Revista Eletrolar News - Ed 59

116
Mercado cresce 30% em 2009. Conheça os produtos mais vendidos. E-commerce impulsiona o consumidor a procurar também um televisor de alta definição Blu-ray player Tecnologia, gestão e seguros para todos os tipos de loja Serviços para o varejo Ano 10 - Nº 59 – 2009 Natal sem crise Natal sem crise para comemorar as vendas da melhor época do ano para comemorar as vendas da melhor época do ano. As incertezas ficaram para trás. As incertezas ficaram para trás. Indústria e varejo preparam-se Indústria e varejo preparam-se

description

A revista de negócios para a indústria e o varejo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e TI - Ed 56 - Natal sem crise - Indústria e varejo preparam-se para comemorar as vendas da melhor época do ano. As incertezas ficaram para trás.

Transcript of Revista Eletrolar News - Ed 59

Mercado cresce 30% em 2009.

Conheça os produtos mais vendidos.

E-commerceimpulsiona o consumidor a procurar

também um televisor de alta definição

Blu-ray playerTecnologia, gestão e seguros

para todos os tipos de loja

Serviços para o varejo

Ano 10 - Nº 59 – 2009

Natal semcrise

Natal semcrise

para comemorar as vendasda melhor época do ano

para comemorar as vendasda melhor época do ano.

As incertezas ficaram para trás.As incertezas ficaram para trás.

Indústria e varejo preparam-seIndústria e varejo preparam-se

Eventos

sumárioMatéria de capa 18

NATAL SEM CRISE

Indústria e varejo preparam-separa comemorar as vendas

da melhor época do ano.As incertezas ficaram para trás.

Caderno TI

Dossiê - Blu-ray player

Serviços para o varejo

64

58

Editorial 16

Linha branca

Linha marromPortáteis

Brinquedos

36

4640

52

NotasEmpresa

Lançamentos

Eventos

Feira

MoveMSI Computer

Alcateia

Tallard Itautec

Fórum de varejo94

100

66

96

104

112

98102

PanasonicLançamentos

88

9268

92

Impulsiona o consumidor a procurar também um televisor de alta definição

Tecnologia, gestão e serviços para o varejo.

InovarejoMiami

Conarec

92 Sustentabilidade93 Economia

70 E-commerce

76

84

80

ArtigosEletros

Febrava

Suframa

Vitrine especial Natal

Vitrine especial NatalEletrolar Show 2010

Caderno Componentes News

Notas

Empresa Sabaf110

111

90 Notas sobre o varejo90 Inside

editorial

Acreditar, investir, ter estoque, ser competiti-vo, comunicar com foco certo e prestar bom

atendimento para agregar valor são os fatores, ao que tudo indica, que podem levar a indústria e o varejo a comemorar grandes vendas neste Natal e deixar para trás as incertezas do início deste ano. E os bens duráveis, como mostra a matéria de capa desta edição, serão os produtos mais procurados.

O Natal é a oportunidade de reverter a situação, diz o economista Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da Escola Supe-rior de Propaganda e Marketing, e com toda a razão. Os números, certamente, serão superiores aos do último Natal, uma vez que o consumidor se mostra mais confi ante e, embora com alguma cautela, está voltando às lojas. As boas perspectivas atingem também as em-presas que oferecem serviços ao varejo, pois o maior consumo de produtos nesta época do ano implica em crescimento na aquisição de seguros que protegem bens e prestações, por exemplo. Tecnologia, gestão e serviços para todo o varejo também estão neste número de Eletrolar News. A alta defi nição de imagem oferecida pelo blu-ray player impulsiona o consumidor a procurar também um televisor de alta definição, com maior número de polegadas e qualidade supe-rior. Nosso Dossiê apresenta mais um produto gerador de negócios e um dos sonhos de con-sumo deste Natal. O termo conexão é a base sobre a qual será ins-talada a 5ª Eletrolar Show, marcada para julho do ano que vem. O evento, que vai conectar a indústria, o varejo e os compradores de todo o país, abrirá espaço para mais negócios e opor-tunidades. As novidades da feira você encontra também nesta edição. Boa leitura.

Carlos Clur

expedienteAno 10 - Nº 59

www.editoracec.com.br - [email protected] - [email protected] - [email protected] - [email protected]

a r

ev

ista

de

ne

cio

s d

o s

eto

r e

letr

oe

letr

ôn

ico

Diretor Executivo - Carlos Clur Diretor - Mariano BotindariEditora Chefe - Leda Cavalcanti (Jorn. resp. – MTb. 10.567) Chefe de Redação - Isabele Japiassu Repórter - Thais Martinez Revisor - Ruy AzavedoColaborador - Reinaldo Canato (fotografia)Direção de Arte - Mariela PonceAssistentes de Arte - Leandro Ferreira - Marcelo BanlakyMarketing e Assinaturas - Regina Martins - Rafael Mendes - Tatiana LopesPublicidade - Nivaldo Salgado - Caio Campos -Flavio Salgado - Ricardo KühlGerente Operacional - Marcus Ferrari

Eletrolar News é uma publicação da C&C Comercial do Brasil Ltda.Av. Brigadeiro Faria Lima,1.690 cj. 142 -CEP 01451-911 - São Paulo - SP - Tels. ( ) - - Fax ( ) [email protected]

Editora C&C - ArgentinaMontañeses 2961 - Piso 3 Of. B (C1429BLC) Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Tel. ( ) [email protected]

Editora C&C - MéxicoGalileo No. 100 Colonia Polanco, México D.F. - C.P. 11560Tels. / / Fax. NEXTEL. [email protected]

Eletrolar News é uma revista técnica dirigida ao setor de eletrodomésticos, eletroeletrônicos. As matérias, marcas, produtos, ilustrações e preços têm caráter exclusivo de informação e sua publicação não implica compromisso ou responsabilidade.Eletrolar News não recebe remuneração pelas informações que publica. Os editores não se responsabilizam pela opinião dos entrevistados, ou pelo conteúdo das matérias recebidas por meio da assessoria das empresas citadas.A reprodução total ou parcial das matérias só será permitida após prévia autorização da editora.

Tiragem desta edição: 20.000 exemplares com circulação nacional Impressão: PROL Editora Gráfica

eletrolarnews18

maté r ia de capa

A postura mais confiante do consumidor e maiores prazos de pagamento contribuirão para a venda dos bens duráveis neste Natal.

Leda Cavalcanti

A injeção de recursos no comércio, de-vido ao pagamento do 13º salário, o

cenário mais animador e o aumento da confiança do consumidor apontam que este Natal será mais favorável do que o do ano passado. “Chega de crise. As empresas estão comprando e investindo, com ou sem redução de IPI, portanto, a expecta-tiva é muito positiva. O Natal é a oportu-nidade de reverter a situação”, afirma o economista e professor Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos do Va-rejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Passado o período de turbulência fi nancei-ra, que levou empresas e clientes a serem cautelosos, chegou a hora de planejar as ações, pois a disputa pela preferência e ren-da do consumidor será intensa. “O varejo tem de acreditar, investir, abastecer-se, cha-mar o cliente para a loja, fazer promoções, treinar seu pessoal, motivar e aprimorar os serviços. O cliente precisa presenciar o bom atendimento. A crise gerou uma economia preventiva, os quadros estão enxutos e, se houver abrupto crescimento de vendas, o varejo terá difi culdade para atender bem”, diz Pastore.

O consumidor atual é mais experiente, já passou por diversas crises, convive com moeda estável e sabe a importância disso, então, tem nível de consciência diferente, explica o coordenador da ESPM. “O con-sumidor sabe julgar e não lhe basta só o acesso ao produto, porque ele procura

mais valor do que simplesmente preço. O varejo precisa estabelecer novas priorida-des, alguns pensam no crescimento quan-titativo, mas o momento pede que este seja qualifi cativo.”

Mostrar ao consumidor que volta às lojas no período pós-crise o melhor de si é o com-portamento mais indicado para o varejo. Isso significa despender algum dinheiro em tecnologia e gestão, criar um ambien-te agradável na loja e buscar inovação para cativar e reter o cliente. “Políticas de rela-cionamento transformam-se em ações de fidelização. O investimento vale a pena”, assegura Pastore.

CRESCE A CONFIANÇA

Em setembro, o Índice de Confiança do Consumidor, na capital paulista, teve alta de 4,5% em comparação com agosto. O fato é que aumentou a confi ança do con-sumidor paulistano em consequência da melhora, a partir do segundo trimestre, de alguns indicadores do nível de atividade econômica que mostram uma recupera-ção da economia brasileira.

Para Fabio Pina, economista da Federa-ção do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), a perspectiva para o Natal é relativamente positiva. “Temos de levar em conta que no ano passado houve a crise fi nanceira internacional, por isso, a base de comparação é baixa, mas o comércio está mais animado, como mostram as sonda-

Chega de crise

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM, e Fabio Pina, economista da Fecomércio.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

eletrolarnews 19

gens com empresas e consumidores. É difícil antecipar, mas de-veremos ter volume de vendas agregado maior e mais produtos importados por causa do câmbio.”

Embora o consumidor venha respondendo bem às compras, ain-da persistem dúvidas, explica Pina. “O varejo tenta, cada vez mais, diminuir o espaço de tempo entre os pedidos à indústria e o Natal.” Por outro lado, o aumento do crédito e os prazos mais largos para o pagamento dos produtos são fatores muito importantes, segundo o economista. “Podemos dizer que de 40% a 50% das vendas serão efetuadas a crédito”, acrescenta Pina. OTIMISMO NO VAREJO

O Magazine Luiza tem expectativa muito positiva para o Natal. “A economia brasileira apresenta os primeiros sinais de retomada do crescimento e esperamos que o clima de confi ança do consu-midor também acompanhe esse movimento”, diz Marcelo Silva, superintendente da empresa.

Para o período do Natal, a rede, que é uma das maiores do varejo bra-sileiro, com 455 lojas, acredita que os produtos mais procurados pelo consumidor serão brinquedos, eletrodomésticos de primeira linha, telefones celulares, televisores LCD e eletroeletrônicos em geral.

“Os números das vendas do quarto trimestre deste ano deverão ser superiores aos do mesmo período do ano passado, que absorveu os impactos da crise nos mercados nacional e internacional. A melhoria dos números comparativos contribuirá para o clima de otimismo no fi m deste ano. Esperamos aumento em torno de 15% nas vendas deste Natal em relação à mesma época do ano passado”, afi rma Silva.

A rede Lojas Colombo também aposta num bom Natal. “Estamos antecipando o abastecimento em grande escala, para atender da melhor forma possível a demanda que vai estar aquecida e acele-rando o treinamento das equipes de vendas. E estamos fi nalizando a campanha de Natal, que terá ampla cesta de ofertas”, diz Thiago Baisch, diretor de marketing da rede.

Os produtos que terão maior procura serão os smartphones, os televisores LCD, em virtude da Copa do Mundo, os itens da linha

de criseMarcelo Silva, superintentendente do Magazine Luiza, e ThiagoBaisch, diretor de marketing da rede Lojas Colombo.

Décio Pedro Thomé, diretor de varejo do Baú da Felicidade Crediário.

branca e os de informática. “Estamos negociando volumes com alguns parceiros que vão permitir preços, condições e brindes aos clientes e seremos muito consistentes na entrega. É nosso compromisso”, afi rma o executivo. A empresa também prepara ofertas de crédito com prazo alongado e taxas reduzidas.

A campanha publicitária de Lojas Colombo vai trabalhar as partes emocional e promocional de forma equilibrada, conta Baisch. “En-tendemos que o Natal é uma data de muitas oportunidades, mas também precisamos valorizar sua parte lúdica e emotiva. Estamos planejando alta de 5% nas vendas sobre o ano passado.”

Quem se prepara duplamente neste Natal é o Baú da Felicidade Crediário. A empresa, que tinha 16 lojas em São Paulo e no interior do estado, adquiriu uma cadeia do Paraná e saltou para 126 unida-des neste ano. “Emocionalmente, este Natal vai ser muito maior, e nossa expectativa é a de crescer entre 10% e 13% em relação ao ano passado”, afi rma Décio Pedro Thomé, diretor de varejo.

ves, supervisor geral da empresa. “Terão boas vendas por duas razões: preço mais baixo e proximidade da Copa do Mundo. Depois deles, virão os produtos de informá-tica e notebooks.”

Todos os anos, a rede faz promoções espe-ciais de Natal, algumas em parceria com a indústria, e coloca centenas de produtos com preços competitivos. Na campanha publicitária deste ano, manterá o tabloide, que é seu principal meio de comunicação com os clientes, e fará anúncios em televi-são, rádio e jornais.

Em dezembro, Lojas Cem registra o maior número de vendas à vista por causa do 13º salário, conta Alves, mas o pagamento com o carnê não será esquecido. “Temos a característica de trabalhar de forma espe-cial com os carnês, pois não dependemos de financeiras e, por isso, conseguimos oferecer juros menores e pagamento em mais parcelas sem juros. Devemos ter crescimento de 10% sobre o ano passado. É bom número”.

Na rede Lojas Maia, que tem 140 unidades distribuídas da Bahia ao Maranhão, a expec-

A incerteza que marcou o último Natal cedeu lugar a melhores dias. “Não há demanda exacerbada, mas ela existe e pode até haver falta de produtos, principalmente da linha marrom, pois a indústria tirou o pé do freio. No ano passado, falava-se em demissão, hoje é contratação”, explica Thomé. “O consu-midor está cauteloso, preocupa-se com a prestação, mas vai comprar a prazo. “O brasileiro vive do crédito, e este é funda-mental no varejo”, acrescenta.

Na televisão, nos jornais, na mídia local e nos tabloides, a campanha da empresa será voltada à simbologia do Natal e à mobilidade tecnológica, diz o diretor de varejo do Baú da Felicidade Crediário. “A procura deverá ser grande por celular, smartphone, iPhone, informática, linha marrom e televisor LCD. Os muitos lan-çamentos de TV LCD e o preço bastan-te adequado são grandes apelos para a substituição do aparelho mais antigo”.

Lojas Cem é mais uma rede que se pre-para para vender bem neste Natal. Os televisores LCD serão os produtos com mais saída, ressalta José Domingos Al-

Fabricia Alencar, gerente de marketing da Lojas Maia.

maté r ia de capa

to, explica Souza. “No caso da nossa em-presa, que tem atuação notadamente nas pequenas cidades, a opção carnê será a preferida pela grande maioria.”

tativa é a de crescimento considerável neste Natal. “Continuaremos até dezem-bro com nossa campanha comemorativa dos 50 anos, que distribui, de prêmio, 50 caminhões lotados de mercadorias como móveis, eletrodomésticos e eletroeletrô-nicos”, conta Fabricia Alencar, gerente de marketing.

Na campanha específica de Natal, que será disparada de 10 a 15 de novembro, a empresa utilizará como mídias a tele-visão, o rádio e o jornal. Fará, também, ações no ponto de venda e promoções em parceria com a indústria.

De acordo com a gerente de marketing, a tendência dos consumidores da rede é a de efetuar as compras a prazo e, tam-bém, no cartão próprio de Lojas Maia, “Os eletroeletrônicos serão muito bem ven-didos e os televisores LCD com conversor digital se constituirão no carro-chefe do fim do ano”, diz Fabricia.

Vendas superiores às do mesmo perí-odo do ano passado é o que espera a Eletrozema. “O efeito da crise financei-

ra está dissipando-se e o consumidor recuperando seu nível de confiança. O grande clima de pessimismo que prevaleceu nos últimos meses de 2008 e nos primeiros deste ano deu lugar a pequena euforia que resultará em mais vendas para o comércio”, destaca Silvio Gonçalves de Souza, gerente-geral de marketing e novos negócios da empresa.

A Eletrozema já está alinhando algumas ações e campanhas de incentivo às ven-das. “A época do Natal, apesar de apre-sentar aquecimento natural nas vendas, requer ações promocionais marcantes para que se possa disputar a preferência do consumidor. Vamos enfatizar a mí-dia em televisão e em tabloides”, conta o executivo. Em sua opinião, aparelhos celulares, televisores LCD, computado-res e refrigeradores de duas portas serão os produtos mais procurados.

No quesito pagamento, o consumidor continuará aproveitando os prazos di-latados, que permitem prestações mais baixas e compatíveis com seu orçamen-

Silvio Gonçalves de Souza, gerente geralde marketing e novos negócios da Eletrozema.

Para o Natal, serão lançados aproximadamente 25 produtos, que estarão disponíveis no mercado a partir de novembro. “Es-

peramos bom crescimento em função da nossa entrada em novos segmentos de mercado e, também, devido à situação fi nanceira do país apresentar-se bastante favorável”, afi rma Iberê Martello, diretor comercial da Britânia Eletrodomésticos.

Com a marca Britânia, segundo o executivo, a principal novidade é o ventilador Protect Turbo 30, em preto. Com design moderno, tem hélice de 30 cm, três velocidades e oscilação horizontal auto-mática, que proporciona ampla distribuição de ar no ambiente. O produto será disponibilizado em 127 V e 220 V.

A marca Philco assina três novos itens. “O primeiro é o ultrafi no e leve notebook PHN 13003, de design lindíssimo, com aço es-covado, que será apresentado em diferentes confi gurações de memória, HD e sistema operacional. Tem tela widescreen de 13.3” com tecnologia led, para melhor qualidade de imagem e menor consumo de bateria, webcam integrada, três portas USB e leitor para cartão de memória”, destaca Martello. O processador é Intel Pentium Dual Core SU4100 e a bateria tem vida longa.

O micro-ondas PMS38NP (em 127 V e 220 V), com capacidade de 31 litros e potência de 900 W, diferencia-se pelo design moderno, espelhado. Apresenta as teclas fáceis – kids e cozinhar –, as opções cozinhar e cozinhar por peso, descongelar rápido ou descongelar e as funções relógio, timer e reaquecer.

O terceiro lançamento é o televisor PH29US A2 estéreo, ultraslim, com entrada de áudio e vídeo traseira, diagonal visual de 70 cm, sintonia fi na, busca automática por canais e programação de canais favoritos. Dispõe das funções game, calendário, sleep, closed caption e mute e é bivolt.

Para o Natal, os novos produtos da Britâ-nia/Philco serão protagonistas de grande campanha publicitária, adianta o diretor. “Temos um plano de mídia bastante agres-sivo, que inclui ações em revistas e em novelas no horário nobre da televisão, de grande audiência.”

O último trimestre do ano é, tradicionalmente, marca-do por grandes lançamentos. É a melhor época de

vendas do ano e só o pagamento do 13º salário deverá injetar R$ 75,8 bilhões na economia, até dezembro, segun-

do estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Apli-cada (Ipea). A ampla gama de produtos, que estará nas lojas neste mês, beneficiará o consumidor e trará lucros para o varejo.

Britânia/Philco

“Temos um plano de mídia bastante agressivo, que inclui ações em revistas e em novelas no horário nobre da televisão, de grande audiência.” Iberê Martello

eletrolarnews22

maté r ia de capa

Produtos

A partir deste mês, estarão nas lojas de todo o país os lançamen-tos da empresa para o Natal. “Alguns produtos de áudio são

exclusivos”, afirma Ricardo Sartori, superintendente comercial para o varejo da H-Buster, referindo-se aos DVDs HBD-9450 e HBD-9650 e ao HBD-D3000, aparelho formato Double DIN, da linha de car áudio, que é complementada pelos aparelhos HBD-9250, de 3,5”, HDB-9550, de 7”, e HDB-9200, de 3”.

O modelo 9450, DVD player widescreen de 4,3”, é sensível ao toque (touch screen), tem navegador GPS integrado, sistema sem fio bluetooth para funções de telefonia celular, entrada USB e controle remoto. Seu preço é de R$ 1.699. O 9650 tem monitor retrátil de 7”, com funções acessíveis na tela (touch screen), é capaz de reproduzir DVDs e CDs gravados em diferentes mídias e formatos de arquivo, GPS, rádio AM-FM com 30 memórias de sintonia e controle remoto (R$ 1.899). E o D 3000, em formato Double DIN, tem tela TFT-LCD widescreen de 6,1”, navegador de GPS integrado, sistema sem fio bluetooth para funções de telefonia celular, entrada USB, conexão SWC para controle das funções no volante, receptor AM/FM com 30 memórias de sintonia e controle re-moto. O outro aparelho Double DIN é o D 2000, que não tem GPS.

