Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de...

70
Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013

Transcript of Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de...

Page 1: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Oficina de Apropriação de Resultados

Sabe 2013

Page 2: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Oficina de Apropriação de Resultados de

Ciências da Natureza

Fernando AugustoGuilherme Fiurim

Patrícia Paulae-mail: [email protected]

Sabe 2013

Page 3: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Objetivo• Analisar e compreender os resultados das

avaliações aplicadas no Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe (constituído pelos programas de avaliação Avalie Alfa e Avalie Ensino Médio).

Sabe 2013

Page 4: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

• Conhecendo o outro... Formação do grupo!

Sabe 2013

Page 5: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

O SABE

Sabe 2013

Page 6: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sistema de Avaliação Baiano da Educação

Sabe 2013

• Criado em 2007;• Objetivos: Prestar contas à sociedade sobre a

eficácia dos serviços educacionais oferecidos à população.

Implementar ações que promovam a equidade e a qualidade da educação.

Page 7: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Em 2011Sabe 2013

SABE

Avalia Ensino Médio Avalia Alfa

Page 8: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sistema de Avaliação Baiano da Educação

2011

Abrangência: 1.006 unidades escolares.

Séries avaliadas: 2ºano EF, 1ª EM e 2ª EPI ao ensino médio.

Áreas envolvidas:

Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Sabe 2013

2012

Abrangência: 1.011 unidades escolares.

Séries avaliadas: 2ºano EF, 2ª série EM e 3ª EPI ao ensino médio.

Áreas envolvidas:

Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e

Matemática e suas tecnologias.

Edições Anteriores

Page 9: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sistema de Avaliação Baiano da Educação

2013 Etapas avaliadas:

2º ano EF; 1ª , 2ª e 3ª séries do EM; 2ª, 3ª e 4ª séries da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

Disciplinas avaliadas:Avalie Alfa: Língua Portuguesa (leitura e escrita).Avalie Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas

tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.

Sabe 2013

Page 10: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

MATRIZ DE REFERÊNCIA

Sabe 2013

Page 11: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

CurrículoMatriz de Referência Itens

Validade

Confiabilidade

Construída a partir do currículo vigente, de pesquisas em livros didáticos e debates com educadores, em atividade nas redes de ensino, e especialistas em educação.

Page 12: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Matriz de Referência de Avaliação de Ciências da Natureza

• Domínio I - Matéria e energia• Domínio II - Terra e universo• Domínio III - Vida e ambiente• Domínio IV - Ser humano e Saúde• Domínio V - Tecnologia e Sociedade

Sabe 2013

Page 13: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Atividade IMatriz de Referência

• Formação de grupos por área específica.• Atividade de cada grupo:

– descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos tópicos da disciplina;

– desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um ou mais conteúdos apresentados;

– propor um descritor para essa atividade.

Sabe 2013

Page 14: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Atividade I – Matriz de Referência• Entregar a Matriz de Referência;

• Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz:

• Quais os conteúdos abordados na atividade?• Quais deles estão presentes na matriz?• Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz?

Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo sistema.

• Cada grupo apresentará sua atividade, apontando os conteúdos trabalhados.

Sabe 2013

Page 15: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

Sabe 2013

Page 16: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 17: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

Page 18: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 19: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

Page 20: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 21: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

Sabe 2013

Page 22: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 23: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

Sabe 2013

Page 24: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE ITENS

Sabe 2013

Page 25: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Levando em consideração que o corpo humano tem em sua composição em maior percentual água e proteínas. Qual elemento químico que se apresenta em maior proporção no corpo humano:

a) Oxigênio.b) Carbono.c) Nitrogênio.d) Hidrogênio.

Page 26: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Qual é o grupo sanguíneo considerado receptor universal?a) A+b) B+c) O+d) O-e) AB+

Page 27: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

O QUE É UM ITEM?

É uma questão da avaliação em Larga Escala!

Page 28: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013En

unci

ado

Supo

rte

Comando

Distratores

Gabarito

Exemplo:

Page 29: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

O que podemos notar?Sabe 2013

• As atividades podem propiciar o desenvolvimento de diversas habilidades.

• O item avalia apenas uma habilidade.• Atividades são desenvolvidas com base em

diversos instrumentos e recursos didáticos.• O item é, geralmente, desenvolvido por meio de

questões de múltipla escolha.

Page 30: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Análise de Itens

• Para compreender melhor o que avaliam os descritores e quais são as possibilidades de respostas dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens.

