Revista DeMolay RJ #007

19
DeMolay A Luz se foi em nossa Ordem 190 anos do GOB Palavras do MCE Reaberto Cap. Nova Friburgo Gabinete Estadual do Rio de Janeiro Agosto de 2012 - Edição n º 07 - Ano 01 demolayrj.com.br Por DeMolay, Pela Patria, Por Mansur.

description

Agosto de 2012

Transcript of Revista DeMolay RJ #007

Page 1: Revista DeMolay RJ #007

1 Revista DeMolay RJ

DeMolayDeMolay

A Luz se foi em nossa Ordem

190 anos do GOB

Palavras do MCE Reaberto Cap.Nova Friburgo

Gabinete Estadual do Rio de JaneiroAgosto de 2012 - Edição n º 07 - Ano 01demolayrj.com.br

Por DeMolay, Pela Patria, Por Mansur.

Page 2: Revista DeMolay RJ #007

2demolayrj.com.br

SumárioGABINETE ESTADUAL

O sonho de realizar o maior Congresso Estadual já visto .....................4

Ordem DeMolay marca presença no Rio+20 ..........................................7

ACONTECEU NO ESTADO

As Luzes DeMolay são novamente acesas em Nova Friburgo .............8

Comemoração de 60 anos da Loja Nilo Peçanha...................................10

Concurso Estadual de Redação RJ fez História ......................................11

Instalação do Capítulo Saquarema ..........................................................12

Comemoração de 190 anos do Grande Oriente do Brasil ....................13

Iniciação no Capítulo Seropédica nº627 .................................................13

Posse do Conveto Sir Percival de Gales n º01 .........................................14

Capítulo Guy D’auvergnie cada vez mais forte ......................................15

DeMolay é atuante na sociedade .............................................................15

Ordem DeMolay é recebida na PAEL do GOB-RJ ...................................16

Academia Maçônica do GOB empossa três novos acadêmicos ..........16

ARTIGO DEMOLAY

A Luz se foi em Nossa Ordem ....................................................................17

PALAVRA DO MCE ................................................. 19

Page 3: Revista DeMolay RJ #007

3 Revista DeMolay RJ

Em Memória de Alberto Mansur,grande fundador da Ordem DeMolay para o Brasil.

07/09/1922 - 26/07/2012

O eco das obras de grandes homens acendederam as luzes da juventude, que são o futuro da nação.

Deste mundo material nada levamos, só nos restarão nossas memórias, os exemplos que demos e o lega-

do que deixamos para a posteridade. Em 1919, Frank S. Land acendeu pela primeira vez as Sete Grandes

Luzes da Ordem DeMolay. Eis que então um coração tocado por essas Luzes, as transportou para o Brasil,

dando a oportunidade à milhares de jovens sentirem o calor de suas chamas. Elas queimam incessantes

em nossos corações, em cada abraço, cada aperto de mão, cada sorriso, em cada Palavra, eis a obra eterna,

que nunca perecerá, que estará fora do alcance de tudo que não seja bom, a luz que se acende dentro

de nossos corações.

À Alberto Mansur,agradecemos pelo maior presente que ganhamos.

Equipe da Revista DeMolay RJ

Page 4: Revista DeMolay RJ #007

4demolayrj.com.br

Para assegurar á toda a Família De-Molay do Rio de Janeiro um Congresso diferenciado, a Comissão Organizadora, liderada pelo Ir. Tiago Statute e composta pelos membros do Capítulo Agulhas Ne-gras, sede do CEOD-RJ 2012, organizou um cardápio excelente, garantindo uma excelente alimentação em todos os dias do Congresso.

E para potencializar a divulgação e incentivar a presença de muitos DeMolays e Maçons, de modo inédito, a comissão organizadora esteve em todos os Congres-sos Regionais, apresentando a proposta do CEOD 2012, mostrando sua importância e realizando um trabalho de motivação e in-centivando a presença em massa de toda a Ordem DeMolay do Rio de Janeiro.

“Em todos os Congressos Regio-nais tive a oportunidade de encontrar os membros do Capítulo Agulhas Negras, sempre com o grande apoio do Tio Mario, um apaixonado pela Ordem DeMolay, tan-

ta dedicação, com certeza, terá reflexo no CEOD 2012”, destacou nosso Mestre Con-selheiro Estadual RJ, Ir. Raphael Castro.

Recordando-se dessa maratona de visitas, rodando inúmeros quilômetros por todos o nosso Estado divulgando nosso CEOD 2012, o Ir. Tiago Statute lembrou, “tivemos a felicidade de participar de to-dos os Congressos Regionais e ver todas as regiões atuantes e bem geridas fruto de um ótimo trabalho dos Capítulos”.

O prelúdio do sucesso

Passaram dias, os dias tornaram-se semanas e logo estávamos nos aproximan-do do grande final de semana. Já haviam sido encerrados os Congressos Regionais, mas a divulgação continuava, via meios de comunicação, e, para a imensa alegria de todos, no último dia de inscrição ante-cipada, estavam confirmados 198 inscritos, o maior recorde dos últimos anos, ainda mais, considerando que no ano passado,

foram em torno de 120 inscrições anteci-padas.

Somando esse número ao ar de ale-gria e otimismo com o Congresso Estadu-al RJ 2012, todos já acreditavam que esse congresso seria um enorme sucesso.

Ordem DeMolay marca presença no CEOD RJ 2012

Chegaram os dias 25, 26 e 27 de maio e todos os caminhos levaram á Re-sende, para juntos com o Capítulo Agulhas Negras, sede do CEOD 2012, realizarmos o maior evento já visto nos últimos anos pela Ordem DeMolay do Rio de Janeiro.

As comitivas de todas as Regiões Administrativas do Estado estavam che-gando, e a equipe de boas vindas aguar-dando a todos, para recebê-los com toda a alegria, característica da Ordem DeMolay do Rio de Janeiro.

O sonho de realizar o maior Congresso Estadual já visto

GA

BIN

ETE

ESTA

DU

AL

CEOD - RJ 2012RESENDE

Page 5: Revista DeMolay RJ #007

5 Revista DeMolay RJ

Abertura e Assembleia Estadual

Na manhã de sábado, no Auditório da Faculdade Dom Bosco, nosso Ir. Tiago Statute - Sec. do Congresso Estadual RJ 2012, deu as boas vindas, agradecendo pela presença de todos os nossos Irmãos, Tios, Tias, primas e convidados, que fize-ram desse evento um recorde de público. Então, chamou para compor a mesa o Ir. Raphael Castro - Mestre Conselheiro Esta-dual RJ e Presidente do CEOD 2012, o Ir. e Tio Rodrigo Nascimento - Primeiro Grande Mestre Estadual RJ, Tio Sérgio Luiz - Se-gundo Grande Conselheiro do SCODB, Tio Archimedes - Grão Mestre Adj. Eleito do GOB-RJ, Ir. Mateo - Mestre Conselheiro Distrital.

Houve a prestação de constas da Secretaria e da Tesouraria, e após alguns comentários, esta última foi aprovada. Em seguida, algumas secretarias do Grande Capítulo comentaram sobre suas atuações ao longo desse ano. E logo depois, nosso Mestre Conselheiro Estadual RJ, apresen-tou o Plano de Gestão traçado e realizado ao longo desse ano, mostrando os projetos desenvolvidos, o método de trabalho uti-lizado e aproveitou ainda para manifestar seu imenso agradecimento ao apoio de todos os Capítulos, DeMolays e inúmeros maçons ao longo desse ano.

O comando dos trabalhos foi passa-do para o Presidente do Tribunal de Justiça DeMolay do RJ, para a realização das elei-ções, primeiro para a Liderança Adulta do Rio de Janeiro. Apresentou candidatura o Ir. e Tio Rodrigo Nascimento, para Grande Mestre Estadual RJ, o Tio Sérgio Antonio Misael, para Primeiro Grande Mestre Adj. e o Tio Antonio Gomes, para Segundo Grande Mestre Adjunto.

Nesse momento foram feitas al-gumas indagações ao candidato a Grande Mestre quanto ás suas propostas e metas para o próximo ano, contando com a par-ticipação de vários dos presentes. Nas pa-lavras do Ir. Raphael Castro: “fiquei muito feliz com a Assembleia Estadual, pois tes-temunhei uma Ordem DeMolay questio-nadora, aguerrida e ativa, se alguém tem dúvida se formarmos lideres e cabeças pensantes, essa Assembleia Estadual nós provou que sim, vimos o espirito democrá-tico prevalecer”. Por fim, os três candidatos foram eleitos, não houve eleição para Mes-tre Conselheiro Estadual ou Adjunto, pois não houve candidaturas. Para a sede do CEOD 2013, foi eleito o Capítulo Obreiros do Século XXI, e para sediar as Olimpíadas 2012, não houve candidaturas.

