Recortes Nº194 de 2011

23
Recortes nº 194 Índice – 12 de Outubro de 2011 Porto de Setúbal - Contentores batem recorde de 2010 a um trimestre do final do ano Porto de Setúbal - Contentores batem recorde a um trimestre do final do ano Porto de Setúbal com efeito positivo de 10,7 mil milhões na Grande Lisboa… … e registou crescimento de 7,4% no primeiro trimestre No primeiro trimestre – Sapec com recorde absoluto de navios Terminal XXI já tem quatro pórticos de cais Portos recebem investimentos de 2,5 mil milhões Plano Estratégico dos Transportes já foi apresentado Santos Pereira: ‘No sector dos transportes quase tudo terá de mudar’ Bruno Bobone: ‘Mar tornou-se um dos factores de esperança para o desenvolvimento do país’ ‘Política Portuária e Logística’ debatida a 20 de Outubro em Lisboa Semanário «Política Portuária e Logística» Porto de Aveiro promove debate sobre exportações por via marítima APA: Auto-estradas do mar entre Aveiro e centro da Europa propostas a empresários 1

description

• Porto de Setúbal - Contentores batem recorde de 2010 a um trimestre do final do ano• Porto de Setúbal - Contentores batem recorde a um trimestre do final do ano• Porto de Setúbal com efeito positivo de 10,7 mil milhões na Grande Lisboa…• … e registou crescimento de 7,4% no primeiro trimestre• No primeiro trimestre – Sapec com recorde absoluto de navios• Terminal XXI já tem quatro pórticos de cais• Portos recebem investimentos de 2,5 mil desenvolvimento do país’• ‘Política Portuária e Logística’ debatida a 20 de Outubro em Lisboa• Semanário «Política Portuária e Logística»• Porto de Aveiro promove debate sobre exportações por via marítima• APA: Auto-estradas do mar entre Aveiro e centro da Europa propostas a empresários• Propostas auto-estradas do mar para ligar Aveiro ao centro da Europa• AE do Mar em Aveiro não entusiasma

Transcript of Recortes Nº194 de 2011

Page 1: Recortes Nº194 de 2011

Recortes nº 194Índice – 12 de Outubro de 2011

Porto de Setúbal - Contentores batem recorde de 2010 a um trimestre do final do ano

Porto de Setúbal - Contentores batem recorde a um trimestre do final do ano

Porto de Setúbal com efeito positivo de 10,7 mil milhões na Grande Lisboa…

… e registou crescimento de 7,4% no primeiro trimestre No primeiro trimestre – Sapec com recorde absoluto de navios Terminal XXI já tem quatro pórticos de cais Portos recebem investimentos de 2,5 mil milhões Plano Estratégico dos Transportes já foi apresentado Santos Pereira: ‘No sector dos transportes quase tudo terá de mudar’ Bruno Bobone: ‘Mar tornou-se um dos factores de esperança para o

desenvolvimento do país’ ‘Política Portuária e Logística’ debatida a 20 de Outubro em Lisboa Semanário «Política Portuária e Logística» Porto de Aveiro promove debate sobre exportações por via marítima APA: Auto-estradas do mar entre Aveiro e centro da Europa propostas a

empresários Propostas auto-estradas do mar para ligar Aveiro ao centro da Europa AE do Mar em Aveiro não entusiasma empresários OE 3012: Impostos devem ajudar a transformar Portugal na porta de

entrada na Europa – Rogério Fernandes Ferreira Sessão Pública de Apresentação do Livro Gestão Portuária II de Vitor

Caldeirinha A apresentar no estuário do Sado – Projecto ‘Cetácea Central’ pretende

compilar conhecimentos sobre golfinhos

1

Page 2: Recortes Nº194 de 2011

Transportes em movimento – 7 de Outubro de 2011

Porto de Setúbal Contentores batem recorde de 2010 a um trimestre do final do anoEscrito por Márcio Lopes

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, bateu o recorde absoluto de 2010 na movimentação de contentores ao atingir, de Janeiro a Setembro de 2011, 54 048 TEU, ultrapassando já em 6,5% o anterior máximo anual, de 50 744 TEU, quando ainda faltam três meses para o final do ano. Só no mês de Setembro de 2011, foram movimentados 11 052 TEU, um crescimento de 161,5% comparativamente aos 4 227 TEU do mesmo mês, em 2010. O aumento na carga contentorizada que tem vindo a ser verificado, ao longo de 2011, demonstra uma vitalidade premiada com o crescente interesse por parte dos grandes armadores que escalam Setúbal, como a Maersk e a Tarros Line, que recentemente melhoraram a oferta nas suas linhas regulares.  Recorde-se que o Porto de Setúbal é escalado regularmente por linhas de contentores da Portline, para África e Europa; da Great White Fleet, para a América; da Seatrade, para a Europa e América; da WEC Lines, para a Europa; da Eurocondor, para África e Europa, da Safmarine, para África e Europa; da Tarros Line, para a Europa, África e Médio Oriente; e da Maersk Lines, para a Europa, Mediterrâneo e África.

