Pim i e II Big Ben

of 28 /28
1 UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR PIM I e II PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR REDE DE DROGARIAS BIG BEN

description

Pim i e II Big Ben

Transcript of Pim i e II Big Ben

1

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

PIM I e II

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

REDE DE DROGARIAS BIG BEN

Belém – Pará

2014

2

VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

PIM I E PIM II

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

REDE DE DROGARIAS BIG BEN

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar –

PIM I e PIM II, apresentado como exigência para conclusão.

Do 1º Semestre do Curso Superior de Tecnologia Gestão em

Tecnologia da Informação, da Universidade Paulista – UNIP,

Campus Nazaré

Monitora Vivian

Belém – Pará

3

2014

Resumo

A necessidade de uma empresa do porte da aqui estudada de estabelecer a inclusão do Projeto Integrado Multidisciplinar torna-se eficiente, pois, é a fonte do excelente estudo desenvolvido dentro do organograma empresarial, com o intuito de propor um excelente planejamento das atividades gerenciais voltadas para o discernimento colaborativo interno e externo, por razões características de expor o desenvolvimento da organização qualificante ao mundo do trabalho no ambiente globalizado.Por isso, a empresa desenvolveu metodologias que visa contabilizar o desempenho individual dos seus colaboradores e fornecedores e relacionou dados para identificação de futuros gestores, elaboração de planos de sucessão e ganhos salariais. Assim, criando melhorias na competitividade dentro da própria empresa. O sucesso e o desempenho da empresa foram e continuam sendo à somatória do sucesso e do desempenho individual deseus participantes, fazendo hoje da referida empresa uma história exemplar de desenvolvimento sequencial em diversas áreas abrangentes no mercado empresarial.

4

Abstract

The need for a company the size of studied here establish the inclusion of the Integrated Multidisciplinary Project becomes effective , then, is the source of the excellent study developed within the corporate organization chart , in order to propose an excellent planning of management activities aimed to internal and external collaborative discernment characteristics reasons to expose the development of the learning organization in the world of work globalizado.Por this environment, the company has developed methodologies that aims to account for the performance of individual employees and suppliers and related data to identify future managers , preparation of succession plans and wage gains . Thus , creating improvements in competitiveness within the company . The success and performance of the company have been and continue to be the sum of success and individual performance deseus participants , making today the company said an exemplary history of comprehensive sequential development in several areas in the business market .

5

Sumário

1-Introdução........................................................................................................6

2-Desenvolvimento 2.1-Fundamentação teórica................................................7

2.1.1- Descrição da Organização........................................................................7

2.2- Estatística.....................................................................................................8

2.3- Comunicação Aplicada.............................................................................8,9

Ações da Comunicação aplicada:.......................................................................9

3-Conclusão......................................................................................................10

4- Referências bibliográficas.............................................................................11

6

1-Introdução

Este tem como finalidade acadêmica, um projeto onde apresento a rede de drogarias Big Ben, pertencente ao Grupo Brasil Pharma, e nele aplico os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a maximizar os conhecimentos universitários e elaborar um projeto como uma disciplina verificadora dos mesmos.

A necessidade que tem uma empresa de estabelecer a inclusão do Projeto Integrado Multidisciplinar se torna indispensável, pois, é a fonte do excelente desenvolvimento organizacional empresarial, com o intuito de propor um excelente planejamento das atividades gerenciais voltadas para o discernimento colaborativo interno e externo, por razões características de expor o desenvolvimento da organização qualificante ao mundo do trabalho no ambiente globalizado.

7

2-Desenvolvimento

2.1-Fundamentação teórica

2.1.1- Descrição da Organização

A empresa pesquisada denominada Rede de Drogarias Big Ben, é uma rede de varejo farmacêutico do Grupo Brasil Pharma, iniciou suas atividades em 1994 e no período de 19 anos (1994 à 2013) vem inovando e ampliando a sua capacidade de expansão chegando em 2012 com 181 drogarias, em 7 estados e mais de 43 municípios.

A rede Drogarias Big Ben foi fundada em julho de 1994 pela Família Aguilera em Belém, estado do Pará. A Big Ben começou sua expansão para outros estados em 2001, quando inaugurou cinco lojas no Maranhão (hoje são 18) e em 2005, quando levou sete unidades para o Piauí (atualmente, há 12). O nome Big Ben surgiu por uma casualidade, já que o proprietário da primeira farmácia adquirida era conhecido por Sr. Ben e sua farmácia era muito grande. Logo, ficou Big Bem. A fachada, um tanto incomum no ramo de farmácias, traz um relógio gigante que lembra o monumento inglês.

