Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

16
Ano VII - Nº 96 - Dezembro de 2008 - Revista Mensal do Associado www.cancaonova.com ISSN 1806-1494

description

A revista Canção Nova é, acima de tudo, um instrumento de evangelização. Ela é um canal eficaz de comunicação da Canção Nova com os seus sócios, oferecendo a eles oportunidade de conhecer melhor esta obra e missão, levando conteúdos atuais e de evangelização, sempre anunciando o Cristo vivo e vivido.

Transcript of Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 1: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Ano VII - Nº 96 - Dezembro de 2008 - Revista Mensal do Associadowww.cancaonova.com

ISSN

180

6-14

94

Page 2: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Cachoeira Paulista- SP - BrasilCaixa Postal 57 CEP 12630-000Tel: 55 (12) 3186 2600 Portal: www.cancaonova.comE-mail: [email protected]

Presidente: Monsenhor Jonas Abib

Diretor Executivo: Wellington Silva Jardim

Jornalista Responsável: Oswaldo Luiz/MTB 23094

Coordenação: Letícia Sauthier

Produção e Assessoria: Aline Maria e

Augusto Luiz

Revisão Ortográfica: Publicidade Canção Nova

Direção de Arte: Publicidade Canção Nova

Diagramação: Neli Sestari, André de Paula, Isaac

Arley, Rafael Domiciano e Walder Cris

Fotos: Publicidade Canção Nova

03 PALAVRA DO FUNDADOR Novos padres ordenados para a Canção Nova

04 IGREJA DO PAI DAS MISERICÓRDIAS Graças a sua doação!

05 PALAVRA EM DESTAQUE Um Natal cheio de graças!

06 CLUBE DO OUVINTE O coração da Obra

07 ADMINISTRAÇÃO O nascimento de Jesus quebra muralhas!

08 MATÉRIA ESPECIAL Retrospectiva Canção Nova

10 CLUBE DO OUVINTE O que dá sentido a vida é a possibilidade de sonhar!

11 FORMAÇÃO A Avareza

12 LITURGIA

13 SANTO DO MÊS São Nicolau

14 PALAVRA DA IGREJA Evangelizar! Uma urgência para os nossos tempos

15 AGENDA

EXPEDIENTE

CARTA AO LEITORSUMÁRIO

ALGUÉM VIU UMA MANJEDOURA?

Editado por

Tiragem 686.000 unidadesImpressão: Esdeva Indústria Gráfica S.A.Distribuição gratuita aos sócios

Ricardo Sá é músico e membro da Comunidade Canção Nova

Procuro abrigo nos corações; de porta em porta desejo entrar. Se alguém me acolhe com gratidão,

faremos juntos a refeição.” É assim que começa uma das mais lindas e antigas canções que conheço! Tão antiga; tão atu-al! Ela declara o Amor de Nosso Senhor por nós! Seu desejo e afã por conseguir encontrar morada em nós, abrigo nos corações, lugar para a ceia de hoje, sinal da ceia eterna. Explica direitinho porque Deus encarnou-se e qual o seu desígnio de eternidade para cada um de nós.

Imaginar que Deus procura abrigo nos corações deveria encher-nos de santo tremor e vontade de lhe arrumar a casa, limpar cômodos, tornar tudo pronto para receber quem, na verdade, nem precisaria retornar ao lugar que é seu desde sempre. Mas eis Deus, que de novo se humani-za, conhecendo-nos como só Ele pode; comparando-nos e desejando-nos como

a sua casa, não tendo medo de tornar seu abrigo o meu coração. Puxa vida! Junto de quê Deus vai morar? O que encontrará em mim, para conceder-lhe honra e con-forto? Achará em mim companhia, pure-za ou conforto? Será que me encontrará mesmo? Estarei eu, em mim mesmo para recebê-lo e presenteá-lo com as mirras e ouros que eu tiver? Saberei deixar-me ha-bitar e ao mesmo tempo estar inteiramen-te presente com o divino hóspede?

É claro que tudo isso tem a ver com a Virgem Maria, grávida, exausta e consola-da por São José que segue sua trajetória, de casa em casa, de porta em porta, pro-curando um lugar quando, na verdade, procura abrigo nos corações, de porta em porta deseja entrar; busca acolhimento e gratidão... E ninguém soube entender; ninguém teve sensibilidade para acolher, nem sabia de quem se tratava, embora já bastasse tratar-se de uma mãe prestes a dar á luz! Mas ninguém lhe deu guarida, um cantinho sequer!

A manjedoura não foi escolha; foi o jei-to! Dar à luz entre animais, feno, frio e mal cheiro foi o modo que Deus encontrou para nascer igualando-se aos mais pobres e desprezados! Não condenou ninguém; nasceu no lugar que o mundo lhe indicou merecê-lo, para nossa vergonha.

E que ninguém se engane ou faça lo-rota, estória boba ou motivo de decoração para um natal tão frio como foi o verda-deiro. O fato é que Deus procurou um lu-gar para nascer e ninguém se ofereceu!

Alguém viu uma manjedoura?

