Revista A Colheita | Edição 31

16
Colheita Pág. 11 Talento a serviço do Reino de Deus nas igrejas A INFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM ANO VII - N° 32 - MARÇO/ABRIL - 2010 Pág. 3 Cristãos enfrentam perseguição e morte no Iraque Vamos ajudar a construir um novo Haiti (pág. 10) Vamos ajudar a construir um novo Haiti (pág. 10) Pág. 2 Posse do novo Diretor Executivo de Missões Mundiais ENVELOPAMENTO AUTORIZADO Pode ser aberto pela ECT Igreja Batista destruída no terremoto em Porto Príncipe

description

Sua revista de conexão missionária

Transcript of Revista A Colheita | Edição 31

Page 1: Revista A Colheita | Edição 31

Colheita

Pág. 11

Talento aserviço doReino de Deus nas igrejas

AINFORMATIVO DO PROGRAMA DE ADOÇÃO MISSIONÁRIA - PAM

ANO VII - N° 32 - MARÇO/ABRIL - 2010

Pág. 3

Cristãos enfrentam perseguição e morte no Iraque

Vamos ajudar a construir

um novo Haiti(pág. 10)

Vamos ajudar a construir

um novo Haiti(pág. 10)

Pág. 2

Posse do novo Diretor Executivo de Missões Mundiais

ENVELOPAMENTO AUTORIZADO

Pode ser aberto pela ECT

Igreja Batistadestruída no terremoto

em Porto Príncipe

Page 2: Revista A Colheita | Edição 31

Aposse do novo Diretor Executivo de Missões Mundiais, Pr. João Marcos Barreto Soares, ocorreu durante a

Noite Missionária na 90ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB), em Cuiabá/MT, no dia 25 de janeiro. A cerimônia foi celebrada pelo Presidente da Convenção Batista Brasileira, Pr. Josué Mello Salgado. O Pr. João Marcos sucede o Pr. Sócrates Oliveira de Souza, Diretor Executivo da CBB, que ocupava a posição interinamente desde o falecimento do Pr. Waldemiro Tymchak, em abril de 2007.

Veja o que disse o Diretor Executivo de Missões Mundiais sobre:

Sua posse: “Fiquei muito grato a Deus pela acolhida que recebi dos convencionais de todas as partes do Brasil, na 90ª Assembleia da CBB. Isto me anima ainda mais a trabalhar para anunciarmos o Evangelho a todas as nações. Sei que o povo batista brasileiro ama missões e nos apoiará com suas orações e contribuições”.

Desafios do cargo: “Tenho os desafios de conhecer a realidade das diversas facetas do trabalho realizado por Missões Mundiais, de planejá-lo e de levá-lo a ser ampliado. Além disso, precisamos descobrir novos vocacionados e encaminhá-los aos novos campos. Estou profundamente convicto de que quando Deus comissiona Ele mesmo capacita e provê. Por isto, creio que cabe-me apenas esforçar-me completamente para servi-Lo perfeitamente”.

Campanha 2010 e metas da JMM: “Estou empolgado com a Campanha deste ano que destaca o Chile, a Colômbia, o Equador, o Haiti e a República Dominicana. Ela está muito bem feita e tenho certeza de que as igrejas serão desafiadas. Por isso, peço aos pastores que estimulem suas igrejas não apenas a contribuir, mas também a serem missionárias, a seguirem para os campos. Um de nossos desafios é de aumentar o número total de missionários em 50% em três anos. É nosso papel, como brasileiros, agir na América Latina, isso em qualquer área; como batistas, levar o Evangelho a todo o continente”.

O Pr. João Marcos (44 anos) é filho do pastor Ebenézer Soares Ferreira e da irmã Élcia Barreto Soares; ele é casado com a psicóloga Elzi Maciel Soares. O casal tem três filhos: João Gabriel (15 anos), Rafaela (13) e Pedro Marcos (10).

O novo Diretor Executivo de Missões Mundiais foi ordenado há 21 anos ao ministério pastoral, é bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.

A COLHEITA

Clamores dos povos

Missões Mundiais da CBB

Diretor Executivo: Pr. João Marcos Barreto SoaresGerente de Comunicação e Marketing: Luiz Cláudio MartelettoJornalista Responsável: Ailton de Faria Figueiredo (20975/DRT-RJ)Textos:Ailton de Faria, Márcia Pinheiro e Sérgio DiasDesigner: Rosimar Oliveira da Costa

Redação: Rua Senador Furtado, 71 Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. CEP 20270-021. - Tel.: (21) 2122-1900 [email protected]: Tel. (21) 2122-1922 / Fax: (21) 2122-1944 - [email protected] da capa: Odimar Mello Passos

A COLHEITA

Posse do Diretor Executivo de Missões Mundiais

ACONTECEU NA 90ª ASSEMBLEIA DA CBBPALAVRA DA REDAÇÃO

2A COLHEITA

Devido ao trágico terremoto no Haiti, a mídia nacional e mundial vem

destacando as necessidades daquele povo. Missões Mundiais, já há algum tempo, está atenta aos clamores dos haitianos; não somente na área mater ial , mas, principalmente, na espiritual (veja matéria e o anexo nesta edição). Para o Haiti foi enviada, em 2009, uma caravana de 40 missionários voluntários; o país é um dos de s t aques em nos sa Campanha Missionária de 2010.

Neste informativo damos destaque, também, à posse do Diretor Executivo de Missões Mundiais, Pr. João Marcos Barreto Soares (veja ao lado). Em sua palavra, na 90ª Assembleia da CBB, ele falou do papel dos batistas brasileiros em agir na América Latina, um continente que precisa de Cristo.

Nossos missionários no Iraque enfrentam perseguição e há relato de que cerca de 20 cristãos foram mortos. No Norte da África, em meio a um povo muçulmano, um grupo de 15 pessoas foi batizado (leia na pág. 3). As vitórias acontecem, graças a ação de Deus e o comprometimento de Seu povo que integra as milhares de igrejas espalhadas pelo Brasil (veja depoimentos de igrejas e adotantes missionários).

L o u v a m o s a D e u s p e l o s e u envolvimento, comprometimento e amor para com a obra missionária mundial.

Uma boa leitura!

Pr. João Marcos com sua família

Pr. João Marcos

Page 3: Revista A Colheita | Edição 31

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

A COLHEITA3

PORTUGAL

Batismos no Norte da África Uma nova missão

ÁFRICA

Grupo de irmãos do Norte da África

Perseguição e morte aos cristãos

A missionária Ludmila G. Schmidt informou que, no dia 15 de novembro de 2009, 15 novos crentes declararam, publicamente, sua fé em Cristo e foram batizados. Entre eles estava uma irmã, com um sorriso que chamava a atenção de todos. Ela, embora tenha sofrido abusos físicos e emocionais devido sua fé em Cristo, decidiu seguir o Mestre. Um homem muçulmano, impactado pelo testemunho de um crente, também decidiu seguir a Cristo. Ele permaneceu indeciso por uns dias, mas sua vida já não era mais a mesma e seu coração o traía com relação à antiga fé. Assim, ele procurou a missionária e tomou a decisão mais correta de sua vida, disse ele: “Hoje sou uma outra pessoa, não consigo explicar, mas é diferente o que sinto. Por isso, desejo ser batizado”

Após 13 anos de trabalho missionário nos A ç o r e s , o c a s a l missionário Pr. Narciso e Mardilene Braga foi transferido recentemente para a cidade do Porto, também em Portugal. Eles completaram a obra naquela região e agora seguem para uma nova missão. “Açores é uma terra querida, onde pudemos testemunhar do amor de Jesus. Mas sentimos que nossa missão por lá já foi cumprida”, diz o pastor. No Porto, os missionários começaram neste ano a trabalhar na Igreja Batista das Antas.