2

Page 3: Recortes Nº194 de 2011

O Setubalense – 10 de Outubro de 2011 – Pág. 6

3

Page 4: Recortes Nº194 de 2011

Transportes em Revista – Maio de 2011 – Pág. 41

4

Page 5: Recortes Nº194 de 2011

Transportes em Revista – Maio de 2011 – Pág. 37

5

Page 6: Recortes Nº194 de 2011

Transportes & Negócios – 10 de Outubro de 2011

Terminal XXI já tem quatro pórticos de cais

Dentro de poucos meses apenas, o Terminal XXI duplicará de três para seis o número de pórticos de cais em operação. Para o final do ano anuncia-se a chegada de mais nove RTG.

6

Page 7: Recortes Nº194 de 2011

Transportes & Negócios – 10 de Outubro de 2011

Portos recebem investimentos de 2,5 mil milhões

O Plano Estratégico de Transportes (PET) prevê a manutenção do esforço de investimento nos portos nacionais, quer público, quer privado.

7

Page 8: Recortes Nº194 de 2011

Cargo News – 9 de Outubro de 2011

Plano Estratégico dos Transportes já foi apresentadoFoi esta sexta-feira apresentado, num clima hostil, o Plano Estratégico dos Transportes por parte de Álvaro Santos Pereira, que confirmou o avanço da introdução de portagens em todas as Scut até ao final deste mês, negando qualquer aumento nos preços dos transportes até ao final deste ano.

O Plano Estratégico de Transportes prevê a fusão da Carris e do Metro de Lisboa, numa nova entidade denominada Empresa de Transportes de

Lisboa, assim como a fusão do Metro do Porto com a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, que darão lugar à Empresa de Transportes do Porto. Transtejo e Soflusa também serão fundidas.

Santos Pereira defendeu que o modelo das Scut é "insustentável". O Governo irá poupar mil milhões de euros, em troços rodoviários que serão cancelados, e renegociar os contratos de concessão.

No setor ferroviário, serão encerrados 250 quilómetros de linhas ferroviárias, e alterados 280 quilómetros para servir apenas transporte de mercadorias. O TGV fica definitivamente afastado, com o ministro a dizer que é preferível a "alta competitividade à alta velocidade". O novo aeroporto de Lisboa também fica suspenso, enquanto se tenta potenciar a infra-estrutura da Portela, tendo particular atenção para as companhias aéreas low cost.

8

Page 9: Recortes Nº194 de 2011

Cargo News – 9 de Outubro de 2011

Santos Pereira: "No setor dos transportes quase tudo terá de mudar"

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, afirmou esta sexta-feira na Comissão Parlamentar da Economia e Obras Públicas que o setor dos transportes em Portugal "é insustentável", e que quase tudo terá de sofrer uma reforma.

"O que venho fazer aqui hoje é apresentar um plano para um setor que, durante muitos anos, andou à deriva. Um plano realista e que tem em conta o futuro", referiu Santos Pereira, no início da

apresentação do Plano Estratégico dos Transportes.

"Os portugueses não podem continuar a sustentar uma situação que é insustentável", acrescentou Álvaro Santos Pereira, vincando que "algumas empresas públicas não são sustentáveis sem uma reforma".

O ministro da Economia garantiu ainda que o Governo pretende "assegurar o serviço público", embora "quase tudo tenha de mudar porque como está agora é insustentável". Assegurou também que muitas das medidas não vão gerar consenso, mas "a nossa visão para o futuro é clara e não se rege por princípios populistas".

9

Page 10: Recortes Nº194 de 2011

Cargo News – 9 de Outubro de 2011

Bruno Bobone: "Mar tornou-se um dos fatores de esperança para o desenvolvimento do país"

Num artigo denominado "O Fundo para a Economia do Mar", publicada no 'Oje', Bruno Bobone apresenta o Fórum Empresarial da Economia do Mar, considerando que "ao longo das últimas três décadas, nunca como hoje o Mar assumiu um papel de relevo como potencial recurso potenciador do desenvolvimento da economia nacional".