Tarde movimentada

Durante a parte da tarde de sábado, seguindo a linha já proposta pela Liderança Juvenil do Rio de Janeiro, foram realizados treinamentos nas diferentes áreas. Todos eles com alto padrão de qualidade. Conta-mos ainda com a participação do Ir. Mateo Scudeler , Mestre Conselheiro Distrital, que estava nos visitando, e ainda dividiu seus conhecimentos, ministrando um dos treinamentos.

Simultaneamente, ocorreu a As-sembleia da Associação Alumni RJ. Coor-denada pelo Ir. Raphael Pereira, presidente

Page 6: Revista DeMolay RJ #007

6demolayrj.com.br

da Associação Alumni RJ e candidato á reeleição, contando com uma represen-tativa presença dos seniores presentes no Congresso, e ativa participação de todos, no sentido de pensarem o papel que deve ser desempenhado pela Associação Alumni RJ, a melhor forma servir aos seniores do Estado e o modo como haverão de trabalhar no próximo ano. Em seguida, foi realizada a eleição, tendo sido eleitos os estimados Irmãos Raphael Pereira e Marcelo Lopes Jr, para respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da Associação Alumni RJ.

Noite de muitas emoções

Chegando ao momento mais aguar-dado da noite, o Mestre de Cerimônias, Ir. Vinícius Azevedo, convidou para assumir a presidência da mesa o Ir. e Tio Rodrigo Amorim - Grande Mestre Estadual RJ, que convidou para compor a mesa o Ilustre Tio Alberto Mansur - Grande Mestre Fundador da Ordem DeMolay no Brasil, ovacionado de pé por todos os presentes. Em seguida, entraram o Tio Fernando Nery - Grão Mes-tre Interino do GOB-RJ e o Tio Sérgio Luiz - Segundo Grande Conselheiro do Sup. Cons. da Ordem DeMolay para o Brasil, e nosso amado Ir. Rafael dos Reis - Mestre Conselheiro Nacional.

Logo, o Grande Mestre Estadual anunciou a entrada do Ir. Raphael Cas-tro, Mestre Conselheiro Estadual RJ e dos Oficias instaladores, saudado por todos os presentes. Realizou-se a abertura dos traba-lhos, então, o Ir. Raphael Castro, mais uma vez, agradeceu a presença recorde nesse Congresso, e destacou também a presença do Ir. Mateo Scudeler, Mestre Conselheiro Distrital, do Tio Roberto Souza, Segundo Grande Mestre Adj. do MS e do Tio Archi-medes, Grão Mestre Adj. Eleito do GOB-RJ.

Em seguida, foi realizada a posse dos Mestre Conselheiros Regionais, sendo empossados os Irs. Douglas Vivas - MCR da Metropolitana e Baixadas Litorâneas, Thiago Martins - MCR Serrana e Centro Sul Fluminense, Deivison dos Santos - MCR Metropolitana 2 e Alexsander Mon-teiro Ribeiro - MCR Costa Verde e Médio Paraíba. No cargo de Oficial Executivo Regional, os Tios Rubem Marques de Aze-vedo - OER da Metropolitana e Baixadas Litorâneas, Márcio de Oliveira Cruz- OER Serrana e Centro Sul Fluminense, Fábio Vladimir dos Santos - OER Metropolitana 2 e Sílvio Tomaz de Figueiredo Junior - MCR Costa Verde e Médio Paraíba.

Por fim, os novos Grandes Mestres Estaduais tomaram posse, sendo eles, Tio Rodrigo Nascimento, Tio Sérgio Antonio e Tio Antonio Gomes Neto, respectivamente como, Grande Mestre Estadual, Primeiro Grande Mestre e Segundo Grande Mestre. E todos ainda se emocionaram com a con-cessão do Grau de Chevalier ao Ir. Miguel Müller, Secretário Executivo do GCE-RJ, que tem anos de dedicação e amor á nossa Ordem.

Durante a passagem da palavra, o Tio Fernando Nery - Grão Mestre Interino do GOB-RJ, falou de sua alegria em parti-cipar desse evento histórico, e testemunhar a força da juventude, reafirmou ainda seu apoio e entusiasmo, já muitas vezes prova-dos, pela Ordem DeMolay, e fez questão de destacar sua honra em estar ao lado do Tio Alberto Mansur, um dos maiores nomes já conhecidos pela Maçonaria. Nosso Ir. Ra-phael Castro, emocionado, agradeceu todo o apoio, a força e o incentivo que recebeu de todos os Capítulos e de cada DeMolay ao longo desse ano, e apresentou um vídeo que mostra um pouco daquilo que foi feito ao longo desse ano.

A seguir, foi concedida a Comenda “Chave de Zorobabel” ao Tio Pedro Paulo Castilho Cardoso, Presidente do Conse-lho Consultivo do Capítulo Cavaleiros do Horizonte de Saquarema, por sua lideran-ça e empenho na instalação do Capítulo. O irmão e Tio Rodrigo Amorim, Grande Mestre Estadual Instalador, homenageou o Capítulo de Saquarema pela sua instalação.

Terminada o momento das pala-vras, todos seguiram uma o jantar, onde foi oferecido um boi no rolete e um leitão à pu-ruruca, um delicioso jantar acompanhado de muitos sorrisos, diversão e alegria, um ar de alegria e otimismo que tem envolvido e imperado na Ordem DeMolay do Rio de Janeiro.

Page 7: Revista DeMolay RJ #007

7 Revista DeMolay RJ

ORDEM DEMOLAY MARCA PRESENÇA NO RIO+20

A Ordem DeMolay, representada pelo Gabinete Estadual da Liderança Juve-nil RJ e pela Associação Alumni RJ, com o apoio do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro/GOB-RJ, participou ativamente da Cúpula dos Povos, na Rio+20, por Jus-tiça Social e Ambiental, ocupando por todo o dia 15 de junho uma tenda.

A Cúpula dos Povos é um evento

organizado pela sociedade civil global que aconteceu entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro –paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentá-vel (UNCSD), a Rio+20.

Foram observadas nessas duas

décadas, desde a Eco 92, a falta de ações para superar a injustiça social ambiental, levando á frustração de expectativas nasci-das com aquele grande encontro em 1992. Então, surge na Rio+20 a Cúpula dos Po-vos, que promete não apenas ser um gran-de evento, mas servir como palco para um processo de debates preocupando-se com as lutas locais, regionais e globais, com forte impacto na politica mundial e como meio de repensar os atuais modelos de pro-dução e consumo capitalista.

Tendo como lema, “Venha rein-ventar o mundo”, esse espaço da Rio +20 representa um momento para tratarmos os graves problemas enfrentados pela huma-nidade, oferecendo espaço para as organi-zações e movimentas sociais do Brasil e do mundo, e a Ordem DeMolay, que se propõe e formas lideres e jovens transformadores da realidade, nesse momento histórico, mostra estar em sintonia com a realidade e preocupada com o mundo a nossa vol-ta. Por isso, os DeMolays, com o apoio do GOB-RJ, participou ativamente da Rio +20, como uma das organizações sociais que mostraram sua atuação e trabalho, as-sim, mostramos ao mundo nosso visão de futuro, e comprovamos que em nossas fi-leiras, formamos cidadãos.

Apresentando atitudes simples e

possiveis em nossas vidas diarias que ge-ram menor impacto no meio ambiente, a Ordem DeMolay, também apresentou um rapper com a temática da Sustentabilidade que foi um sucesso, cantados pelos nossos Irs Ramon Viana e Marcellus Pena, foi no-tícia na TV Record.

http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/edicao/?idmedia=4fdbd27d6b71f-

04ff676324e

Conhecemos um DeMolay volun-tário no Greenpeance, e outro membro do Movimento Bandeirante, apresentamos nossa Ordem para muitos que nunca ha-viam ouvido falar de nós. Mostramos como jovens podem fazer a diferença, e ainda inovamos, com tomadas ao-vivo com o “Plantão DeMolay Rio +20”, que podem ser acessadas no twitter do @SCODB.

“Não vou dizer que foi fácil, mas

no fim, estamos ORGULHOSOS em fazer-mos parte desse momento histórico, e fize-mos isso, com EXCELÊNCIA, mostrar por-que somos DeMolays, o Gabinete Estadual RJ se orgulha de mais uma vez ter tornado esse sonho realidade em conjunto com a Associação Alumni RJ”, lembrou nosso Ir. Raphael Castro.

A real mudança que faremos não

será apenas fruto de palavras, e sim, a soma de sentimento e ação, e é nesse gás, e com muito apoio, como temos tido, do GOB-RJ e nesse caso, muito especialmente, do Tio Fernando Magalhães, grande estusiasta, que tornou esse dia possível. É com essas força que as Lideranças Juvenil e Sênior do nosso Estado trabalharam incansavelmente pela DeMolay RJ.