Durante o tempo em que estiveram nos Açores, os missionários desenvolveram trabalhos de evangelização através do rádio, em uma cadeia e no Lar de Idosos da Santa Casa de Misericórdia, simultaneamente eles treinavam líderes. Graças a essa estratégia dada pelo Senhor, os trabalhos terão continuidade.

Um jovem assumiu a direção de todos os programas radiofônicos; na cadeia um outro líder assumiu a responsabilidade pelas visitas evangelísticas. A Igreja de Angra do Heroísmo, que era pastoreada pelo Pr. Narciso, também já tem o seu substituto: trata-se do Pr. Paulo Barata, um obreiro da terra que trabalhou nos Açores durante quatro anos. Para o Lar de Idosos é que, até o mês de dezembro, não havia um substituto. Peça a Deus pelo avanço do Evangelho de Cristo naquele país.

O líder do trabalho batista no Iraque informa que a situação por lá está muito crítica. Alguns missionários estão deixando o país para salvar suas famílias da morte, principalmente na capital, Bagdá, e na cidade de Mossul. Durante os meses de dezembro e janeiro, nove igrejas foram destruídas e mais de 20 cristãos assassinados.

Além da perseguição e do risco de morte, nossos irmãos

iraquianos enfrentam outros problemas, como falta de transporte coletivo e energia elétrica.

“Mesmo assim estamos aqui, firmes, pela misericórdia de Deus e em oração. Queremos que os irmãos brasileiros orem por nós, para que o Senhor da Glória nos conceda condições para permanecermos firmes”, disse o líder batista iraquiano.

IRAQUE

Pr. Narciso Braga

Page 4: Revista A Colheita | Edição 31

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

HAITI

4A COLHEITA

MALÁSIA

Mudança de campo

ANGOLA

O Pr. Elbio Márquez (Coordenador dos Radicais Latino-Americanos) informa que a quinta equipe dos Radicais Latino-Americanos, deste ano, já está formada. São 17 jovens, de sete países: México, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Brasil e Uruguai. Eles estiveram no Rio de Janeiro para capacitação intensiva até o dia 11 de fevereiro; depois seguiram para Manaus/AM, onde participaram do “Impacto de Carnaval”. A equipe está desfalcada do jovem haitiano Jimmy Bonaparte. Jimmy viria para o Brasil no dia 13 de janeiro, mas um dia antes seu país foi atingido pelo forte terremoto que matou mais de 150 mil pessoas. Após alguns dias angustiantes sem manter contato com

Terminou em janeiro o tempo do casal William e Márcia Carrilho como missionários temporários no Chile. Eles permaneceram naquele país latino-americano durante cerca de dois anos, quando realizaram diversos trabalhos para o crescimento do Evangelho no país. Um dos enfoques foi o PEM – Programa Esportivo Missionário.

Após um período de oração junto com sua liderança, o casal recebeu direção de Deus para um novo campo missionário: a Malásia. Por lá já estão os missionários Fladimir e Miriã Souza, Lamartine e Kátia Fernandes e Roberto e Aline Romão. Cientes da diferença cultural, William e Márcia pretendem desenvolver na Malásia a mesma eficiência de trabalho que tantas vidas ganhou no Chile, com células de estudos bíblicos, Kids Games, exposições, conferências e tantas outras atividades de impacto evangelístico e mobilizadoras. Nesse novo desafio, os missionários esperam contar mais uma vez com o apoio dos irmãos do B r a s i l , sustentando-os c o m s u a s contribuições e orações.

Missões Mundiais, Jimmy conseguiu enviar um e-mail ao Pr. Elbio Márquez com o seguinte teor:

“Graças a Deus, sobrevivi a este terrível terremoto e estou bem. Meu passaporte se perdeu e, nesse caso de urgência, a imigração haitiana me deu uma carta para poder ir ao Consulado, mas eles não querem dar-me o visto de permissão da carta. Ore por mim, pois não tenho mais casa no Haiti e meus irmãos estão desaparecidos. É terrível!”

Jimmy, agora, pretende ir para a República Dominicana para continuar seus estudos.

Radical sobrevive ao terremoto

Em Angola desde outubro ú l t i m o , a m i s s i o n á r i a Jonilza Gomes encontrou um país tentando a p a g a r a s m a r c a s d a guerra e muitos desafios à obra missionária. A

urgência atual é por obreiros. Segundo a missionária, não há pessoas vocacionadas levantando-se para a liderança. Em Huambo tem até um seminário, pronto para treinar e capacitar pastores e líderes, porém faltam vocacionados. Na tentativa de reverter este quadro, a cada domingo a missionária vem pregando em diversas igrejas com o propósito de promover Educação Teológica e despertar líderes para a obra do Senhor. Em Huambo, Jonilza compartilha seus esforços em fazer missões com o casal missionário Pr. Sabino e Rosângela Teck de Gamba.

Angola é um país africano de maioria católica, onde são aceitas apenas igrejas oficialmente registradas pelo governo. As demais são consideradas “ilegais”. Para conter o crescimento de novas igrejas, há três anos as autoridades criaram uma comissão regional para analisar esse fenômeno que fez surgir 800 novas igrejas.

Igrejas precisam de líderes

Os irmãos angolanos clamam por líderes

Missionária Márcia Carrilho (à esq.), no Chile

Page 5: Revista A Colheita | Edição 31

Entre parênteses estão os nomes dos aniversariantes do dia.

No final de cada pedido de oração aparece a referência

para a sua leitura diária da Bíblia.