"Em resultado do projeto iniciado pela Associação Comercial de Lisboa com o excelente trabalho elaborado pelo Professor Ernâni Lopes sobre o Hipercluster da Economia do Mar, este tema passou a estar na agenda política nacional e tornou-se um dos fatores de esperança para o desenvolvimento do nosso país", começou por referir o presidente do Fórum, enaltecendo a inclusão do Mar nos destaques de todos os partidos com representação na Assembleia da República.

É minha convicção de que esta consciência sobre este recurso, que é identitário da economia portuguesa, é condição fundamental para que se possa começar a trabalhar nas suas capacidades de forma a podermos passar da expectativa aos resultados de que necessitamos", acrescentou Bruno Bobone, salientando que tal não é suficiente e que é preciso "um imenso trabalho, nem todo rentável a curto prazo, mas que se não for levado a cabo destruirá todo aquele potencial".

Enaltecendo a dificuldade que será "encontrar investidores com capacidade financeira substancial", Bruno Bobone destaca a importância do lançamento de "um Fundo de Investimento para a Economia do Mar que fosse uma vez mais o promotor das actividades previstas, tornando assim mais fácil o acesso ao capital de que necessitam". "Quanto aos projectos a desenvolver por este Fundo, competirá às suas estruturasdecidir, uma vez que serão os próprios investidores a tomar a liderança desse Fundo. Contudo, penso que o desenvolvimento de uma estrutura de armador nacional que entre no mercado internacional do transporte, projetos de desenvolvimento de estruturas de apoio ao turismo de recreio náutico e projectos de criação de pescado, serão seguramente considerados como interessantes e analisados por quem tenha a responsabilidade de conduzir os destinos do Fundo.

10

Page 11: Recortes Nº194 de 2011

Cargo News – 9 de Outubro de 2011

‘Política Portuária e Logística’ debatida a 20 de outubro em Lisboa

A Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa (CCLBL), com o apoio das Embaixadas da Bélgica e do Grão Ducado do Luxemburgo e em colaboração com o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEM), organiza, a 20 de outubro de 2011, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema “Politica Portuária e Logística”.

O Seminário, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, abordará duas grandes temáticas: A Política Portuária e a Intermodalidade; O Projeto Portugal Logístico. Os painéis de discussão serão integrados por académicos e empresários de reputado reconhecimento na área e por representantes de instituições, nacionais e internacionais, ligadas aos portos e à logística.

Esta acção conta com o apoio do Governo Federal Belga, das três Regiões Belgas, das Câmaras de Comércio Luso-Sueca, Luso-Finlandesa, Luso-Japonesa e Luso-Brasileira.

11

Page 12: Recortes Nº194 de 2011

Newsletter APP – 10 de Outubro de 2011

A 20 DE OUTUBRO, EM LISBOA

Seminário «Política Portuária e Logística»A Câmara de Comércio Luso-Belga-Luxemburguesa (CCLBL), com o apoio das Embaixadas da Bélgica e do Grão Ducado do Luxemburgo e em colaboração com o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEM), organiza, a 20 de Outubro de 2011, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema “Politica Portuária e Logística”.

O Seminário, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, abordará duas grandes temáticas:

“ A Politica Portuária e a Intermodalidade” “ O Projecto Portugal Logístico”

Os painéis de discussão serão integrados por académicos e empresários de reputado reconhecimento na área e por representantes de instituições, nacionais e internacionais, ligadas aos portos e à logística.

Aceda aqui:- ao Programa;- à Ficha de Inscrição para o Seminário.

Esta acção conta com o apoio do Governo Federal Belga, das três Regiões Belgas, das Câmaras de Comércio Luso-Sueca, Luso-Finlandesa, Luso-Japonesa e Luso-Brasileira.

Para mais informações, contactar:

Câmara de Comércio Luso-Belga-LuxemburguesaTel.: (+351) 213.152.502/03 – Fax: (+351) 213.547.738e-mail: [email protected] web: www.cclbl.com

12

Page 13: Recortes Nº194 de 2011

Cargo News – 10 de Outubro de 2011

Porto de Aveiro promove debate sobre exportações por via marítima

Esta segunda-feira, dia 10 de outubro, a Administração do Porto de Aveiro (APA), em parceria com a AIDA (Associação Industrial do Distrito de Aveiro), promove um “working coffee” subordinado ao tema “Exportar Via Marítima: uma solução competitiva”. O encontro terá início pelas 16 horas, nas instalações do Hotel “As Américas”, e é dirigido a responsáveis de exportação, transporte e logística da indústria da região Centro, operadores logísticos, transitários, transportadores

rodoviários, agentes de navegação, armadores e empresários em geral.