Page 8: Revista DeMolay RJ #007

8demolayrj.com.br

ACO

NTE

CEU

NO

EST

AD

O As Luzes DeMolay são novamente acessas em Nova FriburgoO início de um sonho

Pertencer á Ordem DeMolay é uma oportunidade única e inesquecível para todo jovem que ingressa em nossas fileiras, uma oportunidade que há mais de dez anos os jovens da cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Estado, não tinham com o fechamento do Capítulo que funcionava nesta cidade.

Então, surge um sonhador, que passou a acreditar na possibilidade de no-vamente termos a Ordem DeMolay em Nova Friburgo: nosso querido Ir. Vitor Rodrigues, DeMolay iniciado no Capítu-lo Confreternidade Juvenil de Cantagalo, e morador de Nova Friburgo, que, com o fechamento de seu Capítulo Mãe em 2009, passou a lutar para novamente para nossas Luzes brilharem nesta cidade.

Nesse longa jornada que já alcan-çava seus dois anos, encontrou novamente com um DeMolay que esteve em sua ini-ciação, nosso querido Ir. Adalberto Mar-tins, hoje, Secretário Estadual de Expan-são, em quem encontrou apoio e ajuda para continuar nessa jornada. Mas ainda faltava algo, foi então, que um maçom que acredita na juventude e na grandiosa causa da nos-sa Ordem, passou a também abraçar essa causa: nosso amado Tio Claudio Britto; e juntou-se também á essa equipe de sonha-dores, o nosso Ir. Raphael Castro, Mestre Conselheiro Estadual RJ. E esses quatro, unidos, empenhados e com muito fé nessa Ordem, passaram a trabalhar em conjunto para tornarem esse sonho realidade.

O primeiro grande desafio

Para melhor apresentar nossa Or-dem a todos os jovens interessados e para que nossos tios maçons passarem a ter mais contato e vivência com a DeMolay, foi marcada uma apresentação para o dia 09 de junho na Loja Indústria e Caridade, que viria a ser uma das Lojas Patrocinadoras.

Sob a presidência do nosso Ir. Ra-phael Castro, contando com o apoio do Ir. Adalberto Martins e de alguns DeMolays do Capítulo Cantagalo, realizou-se uma belíssima apresentação, com a presença de mais de dez candidatos á iniciação e mui-tos tios maçons. Durante o evento, houve a exposição de um video explicativo sobre nossa Ordem, foram tiradas as dúvidas e apresentada uma belíssima Cerimônia das Luzes.

“Está apresentação funcionou como termômetro, dependia do seu sucesso a re-abertura desde Capítulo, e o resultado foi tão positivo que saímos com a data marca-da para fazermos voltar a existir o Capítulo Nova Friburgo”, lembra nosso Ir. Raphael Castro.

Tornando sonhos realidade

Então, chegou o dia tão aguardado, quando novamente seriam acessas as Luzes DeMolay em Nova Friburgo. Os DeMolays acordaram cedo, as comitivas estavam or-ganizadas antes mesmo de o sol nascer, to-dos empenhados para tornar esse dia único.

Page 9: Revista DeMolay RJ #007

9 Revista DeMolay RJ

Como bem destacou nosso Ir. Adalberto Martins “Sempre acreditei no projeto de retorno do Capítulo. Parabéns a todos, mais especialmente ao irmão Vítor pela resiliên-cia e ao tio Cláudio pelo empenho”.

Às dez e meia, deu-se inicio á Ini-

ciação á Ordem DeMolay, com o ingresso de 14 jovens em nossas fileiras, em uma Cerimônia presidida pelo Ir. Raphael Cas-tro, nosso Mestre Conselheiro Estadual RJ, quando esses novos DeMolays, a nova gê-nese desde Capítulo, tornaram-se parte da Ordem DeMolay.

E antes de abrir o Capítulo em Grau DeMolay, o Ir. Raphael Castro fez uma ho-menagem surpresa para o nosso querido Ir. Rafael dos Reis, Mestre Conselheiro Na-cional, passando-lhe o malhete, para que este pudesse presidir a Cerimônia de Ini-ciação ao Grau DeMolay.

Nosso Ir. Rafael dos Reis, ocu-pando a presidência do Capítulo, liderou a realização de uma excelente Cerimônia, que com certeza, ficará marcada em nossas mentes. E ao encerrá-la e passar novamente o malhete para o Ir. Raphael Castro, agra-deceu pela homenagem, e destacou, “ esta foi a primeira iniciação ao Grau DeMo-lay que presidi, lembro aos iniciados que pratiquem essas virtudes além de nossas Salas Capitulares; é nosso grande desafio; progredindo e evoluindo é nossa grande re-compensa por estarmos ali”.

Uma nova Administração é formada

Na parte da tarde, ocorreu a Ceri-mônia Pública de Reinstalação do Capítulo Nova Friburgo 138, presidida pelo Ir. Ra-phael Castro, Mestre Conselheiro Estadual RJ, contando com a presença do Ir. Rafael dos Reis, Mestre Conselheiro Nacional, Ir. Leandro Garrido, Grande Tesoureiro Nacional, Ir. e Tio Rodrigo Nacimento, Grande Mestre Estadual, os Tios Rubem Azevedo e Marcio Cruz, respectivamente, Oficiais Executivos Regionais da Metro-politana e Baixadas Litorâneas, e Serrana e Centro Sul Flumimense. Além de termos e imensa honra de contarmos a ilustre pre-sença do Tio Fernando Nery, Grão Mestre Interino do Grande Oriente do Brasil do Rio de Janeiro.

Então, assumiu a nova Gestão Ad-ministrativa do Capítulo Nova Friburgo, ocupando o posto de Mestre Conselhei-ro nosso querido Ir. Vitor Rodrigues, que apresentou a emocionante Cerimônia das Flores. Em seguida, foi realizada a Ceri-mônia de Instalação do Conselho Consulti-vo, sendo instalados o nosso querido irmão Leonardo Lamblet, sênior DeMolay e pelos Tios Cláudio Britto, Alair Faustino, Aristó-teles Cruz, José Modesto Arouca, Marcos Heckert, Minelvino Gonçalves, dentre ou-tros.

O Capítulo volta a funcionar, sob os auspícios do Supremo Conselho da Ordem

DeMolay para o Brasil e com o patrocínio das Lojas Maçônicas: Indústria e Caridade, Professor Oscar Argollo e Independência de Nova Friburgo.

Na hora da palavra, nosso Tio Éri-co - Veneravel Mestre da Loja Indústri e Caridade, Co-Patrocinadora do Capítulo, destacando a honra em estar á frente desta Loja nesse momento histórico e inesque-civel, aproveitou ainda, para entregar for-malmente ao Tio Fernando Nery o título de membro honorário da Loja Indústria e Ca-ridade, assim como, o Tio Claudio Britto, agora presidente do Conselho Consultivo do Nova Friburgo, entregou ao Tio Fer-nando Nery, o honroso titulo de Presidente Honorário do Conselho Consultivo do Ca-pítulo Nova Friburgo, este grande tio que foi uma figura fundamental para tornar esse sonho realidade, passar a estar eternamen-te ligado á nossa Ordem, e em especial, ao Capítulo Nova Friburgo.

Emocionado, o Tio Fernando Nery destacou sua imensa alegria em comparti-lhar desse sonho, e em ser parte dele, com alegria lembrou de históricamente sempre ter estado ao lado da Ordem DeMolay e aproveitou para entregar Moção de Aplau-so ás três Lojas Patrocinadoras, por patro-cinarem uma Célula da Ordem DeMolay e apoiarem assim o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, unica ins-tituição DeMolay reconhecida pelo GOB-RJ.

Page 10: Revista DeMolay RJ #007

10demolayrj.com.br

O Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro também homenageou as Três Lojas Patrocinadoras, além disso, en-tregou o kit oferecido pelo Supremo Con-selho da Ordem DeMolay para o Brasil ao Capítulo.

Em seguida, nosso querido Ir. Ra-fael dos Reis, Mestre Conselheiro Nacio-nal, entregou a Carta Constitutiva Perma-nente do Capítulo, assim, formalizando a reabertura desde Capítulo.

O novo Mestre Conselheiro, Ir. Vi-tor Rodrigues, agradeceu a todos por esta-rem presentes, por acreditarem nesse sonho e por nunca perderem a fé.

Nosso Ir. Raphael Castro aprovei-tou para entregar ao Ir. Adalberto Martins, a Comenda de Ordem do Merito Parama-çônica, expedida pelo Grande Oriente In-dependente do Rio de Janeiro, pelos imen-sas servições prestados por ele a Ordem DeMolay e a Maçonaria.

