Recortes Nº018 de 2011

12
Recortes nº 018 Índice – 26 de Janeiro de 2011 -Porto de Setúbal com duas novas linhas regulares -Setúbal atrai Flota Suardíaz e Seatrade -Duas novas linhas no Porto de Setúbal -Porto de Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas -Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas -«Portos da Madeira» participam no projecto europeu Gesport -Portos da Madeira participam no projecto europeu Gesport -Sociedade de Geografia com colóquio de Augusti Felício e Ferreira da Silva -Nova geração de porta-contentores chegará aos 20 mil TEUObras na barra da Fuseta -Primeiro patrulha oceânico equipado com armas de 40 anos 1

description

- Porto de Setúbal com duas novas linhas regulares - Setúbal atrai Flota Suardíaz e Seatrade - Duas novas linhas no Porto de Setúbal - Porto de Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas - Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas - «Portos da Madeira» participam no projecto europeu Gesport - Portos da Madeira participam no projecto europeu Gesport - Sociedade de Geografia com colóquio de Augusti Felício e Ferreira da Silva - Nova geração de porta-contentores chegará aos 20 mil TEUObras na barra da Fuseta - Primeiro patrulha oceânico equipado com armas de 40 anos.

Transcript of Recortes Nº018 de 2011

Page 1: Recortes Nº018 de 2011

Recortes nº 018Índice – 26 de Janeiro de 2011

- Porto de Setúbal com duas novas linhas regulares

- Setúbal atrai Flota Suardíaz e Seatrade

- Duas novas linhas no Porto de Setúbal

- Porto de Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas

- Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladas

- «Portos da Madeira» participam no projecto europeu Gesport

- Portos da Madeira participam no projecto europeu Gesport

- Sociedade de Geografia com colóquio de Augusti Felício e Ferreira da

Silva

- Nova geração de porta-contentores chegará aos 20 mil TEUObras na

barra da Fuseta

- Primeiro patrulha oceânico equipado com armas de 40 anos

1

Page 2: Recortes Nº018 de 2011

Cargo News, 25 de Janeiro de 2011

Porto de Setúbal com duas novas linhas regularesO porto de Setúbal conta com mais duas linhas a partir de janeiro de 2011, uma da Flota Suardiaz, para carga ro-ro, e outra da Seatrade, para fruta e carga geral, ambas agenciadas pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda.A linha da Flota Suardiaz terá uma frequência semanal no Porto de Setúbal, às terças-feiras, com rotação pelos portos de Barcelona (Espanha); Casablanca (Marrocos); Sheerness (Reino Unido); Tyne (Reino Unido); Zeebrugge (Bélgica); Vigo

(Espanha), sendo que quinzenalmente são escalados os portos de Flushing (Holanda); Las Palmas (Ilhas Canárias-Espanha) e Tenerife (Ilhas Canárias-Espanha). A carga base da linha é constituída por veículos fabricados na Autoeuropa, completada por veículos e maquinaria de outros fabricantes, com transporte de e para estes destinos.Por outro lado, a linha da Seatrade também terá uma frequência semanal, às terças-feiras, proveniente dos portos de Turbo (Colômbia); Santa Marta (Colômbia) e Moin (Costa Rica), seguindo de Setúbal para Tarragona (Espanha) e Génova (Itália). A carga base desta linha é composta por fruta, nomeadamente, banana e ananás, havendo a possibilidade de transportar carga geral em contentores ou no porão.

2

Page 3: Recortes Nº018 de 2011

Transportes & Negócios, 25 de Janeiro de 2011

Setúbal atrai Flota Suardíaz e SeatradeA Flota Suardíaz e a Seatrade são as mais recentes “aquisições” do porto de Setúbal, na sua tentativa de captar linhas regulares e diversificar tráfegos. [+]

3

Page 4: Recortes Nº018 de 2011

Newsletter APP, 25 de Janeiro de 2011

Duas novas Linhas no Porto de SetúbalO Porto de Setúbal conta com mais duas Linhas a partir de Janeiro de 2011, uma da Flota Suardiaz, para carga ro-ro, e outra da Seatrade, para fruta e carga geral, ambas agenciadas pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda.

A linha da Flota Suardiaz terá uma frequência semanal no Porto de Setúbal, às terças-feiras, com rotação pelos portos de Barcelona (Espanha); Casablanca (Marrocos); Sheerness (Reino Unido); Tyne (Reino Unido); Zeebrugge (Bélgica); Vigo (Espanha), sendo que quinzenalmente são escalados os portos de Flushing (Holanda); Las Palmas (Ilhas Canárias-Espanha) e Tenerife (Ilhas Canárias-Espanha). A carga base da linha é constituída por veículos fabricados na Autoeuropa, completada por veículos e maquinaria de outros fabricantes, com transporte de e para estes destinos.

A linha da Seatrade também terá uma frequência semanal, às terças-feiras, proveniente dos portos de Turbo (Colômbia); Santa Marta (Colômbia) e Moin (Costa Rica), seguindo de Setúbal para Tarragona (Espanha) e Génova (Itália). A carga base desta linha é composta por fruta, nomeadamente banana e ananás, havendo a possibilidade de transportar carga geral em contentores ou no porão.