Em vídeo, a H-Buster apresenta dois no-vos modelos de televisor LCD, o HBTV 3203HD, de 32” (preço de R$ 1.499) e o HBTV-4203FD, de 42” (R$ 2.699). O alto desempenho dos produtos dá-se pela tecnologia Mstar Ace-3, que proporcio-na cores brilhantes e realce aos detalhes. A versão 32” conta com HD Ready (1.366 x 768) e a de 42” é Full HD (1.920 x 1.080 p), os dois modelos possuem swivel em base giratória (30°), duas entradas HDMI para sinais de alta resolução e ângulo de visualização de 178°. Também estão disponíveis nos aparelhos as entradas VGA, AV, componente e s-vídeo.

A empresa, que tem fábricas em Manaus e em São Paulo, está no mercado há uma década e, neste ano, triplicou sua capacidade produtiva em vídeo. No Natal do ano passado, obteve resultados po-sitivos, não sentiu os efeitos da crise de imediato e vê com otimismo este quarto trimestre, confiando nos lançamentos. A produção, até, já foi toda negociada com os clientes no fim de agosto. “Só na linha de áudio esperamos crescimento de 20% nas vendas”, diz Sartori.

O superintendente espera, também, aumentar a participação no segmento de televisores, mercado aquecido em função dos pre-ços reduzidos e da proximidade da Copa de 2010. “Em janeiro do ano que vem, vamos lançar mais um televisor LCD de 32” e outro de 42”, Full HD digital, ambos com conversor. Queremos, também, atingir o patamar de 10 a 15% de share do mercado total de LCD em 2010. Só com a produção do televisor de 32”, o share vai para 15%”, conta Sartori.

H-Buster

“A l g u n s p r o d u t o s d e áudio são exclusivos. Só nessa l inha, esperamos crescimento de 20% nas vendas”. Ricardo Sartori

eletrolarnews24

maté r ia de capa

Este tem sido um ano importante para a Mabe. Além de investir em marketing e produtos

das marcas GE, mabe e Dako, adquiriu a BSH Continental no Brasil por R$ 70 milhões e quer disputar a vice-liderança do mercado de linha branca no país. Para o Natal, tem expectativa po-sitiva: crescimento de 10% a 15% na comparação com o ano passado.

Os principais produtos que a empresa lança e que merecerão campanha publicitária são os refrigeradores da marca mabe, com preços que variam de R$ 1.299 a R$ 1.699 e a nova linha de fo-gões da marca GE Eletrodomésticos, cujos preços começam em R$ 864 (versão de entrada Imagi-nation, piso, quatro queimadores e acabamento branco).

Os novos refrigeradores, disponíveis em três mo-delos, dois frost free e um cycle defrost, chegam para concorrer no segmento compacto (dúplex, com litragem menor ou igual a 360 litros). “Os frost free, disponíveis em branco ou titanium, têm o freezer com a maior capacidade do mercado – 324 litros – em sua cate-goria. É possível colocar um pote de sorvete na porta interna do freezer e até três garrafas pet na porta do refrigerador. O cycle defrost, branco, tem capacidade de 337 litros”, explica Ana de Bonifácio, coordenadora da marca mabe. A marca GE buscou na natureza a inspiração para criar sua nova linha de fogões, composta por seis modelos Imagination e Profi le. Com formas arredondadas e acabamento espelha-do, os produtos – Profi le Digital, Profi le, Imagination Digital, Imagination Grill, Imagination e Metal Black dão mais leveza e sofi sticação à cozinha e já estão disponíveis no varejo. “O destaque fi ca com o fogão Profi le Smart, que tem um forno a gás e uma gaveta elétrica que pode substituir o tradicional forninho elétrico e o micro-ondas, além da exclusiva tela de controle LCD com smart menu e receitas pré-programadas para pizza, lasanha, pão de queijo e bruschetta. Possui funções como início programado, desligamento automático, luz inte-ligente, trava para crianças, trempe de mesa de ferro fundido, acendimento superautomático, painel de vidro espelhado, botões com acabamento cromado, duas grades deslizantes no forno, porta de vidro curvo espelhado, válvula de seguran-ça, pés altos e queimador gourmet”, conta Luciana Ferreira, gerente da marca GE e Dako. É apresentado na versão cinco bocas, piso e com acabamento de inox.

Mabe

eletrolarnews26

maté r ia de capa

Os refrigeradores da marca mabe e a nova linha de fogões GE são os últimos lançamentos da empresa, que tem expectativa de crescimento de 10% a 15% neste Natal.

A maior fabricante de computadores do país e líder no segmento de tecnologia educacional reafir-

ma sua força neste Natal. “Apresentamos ao mer-cado produtos com design arrojado, novas interfaces e preços acessíveis. Neste ano, investimos mais de R$ 22 milhões em no-vas tecnologias desenvolvidas especial-mente no portfólio da Positivo”, conta Hélio Bruck Rotenberg, presidente da empresa.

“O momento é muito especial para a Positivo, devido ao crescimento da marca e à ampliação do nosso escopo”, diz César Aymoré, diretor de marketing, referindo-se aos 20 no-vos produtos. A empresa está entrando em segmentos mais sofisticados, visando o consumidor da classe A, mas sem dei-xar de lado o usuário de menor poder aquisitivo. “Estamos investindo na convergência de mídias e apresentando ao mercado produtos com qualidade e design diferenciado”, acrescenta Rotenberg.

Para o Natal, a empresa lança a linha de 15.9”, de 18,5” e o touch screen de 22” Positivo Union, que integra a categoria “tudo em um”, e dois notebooks ultrafinos Aureum e Platinum, este projetado para o consu-midor com alto nível de experimentação e cultura tecnológica. A empresa também renova a linha de netbooks Mobo com o Mobo Black e o Mobo Red, este para o público feminino. “A categoria “tudo em um” é fantástica”, diz Aymoré. Os preços dos produtos variam de R$ 1.099 a R$ 3.799. Outra novidade é que 99% dos modelos das novas linhas já saem de fábri-ca com o sistema operacional Windows 7, que será lançado pela Microsoft em 22 de outubro.

O Union Touch de 22”, com multifuncionalidades e convergência de mídia, tem processador Intel Core 2 Duo T6600, Windows 7 Premium, disco rígido de 1 TB (1000 GB), 4 GB de memória RAM, acesso à rede wireless integrado (802.11b/g/n), placa de rede 10/100 Mbps, tela LCD Full HD, Dual Touche de 215” widescreen, microfone e webam e 1,3 megapixel integrada. Vem também com o Office Home Student Trial (gratuito por 60 dias), Windows Live Suite, Adobe Reader, antivirus grátis por um ano. Mede 55,4 cm de largura, 40,3 cm de altura e 6,2 cm de profundidade. Tem garantia de um ano e preço de R$ 3.799.

Primeiro modelo da linha de notebooks ultrafinos, o Platinum (R$ 3.799) pesa apenas 1,5 kg, tem 2,2 cm de altura, tela led de 13,3” e tampa emborrachada azul. Indicado para o trabalho e para o lazer, principalmente para vídeos, músicas e fotos, vem com rede wireless 802.11 bgn (maior velocidade), processa-dor Intel Turbo Memory (melhor desempenho), recursos de fingerprint e bluetooth, webcam e modem 3 G integrados, teclado slim, bateria com duração de três horas e saída de

Positivo Informática

eletrolarnews28

maté r ia de capa

alta definição HDMI. Um periférico exclusivo é o replica-dor de portas que amplia sua eficiência e facilita a vida de quem quer aumentar a produtividade usando monitor e teclado externos.

Neste fim de ano, a empresa vai intensificar a estratégia em mídia eletrônica, impressa e on-line. “Pretendemos inserir promoções diferenciadas nos 7 mil pontos de venda e su-perar a marca de mais de 1,6 milhão de unidade vendidas em 2008”, diz Rotenberg. No segundo trimestre deste ano, a Positivo vendeu 444,5 mil PCs, crescimento de 2,1% so-bre o mesmo período do ano passado, que resultaram na receita bruta de R$ 592,4 milhões no período. A empresa também ampliará a produção nas fábricas de Manaus, Curi-tiba e Ilhéus. “Ainda há muita oportunidade de crescimento”, afirma Aymoré.

“Neste ano, investimos mais de R$ 22 milhões em novas tecnologias desenvolvidas especialmente no portfólio da Positivo”. Hélio Bruck Rotenberg

“O momento é muito especial para a Positivo, devido ao crescimento da marca e à ampliação do nosso escopo”. César Aymoré

Para o Natal, a empresa remodelou sua linha infantil, mas procurou dar mais ênfase aos produtos da linha

infanto-juvenil (aro 24) nas versões DX 500 masculina e DX 500 feminina com a massificação de recursos. A empresa reestruturou as linhas e manteve o volume de produção do ano passado.

“Após criteriosa análise do setor e da avaliação das necessi-dades dos clientes e de suas solicitações, decidimos aplicar todos os esforços nesses produtos, visto que suas margens e necessidades vão de encontro ao propósito da empresa de construção da marca”, explica Wellington Euzébio, diretor comercial da Prince Bike.

De acordo com o executivo, as grandes novidades para o Natal estão na exposição da marca nos parceiros comerciais. “Desenvolvemos campanhas diferenciadas para os clientes e que permitem otimizar os resultados”, afirma Euzébio.

A empresa preparou um pacote de ações que começa no Dia das Crianças, com novas propostas também para o pós-venda, conta o diretor comercial. “Criamos um canal de comunicação direta com os clientes para estimular a saída dos produtos no ponto de venda e agilizar a reposi-ção de estoques. Também ampliamos os serviços de assis-tência técnica com novos pontos e promotores técnicos treinados.”

Com as medidas, e baseada na identifica-ção da marca e na comercialização dos pro-dutos, a empresa espera aumentar a par-ticipação de share nas redes em até 15%. Para o ano que vem, já programou muitas novidades na linha infantil, que serão lançadas no segundo semestre.

Prince Bike

eletrolarnews30

maté r ia de capa

“Criamos um canal de comunicação direta com os clientes para estimular a saída dos produtos no ponto de venda e agilizar a reposição de estoques.” Wellington Euzébio

Em tempos de muita concorrência é fundamental utilizar todos os instrumentos para atrair o cliente, e a vitrine é peça muito im-

portante. Dentro do contexto de shopping center, então, é preciso agarrar o consumidor antes que o vizinho o faça, diz Luiz Travassos, designer especialista no assunto, que soma 22 anos de carreira.

“A vitrine é uma ferramenta de comunicação, precisa ter boa com-posição e estética. Deve agradar, sensibilizar e dialogar com o con-sumidor por meio do visual. Para atingir esse resultado, é essencial que o lojista tenha pleno conhecimento de quem é seu público. O trabalho é quase sociológico”, afi rma Travassos.

Muitos são os elementos que entram na composição da vitrine, entre eles o olfato, o tato e o som. No caso de eletrodomésticos e eletroe-letrônicos, é imprescindível possibilitar a acessibilidade ao produto, que deve ser colocado de forma que o cliente possa manuseá-lo.

“Cada produto tem seu potencial”, explica o designer. “Televisores e computadores não podem estar desligados. A geladeira não se ven-de sozinha, então, é preciso inserir valores para que o produto passe a informação – a cenografi a, no caso, auxilia muito, pois o refrigerador pode ser mostrado na cozinha onde um casal prepara o jantar.”

O conceito de vitrine vem mudando muito, tanto que, em alguns projetos, a loja toda é visual, sem nenhuma separação. Outra ten-dência é a vitrine sem vidro, que permite ao consumidor fi car mais perto do produto. Nesse quesito, o varejo leva vantagem sobre as lojas virtuais. “O apelo de ver o produto é muito maior e o cliente quer ter o prazer de entrar no espaço”, ressalta Travassos.

eletrolarnews32

maté r ia de capa

Importância da vitrine

Iluminação – Vitrine sem luz não tem cor nem vida. Sem luz não se faz o processo de leitura de cor.

Estrutura – Vitrine é a loja toda, com acesso mais amplo para o contato com o produto. Este, pre-cisa de apoiadores e deve fi car na sua melhor posição. Uma peça giratória é indicada para apresentar o televisor.

Comunicação – A boa vitrine tem apelo visual e rotatividade de mensagens. Dependendo do fl uxo de clientes, a mensagem deve ser mudada uma vez por mês ou semanalmente.

De acordo com a GfK Retail and Technology, os bens duráveis fecharam o segundo trimestre deste ano praticamente es-táveis, 1% acima do mesmo período de 2008. Esse resultado foi melhor que o do primeiro trimestre, quando o mercado caiu cerca de 6%. Quando analisado o segundo trimestre deste ano contra o período anterior, o mercado cresceu 7%, principalmente pelo desempenho da linha branca.

O mercado total, medido pelo Temax® Brasil, somou cerca de R$ 19 bilhões no segundo trimestre, refl exo da participação de diversos produtos de fotografi a, linha marrom, eletropor-táteis, linha branca, telecomunicação e informática. A linha branca cresceu 13%, seguida por telecom, que teve aumen-to de 5%, como mostram os gráfi cos abaixo. Impressoras, periféricos e eletroportáteis fi caram praticamente estáveis. A linha marrom caiu 3%, informática retraiu 5% e foto teve queda de 14%, a maior entre todos os segmentos.

Itens da boa vitrine Desempenho das vendas

“A vitrine é uma ferramenta de comunicação, precisa ter boa composição e estética. Deve agradar, sensibilizar e dialogar com o consumidor por meio do visual.” Luiz Travassos

Itens da boa vitrine

GfK Retail and Technology 2009

© by GfK-RT, www.gfkrt.com

Evolução das vendas de bens duráveis no Brasil

19,14 19,1918,56

20,09

18,07

19,41

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

T1-08 T2-08 T3-08 T4-08 T1-09 T2-09

R$ bi

eletrolarnews 33

GfK Retail and Technology 2009

© by GfK-RT, www.gfkrt.com

3.795

368

4578

1301

4854

4020

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

35%

-20% -15% - 10,0% -5% 0% 5% 10% 15% 20%

Linha marrom (CE)

Foto (PH)

Linha branca (MDA)

Eletroportáteis (SDA)

Informática (IT)

Telecom (TC)

Impressoras e periféricos (OE)

CE

IT MDA

SDA

PH

TC

OE

Share -vendas em

R$

Variação com o mesmo período do ano anterior Vendas em R$

489

2º trimestre de 2009 BrasilMercado em R$

A Masterfrio traz para o mercado o novo purifi cador de água Masterfrio Black, com painel blue touch e display digital que indica a temperatura da água. O design é clean e o acabamento black piano ou de inox. O botão de

controle de temperatura, localizado no painel frontal, vai de 4º a 14º C e gela mais de 52 litros de água por dia, ou 12 copos por hora. O fi ltro, com cinco estágios de fi ltração e carvão ativado, garante água pura e cristalina, livre de cloro, barro, limo e ferrugem, além de odores e sabores desagradáveis. A tecnologia Melt Blown, presente no fi ltro, libera sais minerais como cálcio, potássio, magnésio, e regula a acidez da água. O produto é bivolt.

Para os que gostam de produtos modernos e com tecnologia, a Electrolux lança dois modelos da lavadora Blue Touch, que estarão disponíveis em novembro no mercado nacional: LBT12 – água fria, e LB12Q – água quente, ambas

com capacidade para 12 kg. As lavadoras complementam a família Blue Touch da marca, composta por refrigeradores, micro-ondas e lava-louças que dispensam o uso de botões. Contam com 12 programas personalizados de lavagem (roupa íntima, seda, roupa de cama, toalha de banho, jeans, edredom, tênis e outros), seis níveis de água (incluindo o

automático), sistema turbosecagem, função passa-fácil, tecla duplo enxágue, molho dinâmico, fi ltro pega-fi apos e multi-dispenser. Apresentam, também, o selo Procel, concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.

eletrolarnews36

ElectroluxLavadora Blue Touch

MasterfrioPurificador de água

Mueller Eletrodomésticos Lavadora Línea

A lavadora automática de agitação da Mueller, Línea, tem gabinete de plástico que garante maior durabili-dade ao equipamento, tampa transparente, sete programas, capacidade para 5 kg de roupa seca, fi ltro de

fi apos e três níveis de água. Seus maiores diferenciais estão no processo de lavagem. O agitador central garante a limpeza mesmo de roupas muito sujas e o sistema de dispensers individuais de sabão, alvejante e amaciante, com entrada dos produtos diluídos pela parte de trás do cesto, evita o aparecimento de manchas nas roupas. Branca, pode ser encontrada em 120 V e 220 V.

AContinental apresenta o seu novo cooktop, que possui acabamento em vidro temperado, mesa na cor branca, detalhes cromados e serigrafi a diferenciada, que garante mais beleza para a cozinha.

Disponível com quatro e cinco queimadores, tem acendimento superautomático, botões cromados, grades individuais esmaltadas, fáceis de limpar e que dão mais estabilidade na hora de preparar os alimentos, e vem com queimador extra-rápido de 3,6 kw.

O purifi cador de água Latina Sterilizer tem dez estágios de purifi cação e sistema exclusivo que adi-ciona sais minerais (cálcio, potássio, magnésio e silício) e esteriliza até 99,9% bactérias, vírus, algas,

fungos e outros microorganismos patogênicos existentes na água. Tem tecnologia UV (luz ultravioleta), desenvolvida em conjunto com a Philips, é 100% ecológico e possui certifi cação de qualidade da água Inmetro. Conta com a melhor classifi cação em fi ltração – P1. Filtra impurezas de até 0,5 micro (100 vezes menor que um fi o de cabelo). Com design sofi sticado, tem acabamento em prata escovado.

Latina Sterilizer

ContinentalNovo Cooktop

Aindicação da Esmaltec é um produto da linha Stilo Inox. O Bahamas Gourmet Inox, disponível em quatro e seis bocas, tem queimadores volcano, mesa de inox sobreposta, grill elétrico com timer sonoro, acendimento automático total,

porta do forno com vidro espelhado e puxador metálico. O forno possui válvula de segurança, duas prateleiras deslizan-tes e é autolimpante. O fogão tem o selo Compet de certifi cação de efi ciência do Inmetro e um ano de garantia.

EsmaltecFogão Bahamas Gourmet Inox

vitrine especial natal - l inha branca

O destaque da IBBL é o purificador de água FR600, em prata. Com tripla filtragem, oferece água mais pura e vem com o sistema Girou, Trocou, que dispensa o técnico especializado na substituição do filtro. Os purifi-

cadores refrigerados da marca, agora com nanotecnologia, têm exclusiva proteção que, aplicada internamente nos reservatórios, inibe a proliferação de bactérias, mesmo se a água ficar armazenada por muito tempo. O gás utilizado é o R234a, inofensivo à camada de ozônio. O Inmetro certifica a segurança e a qualidade do produto, disponível em 110 V e 220 V.

O destaque da Mallory para esta Vitrine especial é o cooktop, um dos produtos da linha de alto padrão da marca. O produto é apresentado em dois modelos, MC604 e MC705 de embutir, com quatro e cinco queimadores. O

Cooktop MC604 tem quatro queimadores, um rápido, dois semirrápidos e um auxiliar, mesa de vidro temperado e acendimento automático. Aceita gás GLP ou natural e é bivolt.

MalloryCooktop

IBBLPurificador de água FR600

Atlas Eletrodomésticos Fogões Utop

A empresa apresenta a linha de fogões Utop, lançada em agosto. O fogão tem design arrojado, painel na mesa de inox de aço escovado, queimadores família, acendimento automático total, grades deslizan-

tes e um dos maiores fornos da categoria. Possui válvula que corta o gás em caso de vazamento, puxador da porta do forno de alumínio, copos forjados e espalhadores esmaltados. O fogão está disponível em 4, 5 e 6 bocas e tem um ano de garantia.

eletrolarnews 37

Especializada na instalação de banheiras, spas e ofurôs em edifícios, casas e áreas de lazer, a Nankel desen-volveu o SecLar, secador de roupas para varal de teto, indicado para quem tem falta de espaço e ventilação

na área de serviço. É composto por resistência blindada de aço inox e turbina, envoltos em grades de proteção e caixa de plástico branca. O aparelho é fixado por meio de quatro furos no teto ou na parede e sua operação é controlada por timer digital. A programação do tempo de secagem é digital e o termostato de segurança desliga automaticamente o aparelho em caso de queda de energia ou outra eventualidade elétrica. O produto é patenteado pela Nankel, tem dois anos de garantia e está disponível nas versões 110 V e 220 V. Consome só 0,326 kW/h, o equivalente a R$ 0,04 por hora ou 7% da energia, informa a empresa.