E ainda usando a palavra, nosso MCE-RJ, muito emocionado, lembrou que “a grande maioria dos presentes nesse templo, nem chegaram a ver este Capítu-lo aberto, não tendo assim, participado de seu passado, mas ao estarem alí, neste dia, estavam fazendo parte de seu presente e ajudando a construri seu futuro”, a crescen-tou, “a maior qualidade de um guerreiro é o amor, por é este amor que nos mantem fortes, mesmo na dificuldade, isso, vemos

no Ir. Vitor, que nunca perdeu a fé, no Tio Claudio, que acreditou com todo coração nessa causa, no Ir. Adalberto, que nunca deixa de lutar pelo que acredita, nos que ingressaram hoje e todos os presentes, vo-cês fizeram desde dia único e inesquecível, vocês fazem valer a pena”.

Dito isso, foi declarada encerrada a Cerimônia de Reabertura do Capítulo Nova Friburgo 138, nosso trigésimo Capítulo ati-vo no Estado do Rio de Janeiro.

Comemoração dos 60 anos da Loja Nilo Peçanha Jovem da Região do Norte Flu-

minense, de origem humilde, estudou no Colégio Pedro II, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, mas se transferiu para a Faculdade de Direito de Recife, onde se formou.

Político proeminente, participou das campanhas abolicionista e republicana. Deu inicio á sua carreira na política, sen-do eleito para a Assembleia Constitucional em 1890, foi ainda senador e presidente do estado do Rio de Janeiro. Sendo ainda, em 1906 eleito vice-presidente da República. Contudo, com a morte de Afonso Pena, presidente na época, 1909, veio a assumir como Presidente da República.

Atuante na Maçonaria, ocupou o posto de Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, em 23 de julho de 1917. Esse foi Nilo Procópio Peçanha, grande figura his-tórica que inspira ainda hoje a Maçonaria Brasileira, e muito especialmente, a Loja Nilo Peçanha, que recebe seu nome e o tem como Patrono.

Esta Loja, que chegou aos seus ses-senta anos de trabalhos, sendo um exemplo de amor e serviço á sociedade de Duque de Caxias, e muito em especial, as Ordens

Paramaçônicas, sendo grande colabora-dora do Capítulo Duque de Caxias 229 e do Convento Fraternidade Templária 119. Cabe ainda destacar, que é filiado a esta Loja Maçônica nosso querido Tio Antonio Pena, “um dos alicerces da Ordem DeMo-lay do Rio de Janeiro”, como destacou nos-so Ir. Raphael Castro, MCE-RJ, que assim como os membros do Capítulo Duque de Caxias, também se fez presente nesse dia de comemorações: “A Loja Nilo Peçanha ajuda a manter viva a chama do bem pre-sente no coração da juventude, ao acreditar

e apoiar ás Ordens Paramaçônicas, tenho certeza, ao olhar o Tio Pena e tantos outros tios e tias, que graças á ajuda dos senhores e senhoras, nossas Ordens seguirão fortes”.

Essa belíssima cerimônia ainda contou com a presença do Tio Fernando Nery - Grão Mestre Interino do GOB-RJ e do Tio Archimedes - Grão Mestre Adj. Eleito do GOB-RJ, dois grandes entusias-tas da Ordem DeMolay, além do Tio Mar-cos José - Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil.

Page 11: Revista DeMolay RJ #007

11 Revista DeMolay RJ

Concurso Estadual de Redação DeMolay RJ fez história

Como tudo começou

A realização do Concurso Estadual de Redação DeMolay RJ foi um dos pro-jetos apresentados pelo Ir. Raphael Castro, quando este se candidatou para ocupar o posto de Mestre Conselheiro Estadual do Rio de Janeiro da Gestão 2011-2012.

“Termos no Estado do Rio de Janei-ro um concurso que levasse os DeMolays á refletirem sobre um tema, pesquisassem e elaborarem um texto, era um sonho meu para o nosso Estado”, afirmou o Ir. Castro.

Contudo, o grande diferencial des-te projeto, que o faria alcançar um novo e inédito patamar, foi a apresentação desse projeto à Academia Maçônica de Artes, Ci-ências e Letras do Estado do Rio de Janeiro (AMACLERJ), presidida pelo Tio Carlos Alberto Alves. Este intermédio foi feito pelo Ir. Raphael Pereira - Presidente da As-sociação Alumni RJ, e a AMACLERJ, de imediato, acreditou nesta ideia e abraçou o projeto.

Com o apoio do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro/GOB-RJ, uniram-se Gabinete Estadual da Liderança Juvenil RJ, Associação Alumni RJ e AMACLERJ para realizarem o Concurso Estadual de Redação DeMolay RJ.

O Edital foi lançado, tendo como ponto central desde concurso: Liberdades, nos remetendo aos baluartes defendidos pela Ordem DeMolay, e tão necessários para a sociedade. Contando com o apoio dos DeMolays do Rio de Janeiro, esse pro-jeto contou com o envio de mais de trinta redações, sendo 10 selecionadas pela Co-missão nomeada pelo Ir. Raphael Castro.

O grande momento

Chegado os onze dias de maio, na Sala do Conselho do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro - Palácio Maçôni-co do Lavradio -, foi realizada a solenidade de premiação dos três melhores colocados. Presidida pelo Tio Carlos Alberto Alves, presidente da AMACLERJ, foram convi-dados para compor a mesa o Ir. Raphael Castro - Mestre Conselheiro Estadual RJ, Ir. Raphael Pereira - Presidente da Associa-

ção Alumni RJ, Tio Fernando Nery - Grão Mestre Interino do GOB-RJ, Tio Vandir Encarnação e os acadêmicos da AMA-CLERJ presentes nesse dia.

Após ter sido cantado o Hino Na-cional, iniciou-se a solenidade tornados públicos pelo Mestre de Cerimonial da AMACLERJ os três primeiros colocados: em terceiro lugar, o Ir. Samual Figueiredo, membro do Capítulo Obreiros do Século XXI; em segundo lugar, Ir. Zander Men-des, membro do Capítulo Guy D`Auverg-nie e Ir. Felipe Triani – em primeiro lugar -, membro do Capítulo Caxias.

Emocionados, eles receberam o Certificados em nome da Academia Maçô-nica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro, leram suas redações e o primeiro lugar foi presenteado com um Ta-blet, o segundo e terceiro colocados ganha-ram cada, uma câmera fotográfica digital.

O Ir. Zander afirmou: “na Cerimô-nia no Lavradio, mais uma vez fui surpre-endido, fiquei muito emocionado com os aplausos, felicitações e uma câmera foto-gráfica novinha em folha, levo essa experi-

ência tão bela e única que só a Ordem De-Molay poderia me proporcionar”.

Foram ainda entregues os certifi-cados para os outros sete selecionados, os parabenizando pela participação e seleção. Em seguida, o Tio Eduardo, Ex-Grão Mes-tre do GOB-RJ, e membro da AMACLERJ expôs a história desta Instituição, sua im-portância, a grandiosidade de seus mem-bros e também destacou ser essa iniciativa, o Concurso Estadual de Redação DeMolay RJ, o primeiro projeto da AMACLERJ rea-lizado dentro da Família Maçônica, tornan-do esse dia ainda mais histórico.

Nosso Ir. Raphael Castro - MCE-RJ agradeceu a presença de todos, e em espe-cial do nosso Ir. Rafael dos Reis, Mestre Conselheiro Nacional. Reafirmou que sem esse apoio continuo e sempre presente dos DeMolays e Capítulos esse, ou qualquer outro projeto não teria sucesso. Aproveitou ainda para homenagear a AMACLERJ por acreditar na Ordem DeMolay e ajudar a tor-nar realidade este projeto, assim como, ho-menageou também o GOB-RJ pelo imenso apoio oferecido nesse projeto.

Page 12: Revista DeMolay RJ #007

12demolayrj.com.br

Tudo tem um inicio

Os caminhos da vida levaram um sênior DeMolay, muito atuante e ativo em nossa Ordem, filiado ao Capítulo Gon-çalense, a morar na cidade de Saquarema. Professor, iria lecionar em escolas da Re-gião. Tão logo chegando nessa cidade, foi visitar a Loja Maçônica Novo Horizonte de Saquarema e encontrou com o Tio Pedro Paulo Cardoso, apresentou-se como mem-bro da Ordem DeMolay, falou sobre a im-portância dessa Ordem e sua transformação da vida de um jovem, e tendo encontrado nesse tio um entusiasta pela juventude, era, assim, dado o primeiro passo.