02 Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 3: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

era muito natural, muito familiar e, por isso, também muito saudável. Eles viviam lado a lado com os casais e seus filhos, com rapazes e moças que viviam uma consagração de vida, ao lado de celiba-tários e tudo isso numa sadia convivên-cia. Trabalhavam nos serviços próprios da nossa missão e víamos que isso não os prejudicava nos seus estudos, ao con-trário, os motivava a se aplicar no estudo das várias matérias, pois já viviam, no dia a dia, uma missão fortemente evangeli-zadora e sentiam a necessidade de estar bem preparados.

Mas como ordenar esses jovens que queriam ser padres, mas permanecendo na Canção Nova e nela realizando o seu ministério sacerdotal?

Foi quando a providência divina nos surpreendeu. Dom Alberto Taveira Cor-reia, Arcebispo de Palmas, no Tocantins, que já nos conhecia bem e por vários anos, se dispôs a ordená-los. Fomos a Roma e no Pontif ício Conselho para os Leigos, que é o órgão da Igreja que cuida das Novas Comunidades, nos esclarece-ram que, no momento presente, era ne-cessário encontrar um bispo benevolente que acolhesse esses jovens em sua Dioce-se, os ordenasse e em seguida, através de um contrato, os disponibilizasse a exer-cer o seu ministério na Canção Nova.

Era realmente isso que Dom Alberto se

Desde os inícios da Canção Nova, eu sentia que Deus queria que a nossa Comunidade fosse com-

posta de homens e mulheres, de jovens e adultos, de casados, solteiros e celiba-tários, de leigos e sacerdotes. Mas todos vivendo, em sadia convivência, a mesma consagração e realizando juntos a missão que Deus nos confiava. Era algo novo. Muito novo para aqueles tempos e até mesmo estranho, trinta anos atrás.

Mas eu não podia negar, que essa era a vontade de Deus para nós. Fui aguar-dando para ver, pelos acontecimentos, se era realmente essa a vontade de Deus.

Não demorou muito a surgirem al-guns jovens na Comunidade, manifes-tando o desejo de serem padres. Veri-ficando bem, percebemos que não era simples desejo: era realmente vocação. Deus nos confirmava: Ele queria padres na Canção Nova.

Entramos num novo desafio: formar estes jovens. Eles começaram a fazer os estudos de filosofia e teologia em institu-tos aprovados pela Igreja, mas permane-cendo na nossa Comunidade.

Foi então que percebemos a grande riqueza que o Senhor nos concedia. Esses jovens faziam seriamente os seus cursos e saiam-se muito bem nos estudos. Mas a formação vivida numa comunidade como a nossa, foi a grande graça. O ambiente

PALAVRA DO FUNDADOR

NOVOS PADRES ORDENADOS PARA A CANÇÃO NOVA

Monsenhor Jonas Abib é Fundador da Comunidade Canção Nova

dispunha a realizar. A divina providência nos havia precedido. Agora tínhamos a orienta-ção da Igreja. As portas estavam abertas!

Você, que é da nossa família, tem vis-to que todos os anos o Senhor nos dá a graça de vários jovens que são ordenados na Canção Nova.

Neste ano, no dia 21 de dezembro, domingo, providencialmente dia do meu aniversário, recebo de Deus o presente de mais três padres ordenados para a Can-ção Nova. Os Diáconos: Fabrício Leitão de Andrade Junior, Sóstenes Vieira do Monte e André Luiz Gregório.

Você tem visto o lindo trabalho que os nossos padres têm realizado e nós quere-mos realizá-lo cada vez melhor. Deus o quer e o nosso povo necessita muito. Se tivéssemos o dobro de padres, ainda se-riam poucos para atender a tantas neces-sidades, especialmente nas confissões.

Quero que cada um dos nossos pa-dres seja melhor do que eu em tudo. Você percebe como cada um deles vai se desta-cando e realizando maravilhosamente a missão que Deus lhe confiou.

Preciso lhe dizer que você tem cola-borado na formação desses sacerdotes. Sua doação fiel e generosa é que tem nos permitido dar à Igreja todos esses sacer-dotes. Deus lhe pague.

Estamos caminhando para o Natal de Jesus. Você sabe que Natal feliz é Natal com Cristo. Que você tenha esse feliz Natal e ajude a muitos, a tê-lo também.

Os novos padres: Sóstenes, André e Fabrício

03Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 4: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Com a sua doação tamos construindo um mundo novo

Fundação João Paulo II Caixa Postal 57 CEP: 12630-000Cachoeira Paulista/SP

Envie sua doação em ouro e o seu testemunho de vida para uma de nossas Casas de Missão ou via SEDEX para o endereço:

UM LUGAR, UMA PRECE, UM SONHO!

CONSTRUA ESTE SONHO JUNTO COM A GENTE!

Foi escolhida uma área no terreno, em um ponto alto, para ser avistado de qualquer lugar da Chácara de Santa Cruz.

Use uma de nossas contas bancárias para fazer a sua doação

GRAÇAS A SUA DOAÇÃO!

A necessidade da construção é porque vivemos a realidade de sermos um Centro de Peregrinação, um Território Eucarístico.