Com base em pesquisas de mercado, a Fioreta amplia sua linha de produtos com a lavadora semi-automática Reverse. A máquina tem um exclusivo sistema que reverte o ciclo a cada oito segundos,

evitando que as peças se enrolem umas nas outras. Conta com moderno design, capacidade para 7,1 kg de roupas, vários modos de lavagem, dispenser para sabão e filtro antifiapos. O produto tem Selo A do Procel em eficiência de economia de energia e garantia de um ano.

Fioreta Lavadora Reverse

NankelSecador SecLar

O forno elétrico Sonetto, da Mueller, até agora disponível apenas em branco, ganha neste Natal uma versão mais sofisticada, de inox. O modelo tem gabinete de aço escovado, porta com vidro espelhado e dupla

vedação. O Sonetto Inox dispõe de capacidade de 44 litros, controle automático de temperatura, timer de até 120 minutos, forno autolimpante, luz interna e bandeja para resíduos esmaltada. Disponível em 127 V e 220 V.

Mueller FogõesSonetto Inox

eletrolarnews40

ASkil Ferramentas Elétricas sugere a tesoura elétrica Multi Cutter, produto inovador, movido à bateria e indicado para trabalhos artesanais e domésticos. É rápido e de fácil manuseio para cortar vários

materiais, como papelão, papel, papel de parede, cortiça, plásticos, vinil, chapa, latas (inclusive de refrigerante), tela de metal, retalho de lona de caminhão, tecidos como jeans, tapete, cortina e couro. É uma opção para os que estão ligados em artesanato, para confeccionistas e para os que lidam com tapeçaria.

Para facilitar o dia a dia de quem não tem muito tempo para ir ao salão de beleza, a Ga.Ma Italy apresenta a Silver-Tech GM 620, uma máquina de corte para uso doméstico. Com design arrojado e moderno, possui tecnologia nano

silver, que evita a proliferação de bactérias, e tem corpo emborrachado. Leve, silenciosa e prática, a máquina é bivolt e vem com quatro pentes de corte, um pente de cabelo, uma tesoura e material para limpeza das peças.

Ga.Ma ItalyMáquina Silver-Tech

SkilTesoura Multi Cutter

Oster Batedeira

Com design ergonômico, a batedeira R2601, branca, tem sistema patenteado Dual Motor®, isto é, um motor para os batedores e outro para a tigela, e oferece dez velocidades mais turbo, que permite preparar desde

misturas leves até massas mais pesadas. O produto tem pedestal e é acompanhado de uma tigela de inox com capacidade para 3 litros, uma tampa, dois pares de batedores e uma espátula. O modelo disponível em 110 V tem motor de 325 W e o de 220 V, 360 W. A garantia é de um ano.

OMultiprocessador de alimentos Effi cace, modelo MPR850, vem com uma série de componentes para processar todos os tipos de fruta, vegetal, queijo, carne, grão e gelo. Tem exclusivo sistema inteligente

de eixos duplos, que aumenta a performance do motor em força e velocidade, e sistema de travas de segurança, que não permite que o aparelho funcione sem que esteja corretamente montado. O produto processa, rala, corta em tiras, palito ou fatias, descasca, mói, tritura, bate, mistura e é também liquidifi cador e espremedor de frutas. É acompanhado de espátula, pilão e fi ltro.

CadenceMultiprocessador Efficace

Odestaque é a máquina de café espresso com Automatic Cappuccino System, sistema patenteado pela marca, que prepara cappuccino e caff elatte italiano com um só toque. Conta com display

digital luminoso, reservatório de água removível e capacidade para 1,8 litro, aquecimento Thermoblock, duplo sistema de caldeira e três opções para dosagem do café: curto, médio e longo. Tem pressão de 15 bars, potência de 1.350 watts e pode ser usada com café em pó ou em grãos (os compartimentos são separados) e moedor de grãos integrado com 13 níveis de moagem. Dispõe, também, de comparti-mento coletor para borras de café, superfície para aquecimento de xícaras e dispenser de saída de café, ajustável de acordo com o tamanho das xícaras. Disponível em 127 V e 220 V.

De’LonghiESAM4500

vitrine especial natal - portá teis

A sugestão da Bosch é a GSR ProDrive, a menor parafusadeira profissional à bateria do mundo, com a tecnologia de íons de lítio, a mesma de celulares e laptops, que pode ser recarregada a qualquer

momento. Compacta (pesa apenas 500 gramas), tem design que se encaixa confortavelmente na mão e oferece todas as funções de uma parafusadeira sem fio. Uma carga de bateria é suficiente para parafu-sar 110 parafusos. O led integrado fornece luz para trabalhos em áreas escuras. A versão básica vem com duas baterias. É útil para pequenas tarefas caseiras e para os que trabalham com parafusamento.

Para o preparo de suco de frutas, verduras e legumes, a NSK lança a centrífuga TKS-949. Com potência máxima de 900 watts, o aparelho processa alimentos inteiros e tem jarra com capacidade para 1

litro, coador superfino, corta pingos e pilão duplo. As peças são removíveis, o que permite a limpeza fácil e rápida. Conta com trava de segurança, pés antiderrapantes e é encontrada em 127 V e 220 V.

NKSCentrífuga TSK-949

Bosch GSR ProDrive

Wahl Kit Nac Clipper

A dica de presente da Wahl é o Nac Clipper, um kit de corte de cabelos com 22 peças acondicio-nadas em estojo rígido, desenvolvido para proteger o aparelho e facilitar o transporte. O kit

contém uma máquina com alavanca para regulagem da altura do corte, nove pentes de corte com lâminas de aço autoafiáveis, três pentes de cabelo, uma escova de limpeza, óleo lubrificante, tesoura e protetor de lâmina. Vem acompanhado de manual de instruções e DVD que ensina passo a passo como usar a máquina.

eletrolarnews 41

Adica de Natal da Ventisol é um produto silencioso e com grande poder de ventilação. O ventilador de teto Aires, com três ou quatro pás dupla face, em tabaco ou branco, tem rotação de 300 rpm,

potência 1/6C e capacidade para ventilar área de até 25 m². A luminária funciona com duas lâmpadas eletrônicas, tem a base de plástico ABS e motor, garras e haste de aço tratado, com pintura eletrostática. Pode ser encontrado em 127 V e 220 V.

A escolha da Mondial para esta Vitrine de Natal é um produto da Linea Alpha Profissionale, nova linha profissional de cuidados pessoais da marca, composta por secadores de cabelos, pranchas

de alisamento e máquina de corte. O secador Confort Pro 4500 AC-Tourmaline Íon, com 2.100 W, tem design anatômico e haste dobrável que facilita o ajuste da mão e dá mais suporte para o manuseio. O cabo de energia giratório, com 3,1 m, pode ser encontrado em 110 V e 220 V.

MondialSecador de cabelos

Batedeira

VentisolVentilador de teto Aires

eletrolarnews42

Aprancha de alisamento B1 700 MDB Creativity Multistyle é um produto 3 em 1, indicado para fazer cachos, alisar e modelar os cabelos. O aparelho tem design arredondado,

regulagem de temperatura digital até 230°C, dupla cerâmica e cristais de jade, para deixar os cabelos mais sedosos e brilhantes, aquecimento rápido e emite íons negativos. A prancha Multistyle tem bloqueio das teclas, isolamento térmico e cabo giratório bivolt automático. Vem acompanhada de DVD com passo a passo e dicas para penteado.

A nova batedeira com pedestal da Black & Decker, modelo BAT300, é leve, prática e fácil de usar. Tem cinco velocidades, mais a função turbo, desenvolvidas para atender as exigências de cada receita. A

BAT300 vem com batedores para massas leves e pesadas, espátula e tigela em de fumê, que permite a visualização do conteúdo em preparo. Apresentada em branco, tem botão ejetor dos batedores, cabo elétrico em PVC de 1,5 m, potência de 300 watts, tigela com capacidade para 3 litros e é encontrada nas versões 127 V e 220 V.

Black & DeckerBatedeira BAT300

Master AmericaCreativity Multistyle

DremelKit Natal

ADremel® apresenta o Kit Natal Dremel®, composto pela ferramenta Dremel® série 300 e 23 aces-sórios. A peça rotativa é útil em diversos trabalhos, conforme o acessório utilizado, pois pode

perfurar, lixar e polir superfícies, esmerilhar e afi ar metais, cortar, esculpir e fresar diferentes materiais. Pode ser utilizada, também, no trabalho com mosaicos, no artesanato em pedras, argilas e madeiras, na moldagem de resinas, na gravação em joias e vidros, além de ser indicada, ainda, para profi ssionais como protéticos e podólogos. O kit vem em maleta com organizador.

A empresa lança o Hotdog Maker, aparelho com novo design, para grelhar linguiças e salsichas. Com chapas antiaderentes e base antiderrapante, o produto tem separadores de alimentos, trava de

segurança e lâmpada piloto. Disponível em branco, em 110 V e 220 V.

EternyHotdog Maker

O mais recente lançamento da Arno para o verão chega em três modelos: 30 cm, 30 cm com timer e 40 cm. Os ventiladores têm tecnologia que permite até seis vezes mais força de vento e são duas vezes

mais silenciosos, segundo a empresa. Os Turbo Silêncio têm grade de segurança produzida sob norma in-ternacional, que não permite o contato com a hélice, e ajustes fáceis para direcionar o vento com inclinação vertical e oscilação horizontal. Os produtos estão disponíveis em 127 V e 220 V.

ArnoVentilador Turbo Silêncio

vitrine especial natal - portá teis

O novo telefone sem fi o é a opção da Intelbras para esta Vitrine de Natal. A linha Dect 6.0, lançamento voltado para os mercados corporativo e residencial, é um telefone sem fi o que possibilita contar com até sete ramais em ape-

nas uma linha telefônica, sem a necessidade de instalação de extensões pelo ambiente. Segundo a empresa, a nova família de aparelhos sem fi o Dect 6.0 apresenta, como uma das principais vantagens, a eliminação de interferência e ruídos provocados por outros aparelhos eletrônicos instalados nas proximidades.

Anova caixa de som MP3000 da Frahm anima uma festa inteira sozinha, informa a empresa. São 300 W RMS distribu-ídos na caixa multiuso de três vias, a primeira do mercado brasileiro, que possui oito canais independentes onde

podem ser conectados contrabaixo, violão, teclado, guitarra, cavaquinho e microfone. A caixa também tem entrada USB para a conexão de TV, DVD player, CD player, iPod, MP3 player ou computador. Vem com controle remoto para

as funções dos dispositivos conectados por essa porta.

eletrolarnews46

Frahm Caixa multiuso

Intelbras Dect 6.0

Elgin Novas câmeras digitais Canon

AElgin Info Products lança as câmeras digitais da série Canon PowerShot SD em cinco modelos: SD780 IS, SD960 IS, SD970 IS, SD990 IS e SD1200 IS. Contam com o processador Digic IV, que traz qualidade

para as fotos por meio de seu sistema inteligente de contraste, tecnologia “face detection”, que ajusta au-tomaticamente o foco para até 35 rostos no momento do enquadramento da fotografi a, e estabilizador de imagens. Destaque para a Canon PowerShot SD780 IS, supercompacta e com 12,1 megapixels de resolução. A tela LCD de 2,5” Pure Color II permite a visualização nítida da cena, mesmo sob forte claridade. Tem zoom óptico de 3x e digital de 4x, sistema Smart Auto, que reconhece automaticamente até 18 cenas para o ambiente. Grava vídeos em alta resolução (1.280 X 720 pixels) e possui saída Mini-HDMI. É alimentada por bateria recarregável de lithium-Ion e está disponível em preto, vermelho, prata e dourado.

O produto escolhido pela Dynacom é o MP-TV, aparelho que capta sinais de UHF e VHF e é também media player. Com antena telescópica embutida e bateria de longa duração (20 horas de áudio e seis

de vídeo), o MP-TV reproduz áudio com qualidade MP3, com bit rate que varia de 8 a 384 kbps, além dos formatos WMA e WAV, grava vídeos no formato MP4 e tira fotos (extensão JPG). Dispõe de um adaptador padrão (P2-F 750 hms) que permite a instalação de alguns modelos de antenas externas, 2 GB de memória interna e aceita cartão Micro SD (TF Trans Flash) de até 4 GB. Com display de 2,8’’, tem design clean, pesa 70 gramas e é apresentado em preto. Acompanha cabo USB, cabo para antena externa, carregador de bateria, CD de instalação e manual simplifi cado.

O televisor LCD de 47”, de alta defi nição Full HD (resolução 1.920 x 1.080), com conversor integrado para a recepção do sinal de TV digital, é a novidade da empresa. Tem sistemas de equalização de som (música,

cinema e voz) e de imagem (suave, vívido e padrão) com pré-programações. Dispõe de duas entradas HDMI e das tecnologias Digital Noise Reduction, que reduz interferências como ruído e granulação da imagem, 3D Diamond Image, que oferece cores mais puras, e De-interlacing, que defi ne melhor os contornos. O modelo D47H831 tem base giratória, acabamento black piano, entrada para PC e selo Energy Star, norma para aparelhos que consomem pouca energia.

AOC TV LCD D47H831

DynacomMP-TV

O produto escolhido pela Lenoxx é o DVD player portátil com televisão, karaokê e rádio. O modelo DT-520 tem tela de 7” e potência de 6 W RMS. Suas principais características são: entrada USB, leitor de cartão

de memória SD / MMC, reproduz DVD, CD, CD-R, CD-RW e MP3, tem conexão A/V para TV (áudio 2.0 analógico e videocomposto), recepção de rádio AM/FM estéreo, entrada para antena externa, entrada auxiliar para MP3 player ou outro dispositivo de áudio, além de entrada para microfone do karaokê. É bivolt e funciona também com oito pilhas médias. É apresentado com controle remoto e alça para transporte.

LenoxxDVD player DT-520

vitrine especial natal - l inha marrom

O modelo de DVD automotivo selecionado pela Nakashi é um aparelho double din com tela de 7” LCD. O DVL7200 é touchscreen, oferece conexões para novas mídias, USB, SD e Aux, além de sistema bluetooth para utilização do aparelho celular em viva-voz.

Principais características: painel frontal de deslizar para baixo motorizado, proteção antichoque eletrônica, sistema de rádio PLL de sintonia eletrônica, memória para 30 estações, display de relógio de tempo real, controle de volume eletrônico, controle de equali-zador com pré-ajustes (pop/classic /rock/flat/jazz), saída de alta potência de quatro canais e entrada de vídeo de câmera traseira. O modelo tem suporte para placa USB/SD, entrada e saída de áudio/vídeo, controle remoto e garantia de um ano.

Um pequeno produto de alta qualidade. Assim, a Divoom apresenta o Itour-10, caixa de som que pode ser usada em videogame, iPod, MP3 e MP4 players, notebook, desktop, celular e outros apa-

relhos que tenham entrada P2. Com design em formado redondo, a Itour-10 é portátil e cabe na palma da mão – mede apenas 35 mm de altura, 50 mm de largura e 50 mm de profundidade. Tem potência de 2,4 watts RMS, bateria interna de lithium recarregável de longa duração, com voltagem de 3,7 V, capacidade 300 MAH e é alimentada por fonte USB. Vem com manual de instruções em português, cabos adaptadores para celular e cabo USB. Garantia de seis meses.

DivoomCaixa de som

Nakashi DVD player automotivo

LeadershipHome theater

A Goldship, marca top de linha do Grupo Leadership, lança no mercado o home theater 5.1 Techno. Para os apaixonados por cinema, a novidade oferece, além de qualidade, maior sen-

sação de realidade. Composto por duas caixas satélites frontais, duas traseiras, uma central e um subwoofer ativo, é compatível com sistemas de áudio DTS® e Dolby® Digital. Possui, ainda, o Ramping Volume, que aumenta o som gradativamente, evitando os desagradáveis sustos ou estouros nos alto-falantes. Conta também com rádio AM e FM e é acompanhado de controle remoto. Os produtos podem ser utilizados em TVs, DVDs e computadores.

eletrolarnews 47

A Kodak antecipa com exclusividade para Eletrolar News o lançamento da Zx1, a primeira filmadora de bolso de alta definição do Brasil, que chega este mês ao mercado. A Zx1 filma em alta definição, HD60 (60 FPS), HD30 (30

FPS) ou VGA, tem visor de 2”, zoom digital 2x e memória interna de 128 Mb. Grava até dez horas de vídeo com cartão de 32 GB (não incluso), capta áudio com microfone de baixa distorção, vem com software integrado para edição de imagens e tira fotos com 3 MP (JPEG 2.048 x 1.536). É compacta, pesa menos de 100 gramas, tem revestimento em-borrachado e acabamento de aço, é resistente a respingos de água, neve, areia e terra. Vem com cabo HDMI, pilhas Ni-MH AA e carregador. É apresentada em preto, vermelho e pink.

Kodak Filmadora Zx1

Especializada em modelos de players e acessórios, a X-Sound! lança o MP6 PMP Game-Pro 2.4, videogame emulador de jogos em formato *NES, tecnologia que permite baixar diversos games

pela internet e jogar diretamente no televisor, conectando o cabo AV. Possui tela LCD de 2,4”, funções MP3, MP4, pendrive, gravador de voz, reprodução de imagens, rádio FM, câmera e filmadora. O MP6

PMP Game-Pro 2.4 tem alto falante externo e vem também com fone de ouvido. A memória interna é de 2 GB ou 4 GB e aceita slot de expansão de memória com o uso de cartão SD. Alimentação de bateria de lítio, recarregável.

X-Sound! MP6 PMP Game-Pro 2.4

eletrolarnews48

ASennheiser, distribuída no Brasil pela Equipo, escolheu para esta Vitrine um produto da linha Consumer: o fone de ouvido RS130. Por ter conexão sem fi o (wireless), o fone tem design que permite movimentos

livres quando conectado. É dotado de sistema inteligente de autofrequência, controle de aumento de sinal de recepção automático self-learning, modo SRS de som surround switchable e pode ser conectado a qualquer aparelho de áudio ou TV. O fone de ouvido tem bateria NiMH, recarregável. Para recarregar, basta colocar o fone sob o transmissor, que serve também como base de apoio.

A nova Scarlet II, nas versões LCD de 32”, 42” e 47”, chega slim. O modelo mais fi no, de 42”, tem só 3,9 cm de espes-sura – metade da medida do último lançamento da série. Todos os televisores Scarlet II apresentam a conexão

bluetooth como principal diferencial, além do recurso Time Machine Ready, que permite a gravação de conteúdo em HD externo conectado via USB. O design recebeu detalhes transparentes e formas arredondadas, mantendo o

botão sensível ao toque e o acabamento vermelho. Também são Full HD (1.920 x 1.080 pixels), têm frequência de 120 Hz e entrada USB Plus HD para leitura de arquivos de imagem, música e vídeo, até mesmo em alta defi nição, no formato DivX HD. Contam, ainda, com o Smart Energy Saving Plus, que controla o uso de energia da TV por meio do controle remoto, sistema IPS de imagem inteligente e conversor digital integrado.

LG TV Scarlet II

SennheiserFone de ouvido sem fio

EdifierCaixas de som

Especializada na produção de caixas de som para multimídia, a Edifi er lança os modelos iF500 e E20. Nesta Vitrine, a empresa destaca a caixa de som iF500, produzida com design diferenciado, que segue a linha de

iPods no formato redondo. A luz produzida pelo led, indicador de energia instalado na parte de trás do equipa-mento, pode ser usada na decoração do ambiente, pois projeta o refl exo da silhueta da peça. O modelo iF500 é compatível com toda a linha de iPods (exceto iPod Shuffl e) e também com iPhone. Tem sistema multimídia digital 2.1, com subwoofer de 5”, potência de 52W RMS, botões sensíveis ao toque, entrada auxiliar e rádio FM integrado. Vem com controle remoto.