Esta é mais uma das ações de promoção realizadas pela APA e pela AIDA, entidades portuguesas que integram o projeto PROPOSSE, objetivando a promoção e o arranque efetivo de novas linhas de Transporte Marítimo de Curta Distância (Short Sea Shipping - SSS) entre os países e respetivas regiões participantes.

Este projeto é co-financiado com fundos FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional do Espaço Atlântico 20072013; é liderado pelo Porto de Gijón e tem, como parceiros, a Câmara de Comercio de Oviedo, o Porto de Poole (Reino Unido), Porto de Cork (Irlanda), Centro de Investigação de Southampton - Marine Southeast (Reino Unido), Porto de Le Havre (França) e a empresa consultora Gotten Consultants.

13

Page 14: Recortes Nº194 de 2011

Cargo News – 11 de Outubro de 2011

APA: Auto-estradas do mar entre Aveiro e centro da Europa propostas a empresários

Nesta segunda-feira, a Administração do Porto de Aveiro (APA) promoveu um debate sobre o tema “Exportar Via Marítima: uma solução competitiva”, onde foi apresentado aos empresários o projeto para ligar o porto de Aveiro à Europa, através de duas linhas marítimas regulares, em que os camiões embarcam com as mercadorias que distribuem no destino, depois do desembarque.

O objetivo do projeto das auto-estradas do mar, financiado pela União Europeia, passa por retirar camiões de mercadorias das estradas europeias, dando primazia ao transporte marítimo entre portos europeus.

O estudo prévio, ao abrigo do programa europeu Proposse, foi apresentado ontem, numa parceria entre a Administração do Porto de Aveiro (APA) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), e compreende o transporte marítimo de curta distância, através de duas linhas de periodicidade bissemanal: A linha A, concebida para ligar Aveiro aos portos de Gijón (Espanha) e Le Havre (França), com retorno a Aveiro; A linha B, que estabelece a ligação entre os portos de Cork (Irlanda), Poole (Reino Unido), Gijón e Aveiro, com retorno a Cork, escalando Gijón.

O projeto acaba por ser interessante para as duas partes: Para o porto de Aveiro, visto que as duas linhas podem significar um acréscimo de cargas movimentadas; Para a AIDA, visto que o projeto interessa se permitir às empresas exportadoras da região reduzir custos e aumentar a competitividade.

"O nosso objetivo é tentar perceber como é que podemos reduzir os custos de transporte. Há várias situações e é preciso perceber se realmente é mais barato colocar a carga através de transporte marítimo, utilizando estas soluções, ou continuar com o transporte terrestre. Todas as mudanças geram questões e é difícil mudar para outros sistemas. Nós acreditamos que é possível que venha a reduzir os custos e o estudo que fizemos aponta nesse sentido", referiu Elizabete Rita, secretária geral da AIDA em declarações à Lusa.