O andamento das Obras depende de doações. Por isso, a Canção Nova vem pedindo ajuda para a realização deste projeto e tornar este sonho realidade e aqui continuar a acolher todos os peregrinos que buscam fazer a experiência de Deus.

04 Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 5: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

PALAVRA EM DESTAQUE

UM NATAL CHEIO DE GRAÇAS!

Entramos em dezembro com o espírito natalino contagiando todos os ambientes. Que nes-

te tempo não sejamos envolvidos pela mentalidade de consumo, mas nos en-chamos da luz de Cristo, com a cari-dade e a pobreza evangélica. Esta é a forma de recebermos muitas graças. Tudo o que conquistamos nesta vida são meios, o fim é a vida plena com Deus. O menino Deus nasceu numa gruta vazia para nos trazer o verdadeiro sentido de pobreza. Ele veio nos ensinar que somen-te num coração despojado é que Deus pode fazer morada.

Tivemos a oportunidade neste ano, a cada mês, de irmos revelando um pouquinho mais da essência da Canção Nova; o que rege a nossa vida e o nos-so carisma. Uma das bases mais fortes da nossa vivência nestes trinta anos de comunidade é o “viver da providência: nossa pobreza”.

Na Canção Nova temos a graça de ex-perimentar as bem-aventuranças e suas

promessas. Num mundo que luta para conquistar segurança econômica, Deus nos impulsiona a arriscar nossa vida no Evangelho: viver uma total dependência da providência amorosa do Pai. Nossa se-gurança é Ele.

Em cada situação confiamos: Deus proverá.

Como nos ensinou monsenhor Jonas: “Trabalhamos, e trabalhamos muito, mas a nossa segurança não está no fruto do nosso trabalho. A nossa aventura é in-vestir-nos totalmente na implantação do Reino de Deus até que estabeleça a sua justiça, certos que as nossas necessidades serão supridas pelo Senhor”.

Nós temos uma história no decorrer destes anos, que nos dá a garantia de que podemos confiar. O Senhor é fiel! Esta é a nossa maneira de viver a pobreza, pobreza realmente evangélica. Conten-tamos com o necessário, na expectati-va do Senhor que vem agradecido pelo que Deus nos dá hoje, sem termos que nos preocupar com o dia de amanhã.

Generosamente nos su-jeitamos à lei comum do trabalho, vivendo assim a situação dos pobres que lutam duramente para ganhar o pão.

Sabemos, todavia, que o nosso sustento não é o fruto do nosso trabalho, mas o acrés-cimo que Deus nos dá generosamente.

Caminhando para o encerramento deste ano tão especial para nós, nossos trinta anos

Luzia Santiago é Co-fundadora da Comunidade Canção Nova

de história, dizemos como São Francis-co: “Senhor, até hoje não fizemos nada, queremos fazer tudo de novo”. Queremos como José e Maria abraçar a nossa pobre-za, para que o menino Deus nasça no co-ração de milhões de pessoas.

Com Maria, José e os pastores, com os Magos e a multidão inumerável de humildes adoradores do Menino re-cém-nascido que, ao longo dos séculos, acolheram o mistério do Natal, também

Em cada situação confiamos:

Deus proverá.

nós, deixemos que a luz deste dia se pro-pague em todo lugar; entre nos nossos corações, ilumine e aqueça as nossas casas, traga serenidade e esperança às nossas cidades e dê paz ao mundo. Que o Menino Jesus, com sua luz, dissipe to-das as trevas da nossa vida, e nos encha de amor e de paz. O Senhor, que fez res-plandecer em Cristo a sua face miseri-cordiosa, nos sacie com a sua felicidade e nos torne mensageiros da sua bondade.

Feliz Natal!

05Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 6: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

CLUBE DO OUVINTE

O CORAÇÃO DA OBRA

Esse coração continua batendo graças a você, sócio.

2009O coração continua batendo forte e apresentando muitas surpresas.

E se você ainda não é sócio da Canção Nova, ligue (12)3186-2600 e associe-se! Não deixe esse coração parar de bater.

1980 Primeiro Batimento – Pe. Jonas, fundamentado na Palavra de Deus que diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as coisas vos serão dadas em acréscimos” (Mt 6,33), passa a viver o desafio da fé na providência de Deus. Foi criado então o Clube dos Sócios, chamado Clube do Ouvinte Canção Nova. Surgindo assim os primeiro sócios, arrecadadores e representantes das cidades.

1990Foi disponibilizado um espaço na rádio para falar sobre o Clube. Anos de conquista de mais sócios, avanço tecnológico e desafios.

2000Implantação de um sistema informatizado, possibilitando assim, atualizar todos os lançamentos de depósitos e contribuições de nossos sócios. Aumento do número de agências bancárias. Conquista de mais sócios e realização de campanhas e ações.

Laudo – O Clube

constitui-se como o

maior patrimônio da

Canção Nova.

Tornou-se responsável

pelo sustento e

viabilização das diversas

tarefas e investimentos

realizados pela Obra

Canção Nova.