AMultilaser, distribuidora da marca Mirage no país, apresenta a Jazz 10 MP, câmera e fi lmadora digital com funções especiais como PictBridge, Antisshake e Face Tracking e lentes F2.8, 36-72 mm. Tem

sensor de 10.0 CMOS (3.648 x 2.736), zoom óptico de 2x e digital de 8x, tela LCD de 2,4”, memória interna de 32 MB Sdram e suporta cartão SD de até 4 GB. Modos de exibição: Auto, Retrato Noturno, Paisagem Noturna, Retrato, Paisagem, Esporte, Festa, Praia e Alta Sensibilidade. Sistema operacional Windows 2000, XP, Vista. A Mirage Jazz vem com cabo USB, CD com manual e driver, bateria Li-ion, carregador AC e tem garantia de um ano.

MirageCâmera Jazz 10 MP

vitrine especial natal - l inha marrom

A linha 300 de televisores da Philips é formada por três modelos: 32PFL3404, de 32”, 42PFL3604, de 42”, e 26PFL3404, de 26”. Os aparelhos oferecem imagens vivas e nítidas

em tela LCD HD Ready, resolução de 1.366 x 768 p para os modelos de 26” e 32”, e Full HD 1.080 p para o modelo de 42”. Contam com a exclusiva tecnologia 3P, que monitora separadamente itens como cor, contraste, brilho, nitidez e cenas em movimento. A linha apresenta, também, o Incredible Surround, que garante som de melhor qualidade, e Dynamic Bass Enhancement, reforço dinâmico de graves para som de cinema e potência de 2x8 W. Os televisores têm contraste dinâmico 30.000:1, tempo de resposta de 8 milissegundos 60 Hz e duas entradas HDMI.

PhilipsTVs série 300

A Fada Sininho, personagem das histórias infantis da Disney, é referência para o lançamento da Tinker Bell, boneca que apresenta detalhes e características da personagem, como um gracioso vestido brilhante verde e uma

sapatilha. Com 55 cm de altura, a boneca tem as asas fl uorescentes que brilham no escuro.

Aopção da Houston para os usuários de bikes, que começam a enfrentar os desafi os da modalidade speed, é o modelo STR 500. A bicicleta tem quadro de alumínio com cabeçote integrado, garfo de

aço carbono, aro 26, aeroparede dupla 36 furos, cassete/roda livre 14-28 dentes Index e pneu preto sem faixa 700 x 28 C. Pode ser encontrada em preto/bronze fosco. O modelo pesa 12 quilos.

eletrolarnews52

HoustonBicicleta STR 500

Baby BrinkBoneca Fada Sininho

Brinquedos BandeiranteSmart Scooter

A sugestão de Brinquedos Bandeirante para este Natal é o Smart Scooter, que reúne três funções em um único produto. Na função passeio, a haste é utilizada para conduzir a criança. Na função balanço, a haste

transforma-se em uma base, proporcionando movimento seguro e confortável. E o Smart Scooter é andador também, e auxilia o desenvolvimento do equilíbrio e a coordenação motora da criança.

Omais recente lançamento da Caloi para os meninos de quatro a oito anos é a bicicleta Ben 10. A que tem aro 16, dispõe de selim macio, com estampa exclusiva e uma placa frontal do famoso

personagem. É equipada com diversos itens de proteção, como rodinhas laterais com calotas, cobre-corrente envolvente, protetores de plástico para parafusos e para-lamas dianteiro e traseiro.

Entre as novidades da indústria de brinquedos Estrela para este Natal está a batalha entre um heli-cóptero e sua base, que promete uma dose extra de aventura à brincadeira das crianças, segundo

a empresa. Com efeitos sonoros, o helicóptero emite “tiros” infravermelhos contra seu inimigo. O material da aeronave é resistente e hábil para voar para os lados. Recomendado para crianças acima de 8 anos.

Estrela Picooz Planet Protector

CaloiBen 10

Em parceria com a Cartoon Network, a Candide apresenta o laptop com o personagem Ben Tennyson, mais conhecido como Ben 10, cujo desenho animado é um dos grandes sucessos do momento. O

PC do Ben 10 (cód. 5322) tem 84 atividades interativas e jogos em português, inglês e espanhol, em que meninos e meninas brincam exercendo atividades de lógica, ortografi a, matemática, música e jogos. Utiliza quatro pilhas AA (não inclusas).

CandidePC do Ben 10

vitrine especial natal - brinquedos

A bike escolhida pela Sundown é a Brisk 21V, em amarelo e preto. Especifi cações técnicas: quadro de aço carbono Full Suspension, garfo com suspensão, guidão curvo preto, manopla de PVC

preta, freios V-Brake de plástico, pedivela triplo de aço, pedal de plástico, sistema de câmbio, aros de alumínio, pneus do tipo MTB, aro 26, pretos, selim de poliuretano e 21 marchas.

A linha Lego City traz dezenas de novidades que ajudam as crianças a proteger as cidades, de acor-do com a empresa. O brinquedo escolhido para esta Vitrine é o Helicóptero da Guarda Costeira

e Jangada Salva-vidas (7738), indicado para crianças de 5 a 12 anos. A caixa vem com 445 peças, incluindo quatro bonequinhos e um tubarão, e o helicóptero apresenta um guincho automático e hélices rotativas.

LegoLinha City

Sundown BikeBrisk 21V

MattelBarbie e as Três Mosqueteiras

Pela primeira vez, o clássico francês Os Três Mosqueteiros ganha versão estrelada por mulheres: Barbie e as Três Mosqueteiras. Lançamentos: boneca Barbie, como Corine; a gatinha Miette; Gwi-

neth (representada por Nikki, a amiga negra da Barbie); Aramina (no caso, Summer, a californiana); e Trista (como Teresa, a amiga latina). Um castelo de dois andares, cheio de surpresas e segredos, vem com uma fi gura da gatinha Miette, cama, escada, mesa, cadeiras e acessórios. Além do DVD, distribuído pela Universal, a Mattel do Brasil coloca no mercado acessórios e bonecas ícones do fi lme, com destaque para a gatinha Miette, que chega ao país com tecno-logia que permite os pequenos interagirem com o brinquedo, conta histórias e comenta cenas do fi lme. O produto é indicado para crianças acima de 3 anos.

Anovidade da Tectoy é o Megadrive 4 Guitar Idol, que une videogame, guitarra e mais os jogos de ambos. Vem acompanhado de uma guitarra estilizada, 87 jogos, como Sonic 3, Alex Kidd

in the Enchanted Castle, Altered Beast, Golden Axé e Kid Chameleon e o inédito Guitar Idol, criado pela Tectoy Digital e pela Interama, que traz 50 músicas nacionais e internacionais para tocar com

a guitarra ou com o joystick. A guitarra tem cinco notas musicais e alavanca. O Megadrive 4 Guitar Idol apresenta três níveis de difi culdade, medidor rock e medidor combo e a função Idol Power, que é ativada pela alavanca da guitarra.

TectoyMegadrive 4 Guitar Idol

O produto da linha By Kids, da Conthey, promete fazer sucesso neste Natal. O Sorvete Mágico foi criado para as crianças prepararem sozinhas deliciosas massas geladas. De acordo com a empresa, basta colocar pe-

dras de gelo e um pouco de sal no compartimento maior, com fabricação de plástico ABS, encaixar a peça de alumínio onde entra o suco ou o iogurte, encaixar a tampa e agitar por três minutos. O produto não precisa de pilhas nem de bateria, é indicado para crianças acima de 5 anos e apresentado em quatro modelos: Pinguim, Esquimó, Surfi sta e Banhista.

ContheySorvete Mágico

eletrolarnews54

vitr ine especial natal - brinquedos

O processo e a adoção de novas tecnologias no varejo começou na década de 1990, com o objetivo de promover economia

de custos e melhorias na gestão. Gradativamente, os varejistas pas-saram a agregar em suas lojas novos equipamentos e serviços para atrair o consumidor, e a vantagem competitiva passou a ser, além da qualidade do produto, o tipo e o número de benefícios disponi-bilizados e não somente o preço.

Verdade seja dita, os cartões de crédito contribuíram, e muito, para o varejo ser, hoje, um efi ciente canal de distribuição de produtos, serviços e seguros. Muitas vezes, chega a rivalizar com os bancos. Oferece o mix de acordo com a classe social que a loja ou a rede atende e o negócio acaba sendo bom para todos os envolvidos, isto é, vendedor, loja, consumidor e seguradora.

Infraestrutura e tecnologia, porém, não substituem as ações de re-lacionamento, que exercem positiva infl uência no consumidor, e possibilitam ao varejo vender seus serviços e seguros. Quem traba-lha com vendas, ressaltam os especialistas, precisa ter atendimento, respeito pelos clientes e ferramentas efi cazes de gestão para obter bons resultados.

GARANTIA ESTENDIDA

É o tipo de seguro mais comum. A garantia estendida é importante instrumento para o varejo, afi rma Alexandre Badolato, superinten-dente da Garantech. “É a responsável por rentabilizar um negócio de margens tão pequenas como é o varejo de eletrodomésticos, e é fator de fi delização, pois grande parte do ganho de imagem fi ca com o varejista.”

Os produtos com mais tecnologia, como os notebooks e os televisores LCD, têm muito apelo. “O consumidor teme que os aparelhos apresen-tem algum defeito, após a garantia do fabricante”, conta Badolato. La-vadoras de roupas, telefones celulares e aparelhos de áudio também são produtos de alta aceitação em termos do seguro.

O mercado de garantia estendida vai bem, diz o superintendente da Garantech. “No ano passado, tivemos um excelente primeiro semestre, mas o segundo foi impactado pela crise, que reduziu a oferta de crédito. Neste, foi o contrário: o primeiro teve performance inferior ao mesmo período do ano passado, mas estamos em plena recuperação. Esperamos um ótimo quarto trimestre, que vai nos proporcionar, no consolidado do ano, crescimento sobre 2008.”

Alex Silva, diretor executivo de desenvolvimento de novos negó-cios da Aon Affi nity do Brasil, diz que ainda hoje a garantia esten-

dida é o principal produto de proteção em comercialização pelo varejo, especialmente se for considerada sua proximidade à ati-vidade principal do segmento. “Ao fazer a venda de um produto como o eletroeletrônico, é simples para o vendedor já oferecer a garantia estendida.”

O executivo concorda que o mercado está em plena evolução. “A garantia estendida representa uma média de 55% na quantidade de venda do varejo. Aqui no Brasil tem crescido na média de 20%, tanto em aumento de vendas em varejistas que já possuíam esse serviço, quanto em novas redes do varejo que começam a ofer-tar esse tipo de proteção. No primeiro quadrimestre deste ano, os prêmios arrecadados totalizaram R$ 412 milhões, segundo dados do Bradesco.”

A garantia estendida de eletroportáteis, de celulares e de linha branca em geral são as mais aceitas pelo consumidor, conta Silva. “Também vale destacar o aumento de vendas de garantia estendida para proteger televisores de última geração, especialmente os de maior valor, para os quais a diferença entre o custo do produto e o da proteção é mais signifi cativa. Um exemplo: na compra de uma televisão LCD de 30”, cujo valor é de R$ 1.800, o prêmio da garantia estendida é em torno de R$ 450, enquanto proteger uma TV LCD de 47”, com preço de R$ 5.200, pode custar apenas R$ 520.”

eletrolarnews58

Serviços para

Empresas oferecem diversidade de produtos para estimular as vendas e favorecer a gestão.

o varejo

maté ria especial

Por Leda Cavalcanti

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Alexandre Badolato, superintendente da Garantech, e Alex Silva, diretor executivo de desenvolvimento de novos negócios da Aon Affinity do Brasil.

PROTEÇÃO FINANCEIRA

É um tipo de seguro tão comum quanto a ga-rantia estendida e disponibilizado pela Assurant Solutions, seguradora especializada em desen-volvimento e comercialização de seguros massi-ficados distribuídos em redes de varejo e cartões de crédito.

“É um seguro que protege o crédito, a compra, a perda do emprego formal, a perda da renda do autônomo, morte e invalidez. E pode ser acompanhado de capitalização com sorteios para incentivar a adesão ao seguro. Oferecemos o benefício de uma indenização, por perda de renda, para o consumidor saldar seu compromis-so com o cartão”, diz Vladimir Freneda, diretor de relacionamento da Assurant Solutions.

As modalidades de seguro, assim como os produtos, são regidas pelo mercado. E, como cresce a procura por seguros voltados ao roubo e furto de celulares, a Assurant também voltou seu foco para esses produtos. O preço do seguro depende do valor do aparelho, conta Freneda. “Para o consumidor, o valor da cobertura por um ano é estabelecido entre 15% a 18% do preço do aparelho e, desse montante, 40%, em média, ficam com o varejo.”

Lançado há mais de um ano no Nordeste, o seguro é comerciali-zado por algumas grandes redes e, devido à própria questão da portabilidade, já apresenta resultados positivos. “A modalidade demonstra boa curva de crescimento e será lançada também em São Paulo”, conta o diretor de relacionamento da empresa.

SOLUÇÕES FINANCEIRAS

O acesso ao crédito é a oportunidade do consumidor realizar seus sonhos e comprar o que deseja. As soluções financeiras estimulam o consumo e incrementam as vendas dos varejistas, diz Hilgo Gon-çalves, executivo-chefe da Losango. “Além da segurança e agilida-de nas vendas, os lojistas contam com a vantagem de poder vender a prazo e receber à vista. E os consumidores passam a contar com mais facilidades de pagamento através da oferta de crédito, seja com o parcelamento das compras (CDC) ou cartão de crédito.”

A Losango é líder de mercado no CDC, conta o executivo. “Atende todos os varejistas, do pequeno ao grande lojista, e está presente em 40% dos municípios do Brasil. Conceder crédito à população de baixa renda é a grande especialidade da empresa.”

Aumento nas vendas, além de agilidade e segurança no processo de concessão de crédito geram mais receita aos lojistas. “A rapidez e a eficiência destacam a Losango da concorrência: a operação é 90% automatizada e, em menos de dez segundos, é possível realizar consultas a parceiros externos e cuidar de cada proposta de acordo com as necessidades e características de cada região”, explica Gonçalves.

A empresa dispõe de grande banco de dados, com mais de 15 milhões de CPFs, o que lhe permite realizar consultas rapidamente, característica essencial para a aprovação via internet.

eletrolarnews 59

Luís Fernando Nogueira, gerente comercial da MicroUniverso.

Hilgo Gonçalves, executivo-chefe da Losango, e Vladimir Freneda, diretor de relacionamento da Assurant Solutions.

SOFTWARE

A MicroUniverso, software house mineira com 26 anos de mercado, matriz em Belo Horizonte, filiais na capital paulista, em Ribeirão Preto (SP) e no Rio de Janeiro, desenvolve sistemas integrados de gestão empresarial. Verticalizou a área de atuação com foco na prestação de serviços para o comércio e um dos segmentos em que mais atua é o varejo de móveis e eletrodomésticos. “Contamos com dezenas de referências muito importantes, como Ricardo Eletro (Conta-gem), Cook Eletroraro (Belo Horizonte), Lojas Dular (Itabira) e Lojas UD (Lagoa da Prata), em Minas Gerais”, diz Luís Fernando Nogueira, gerente comercial. Pelo fato do sistema ser uma solução focada, o ERP da MicroUniverso trata com muita propriedade as necessidades de software opera-cionais e gerenciais das empresas, conta o executivo.” A proposta é a gestão integrada do negócio, desde o orçamento que o vendedor faz na loja até a contabilização do cupom fiscal emitido naquela venda. Destaque para as ferramentas de Business Inteligence (BI) e gerador de relatórios, que proporcionam a possibilidade da livre extração de informações do banco de dados. Com isso, os empresários enxergam sua empresa como querem e precisam, resultados por lojas, vende-dores, grupos de produtos, produtos etc.”, afirma.

A utilização do módulo de BI como ferramenta de análise gerencial do negócio torna possível extrair informações de rentabilidade por

eletrolarnews60

Serviços para o varejo

produto, por cliente, por fornecedor, por linha, giro de mercado-rias em valores e quantidades em qualquer período, comparar vendedores em termos de rentabilidade e venda. Essas informa-ções são extraídas com facilidade pelo próprio usuário fi nal, sem necessidade de programação.

“O recurso é muito importante”, afi rma Nogueira. “Acreditamos que o acesso rápido e fácil às informações gerenciais permite o acom-panhamento diário por parte dos gerentes de loja ou diretores, dos resultados alcançados por seus vendedores. Esse exercício de gestão faz com que haja um alinhamento para cima da média de rentabilidade dos vendedores e traz grande ganho para a empre-sa. Em um mercado cada vez mais competitivo e com margens reduzidas, talvez esta seja a palavra-chave.”

COMPRAS DE NATAL

As empresas que oferecem os mais diversos tipos de seguro estão otimistas com a proximidade do Natal. O maior consumo de pro-dutos implica crescimento na aquisição de seguros que protegem bens e prestações, razão pela qual as empresas estão prontas para oferecer aos seus parceiros lojistas facilidades que possam atrair o consumidor às compras.

“A Losango está preparada para suportar as vendas de fi m de ano. Possui equipe de vendas especializada, focada em parceiros re-gionais, e espera incrementar as vendas em 10% sobre dezembro do ano passado. Acreditamos que podemos atingir os objetivos defi nidos no nosso plano de vendas que, no Dia das Mães e no Dia dos Pais, apresentou crescimento de aproximadamente 5%. Dis-ponibilizamos aos lojistas uma política simplifi cada, que analisa as propostas dos clientes em poucos minutos, o que reduz o tempo de espera na loja”, afi rma Hilgo Gonçalves. Neste ano, a empresa expandirá em 30% sua base de parceiros lojistas.

O período do Natal, geralmente, é bastante positivo para o mer-cado segurador, diz Alex Silva. “Com o aumento das vendas e da circulação de clientes no varejo, aumenta também a comercializa-ção de seguros como a garantia estendida e a proteção fi nanceira. Além disso, é ótima oportunidade de aproximação para a oferta de outros produtos que podem interessar o consumidor, como o seguro odontológico e residencial. Para potencializar as vendas, poderão ser traçadas estratégias que envolvem campanhas mo-tivacionais e de incentivo aos vendedores, com metas maiores e distribuição de prêmios, e também às redes varejistas, com as quais podem ser acertadas bonifi cações em decorrência de resultados melhores.”

Para o Natal, a expectativa da Garantech é a melhor possível, conta Alexandre Badolato. “O clima no varejo está cada dia melhor. O consumidor readquire a confi ança e o crédito volta a ser mais dis-ponível, por isso, esperamos crescimento expressivo sobre o ano passado. Acompanhamos os parceiros varejistas nas promoções sazonais e, no Natal, não será diferente. Sempre haverá boa oferta para a garantia estendida, seja em preço ou até em prazo adicional.” Uma das apostas da empresa é o seguro instalação de produtos como home theater e televisor LCD. “O mais cômodo e seguro é adquirir essa instalação com o produto e eventualmente até em parcelas, pois será feita por profi ssional qualifi cado e de confi ança”, acrescenta o executivo.

Movimentação grande para o Natal é o que espera Vladimir Fre-neda, da Assurant Solutions. “As redes que não comercializam nenhuma modalidade de proteção começam a buscar soluções, baseadas em empresas mais maduras. Desenvolvemos nosso tra-balho de acordo com o perfi l de cada parceiro e de seus clientes, e estamos preparando produtos de proteção fi nanceira para os cartões de forma geral. As empresas que oferecem segurança fi -nanceira têm mais probabilidade de fechar a venda.”

Aon A� nity do Brasil – Perda e roubo do cartão, serviços de assistência domiciliar 24 horas, para o computador (help desk, instalação de hardware e software), para o veículo, garantia estendida, proteção fi nanceira e outros benefícios e sorteios de valores em dinheiro e prêmios (bens duráveis como eletrodomésticos).

Assurant Solutions – Seguros de proteção fi nanceira, garantia estendida, seguro de acidentes pessoais em transporte público, seguro perda e roubo de cartão, seguro roubo e furto de celular e renda diária por internação hospitalar.

Garantech – Garantia estendida, seguro prestamista, compra protegida e seguro de instalação de produtos como home theater e tele-visor LCD, que pode ser adquirido eventualmente até em parcelas. A instalação é feita por profi ssional qualifi cado e de confi ança.

Losango – Crédito direto ao consumidor (CDC), seguros, cartões de crédito, pagamento de contas e empréstimos, incluindo refi -nanciamento de veículos e consignado, suportados por consultoria de marketing e varejo.