Sabe 2013

Page 31: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Atividade IIAnálise de Itens

• Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos:1. Qual a habilidade avaliada?2. Qual a resposta correta?3. Quais são as possíveis estratégias de resolução

deste item?

Sabe 2013

Page 32: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Análise de Itens

4. Em relação aos distratores (respostas incorretas), quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado?

5. Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas (a partir das possíveis estratégias utilizadas por eles ao responderem o item de modo incorreto)?

Sabe 2013

Page 33: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Análise de Itens• Vejamos os exemplos:

Sabe 2013

Page 34: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 35: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 36: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 37: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Page 38: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

OLHANDO PARA OS RESULTADOS....

- INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA – NÍVEIS;

- PADRÕES DE DESEMPENHO.

Sabe 2013

Page 39: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Níveis

Muito Crítico.Crítico.Básico.Avançado.

Page 40: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Atividade III Escala de Proficiência

• Atividade de cada grupo:– discutir e associar o desenvolvimento das habilidades em

cada padrão de desempenho (ordem de desenvolvimento);– buscar habilidades semelhantes em cada nível, observando

o desenvolvimento dos alunos para habilidades diferentes.

Sabe 2013

Page 41: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Padrões de DesempenhoSabe 203

• Os Padrões de Desempenho são agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

• Esses padrões podem ser divididos em três ou quatro níveis, de acordo com as diretrizes pedagógicas adotadas pelos municípios e estados.

• O agrupamento visa facilitar a interpretação pedagógica das habilidades desenvolvidas pelos estudantes, pois apresenta a descrição das habilidades distintivas de cada um de seus intervalos, em um continuum, do nível mais baixo ao mais alto.

Page 42: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 1ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido apenas habilidades consideradas muito elementares para essa etapa de escolarização, o que evidencia a necessidade de ações que proporcionem condições para o desenvolvimento de habilidades que são abordadas desde o Ensino Fundamental.

Page 43: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 1ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes desse padrão de desempenho demonstram ter iniciado um processo de consolidação das habilidades consideradas essenciais para o Ensino Médio.

Page 44: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 1ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter consolidado um número maior de habilidades, consideradas básicas para essa etapa de escolarização. Assim, eles dominam, além das habilidades citadas no padrão anterior, outras habilidades que exigem processos cognitivos mais elaborados para o seu desenvolvimento.

Page 45: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 1ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes desse padrão de desempenho demonstram ter consolidado habilidades para realizar tarefas que exigem maior nível cognitivo. Eles, além de terem consolidado um número maior de habilidades, conseguem relacionar os conhecimentos de Biologia com as situações da vida cotidiana.

Page 46: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 2ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido apenas habilidades consideradas muito elementares para a etapa de escolarização avaliada, como reconhecer medidas preventivas contra a dengue e identificar, em imagem, órgãos do sistema digestório.

• Esses estudantes necessitam, portanto, de ações focalizadas que proporcionem condições para o progresso no Ensino Médio, evitando o risco de repetência, evasão e abandono escolar.

Page 47: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 2ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes que apresentam esse padrão de desempenho encontram-se, ainda, aquém do esperado para o 2º ano do Ensino Médio, embora apresentem maior número de habilidades e essas sejam um pouco mais complexas.

• Esses estudantes necessitam de reforços para que desenvolvam habilidades mais elaboradas e condizentes com a etapa de escolarização em que se situam.

Page 48: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 2ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter consolidado um número maior de habilidades, consideradas básicas para essa etapa de escolarização. Assim, eles dominam, além das habilidades citadas no padrão anterior, outras habilidades que exigem processos cognitivos mais elaborados para

o seu desenvolvimento.

Page 49: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 2ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes, nesse padrão de desempenho, demonstram ter desenvolvido habilidades para realizar tarefas que exigem maior cognição, abstração e capacidade de estabelecer relações.

Page 50: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 3ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes que se encontram nesse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido as mesmas habilidades dos alunos da 2ª série além de reconhecer a principal característica do mal de Alzheimer.

• Esses estudantes também necessitam de ações focalizadas que proporcionem condições para o progresso no Ensino Médio, evitando o risco de repetência, evasão e abandono escolar.

Page 51: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 3ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes que apresentam esse padrão de desempenho encontram-se, ainda, aquém do esperado para a conclusão do Ensino Médio. Esses estudantes reconhecem a variedade de moscas como uma consequência de mutações e realizam cruzamentos, identificando o genótipo da prole de acordo com a Primeira Lei de Mendel.