06 Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 7: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

ADMINISTRAÇÃO

O NASCIMENTO DE JESUS QUEBRA MURALHAS!

Começo esta carta com os meus votos de um Feliz Natal.

Já manifesto o meu desejo que 2009 lhe seja cheio de bênçãos e es-perança em sua caminhada no Senhor Jesus Cristo.

Wellington Silva Jardim é Administrador da Fundação João Paulo II

Não importa como você esteja. Não existe a derrota para um filho de Deus que acredita e tem fé. Também não inte-ressa o tamanho de sua fé. Basta deixá-lo habitar no seu coração e permitir que Ele conduza a sua vida.

Quero encerrar este ano louvando e ben-dizendo a Deus pela sua vida e generosidade.

Graças a Deus vencemos mais um ano! Não foram meses de sofrimento, mas

sim de grandes desafios.Eu não poderia encerrar este ano sem

constatar as maravilhas de Deus na vida de tantas pessoas através deste veículo de comunicação que é a Canção Nova.

Eu recebi através do Padre Roger Luis, uma carta muito especial (veja ima-gem ao lado), que me levou a interceder por estas pessoas, porque elas tiveram o seu encontro pessoal com Jesus.

Não interessa onde e em que situa-ções nos encontramos, é a graça de Deus que alcança as nossas vidas. Eu vi neste testemunho um sinal que alcançamos em tudo os 100% de evangelização.

São testemunhos como estes que nos garantem a alegria do nascimento de Cristo todos os dias em lugares e am-bientes que não calculamos. Esta é a mis-são da Canção Nova, fazer nascer Jesus em todos os corações. E você faz parte desta missão.

Deus lhe abençoe e Deus lhe pague!”

Do irmão

07Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 8: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Uma obra que não pára de cres-cer. Em 2008 foram 23 acampa-mentos com um total anual de

públicos recordes. A Canção Nova che-ga aos 30 anos com expansão de público nunca antes esperado. Um jeito de ser que contagia pessoas de vários estados do Brasil, mas também aquece os cora-ções dos árabes em Jerusalém, uma terra que ainda sofre com a frieza da guerra. Esta obra é, sem dúvida, constituída por Deus, por que cresce em ritmo fora do alcance humano. Mas, você pode estar se perguntando: “Será que não é exage-ro?”. Então, vamos aos números?

No primeiro semestre deste ano, a TV Canção Nova chega ao continente asiático através do satélite Asiasat2. Em Jerusalém, a emissora se une a Custódia da Terra Santa e funda o centro televisi-vo Franciscan Multimedia Center, que disponibiliza às redes de televisão em todo o mundo matérias sobre a Terra de Jesus. O conteúdo é traduzido em mais

de 7 línguas. O novo trabalho interna-cional faz a emissora chegar ao nível das agências internacionais. Em junho, aqui no Brasil, a TV Canção Nova chega a capitais importantes: em Belo Hori-zonte, inaugura o complexo que abriga o estúdio da TV, com um evento que atrai mais de 13 mil pessoas. No dia 23 de junho, mais de cem mil pessoas lotam a Esplanada dos Ministérios em Brasília, para festejar o canal 43 UHF, 22 NET e Rádio 89,1 FM, na capital do Brasil. O evento reúne personalidades da política brasileira, como a Ministra da Casa Civil Dilma Roussef e a primeira dama Marisa Silva, representando o Presidente de Re-pública. No segundo semestre, é a vez de Porto Alegre receber a TV Canção Nova no canal 24 UHF. Em agosto, a emissora local de Cachoeira Paulista cumpre seu papel na sociedade e promove entrevista com os candidatos a prefeito. Com im-parcialidade, ajuda a população a fazer sua escolha na hora do voto.

2008 também foi o ano da Canção Nova abrir as portas para os grandes pú-blicos. Bateu recorde no acampamento

MATÉRIA ESPECIAL

PHN (Por Hoje Não vou mais pecar) no mês de julho, com 147 mil pessoas, em sua maioria jovens. Foi a celebração de uma década de luta contra o pecado, atra-vés da bandeira PHN e a juventude mos-trou que entendeu o recado, e essa sigla se torna uma maneira de viver para muitos e já começa a ultrapassar gerações.

Mas, foi em setembro, com o pre-gador indiano e exorcista autorizado pelo Vaticano, Pe. Ruffus, que o público marcou maior presença. Foram 250 mil pessoas durante os três dias de acampa-mento, uma multidão sedenta de uma experiência com Deus. O fluxo parou ruas da cidade e congestionou a Rodovia Presidente Dutra, um fenômeno de pú-blico, jamais visto antes.