MicroUniverso - O ERP da empresa trata todos os processos operacionais e disponibiliza muita informação gerencial, auxiliando os gestores nas tomadas de decisão.

Produtos

maté ria especial

dossiê - blu-ray player

eletrolarnews64

O crescimento do mercado de blu-ray é realidade mundial. A alta definição de imagem oferecida pelo blu-ray player impulsiona o consumidor a procurar também um televisor de alta definição, com maior número de polegadas e qualidade superior. Eletrolar News apresenta mais um produto gerador de negócios e um dos sonhos de consumo deste Natal.

Blu-ray player

Panasonic

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

LG

Samsung

· Reproduz BD-ROM, BD-RE, BD-R, DVD-R, DVD-RW (modo vídeo), CD-RW/CD-R, AVCHD e áudio CD· Compatível com DVD (faz conversão de imagem até 1.080p (upscalling). Reproduz formato de vídeo em MPEG-2, VC-1, AVC, MPEG-4 e H.264 · MP3 playback, avi playback, DivX playback, DivX3.11, DivX4.x, DivX5.x, JPEG playback· Suporte à internet wireless (necessário acessório)

· Função BD Wise: ajusta automaticamente a TV· Easy Top Menu· Closed Caption· Dois conectores USB 2.0· Saídas: HDMI 1.3, audioanalógica, audiodigital óptica, videocom-posto e videocomponente· Preço sugerido: R$ 999

· Tecnologia Viera Cast – interface para navegação na internet, acessa You Tube e Picasa· Sistema Viera Link – convergência digital através de conexão via cabo HDMI· Full HD 1.080p pixels (progressivo) com Sistema digital P4HD6 · Tecnologia PHL Reference Chroma Processor Plus· Decodifi cador som digital para até 7.1 canais· Bônus View e BD Live3 – permite baixar conteúdo extra de títulos

diretamente dos estúdios de Hollywood· Saídas: HDMI, videocomponente, S. vídeo e videocomposto· Saída com decodifi cador de áudio para 7.1 ch· Decodifi cadores Dolby Digital Plus + Dolby True HD + DTS-HD· Picture in picture· Entradas para cartão SD· Dispositivo USB· Preço sugerido: R$ 1.699

· Geração de imagem de alta defi nição (Full HD com 1.080p)· Compatível com áudio 7.1 canais· Sistemas de áudio Dolby TruHD / Dolby Digital Plus / DTS-HD· Opções BD Live* e Bônus View · Acesso direto ao You Tube* · Botão com iluminação em três cores para identifi car as mídias: blu-ray, azul, DVD, laranja, e DivX ou outras, roxa.· Compatível com DVD / DVD-R / -RW, DVD+R / +RW, DivX, DivX HD, BD / BD-R / BD-RE· Compatível com áudio CD / CD-R / CD-RW, MP3 / ID3 TAG, WMA/

WMA TAG, JPEG Viewer e Progressive Scan· Qualidade de vídeo: xvYCC, Deep Color· Formatos de vídeo: MPEG2, H.264, VC-1, AVCHD· Formatos de áudio: DD+, TrueHD, DTS-HD· Saídas: videocomposto, analógica, coaxial, óptica · Conexão HDMI 1.3· Dispositivo USB· Para o acesso a You Tube e BD Live, o aparelho precisa estar conectado a um cabo de rede ou roteador.· Preço sugerido: R$ 1.699

BD370

BD-P1600

DMP-BD60PU-K

eletrolarnews 65

Blu-ray player

Philips

Denon

Tectoy

DBP 1610

· Áudio de 7.1 canais· Compatível com televisores Full HD (1.080p)· Suporta os formatos de áudio Dolby Digital, Dolby digital Plus e DTS-HD· Conexão HDMI· Suporte a Upscaling· Função multiângulos que permite visualizar a mesma cena sob

ângulos diferenciados· Recurso que permite restringir a exibição de determinados títulos, como os não recomendados para crianças· Um ano de garantia para o aparelho e de três meses para os acessórios· Vem com controle remoto e cabo de áudio e vídeo· Preço sugerido: R$ 899

· Tecnologia BD Live Ready· Função Bonus View· XrossMediaBar, menu na tela, inspirado no PlayStation 3· Compatível com DVD· Recurso Precision Cinema HD Upscale que converte os sinais de vídeo convencionais (480i) para alta definição 1080p· Modo standby, reduz o consumo em 37%· Tecnologia Auto Power off, desliga o player após 30 minutos sem uso

· Reproduz formatos BD-ROM/-RE/-R, DVD+R/+RW (camada du-pla), DVD-R/-RW (camada dupla), DVD-ROM, CD-R/RW e CD-ROM e mídias de Blu-ray da região A e DVDs da região 4· Reproduz áudio de até oito canais (em mídias gravadas em 7.1 canais) Decodificadores de áudio Dolby True HD e DTS-HD Master Áudio· Saídas de vídeo: HDMI, videocomponente, videocomposto· Saídas de áudio: óptica digital, digital coaxial e analógica.· Preço sugerido: R$ 999

· Geração de imagem de alta definição· BD Profile 2.0· BD-Live · Porta Ethernet, que permite atualização de Firmware· Saída vídeo HDMI, videocomponente, videocomposto· Fonte direta· Dolby True HD e DTS-HD· Multicanal digital com compatibilidade de áudio· Reproduz formatos DVD, DVD-R, DVD-RW, CD, CD-R e CD-RW,

WMA, MP3· Definição padrão de DVD de processamento e dimensionamen-to de até 1.080p · 12 bits com processamento de vídeo SD · True HD e DTS-HD de alta resolução multicanal de saída de áudio digital · Saídas analógicas estéreo com Burr-Brown D/A de conversão · HDMI fonte função Direct ignora processador de vídeo interno· Preço sugerido: sob consulta

· Reprodução Full HD 1.080p · Dolby TrueHD para som surround 7.1 de alta fidelidade · EasyLink com um único controle remoto · DivX® Ultra · Preparado para BD-Live* (perfil 2.0)· Imagem/tela 16:9, 4:3· Progressive Scan· Conversor D/A: 12 bits / 150 MHz· Reproduz formatos BD-vídeo, BD-R/RE 2.0, DVD, DVD-vídeo, DVD+R/+RW, DVD-R/-RW, CD de vídeo, DivX, CD, CD-R/CD-RW· Formatos de compactação H.264, VC-1, MPEG2, WMV, DivX Ultra, XviD

· Sistema de áudio Dolby TrueHD, DTS 2.0 + saída digital, Dolby digital, DTS· Reproduz áudio formatos CD, CD-R/RW, CD de MP3, MP3-DVD e fotos JPG· Saídas: HDMI, videocomponente, digital coaxial, áudio analógico E/D, videocomposto (CVBS), Ethernet, USB· Idiomas do menu OSD: inglês, português (Brasil), espanhol· Acessórios inclusos: cabo HDMI, cabo de áudio/vídeo, manual do usuário, guia para início rápido, cartão de registro, controle remoto, 2 pilhas AAAP· Necessário dispositivo USB com 1 GB de memória· Preço sugerido: R$ 1.299

BD3000

DBR-700

SonyBDP-S360

“Neoconsumidor – O futuro dos negócios em tempos de integração de canais e convergência dos meios de co-

municação.” Esse foi o tema da 12ª edição do Fórum de Varejo da América Latina, realizado na capital paulista, em setem-bro, que, durante dois dias, debateu o perfi l do consumidor multicanal global que utiliza o celular como instrumento de convergência de mídia. Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa de Souza, empresa organizadora do evento, diz que o novo mundo do varejo será baseado no trinômio: conectividade, mobilidade, interatividade, e incorporará todas as possibilidades dos canais digitais para re-lacionamento, pagamento, comércio, comunicação e publicida-de. “A revolução emergente é potencializada com a integração dos multicanais digitais e exige que as empresas coloquem os consumidores no epicentro dos negócios, redefi nindo estraté-gias e criando novos modelos de negócios”, diz o diretor. Durante o evento, foram apresentados alguns cases nacionais que utilizam os recursos digitais para a realização das vendas: Ponto Frio.com, Livraria Saraiva, Philips Iluminação, O Boticário, Época Negócios, Wal-Mart, Perdigão, Google Brasil, Samsung, Magazine Luiza, Rede Globo, Pão de Açúcar e DM9DDB. Dentre os speakers internacionais que marcaram presença no fórum, estiveram Carl Steidtmann, economista chefe da Deloitte Rese-arch; John Strand, CEO da Strand Consult; Ronald Van Zanten, diretor Internet Business Solutions da Cisco; e Gérard Gallo, da Laser. O fórum contou, também, com a participação do Grupo Ebeltoft, consórcio mundial de empresas que analisam tendências glo-bais do varejo em vários países, entre eles Estados Unidos, Aus-trália, França, Itália, Dinamarca e Alemanha. Outro destaque foi o painel “Neoconsumidor. Decifra-me ou te devoro”, apresentado por Luiz Góes, sócio sênior da Gouvêa de Souza, sobre o estudo realizado em 11 países, entre eles Canadá, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Romênia e França, que traz as diferenciações e os conceitos das expectativas e preferências do neoconsumidor.

Ao lado, gráfi co com os dados dos multicanais mais utilizados pelo neoconsumidor para compra de eletroeletrônicos.

eletrolarnews66

Fórum

Evento mostra a importância de cr iar novos mode los de negóc io com a integração dos mult icanais digitais.

de varejo

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Marcos Gouvêa e Luiz Góes na abertura do forum.

evento

Tendência de crescimento em dois anosHoje

Brasil

Global

22 38

13 26

26

20

39

7

22

16

8

26

74

92

Celular

TV

Telefone

Porta a porta

Catálogo

Internet

Loja

Os multicanais para compra de eletroeletrônicos

Fonte: GS&MD - Gouvêa de Souza

eletrolarnews68

A cidade de Doral, lna Flórida, Estados Unidos, é sede das maiores empresas exportadoras que comerciali-

zam mais de 80% de seus produtos eletrônicos vendidos para a América Latina, bem como dos que distribuem itens para o sul do estado americano e o Caribe. Por esse motivo, os organizadores do Channel Awards selecionaram Doral para sediar a próxi-ma edição do Channel Awards, que apresen-tará 2 mil novos produtos ligados ao setor de tecnologia. Entre os produtos avaliados estão as im-pressoras multifuncionais que imprimem mais de cem páginas por minuto e soluções tecnológicas que custam desde US$ 5 e po-dem valer até US$ 150 mil. Ano passado, fo-ram avaliadas 80 categorias de produtos e, para este ano, a expectativa é a de superar esse número e trazer mais de 70 fabricantes ao evento. Na avaliação para a área de TI, está a categoria Me-lhor Solução de Comunicação Unificada, que traz os melhores aparelhos telefônicos e toda a solução existen-te na rede para manter a comunicação clara e rápida a custo acessível. Outra importante categoria é a de Melhor solução de Impressão para Grupos de Trabalho, que inclui a avaliação das impressoras e de questões ligadas à sus-tentabilidade, economia e validade do produto. A avaliação dos produtos será realizada de 19 a 21 de outubro, na sede das principais empresas, entre elas Bell Microproducts, Ingram Micro, Intcomex e Techdata, que exportam a maior parte dos produtos para toda a América Latina e para o sul da Flórida, cujo valor comercializado ultrapassa os US$ 3 milhões.

A cerimônia de premiação será realizada no Doral Golf Resort SPA, em 22 de outubro, quando estarão presentes os principais executivos das empresas exportadoras e distribuidores da América Latina. O evento terá o patro-cínio de dois grandes grupos: HP e Samsung. Entre os

patrocinadores ouro estão: 3COM, Avaya, Cisco, CDP, Dell, Intel, LG Eletronics, Lexmark, Linksys, Logitech, Okidata, Toshiba e Xerox.

Cada prêmio entregue será avaliado pelos seguintes veí-culos de comunicação: Prensario TI Retail&Dealers, Com-puchannel, Digital Market, Infochannel e Eletrolar News . Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

A sét ima edição premiará os melhores produtos eletrônicos comercial izados na América Latina e no Caribe.

Channel Awards

prêmios

A expectativa do e-commerce é animadora: crescimento de 30% sobre 2008 e arrecadação, neste último trimestre, superior a 1,7

bilhão, contra 1,35 bilhão em 2008, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Gerson Rolim, diretor executivo da Camara e-net, afi rma que o avanço das vendas online foi impulsionado pelas iniciativas governamentais, como a redução do IPI para algumas linhas, facilidades no crediário e novas ferramentas de comparação de preços e buscas.

“O e-commerce brasileiro fechou o primeiro semestre com cresci-mento de 27% sobre o mesmo período do ano passado, atingindo o faturamento recorde de R$ 4,8 bilhões. O ticket médio também cresceu e passou a R$ 323, elevação de 5%. Para se ter uma ideia, mais de 15,2 milhões de pessoas já tiveram pelo menos uma experiência de compra on-line. Tudo isso pode ser creditado à maior venda de produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos e arti-gos de informática. A categoria, aliás, é a terceira mais vendida no e-commerce. Os sites de busca e comparação de preços ajudaram a elevar em 25% as vendas realizadas na internet”, diz Rolim.

O Brasil detém 45% das vendas de todo o comércio eletrônico da América Latina e, por isso, grandes empresas parceiras da institui-ção como, Americanas.com, AutoZ (grupo D. Pascoal), CompraFácil (Grupo Hermes), e-Fácil (Grupo Martins), Extra.com, Livraria Cultu-ra, Magazine Luiza.com, Marisa.com, Pontofrio.com, Sacks, Saraiva.com, Shoptime.com, Siciliano.com, Submarino, Tokstok e Wal-Mart apostam o budged na construção de ferramentas interativas na internet.

Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, relata que o e-commerce já é um setor bilionário e totalmente representativo na economia nacional. “Esse canal ajuda a expandir as vendas e atingir consumidores por todo o país, algo que ainda não é possível no varejo físico. Além disso, as facilidades de parcelamento, frete, logística e credibilidade das marcas, bem como os comentários de usuários que já experimen-taram e interagem positivamente nos sites, são questões decisivas para a compra on-line”, explica.

Hoje, a classe C tem grande participação nas vendas do comércio eletrônico – representa 60% dos pedidos. Dentre o ranking de vo-lume de vendas, em primeiro lugar está o serviço de assinaturas de revistas, jornais e compra de livros. Em segundo, beleza, medi-camentos e saúde, e, em terceiro, informática, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, respectivamente.

“O Natal é a principal data que eleva as vendas do mercado eletrô-nico, vindo depois o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das crianças. Vale ressaltar que, quando falamos de produtos vendidos na época do Natal, a pirâmide do ranking se inverte, ou seja,

os eletroeletrônicos, eletrodomésticos e itens de informática são os mais procurados e os que geram maior receita”, conta Guasti.

MANIAVIRTUAL.COM

O site de vendas on-line ManiaVirtual completa quatro anos de existência e prepara novas campanhas promocionais para o Natal. Segundo Rodrigo Bandeira, gerente de marketing, a estratégia está embasada em parcerias com bandeiras de cartões de créditos e, também, em brindes e em frete gratuito para regiões remotas do Brasil. “Esperamos aumentar nossas vendas em 35% neste Natal. Os consumidores já estão habituados com o serviço e também com as ferramentas da web. Isso é extremamente importante para transmitirmos credibilidade e atingirmos a excelência em satisfação nas vendas”, diz.

Os produtos mais comercializados por meio do e-commerce são as lavadoras de roupas, em especial as que lavam e secam. Na linha marrom, as TVs LCD entre 37” e 52”, receptores de TV digital USB, iPods, celulares e câmeras fotográfi cas. No segmento informática, os notebooks e netbooks são itens que geram alto volume de vendas,

eletrolarnews70

Mercado

Conheça as empresas que apostam neste mercado e os produtos mais procurados no Natal.

digital

e-commerce

Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Rodrigo Bandeira, gerente de marketing da ManiaVirtual.com

eletrolarnews72

e-commerce

seguidos pelos eletroportáteis – aspiradores de pó e de água são os mais procurados. Por último, os brinquedos como o Nintendo Wii e o Playstation 3, que são mais vendidos no segundo semestre. “Acreditamos que sairão muito bem os produtos de informática, câ-meras digitais, celulares, TVs LCD e games. O Natal ajuda a aumentar as vendas de produtos com maior valor agregado, com design moderno e múltiplas funcionalidades”, conta Bandeira.

BESTSHOP TV

Criada em 2006, a empresa de comércio eletrônico, apoiada pela Fundação Cásper Líbero, conta com infraestrutura própria e dois canais de comunicação, televisão e on-line. As vendas do site estão focadas nas linhas de UD, beleza e eletroportáteis. Fábio Marques, gerente de marketing da BestShop TV, revela a importância do canal de vendas via web. “Utilizamos duas estratégias, televisão e internet. O canal de TV ajuda a ativar as vendas do veiculo on-line e, com isso, conseguimos prover promoções, lançamentos de pro-dutos e revender marcas exclusivas”, relata.

Para o Natal, diz Marques, as expectativas são bem melhores do que as do mesmo período do ano passado. “Esperamos gerar mais receita, pois o Natal passado foi marcado pelos impactos da crise mundial, o que prejudicou também o nosso mercado. Este ano, o cenário é diferente e favorável para o consumo. Além disso, o consumidor tem prezado pelo conforto e pela maneira mais efi caz de realizar suas compras.”

COMPRA FACIL.COM

Parte integrante do grupo Hermes S/A, o site especializado no vare-jo on-line foi criado em 2003 com a fi nalidade da empresa ingressar em novo modelo de negócio, o e-commerce. Hoje, o canal revende as principais marcas e bate recorde em vendas de ar-condicionado, notebooks, netbooks, celulares touchscreen, câmeras digitais, TVs LCD com conversor integrado e produtos home wireless.

Gustavo Bach, diretor de marketing do CompraFacil.com, diz que a empresa investe em novas campanhas para este trimestre e tem estratégias para o Natal. Entre elas, a parceria com a bandeira Visa no lançamento da Temporada de Prêmios, com sorteios de 150 produtos durante os 90 dias de ação promocional apenas para os clientes que realizarem compras acima de R$ 399 no portal. A promoção, segundo informa o executivo, já sorteou 30 unidades do Nintendo Wii e utilizará outros produtos no decorrer da ação.

“Acreditamos que conseguiremos aumentar nossas vendas em 50% neste Natal sobre o do ano passado. As ações promocionais, durante esta época, ajudam a impulsionar as vendas e a fi delizar os consumidores. Nossa ferramenta é fácil de manusear, existe intera-ção com o processo de compra e, justamente por isso, consegui-mos inserir novos players no mercado o que indica que obtivemos o amadurecimento neste setor”, conta o diretor.

BUSCAPÉ

Um dos maiores provedores de serviços de comércio eletrônico na América Latina, o site BuscaPé, foi vendido por US$ 342 milhões para o grupo de mídia sulafricano Naspers, que desde setembro detém 91% das ações. Romero Rodrigues, CEO do BuscaPé, afi rma que o grupo só tem a contribuir para evolução da ferramenta e ad-

Romero Rodrigues, CEO do BuscaPé.

Fábio Marques, gerente de marketing da BestShop TV e Gustavo Bach, diretor de marketing do CompraFacil.com

ministração da empresa. “Com sua grande experiência na internet, a Naspers pode nos ajudar a crescer em direção a um novo patamar”.

Rodrigues informa que o site oferece múltiplas possibilidades para ampliar os negócios dos varejistas. “Oferecemos aos fabricantes e varejistas de todos os tamanhos e orçamentos, a oportunidade de competir no mesmo ambiente, lado a lado. A ferramenta permite, também, que pequenos varejistas que comercializam produtos es-pecífi cos e têm orçamentos limitados consigam anunciar no lugar certo e para o público que visam”, explica o executivo.

A estimativa de crescimento nas vendas on-line no BuscaPé, ainda este ano, é de 28%. “Ao considerar nosso tráfego mensal e se aplicar-mos taxas de conversão em vendas bem conservadoras, estimamos que aproximadamente 20% da receita do varejo on-line no Brasil seja originada no BuscaPé”, conta Rodrigues. A classe C tem grande par-ticipação nas vendas no comércio eletrônico, totalizando a margem de 60% dos pedidos. Os produtos mais comercializados nas épocas festivas, em especial no Natal, são os livros, artigos de perfumaria, cosméticos, eletroele-trônicos, brinquedos e telefones celulares.