14

Page 15: Recortes Nº194 de 2011

Newsletter APP – 10 de Outubro de 2011

Propostas auto-estradas do mar para ligar Aveiro ao centro da EuropaO projecto para ligar o porto de Aveiro à Europa, através de duas linhas marítimas regulares, em que os camiões embarcam com as mercadorias que distribuem no destino, depois do desembarque, foi esta segunda-feira apresentado aos empresários. O objectivo da União Europeia, ao financiar o projecto, é retirar o elevado número de pesados de mercadorias que circulam nas estradas da Europa, dando primazia ao transporte marítimo entre portos europeus.O estudo prévio, ao abrigo do programa europeu Proposse, foi apresentado durante uma sessão organizada em parceria pela Administração do Porto de Aveiro (APA) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), e compreende o transporte marítimo de curta distância, através de duas linhas de periodicidade bissemanal.A linha A, está concebida para ligar Aveiro aos portos de Gijón (Espanha) e Le Havre (França), com retorno a Aveiro.A linha B, estabelece a ligação entre os portos de Cork (Irlanda), Poole (Reino Unido), Gijón e Aveiro, com retorno a Cork, escalando Gijón.Para o porto de Aveiro, as duas linhas podem significar um acréscimo de cargas movimentadas, rentabilizando o investimento feito, enquanto para a AIDA o projecto interessa se permitir às empresas exportadoras da região reduzir custos e aumentar a competitividade.A definição das duas linhas entrou com vários factores em linha de conta, nomeadamente a caracterização dos tráfegos de origem e destino das mercadorias, o tempo a percorrer e os custos comparativos.De acordo com o estudo, segundo Gregório Nieves, da consultora IDOM, a ligação Aveiro/Le Havre, com escala em Gijón (linha A), é feita por via rodoviária a uma média de 48,21 horas, com um custo estimado de 1.810 euros, enquanto a solução apontada por via marítima aponta para 29,50 horas de Aveiro ao porto de Gijón, mais 39,39 horas até Le Havre, mas com um custo de 1.162 euros.Em relação à linha B, enquanto pelo transporte rodoviário, de Aveiro ao porto de Cork o custo é de 2.648,41 euros e demora 82,64 horas, por via marítima o custo é de 1.359,21 euros e a viagem é feita em 71,36 horas.Durante o período de debate foi notório que a proposta é vista com reservas por parte dos empresários, alguns dos quais já possuem centros de distribuição na Europa e em zonas diferentes dos portos que se pretendem interligar, e ficaram patentes interesses difíceis de conciliar, nomeadamente das transportadoras.Elizabete Rita, secretária geral da AIDA, disse à Agência Lusa que as questões levantadas durante o debate caracterizam dificuldades em alterar práticas."O nosso objectivo é tentar perceber como é que podemos reduzir os custos de transporte. Há várias situações e é preciso perceber se realmente é mais barato colocar a carga através de transporte marítimo, utilizando estas soluções, ou continuar com o transporte terrestre. Todas as mudanças geram questões e é difícil mudar para outros sistemas. Nós acreditamos que é possível que venha a reduzir os custos e o estudo que fizemos aponta nesse sentido", disse.

15

Page 16: Recortes Nº194 de 2011

Transportes & Negócios – 11 de Outubro de 2011

AE do Mar em Aveiro não entusiasmam empresáriosUma ligação a Le Havre e outra a Cork e Poole, ambas com passagem por Gijon, são as propostas de serviços de short sea shipping para servirem as empresas instaladas no hinterland do porto de Aveiro.

16

Page 17: Recortes Nº194 de 2011

Expresso Online – 10 de Outubro de 2011

OE2012: Impostos devem ajudar a transformar Portugal na porta de entrada na Europa -- Rogério Fernandes Ferreira 8:30 Segunda feira, 10 de outubro de 2011

Lisboa, 10 Out (Lusa) -- Simplificar o sistema fiscal e transformar Portugal na porta de entrada na Europa para outras economias são prioridades que o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rogério Fernandes Ferreira, gostaria de ver no Orçamento.Na proposta que o Governo irá discutir hoje em Conselho de Ministros devem constar medidas que permitam a Portugal "posicionar-se como porta de entrada na Europa para outras economias" aproveitando o Porto de Sines, de Setúbal, de Lisboa e de Leixões, defende o antigo governante, em respostas por escrito enviadas à Agência Lusa. Para cumprir este objetivo, os impostos poderão dar uma ajuda. Rogério Fernando Ferreira lembra que é possível explorar por via fiscal "os Regimes Económicos Suspensivos de direitos aduaneiros" e os " regimes de impostos existentes no âmbito comunitário" para potenciar os nossos portos "tendo especialmente em atenção que os portos do Norte da Europa estão congestionados".

17

Page 18: Recortes Nº194 de 2011

Cargo News – 11 de Outubro de 2011

Sessão Pública de Apresentação do Livro Gestão Portuária II de Vitor Caldeirinha

O livro “GESTÃO PORTUÁRIA II” de Vítor Caldeirinha vai ser apresentado publicamente no dia 19 de Outubro, pelas 18h30, na Loja Fnac Vasco da Gama, Lisboa, numa organização CARGO Edições e Seaborne Portugal, com o apoio da Fnac.

A sessão de apresentação contará com a participação do Dr. Adriano Rafael Moreira, do Prof. José Augusto Felício e do Dr. Oliveira Martins.

O livro inclui uma colectânea de artigos recentemente publicados na revista "Cargo" e trabalhos de investigação sobre economia e política portuária, procurando aprofundar os temas mais atuais do sctor, bem como encontrar soluções e exemplos no estrangeiro para questões que se colocam aos portos portugueses.

18

Page 19: Recortes Nº194 de 2011

O Setubalense – 10 de Outubro de 2011 – Pág. 6

19