Diáriode oração

1/3: Portugal – Peça a Deus pela renovação da permissão de residência dos missionários Pr. Zick e Ione Luz no país; eles enfrentam dificuldades para renovar por mais um ano. (Pr. Luiz Cláudio Martelleto – Sede da JMM) Josué 11 a 13 q

2/3: Projeto Radical – Grandes coisas o Senhor fez e tem feito na vida dos povos com os quais trabalham. Ore pela unidade das equipes, especialmente pela nova turma (a oitava), para que alcancem os objetivos traçados por Deus. (Miquéias Martiniano – África do Sul) Josué 14 a 17 q

3/3: Guiné-Bissau – Louve a Deus pelas 2 unidades do Programa de Odontologia Preventiva e Educativa e interceda pela outra que começará neste ano. Através do projeto as crianças aprendem a cuidar dos dentes e recebem a Palavra de Deus. Josué 18 a 20 q

4/3: Programa Esportivo Missionário – Os missionários Luiz César e Deise Queiróz seguiram, com seus filhos, para o primeiro período no Chile. Ore pela adaptação da família e frutos nas atividades do PEM. (Julissa Noemi Silva – Paraguai; Jaqueline Campos – Angola) Josué 21 a 24 q

5/3: Mali – O sonho do primeiro PEPE (Programa de Educação Pré-Escolar) no país tem se concretizado a cada dia. Ore pelas atividades que ocorrerão durante o ano. (Nilcilene Figueira – Sede da JMM; Pr. Khalil Samara – Povos Árabes; Dr. Humberto Chagas – Senegal) Juízes 1 a 3 q

6/3: Malásia – Os missionários William e Márcia Carrilho seguirão para este país como obreiros efetivos do PEM. Ore pela adaptação da família neste campo missionário na Ásia. Juízes 4 a 7 q

7/3: Haiti – Com os resultados catastróficos do terremoto, além de apoiarmos com recursos humanos e financeiros, convidamos você a derramar seu coração na presença do Senhor pela vida espiritual desse povo já tão castigado pela miséria física e principalmente espiritual (Dra. Elizângela Chagas – Senegal) Juízes 8 a 10 q

8/3 Angola – O ministério da missionária Rosângela Teck tem avançado entre as pessoas com deficiência. Jesus é proclamado na linguagem adequada, o trabalho dá oportunidade para cegos e surdos se renderem ao Senhor. Ore por esse ministério! (Teremar Rocha – Bolívia; Pr. Hans Fuchs – Angola) Juízes 11 a 14 q

9/3 – Chile – Ore por Oscar Abarca, de 25 anos. Ele é um detento que aceitou a Jesus como Salvador, fruto do trabalho do missionário Pr. Antonio Alvarez na cadeia de Cartagena. (Pr. Ricardo Ramos – Peru; Érica Lopes – Sede da JMM) Juízes 15 a 17 q

10/3: Sul da Ásia – Seguiu para essa região um novo casal de missionários, para implantar uma Escola de Futebol através do PEM. Ore pela adaptação da família ao campo e frutos no trabalho. (Dawei – Ásia) Juízes 18 a 21 q

11/3: República Dominicana – Entregue ao Senhor o PENG – Projeto de Evangelização Nova Geração, que tem mobilizado muitos jovens a alcançarem outros para Cristo no país. Joyce Coelho (Radical África) Rute 1 a 4 q

12/3: Chile – Cerca de 30 detentos fizeram estudos bíblicos. Dos que participaram, 8 foram batizados e 5 optaram pelo batismo quando saírem, pois estão perto de cumprirem suas penas. 1Samuel 1 a 3 q

13/3: Canadá – Os missionários Pr. Ubirajara e Alya da Silva estão se aposentando: “Isso não significa que não trabalhamos mais”, diz o pastor.

Page 6: Revista A Colheita | Edição 31

Eles já iniciaram contatos para ministrarem estudos bíblicos com brasileiros que estão se mudando para o Canadá. Louve a Deus pelo que fez e o que fará na vida do casal. 1Samuel 4 a 6 q

14/3: Malásia – Entregue ao Senhor a vida do casal Fladimir e Miriã Souza e seu filhinho Natã. A gravidez de Miriã ainda inspira cuidados. Ore para que as orientações médicas estejam de acordo com as necessidades da gestação e que o bebê seja uma grande bênção na vida da família. 1Samuel 7 a 9 q

15/3: Brasil – Os coordenadores do PEM, Pr. Marcos e Luciana Grava, buscam orientação de Deus para o ministério em 2010. Em julho levarão um grupo de 200 voluntários para servirem na Copa do Mundo na África. Ore pelo casal, por direção de Deus sobre suas vidas e ministério. Ad Vermue – Árabes e Judeus; Décia Barbosa – Aposentada) 1Samuel 10 a 12 q

16/3: Novo campo – Pr. Joel e Lúcia Martiniano viajaram com os filhos para seu novo campo: África do Sul. A família missionária carece de nossas orações quanto à adaptação e aprendizado da língua inglesa. (Paula Pivante – Radical África; Débora Venturini – Equador) 1Samuel 13 a 15 q

17/3: Lituânia – Dos países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia) a Lituânia é o que mais tem sofrido os efeitos da crise econômica mundial. Peça ao Senhor pelos lituanos, que têm colocado seus alvos apenas no materialismo. (Samuel Oliveira – Chile; Pr. Dimas de Souza – Equador) 1Samuel 16 a 19 q

18/3: Malásia – Ore pela saúde da missionária Aline Romão. Ela enfrenta problemas de saúde e carece de nossas orações. (Pr. Jessé – Jordânia; Alana Fernandes – Sudeste da Ásia) 1Samuel 20 a 22 q

19/3: Paraguai – Onde está situada a Igreja Batista Nova Vida estão construindo uma mesquita. Ore para que os cristãos reflitam a luz de Cristo! (Pr. Gelson Nogueira – Espanha; Cláudia Azedias – Sede da JMM; Pr. Jairo Muñoz – Colômbia) 1Samuel 23 a 25 q

20/3: Equador – Nos PEPEs, as crianças avançaram para a classe de alfabetização. Ore por essas crianças e seus pais. Muitas delas sofrem agressões no lar e isso tem afetado o comportamento no projeto (Maria Rejane – Paraguai; Anne Nicodemo – Itália) 1Samuel 26 a 28 q

21/3: Malásia – Peça ao Senhor que mostre o campo em que os missionários do PEM, Lamartine e Kátia Fernandes, devem seguir. Que sejam uma bênção aos povos sem Cristo. 1Samuel 29 a 31 q

22/3: São Tomé e Príncipe – Ore pelo trabalho em Nova Olinda. Uma região rural bem distante da cidade. Há um trabalho com crianças e recentemente foi iniciado um estudo bíblico com os adultos. Peça ao Senhor por essas vidas que estão recebendo a mensagem. Que sejam novos transmissores da verdade de Cristo aos santomenses. 2Samuel 1 a 3 q

23/3: Chile – O ponto de pregação em Santana fica num distante vilarejo de Cartagena. Os longos deslocamentos dificultam o trabalho dos missionários, mas os resultados alcançados são gratificantes. O povo dessa localidade sonha com uma congregação. Peça a Deus os recursos financeiros e humanos para que o sonho se torne realidade. (Daniel Corrêa – Radical Luso-Africano; Fladimir Souza – Malásia) 2Samuel 4 a 6 q

24/3: Mudança – Louve a Deus pelos missionários Pr. Narciso e Mardilene Braga, que dedicaram suas vidas ao trabalho nos Açores. O casal mudou de campo, mas não de país: trabalharão com a Igreja Batista das Antas, no Porto. Ore por essa nova etapa do casal missionário. (Silvia Pagaciov – Paraguai) 2Samuel 7 a 10 q

25/3: Moçambique – Interceda por uma nova tenda e por um terreno para a construção da igreja em Xai-Xai. Peça também pelos recursos para construção de uma igreja em Lechenane, local onde é realizado o projeto, pois atualmente estão se reunindo debaixo das árvores. 2Samuel 11 a 14 q