Ranking dos produtos mais vendidos (volume)1º. Livros e assinaturas de revistas e jornais

2º. Saúde, beleza e medicamentos

3º. Informática

4º. Eletrodomésticos

5º. Eletrônicos

eletrolarnews74

e-commerce

Menos de 1.0008%

Entre 1.000 e 3.00038%

Entre 3.001 e 5.00022%

Entre 5.001 e 8.00012%

Mais de 8.0009%

RENDA

Período: 1º semestre de 2008 (janeiro a junho)

Ranking dos produtos mais vendidos (por volume), por data comemorativa

Dia das Mães

Dia dos Dia dos Pais Dia das Crianças Natal

Namorados

Período

23/04/08 a 28/05/08 a 30/07/08 a 28/09/08 a 15/11/08 a 09/05/08 13/06/08 14/08/08 12/10/08 23/12/08

Faturamento R$ 381 milhões R$ 324 milhões R$ 338 milhões R$ 360 milhões R$ 1,25 bilhão

Tíquete médio R$ 328 R$ 319 R$ 324 R$318 R$ 346

Crescimento nominal 53% 43% 30% 30% 15% em relação a 2007

Categoria de produto

Eletrodomésticos

Saúde, Beleza e Eletrônicos* Brinquedos Informática

de destaque na data

7% medicamentos

10% 5% 9% 12%

* Incluindo-se câmera digital

Por Lourival Kiçula, presidente da Eletros.

Vivemos um dos momentos mais expressivos de nosso país, com o mundo voltando-se ao nosso potencial, uma oferta

cada vez maior de produtos e serviços, novas tecnologias e con-sumidores cada vez mais exigentes.

No contexto dos eletroeletrônicos, a contribuição da indústria tem sido de grande importância para que os produtos cheguem ao mercado com qualidade e sejam seguros para entrar em cada uma de nossas casas.

E foi pensando na segurança dos consumidores, que o Inmetro estabeleceu a padronização dos plugues e tomadas. Trata-se do padrão brasileiro, uma nova regulamentação que trará garantias de segurança para os usuários finais. Entretanto, é uma mudança que, também, poderá despertar muitas dúvidas nos consumido-res, uma vez que a diferença somente será notada na entrega do produto ou quando for constatada a incompatibilidade entre o plugue novo e a antiga tomada para conectar o equipamento recém-adquirido.

O padrão definido substituirá os cerca de dez modelos de plu-gue e, consequentemente, os vários adaptadores e tomadas comercializados no país. A partir de 1º de janeiro de 2010, fa-bricantes e importadores de aparelhos eletroeletrônicos já pas-sam a produzir ou importar aparelhos com plugues dentro do padrão brasileiro.

As lojas de equipamentos elétr icos só venderão tomadas que sigam o padrão brasileiro e dois tipos oficiais de adap-tador (com plugues antigos para toma-das novas e com plugues novos para tomadas antigas).

Na fase de transição, o papel do varejista será fundamental para a boa orientação do consumidor.

É hora de, uma vez mais, fortalecermos a parceria entre a indústria e o varejo, com a indústria oferecendo produtos mais se-guros e atendendo à regulamentação, e o varejo orientando os consumidores sobre essa importante mudança. Com certeza, só teremos bons resultados para todos.

eletros

eletrolarnews76

Padrão brasileiro de pluguese tomadas

A partir de 1º de janeiro de 2010, fabricantes e importadores de aparelhos eletroeletrônicos já passam a produzir ou importar aparelhos com plugues dentro do padrão brasileiro.

Foto

: Div

ulga

ção

Após experiências anteriores exitosas e com expectativas de muitos avanços

a serem consolidados neste ano, a Feira In-ternacional da Amazônia (Fiam) chega este ano à sua quinta edição, a ser realizada em Manaus (AM), de 25 a 28 de novembro. Ex-posições e lançamentos de produtos, ser-viços inovadores e diversas atividades inti-mamente vinculadas ao desenvolvimento social, científi co, tecnológico, econômico e sustentável da região amazônica integram a programação abrangente do evento, que se consolida cada vez mais como a maior vitrine de produtos, serviços e oportuni-dades de negócios da Amazônia brasilei-ra. Participarão do evento empresários de todo o Brasil e do exterior, representantes de instituições e órgãos governamentais atuantes em projetos de desenvolvimento regional, operadores de turismo, parceiros na área científi ca e tecnológica, operadores de logística e mídia especializada.

As expectativas para este ano são as melho-res possíveis. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), autarquia vin-culada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que tem a responsabilidade de planejar, organi-zar e promover a Fiam, está otimista de que os resultados serão ainda mais positivos do que os alcançados na edição anterior do evento. No ano passado, a quarta edição da Feira Internacional da Amazônia bateu todos os recordes, contando com a partici-pação de 340 expositores, entre empresas do Polo Industrial de Manaus e entidades dos estados da Amazônia brasileira, geran-do mais de US$ 10 milhões em negócios e atraindo público superior a 100 mil pessoas durante os quatro dias de feira.

O fomento ao empreendedorismo, um dos objetivos primordiais da Fiam, será potencializado ainda mais neste ano com a realização da segunda edição do Salão de Negócios e Empreendedorismo Inovador, que contará com as iniciativas em curso no Centro de Biotecnologia da Amazônia

(CBA) e buscará apresentar ideias inovado-ras, a fi m de transformar projetos promisso-res em produtos vantajosos para a região. Ao seguir a tendência da inovação, a Vitrine de Lançamento de Produtos Amazônicos, uma das maiores novidades desta edição da feira, divulgará produtos regionais com real oportunidade de inserção no mercado e que estejam vinculados às potencialida-des amazônicas.

A programação acadêmico-científi ca da Fiam 2009 mostra-se enriquecida com a terceira edição da Mostra de Trabalhos Técnico-cien-tíficos da Amazônia, que tem o propósito de sociali-zar os resultados de traba-lhos técnico-científicos e tecnológicos, apoiados di-reta ou indiretamente pela Suframa, e também com a III Jornada de Seminários Internacionais sobre De-senvolvimento Amazônico, um dos eventos mais pres-tigiados na programação da Fiam. A jornada contará nesta edição com o total de 12 seminários e a presença de autoridades da comunidade acadêmi-co-científi ca, profi ssionais, representantes de órgãos governamentais e de entida-des de classe, em âmbito local, nacional e internacional.

Ao contar com a parceria decisiva do Ser-viço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), a Rodada de Negócios, um dos eventos mais tradicionais da Fiam, deverá ter neste ano um número maior de participantes e incremento na variedade de produtos ofer-tados, dentre os quais itens do artesanato, fitoterápicos, móveis e artefatos de ma-deira, frutas regionais, alimentos, bebidas e extratos e óleos vegetais. A Rodada de Negócios de Turismo, por sua vez, será re-alizada em parceria com o Amazonas Con-

vention & Visitors Bureau e se constituirá em importante ferramenta de fomento ao turismo nos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

Tendo em vista a programação abrangente e a ampla participação de empresários e instituições de toda a Amazônia e de di-versos países no evento, acreditamos que a Fiam é a oportunidade ideal para esta-belecer parcerias visando à exploração de amplo leque de negócios, seja na área de serviços, em produtos fabricados com in-sumos amazônicos ou em investimentos no Polo Industrial de Manaus, um dos mais importantes da América Latina. Participar da Fiam é uma experiência única para co-nhecer novas ideias, soluções e oportuni-dades de negócios na Amazônia.

suframa

eletrolarnews80

V Feira Internacional da Amazôniabusca superar desaf ios

com inovação

“Participar da Fiam é uma experiência única

para conhecer novas ideias, soluções e opor-

tunidades de negócios na Amazônia.”

Foto

: Div

ulga

ção

Por Flávia Grosso, superintendente da Suframa

16ª Febrava

Mais de 28 mil profi ssionais visitaram a 16ª Febrava – Feira Internacional de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação,

Aquecimento e Tratamento do Ar, realizada em setembro, em São Paulo. O número de visitantes chamou a atenção de José Rogelio Medela, presidente do Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado de São Paulo (Sin-dratar/SP). “A quantidade de público qualifi cado e as inovações apresentadas pelos expositores surpreenderam”, afi rma. O evento, que reuniu 550 expositores – 30% empresas de 25 países – e visitantes de 33 nações, destacou-se pela presença internacional. “A alta participação mostra as potencialidades do mercado brasileiro”, diz Evaristo Nascimento, diretor de feiras da Reed Exhibitions Alcântara Machado, a organizadora da Febrava. Dos 62 expositores que participaram pela primeira vez, 23 eram do exterior. “É um estímulo para a indústria nacional, nunca ouvi tantos idiomas”, comemora João Roberto Minozzo, presidente da Abrava.

A Rodada Internacional de Negócios teve 118 reuniões entre 13 empresas brasileiras do setor de HVAC-R e 17 companhias compradoras estrangeiras, vindas da África do Sul, de Angola, da Argentina, da Bulgária, do Chile, da Colômbia, de Cuba, de Dubai, dos Estados Unidos, do Panamá e do Uruguai. A Abrava estima que os encontros bilaterais poderão gerar negócios da ordem de US$ 3,2 milhões nos próximos 12 meses. ILHAS TEMÁTICAS As seis ilhas temáticas na Febrava 2009 mostraram a importância do setor de HVAC-R (do inglês heating, ventilation, air conditio-ning and refrigeration) para a indústria e a vida do cidadão. A Ilha do Ozônio – Ministério do Meio Ambiente apresentou a estratégia do Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs – PBH, cujo objetivo é eliminar gradativamente o consumo dos HCFCs no Brasil, e divulgou as ações e os resultados do Plano Nacional de Eliminação de CFCs – PNC com ênfase às atividades de geren-ciamento do passivo das substâncias destruidoras da camada de ozônio. Um centro cirúrgico foi montado na Ilha da SBCC – Áreas Lim-pas, no qual foi possível ver três tipos de intervenção realizados por especialistas nas áreas de ginecologia, otorrinolaringologia e neurologia, bem como acompanhar a manipulação do arsenal cirúrgico e de produtos quimioterápicos. Organizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Ener-gético (Nipe), da Unicamp, a Ilha de Energias Alternativas mostrou

formas das que minimizam os impactos ao meio ambiente e evitam a emissão de gás carbônico na atmosfera. Expôs, ainda, veículo elé-trico com célula a combustível, moto elétrica, painéis fotovoltaicos, aquecedor e coletor solar de baixo custo e gaseifi cador. A Ilha do Senai – Formação Profi ssional teve palestras técnicas, di-vulgação dos diversos cursos e treinamentos, bem como demons-tração prática, pelos alunos da escola, da instalação de sistemas de climatização, de refrigeração e de manutenção de ar-condicionado automotivo. Na Ilha Manutenção Integrada, presente pela primeira vez na feira, o alerta foi para a necessidade de fazer a manutenção preventiva em sistemas elétricos e mecânicos. A importância da qualidade do ar em ambientes climatizados foi divulgada na Ilha Qualidade do Ar.

feira

eletrolarnews84

Público qualificado foi o destaque da edição deste ano.

O evento contou com a participação de mais de 28 mil profissionais.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Com o refrigerador NR-D512XZ, frost free, multi-portas, que chegou ao mercado em outubro,

a Panasonic marca sua entrada em eletrodomés-ticos da linha branca e prevê crescimento de 10% no ano que vem. A empresa, que já produz e vende micro-ondas no país, traz o produto com inovação e tecnologia japonesas, que tem como destaques o melhor aproveitamento de espaço, o menor consumo de energia, a praticidade e o design sofi sticado.

A decisão é resultado da pesquisa feita com os clientes da Panasonic Idea Plaza, loja-conceito da marca, localizada no Morumbi Shopping, na capital paulista, que expôs o refrigerador durante este ano para testar a aceitação do público. “Houve grande interesse dos visitantes da loja, por isso, importamos o produto”, relata Marcelo Miake, gerente geral de marketing da Panasonic do Brasil.

O refrigerador NR-D512XZ, de 512 litros, fornece a exclusiva tec-nologia Inverter, desenvolvida pela Panasonic, que permite o fun-cionamento de forma inteligente. À noite, quando o aparelho não precisa ser aberto e fechado várias vezes, o consumo de energia é reduzido em 20%. “Devido a essa tecnologia, o modelo oferece o menor consumo da categoria – 49,8 kWh por mês, cerca de 20% a menos do que o concorrente mais próximo, e recebeu certifi cação A do Inmetro e o selo Procel”, diz Luciano Valio, analista de produto da Panasonic do Brasil.

GAVETAS PARA USO ESPECÍFICO

Outro diferencial do refrigerador é o sistema multiportas, que pos-sibilita o acesso rápido ao alimento desejado. O sistema prioriza a praticidade de uso por ordem de utilização, explica o analista. “Em cima, fi ca o refrigerador, onde se armazenam os produtos de uso frequente e, embaixo, as gavetas de frutas e vegetais e o freezer inteligente, de uso ocasional.”

O sistema de freezer inteligente do NR-D512XZ é o novo e prático conceito em eletrodomésticos. Como o refrigerador é utilizado 70% do tempo durante o dia, e o freezer apenas 30%, a Panasonic po-siciona a gaveta do freezer na parte inferior e prioriza o acesso ao refrigerador. Outro diferencial é gaveta especial para alimentos mais perecíveis, como vegetais e frutas, acima do freezer, com sistema antifungos, que permite armazenar os alimentos frescos por mais tempo. Além disso, o aparelho possui uma gaveta de alimentos frescos e carne, também com sistema antifungos.

Empresa traz para o Brasi l frost free top de linha.

de refrigeradores

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Refrigerador frost free multifuncional NR-D512XZ.

eletrolarnews88

l inha branca

O modelo tem um sistema de isolamento exclusivo, que faz com que a espessura das paredes seja menor e permita maior volume interno sem o aumento das dimensões externas. O refrigerador possui acabamento de inox e iluminação frontal com led, é equi-pado com sistema biodesodorizante, que elimina os odores mais fortes de alguns alimentos, e ainda propicia melhor circulação do ar internamente. Conta com prateleiras de vidro temperado, placa de resfriamento para congelamento rápido, controle de temperatura inteligente e está disponível em 127 V.

Panasonic estreia no mercado

inside

Semp Toshiba na Casa Cor Rio

ACasa Cor Rio 2009, que se estendeu até outubro, estreou este ano com produtos da Semp Toshiba,

marca que, há alguns anos, participa do mesmo evento em São Paulo. A empresa patrocinou, com exclusivida-de, a composição dos cenários criados por renomados arquitetos do país nos segmentos de áudio, vídeo e in-

formática. Por meio de suas marcas, STI, Semp e Toshiba, levou para a mostra TVs, DVDs, home theaters, mini sys-tems, micro systems, notebooks, desktops e celulares. “A Semp Toshiba mostrou numa grande vitrine, que é a Casa Cor, seu pioneirismo tecnológico”, diz Caio Ortiz, vice-presidente de marketing e vendas da empresa.

Wanke cresce

A manutenção da redução do IPI fez o faturamento da Wanke crescer 13% de janeiro a agosto, segundo

Rogério Ehrat, diretor comercial da empresa. “Definitiva-mente a crise passou, estamos com o mercado em franco aquecimento e nossa meta é chegar a 22% de crescimento

até o fim do ano.” A empresa credita também seu bom desempenho nas vendas às pequenas e médias lojas de varejo do interior do país, além de alguns mercados do Cone Sul, como o Paraguai. As vendas mais significativas foram de lavadoras tradicionais, de madeira.

movimentos no varejo

eletrolarnews90

Em setembro, a rede Wal-Mat Brasil criou uma loja virtual em parceria com a rede distribuidora de combustíveis Ale.

Oferece mais de 30 mil itens, principalmente nas categorias de eletroeletrônicos, eletroportáteis e informática, com base em um catálogo e sem a necessidade de entrar na internet. Na ida ao posto, o consumidor pode escolher um produto, como TV LCD, notebook ou blu-ray e fazer seu pedido. A segunda etapa, prevista para os próximos meses, é levar a loja via internet aos postos Ale. Para Jucelino Sousa, vice-presidente da distribui-dora de combustíveis, a união inova. “Associar o segmento de combustíveis à maior rede de varejo do mundo é uma ideia ousada e a estratégia benefi cia a todos: a Wal-Mart, que pela

primeira vez conecta sua loja virtual a espaços físicos, a Ale, que conquistará maior clientela, e os consumidores, que terão mais um serviço no posto.”

Segundo Carlos Fernandes, vice-presidente de e-commerce da Wal-Mart Brasil, a vantagem da parceria está na possibilidade de levar o site a locais físicos – a Ale tem postos nas principais ca-pitais e em várias cidades do interior de 22 estados. “O walmart.com.br já faz entregas em todo o país, mesmo onde não temos lojas físicas. Estar nos postos é agregar ainda mais praticidade ao cliente, além de grande inovação na nossa estratégia de negócio”, afi rma.

Wal-Mart nos postos Ale

Nova loja da Certel

Lojas Colombo – 50 anos

ACooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) abriu, em setembro, a sexagésima unidade

no Rio Grande do Sul, na cidade de Carazinho. “As lojas da Certel caracterizam-se pelo bom atendimento, estoque, serviços e vantagens especiais, como consórcio de pro-dutos, programa habitacional, garantia complementar,

seguro prestamista, cartão de crédito próprio, vale-joias e loja virtual”, afirmou Egon Édio Hoerlle, presidente da rede, na inauguração. Dos 60 pontos de venda da em-presa, 13 são no formato home center e comercializam móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e materiais de construção.

Para comemorar meio século de fundação, a Lojas Co-lombo lança a campanha institucional “Mudando com

Você”, desenvolvida em conjunto com a Escala Comuni-cação e Marketing. A campanha foi aberta com um filme veiculado em horário nobre na televisão, que conduz o

público à reflexão sobre as mudanças que ocorrem na vida, e mostra como a Colombo acompanha a evolução. A rede inicia também uma série de ações especiais: até novembro, coloca em oferta 50 produtos todos os dias em suas 340 lojas e investe em diversas mídias.

PPesquisa do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, ligado ao Ins-

tituto Ethos, revela que 28% dos consu-midores entrevistados preferem com-prar em redes de varejo que promovem ações ambientais, e 37% estão dispostos a pagar mais pelo produto ecologica-mente correto.

O estudo mostra, também, que 78% dos clientes consideram que as redes de va-rejo têm responsabilidade sobre seus

fornecedores e que a prática da susten-tabilidade é realmente inevitável, pois pode trazer para a empresa benefícios como diminuição de custos e riscos, re-dução do desperdício, geração de lucro e melhorias no relacionamento com os consumidores.

Com base nesses dados, a Associação ECR Brasil, entidade sem fins lucrativos que difunde as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Con-

sumer Response – ECR), dará o curso “Práticas de sustentabilidade e respon-sabilidade social no varejo”, em 21 de ou-tubro, em São Paulo. O objetivo é mos-trar como são aplicados os princípios de responsabilidade com a comunidade e com o meio ambiente, desde a defini-ção da estratégia de cada empresa até o planejamento de programas e ações concretas dentro da realidade atual de negócios.Mais informações: www.ecrbrasil.com.br

Consumidores privi legiam redes que têm ações ambientais e sociais.

Benefícios para as empresas e para a sociedade

sustentabil idade

eventos

eletrolarnews92

Inovarejo 2009

GfK na Conarec 2009

A primeira edição do Inovarejo, realizada em setembro, na Serasa Experian, em São Paulo, trouxe o que há de mais

moderno em inovações do segmento e premiou as principais empresas cujas ações foram realmente inovadoras. O evento foi aberto por Ricardo Loureiro, CEO da Serasa/Experian para a América Latina e presidente da unidade de negócios da pessoa física. O CEO apresentou a proposta de cadastro positivo, isto é, o compartilhamento de informações entre banco, varejo e presta-dores de serviço com o intuito de reduzir índices de inadimplên-cia e criar novas estruturas para as operações de crédito.

Durante as rodadas, foram abordados itens ligados à gestão da inovação, tecnologias no grande varejo, responsabilidade social e sustentabilidade. No evento, empresas como Pão de Açúcar, Serasa Experian, Casas Bahia, Droga Raia e Livraria Cultura foram contempladas com o Prêmio Inovacomm 2009, por suas novas atua-ções. A Inovarejo foi organizada por Marcya Machado, da Inova Comunicações, e coordenada pelo consultor Jorge Inafuco. A próxima edição já está marcada para março de 2010.