Tornou-se a maior e mais conhecida rede de Drogarias do Pará e por 15 anos consecutivos foi campeã na preferência da população com média de 65% a 70% de acordo com pesquisa em um dos maiores jornais do estado.

Em 1999 a Big Ben lançou o Serviço de Atendimento ao Cliente e o Serviço de Atenção ao Diabético e ao Hipertenso.

O Ano de 2000 foi memorável, a Big Ben inaugura em Marabá a Maior Drogaria do Brasil, com 900m². Hoje sua maior loja possui 2.700m² localizada na Praça Batista Campos, em Belém-PA.

A rede está instalada nos estados do Pará com 115 lojas, no Maranhão com 20 lojas, no Piauí com 15 lojas, no Pernambuco com 21 lojas, Paraíba com 7 lojas, Ceará com 1 loja e Amapá com 2 lojas.

Todo o controle de mais de 500 empresas do convênio empresa da Big Ben, além de 2.800.000 cartões Amigo que são gerenciados pela área de TI, em um sistema único de coleta de dados.

A BIG BEN implanta o Compromisso Social como filosofia de uma nova maneira de conduzir os negócios da empresa, tornando-a parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social, englobando preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).

A Responsabilidade Social nunca se esgota,pois, sempre há algo a se fazer, sendo um processo educativo que evolui com o tempo. A empresa pode desenvolver projetos em diversas áreas, com diversos públicos e de diversas maneiras. A ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização, a qual segue uma linha de coerência entre ação e discurso. Os reconhecimentos se dão também através das certificações e selos, como: TOP SOCIAL ADVB Pará 2008 com o Projeto CRECHE A HORA DO SABER. Selo ABRINQ, empresa amiga da criança.

O organograma organizacional da empresa Brasil Pharma, grupo da qual é pertencente a rede de drogarias Big Bem, está classificado na seguinte escala horizontal:

Desde sua primeira loja, ficou caracterizada pela beleza das lojas, preços competitivos, diversidade e qualidade dos produtos, conforto (todas as 115 lojas são climatizadas) e atendimento farmacêutico diferenciado. Atualmente, a Big Ben emprega 2,5 mil colaboradores, entre eles, portadores de necessidades especiais. Todas estas características

8

refletem na perspectiva de investir em talentos oferecendo especializações e programas de integração e lazer, de investir em programas sociais.

2.2- Estatística

A empresa pesquisada procura manter-se sempre atualizada com o que há de novo no mercado e pra isso utiliza-se de meios estatísticos para tal fim, dentre eles podemos citar as pesquisas de opinião pública para traçar o perfil dos consumidores nas cidades em que suas filiais estão estabelecidas. 

Você já parou para pensar por que o seguro do carro de um jovem de 20 anos é bem mais caro do que o seguro do pai desse jovem? E como é que uma pesquisa eleitoral consegue apontar corretamente o que pensa a maioria dos eleitores? E como a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo sabe quando é necessário implantar o rodízio de veículos? A resposta é simples: por trás de todas essas perguntas está a estatística, que nada mais é do que um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que nos ajuda a lidar com situações sujeitas a incertezas. O estatístico, em geral, trabalha tomando decisões. Ele é o responsável por um levantamento que vai te dar argumentos para que você possa tomar a decisão correta.

As áreas de atuação do estatístico são bastante variadas. Eles podem trabalhar nas seguintes áreas:

Indústria (na melhoria da qualidade de produtos, avaliação das reações do consumidor); 

Demografia e saúde (atuando em pesquisas da evolução populacional, novos remédios, tratamento de doenças); 

Pesquisas científicas (em universidades, como professores e consultores); Recursos humanos (desenvolvendo planos de avaliação e desempenho, planos de previdência complementar);

Pesquisas de opinião (para empresas que vão lançar novos produtos, pesquisas eleitorais;

Setor financeiro (em bancos, fazendo análise de bancos de dados, previsões econômicas, avaliando riscos de investimentos).

