição como “…corresponde a uma série de condições patológicas, leia-se doenças, que aparecem por deficiência de aporte, transporte e utilização dos nutrientes pelas células do organismo”. A desnutrição faz o seu maior número de vítimas entre lactentes (crianças que ainda mamam no peito) e crianças em idade pré-escolar.”

Obesidade:• A prática de exercício físico, uma alimentação saudável

com o mínimo de 2500 calorias /dia e uma prática de vida saudável.

Subnutrição:• A subnutrição pode ser evitada com uma alimentação

saudável, com o mínimo de 2500 calorias/dia e alimentos ricos em nutrientes (mas não em demasia).

O importante para travar as duas doenças éuma alimentação saudável.

Esperamos que tenham gostado!