O Congresso Nacional das Relações Empresa-cliente (Co-narec), formatado para disseminar as melhores práticas

de relacionamento, fi delização e encantamento do cliente, foi realizado em São Paulo, em setembro, e teve cinco palestras com os temas Consumidores e comunidades, Contact center e CRM, Marketing, Novas mídias, e RH e gestão de pessoas. O tema Pesquisa de satisfação – sua infl uência nas decisões

de marketing e gestão de pessoas foi apresentado por Paulo Carramenha, diretor-geral da GfK, e contou a participação de Luiz Lobo, diretor executivo da Hipercard. Entre outros itens, abordaram a busca pela excelência no atendimento, a intrigan-te relação entre pessoas e marcas, o consumidor atual e o papel da pesquisa de mercado. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço www.conarec.com.br

O otimismo dos empresários em relação à economia

está demonstrado na Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial. O estudo registra melhora nas expectativas de faturamento, investimento e crédito não só neste quarto tri-mestre, como no faturamento do próximo ano. Para a pesquisa, realizada de 31 de agosto a 3 de setembro, foram ouvidas 1.011 empresas em todo o país, dos mais diversos setores e portes.

De acordo com a pesquisa, 65% dos empresários reverão suas estimativas de faturamento no último trimestre. Desses, 77% irão fazê-lo para cima e 23% para baixo. Na análise por setor, o de serviços é o mais otimista: 79% de seus empresários mudarão o faturamento para melhor, se-guido pela indústria (76%) e o comércio (75%).

Na avaliação por porte, as mé-dias empresas lideram a revisão positiva do faturamento, com 80% dos entrevistados. As pe-quenas empresas (77%) e as grandes (67%) vêm a seguir, respectivamente.

Os empresários do Nordeste (90%), em sua grande maioria, apostam na revisão do fatura-mento para cima, nos últimos três meses do ano. Na ordem estão o Norte (82%), Centro-Oeste (76%) e Sudeste (76%) empatados e Sul (71%). Ao levar em conta o resultado do tercei-ro trimestre, só 13% dos empre-sários nacionais disseram que o faturamento foi acima do espe-rado, 47% apontaram dentro do esperado e 40% abaixo.

Em relação a 2010, 73% dos empresários esperam fatura-mento melhor, 21% acham que será igual e 6% menor. Os setores também seguem a ten-

dência positiva e quase que no mesmo patamar de expectati-va: indústria (74%), comércio (72%) e serviços (72%). A média empresa (77%) é a mais confi an-

te na evolução do faturamento no próximo ano, expectativa dividida também pelas peque-nas (72%) e grandes (71%). Mais uma vez, o Nordeste é a região

com maior índice de otimismo: 79% dos empresários, contra 77% no Norte, 75% no Sul, 72% no Sudeste e 63% no Centro-Oeste.

Pesquisa demonstra que empresários acreditam em faturamento mais alto neste trimestre.

Boas expectativas

economia

São Paulo sediou a oitava etapa do Circuito Alcateia, realizada em setembro, no Expo Center Norte. Mais de 600 colabo-

radores participaram do Road Show, promovido pelo Grupo Alcateia, cujo objetivo é o de estreitar os laços entre os executi-vos das marcas e revendas parceiras, além do aperfeiçoamento profissional.

A Alcateia, que distribui peças de informática, fez workshops e trei-namentos que enriqueceram a experiência dos parceiros associa-dos, como destaca Carlos Tirich, diretor comercial do grupo. “Um dos principais focos da Alcateia é proporcionar aos seus parceiros a possibilidade de capacitar-se continuamente e com os melhores profi ssionais e o circuito atende esta demanda”. Para a etapa São Paulo, foi preparada uma programação especial. “Ela foi rica em in-formações e com amplas possibilidades de incrementar os negó-cios, tanto nas revendas, quanto no varejo. Foi ótima oportunidade de networking para os participantes”, acrescenta Tirich. O evento, criado em 2006, apresentou aos paulistanos as principais tendências do mercado e novidades dos fabricantes de TI como Lenovo, Samsung, LG, Cisco, Intel e Microsoft. O circuito abordou temas como: Nova plataforma 3Com (3Com); Ferramentas de ne-gócios HP (HP), Novo processador Intel Core 15 (Intel) e MS Win-dows 7 (Microsoft). Além das palestras e dos workshops, a edição contou com a presença de Ana Paula Oliveira (ex-bandeirinha) e dos apresentadores do programa Na Geral, da Rádio Bandeirantes, que se encarregaram do conteúdo de entretenimento. NOVOS PARCEIROS

O Grupo Alcateia acaba de assinar contrato com a Corel para dis-tribuir toda a sua linha de produtos nas modalidades educacio-nal, comercial e contratos. Com isso, amplia a gama de softwares comercializados no varejo, OEMs, VARs e revendas em geral. A parceria estratégica oferece soluções para quatro importantes segmentos: edição de imagem digital; ilustração e pintura com mídias naturais; área gráfi ca e produtividade para escritórios.

Os produtos totalmente focados no atendimento ao cliente cor-porativo, varejo e integrados serão distribuídos para todo o país pela Abano, unidade do grupo Alcateia localizada no Rio de Ja-neiro. “Essa nova ação amplia nosso portfólio de softwares, que desde maio já contava com Open, OEM e FPP, da Microsoft. Agora, distribuímos também soluções para mídia digital, boa expectativa para ampliar as oportunidades de negócios para ambas as empre-sas”, afi rma Tirich.

eletrolarnews94

Circuito Alcateia

A etapa São Paulo do Road Show traz novidades aos distribuidores da rede Alcateia.

Carlos Tirich, diretor comercial da Alcateia (no alto da pág.), abriu o evento, que contou com mais de 600 participantes.

2009

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

TI - eletrolar news - evento

TI - eletrolar news - notas

eletrolarnews96

Agis conquista a Epson

A distribuidora Agis passa a contar em seu portfólio com as soluções de suprimentos para impressão da Epson.

A empresa começa a promover a marca com foco no inte-rior de São Paulo. Com isso, a Epson pretende aumentar a

visibilidade de suas ferramentas no mercado, com ganho de volume de vendas e de consolidação da marca, e a Agis expandir a parceria para todo o portfólio de produtos da fabricante.

A Kingston Technology anunciou mudanças em sua subsidiária brasileira. Osvaldo Codato assumiu, em

setembro, a direção-geral da companhia no país, no lugar de Jean-Pierre Cecillon, que acumulava a direção Brasil e o comando no Cone Sul desde 2006. Com a mudança,

Cecillon ficará baseado na Argentina e assumirá novos desafios à frente da Kingston na América Latina. Codato esteve por mais de 15 anos na direção da distribuidora Alcateia e conta com passagens pela CDI Informática e LightComm.

Nova direção na Kingston Brasil

All Nations – HP e Epson SND distribui Seagate

A All Nations amplia a parceria com a HP e a Epson e inicia a distribuição das linhas de suprimentos para impressão

das duas fabricantes – cartuchos, toners e fi tas de backup da HP; e cartuchos para impressoras jato de tinta e fi tas para matriciais da Epson. A empresa já trabalhava as linhas de impressoras e escaneres da HP, além de desktops, e também distribuía impressoras e projetores Epson.

A SND amplia seu portfólio com o início da dis-tribuição de produtos Seagate no Brasil. Os

produtos de HD da marca chegam para impul-sionar o segmento na distribuidora. De acordo com a empresa, hoje, o nicho responde por 9% do faturamento e deverá chegar a 14% com a entrada da Seagate.

Novos chips Intel

Os primeiros chips para servidores Xeon, da Intel, com quatro núcleos, devem chegar aos fabricantes no pri-

meiro trimestre de 2010, informou a fabricante americana de microprocessadores, em setembro, durante o evento Intel Developer Forum (IDF), em São Francisco, nos Estados Unidos. “Estamos na rota para a produção no primeiro trimes-tre”, disse Kirk Skaugen, vice-presidente e diretor-geral do

grupo de plataformas de servidores da Intel, durante o IDF. Os microprocessadores serão produzidos pelo processo de fabricação de 32 nanômetros e farão parte da linha de chips Xeon 5000. Os componentes, baseados na microarquitetura Westmere, comportarão uma série de atualizações em rela-ção aos atuais chips Xeon, que são feitos pelo processo de 45 nanômetros.

Joaquim Dias Garcia e Alexandre Vasconcellos, exe-cutivos do Grupo Pão de Açúcar, comandam gran-

de processo de transformação tecnológica no grupo. Batizado de “O Futuro do Varejo”, prevê o investimento de R$ 150 milhões em três anos e a troca de equipa-mentos, substituição de programas de gestão e criação de novos serviços. A força de trabalho envolvida reúne quase 500 pessoas e inclui tanto o efetivo da divisão de tecnologia, de 300 profissionais, como o time adi-cional de quase 200 voltados ao projeto com o qual

a empresa espera mudar seu relacionamento com os clientes. “A companhia estava sendo conduzida por um fusquinha, mas, com o tamanho que assumiu ao longo do tempo, o veículo ficou pequeno”, comenta Garcia, diretor de TI do grupo, que planeja substituir seu par-que de 10 mil computadores por thin clients , terminais que não têm disco rígido. Todos os programas e dados ficam armazenados na rede da empresa. Serão 3,5 mil máquinas este ano, o mesmo tanto em 2010 e mais3 mil em 1011.

Grupo Pão de Açúcar reformula área de TI

TI - eletrolar news - notas

Há mais de um ano no mercado nacional, a Move, que atua no setor de distribuição de componentes e soluções em TI,

incluindo cartões de memória, processadores e câmera digital, firma parceria com a Asus para a comercialização de notebooks e netbooks que deverão alavancar a receita para o fim do ano.

Andréa Fernandes, gerente de marketing da empresa, diz que o consumidor atual, além de prezar pelo preço, busca qualida-de e tecnologia, razão pela qual a Move optou pela linha Eee PC 1000, da Asus. “Os produtos são práticos, com interfaces amigáveis, leves e desenvolvidos para suprir a demanda dos precisam estar constantemente conectados”. Mais um produto passa a ser comercializado pela empresa, o HD externo Simpletech, da Hitachi. Com design diferenciado, que leva a assinatura de Pininfarina, e dispositivo de armazenamen-to de fácil utilização, é compatível com qualquer computador. É apresentado com formato de 160 GB e configurações que armazenam até 500 GB. Atualmente, a Move conta com 60 profissionais que distribuem os produtos para 3.500 revendas, canais essenciais para a mul-tiplicação de negócios e solidificação de marcas. “O mercado de TI depende da gestão eficiente de logística, diferencial que ajuda no processo de distribuição dos produtos no atacado, subdistribuidores e varejo. É extremamente importante estar atento ao timing de compras, bem como desenvolver novas parcerias e fazer alianças estratégicas para fidelizar fornecedo-res e revendedores”, explica Andréa. Neste semestre, a empresa espera crescer 100% em relação ao mesmo período do ano passado, conta a gerente. “A previsão se deve ao fato de contarmos com forte parceria das principais marcas como Intel, MSI, Seagate, Acer, AOC, Logitec, Asus e AMD, entre outras. A estratégia de vendas, logística e revenda capacitada são, na verdade, itens essenciais para o sucesso.”

eletrolarnews98

Move aposta

A distribuidora de soluções em informática traz ao mercado brasileiro a nova linha de Eee Pc Asus e HD externo.

“É extremamente importante estar atento ao timing de compras, bem como desenvolver novas parcerias e fazer alianças estratégicas para fidelizar fornecedores e revendedores.” Andréa Fernandes

em netbooks

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

TI - eletrolar news - empresa

Pequenos e notáveis, os miniaparelhos de áudio trazem cada vez mais tecnologias e prezam pelo design im-

pecável. A Tallard Technologies, distribuidora do Grupo Itautec, especializada em produtos e soluções de alta tec-nologia – hardware, software, convergência e segurança –, voltados à infraestrutura, traz ao mercado nacional o miniMove Memorex Mi3x, da iMantion, boombox portátil desenhado para ouvir e compartilhar com todo o estilo as músicas do iPod.

Compacto e leve, o produto pesa 1,5 kg, tem design er-gonômico com display LCD com backlight, rádio digital FM com memória para estações, equalizador e controle remoto sem fio. Conta, também, com dispositivos como CD players e MP3 players que podem ser conectados ao miniMove Mi3x. O produto é lançado em quatro cores: preto, prata, rosa e azul esverdeado.

“Identificamos crescente demanda no mercado brasileiro por acessórios para iPod e optamos pela inclusão desse produto em nosso portfólio, não só pelos diferenciais que ele apresenta em seu design e nas muitas funções, mas também pela possibilidade de comercialização a um preço mais acessível ao consumidor. O boombox será comerciali-zado por R$ 299, nos 8.464 pontos de venda em todo o país”, conta André Tacito, responsável pela unidade de negócios Apple da Tallard Brasil.

A distribuidora escolheu a marca pela credibilidade que tem no mercado e pela solidez de solidez de seus 40 anos de investimento em novas tecnologias e criação de aces-sórios para iPods. A iManion produz, também, monitores de televisão, blu-ray players, drivers, CDs e DVDs.

Fundada em 1983, a Tallard Technologies é distribuidora de valor agregado. Nessa condição, suas atividades incluem apoio e desenvolvimento de canais, suporte a pré-vendas, gerência de produtos, geração de demanda, desenvolvi-mento de marketing, crédito e financiamento e logística.

eletrolarnews100

Opção da Tallard é por

A empresa apresenta boombox portátil com mais multifuncionalidades de interatividade.

O miniMove Mi3x chega em quatro cores: preto, prata, rosa e azul esverdeado.

design e tecnologia

Por Thaís Martinez

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

TI - eletrolar news - lançamento

Especializada na fabricação de componentes e equipamentos eletrônicos, a chinesa MSI Computer lança os primeiros produ-

tos fabricados no Brasil. São dois notebooks e um All-in-one AIO – LCD com PC integrado, produzidos em parceria com a Digitron, em Manaus (AM), que já estão disponíveis no mercado. Os produtos da empresa estão divididos em duas categorias: componentes, com a fabricação de placas-mãe, placas de vídeo, barebones e industrial PC; e equipamentos eletrônicos, com a produção de notebooks, All-in-one (AIO), servidores, consu-mer Eletronics (MP3, MP4, GPS), comunicações wireless (wi-fi , bluetooth) e car PC (multimídia automotivo). Oferece, também, suporte técnico local e conserto de produtos ainda na garantia. Atualmente, a MSI tem seis distribuidores de placas em todo o território nacional. “Este ano, iniciamos a produção dos notebooks modelos X340 e CR400 e do AIO Wind Top MSI modelo AE1900, em parceria com a Digitron. Todos são 100% MSI. A Digitron faz a mon-tagem do produto que vem em CKD (Complete Knock Down) de nossas fábricas na China, sob a supervisão de nossos engenheiros”, explica Marcelo Martins, diretor comercial da empresa. “E já esta-mos preparando os próximos lançamentos, que serão anunciados na CES, em Las Vegas (EUA), em janeiro de 2010”, acrescenta. A rede de assistência técnica, terceirizada com a Cybermax, em-presa do Grupo Digitron, possui cerca de 350 pontos de assistência no país. Para os produtos da série Xslim (X340 e X430), o executivo explica que o sistema de atendimento será por e-ticket, caso o usuário não consiga solução através do SAC. “Ele receberá um e-ticket para postar o equipamento via entrega expressa (Sedex 10, Varig Log, TAM Express e outros) direto para nosso centro de ser-viços em São Paulo, onde o produto será reparado e devolvido da mesma forma ao usuário, em prazos inferiores aos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor.” Fundada em 1986, a MSI Computer teve faturamento de US$ 3,03 bilhões em 2008. Possui sede em Taiwan e fábricas em Shenzen e Shangai, na China. Presente em mais de 25 países, é reconhecida como uma das maiores fabricantes de placas-mãe e placas de vídeo do mundo, conta Martins. “A preocupação ambiental é um dos diferenciais da MSI, que prioriza, já na fase de desenho de seus produtos, o uso de matérias-primas com menor interferência no meio ambiente. Todos os equipamentos são projetados para consumir menos energia.”

eletrolarnews102

MSI Computer

A empresa investe R$ 60 milhões e começa a fabricar produtos em Manaus (AM).

AIO – Wind Top MSI – AE1900Principais características: processador Intel Atom 230, 1.6 GHz, Windows XP Home, chipset Intel 945GC+ICH, cache L2 512 MB, tela led 18.5” touch widescreen, DVD SuperMulti, três portas USB 2.0, câmera embutida 1.3 M com microfone, memória Ram 1 GB DDR (533 Mhz), HD: 160 GB (Sata).

Notebook CR400 – MSI Classic SeriesPrincipais características: processador Intel Dual Core T4200, 2 GB Ram, HD de 320 GB, sistema operacional Windows Vista Home Basic, tela LCD 14” WXGA, câmera 1.3 M, memória Ram 2 GB DDR (667 Mhz) expansível até 4 GB, HD 320 GB (Sata), placa de vídeo GeForce 8.200G, placa de rede 10/100 Lan.

Marcelo Martins, diretor comercial da MSI Computer no Brasil.

no Brasil

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

TI - eletrolar news - empresa

A sugestão de Natal da SpaceBR para o varejo é o Gamer G-8400, máquina desenvolvida para os afi cionados em jogos. O produto vem com óculos 3D da Nvidia e monitor Sync-

Master 2233RZ , com recursos que reproduzem o conteúdo tridimensional. O computador tem processador Intel Quad Core – Q8400 – 2,66 Ghz, memória de 4 GB; HD 1 Tb, VGA GeForce GTS 250 – 1 GB.

Um dos notebooks da série Compaq Presario CQ40 é a escolha da Alcateia para esta Vitrine especial. O modelo CQ40-311BR tem tela de 14,1”, webcam e microfones integrados. Principais características:

processador Intel Celeron 585 2.16 GHz, 1MB cachê, sistema operacional Vista Home Basic, memória 2 GB (1x2) DDR2 800 MHz, HD 160 GB Sata 5.400 rpm, rede 10/100, drives ópticos DVDRW double layer, e portas externas: 3 USB, 3 VGA, 3 RJ11, RJ45, saída fone e entrada microfone. O produto tem um ano de garantia.

eletrolarnews104

Alcateia - HPCompaq Presario CQ40

SpaceBR Gamer G-8400

MultilaserHot Wheels

A Multilaser apresenta a linha de periféricos Hot Wheels, desenvolvida para consumidores de todas as idades. Os produtos são ilustrados com tudo o que lembra a velocidade

de carros, como desenho de marcas de pneus, chamas e os famosos Muscle Cars. Entre as novidades, a marca apresenta o Car Mouse, com design de carrinho, o Hot Wheels, mouse em formato tradicional, os mousepads Hotrod Red e Muscle Car Yellow, além de um sistema de som Hot Wheels 8W RMS 2.1 canais. Os produtos são plug and play, possuem conexão USB e são compatíveis com Windows Vista/2000/ME e XP. Nesta Vitrine, está o Combo Hot Wheels, formado por teclado e mouse.

A novidade da Mtek é o leitor e gravador Card Reader externo. Com quatro leitores integrados, aceita até 40 modelos de cartão. Leve e compacto, o acessório não necessita de instalação, basta plugá-lo

na porta USB e transferir os dados. O leitor tem três anos de garantia contra defeitos de fabricação, é reciclável e possui certifi cados como Restrição de Certas Substâncias Perigosas (ROHS), Conformidade Europeia (CE) e Federal Communication Commission (FCC). É compatível com Windows 98SE/2000/ME/XP/Vista e MacOS.

MtekCard Reader

A empresa lança sua marca própria, Youts, desenvolvida para o público jovem, e amplia a atuação no varejo. Formada por famílias de diferentes produtos com tecnologia de alto

padrão, entre elas mídias regraváveis, estojos para mídias e acessórios, tem design e embalagens diferenciados e cores chamativas. A linha mídias, como os CD-Rs e DVD-Rs, é comercializada em

versões individuais e em packs para 10, 50 e 100 discos. A linha de estojos traz o exclusivo modelo Multidisc, que tem o mesmo tamanho de um estojo individual, mas armazena até quatro discos, e os estojos de blu-ray.