Desejando mostrar um pouco mais sobre a Ordem DeMolay, o nosso Ir. Raphael Castro, Mestre Conse-lheiro Estadual RJ, dirigiu-se à Saquarema, acompanhado pelo nosso Ir. e Tio Rodrigo Amorim, para, durante a parte Publica da Iniciação, realizar a Cerimônia das Luzes. Nesse dia, todos os presentes viram pela primeira vez um DeMolay devidamente paramentado e conheceram mais de perto os ideais dessa grande Organização Juve-nil. “Nesse dia percebia um misto de sur-presa e curiosidade, mas pelo carinho como fomos recebidos, sabia que esse dia seria apenas o começo”, lembra o Ir. Castro.

Um grande passo

Com o entusiasmo dos Tios Maçons e com a liderança do Ir. Adalberto Martins, agora nomeado Secretário Estadual de Ex-pansão, cada vez mais as Lojas Maçônicas da Região entusiasmavam-se com a ideia de poderem patrocinar nessa cidade a Or-dem DeMolay e oferecer essa Escola de Líderes para os jovens da Região.

Então, era lançado do desafio, rea-lizar uma Cerimônia de Iniciação á Ordem DeMolay para os jovens de Saquarema. Eles ficariam filiados ao Capítulo Gon-çalense e seriam os primeiro DeMolays do futuro Capítulo que seria instalado.

Desafio aceito, no dia 04 de de-zembro de 2011, com o templo lotado de DeMolays, Maçons e convidados, nove jovens iniciaram em nossa Ordem, assim como houve os nove primeiros DeMolays na fundação da nossa Ordem, esses nove

jovens representaram a gênese do futuro Capítulo que viria a existir.

Seguindo nessa jornada, foram mapeados outros jovens da Região com perfil para ingressarem em nossa Or-dem, outros Tios Maçons foram se moti-vando para abraçarem essa causa, como bem lembra nosso Ir. Adalberto “A partir desse momento, seria mais fácil desenvol-ver o trabalho de expansão, pois agora po-deria contar com o apoio de outros irmãos, que, além de trazerem seus amigos, auxi-liariam na divulgação, visitando comigo as Lojas Maçônicas da Região”

Eis que surge um novo Capítulo

no Rio de Janeiro

No dia 29 de março, reuniram-se membros das Lojas Maçônicas Novo Hori-zonte de Saquarema e Cavaleiros de York e manifestaram a decisão formal dessas Lo-jas em Patrocinar um Capítulo da Ordem DeMolay. Com toda documentação acer-tada, foi enviado ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil a solicitação de fundação do primeiro Capítulo DeMo-lay em Saquarema, com o nome Cavaleiros do Horizonte de Saquarema, e com o nú-mero 713.

Com a mobilização de DeMolays da Região Metropolitana e Baixadas Lito-râneas e da Metropolitana 2, contando com mais de 70 DeMolays presentes, e mais de 30 maçons, lotando completamente o Tem-plo, do belo dia de 29 de abril de 2012, era instalado o mais novo Capítulo do Estado do Rio de Janeiro.

Os trabalhos começaram cedo, com a nominata formada, sob a lide-rança do Mestre Conselheiro Estadual RJ, Ir. Raphael Castro, e composta de membros de diferentes Capítulos do nosso Estado, ás 10 horas, iniciava-se a Cerimônia de Inicia-

ção á Ordem DeMolay, e em seguida, após a pausa para o almoço, ocorreu a Cerimô-nia de Iniciação ao Grau DeMolay.

E o grande momento, com a entrada dos convidados, levando a máxi-ma lotação do Templo, foi quando ocorreu a Cerimônia de Instalação e Posse da Pri-meira Gestão Administrativa do Capítulo Cavaleiros do Horizonte de Saquarema e do Conselho Consultivo. Essa Cerimônia emocionante contou com a presença do Tio José Maria - Grande Sec. de Paramaçôni-cas da Grande Loja do RJ, do Ir. Leandro Garrido - Grande Tesoureiro Nacional, Tio Manoel da Graça de Souza Gomes - De-legado do Grão Mestrado da Grande Loja, Ir. Rafael dos Reis, Mestre Conselheiro Nacional, Ir. e Tio Rodrigo Nascimento - Grande Mestre Estadual em Exercício, e muito outros Capítulos e Conventos.

Os presentes ainda foram brindados

com uma belíssima Cerimônia das Flores, realizada pelos membros do próprio Capí-tulo.

O Tio Pedro Paulo Cardoso, Presi-dente do Conselheiro Consultivo, destacou que “Agora posso dizer que sou membro da Ordem DeMolay, com muito orgulho”, e em meio a muita alegria, lembrando de toda luta para chegarmos até aquele mo-mento, o Ir.Adalberto Martins lembrou que “Esse foi um sonho realizado e só foi pos-sível pelo trabalho de equipe e o apoio do nosso Pai Celestial”. E por fim, nosso que-rido Ir. Raphael Castro, que se emocionou ao falar daquele momento, enfatizou, “....”.

Assim, encerrada esse dia, nosso Ir. Mestre Conselheiro Estadual RJ decla-rou encerrada a Cerimônia de Instalação e Posse do Capítulo Cavaleiros do Horizonte de Saquarema, com o feliz presságio que o Horizonte desse Capítulo seja de muitas alegrias e realizações.

Instalação do Capítulo Saquarema

Page 13: Revista DeMolay RJ #007

13 Revista DeMolay RJ

Comemoração dos 190 anos do Grande Oriente do BrasilAos vinte e um dias do mês de ju-

nho de 2012, as três Lojas Maçônicas fun-dadoras do Grande Oriente do Brasil, Loja Commercio e Artes 001, União e Tranqui-lidade 002 e Esperança de Nictheroy 003, presidiram a Sessão em Comemoração dos 190 anos do GOB no Templo Nobre do Pa-lácio do Lavradio, com irmãos, tios e con-vidados, totalizando aproximadamente 500 pessoas presentes.

Iniciada a Cerimônia Pública de comemoração, as Paramaçônicas, Or-dem DeMolay - liderada pelo Ir. Rafael dos Reis, Mestre Conselheiro Nacional, o Ir. Raphael Castro, Mestre Conselheiro Estadual RJ e pelo Tio Rubem Azevedo - Oficial Executivo da Região Metropoli-tana 1, e a Ordem das Filhas de Jó Inter-nacional, lideradas pelo prima Raissa Tas-sinari, Honoravel Rainha do Bethel Suzie Homes, acompanhados por mais de trinta DeMolays, ingressaram no Templo Nobre e apresentaram sua mensagem a todos os presentes.

Assim como é de conhecimento de todos as grandes realizações da Potencia Mão da Maçonaria no Brasil, a mensagem dos DeMolays e das Filhas de Jó foi no sen-tido de mostrar o trabalho da maçonaria de hoje, preocupada com o futuro.

“Mostramos como a história da Ordem DeMolay brasileira e do Grande Oriente do Brasil caminham lado a lado; não por acaso, o Capítulo regular mais an-tigo em funcionamento na América Latina trabalha com o patrocínio de uma Loja Ma-çônica juridiconada do GOB, e o tio Alber-to Mansur, nosso Grande Mestre Fundador, é membro desta Potencia”, lembrou nosso Ir. Raphael Castro.

Aproveitando a oportunidade, o nosso querido Ir. e Tio Max Hager, Se-cretário Estadual de Entidades Paramaçô-nicas Adj., entregou ao nosso querido Tio Fernando Nery - Grão Mestre Interino do GOB-RJ, o titulo de membro honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay

para o Brasil, assim, aumentando ainda mais os laços do GOB-RJ com o SCODB, instituição á qual ele reconhece como uni-ca organização legitima para administrar a Ordem DeMolay no Brasil.

E ainda, em homenagem á esse dia histórico, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, presenteou o Gran-de Oriente do Brasil com uma Bandeira da Ordem DeMolay e com o Colar de Mestre Conselheiro Nacional, á serem expostos no Museu Ariovaldo Vulcano, na sede do GOB Poder Central, em Brasilia.

Poderosa Assembléia Estadual Legislativa

do Grande Oriente do Brasil do Rio de Janeiro recebe a Ordem DeMolay.

Iniciação no Capítulo Seropédica, n 627 O dia começou cedo, antes das

oito horas da manhã do dia seis de maio, os DeMolays do Capítulo Seropédica já es-tavam reunidos para receber os candidatos á ingressarem na Ordem DeMolay. Um Ca-pítulo que conta hoje com nove DeMolay presentes em reunião, nesse dia, viu ingres-sar em suas fileiras mais três jovens.