Um ano com a realização de 19 acam-pamentos, 25 kairós, 2 aprofundamentos, 51 quintas-feiras de adoração, além de congressos e dias de louvor, como o da Festa da Misericórdia. O Hallel acontece na Canção Nova pela primeira vez, os músicos mais experientes da música ca-tólica se reúnem e o evento termina com saldo positivo! A Canção nova se torna

RETROSPECTIVA CANÇÃO NOVAPOR RENATA VASCONCELOS

JANEIROJunto aos Franciscanos na Terra Santa, distribui matérias para TVs do mundo inteiro

2008Destaques

FEVEREIROComunidade Canção Nova completa 30 anos de serviço à Igreja

MARÇO

Festa da Misericórdia

ABRILA Canção Nova sedia o Encontro Ecumênico Latino Americano

JULHOO Acampamento PHN atrai 137 mil pessoas

AGOSTO

10 Hallel Canção Nova

SETEMBROO Acampamento com o Pe. Ruffus atrai 250 mil pessoas e bate recorde de público

OUTUBRO

Ação entre amigos Casa Nova,Canção Nova

08 Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 9: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

ponto de encontro de outras religiões, no encontro ecumênico em abril, une cultu-ras no Congresso Latino Americano em julho e investe na arte pela evangelização no Festival de Artes em junho e no de Músicos em agosto. A evangelização pela leitura também bate recorde, o livro mais vendido da editora Canção Nova, aponta-do até por revistas seculares é “Quem me roubou de mim?”, escrito pelo Pe. Fábio de Melo, com 112.613 exemplares.

Uma obra que não pára. Em 31 de ju-lho foi lançada à pedra fundamental da Igreja do Pai das Misericórdias. Um proje-to para daqui 3 anos receber 13 mil pesso-as. Um templo com formato das mãos de Deus sobre nós, por que a Canção Nova é também a casa da misericórdia.

A comunidade Canção Nova comple-ta trinta anos em 2 de fevereiro de 2008. Três décadas de história! A vivência de mais de mil membros de vários estados de vida é a semente desta árvore que é a Obra Canção Nova, que abrange um verdadeiro complexo de evangelização e que tem ramificações em vários setores e em várias nações.

Renata Vasconcelos é missionária da Canção Nova e jornalista (MTB 51768)

Um carisma que não nasceu apenas para uma cidade, estado ou país, mas para o mundo. O atestado desta realida-de vem pela Mãe Igreja, em novembro a Canção Nova passa a contribuir com o apostolado do Papa, e é reconhecida como “Associação internacional de fiéis”, o carisma é agora propriedade da Igreja. E, é Ela mesma quem diz, que a inter-nacionalização deste carisma, é prova que o mundo precisa cantar esta canção nova e ela é parte da grande sinfonia da missão salvífica da Igreja, deixada por Cristo. A Canção Nova chega à África, o continente mais pobre do mundo, lá 4 missionários usarão as ondas de uma rede de rádio, para evangelizar. Não há mais barreiras, o que será em 2009? Não sabemos, mas certamente, mais desafios virão e mais recordes serão quebrados, porque a força de evangelização dos missionários que vivificam esta Obra, vem do alto!

MAIOA “Rádio Haroldo de Andrade – AM 1060”, no RJ, passou a retransmitir a programação da Canção Nova

JUNHOA TV Canção Nova inaugura estúdio, em Belo Horizonte (MG), e canal 43 UHF e 22 NET, em Brasília

NOVEMBROA Comunidade Canção Nova recebe o Reconhecimento Pontifício, em Roma (Itália)

DEZEMBRO

Hosana Brasil

09Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 10: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

CLUBE DO OUVINTE

FA

ÇA

ES

SA

OR

ÃO

CH

EG

AR

A Q

UE

M P

RE

CIS

A -

RE

CO

RT

E A

QU

I

Senhor, nesta noite Santa, depositamos diante de Tua

manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e esperanças contidas em nossos corações.

Pedimos por aqueles que choram, sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem, sem ter quem escute seu clamor.

Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo

onde Te encontrar.Para tantos que gritam paz,

quando nada mais podem gritar.

Abençoa, Jesus-Menino, cada pessoa do planeta Terra, colocando em seu coração um pouco da luz eterna que vieste acender na noite

escura de nossa fé.

Fica conosco, Senhor!Assim seja!

Regulamento da Ação entre Amigos

• A Ação entre Amigos é uma realização do Clube do Ouvinte e compreende a participação dos sócios ativos que compõem o seu banco de dados.

• O sorteio será realizado em 03/01/2009.• Concorrerão todos os sócios ativos no banco de dados da instituição organizadora do evento que apresentarem

doações via boleto extra nos meses de outubro, novembro e/ou dezembro no valor mínimo de R$ 20,00.• Os novos sócios que se cadastrarem a partir de 01/10/2008 ou pedirem para ativar o cadastro que estava

inativado, deverão fazer um D.I. na conta do Banco do Brasil, Agência 3358-8, C/C 5410-0, no valor mínimo de R$ 20,00, referente à primeira doação.

• O sorteio será efetuado de forma randômica e dividido em quatro atos, ou seja, a cada mês doado o número do sócio será considerado uma vez em cada ato, de maneira que se a contribuição ocorrer nos meses de outubro, novembro e dezembro, consecutivamente, o número aparecerá três vezes em cada ato, totalizando o máximo de doze chances de ganhar. Será nomeada uma comissão de auditoria para verificação dos resultados obtidos.