26/3: Espanha – Vila Seca possui 25 mil moradores e nenhuma igreja evangélica. Os missionários Gelson e Cláudia Nogueira estão desenvolvendo um trabalho com quatro casais. Ore pelo desafio que Deus entregou aos missionários! 2Samuel 15 a 17 q

27/3: Angola – Peça a Deus pelos cursos de capacitação para os 34 líderes das igrejas locais. Que eles mostrem interesse em aprender, que sejam multiplicadores e Deus seja glorificado. (Ana Maria da Costa – Paraguai) 2Samuel 18 a 20 q

28/3: São Tomé e Príncipe – Nesse país a maioria das crianças cresce sem afeto e sem carinho, em famílias desestruturadas. O trabalho com elas busca ações que vão desde um simples carinho e bons hábitos até os estudos. Ore por essas crianças, para que não repitam as ações de seus pais. (Ailton Figueiredo – Sede da JMM; Filipe Santos – Efetivo Radical) 2Samuel 21 a 24 q

29/3 – Aprendizado da língua – Um dos desafios para os missionários é o aprendizado da língua ou dialeto usado pelo povo onde trabalham.

Page 7: Revista A Colheita | Edição 31

Ore pelos missionários, principalmente da África e do Oriente Médio. (Gustavo Fernandes – Sudeste da Ásia) 1Reis 1 a 3 q

30/3: Guiné – Uma das aldeias onde Radicais trabalham não tem luz elétrica, nem água encanada e o pecado impera. Há lascívia, drogas, violência contra mulher entre outras coisas terríveis. Clame a Deus pelo povo e pelos Radicais. (Analzira Pereira do Nascimento) 1Reis 4 a 6 q

31/3: Senegal – A missionária Daniele Ferreira chegou a Kedougou e está em fase de conhecimento da língua e dos costumes do povo. Esse é um momento de extrema importância para o ministério. Ore por isso! (André Godinho – São Tomé e Príncipe) 1Reis 7 a 9 q

1/4: Ajuda – Em Portugal também existem pessoas que estão na linha da pobreza e que passam fome. Os missionários Pr. Milton e Patrícia Sanchez lideraram uma campanha arrecadando roupas e brinquedos para o Ministério de Ação Social da Igreja Batista de Oeiras. Entregue ao Senhor as pessoas que receberam os donativos e a Palavra de salvação. (Otília da Silva – Moçambique) 1Reis 10 a 12 q

2/4: Brasil – A Radical Efetivo Gabriele Santos, enquanto concluía seus estudos de Teologia e Enfermagem, desenvolveu um belo trabalho com crianças numa comunidade do Rio de Janeiro. Peça a Deus para que a semente plantada frutifique e tais crianças não se tornem vítimas do tráfico e da prostituição. (Adriana Marcolino – Moçambique; Henriqueta Davanso – Albânia) 1Reis 13 a 15 q

3/4: Níger – Os missionários Josué e Kelly Pacheco contraíram malária e febre tifóide. Em função disso, o aprendizado da língua zharma foi desmarcado por um período. Eles já estão bem e, em breve, retomarão o aprendizado. Ore pela saúde dos missionários! 1Reis 16 a 19 q

4/4: São Tomé e Príncipe – Uma nova unidade do PEPE será construída em Nova Olinda. São muitos os desafios que precisam ser ultrapassados para que esse sonho se concretize. Ore por isso! (Renato da Silva – Sede da JMM) 1Reis 20 a 22 q

5/4: Guiné – Ciro, líder muçulmano da aldeia onde está uma equipe de Radicais, é uma pessoa de bons relacionamentos e que deseja ter estudos bíblicos. Sua vontade é conhecer mais sobre o céu e anunciar a todas da aldeia que conheçam a verdade sobre Deus. (Adeísa Barbosa – Radical África) 2Reis 1 a 3 q

6/4: Paraguai – O ensino tem sido uma ferramenta importante no

crescimento do Reino de Deus. Ore pelos cursos de Homilética e de Crescimento e Desenvolvimento da igreja desenvolvidos pelo Pr. Joabson dos Santos. (Hugo La Branca – Chile) 2Reis 4 a 6 q

7/4: São Tomé e Príncipe – Peça ao Senhor que abençoe a missionária Renata Santos no desenvolvimento, com humildade e coragem, do pastoreio entre as presidiárias. Elas que estão sedentas de Deus, uma oportunidade maravilhosa! 2Reis 7 a 9 q

8/4: Peru – A prioridade para os missionários é alcançar as 103 etnias que ainda não receberam o Evangelho de Jesus. Ore por eles! (Quézia – Jordânia; Henrique Silva – Sede da JMM; Luciana Simas – Sede da JMM) 2Reis 10 a 12 q

9/4: Guiné – Ore por Rute, que tem sofrido perseguições por causa do Evangelho. Ore por seus filhos, que foram tirados dela após sua conversão e que agora estão voltando, mas cheios de problemas. Um deles é autista e no país não há recursos para tratamentos. (Marcely Souza – Sede da JMM) 2Reis 13 a 16 q

10/4: Senegal – O Projeto com Surdos caminha no desejo de abençoar famílias e adotou, até agora, 14 crianças. A escola de surdos foi reaberta por causa das adoções, pois muitos deixaram de ir à escola por falta de recursos. Ore pelo projeto. 2Reis 17 a 19 q

11/4: Botsuana – Glorificamos a Deus pelo término da primeira turma de Teologia. É um evento para ficar na história da Convenção Batista daquele país. Os líderes e pastores já formados fizeram seus estudos em países vizinhos como África do Sul e Zimbábue. Glorifique ao Senhor por essa vitória! (Pr. Narciso Braga – Açores) 2Reis 20 a 22 q

12/4: Angola – A necessidade de obreiros é muito grande. Não há pessoas se levantando para a liderança nas igrejas. Há um seminário pronto para treinar e capacitar pastores e líderes; porém, não há vocacionados. Ore para que Deus levante obreiros para Sua seara. (Eliane Freitas – Sul da Ásia) 2Reis 23 a 25 q

13/4: Bolívia – A Missão no bairro Quior, na capital do país, já tem o terreno próprio para a construção de uma igreja. O salão ainda não tem paredes, mas já foi inaugurado com batismos; os cultos são realizados naquele local. Interceda por essa missão! (Juscelândia Caldeira – Filipinas; Leonardo Ayres – Sede da JMM) 1Crônicas 1 a 3 q

14/4: Albânia – Apesar de ser um país muçulmano, o ateísmo é muito forte entre a população. É muito comum ver jovens dizerem que não

Page 8: Revista A Colheita | Edição 31

acreditam que Deus existe. Interceda por este país e pelos missionários. 1Crônicas 4 a 6 q

15/4: Cabo Verde – Pr. Elton Jr., sua esposa Kellen e filhos seguiram para o país. Ore por eles e peça que o Senhor os direcione e lhes dê uma abençoada adaptação. (Aline Romão – Malásia; Leila Lota – Canadá) 1Crônicas 7 a 9 q

