Recortes Nº140 de 2011

12
Recortes nº 140 Índice – 25 de Julho de 2011 Estado ficou com 90% dos lucros gerados pelos portos nacionais em 2010 Autoeuropa – Terceiro turno deverá avançar no próximo ano Extremadura espanhola defende eixo Sines-Badajoz para mercadorias APLOG lança indicador de atividade logística I.LOG Primeiro simulador móvel de equipamentos portuários lançado pelo Incatep Aprovado primeiro regulamento para emissões gasosas da marinha mercante PSP – Porto Sem Papel Plataforma do Mar do Algarve foi constituída esta semana Fundo do mar pretende facilitar projectos privados A Vantagem competitiva do Mar Lisboa regista melhor primeiro semestre de sempre nos cruzeiros Porto do Funchal lidera em escalas e passageiros 1

description

Estado ficou com 90% dos lucros gerados pelos portos nacionais em 2010Autoeuropa – Terceiro turno deverá avançar no próximo anoExtremadura espanhola defende eixo Sines-Badajoz para mercadoriasAPLOG lança indicador de atividade logística I.LOGPrimeiro simulador móvel de equipamentos portuários lançado pelo IncatepAprovado primeiro regulamento para emissões gasosas da marinha mercantePSP – Porto Sem PapelPlataforma do Mar do Algarve foi constituída esta semanaFundo do mar pretende facilitar projectos privadosA Vantagem competitiva do MarLisboa regista melhor primeiro semestre de sempre nos cruzeirosPorto do Funchal lidera em escalas e passageiros

Transcript of Recortes Nº140 de 2011

Page 1: Recortes Nº140 de 2011

Recortes nº 140Índice – 25 de Julho de 2011Estado ficou com 90% dos lucros gerados pelos portos nacionais em 2010Autoeuropa – Terceiro turno deverá avançar no próximo anoExtremadura espanhola defende eixo Sines-Badajoz para mercadoriasAPLOG lança indicador de atividade logística I.LOGPrimeiro simulador móvel de equipamentos portuários lançado pelo IncatepAprovado primeiro regulamento para emissões gasosas da marinha mercantePSP – Porto Sem PapelPlataforma do Mar do Algarve foi constituída esta semanaFundo do mar pretende facilitar projectos privadosA Vantagem competitiva do MarLisboa regista melhor primeiro semestre de sempre nos cruzeirosPorto do Funchal lidera em escalas e passageiros

1

Page 2: Recortes Nº140 de 2011

Cargo News – 22 de Julho de 2011

Estado ficou com 90% dos lucros gerados pelos portos nacionais em 2010

O Jornal de Negócios avança que, em 2010, o accionista Estado ficou com 13,8 milhões dos 16,8 milhões de euros gerados pelas administrações dos cinco maiores portos nacionais (Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines), o que equivale a cerca de 90% dos lucros totais.

Os portos de Lisboa e de Aveiro, cujos lucros no ano de 2010 foram reduzidos, não deram dividendos ao accionista único, refere o Negócios,

pelo que os outros 'três grandes' entregaram ao Estado mais dinheiro do que o normal, com percentagens muito superiores aos habituais 50%.

Só o porto de Leixões, refere o Negócios, entregou ao Estado 5,5 dos 6,5 milhões de euros, mantendo-se como o maior contribuinte portuário, algo que o presidente da APDL considerou "normal". Já o porto de Sines pagou dividendos de 5,3 milhões de euros, dos 5,874 milhões gerados, enquanto o porto de Setúbal pagou 3 milhões, dos 3,3 gerados.

2

Page 3: Recortes Nº140 de 2011

Jornal de Negócios – 25 de Julho de 2011 – Pág. 25

3

Page 4: Recortes Nº140 de 2011

Transportes & Negócios – 22 de Julho de 2011

Extremadura espanhola defende eixo Sines-Badajoz para mercadoriasFace à concorrência dos que apostam no Corredor Atlântico, o Parlamento da Extremadura espanhola insiste no carácter prioritário do eixo ferroviário para mercadorias que há-de ligar o porto de Sines a Madrid e à Europa, e cuja concretização está ligada, do lado de cá da fronteira, à linha AV Lisboa-Madrid.