Por outras palavras o termo estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

2.3- Comunicação Aplicada

O sucesso de um empreendimento depende em grande parte de seus colaboradores. Com esta visão, a empresa aqui estudada procura estreitar o seu relacionamento com seus funcionários e também com seus parceiros comerciais, através de eventos corporativos com a participação tanto de fornecedores quanto de seus funcionários em geral. Vale ressaltar também que tão importante como é a comunicação interna de uma empresa, deve ser a exteriorização de tal comunicação chegando ao público alvo, que no caso é feita no corpo a corpo com o cliente e também através da exposição na mídia, através de comerciais diários e programas de rádio mantidos pela rede de farmácias aqui analisada.

Os avanços na tecnologia, aumento da avaliação do público, e a exigência por prestação de contas tem aumentado a frequência, velocidade e natureza da comunicação organizacional em empresas, governo e por organizações sem fins lucrativos. Como resultado dessas mudanças, os esforços de comunicação devem coordenar as relações públicas, marketing e estratégias de publicidade em operações de comunicação eficaz.

9

A comunicação aplicada é a área do conhecimento que, entre outras muitas possibilidades, permite examinar como empresas e organizações podem gerenciar sua identidade corporativa, produtos e serviços, e suas relações com os componentes internos e externos. Isto é, como podem trabalhar a sua imagem e melhor comuniquem suas ideias e produtos. Os profissionais da comunicação aplicada aprendem a importância de decisões baseadas em pesquisas de marketing e relações públicas.

2.3.1-Ações da Comunicação aplicada:

Implementação de processos de comunicação persuasiva para os desfechos com um público-alvo [publicidade e propaganda];

Entendimento do comportamento do consumidor, o que leva, e como influenciá-lo;Emprego de marketing, PR, e técnicas de publicidade para criar planos de comunicação com resultados mensuráveis;

Desenvolvimento, gerenciamento e análise das relações efetivas práticas de mídia. Dentre as áreas de atuação, podemos citar:

Marketing; Publicidade; Jornalismo; Relações Internacionais; Comunicação Visual; Fomentação de blogs e sites; Designer gráfico; Designer de produtos; Letras e Literaturas; Artes plásticas; Cinema; Teatro.

Entre muitas outras.

Assim, a referida organização empresarial, visa atualizar e reciclar os profissionais de Administração de Pessoal e de Recursos Humanos, bem como as Gerências e Chefias de qualquer área ou setor, quanto a importância e a necessidade de desenvolver um eficiente canal de comunicação entre empresa e funcionários.

10

3-Conclusão

Concluo esta pesquisa enfatizando que nenhuma empresa consegue alcançar o topo por acaso. É um conjunto de consequências que causa o resultado final. No caso da empresa aqui analisada, que vem crescendo exponencialmente ano após ano, soube trabalhar de maneira eficiente os tópicos aqui relatados: trabalhou estatisticamente analisando o que as pessoas queriam além de uma farmácia e transformando tais farmácias em lojas; aplicou comunicação no trato de seus clientes tanto no uso da mídia como na venda propriamente dita; usa sistemas de informação com seus profissionais de TI responsáveis pelo cadastro de clientes no programa de vantagens Cartão Amigo; e prega o desenvolvimento sustentável incentivando a qualidade de vida refletida no meio ambiente que nos envolve.

O principal objetivo deste trabalho foi mostrar a necessidade que a empresa pudesse implantar o Projeto Integrado Multidisciplinar-PIM, para contribuir na transformação e desenvolvimento da organização empresarial, percebendo ainfluência do sucesso das empresas hoje, onde o conhecimento é fator mais decisivo do que o capital. Com base na organização pesquisada, conclui-se que uma organização que assume a comunicação como recurso estratégico de negócio, de entendimento dos públicos e de integração à sociedade, preocupa-se com todos os tipos de variáveis que influenciam sua gestão, pois o público atual está mais exigente do que era no passado em relação a outros seguimentos empresarias.

11

4- Referências bibliográficas

Pesquisa de campo;Site Brasil Escola;Site G1;Modelo de material do PIM;Conteúdo das aulas;Material do CD-ROM;Palestras do PIM.

12

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

PIM I e II

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

REDE DE DROGARIAS BIG BEN

13

Belém – Pará

2014

VALTER LUIZ GALUCIO MARINHO JUNIOR

PIM I E PIM II

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

REDE DE DROGARIAS BIG BEN

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar –

PIM I e PIM II, apresentado como exigência para conclusão.