Page 52: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 3ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Os estudantes dominam, além das habilidades citadas no padrão anterior, outras habilidades que exigem processos cognitivos mais elaborados para o seu desenvolvimento.

• Esses estudantes reconhecem as relações ecológicas entre seres vivos, bem como, identificam níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

Page 53: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Cortes dos Padrões de Desempenho de Biologia• 3ª série do Ensino Médio

Sabe 2013

• Esses estudantes apresentam habilidades mais complexas comoreconhecer ciclos biogeoquímicos, relações funcionais entre sistemas do corpo humano; reconhecer a importância dos diversos nutrientes para o organismo; diferenciar células vegetais de animais, bem como as procariotas das eucariotas

Page 54: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Dinâmica IIIPadrões de Desempenho

• Solicitar que os participantes observem o desenvolvimento dos estudantes nas diferentes etapas, em um mesmo padrão de desempenho (p.e. Crítico).– O que difere o desenvolvimento dos estudantes da 1ª para

a 2ª série do EM nesse padrão?– Quais as habilidades que um estudante da 1ª série, no

padrão Crítico, precisa desenvolver para, na 2ª série, alcançar um resultado de padrões superiores?

Sabe 2013

Page 55: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

RESULTADOS

Sabe 2013

Page 56: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Resultados• Resultados por Estado, DIREC, Escola.• Proficiência média.• Participação.• Percentual de estudantes por padrão. • Resultados de proficiência média e percentual por

padrão de desempenho.• Percentual de estudantes por nível de proficiência.

Sabe 2013

Page 57: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Resultados de ParticipaçãoSabe 2013

Page 58: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

• De que forma você acha que a participação pode interferir nos resultados?

- Propostas:• divulgar e discutir o projeto com a comunidade escolar;• discutir no AC a cultura da avaliação incluindo o SABE;• divulgar o calendário da aplicação com antecedência;• divulgar e discutir na reunião de pais os resultados da avaliação.

Sabe 2013

Resultados de Participação

Page 59: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Resultados de Proficiência MédiaSabe 2013

Page 60: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

• Como podemos comparar os resultados de Proficiência Média?

Sabe 2013

Resultados de Proficiência Média

Page 61: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Resultados de Padrão de DesempenhoSabe 2013

Page 62: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

• Comparar os resultados pela escola (mesma etapa de escolaridade em edições diferentes), fazendo apontamentos ao observar a proficiência média dos estudantes nessas avaliações.

Sabe 2013

Resultados de Padrão de Desempenho

Page 63: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Resultados em diferentes etapas de escolaridade

Sabe 2013

Page 64: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Resultados em diferentes etapas de escolaridade Sabe 2013

Page 65: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

• Comparar os resultados das diferentes etapas de escolaridade de um mesmo grupo (escola/DIREC).

Sabe 2013

Resultados em diferentes etapas de escolaridade

Page 66: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Sabe 2013

Percentual de estudantes por nível de proficiência

Page 67: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Atividade IVResultados

• Apresentaremos os resultados das avaliações desenvolvidas pelos estudantes e indicaremos algumas formas de análise e apropriação desses dados.

• Indicaremos, também, algumas orientações nos próximos slides e no documento Word anexo.

Sabe 2013

Page 68: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

Resultados• Entregar resultados para os grupos;Comparar os resultados, quando possível, de ciclos diferentes em uma mesma escola. • O que podemos notar ao observar a proficiência

média dos estudantes nas avaliações desses ciclos? • E em relação ao percentual de alunos em cada

padrão de desempenho nesses ciclos? Encontramos diferenças? Quais seriam?

Sabe 2013

Page 69: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

ResultadosObserve a participação dos estudantes na escola.• O percentual de participação é significativo? • Em relação à participação, o número de alunos avaliados

corresponde ao número de alunos que frequentam a escola?• Quem são os alunos que não fizeram a avaliação?

• Como aumentar a participação desses alunos nas próximas avaliações?

Sabe 2013

Page 70: Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013. Oficina de Apropriação de Resultados de Ciências da Natureza Fernando Augusto Guilherme Fiurim Patrícia.

ResultadosObserve a proficiência média da sua escola em cada etapa de escolaridade• O que podemos observar ao associar a proficiência média aos

padrões de desempenho em cada etapa?• Quais são as habilidades desenvolvidas pelos alunos em cada

etapa de escolaridade, considerando o resultado da proficiência média?

• Quais seriam os conhecimentos mínimos esperados em cada etapa de escolaridade? (quais as habilidades que os alunos ainda não desenvolveram?)

Sabe 2013