16/4 – São Tomé e Príncipe – Ore pelas pessoas que passaram pelo Centro Comunitário Batista. Louve a Deus pelos jovens e adolescentes que fizeram cursos de informática, reforço escolar, aulas de teoria musical e flauta. 1Crônicas 10 a 12 q

17/4: Mali – A construção da maternidade de Bancumanan está quase terminada. Agradeça a Deus conosco pelos irmãos que ofertaram para essa construção. (Ester – Efetivo Radical; Élida Souza – Radical África; Guilherme Fernandes – Tailândia) 1Crônicas 13 a 15 q

18/4: Guiné – Em dezembro de 2009 o presidente do país foi baleado e uma nova crise se iniciou. Ore para que o Reino de Deus atue sobre as autoridades e a paz se estabeleça no país. 1Crônicas 16 a 18 q

19/4: Itália – Louve a Deus pelo crescimento da obra no país. Como existem muitos imigrantes, o trabalho nas igrejas precisa se adaptar aos costumes de cada um para que a comunhão na igreja seja solidificada. Peça a Deus que abençoe e capacite os missionários. 1Crônicas 19 a 22

20/4: São Tomé e Príncipe – O Senhor tem buscado vidas desesperançadas dentro dos presídios. Louve a Deus pelo abençoado trabalho iniciado pela missionária Rosângela Batista. Que Deus levante outros obreiros para se unirem nessa grande tarefa. 1Crônicas 23 a 26 r

21/4: Senegal – Ore por Nogaye, uma jovem quem tem recebido a mensagem de salvação. Ela estava sem esperança e depressiva, mas tem se mostrado muito alegre com a Palavra. Ore para que ela permaneça firme na fé. (Karina Brandão – Radical África) 1Crônicas 27 a 29 r

22/4: Guiné-Bissau – Os missionários Pr. Edivaldo e Edileusa Félix ganharam um terreno em Dara para construir uma igreja e mais duas salas de aula. A notícia não foi bem recebida pela liderança religiosa da aldeia, que se levantou contra os cristãos. Ore para que os problemas não perturbem o crescimento do Reino. (Narrimãn Nuñez – Chile; Raquel Souza – Sede da JMM) 2Crônicas 1 a 3 r

23/4: Guiné – A missionária Priscila Pancotti retornou ao país onde serviu ao Senhor entre 2005 e 2007. Deus colocou em seu coração um grande amor pelo povo e ela retornou como missionária Efetiva Radical. Que Deus abençoe seu ministério. (Renata Mota – Sede da JMM; Djoni Moraes – Colômbia; Calebe Marcolino – Moçambique) 2Crônicas 4 a 6 r

24/4: Itália – Assim como outros países europeus, a Itália tem experimentado grande esfriamento espiritual. Leve a Deus o projeto REM – Rede de Evangelização de Milão, que objetiva evangelizar pessoas nos pontos turísticos da cidade. 2Crônicas 7 a 9 r

25/4 – Albânia – Um dos ministérios que tem se destacado no campo missionário é com os ciganos. No país há um preconceito muito grande para com este grupo, inclusive dentro das igrejas. Ore pelos ciganos, e por sabedoria e estratégia para os missionários. 2Crônicas 10 a 13

26/4: Haiti – Com o apoio dos sustentadores espirituais e financeiros, são realizadas jornadas de oração e curas na comunidade onde está a Igreja Batista de Trou Sable. Continue em oração em favor do povo que sofre com as destruições do terremoto. Ore pela Igreja de Cristo no país, que sofreu com perda de familiares e amigos que se foram. 2Crônicas 14 a 16

27/4: Níger – O casal Josué e Kelly Pacheco está se dedicando em aprender atividades como mecânica de carros, futebol e corte e costura. Tudo para aproximarem-se ainda mais do povo local. Peça ao Senhor que os abençoe ricamente. 2Crônicas 17 a 19

28/4: Moçambique – A missionária Otília da Silva está trabalhando numa nova igreja. Ore pelos novos crentes que precisam amadurecer na fé e no conhecimento da Palavra. Entre eles está um ex-curandeiro que, com certeza, será acompanhado de perto. (José Gilberto Silva – Paraguai; Alzira Freire – Senegal) 2Crônicas 20 a 22 r

29/4: Malásia – A missionária e pedagoga Aline foi convidada a apoiar uma escola onde há crianças com necessidades educativas especiais. Peça a Deus que a abençoe poderosamente e que todos, crianças, suas famílias e profissionais da escola, sejam alcançados pelo amor de Jesus. 2Crônicas 23 a 26 r

30/4: São Tomé e Príncipe – Interceda pelas metas dos missionários para este ano: construção do templo em São Marçal; vigílias de oração bimestral; momentos de comunhão e lazer com a igreja; campanhas de evangelização; discipulado e batismo de novos convertidos; capacitação da liderança; encontro de casais, jovens, crianças e homens. (Evaldo Junior – Timor-Leste) 2Crônicas 27 a 29 r

Page 9: Revista A Colheita | Edição 31

ESPAÇO DO ADOTANTE

A COLHEITA

9

0800 709 1900

www.jmm.org.brE-mail: [email protected]

Tel.: 21 2122-1901Fax: 21 2122-1944

Central do Adotante

Um verdadeiro exemplo“Tenho 77 anos, sou aposentada e passo parte do meu dia fabricando panos de pratos. O valor comercializado é repassado integralmente para obra de Missões Mundiais, pois tenho alegria em contribuir para o sustento de três missionários e quatro projetos. A cada dia tenho produzido mais, para investir no Reino de Deus e proclamar o Evangelho de Cristo.”

Maria Anita da Silva PIB de Ubatuba/SP

Deus é fiel!

Missões faz parte da minha vida

Bênçãos redobradas

Movida por Missões

“No ano passado fiquei desempregado mas, através do meu seguro-desemprego, continuei contribuindo para o PAM. Só que o seguro acabou e, para continuar contribuindo, fiz uma proposta para minha mãe. Propus-lhe que a ajudaria nas tarefas domésticas, para que ela me desse o valor da oferta para Missões Mundiais. Ela aceitou. Deus nos dá todas as oportunidades, basta enxergarmos e usarmos nossa criatividade em prol da obra do Senhor. Eu, que não gostava de dar faxina na casa, hoje tenho prazer no que faço porque Deus é fiel!”

Marcos Sérgio Silva Leite, PIB Missionária de Brumado/BA

“Sempre tive vontade de contribuir para Missões, mas tinha medo de começar e não poder continuar. Mas, para a honra e glória de Deus, estou contribuindo desde junho de 2009 e estou me sentindo recompensado. Hoje, graças a Deus, missões faz parte da minha vida!”

Jacó Marques Pereira, PIB de Carmo/RJ

“Sou muito feliz em ser Promotora de Missões e, mesmo tendo 76 anos de idade, pretendo fazer muito mais do que já fiz até aqui. O ano de 2009 foi muito abençoado para a nossa igreja; oro para que as alegrias e bênçãos de nosso Deus sejam redobradas em 2010.”