Do 1º Semestre do Curso Superior de Tecnologia Gestão em

Tecnologia da Informação, da Universidade Paulista – UNIP,

Campus Nazaré

Monitora Vivian

14

Belém – Pará

2014

RESUMO

A empresa pesquisada denominada Rede de Drogarias Big Ben, é uma rede de varejo farmacêutico do Grupo Brazil Pharma, iniciou suas atividades em 1994 e no período de 19 anos (1994 à 2013) vem inovando e ampliando a sua capacidade de expansão chegando em 2012 com 181 drogarias, em 7 estados e mais de 43 municípios. A BIG BEN implanta o Compromisso Social como filosofia de uma nova maneira de conduzir os negócios da empresa, tornando-a parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social, englobando preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).Todo Sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

15

Abstract

The researched company called Network Drugstores Big Ben , is a network of retail pharmacist Brazil Pharma Group , started its activities in 1994 and the 19-year period (1994 to 2013 ) has been innovating and expanding its capacity expansion coming in 2012 with 181 drug stores in 7 states and more than 43 municipalities . The BIG BEN deploys the Social Commitment of philosophy as a new way of conducting the business of the company , becoming a partner and co-responsible for social development , encompassing concerns with a larger audience ( shareholders , employees , contractors , suppliers , consumers, community , government and the environment ) . entire system that manipulates data and provides information, resources or not using information technology , can be broadly considered as an information system . For example , the organizational information system can be conceptualized as the organization and its various internal subsystems , still contemplating the external environment.

16

SUMÁRIO

1-Introdução2- Desenvolvimento......................................................................................... 19 2- Fundamentação teórica2.1- Descrição da Organização

2.2- Princípio de Sistemas de Informação

2.2.1-Vantagens de um Sistema de Informação

2.3- Organização de Computadores

2.3.1-As Gerações de Computadores

2.4- Desenvolvimento Sustentável

3-Conclusão.......................................................................................................22

4- Referências bibliográficas

17

1-Introdução

Este tem como finalidade acadêmica, um projeto onde apresento a rede de drogarias Big Ben, pertencente ao Grupo Brazil Pharma, e nele aplico os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a maximizar os conhecimentos universitários e elaborar um projeto como uma disciplina verificadora dos mesmos.

A necessidade que tem uma empresa de estabelecer a inclusão do Projeto Integrado Multidisciplinar se torna indispensável, pois, é a fonte do excelente desenvolvimento organizacional empresarial, com o intuito de propor um excelente planejamento das atividades gerenciais voltadas para o discernimento colaborativo interno e externo, por razões características de expor o desenvolvimento da organização qualificante ao mundo do trabalho no ambiente globalizado.

18

2- Desenvolvimento

2- Fundamentação teórica

2.1- Descrição da Organização

A empresa pesquisada denominada Rede de Drogarias Big Ben, é uma rede de varejo farmacêutico do Grupo Brasil Pharma, iniciou suas atividades em 1994 e no período de 19 anos (1994 à 2013) vem inovando e ampliando a sua capacidade de expansão chegando em 2012 com 181 drogarias, em 7 estados e mais de 43 municípios.

A rede Drogarias Big Ben foi fundada em julho de 1994 pela Família Aguilera em Belém, estado do Pará. A Big Ben começou sua expansão para outros estados em 2001, quando inaugurou cinco lojas no Maranhão (hoje são 18) e em 2005, quando levou sete unidades para o Piauí (atualmente, há 12). O nome Big Ben surgiu por uma casualidade, já que o proprietário da primeira farmácia adquirida era conhecido por Sr. Ben e sua farmácia era muito grande. Logo, ficou Big Bem. A fachada, um tanto incomum no ramo de farmácias, traz um relógio gigante que lembra o monumento inglês.

Tornou-se a maior e mais conhecida rede de Drogarias do Pará e por 15 anos consecutivos foi campeã na preferência da população com média de 65% a 70% de acordo com pesquisa em um dos maiores jornais do estado.

Em 1999 a Big Ben lançou o Serviço de Atendimento ao Cliente e o Serviço de Atenção ao Diabético e ao Hipertenso.

O Ano de 2000 foi memorável, a Big Ben inaugura em Marabá a Maior Drogaria do Brasil, com 900m². Hoje sua maior loja possui 2.700m² localizada na Praça Batista Campos, em Belém-PA.

A rede está instalada nos estados do Pará com 115 lojas, no Maranhão com 20 lojas, no Piauí com 15 lojas, no Pernambuco com 21 lojas, Paraíba com 7 lojas, Ceará com 1 loja e Amapá com 2 lojas.