• As doações serão identificadas pelo número do sócio.• Os arrecadadores que são sócios ativos receberão o boleto extra para que possam efetuar sua contribuição e,

conseqüentemente, participação no sorteio.• O recebimento do prêmio está condicionado à exibição do comprovante de pagamento do boleto extra e

depósito identificado, conforme o regulamento da promoção, no prazo de 60 (sessenta) dias após da data do sorteio.

• Caso o vencedor não cumpra com os critérios de validação do recebimento do prêmio, o imóvel permanecerá em poder da instituição organizadora do evento.

• A data de início para as contribuições será 01/10/2008 e encerrar-se-á em 30/12/2008.

Você já pensou em começar o ano de casa nova? Seu SONHO pode tornar-se realidade! O nosso desejo é proporcionar a você conforto e tranqüilidade, além de trazê-lo para perto de nós. Você faz o BEM e ainda pode ganhar um presentão!

Page 11: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

FORMAÇÃO

Ou t r o pecado capital é a

ganância ou avareza. São Paulo classifica a ava-reza como idolatria: “Mortifi-cai, pois, os vossos membros terrenos: fornicação, impureza, paixões, desejos maus, cupidez e a avareza, que é idolatria” (Cl 3,5). A razão do Apóstolo ver como idolatria o apego aos bens materiais, sobre-tudo ao dinheiro, é que isto faz a pessoa amá-lo como a um deus. Desde o princípio Jesus alertou os discípulos para este perigo, já no Sermão da Montanha: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedica-se a um e desprezará o outro. Não podeis ser-vir a Deus e à riqueza” (Mt 6,24).

O que importa é que a pessoa não seja escrava do dinheiro e dos bens. É claro que todos nós precisamos do dinheiro; o próprio Jesus tinha um “tesoureiro” no grupo dos Apóstolos. São Paulo afirma que “a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro” (1Tm 6,10). Veja que, portanto, o mal não é o dinheiro em si, mas o “amor” ao dinheiro; isto é, o apego desordenado que faz a pessoa buscar o dinheiro como um fim, e não como um meio.

“Porque sabei-o bem: nenhum disso-luto, ou impuro, ou avarento - verdadei-ros idólatras! - terão herança no reino de Cristo e de Deus” (Ef 5,5).

É importante notar aqui que não são apenas os ricos que podem se tornar ava-rentos, embora sejam mais levados a isto. Não é raro encontrar também o pobre avarento. Por isso, no mesmo Sermão da

Montanha, Jesus alerta: “Não ajun-

teis para vós tesou-ros na terra, onde a

ferrugem e as traças cor-roem, onde os ladrões furtam

e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam” (Mt 6,19-20). Se Je-sus recomenda “não ajuntar tesouros na terra”, é porque esta riqueza e segurança são ilusórias e não podem satisfazer-nos, por mais que o mundo nos diga que sim. Por causa do amor ao dinheiro muitos aceitam praticar a mentira, a falsidade, o crime e a fraude. Quantos produtos falsi-ficados! Quantos quilos que só possuem 900 gramas! Quanta enganação e tra-paça nos negócios! Podemos constatar que toda a corrupção, tráfico de drogas, armas, crimes, etc., têm por trás a sede do dinheiro. Jesus recomendou ao povo: “Guardai-vos escrupulosamente de toda avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas” (Lc 12,15).

O apego aos bens desse mundo é algo muito forte em nós, quase que uma “segun-da natureza”, e portanto, só com o auxílio da graça de Deus poderemos vencer esta ten-tação forte. Desde pequenos fomos educa-dos para “ganhar a vida”. Será preciso a força do Espírito Santo em nossa alma para nos “convencer” da necessidade de uma vida de desprendimento e pobreza.