Liderados pelo Ir. Alyrio Paes, a Cerimonia de Iniciação contou com a pre-sença do Ir. Raphael Castro - Mestre Con-selheiro Estadual RJ, Ir. Deivison Ferreira - nomeado Mestre Conselheiro Regional da Metropolitana 2 para a próxima Gestão, Ir. Breno Alves - Mestre Conselheiro do Ca-pítulo Luz do Universo e sua comitiva. Em um dia com ar de alegria e felicidades, esse Capítulo tornou-se ainda mais forte, como destacou o Ir. Eduardo Petini, “podemos não ser grandes em número, mas somos

muito unidos e grandes de espírito”. Nos-so Ir. Alyrio, muito emocionado, destacou, ‘’Uma iniciação é sempre um novo animo para todo capitulo e uma nova fase para a Ordem, conservando os princípios e virtu-des, alimentamos assim, nossas esperanças e anseios”. E nosso Ir. Castro, “que alegria

poder passar meu domingo com vocês, já estava com saudades de todos os grandes amigos do Cap. Seropédica, e ainda mais, podendo participar do ingresso de mais 3 irmãos em nossas fileiras. Pela disposição e postura deles, tenho certeza, o nosso Cap. Seropedica ficou muito mais forte!”.

Page 14: Revista DeMolay RJ #007

14demolayrj.com.br

Aos cinco dias de maio, o primeiro Convento da América Latina, em um dia de festa, realizou a Cerimonia de Posse da nova Gestão Administrativa, quando, o Sir Hiran Tassinari, depois de ficar dois anos á frente do Sir Percival, como Ilustre Co-mendador Cavaleiro, passou a adaga para o Sir Diogo Lemos, sendo também empossa-do do Sir Renan Mourão, como Comenda-dor Escudeiro, e, Sir Deivison, como Co-mendador Pagém.

Na ocasião, em meio á muita emo-ção, o Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro, por meio de sua Grande Secre-tário de Assuntos Paramaçonicas, realizou pela primeira vez, a entrega da Medalhá de Mérito Paramaçônica para pessoas li-gadas á Ordem DeMolay. Dentre os ma-çons, podemos citar, o Tio Ward de Souza Gusmão - Past Grão Mestre do GOIRJ, Ir. e Tio Hugo Martins Pinto - Grande Mes-tre Nacional da Ordem DeMolay, Ir e Tio Alexandre Volney Rizzi - 1º Grande Con-selheiro Nacional da Ordem DeMolay, Ir. e Tio Rodrigo Nascimento - Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, o Tio Ru-bem Marques de Azevedo - Presidente do Conselho Consultivo do Convento 001. Sir Percival de Gales, e, o Tio Antonio Carlos Correa Pena- Consultor do Capitulo Du-que de Caxias.

Dentre os DeMolays homenagea-dos, podemos citar, o Ir. Raphael Castro - Mestre Conselheiro Estadual RJ, Ir. Rafael dos Reis - Mestre Conselheiro Nacional, Ir. Adalberto Martins Junior - Sec. Estadual de Expansão, Ir. Hiran Tassinari - Ex-ICC do Convento Sir Percival de Gales, Ir. Raphael

Pereira - Presidente da Associação Alumni RJ, Ir. Luth Lemos - Ex.MC do Capítulo Kleber Alves Rayol, Sapucaia, Ir. Fellipe Neumann - Sec. Estadual de Comunicação, Ir. Khalian Dorna - Ex.Mestre Conselheiro do Capítulo Seropedica.

Em seguida, foi realizada uma Cerimonia de troca de espadas, quando a espada que antes era colocada no Alta da Cavalaria, foi presenteado ao Sir Hiran Tassinari, e em seu lugar, colocada colco-ada uma nova espada, para ser usada nas atividades ritualísticas do Convento.

E como grande surpresa para todos os presentes, como não poderia ser dife-rente, a Corte de Chevalier Arlindo dos Santos 001, ingressou nos Salões da Ca-valaria, pedindo autorização para o Ilustre

Comendador Cavaleiro, para que puderem reunir-se. Então, sob a liderança do Grande Comendador do Oriente, Ir. Leandro Gar-rido, assumiram os trabalhos, e realizaram a concessão do Grau de Chevalier para o Sir Hiran Tassinari, que nesse dia, recebeu, em meio á emoção de todos os presentes, a maior honraria que um DeMolay, ativo ou sênior, pode receber.

Por fim, antes do encerramento, o Tio Rubem Azevedo foi convidado para colocar-se no altar, todos os cavaleiros do Sir Percival ficaram ao se redor, e após pa-lavra de agradecimento, reconhecendo o grandioso trabalho realizado por ele á fren-te do Convento, o saudaram, apresentando-lhe armas, em simples e rápidos minutos, que ficaram eternizados na memória de to-dos os presentes.

Posse do Convento Sir Percival de Gales, n001

Page 15: Revista DeMolay RJ #007

15 Revista DeMolay RJ

Capítulo Guy D`Auvergnie cada vez mais forteNo dia dose de maio vimos a Or-

dem DeMolay do Rio de Janeiro ainda mais forte, quando no Capitulo Guy D`Auverg-nie iniciaram mais três jovens. Em uma belíssima Cerimonia de Iniciação á Ordem DeMolay que contou com a presença em peso dos membros do Guy D`Auvergnie e outros Capítulos Irmãos.

Na parte da tarde, com a presença do Ir. Rafael dos Reis - Mestre Conselhei-ro Nacional, Ir. Raphael Castro - Mestre Conselheiro Estadual, Ir. Raphael Pereira - Presidente da Associação Alumni RJ, e com a ilustre presença do Tio Antonio Go-mes - Oficial Executivo da Região Serrana e Centro Sul Fluminense e inúmeros outros Mestres Conselheiros e Irmão presentes. Sob a liderança do Tio Rubem Azevedo e do Ir. Diogo Lemos, respectivamente, Pre-sidente do Conselheiro Consultivo e Mes-tre Conselheiro, o Capítulo Guy D`Auverg-nie iniciou seus trabalhos.

Foi realizada a posse da nova Ges-tão Administrativa, liderada pelo Ir. Gui-lherme Sampaio, Ir. Renato Soares e Ir. Yan Alcântara, como, Mestre Conselheiro, Pri-meiro Conselheiro e Segundo Conselheiro. Seguida da Cerimonia das Flores, em ho-menagem ao Dia das Mães, e em alusão á iniciação ocorreria pela manhã.

Durante a palavra, o Tio Antonio Gomes, que vindo de sua cidade de Três Rios para prestigiar o Cap. Guy D`Au-vergnie destacou, “com alegria podido par-ticipar desse dia com vocês, tenho acom-panhado o grande trabalho realizado pelo Guy D`Auvergnie, com certeza aqui, se faz realmente Ordem DeMolay”, o nosso Ir. Raphael Castro afirmou, “estar no Guy D`Auvergnie é estar em casa, aqui onde um dia iniciei e elevei, sempre ao lado do

meu irmão gêmeo, Diogo Lemos, hoje, fico muito feliz, em ver meu Capítulo e esse meu grande amigo e irmão, encerrar mais esse ciclo e logo de imediato, começar ou-tro, sempre mantendo a maestria e o senti-mento de superação, sempre presentes na história do Guy D`Auvergnie”

DeMolay é atuante na socidadeA “Junior Achievement” está pre-

sente nos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal, com mais de 1 milhão de jovens já participaram dos programas de empreen-dedorismo desenvolvidos em sala de aula por voluntários da classe empresaria. E um dos projetos desenvolvidos por eles é o Programa Mais que Dinheiro, tendo como objetivo levar educação financeira para es-tudantes de Ensino Fundamental de escolas públicas, abordando temas como planeja-mento financeiro, empreendedorismo, em-presas e negócios, entre outros.

E nosso Ir. Ramon Viana, Mes-

tre Conselheiro do Cap. Frank Sherman Land, participou como voluntário pelo 2° ano consecutivo, nas palavras dele, “tive a felicidade de compartilhar conhecimentos com jovens do 6° ano da Escola Municipal Alencastro Guimarães, situada em Copaca-bana, foi uma experiência muito gratifican-te”, e acrescentou, “foi muito bom acordar

cedo e saber que eu poderia somar na edu-cação daqueles meninos, sejam com expe-riências, conhecimentos técnicos. Nossas crianças precisam de profissionais que amam o que fazem.

Como diz o nosso Oficial Executi-vo da Região Metropolitana I, Tio Rubem, ‘Educai as crianças, para que não seja ne-cessário punir os adultos”.

Page 16: Revista DeMolay RJ #007

16demolayrj.com.br

A Ordem DeMolay é recebida na PAEL do GOB-RJ

A Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, PAEL, congrega maçons de todas as Lojas do Grande Oriente do Bra-sil no Rio de Janerio, reunindo assim, em uma única Assembleia, diferentes regiões do Estado, sendo este o Poder Legislativo do Grande Oriente do Brasil no Rio de Ja-neiro.