4

Page 5: Recortes Nº140 de 2011

Cargo News – 22 de Julho de 2011

APLOG lança indicador de atividade logística I.LOG

Em ano de comemorações do seu 20.º aniversário, a APLOG lança, em conjunto com a Accenture, o I.LOG - Indicador da Atividade Logística, que visa refletir a situação corrente do negócio, assim como as expetativas para os próximos 12 meses, através de respostas trimestrais a um questionário/survey.

O I.LOG é calculado com base nas respostas ao questionário, proveniente de um Painel de Empresas, todas elas associadas da APLOG, que constituem a oferta e a procura do negócio da logística destinada aos produtos de grande consumo, (fast moving consumer goods). Do lado da oferta estão representadas operadores logísticos, do lado da procura estão representados a indústria de alimentação e bebidas, DPH (detergentes e produtos de higiene) e retalho.

O I.LOG é o resultado das respostas a um survey/questionário com periocidade trimestral composto por 10 perguntas que serão respondidas pelo decisor-chave do negócio da logística na empresa. As perguntas visam percepcionar o ambiente de negócio, e os fatores que o determinam, numa escala qualitativa (por exemplo. melhorou, manteve na mesma, piorou) e numa base temporal definida – o Trimestre (T), e a sua comparabilidade com o Trimestre Anterior (T-1) e a expetativa do negócio para os próximos 12 meses (T+12). Para os interessados em participar no I.LOG do segundo trimestre, a APLOG deixa o contacto: [email protected] ou telefone 214 135 740.

5

Page 6: Recortes Nº140 de 2011

Newsletter APP – 25 de Julho de 2011

Primeiro simulador móvel de equipamentos portuários lançado pelo IncatepO Instituto de Capacitação Técnica Profissional (Incatep), especializado no treino de trabalhadores portuários e pioneiro no uso de simuladores, desde 2005, para capacitar operadores de guindastes no Brasil, lançou em Junho uma unidade móvel para levar o equipamento até às sedes dos clientes.

O trailer, montado em parceria com a ETCH e nomeado de "Fábrica de Operadores", possui toda a infra-estrutura para a prática de simulação, mais próxima da realidade, da operação de um guindaste: estação de processamento, controle de áudio e sistema visual.

6

Page 7: Recortes Nº140 de 2011

Newsletter APP – 24 de Julho de 2011

Aprovado primeiro regulamento para as emissões gasosas da marinha mercante Os países da Organização Marítima Internacional (OMI) acordaram regular as emissões de gases com efeitos de estufa dos navios. Os activistas alertam que as medidas são pouco ambiciosas uma vez que só serão aplicadas aos navios construídos a partir de 2013.

Na reunião da Organização Marítima Internacional que decorreu em Londres, foi aprovado um regulamento que obrigará à redução do consumo de energia em navios com mais de 400 toneladas construídos a partir de 2013.

7

Page 8: Recortes Nº140 de 2011

Newsletter APP – 25 de Julho de 2011

CONHEÇA O PROJECTO DA JANELA ÚNICA PORTUÁRIA BRASILEIRA

PSP - Porto Sem PapelEntre as acções desenvolvidas pela Secretaria de Portos (SEP) para aperfeiçoar o sistema portuário brasileiro e promover a integração dos intervenientes do processo portuário, iniciou-se a partir de abril de 2010 a implantação do sistema CONCENTRADOR DE DADOS PORTUÁRIOS, que tem por objectivo promover a desburocratização dos procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros, de forma a optimizar os processos de importação e exportação.

Concebido para criar uma JANELA ÚNICA PORTUÁRIA a partir de um Portal de Informações Portuárias, integra em um único banco de dados as informações de interesse dos agentes de navegação e dos diversos órgãos públicos que operacionalizam e gerenciam as estadias de embarcações nos portos marítimos brasileiros.

Para o desenvolvimento do sistema, foi contratado o SERPRO que realizou o levantamento de requisitos junto aos seis anuentes que sempre interferem na operação portuária, quais sejam: AUTORIDADE PORTUÁRIA, RECEITA FEDERAL, POLÍCIA FEDERAL, ANVISA, VIGIAGRO e MARINHA DO BRASIL, para tanto a SEP vem firmando Acordo de Cooperação com estes órgãos. 