Prof. Felipe Aquino é escritor e apresentador na TV Canção Nova

Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

A AVAREZA

Os 7 Pecados Capitais

2

Ilustração inspirada na obra“Os Sete pecados

capitais” de Hieronymus

Bosch

11

Page 12: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

SEG

1 Is 2,1-5 • Sl 121 • Mt 8,5-11

TER 2 Is 11,1-10 • Sl 71 • Lc 10,21-24

QU

A

3 Is 25,6-10a • Sl 22 • Mt 15,29-37

QU

I

4 Is 26,1-6 • Sl 117 • Mt 7,21.24-27

SEX

5 Is 29,17-24 • Sl 26 • Mt 9,27-31

SAB

6 Is 30,19-21.23-26 • Sl 146 • Mt 9,35-10,1.6-8

DO

M

7 Is 40,1-5.9-11 • Sl 84 • 2Pd 3,8-14 • Mc 1,1-8

SEG

8 Gn 3,9-15.20 • Sl 97 • Ef 1,3-6.11-12 • Lc 1,26-38

TER 9 Is 40,1-11 • Sl 95 • Mt 18,12-14

QU

A

10 Is 40,25-31 • Sl 102 • Mt 11,28-30

QU

I

11 Is 41,13-20 • Sl 144 • Mt 11,11-15

SEX

12 Gl 4,4-7 • Sl 95 • Lc 1,39-47

SAB

13 Eclo 48,1-4.9-11 • Sl 79 • Mt 17,10-13

DO

M

14 Is 61,1-2a.10-11 • Medit.: Lc 1,46-54 • 1Ts 5,16-24 • Jo 1,6-8.19-28

SEG

15 Nm 24,2-7.15-17a • Sl 24 • Mt 21,23-27

TER 16 Sf 3,1-2.9-13 • Sl 33 • Mt 21,28-32

QU

A

17 Gn 49,2.8-10 • Sl 71 • Mt 1,1-17

QU

I

18 Jr 23,5-8 • Sl 71 • Mt 1,18-24

SEX

19 Jz 13,2-7.24-25a • Sl 70 • Lc 1,5-25

SAB

20 Is 7,10-14 • Sl 23 • Lc 1,26-38

DO

M

21 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 • Sl 88 • Rm 16,25-27 • Lc 1,26-38

SEG

22 1Sm 1,24-28 • Medit.: 1Sm 2,1-8 • Lc 1,46-56

TER 23 Ml 3,1-4.23-24 • Sl 24 • Lc 1,57-66

QU

A

24 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 • Sl 88 • Lc 1,67-79

QU

I

25 Is 52,7-10 • Sl 97 • Hb 1,1-6 • Jo 1,1-18

SEX

26 Ap 6,8-10; 7,54-59 • Sl 30 • Mt 10,17-22

SAB

27 1Jo 1,1-4 • Sl 96 • Jo 20,2-8

DO

M

28 Eclo 3,3-7.14-17a • Sl 127 • Cl 3,12-21 • Lc 2,22-40

SEG

29 1Jo 2,3-11 • Sl 95 • Lc 2,22-35

TER 30 1Jo 2,12-17 • Sl 95 • Lc 2,36-40

QU

A

31 1Jo 2,18-21 • Sl 95 • Jo 1,1-18

DATAS COMEMORATIVAS:

LITURGIA

01 – Dia Internacional da Luta contra a AIDS06 – São Nicolau08 – Nossa Senhora da Imaculada Conceição09 – Dia do Fonoaudiólogo

13 – Dia de Santa Luzia25 – Natal27 – São João Evangelista31 – Reveillon

DEZEMBRO

12 Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 13: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

SANTO DO MÊS

6 de DezembroSÃO NICOLAU

A notícia mais antiga sobre São Nicolau, para além das lendas, é do século VI, na qual se informa

sobre a existência de uma basílica dedi-cada a este grande santo de Mira, cidade situada na atual Turquia.

Após ter feito uma peregrinação à Terra Santa, Nicolau foi ordenado bispo de Mira. Em pouco tempo conquistou a simpatia de todos, devido a sua exemplar caridade e bondade para com todos. Seu espírito de oração o tornaram conhecido e amado para além de sua diocese.

Na perseguição de Diocleciano, por volta do ano 310, Nicolau foi preso e tortu-rado. Só não foi morto porque em 313 foi proclamado o edito de Milão, que conce-deu a liberdade religiosa para os cristãos.

Nicolau foi um dos bispos que par-ticipou do Concílio de Nicéia, em 323, no qual foi definida a fé na divindade de Cristo, proclamado consubstancial ao Pai. Neste mesmo Concílio, um outro fato emocionou os participantes: Cons-tantino Magno, o imperador de Roma, que tanto perseguira os cristãos, ajoe-lhou-se para beijar as cicatrizes do bispo Nicolau, pedindo perdão.

Nicolau faleceu em torno do ano 350. Diante da ameaça de profanação de seu sepulcro pela invasão dos mu-çulmanos, uma expedição de 62 solda-dos da cidade italiana de Bari resgatou e transportou as relíquias de Nicolau para

a catedral desta cidade. Dali seu culto correu terras e mares, alcançando até a Rússia, da qual é o padroeiro.

São muitas as histórias em torno do bispo Nicolau. Uma das mais famosas é a das três moças que queriam casar, mas não tinham o dote exigido por serem muito pobres. O pai sugeriu que se pros-tituíssem para conseguir o dinheiro ne-cessário. Quando São Nicolau soube dis-so jogou pela janela da casa delas o valor correspondente. A atual figura comercial do Papai Noel foi inspirada no bispo São Nicolau. Ele ajudava não só em forma de dinheiro as famílias necessitadas, mas também distribuía doces para as crianças pobres por ocasião do Natal. Ainda hoje, por exemplo, na Alemanha, as crianças recebem seus presentes no dia de São Nicolau, pois no Natal, quem deve ser homenageado é o Menino Jesus.

Mesmo após 16 séculos, o exemplo de São Nicolau continua a estimular-nos para que nossa vida seja marcada pela generosi-dade, pelo carinho e cuidado com os mais pobres e carentes, também de afeto e amor. Que a proximidade da festa do Natal nos recorde que Jesus é o mais belo presente que o Pai nos concedeu e que Seu amor está ao alcance de todos e não há nenhum outro presente que o possa superar.

