Plano de aula 8 prova

4

Click here to load reader

description

 

Transcript of Plano de aula 8 prova

Page 1: Plano de aula 8  prova

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - DCET CAMPUS II – ALAGOINHAS

DOCENTE: CLÁUDIA REGINADISCENTES: PAULA GABRIELE FREITAS E CHARLENE RODRIGUES

PLANO DE AULA SEMANAL VIII

COLÉGIO ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANAREGENTE: ANTONIETA NUNESSÉRIE: 2º ANO TURMA: 01 VESPERTINO - ENSINO MÉDIO DATA: 14/12/2010 CARGA HORÁRIA: 1 H/ AULA

TEMA

• Aplicação da Prova da IV unidade

Subtemas

• Peixes• Anfíbios• Répteis• Aves• Mamíferos

OBJETIVOS

⇒ Relacionas as principais características desses filos;

⇒ Identificar e descrever as características desses filos;

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

⇒ Conhecimento das características morfológicas e dos representantes

dos filos;

⇒ Descrição do sistema nervoso dos animais desse filo;

Page 2: Plano de aula 8  prova

⇒ Descrição de suas características principais e modo de reprodução;

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

⇒ Resolução da prova

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

⇒ Arrumar a sala;⇒ Pedir para que os alunos guardem o seu material;⇒ Explicar as regras da prova;⇒ Passar lista de freqüência;⇒ Entregar as provas.

AVALIAÇÃO

Aplicação e observação da resolução da prova.

OBSERVAÇÕES

PaulaA prova transcorreu normalmente, não houve reclamações e nem problemas.

CharleneA prova transcorreu normalmente, não houve reclamações e nem problemas.

REFERÊNCIAS

AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da Biologia Moderna. Volume único 4º Ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Lopes, S. Bio – Volume Único – São Paulo, Saraiva, 2004.

ANEXOS

Page 3: Plano de aula 8  prova

Colégio Estadual de Feira de SantanaDisciplina: BiologiaProfessora estagiária: Aluno (a):

Prova da IV Unidade

1. Com relação a algumas características de animais vertebrados, indique (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) os osteíctes possuem, na porção ventral do corpo, um órgão, denominado bexiga natatória, cuja função exige que o peixe se mantenha em movimento corporal rápido. ( ) diferentemente dos peixes, os anfíbios apresentam epiderme permeável, desenvolvimento de pulmões, coração com três cavidades e existência de pálpebras. ( ) em relação aos anfíbios, os répteis mostram diferenças evolutivas importantes, entre as quais: epiderme impermeável, excreção de ácido úrico e pulmões com maior superfície de troca. ( ) as aves apresentam semelhanças com os répteis, entre as quais: epiderme seca, ovo com casca e excreção de ácido úrico como principal resíduo nitrogenado. ( ) enquanto as aves são animais pecilotérmicos, os mamíferos são animais homeotérmicos.

2. Qual dos grupos que seguem apresenta somente peixes cartilaginosos? a) tubarão, sardinha, salmão e truta; b) raia, pirambóia, bacalhau e linguado; c) cação, tubarão, raia e piranha; d) quimera, cação, pirambóia e lampréia; e) tubarão, cação, quimera e raia.

3. Compare a circulação sangüínea em um mamífero e em um peixe ósseo. O que acontece com a pressão sangüínea em cada um dos casos?

4. Qual é a afirmação incorreta ?

a) Existem marsupiais na fauna brasileira.b) O ornitorrinco é o único mamífero ovíparo.c) Há peixes que respiram pela bexiga natatória.d) Nos peixes, o pâncreas não é um órgão bem definido.e) No anfioxo, as trocas gasosas processam-se principalmente nas fendas branquiais5. Indique a que classes pertencem os animais cujas principais características estão relacionadas a seguir:

I- Papo e moela (aparelho digestivo); siringe; ossos pneumáticos; sacos aéreos; homeotérmicos; coração com quatro cavidades. II- Durante a metamorfose, têm respiração branquial, pulmonar e cutânea; coração com três cavidades; pecilotérmicos; cloaca.

a) I - peixes e II - anfíbios b) I - aves e II - anfíbios c) I - aves e II - répteis d) I - répteis e II - anfíbios e) I - anfíbios e II – peixes

6. "O laço de fita que prende os cabelos da moça no retrato mais parece uma borboleta." ("Outro retrato", José Paulo Paes) Os anexos da pele, tais como "...os cabelos...", são estruturas encontradas nos mamíferos. Estas estruturas ( ) localizam-se entre as camadas da derme e têm a função de produzir calor por meio de uma alta taxa metabólica. ( ) formam uma camada intramuscular protetora contra a perda excessiva de água para o

Page 4: Plano de aula 8  prova

ambiente. ( ) aparecem em machos e fêmeas, em razão da presença da gonadotrofina coriônica. ( ) ficam "eriçadas", em dias frios, graças à ação contrátil das terminações nervosas nas glândulas endócrina.7. Um animal, que possui como características presença de coluna vertebral, fecundação interna com cópula, respiração pulmonar, embrião protegido por ovo de casca dura, mistura do sangue venoso com o arterial e temperatura variável com o ambiente, deve pertencer ao grupo:

a) das aves. b) dos peixes. c) dos répteis. d) dos anfíbios. e) dos mamíferos. 8. Leia com atenção a tira a seguir:

a) Calvin não entende por que precisa estudar os morcegos. Esses animais, porém, têm funções biológicas importantes nos ecossistemas. Cite duas dessas funções.

b) Calvin acredita que os morcegos são insetos porque, além de considerá-los nojentos, eles voam. No entanto, o que ele não sabe é que asas de insetos e de morcegos não são estruturas homólogas mais análogas. Qual a diferença entre estruturas análogas e homólogas?

c) Dê duas características exclusivas da classe a que pertencem os morcegos.

9. (MED. MARILIA) Referindo-se aos anfíbios, pode-se afirmar que: a) apresentam respiração cutânea; b) são homeotérmicos; c) possuem coração com quatro cavidades; d) não apresentam fase larval; e) todos apresentam quatro patas.

10. No curso da evolução, os primeiros vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre foram: a) os anfíbios, cujos adultos respiravam por pulmões. b) as aves, que podiam voar por grandes distâncias sobre os continentes. c) os mamíferos marsupiais, cujos embriões se desenvolviam em uma bolsa de pele na barriga da mãe. d) os mamíferos placentários, cujos embriões se desenvolviam no útero materno. e) os répteis, cujos ovos podiam desenvolver-se fora do ambiente aquático.