Orquídea de Oliveira, PIB do Rocha, São Gonçalo/RJ

“Sou apaixonada por missões e, para divulgar notícias sobre a obra missionária mundial, criei o blog: http://soumovidopormissoes.blogspot.com/. Se você ama missões, vale a pena dar uma conferida nesse blog! Meu objetivo é propagar as atividades missionárias e utilizar este meio de comunicação para anunciar Jesus Cristo como Salvador e Senhor de todas as nações.”

Elaine dos Santos, por e-mail

“Louvo a Deus pelo material da Campanha 2010! Orei muitas vezes pela equipe responsável p e l a e l a b o r a ç ã o d e s s a f e r r a m e n t a t ã o ú t i l e abençoadora. Ao receber o envelope com o material, antes de abri-lo, coloquei uma mão sobre ele e a outra levantei ao céu, pedindo ao Pai sabedoria na utilização, como responsável pela mais sublime tarefa, ao longo de tantos anos, em minha igreja: coordenar a mobilização missionária.”

Certeza da responsabilidade

“Música, imagens, vídeos, Revistas...Missões Mundiais está de parabéns! Não vejo a hora de começar a usar todo o material da Campanha 2010 na minha igreja. A campanha passada foi um sucesso. E nesta, com certeza, levaremos a Palavra até os confins da Terra!”

Campanha igual não há

Gratidão por missões“Recebi o envelope constando os materiais para envolvimento de Missões Mundiais. Vocês estão de parabéns pelo trabalho realizado. Sou adotante desde 2004 e sou muito feliz por isso. Deus tem realizado em mim muita gratidão por missões.”

Vinícius GusmãoGovernador Valadares - MG

Eleni OshiroAquidauana - MS

Aliete CarneiroSao Paulo - SP

Page 10: Revista A Colheita | Edição 31

Todos nós temos acompanhado nos noticiários a trágica situação do Haiti. Um país da América Central que já era extremamente pobre mesmo antes

do terrível terremoto que, no dia 12 de janeiro, deixou em ruínas a capital, Porto Príncipe, matando milhares de pessoas.

Uma boa maneira de entender o sofrimento de alguém é tentar se projetar no lugar daquela pessoa. Nos coloquemos no lugar daqueles que não tinham muito e ainda perderam família, moradia, saúde e esperança. São milhares de pessoas sem nenhuma condição de trabalho, alimentação, educação e desesperadas emocional e espiritualmente. Realmente, trocar de lugar com eles não é nada fácil. Mais do que nunca, esta nação, conhecida por suas práticas de Vodu, carece de nossa atitude de amor. Olhando por este ângulo, é muito triste constatar que milhares seguiram para a morte eterna. Ainda há tempo de alcançarmos aqueles que estão sensíveis para ouvirem do amor de Deus, pessoas precisando da Vida Abundante que só Cristo pode dar!

Junto com esta edição de “A Colheita” você está recebendo um resumo do projeto Por Um Novo Haiti. Nosso objetivo é apresentar aos crentes brasileiros uma

ESPAÇO DO PAM

01A COLHEITA

ANDRÉ AMARALCoordenador de Projetos e

Desenvolvimento de Recursos

Um clamor que vem do Haiti...

“Por favor, envie um pedido de socorro a todas as igrejas do Brasil, pois nossas casas, igrejas, hospitais e escolas estão todos destruídos. Não temos internet, água, eletricidade, comida, roupas e medicamentos. Nossas famílias

estão passando por dificuldades, por favor, nos ajudem.” Pr. Jonathan Joseph, obreiro da terra do Haiti.

oportunidade ímpar de participar da reconstrução deste país devastado física e espiritualmente.

Todos podem colaborar para a Salvação do povo haitiano! Através da oração você pode mover os céus e batalhar espiritualmente pela salvação do Haiti e pelos missionários que estão trabalhando naquela nação. Com uma oferta especial, utilizando o boleto anexo, você poderá enviar sua contribuição em prol da assistência do povo haitiano para implantação de ações imediatas.

Para ajudar na reconstrução do país e na implementação total do projeto será necessário perseverança e compromisso contínuo a longo prazo. Precisamos de parceiros que adotem este projeto e assumam um compromisso financeiro mensal. Para tanto, utilize as fichas enviadas e também convide seus amigos a fazerem o mesmo.

Se possível, participe de caravanas de voluntários logo que as mesmas forem permitidas. Fique de olho nos informativos e no portal de Missões Mundiais.

Várias nações, ONGs e artistas têm envidado esforços para ajudar o Haiti. Nosso objetivo é levar a mensagem da Cruz junto com a ajuda material.

Juntos podemos formar um verdadeiro exército para Salvação completa do Haiti. Entre nesta batalha!

E-mail: [email protected]

21 2122-1901 2122-1911 •

As pessoas sensibilizadas pela tragédia que abateu o Haiti, e desejam enviar uma oferta para ajudar o povo haitiano, devem entrar em contato com a Junta de Missões Mundiais (veja telefones abaixo) ou utilizem o boleto do fôlder que está anexo neste informativo.

Se você não pode ofertar, financeiramente, peça a Deus pelos nossos irmãos e missionários que estão no Haiti. Clame pela misericórdia do Pai, para que o povo haitiano seja alcançado e salvo por Cristo.

Como enviar sua oferta para o HaitiComo enviar sua oferta para o Haiti

Igreja Batista destruída no terremoto

(Foto: Odimar Passos)

Page 11: Revista A Colheita | Edição 31

IGREJAS MISSIONÁRIAS

A COLHEITA

11

Talento a serviço do Reino

Missões em gratidão a Deus

Divulgação

Um dos primeiros adotantes

Elias Gouvêa Portes foi um dos primeiros adotantes do Programa de Adoção Missionária – PAM. “Para a honra e glória de Deus, ainda continuo com a adoção do Pr. Alceir Ferreira e sua família, que estão em Botsuana, África. Deus tem me abençoado infinitamente por participar dessa obra missionária. Ainda sinto saudades e me recordo com a alegria do período em que trabalhei em Missões Mundiais (1993/1995). Foram momentos mágicos que o meu Senhor me concedeu! Minha oração é que Deus continue abençoando os 62 campos missionários neste ano de 2010”, diz Elias. Ele é pastor auxiliar da PIB de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e pastoreia duas frentes missionárias naquele mesmo bairro.

O Pr. Mário Bonfá trabalha na Igreja Batista de Paraopebas/MG e sua igreja tem enviado sistematicamente, todos os anos, as ofertas para a obra de Missões Mundiais.

Atualmente eles mantêm uma frente missionária entre as comunidades africanas naquele município, que está em fase de acabamento, onde existe um casal que lidera o trabalho. “Fazemos tudo isso em gratidão ao nosso Deus”, diz o pastor daquela igreja.

Missões Mundiais louva a Deus e agradece pela vida de muitos crentes que têm promovido, através de blogs e outros meios de comunicação, a obra de evangelização no mundo. Se você tem divulgado essa obra, entre em contato conosco para divulgarmos o seu trabalho.

Odimar Passos(segundo da esq. para a dir.)