MicroserviceProdutos Youts

TI - eletrolar news - vitr ine especial natal

eletrolarnews106

T I - eletrolar news - vitr ine especial natal

Distribuidora de mais de 30 marcas de produtos e acessórios, a SND destaca a série de notebooks Timeline Aspire, da Acer, que chega em dois modelos: AS4810TZ-4658 e AS4810T-8645. O

notebook Timelife AS4810TZ-4658 tem tela LCD de 14”, pesa 1,9 kg e design slim. Principais confi gurações: processador Intel Pentium Ultra-Low Voltage SU2700 1.30 GHz 2MB L2 cache 800 MHz FSB; sistema operacional Windows® Vista Home Premium; memória de 3 GB DDR3 1.066 SDRAM 250 GB 5.400 RPM Hard Drive, SuperMulti Drive; Led-backlit Display: 14.0 WXGATFT 1.366 x 768 HD Acer CineCrystal™ L 16:9 aspect ratio; Intel® Graphics Media Accelerator 4.500 MHD Optical Drive: DVD-RW MultiRecorder; Networking: Intel wireless WiFi Link 802.11/b/g/n /LAN 100/1.000; Crystal Eye Webcam Integrada – Touch Pad Multi toque. Vem com três portas USB 2.0, uma HDMI e uma VGA. Tem bateria 6-Cell Lithium-ion; leitor de cartões SD, MMC, MS e MS PRO.

Amarca Asus, distribuída pela Move, apresenta o computador EeePC modelo 1005HA-V, com pro-cessador Intel Atom N270 1,6 GHz, cache 512K L2, FSB 533 MHz, sistema operacional XP Home, em

português, HD 160GB + 10 GB de Eee Storage, memória DDR2 – 1GB DDR2 SO DIMM e tela de 10” com resolução 1.024 x 600 (WSVGA). O modelo tem rede wireless integrada, teclado português ABNT, bateria 3-cell 4hrs (23W/h) Li-ion, três conexões USB 2.0, leitor de cartão de memória MMC/SD (SDHC), decodifi cador de áudio de alta defi nição, caixa de som integrada, microfone digital Array e câmera 0,3 M. Acessórios: bateria, adaptador e cabos, manual, DVD de suporte (drivers) e cartão de garantia. Disponível em branco, preto, rosa e azul.

Move DistribuiçãoEeePC 1005HA-V

SND Notebook Acer

Houter DistribuidoraMicrocomputador ORO E5300

O destaque da Houter é o microcomputador ORO E5300, com processador Intel Dual Core 5300 2.60 GHz, motherboard Intel, 2 GB de memória e HD 320 GB. O modelo tem gravador de DVD,

leitor de memórias, vem com Windows Vista Home Basic Original, teclado, mouse óptico e caixas de som. Dispõe das Certifi cações ISO 9001/2001, IEC (proteção elétrica), HCL, Inmetro, Energy Star, Environment Protection Agency (EPA), (Eletronic Product Environmental Assessment Tool (Epeat) e DMI. O produto está cadastrado para venda via cartão BNDES e tem um ano de garantia.

Oacessório escolhido pela Maxprint é uma web cam com microfone embutido, que não requer alimen-tação externa. Tem resolução real de 1.3MP (1.280 x 960 pixels) e resolução estática de até 5.2M pixels

por interpolação de software. Oferece ainda taxa de captura de imagem de 30 frames/seg, foco de 8 cm até infi nito e ajuste de foco manual 10X.

MaxprintWebcam com microfone 1.3 MP

A Aldo coloca em destaque, nesta Vitrine, um notebook da Asus que chega com o Windows 7, o mo-delo 1005HA-M EEE. Principais confi gurações: processador Intel Atom N270 1.6 GHz, cache 512 K L2

FSB 533 MHz Intel 945GSEICH7-M, sistema operacional Microsoft Windows 7 Sarter, em português, HDD 250 GB, 2 GB DDR2 SO DIMM, rede wireless 802.11 b/g/n; bateria 6-cell 8,5 horas (48 W/H). O computador tem webcam 0,3 M, três portas USB, leitor de cartões MMC/ SD (SDHC). Softwares: Super Hybrid Engine,

Eee Docking, MS Works, Microsoft Offi ce Trial 60 dias, NIS 2009 Trial 60 dias. Acessórios: bateria, adaptador e cabos, manual, DVD de suporte (drivers) e cartão de garantia.

Aldo ComponentesNotebook Asus com Windows 7

eletrolarnews108

Com ampla linha de produtos, a marca Case Logic, distribuída pela Multilaser, apresenta, nesta Vitrine de Natal, a mochila CSNB-15, desenvolvida para laptops de até 15,4”. Confeccionada em lona cinza e verde,

tem moderno design Tattoo e desenho customizado. O compartimento interno é acolchoado, 100% algo-dão e protege tanto o notebook, quanto o restante dos produtos colocados na mochila. O modelo CSNB-15 dispõe de vários bolsos internos e um externo, de fácil acesso. As alças da peça são acolchoadas.

Em setembro, a empresa iniciou a produção de Hard Disk Drives (HDD) externos em sua fábrica de Manaus (AM). A linha S2 Portable foi concebida com discos de 2,5”, que pesam apenas 154 gramas e contam com capacidade de

armazenamento de 160, 250, 320 e 500 gigabytes. Devido ao controlador USB 2.0 interno de alta velocidade, os modelos têm baixo consumo de energia – o programa de monitoramento minimiza o gasto quando o aparelho fi ca inativo por

mais de cinco minutos. Os HDDs também possuem software de backup automático, sistema de segurança que criptografa automaticamente as informações contidas no equipamento e opera com sistema operacional MS Windows e MacOS. Os

produtos estão disponíveis em vermelho vinho, branco, café e preto glossy.

SamsungHDD externo

Case LogicMochila CSNB-15

OzomJet Table

AOzom apresenta o Jet Table, móvel planejado para oferecer mobilidade, praticidade e leveza no uso do notebook. O modelo tem design slim, estrutura com regulagem da altura e tampo com acabamento arre-

dondado. A estrutura metálica é feita de aço carbono, com pintura eletrostática e permite infi nita combinação de cores. A peça também pode ser fabricada em aço inox, com acabamento escovado ou polido. O tampo, produzido em fi bras de madeiras resinadas e prensadas, conhecido como Medium Density Fibreboard (MDF), oferece alternativas de acabamento, como pintura brilho ou laca, pintura microtexturizada ou fosca, e em diver-sas cores. Os pés têm tamanhos diferenciados, para dar mais estabilidade à peça, e podem vir com rodízios.

Para atender a crescente demanda de acessórios para iPods e iPhones, a Mobimax, distribuidora brasileira de acessórios e periféricos de informática e automotivo, traz novos acessórios ao mercado, como capas

coloridas, carregador veicular e caixa amplifi cadora. Da marca Griffi n, apresenta o Aircurve, inovadora caixa amplifi cadora para iPhone, com a qual é possível ouvir as músicas do aparelho sem utilizar qualquer tipo de fonte de alimentação. O produto, desenvolvido em base translúcida, tem um centro em espiral que recolhe o som do alto-falante incorporado ao iPhone, amplifi cando-o para todo o ambiente. Para conectar o aparelho ao Aircurve, basta usar o cabo de ligação que vem com o próprio iPhone.

MobimaxCaixa amplificadora

A Aldo, distribuidora de 27 fabricantes mundiais de tecnologia, destaca nesta Vitrine o Nvi-dia® GeForce® 3D Vision™. O produto combina óculos sem fi o de alta tecnologia, emissor

infravermelho e software avançado que transforma automaticamente centenas de jogos de PC, fi lmes 3D, AutoCad e fotografi as digitais numa experiência interativa. Basta colocar o óculos, ligá-lo num conjunto com GPU GeForce e ter um monitor habilitado para ver os personagens e ambientes ganharem vida na tela. A Aldo é distribuidora autorizada Nvidia e comercializa o produto no mercado brasileiro.

NvidiaÓculos GeForce 3D Vision

TI - eletrolar news - vitr ine especial natal

Design, tecnologia e sustentabilidade são elementos essen-ciais na produção dos componentes para fogões a gás,

que há mais de dez anos a Sabaf Brasil apresenta ao mercado. A empresa, cujos queimadores são conhecidos pela efi ciência e economia, investe em novos maquinários e mão de obra quali-fi cada, para automatizar as linhas de esmaltação.

Rogério Nabarretti, diretor da empresa, explica a importância do investimento. “O pós crise trouxe-nos maior fortalecimento e a certeza de que estamos na direção certa. Este ano, investimos1 milhão de euros em novas tecnologias provenientes da nossa matriz italiana, que permitirão aumento de 50% na capacidade de produção. Queremos elevar ainda mais a qualidade dos nos-sos produtos e ampliar o portfólio da Sabaf.” O investimento permitirá, também, o aumento do quadro de funcionários em 30%, ainda neste ano, diz Marcelo Astrini, ge-rente industrial. “Vamos ampliar nossas linhas e fabricar maior número de modelos no Brasil. Em 2010, lançaremos um produto com desenho exclusivo e aumentaremos em 30% a capacidade produtiva de componentes esmaltados. Aqui, não temos crise.” Instalada em Jundiaí, no interior de São Paulo, a Sabaf ocupa área de 25 mil m² e segue à risca todos os conceitos da matriz italiana. “Hoje, estamos conectados diretamente com a empresa euro-peia, pois acabamos de implementar o sistema de integração de gerenciamento interno, que nos permite trocar informações e construir novas estratégias. Vale ressaltar que somos o único país-sede que produz queimadores, portanto, deixamos de im-portar os produtos e barateamos o custo”, explica o diretor. Todos os queimadores são de aço e alumínio e recebem uma aplicação especial esmaltada. Devido ao investimento em no-vas tecnologias, a empresa já recebeu vários prêmios, os dois primeiros durante a exposição internacional Intel, em Milão, na Itália. Em 2003, recebeu o Intel Design, na categoria Tecnologia, com o queimador dual com chamas em três anéis e, em 2005, o Intel Design Award na categoria Produtos Amigáveis, com o queimador Sabaf Série III. O mesmo produto, em 2006, conquis-tou o prêmio Compasso d’Oro, na exposição ADI Design Índex, realizada no Triennale de Milão.

empresa

eletrolarnews110

Sabaf investe

Recursos permitem à líder do segmento na América Latina gerar novos empregos.

Rogério Nabarretti e Marcelo Astrini, executivos da Sabaf Brasil.

em tecnologia

Por Thaís Martinez

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

notas

Com a aquisição da Ciba Especialidades Químicas, a Basf incorporou também ao seu portfólio o Ximara™

Fireball™, pigmento de efeito de natureza orgânica. O di-ferencial do produto está em seu processo de cristaliza-ção, que permite produzir estruturas orgânicas com efeito visual brilhante, resultando em um pigmento exclusivo,

com nuances que derivam desde o laranja/dourado até o profundo vermelho, de acordo com a mudança do ân-gulo de observação, informa a empresa. É indicado para os processos de desenvolvimento de tintas para diversas indústrias: automotiva, de embalagens, de papel, gráficas, eletroeletrônicas e de bens de consumo.

Líder mundial no mercado de compressores hermé-ticos para refrigeração, a Embraco participou da 16ª

Febrava em setembro, na capital paulista, onde mostrou suas mais recentes inovações de eficiência energética e promoveu uma série de palestras sobre marketing e produtos. Apresentou, também, o compressor Egas, que

gera o menor consumo de energia entre os produtos para refrigeração comercial do sistema convencional (liga-desliga). Os visitantes também puderam constatar a evolução dos compressores da família EM, utilizados em bebedouros, e uma unidade condensadora para am-bientes externos.

Basf – pigmentos de tintas

Embraco na 16ª Febrava

Otermo conexão é a base sobre a qual será instalada a 5ª Eletrolar Show, mar-cada para 20 a 23 de julho do ano que vem, no Transamérica Expo Center, na

capital paulista. Originária do latim connexione, a palavra signifi ca ligação, união, justamente os dois pontos que constituem o foco da feira.

“Conexão é o termo mais adequado ao espírito da feira”, explica Carlos Clur, de quem partiu a ideia de criar a Eletrolar Show, e diretor executivo da Azul Play, em-presa que organiza o evento. “Nosso objetivo é fazer a conexão entre produtos, oportunidades, negócios, indústria e varejo. Dessa forma, contribuímos com toda a cadeia de eletrodomésticos e eletroeletrônicos”, acrescenta.

A Eletrolar Show já está sedimentada como feira que integra o mercado e abre espaço para bons e novos negócios. Tal como nos anos anteriores, a quinta edição será apoiada pela Federação do Comércio do estado de São Paulo (Fecomércio), pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e pela GfK, empresa para a qual o ponto alto da feira é o contato com a indústria e o varejo, tanto em ter-mos de carteira de clientes, quanto no sentido de prospectar novos parceiros.

O evento tem, também, o apoio da AMD e já estão confi rmadas as presenças da BMA Comercial, Ga.Ma Italy, Grupo Move, Houter do Brasil, Lenoxx, Multilaser, WAP de Yins Brasil. “A Eletrolar Show segue a tendência que verifi camos hoje no mundo todo, isto é, de feiras totalmente profi ssionais, com púbico bem dirigido e qualifi cado, o que proporciona contatos muito mais produtivos”, afi rma Clur.

NOVIDADES

Em suas quatro edições anteriores, a Eletrolar Show estreitou os contatos pes-soais, colaborou para a geração de bons negócios e prestou serviço ao conectar a indústria com o varejo. “Fizemos a conexão entre expositores e compradores de todo o país”, conta Clur. No próximo ano, mais uma vez, a organização da feira trará a São Paulo mais de 7 mil visitantes da indústria e do varejo de eletrodomés-ticos e eletroeletrônicos, sendo que 200 deles terão as despesas de passagem e hospedagem pagas pela Azul Play.

Na 5ª Eletrolar Show, o mercado encontrará muitas novidades nas linhas branca e marrom, em portáteis, brinquedos, utilidades domésticas, informática telefonia e serviços. Desde o início de julho passado uma grande equipe está envolvida na organização, com o objetivo de apresentar uma edição especial da feira em 2010, quando ela comemora cinco anos de criação.

“O fortalecimento da feira colabora para derrubar barreiras comerciais e, ao mesmo tempo, atrai maior número de compradores. Este ano, muitos dos parti-cipantes disseram-nos que o evento foi importante como mesa de negociação, ou seja, deu sua contribuição para o crescimento da indústria e do varejo do segmento”, diz o executivo.

O cadastramento para a quinta edição do evento já está aberto e pode ser feito no endereço www.eletrolarshow.com.br. Neste site, também são obtidas mais informações sobre a 5ª Eletrolar Show que, diferentemente dos anos anteriores, será realizada em julho, devido à Copa do Mundo.

feira

eletrolarnews112

5ª Eletrolar Show A feira, que será realizada em julho do próximo ano, é uma grande oportunidade para apresentar as novidades e fechar negócios.

O cadastramento para a quinta edição da Eletrolar Show já está aberto. Participe acessando www.eletrolarshow.com.br.

Foto

s: R

eina

ldo

Cana

to

CONEXÕES

Única feira de negócios do setor deeletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Participe da Eletrolar Show 2010 e ampliesuas conexões com a indústria e o varejo.

A ELETROLAR SHOW é um evento exclusivamente B2B, dirigido para indústria e o varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos do Brasil. Nessa grande reunião, fornecedores e lojistas encontram-se para realizar parcerias, conhecer tendências e, principalmente, fechar negócios. O evento, que foi um sucesso este ano, promete muito mais para 2010.Você que quer avançar nos negócios não pode fi car de fora.

Visitantes

Redes de varejo de pequeno, médio e grande portes » Atacadistas » Distribuidores » ExportadoresHiper e supermercados » Home centers » Importadores » Lojas de departamento » Mercado corporativo

Mais de 7 mil visitantes da indústria e do varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, sendo que 200 deles terão as despesas de passagem e hospedagem pagas pela Azul Play, organizadora do evento.

Abaixo uma amostra de alguns dos importantes varejistas que marcaram presença no evento:

A BARATEIRAA. ANGELONI & CIA. LTDA. ALL NATIONSAMBIENT AIRARMAZÉM PARAÍBAATACADÃO DOS ELETROSBAÚ UTILIDADES BERGAMINI SUPERMERCADOSBJ SANTOSBONANZA SUPERMERCADOSBRETAS SUPERMERCADOSC&C - CASA & CONSTRUÇÃO CARREFOURCASA E VÍDEOCASAS BAHIACBD - CIA. BRAS. DE DISTRIBUIÇÃOCOMERCIAL SÃO JORGECOML. RABELO SOM & IMAGEMCOMMCENTERCOMPUJOB INFORMÁTICACOOP - COOPERATIVA DE CONSUMOCOOPERATIVA A1CR DIEMENTZ DECORLIZDUFRY SOUTH AMERICAELETRO DEALER DISTRIBUIDORAELETRO SHOPPING CASA AMARELAELETROMÓVEIS MARTINELLOELETROZEMAEVOLUSOMFAST SHOPFNACGRUPO CITYLARHAYAMAX DISTRIBUIDORAHIPER MOREIRAIBYTEJ.MAHFUZ KALUNGA

LEROY MERLINLOJAS AMERICANASLOJAS BERLANDALOJAS CEMLOJAS CERTELLOJAS COMBAT CENTERLOJAS COMPETIÇÃOLOJAS CYBELARLOJAS D.G.M ELETRO MÓVEIS LTDA. LOJAS DADALTOLOJAS DELTASUL UTILIDADESLOJAS EDMILLOJAS FUJIOKALOJAS GAZINLOJAS GUAIBIMLOJAS HAVANLOJAS INSINUANTELOJAS LASER ELETROLOJAS LEOLARLOJAS MACAVILOJAS MAIALOJAS MERCADOMÓVEISLOJAS PRESIDENTELOJAS QUERO-QUEROLOJAS SALFERLOJAS SANTA TEREZINHALOJAS SIPOLATTILOJAS SOLARLOJAS VOLPATOLOJAS XAVIERLOJAS YANELOJAS ZAFFARIMAGAZINE LILIANIMAGAZINE LUIZAMAKROMANLECMARTINS COM. SERV. DIST. S/AMOVE DISTRIBUIÇÃO

MÓVEIS BRASÍLIAMÓVEIS ROMERAMP DISTRIBUIDORAMULTICOISASMULTILOJA TOTALMULTISOM COM. E IMP. LTDA. MUNDICOMP COMPUTADORESNOVO MUNDOPAPEL E CIAPEG & FAÇAPERNANMBUCANAS POLISHOP PONTO DE PROMOÇÃO PONTO FRIO REDE ELETROSOM RICARDO ELETRO SCHUMANN MÓVEIS E ELETRO SUPERMERCADO ARCO-IRIS SUPERMERCADO MODELO SUPERMERCADO NORDESTÃO SUPERMERCADO SCHUTZE TENDA ATACADO TUDOEMOFERTA.COM WAL-MART ZENIR MÓVEIS

COMÉRCIO ELETRÔNICO

BESTSHOPTV.COM BIG SHOP COMPRAFACIL.COM E HERMES ELETROCELL ELETROSHOPPING LOJATUDO.COM MUNDOMAR TAMIRADO

Expositores de 2009

Outras marcas presentes em 2009

20 a 23 de julho de 2010, 13h às 21hTransamérica Expo Center

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - São Paulo - Brasil

Planeje sua participação com antecedência e garanta um espaço nobre, com preço especial.Entre em contato e marque uma entrevista com um consultor de negócios.

11 [email protected]

Perfi l do expositor

Linha branca » Linha marrom » Portáteis » Personal care » Telefonia » Informática Fitness » Utilidades domésticas » Serviços

Revistas o� ciais Apoio Apoio institucionalRealização

Expositores de 2009

Perfi l do expositor

Linha branca » Linha marrom » Portáteis » Personal care » Telefonia » Informática Fitness » Utilidades domésticas » Serviços

CONEXÕES

Única feira de negócios do setor deeletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Participe da Eletrolar Show 2010 e ampliesuas conexões com a indústria e o varejo.

20 a 23 de julho de 2010Transamérica Expo Center - São Paulo

www.eletrolarshow.com.br

11 3034-4100