São mais duas boas notícias para o Porto de Setúbal, que vê aumentar a já vasta oferta de serviços aos clientes e reforçar a posição líder do porto nos segmentos ro-ro e carga geral.

4

Page 5: Recortes Nº018 de 2011

Newsletter APP, 26 de Janeiro de 2011

Porto de Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladasUm fim de ano em força permitiu ao porto de Lisboa terminar 2010 com um saldo positivo relativamente a 2009, mas ainda abaixo dos números de 2008. No ano passado, o porto da capital movimentou 12 milhões de toneladas, um valor que supera os 11,7 milhões de toneladas de 2009 mas fica longe dos quase 13 milhões (12,98 milhões) de há dois anos.

Mas Lisboa terminou o ano muito forte (em Dezembro cresceu quase 10% em termos homólogos, tendo superado o milhão de toneladas), o que deixa em aberto a continuação da recuperação no ano corrente.

Em 2010, foram os granéis sólidos e a carga contentorizada a puxar pelos números de Lisboa. Os granéis sólidos avançaram 6,2% para os 4,7 milhões de toneladas e a carga geral contentorizada cresceu 3,4% para perto dos 5,2 milhões de toneladas, confirmando-se como o principal agregado.

Ao invés, os granéis líquidos regrediram 4,5% para os 1,8 milhões de toneladas e a carga geral fraccionada cedeu 3,6% até cerca das 287 mil toneladas.

5

Page 6: Recortes Nº018 de 2011

Transportes & Negócios, 25 de Janeiro de 2011

Lisboa volta a superar os 12 milhões de toneladasUm fim de ano em força permitiu ao porto de Lisboa terminar 2010 com um saldo positivo relativamente a 2009, mas ainda abaixo dos números de 2008. [+]

6

Page 7: Recortes Nº018 de 2011

Newsletter APP, 25 de Janeiro de 2011

«Portos da Madeira» participam no projecto europeu GesportEstreitar as relações dos portos da Madeira e das Canárias com os vizinhos da costa ocidental africana é o objectivo do programa de cooperação transnacional MAC 2009-2013 Gesport. No limite, o programa Gesport propõe-se potenciar o papel das regiões ultra-periféricas europeias como plataformas atlânticas para o tráfego de mercadorias e para a prestação de serviços portuários.

Para isso aposta no intercâmbio de informação, e de formação, com os portos da costa ocidental africana, ao nível dos recursos humanos, segurança e meio ambiente, modernização das infra-estruturas portuárias e promoção comercial. Condição essencial do Gesport é que todas as acções desenvolvidas terão de obter resultados concretos, traduzidos em realizações igualmente concretas.

No caso dos Portos da Madeira, é particularmente relevante a experiência da autoridade portuária nos domínios dos negócios internacionais e da criação, gestão e melhoria das infra-estruturas portuárias.

Para além dos Portos da Madeira participam no Gesport a Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, eleita pelos seus pares para liderar a iniciativa, as autoridades portuárias da Gâmbia e Cabo Verde e os portos autónomos de Dakar, Nouakchott e Noah Dhibou.

7

Page 8: Recortes Nº018 de 2011

Transportes & Negócios, 25 de Janeiro de 2011

Portos da Madeira participam no projecto europeu GesportEstreitar as relações dos portos da Madeira e das Canárias com os vizinhos da costa ocidental africana é o objectivo do programa de cooperação transnacional MAC 2009-2013 Gesport. [+]

8

Page 9: Recortes Nº018 de 2011

Cargo News, 25 de Janeiro de 2011

Sociedade de Geografia com colóquio de Augusto Felício e Ferreira da Silva

“Sistemas Logísticos Intercontinentais e Sines – O desafio dos grandes Armadores e Operadores Portuários”, pelo Prof. José Augusto Felício e “Os grandes navios porta contentores nas rotas do transporte marítimo intercontinental”, pelo Comandante Joaquim Ferreira da Silva, são os temas do Colóquio promovido pela Seção de Transportes da Sociedade de Geografia de Lisboa no próximo dia 3 de fevereiro. A abertura da Sessão, que terá lugar pelas 17h30m, está a cargo do Presidente da Sociedade de Geografia, Prof. Aires-Barros. O local é a sede da prestigiada sociedade, à Rua das

Portas de Santo Antão, no edifício que divide com o Coliseu de Lisboa. A entrada é livre.

9

Page 10: Recortes Nº018 de 2011

Transportes & Negócios, 25 de Janeiro de 2011

Nova geração de porta-contentores chegará aos 20 mil TEUA concretizar-se, a encomenda de navios de 18 mil TEU pela Maersk poderá alterar de modo significativo o panorama da concorrência entre os transportadores marítimos de contentores, avisa a Alphaliner. [+]

10

Page 11: Recortes Nº018 de 2011

Correio da Manhã, 26 de Janeiro de 2011 – Pág. 21

11

Page 12: Recortes Nº018 de 2011

Diário de Notícias, 26 de Janeiro de 2011 – Pág. 12

12