Frei Jorge E. Hartmann OFM é Padre da Ordem dos Frades Menores

13Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 14: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Dom Antônio Afonso de MirandaBispo Emérito de Taubaté - SP

PALAVRA DA IGREJA

EVANGELIZAR!UMA URGÊNCIA PARA OS NOSSOS TEMPOS

a VOZPASTORdo

Caros irmãos e irmãs,

onde quer que estejam,

chegue a vós esta

mensagem de alegria e

de esperança: Deus se fez

homem em Jesus Cristo,

nasceu da Virgem Maria

e renasce hoje na Igreja. É

Ele quem traz para todos

o amor do Pai celestial. É

Ele o Salvador do mundo!

Não temam, abri vosso

coração, acolhei-O, para

que o seu Reino de amor

e de paz se torne herança

comum de todos.

Feliz Natal!

Mensagem doPapa Bento XVI,

na Itália.

O Papa Paulo XVI escreveu uma exortação Apostólica cha-mada Evangelii Nuntiandi,

na qual ele destacou a necessidade de anunciar o Evangelho.

O Papa explicou em primeiro lugar o que é Evangelizar, como se deve evange-lizar, quais os principais pontos a serem observados na Evangelização, o que o mundo católico precisa ser lembrado a respeito da mesma.

Em um determinado capítulo Paulo VI fala que a evangelização nos nossos tempos precisa atingir aos jovens e que sejam usados os meios de comunica-ção social.

Então chamei o Pe. Jonas e mostrei a ele o Documento: “Está aqui a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, eu pen-so que você deve procurar colocá-la em prática com seu grupo, com os jovens”.

Eu fui específico ao pedir que come-çasse com os jovens por aquilo que Paulo VI afirmava na Exortação, que a juven-tude era uma classe esquecida, e que ela estava se distanciando de Deus porque ninguém ia atrás dela para evangelizar.

Era necessário ir ao encontro dos jo-vens, colocá-los a par do Evangelho, fa-zer com que o conhecessem e por ele se entusiasmassem. E foi exatamente isso que o “Jonas” assumiu!

Eu não poderia imaginar que disso nasceria uma Obra de Evangelização como essa na Igreja, muito menos que um dia viria a ser aprovada pela Santa Sé! Não poderia pensar que dali nasceria um grande número de jovens que abraçaria este trabalho Evangelizador.

Nem mesmo o Jonas pensava nisso, pois ele veio a pensar na Canção Nova como uma “Fundação” bem mais tarde,

quando eu já era Bispo de Taubaté, SP. Me recordo que após alguns anos ele e a Luzia Santiago vieram me procurar e me apresentaram um pequeno “Esta-tuto” que resumia a Obra, o trabalho que começara em meios aos jovens. Eles queriam que eu o examinasse para ver se estava de acordo com o direito canônico.

Para mim, o Mons. Jonas sempre foi um homem de Deus, um homem que trazia um ideal divino. Ele sempre de-sejou fazer um trabalho de fato eclesial, um trabalho sério de Evangelização, e foi disso que tudo nasceu!

E hoje eu continuo a dizer à Canção Nova, como naquela época: Vai em frente!

O quanto mais puder ir, porque a Obra é de Deus! Sendo uma obra de Deus, devemos reconhecê-la e propa-gá-la. Canção Nova: não tenha medo de caminhar!

14 Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 15: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

AGENDA - CACHOEIRA PAULISTA

PREPARE-SE EVENTOS DE 2009

Hosana BrasilData: 5,6 e 7 de dezembroPresenças: Mons. Jonas Abib, Pe. Antônio Maria, Pe. Fábio de Melo, Martin Valverde, Neil Velez, Comunidade Canção Nova e muito mais.

Comemoração do aniversário do Monsenhor Jonas AbibData: 20 e 21 de dezembroPresenças: D. Alberto, Eto, Luzia, todos os músicos Canção Nova, comunidade e amigos.

Ano Novo na Canção NovaData: 30 e 31 de dezembroPresenças: Monsenhor Jonas, todos os padres e músicos Canção Nova.

JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO

Colônia de Férias “Viva a Revolução Jesus”Data: 8 a 11 de janeiroPresenças: Lílian, Adriano, Pe. Bruno, DJ’s Robson e Rodrigo (Cristoteca)

Acampamento para Famílias Data: 16 a 18 de janeiroPresenças: D. Alberto Taveira, Pe. Paulo Ricardo e Pe. José Augusto

Acampamento de Cura e LibertaçãoData: 30 de janeiro a 01 de fevereiroPresenças: Frei Josué e Pe. Roger Luis

Acampamento de CarnavalData: 20 a 24 de fevereiroPresenças: Mons. Jonas Abib, Pe. Fábio de Melo e músicos Canção Nova.

Encontro Latino Americano de Cura e LibertaçãoData: 13 a 15 de marçoPresenças: Neil Velez, Flavinho e Diácono Nelsinho Corrêa

E... EM MAIO...

Hallel Canção NovaVocê não pode perder!

Informações: (12) 3186-2600 - blog.cancaonova.com/eventos

15Revista Canção Nova - Dezembro de 2008

Page 16: Revista Canção Nova - Dezembro de 2008