Recortes Nº036 de 2011

10
Recortes nº 036 Índice – 21 de Fevereiro de 2011 -Molhe norte da barra do porto da Figueira da Foz é hoje inaugurado -Figueira da Foz - Ministro das Obras Públicas inaugura prolongamento do Molhe Norte -António Mendonça inaugura obras ‘que começaram a ser anunciadas nos anos 80’ -Um blog em destaque – O Porto da Graciosa -III Encontro de Portos da CPLP - Primeira galeria de fotos já disponível na web

description

Molhe norte da barra do porto da Figueira da Foz é hoje inaugurado - Figueira da Foz - Ministro das Obras Públicas inaugura prolongamento do Molhe Norte - António Mendonça inaugura obras ‘que começaram a ser anunciadas nos anos 80’ - Um blog em destaque – O Porto da Graciosa - III Encontro de Portos da CPLP - Primeira galeria de fotos já disponível na web

Transcript of Recortes Nº036 de 2011

Page 1: Recortes Nº036 de 2011

Recortes nº 036Índice – 21 de Fevereiro de 2011

- Molhe norte da barra do porto da Figueira da Foz é hoje inaugurado

- Figueira da Foz - Ministro das Obras Públicas inaugura prolongamento do

Molhe Norte

- António Mendonça inaugura obras ‘que começaram a ser anunciadas nos

anos 80’

- Um blog em destaque – O Porto da Graciosa

- III Encontro de Portos da CPLP - Primeira galeria de fotos já disponível na

web

Page 2: Recortes Nº036 de 2011

Cargo News, 21 de Fevereiro de 2011

Molhe norte da barra do porto da Figueira da Foz é hoje inaugurado

É hoje inaugurado, na presença de António Mendonça, o prolongamento em 400 metros do molhe norte do porto da Figueira da Foz, empreitada que orçou em 14,6 milhões de euros.A obra, há muito desejada pelos agentes económicos ligados à atividade comercial do porto da foz do Mondego, incluiu a dragagem de estabelecimento de um canal de navegação com início na nova cabeça do molhe, com um comprimento de cerca de 1000 metros e fundos à

cota entre -8 e -7 m ZH e, e a instalação de um farolim de sinalização na nova cabeça do molhe.Inseridas no conjunto de projetos destinados à melhoria das acessibilidades marítimas estão também as dragagens da entrada da barra, dos canais de navegação interiores e bacias de manobras do Porto da Figueira da Foz (2009, 2010 e 2011). No seu conjunto, estas obras orçaram em 2,3 milhões de euros.O prolongamento do terminal de granéis sólidos (investimento de 3,6 milhões de euros), a valorização do cais comercial e reformulação do acesso à nova portaria (2,9 milhões de euros), e a reabilitação dos equipamentos afetos ao cais comercial (2,1 milhões de euros), integram outro conjunto de projetos com grande significado, aqui destinados à melhoria das condições operacionais do cais comercial.Este conjunto de investimentos, tendente à oferta de um “Porto Novo” na Figueira da Foz, abrange ainda o porto de recreio, que sofreu obras de ampliação e de requalificação no montante global de 1,1 milhões de euros.

Page 3: Recortes Nº036 de 2011

Newsletter APP, 19 de Fevereiro de 2011

HOJE, 21 DE FEVEREIRO, NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Ministro das Obras Públicas inaugura prolongamento do Molhe NorteO Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações preside hoje à cerimónia inaugural da nova acessibilidade marítima (Molhe Norte), do Porto da Figueira da Foz (APFF, S. A.), aproveitando para se inteirar de uma série de outros investimentos realizados pela administração portuária, num montante que ascende aos 26,5 milhões de euros.

António Mendonça começa por visitar, às 11:00, o Molhe Norte da Barra do Porto da Figueira da Foz, assistindo a uma apresentação técnica do plano de investimentos da empresa e descerrando placa alusiva ao acto inaugural. Segue-se visita aos sectores comercial e da náutica de recreio.

A cerimónia oficial, a decorrer no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), e que inclui intervenções das entidades oficiais, encerra o programa da visita.

A empreitada para o prolongamento em 400 metros do Molhe Norte do Porto da Figueira da Foz orçou em 14,6 milhões de euros, incluindo a dragagem de estabelecimento de um canal de navegação com início na nova cabeça do molhe, com um comprimento de cerca de 1000m e fundos à cota entre -8 e -7 m ZH e, e a instalação de um farolim de sinalização na nova cabeça do molhe.

Inseridas no conjunto de projectos destinados à melhoria das acessibilidades marítimas estão também as dragagens da entrada da barra, dos canais de navegação interiores e bacias de manobras do Porto da Figueira da Foz (2009, 2010 e 2011). No seu conjunto, estas obras orçaram em 2,3 milhões de euros.

O prolongamento do Terminal de Granéis Sólidos (investimento de 3,6 milhões de euros), a valorização do Cais Comercial e reformulação do acesso à nova portaria (2,9 milhões de euros), e a reabilitação dos equipamentos afectos ao Cais Comercial (2,1 milhões de euros), integram outro conjunto de projectos com grande significado, aqui destinados à melhoria das condições operacionais do cais comercial.

Este conjunto de investimentos, tendente à oferta de um “Porto Novo” na Figueira da Foz, abrange ainda o Porto de Recreio, que sofreu obras de ampliação e de requalificação no montante global de 1,1 milhões de euros.

PROGRAMA

11h00 - Recepção aos convidados na Sede da APFF, S.A.