Todo o controle de mais de 500 empresas do convênio empresa da Big Ben, além de 2.800.000 cartões Amigo que são gerenciados pela área de TI, em um sistema único de coleta de dados.

A BIG BEN implanta o Compromisso Social como filosofia de uma nova maneira de conduzir os negócios da empresa, tornando-a parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social, englobando preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).

A Responsabilidade Social nunca se esgota pois sempre há algo a se fazer, sendo um processo educativo que evolui com o tempo. A empresa pode desenvolver projetos em diversas áreas, com diversos públicos e de diversas maneiras. A ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização, a qual segue uma linha de coerência entre ação e discurso. Os reconhecimentos se dão também através das certificações e selos, como:

TOP SOCIAL ADVB Pará 2008 com o Projeto CRECHE A HORA DO SABER.

Selo ABRINQ, empresa amiga da criança.

19

O organograma organizacional da empresa Brasil Pharma, grupo da qual é pertencente a rede de drogarias Big Bem, está classificado na seguinte escala horizontal:

Desde sua primeira loja, ficou caracterizada pela beleza das lojas, preços competitivos, diversidade e qualidade dos produtos, conforto (todas as 115 lojas são climatizadas) e atendimento farmacêutico diferenciado.

Atualmente, a Big Ben emprega 2,5 mil colaboradores, entre eles, portadores de necessidades especiais.

Todas estas características refletem na perspectiva de investir em talentos oferecendo especializações e programas de integração e lazer, de investir em programas sociais.

2.2- Princípio de Sistemas de Informação

A empresa estudada encontra nos sistemas de informação a solução para atender as suas necessidades: agilidade nas negociações com fornecedores e clientes e a confiabilidade necessária para blindar a empresa contra fraudes e consequentemente, otimizar o tráfego de dados minimizando a manipulação para maior segurança dos dados sigilosos.Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Todo Sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.

2.2.1-Vantagens de um Sistema de Informação

Em um Sistema, várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informação não é diferente, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são: Otimização do fluxo de informação permitindo mais agilidade e organização; Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Mais integridade e veracidade da informação; Mais estabilidade; Mais segurança de acesso à informação.

2.3- Organização de Computadores

A rede de farmácias utiliza-se da tecnologia computacional nos campos da Automação Comercial e no atendimento via internet. O sistema de coleta de produtos é totalmente automatizado sem a utilização de papel. Todo o controle de mais de 500 empresas do convênio empresa da Big Bem além de 2.800.000 cartões Amigo são gerenciados pela rede de TI, em um sistema de coleta de dados.

A Humanidade tem usado ao longo de sua história uma variedade de “ferramentas para apoio computacional”, tais como ábacos, tabelas, réguas de cálculo, calculadoras e, mais recentemente, computadores. As principais razões residem em duas limitações humanas: velocidade de cálculo e taxa de erros.

20

O primeiro projeto de um computador de propósito geral de que se tem notícia foi a “Máquina Analítica” de Charles Babbage (1792-1871), um engenho mecânico cuja concepção estava completa por volta de 1840.

2.3.1-As Gerações de Computadores

A construção dos primeiros computadores ocorre apenas no século XX, a partir de pesquisas iniciadas na década de 30 por ingleses, americanos e alemães, entre outros. Nesta época as pesquisas para a criação de um computador não eram mais feitas de forma isolada e com recursos próprios, por matemáticos ou engenheiros, sendo conduzidas em universidades e institutos de pesquisa, já que o computador era visto, por muitos governos, como um meio de obtenção de supremacia tecnológica e militar. A deflagração da Segunda Guerra Mundial levou a um rápido avanço no setor, com o desenvolvimento e uso de computadores para cálculos de criptografia e balística.

2.3.2-Gerações de Computadores

1ª Geração(1938-54): válvulas, reles;

2ª Geração (1952/64): transistores;

3ª Geração (1962-74): circuitos integrados;

4ª Geração (1072-90): circuitos integrados, LSI & VLSI;

5ª Geração (1991-...): escala de integração ULSI, circuitos integrados de arseneto de gálio.Em resumo, a disciplina de arquitetura de computadores pode ser vista como o estudo, projeto e análise de sistemas computacionais digitais considerando suas características funcionais e o inter-relacionamento (a estrutura) de seus componentes.