E no dia 19 de junho, pela primeira vez, esta Poderosa Assembleia, em reunião ordinária, no Templo Nobre do Palácio Ma-

çônico do Lavradio, contando com a pre-sença de mais de cento e cinquenta deputa-dos estaduais, recebeu a Ordem DeMolay, representada pelos nossos grandes Irmãos, Rafael dos Reis - Mestre Conselheiro Na-cional, Raphael Castro - Mestre Conselhei-ro Estadual e Raphael Pereira, Presidente da Alumni RJ.

Na ocasião, nossas lideranças De-Molay falaram sobre a imensa relevência da Maçonaria acreditar, apoiar e investir na juventude. “O Tio Alberto Mansur foi aquele que um dia acreditou que a Maço-naria que proclamou repúblicas, será hoje a Maçonaria que pensa no futuro e acredita na Juventude. Por isso, peço que todos os nobres tios maçons da PAEL, possam levar ás suas Lojas a mensagem de que nossa Or-dem, por meio do nosso Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, trabalha incansavelmente para mantermos viva a chama do bem existente em cada coração, e contamos com nosso tios, para termos su-cesso nessa ousada e necessária missão”, afirmou nosso Ir. Castro.

Em seguida, lembrando que os jo-vens DeMolays são também atuantes na socidade, buscando tornar melhor a vida para o próximo, o Tio Fernando Nery - Grão Mestre Interino do GOB-RJ, e o Tio Ronaldo Borges, Presidente da PAEL, re-ceberam a camisa oficial da participação da Ordem DeMolay na Rio +20, um projeto que só foi possivel graças ao imenso apoio do GOB-RJ. E, como forma de firmar essa aproximação e união entre a PAEL e a Or-dem DeMolay, nosso Mestre Conselheiro Nacional entregou ao Tio Ronaldo, o pin do SCODB, para que, assim, ele possa ter sempre próximo ao coração nossos símbo-los, sonhos e ideias.

Por fim, foi entregue a cada depu-tado estadual presente um Kit DeMolay, desenvolvido pelo Gabinete Estadual RJ, onde consta a história da Ordem DeMolay, a lista dos Capítulos do Rio de Janeiro, por-que apoiar nossa Ordem e como fazer para fundar um Capítulo, “com isso, nosso obje-tivo é que possamos alcançar todas as Lo-jas Maçônicas do GOB-RJ, levando nossa mensagem”, destacou o Ir. Rafael dos Reis.

Academia Maçônica do GOB-RJ empossa três novos acadêmicosA Academia Maçônica de Artes,

Ciências e Letras do Estado do Rio de Ja-neiro - AMACLERJ, no dia 19 de abril, empossou mais três nobres maçons em suas cadeiras, dentre eles, nosso querido Tio Marcos Aurélio, e nesse dia tão impor-tante para esta ilustre Instituição de cultura maçônica, os DeMolays fizeram questão de prestigiá-los. Como destacou nosso Ir Ra-phael Castro, Mestre Conselheiro Estadual RJ, “A AMACLERJ tem sido uma grande parceira da Ordem DeMolay do nosso Es-tado, tendo apadrinhado nosso Concurso Estadual de Redação, tornando-o assim, um grande sucesso. Estar presente nesse dia é uma grande honra”. Nosso querido Ir. Raphael Pereira, Presidente da Associa-ção Alumni RJ, também esteve presente e afirmou “uma grande honra estar presente em uma cerimônia presidida pelo Tio Be-tinho, ainda mais, empossando um querido tio, que considero como pai, que é o Tio Marcos Aurélio, mais conhecido como Tio Tobias”.

Nosso querido Tio Carlos Alberto Alves, Presidente da AMACLERJ e gran-de entusiasta da Ordem DeMolay quanto ao trabalho desta Instituição, destacou que “vejo no jovem DeMolay a esperança do Brasil melhor, vejo jovens saudáveis, sin-ceros e respeitosos, nessa Ordem existe um verdadeiro espírito de civilidade, ver uma

Cerimônia da Ordem DeMolay é emocio-nante”, e lembrou, “esta Academia surgiu em 2004, sob a orientação do Grão Mes-tre Estadual á época do Ir. Sergio Tavares Romay e Eduardo Gomes de Souza, e reu-nimos maçons voltados para as artes, ciên-cias, letras e educação, empenhados em de-senvolver a razão e a evolução do homem”.

Page 17: Revista DeMolay RJ #007

17 Revista DeMolay RJ

PERS

PECT

IVA A LUZ SE FOI EM NOSSA ORDEM

Por Hugo Ramirez

Hoje é um dia muito difícil para milhares e milhares de jovens e não-tão-jo-vens DeMolays, Filhas de Jó e membros da Estrela do Oriente.

O Fundador destas três Ordens no Brasil, Alberto Mansur, nos deixou na ma-drugada do dia 17 de julho, aos 89 anos, deixando nesta terra um enorme legado fruto do trabalho contínuo por décadas de Maçonaria.

O Tio Alberto Mansur, Grande Mestre Fundador do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, será sem-pre lembrado como um maçom visionário que se dedicou sem reservas ao seu grande sonho, que ele chamava de “minha querida família da Maçonaria”, cujo objetivo era reunir em torno dos elevados ideais dessa instituição os filhos, filhas e esposas dos Irmãos.

Breve História

O Tio Alberto Mansur nasceu em 7 de setembro de 1922, o Centenário da Inde-pendência do Brasil. Era filho de imigran-tes libaneses, Anthônio Nehmetalla Man-sur e Ramza Mansur, e recebeu seu nome em homenagem ao Rei Alberto I, da Bél-gica, herói da I Guerra Mundial. Teve dois filhos com sua companheira inseparável de toda vida, Tia Célia, Cristina Maria e José Alberto Mansur, 1º Mestre Conselheiro do Brasil.

Em 1933 mudou-se para o Rio de Janeiro e mais tarde, em 30 de setembro de 1950, foi Iniciado na Loja Perfeita União, nº 13, em Valença – RJ, onde em 23 de maio de 1969 veio a ser Instalado como Venerável Mestre. Dirigindo-se à capital, passou a ser membro do Supremo Conse-lho e mais tarde seu Soberano Grande Co-mendador, em 24 de novembro de 1974. Sua gestão levou o Supremo Conselho de uma posição ignorada e uma sede apertada para uma entidade de milhares de Maçons abrigada em um grande local. Mais tarde, tornou-se o primeiro ocupante do cargo a deixar o posto – até então vitalício – em favor de eleições.

Em 1993, fundou a Ordem Interna-cional das Filhas de Jó no Brasil, enquanto em 1997 trouxe a Ordem Estrela do Oriente para o país.

(Boa parte das informações desta seção foi obtida através do material com-pilado pelo Irmão Guilherme Santos, ex-Mestre Conselheiro Nacional do SCODB.)

Ordem DeMolay

Em 1969, o Maçom Alberto Man-sur entra em contato pela primeira vez com a ideia de uma organização juvenil existen-te nos Estados Unidos chamada “Order of DeMolay”. Enxergando no grupo ideali-zado por Frank Sherman Land um projeto essencial para a Maçonaria brasileira, Tio Mansur trabalha durante mais de uma déca-da para conseguir finalmente ser nomeado Oficial Executivo para o Brasil do Supremo Conselho Internacional e fundar e instalar o Capítulo Rio de Janeiro, nº 001.

Em 1985, após atingir a marca de 25 Capítulos instalados com o Capítulo Grande Rio, nº 025, o Supremo Conselho Internacional firma tratado de fundação e reconhecimento do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, o SCODB. Alberto Mansur é indicado como Grande

Mestre Nacional, cargo que ocupa através de numerosas reeleições sem contestação até 2004, quando é sucedido por Toshio Furukawa.

Na sua gestão à frente da Ordem DeMolay, o país viu a fundação de mais de 600 Capítulos, o surgimento dos Con-ventos da Ordem da Cavalaria, das Cortes Chevaliers, das Távolas de Escudeiros e dos Colégios Alumni, bem como a Inicia-ção de quase 100.000 jovens brasileiros nas fileiras da Ordem DeMolay.

Do Sonho para a Realidade

Com uma biografia tão rica e im-ponente, com o peso de Grande Mestre Fundador da Ordem DeMolay no Brasil, é compreensível entender que eu, assim como milhares de Irmãos, sentia-me muito intimidado com a ideia de conversar com essa figura algo legendária.

A primeira vez que o vi e sentei à mesa com o Tio Mansur foi no II Encon-tro Fluminense da Ordem da Cavalaria, em Macaé, sediado pelo Convento Godofredo de Saint Omer, nº 096. De repente, todos os presentes se apressaram em formar duas fileiras e começaram a aplaudir e eu ouvi gritos de “Mansur! Mansur! Mansur!” en-

Page 18: Revista DeMolay RJ #007

18demolayrj.com.br

quanto um senhor baixo, de cabelos enca-racolados brancos, bigode e olhos muito serenos acenava com um sorriso de satisfa-ção de estar presente no evento.