Page 4: Recortes Nº036 de 2011

11h15 - Visita ao Molhe Norte da Barra do Porto da Figueira da FozBreve Apresentação Técnica do Plano de Investimentos no Porto da Figueira da Foz Descerramento de Placa Inaugural da Obra de Prolongamento Molhe Norte

11h30 - Visita em Autocarro ao Sector Comercial e Sector da Náutica de Recreio

12h15 - Cerimónia Oficial no CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da FozApresentação pelo Presidente do Porto de Aveiro e Figueira da FozIntervenção do Presidente da Câmara da Figueira da FozDiscurso de encerramento pelo MOPTC

13h00 - Encerramento

Press release (inclui lista de uma série de recursos de apoio aos media, disponibilizados na web)

Page 5: Recortes Nº036 de 2011

Newsletter APP, 20 de Fevereiro de 2011

DIÁRIO DE COIMBRAAntónio Mendonça inaugura obras «que começaram a ser anunciadas nos anos 80»O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, preside esta segunda-feira, dia 21, a partir das 11h00, à cerimónia de inauguração da nova acessibilidade marítima (Molhe Norte) no Porto da Figueira da Foz, visitando também a área de influência desta estrutura portuária. Como é do conhecimento geral, estas obras têm décadas de atraso, começaram a ser anunciadas nos anos 80, mas só se iniciaram em meados de 2008 e ficaram concluídas em 2010 - escreve o "Diário de Coimbra", em artigo assinado por José Santos. Assim, desde o início de Julho do ano passado que estão concluídas as obras de prolongamento do Molhe Norte, com mais 400 metros, permitindo a melhoria das condições de acessibilidade e navegabilidade na barra do porto da Figueira, de tal forma que a partir de meados de 2009 tem permitido significativamente o regular funcionamento de entrada e sadia de navios. 

Recorde-se que as obras foram adjudicadas ao consócio CPTP/Etermar por 13.388 milhões de euros, com um prazo de 20 meses para aumentar o molhe em mais 400 metros, com tecnologias apropriadas para o local, onde foram colocados mais de 3050 blocos de betão de enormes dimensões, com mais de 50 toneladas cada um, bem como foi ampliado o canal de navegação, tendo a empreitada envolvido também dragagens de cerca de 90 mil metros cúbicos de areia em zona do canal de navegação. 

Esta intervenção visou aumentar a segurança e as condições de navegabilidade, nomeadamente o número de horas e dias em que a barra do porto vai estar aberta à circulação de navios. 

O objectivo desta obra é contribuir para diminuir a necessidade de dragagens na barra e no canal de acesso ao Porto Comercial, embora as dragagens vão ter de ser quase constantes para manter os fundos desejados. 

Recorde-se que além do prolongamento do molhe, a área de influência do porto tem vindo a sofrer outros importantes melhoramentos, tais como a construção do Terminal de Granéis e a reabilitação do molhe sul e molhes de guiamento que orçaram em mais de 11 milhões de euros em investimentos públicos. 

Concluídas as obras desde Julho passado, pode dizer-se que a funcionalidade do porto está quase em pleno e reúne condições para ser um dos mais competitivos do país, mas ainda está longe disso e uma das grandes queixas com que se debate a comunidade portuária, “é o Porto da Figueira da Foz não funcionar 24 horas diárias”.

Page 6: Recortes Nº036 de 2011

Newsletter APP, 18 de Fevereiro de 2011

UM BLOG EM DESTAQUE

O Porto da GraciosaCarlos Medeiros e Adelina Fontes são os responsáveis pelo blog “O Porto da Graciosa”. Um blog que prima pela actualidade, incluindo conteúdos novos e bastante interessantes todos os dias.

O blog não se cinge às notícias locais, alargando o leque de interesses a muito do que se passa mundo fora, no campo da actualidade marítimo-portuária, indústria naval, etc.Muitas fotos, muitos vídeos e uma bojuda lista de links para outros blogs e sites.

A visitar com regularidade, porque vale a pena.

Page 7: Recortes Nº036 de 2011

Newsletter APP, 19 de Fevereiro de 2011

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Primeira galeria de fotos já disponível na webA poucos dias do início da Reunião Intermédia dos Portos da CPLP, a decorrer em Maputo a 2 e 3 de Março, festejamos mais um encontro entre portos-irmãos disponibilizando várias galerias de fotos do III Encontro de Portos da CPLP, que se realizou em Luanda, no mês de Dezembro de 2010.

O primeiro site publicado pela Associação dos Portos de Portugal pode ser acedido aqui, contendo 245 fotos reportando o primeiro dia de trabalhos, a 2 de Dezembro, no Centro de Convenções Talatona. No menu “CPLP” do nosso portal encontra inúmeras notícias sobre o III Encontro de Portos da CPLP.

No canal que a Associação dos Portos de Portugal mantém no Youtube encontra também a cobertura integral do encontro, num total de 97 vídeos.

Os powerpoints de suporte às intervenções encontram-se disponíveis no canal da Associação dos Portos de Portugal no Slideshare.O III Encontro de Portos da CPLP decorreu nos dias 1 e 2 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções do Hotel Talatona, em Luanda.A organização do Encontro coube ao Porto de Luanda, com o apoio institucional do Ministério dos Transportes em nome do Governo de Angola.A magna reunião reuniu responsáveis das administrações portuárias dos seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.Aprofundar as relações de trabalho e de

cooperação, incrementar as relações comerciais entre os portos e contribuir para melhorar as relações de transporte e comerciais entre o conjunto de países de língua portuguesa foram os objectivos primaciais do encontro, cujas conclusões se encontram disponíveis aqui .SITE OFICIAL DO ENCONTRO