2.4- Desenvolvimento Sustentável

Com uma sociedade cada vez mais voltada para a ecologia, a rede de farmácias Big Ben agrega a imagem de seus produtos farmacêuticos a uma vida saudável. E não pode existir vida saudável sem um desenvolvimento sustentável do mundo em quase vive.

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver.

Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.

Podemos citar algumas sugestões para o desenvolvimento sustentável:

-Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, e plástico.

-Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares;

-Geração de energia limpa através de fontes não poluentes como eólica, solar e geotérmica.

-Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis;

21

-Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;.

- Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel;

- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água;

-Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;

- Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos;

- Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro e ecologicamente corretos;

- Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas);

-Combate intensivo e sistêmico ao desmatamento ilegal de matas e florestas;

-Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais de rios e lagos ;

-Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos, além das metrópoles; 

- Valorização e barateamento da produção e consumo de alimentos orgânicos.

- Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do telhado verde.

Estas são apenas algumas sugestões para que o ser humano consiga estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a manutenção do meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo. 

2.5- Fundamentos de Sistemas Operacionais

A empresa estudada utiliza-se de diversas ferramentas computacionais para realizar atendimento via internet, realizar controle de estoque e da data de validade de seus produtos e a verificação da situação das empresas junto à ANVISA. Deste modo, a utilização de sistemas operacionais atuais é uma ferramenta essencial na construção e manutenção do padrão de uma empresa.

Consiste de um ou um conjunto de programas que compõem o software básico do computador e cuja finalidade é a de executar os programas aplicativos e de servir de interface entre o computador e seus usuários. Um sistema operacional deve atender a três objetivos principais: a) Conveniência - tornar o uso do computador mais conveniente (fácil). b) Eficiência - tornar eficiente (seguro e justo) o uso e o compartilhamento dos recursos existentes c) Evolução - possibilitar o constante debug e o desenvolvimento de novas funcionalidades Numa abordagem macro, o sistema operacional pode ser visto como a primeira camada de software acima do hardware do computador que, se encarrega de suportar e servir de interface entre este e os demais programas aplicativos e utilitários.

Entre outras palavras, um sistema operacional tem por finalidade permitir que o usuário do computador execute aplicações, como editores de texto, jogos, reprodutores de áudio e vídeo, etc. Essas aplicações processam informações como textos, músicas e filmes, armazenados sob a forma de arquivos em um disco rígido ou outro meio. Este módulo apresenta a noção de arquivo, suas principais características e formas de acesso, a organização de arquivos em diretórios e as técnicas usadas para criar e gerenciar arquivos nos dispositivos de armazenamento.

Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão relacionados diretamente com suas aplicações e a evolução de seus hardwares instalados. 

22

          A evolução dos sistemas operacionais para computadores pessoais e estações de trabalho popularizou diversos conceitos e técnicas, antes só conhecida em ambientes de grande porte.

3- Conclusão

Concluo esta pesquisa enfatizando que nenhuma empresa consegue alcançar o topo por acaso. É um conjunto de consequências que causa o resultado final. No caso da empresa aqui analisada, que vem crescendo exponencialmente ano após ano, soube trabalhar de maneira eficiente os tópicos aqui relatados: trabalhou estatisticamente analisando o que as pessoas queriam além de uma farmácia e transformando tais farmácias em lojas; aplicou comunicação no trato de seus clientes tanto no uso da mídia como na venda propriamente dita; usa sistemas de informação com seus profissionais de TI responsáveis pelo cadastro de clientes no programa de vantagens Cartão Amigo; e prega o desenvolvimento sustentável incentivando a qualidade de vida refletida no meio ambiente que nos envolve.

O principal objetivo deste trabalho foi mostrar a necessidade que a empresa pudesse implantar o Projeto Integrado Multidisciplinar-PIM, para contribuir na transformação e desenvolvimento da organização empresarial, percebendo a influência do sucesso das empresas hoje, onde o conhecimento é fator mais decisivo do que o capital. Com base na organização pesquisada, conclui-se que uma organização que assume a comunicação como recurso estratégico de negócio, de entendimento dos públicos e de integração à sociedade, preocupa-se com todos os tipos de variáveis que influenciam sua gestão, pois o público atual está mais exigente do que era no passado em relação a outros seguimentos empresarias.

23

4- Referências bibliográficas

Pesquisa de campo.Modelo de material do PIM.Conteúdo das aulas.Material do CD-ROM.Palestras do PIM.Site Portal do Dia.Wikipédia.