Igreja Evangélica em Lespinasse totalmente

reconstruída

Crianças da IB de Paraopebas com seus líderes

A Promotora de Missões da Igreja B a t i s t a V i l a A e r o p o r t o , e m Campinas/SP, Elci de S o u z a , f i c o u surpresa e muito f e l i z c o m a criatividade de uma artista plástica que

usou seu talento para ofertar para missões. Ela conta que a irmã Fernanda Marcolino, aluna da Classe Ester, de sua igreja, que adota o casal missionário no Chile, Pr. Juan Carlos e Narrimãn Nuñez, sentiu o desejo de pintar um quadro, vendê-lo e ofertar o valor para o casal de missionários.

A irmã Elci lembra que esta é mais uma ideia de incentivo a outros irmãos que desejam usar seus dons e talentos a serviço do Reino de Deus.

Fernanda e seu quadro para missões

Os Soldados da PazEntre os mais de 7.000 militares brasileiros que

integram a força-tarefa no Haiti existem muitos evangélicos, denominados “Soldados da Paz”. Esses irmãos se reúnem para cultuar a Deus e, através de suas vidas e ofertas pessoais, ajudam a reconstruir casas e templos no país. Este é o caso do sargento dos Fuzileiros Navais Odimar de Mello Passos, membro da PIB de Irajá, no Rio de Janeiro. Ele, que estava em missão pela Marinha Brasileira no Haiti, viu de perto a grande tragédia. "Agradeço a Deu pelas orações dos irmãos e pelo livramento que o Senhor me deu durante o tempo que ali estive. Vi montanhas se moverem, literalmente, muita destruição e mortes. Encontramos uma igreja evangélica na localidade de Lespinasse, em Porto Príncipe, feita de plástico, pano e papelão. Para a honra e glória de Deus, ao sairmos do país, após o terremoto,

deixamos ali uma linda igreja onde se reúnem alguns de nossos irmãos ha i t ianos" , contou, emocionado, o irmão Odimar Passos.

Fotos: Odimar Passos

Pr. Elias Gouvêa

Page 12: Revista A Colheita | Edição 31

A COLHEITA12

Calcula-se que cerca de 50 milhões de

cris tãos chineses esperam por sua primeira bíblia, especialmente os que

fazem parte da igreja subterrânea (não-oficial). A fim de ajudar a mudar este triste quadro, Missões Mundiais lançou, em 2008, o Projeto Bíblias para a China. A primeira etapa previa o levantamento de recursos para aquisição de 10.000 exemplares. Porém, devido à grande mobilização dos evangélicos brasileiros, em menos de um ano já havia o necessário para quase 20 mil bíblias. A meta do Projeto é que 100 mil famílias chinesas tenham acesso às Escrituras Sagradas. As bíblias são impressas na própria China (o que faz diminuir os custos) ao preço de R$ 13,00 cada.

A distribuição das bíblias é feita através de muito esforço e dedicação pelos missionários da Junta de Missões Mundiais e seus colaboradores. Até o final de 2009 já foram disponibilizadas cerca de 25 mil bíblias aos irmãos chineses.

Em 2008, o Representante da JMM, Pr. Leonardo Reis (esq.), e o Coordenador dos missionários da Ásia, Pr. Renato Oliveira, estiveram na China e entregaram pessoalmente bíblias aos crentes chineses

Agradecidos pelo gesto de amor

Veja o trecho de uma carta de agrade-cimento do líder de u m a c o m u n i d a d e que recebeu bíblias com notas de estu-do:

“Vocês nos deram esperança e a direção certa de estudo. Além d i s s o , v o c ê s n o s deram, não somente

bíblias com notas e x p l i c a t i v a s , m a s encorajamento, fé e esperança para seguir o Senhor.”

P R O J E T O

PRESTANDO CONTAS

Page 13: Revista A Colheita | Edição 31

A COLHEITA 13

Um tesouro nas mãos dos crentesGratidãoGratidão

D DDesde seu início, de forma pessoal ou como igreja, muitos irmãos têm partici-

pado deste projeto orando e contribuindo. O fato é que o nosso esforço como povo de Deus no Brasil não pode esmorecer. Em 2010 continuaremos lembrando e agindo em prol dos crentes chineses.

Pedimos que você considere em oração a possibilidade de convidar um amigo para também enviar uma bíblia para a China ou, quem sabe, adotar este projeto mensalmente, se ainda não o faz.

Conclamamos você a renovar o compromisso com o Projeto Bíblias Para a China neste ano. Os crentes chineses agradecem a possibilidade de ter a Palavra de Deus em suas mãos.

Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 2122-1901 (de cidades com DDD 21) ou 0800 709 1900 (das demais

tocar numa bíblia tornou-se motivo de derramar lágrimas.

Hoje, há cerca de 100 milhões de cristãos na China que, na sua maioria, se reúnem em casas. Os hinos são cantados apenas com o mexer dos lábios, para não chamar a atenção dos vizinhos. Em 1985, a Bíblia começou a ser impressa no país e, até hoje, só pode ser adqui r ida nas ig re jas permitidas pelo Governo, o que dificulta o acesso dos mais carentes às Escrituras.

Desde que o Partido Comunista Chinês

assumiu o controle do país, em 1949, a distribuição de bíblias foi estancada e controlada pelo governo, impedindo que os exempla-res chegassem às mãos dos crentes chineses. A Igreja Cristã foi violentamente perseguida. Milhares de crentes foram presos e muitos assassinados por causa da fé em Jesus. Bíblias foram queimadas. Diversos irmãos em Cristo arriscaram a própria vida para salvar suas bíblias, que se tornaram verdadeiros tesouros.

Mesmo a s s im , e l a s passaram a ser copiadas a mão ou contrabandeadas por cristãos de países vizinhos. O simples gesto de

André Ávila AmaralCoordenação de Projetos

e Levantamentos de Recursos da JMM

Page 14: Revista A Colheita | Edição 31

PROMOÇÃO MISSIONÁRIA

s Acampamentos Opara Promotores de Missões acontecem logo no início de cada ano. Entre os dias 5 e 7 d e f e v e r e i r o f o i r e a l i z a d o o 3 º A c a m p a m e n t o d e Promotores do Rio de J a n e i r o , n o Acampamento Batista de Rio Bonito. Cerca de 480 Promotores de

igrejas cariocas e fluminenses participaram. De 26 a 28 de fevereiro foi a vez dos Promotores dos

Estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Os eventos aconteceram, respectivamente: no Acampamento Batista de Sumaré/SP; no Acampamento Boa Terra, em Curitiba/PR; e no Centro de Treinamento Batista Capixaba, em Viana/ES.

Acampamentos para Promotores de Missões MundiaisOs objetivos desses eventos são: capacitar os

Promotores para a Mobilização Missionária e contextualizá-los em relação aos desafios missionários. Nos acampamentos eles recebem treinamento para desenvolverem com mais eficiência o trabalho de promoção missionária em suas igrejas, trocam experiências com outros líderes, convivem com missionários e colaboradores de Missões Mundiais, e conhecem todo o material da Campanha Missionária.

Para saber tudo da

Campanha de Missões Mundiais

www.porcristovou.org.brwww.porcristovou.org.br

Visite e confira o conteúdo que preparamos para você: Visite e confira o conteúdo que preparamos para você:

Um site repleto de novidades e informações.