Com o passar de alguns anos e a participação de outros eventos, especial-mente nos Congressos Nacionais da Or-dem, eu descobri que esse coro de “Man-sur! Mansur!” não era programado e nem um pouco raro, mas natural da parte de todos os DeMolays que sabiam que o ve-lhinho apareceria. Com uma popularidade imensa e demonstrando carinho pelos De-Molays como fossem seus filhos [e netos e bisnetos, dada a diferença de idade], o velho Tio Mansur tinha grande disposição para aparecer ao lado da Tia Célia, Madri-nha da Ordem DeMolay e sempre apoiado-ra dos grandes projetos do seu marido.

Era possível perceber nos olhos do Tio Mansur uma espécie de felicidade úni-ca, de ver diante de si, depois de três dé-cadas de trabalho e uma a mais de sonhos, aquele grandioso projeto com uma forma bem definida. Perceber que ele realmente tinha sonhado que seus Irmãos Maçons brasileiros abraçariam a causa da Ordem DeMolay e permitiriam que milhares de jovens rapazes de 12 a 21 anos, muitos de-les sem qualquer ligação com a Maçonaria, como eu, participassem deste grupo de ide-ais tão elevados e encontrassem em perfei-tos estranhos verdadeiros Irmãos e Tios.

Parece bobo, mas eu realmente acreditava que os anos continuariam pas-sar e eu continuaria a participar nos Con-gressos do coro de “Mansur! Mansur!” precedendo a entrada do velho Tio, como se o Pai Celestial concedesse um presente mágico para seus filhos DeMolays e per-mitisse que os anos não levassem embora o responsável por tanta coisa na vida de tantas pessoas.

A luz se foi de nossa Ordem

Meu irmão de sangue e Irmão gê-meo de Ordem DeMolay, Luís, enviou uma mensagem na lista do meu Capítulo citando o discurso do Primeiro-Ministro Jawahar-lal Nehru quando do assassinato de Gan-dhi, em 1948. Eu o parafrasearei porque acredito que é perfeito para este momento [tradução livre]:

“Irmãos, a luz se foi de nossa Or-dem e as trevas estão por toda parte. Eu não sei o que dizer a vocês e como dizê-lo. Nosso amado líder, Tio Mansur como o chamávamos, o pai da Ordem DeMolay brasileira, se foi. Talvez eu esteja errado em dizer isto. Ainda assim, não o veremos novamente como o temos visto por estes tantos anos. Nós não correremos em sua direção pedindo conselhos e buscando consolo e isso é um golpe terrível, não só para mim, mas para milhares e milhares neste país e é um pouco difícil amortecer o golpe com qualquer outro conselho que eu ou qualquer outro possa lhes dar.

“A luz se foi, eu disse, e ainda as-sim eu estava errado. Pois a luz que bri-lhou nesta Ordem não era uma luz comum. A luz que iluminou esta Ordem por esses tantos anos iluminará esta Ordem por mui-tos mais anos e daqui mil anos esta luz ainda poderá ser vista nesta Ordem e o mundo a verá e ela será consolo para inú-meros corações. Pois aquela luz represen-tava a verdade viva… as verdades eternas, lembrando-nos do caminho correto, nos afastando do erro, levando esta Ordem ao crescimento.

“Tudo isto aconteceu quando ainda havia tanto para ele fazer. Nós jamais po-deríamos pensar nele como desnecessário ou que ele já havia cumprido sua missão. Porém agora, em particular, quando esta-mos diante de tantas dificuldades, ele não estar conosco é um golpe terrível de se su-portar.

“Uma complicação médica tirou sua vida, mas ainda assim veneno demais

se espalhou por esta Ordem durante os úl-timos anos e meses e este veneno teve seu efeito sobre a mente das pessoas. Nós de-vemos enfrentar esse veneno, nós devemos arrancar esse veneno e devemos encarar todos os perigos que o envolvem não de forma louca ou ruim, mas da forma como nosso amado Tio nos ensinou. Nós preci-samos nos comportar como pessoas fortes e determinadas a enfrentar todos os peri-gos que nos cercam, determinadas a levar adiante o mandato que nosso grande Tio e nosso grande líder nos deixou, lembrando-nos sempre que se, como eu acredito, o seu espírito olha por nós e nos vê, nada desa-gradaria mais a sua alma do que nos ver envolvidos em qualquer comportamento mesquinho ou em violência.

“Então, não devemos agir dessa forma. Porém, isto não significa que de-vemos ser fracos, mas que devemos com força e união encarar todos os problemas e dificuldades e conflitos que devem ser encerrados diante deste grande desastre. Um grande desastre é um símbolo para nos lembrar de todas as grandes coisas da vida e nos fazer esquecer das pequenas coisas, nas quais pensamos demais.”

Hugo Lima é Sênior DeMolay do Capítulo Imperial de Petrópolis, nº 470 graças ao sonho e ao trabalho do Tio Al-berto Mansur.

fonte: http://www.deldebbio.com.br/2012/07/17/a-luz-se-foi-de-nossa-or-dem/

Page 19: Revista DeMolay RJ #007

19 Revista DeMolay RJ

Em nossas vidas existem três mo-mentos: o passado, que normalmente lem-bramos com saudosismo e é quando come-çamos a construir o que seremos hoje, mas é um tempo vivido e que não mais retorna; existe também o futuro, onde encontrá-se aquilo que almejamos, desejamos, e onde está nossos sonhos, contudo, o futuro nada mais é do que o resultado do que somos no presente; pois, este é o tempo em que vivemos, influenciado pelo nosso passado, e determinante para o nosso futuro, afinal, aonde vamos chegar amanhã, dependo da-quilo que fazermos hoje.

Consciente disto, acredito ser ne-cessário oferecermos nosso melhor, para assim, construirmos um presente solido, sob o qual haveremos de edificar nosso futuro. E é esse sentimento que sempre moveu nosso querido Tio, e Pai, Alberto Mansur, e deverá continuar a nos motivar. Desde de assumimos essa Gestão, nossa in-tenção era não apenas ajudar no crescimen-to da nossa Ordem, buscando resultados, mas principalmente, ter uma Ordem De-Molay otimista, consciente de sua missão no mundo, e onde os DeMolays estejam felizes. Seguindo a felicidade que o nosso Fundador sempre nos passou ao longo de sua vida.

Esse sentimento é o que nos nutre, alegria como um Congresso Estadual que teve recorde de publico, com a presença do, agora, saudoso Tio Alberto Mansur, e de outras autoridades como Tio Fernando Nery - Grão Mestre Interino do GOB-RJ, Tio Archimedes - Grão Mestre Adj Eleito e de tantos outros. De participarmos da Cúpula dos Povos na Rio +20, de estarmos na Comemoração dos 190 anos do Grande Oriente do Brasil, realizado pelas Três Lo-jas Fundadoras, de estarmos na Assembleia dos 85 anos da Grande Loja Maçonica do Rio de Janeiro. E em todos em momentos, precisei convocar nossos DeMolays para estarem presentes, e em todos essas ocasi-ões, eles responderam, mostrando a força e a unidade da Ordem DeMolay do Rio de Janeiro. Mais uma vez, só tenha a agrade-cer e a certeza, que essa união é a chave do nosso sucesso.

E ainda, vimos ser reaberto mais um Capítulo, o Nova Friburgo, chegamos assim, aos trinta Capítulos ativos e fun-cionando. Em uma Cerimônia belíssima e emocionante, vimos renascer nossa Ordem nesta cidade, e os raios das Sete Grandes Luzes DeMolay voltaram e brilhar. Agora, novamente os jovens dessa cidade terão a possibilidade de ingressam nessa grande Família.

Em todos esses momentos, te-nho encontrado verdadeiros guerrieros. E aprendi que a maior qualidade de um guer-reiro não é a força, a determinação ou a fé, e sim, o amor. Pois quando enfraque-cer e não tiver mais forças, quando cansar e faltar-lhe determinação ou quando tiver dúvidas, e sua fé for posta em cheque. Será o amor a movê-lo, amor por sua causa e por seus irmãos. Por isso, que sempre possamos ser movido por esse amor, que um dia fez o Tio Alberto Mansur trazer essa Ordem para o Brasil, que já moveu muitos outros antes de nós, e hoje, possamos manter vivo essa amor, para no amanhã, alcançarmos hori-zontes de grandes realizações.

Por DeMolay, Pela Patria, Por Mansur.

“O poder de construir nosso futuro”

PALA

VRA

DO

MCE