8

Page 9: Recortes Nº140 de 2011

Cargo News – 22 de Julho de 2011

Plataforma Mar do Algarve foi constituída esta semana

A Universidade do Algarve associou-se aos municípios de Faro, Olhão e Portimão e a cinco empresas (ArrifanaMar, MarSensing, Nautiber, Pedaços de Mar, Sopromar) para a criação da Plataforma Mar do Algarve - Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve, estrutura formalmente constituída esta semana.

O objetivo desta Plataforma passa por potenciar, valorizar e dinamizar o conhecimento e a economia do mar, estimulando a inovação, a concertação de interesses, esforços e atuação dos diferentes agentes em torno de uma estratégia comum, com uma estrutura que seguirá a lógica de cluster, aproveitando as potencialidades dos diversos parceiros envolvidos para desenvolver projetos na área do mar.

A ideia da criação desta nova associação começou a ser desenvolvida em 2006, aquando da conferência internacional "Maralgarve - Um Oceano de Oportunidades", que debateu a temática do mar. Daí adiante, foram desenvolvidas outras iniciativas como a elaboração da "Agenda Regional do Mar - Contributos para o Plano de Ação para o Cluster Mar Algarve", que acabaram por mostrar a importância da criação de uma estrutura que integrasse os vários intervenientes.

Esta iniciativa vem trazer, aos atores da região, oportunidades de crescimento da economia do mar que já existem nas regiões Norte e Centro, onde já existem associações similares há alguns anos.

9

Page 10: Recortes Nº140 de 2011

Jornal de Notícias – 25 de Julho de 2011 – Pág. 32

10

Page 11: Recortes Nº140 de 2011

Cargo News – 22 de Julho de 2011

Lisboa regista melhor primeiro semestre de sempre nos cruzeiros

Pela primeira vez na história do porto de Lisboa um primeiro semestre ultrapassou a barreira dos 200 mil passageiros de cruzeiros, com números 35,5% superiores aos de 2009, impulsionados, sobretudo, pelos resultados nos primeiros cinco meses, uma vez que junho registou uma quebra que o tornou no pior desde 2007.

Segundo os dados divulgados hoje pela APL, em junho caiu drasticamente o número de passageiros

em trânsito, registando 18.448 passageiros de cruzeiros, menos 36,5% ou 10.585 em relação ao mês homólogo de 2010, embora tenha recebido mais duas escalas, totalizando 19.

Em resultado desta queda, o número de passageiros de cruzeiros em trânsito no porto de Lisboa, que nos primeiros cinco meses deste ano estava com um crescimento em 50,5%, que equivalia a mais 60.958, acabou por concluir o semestre com um aumento de 33,9% ou 46.358, para 182.918, que ainda assim é o melhor resultado de sempre para os primeiros seis meses do ano.

11

Page 12: Recortes Nº140 de 2011

Newsletter APP – 22 de Julho de 2011

Porto do Funchal lidera em escalas e passageirosO Porto do Funchal continua a liderar a nível nacional no movimento de escalas e de passageiros dos navios de cruzeiro, tendo crescido no primeiro semestre deste ano 10% em escalas e 19% em passageiros, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De Janeiro a Junho deste ano houve 159 escalas de navios de cruzeiro, mais 15 que no primeiro semestre de 2010, escalas que trouxeram 289.319 turistas, mais 45.665 pessoas que no mesmo período do ano passado.

Neste primeiros seis meses deste ano, houve também um aumento de 42% na variante de desembarcados, enquanto na de embarcados o crescimento foi de 38%, relativamente ao período homologo de 2010.

Estas duas variantes têm vindo a subir, demonstrando que o turnaround, uma das grandes apostas da Administração dos Portos da Madeira está em franco crescimento.

No mês de Junho, um dos meses da época baixa, o Porto do Funchal registou um novo recorde com um movimento de 12.089 passageiros, mais 4945 turistas que no mesmo mês do ano anterior, ou seja um aumento percentual de 69%.

Registaram-se oito escalas, mais uma que em Junho do ano passado, mas a dimensão dos navios foi maior.

12