Dicas para mobilizar sua igreja

Ideias para levantamento da oferta

Download do material da Campanha

Interatividade: sua igreja na internet

Notícias da Campanha pelo Brasil

Conteúdo infantil

ISTO E MUITO MAIS PARA A SUA IGREJAFAZER A MAIOR CAMPANHA DA HISTÓRIA!

ISTO E MUITO MAIS PARA A SUA IGREJAFAZER A MAIOR CAMPANHA DA HISTÓRIA!

Acesse

A COLHEITA14

Oração, adoração, treinamento e desafio missionário são algumas palavras que definem os Acampamentos de Promotores de Missões.

Missões Mundiais deseja divulgar o que a sua igreja tem feito pela obra missionária mundial. Por isso, estamos incentivando, aos batistas que amam missões, que produzam um vídeo amador relacionado com a obra missionária mundial ou com a Campanha de 2010. A JMM terá prazer em postar o seu vídeo no site: www.porcristovou.org.br

Veja como proceder para a postagem de vídeos acessando nosso HotSite.

Sua igreja em nosso HotSite

Page 15: Revista A Colheita | Edição 31

Participe da Campanha em sua igreja

Page 16: Revista A Colheita | Edição 31

2ªIB de Barra Mansa – 22 e 23/5PIB de Seropédica – 29 e 30/53ªIB em Petrópolis – 4 e 5/6IB em Boa Fortuna – 4 a 6/6IB Betel em Mesquita – 12 e 13/6IB Conforto (Volta Redonda) – 12 e 13/6IB Itaipu – 18 e 19/6PIB de Resende – 19 e 20/6

PIB em Goianinha – 2 e 3/4

IB Boas Novas (Carazinho) – 26 a 28/3IB Boas Novas (N. Hamburgo) – 23 a 25/4PIB Santa Rosa – 28, 29 e 30/5

IB em Cacoal – 5 a 7/3

IB do Estreito (Florianópolis) – 30/4 a 2/5PIB Balneário Camboriú – 18 a 20/6

IB Jd. Progresso (Bebedouro) – 5 a 7/2PB de Piracicaba – 5 a 7/3PB do Brás (São Paulo) – 12 a 14/3PB de Marília – 19 a 21/3PIB de São Caetano do Sul – 26 a 28/3PIB de Atibaia – 9 a 11/4Guarujá – Teatro Procópio Ferreira – 16 a 18/4IB Estoril – Colégio Batista (Bauru) – 23 a 25/4PIB de Avaré – 14 a 16/5IB Cidade Seródio (Guarulhos) – 28 a 30/5PIB de Taubaté – 11 a 13/6PIB em Pereira Barreto – 25 a 27/6

PIB Propriá – 5 e 6/2

PIB de Palmas – 9 e 10/44ª IB de Araguaína – 16 e 17/4

Em muitos congressos acontecerão também Treinamentos de Promotores de Missões. Informe-se.

RIO GRANDE DO NORTE

RIO GRANDE DO SUL

RONDÔNIA

SANTA CATARINA

SÃO PAULO

SERGIPE

TOCANTINS

Obs.:

AMAPÁ

BAHIA

CEARÁ

DISTRITO FEDERAL

ESPÍRITO SANTO

GOIÁS

MATO GROSSO

MATO GROSSO DO SUL

MINAS GERAIS

PIB de Macapá – 26 e 27/2

PIB em São Caetano (Salvador) – 19 e 20/3

PIB de Pacaju (Fortaleza) – 12 a 14/3

IB Memorial Batista de Brasília – 26 e 27/3

IB em Monte Sinai (Vitória) – 5 e 6/32ªIB em Laranjeiras (Serra) – 12 e 13/3IB da Glória (Vila Velha) – 19 e 20/3PIB em C. Grande (Cariacica) – 26 e 27/3PIB em Piúma – 9 e 10/4PIB em Colatina – 16 e 17/4PIB de Linhares – 23 e 24/4IB em Praia do Morro (Guarapari) – 30/4 e 1/5IB em Rio Novo do Sul – 7 e 8/5

PIB de Rio Verde – 19 e 20/3PIB em Iporá – 23 e 24/4

IB Boas Novas (Cuiabá) – 30/4 a 2/5PIB de Matupá – 28 a 30/5IB Centenário – 11 e 12/06

IB Belo Horizonte (Cpo. Grande) – 14 e 15/5

PIB de Acesita (Timóteo) – 19 e 20/22ªIB de João Monlevade – 19 e 20/2PIB de Três Pontas – 26 e 27/2

PIB de Barreiro (B. Horizonte) – 5 e 6/3IB Rio Branco (B. Horizonte) – 5 e 6/3PIB de Sete Lagoas – 12 e 13/3

IB do Barro Preto (B. Horizonte) – 19 e 20/3

IB do Eldorado (B. Horizonte) – 19 e 20/3IB Parque Safira (Aimorés) – 26 e 27/3PIB de Barbacena – 2 e 3/4PIB de Alto Caparaó – 10/4PIB de Viçosa – 10/4PIB de Mantena – 16 e 17/4PIB de Divinópolis – 23 e 24/4PIB de Janaúba – 30/4 a 2/5

IB Sião (Curitiba) – 9 a 11/4PIB Matinhos – 16 a 18/4PIB Foz do Iguaçu – 12 a 14/3IB Vila Operário (Paranavaí) – 7, 8 e 9/5IB Vila Nova (Londrina) – 21, 22 e 23/5PIB Guaíra – 14 a 16/5

PIB do Rio Doce (Olinda) – 19 e 20/3

PIB de Araruama – 26 a 28/2PIB de Nilópolis – 5 e 6/3PIB de Cosmorama – 3, 10, 17, 24 e 31/3PIB de Madureira (R. Janeiro) – 6 e 7/32ªIB Três Rios – 12 e 13/3IBC de Campo Grande (R. Janeiro) – 13 e 14/3IB Cachoeira em Cardoso Moreira – 12 a 14/3PIB em Visconde de Mauá – 19 e 20/3PIB de Arraial do Cabo – 19 a 21/3IB Tauá (R. Janeiro) – 20 e 21/3PIB Jd. Boa Esperança (B. Roxo) – 26 e 27/3IB Central de Japuiba (A. dos Reis) – 16 e 17/4 IB Betel de Niterói – 26 e 27/3PIB R. Albuquerque (R. Janeiro) – 27 e 28/3PIB em Quatis – 2 e 3/4IB Ebenézer (D. Caxias) – 9 e 10/42ªIB Barra do Piraí – 9 e 10/4PIB de Santo Antônio de Pádua – 9 a 11/4IB Brasilândia (S. Gonçalo) – 16 e 17/4PIB de Piabetá (Magé) – 16 e 17/4IB Itacuruçá (R. Janeiro) – 18 a 21/4PIB de Rio Bonito – 23 e 24/42ªIB em Cabo Frio – 23 a 25/4IB Orla Rio (R. Janeiro) – 15 e 16/53ªIB de Campos – 21 a 23/5

PARANÁ

PERNAMBUCO

RIO DE JANEIRO