SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

21
SECRETARIA DE SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO RESSOCIALIZAÇÃO P P rograma de rograma de A A lívio e lívio e R R elaxamento do elaxamento do E E stresse stresse

Transcript of SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

Page 1: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

SECRETARIA DE SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃORESSOCIALIZAÇÃO

PPrograma de rograma de AAlívio e lívio e RRelaxamento do elaxamento do EEstressestresse

Page 2: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

SUMÁRIOSUMÁRIO

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

EXECUÇÃO

CONDIÇÕES GERAIS

Page 3: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

JUSTIFICATIVAJUSTIFICATIVAAs facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo

o estresse.O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga conseqüências danosas para a nossa saúde, pois cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.

Page 4: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

JUSTIFICATIVAJUSTIFICATIVA

O conceito de estresse foi criado pelo pesquisador canadense Hans Selye na década de 1930. Ele definiu o estresse biológico como a resposta não específica do corpo a qualquer exigência feita. Ele também disse que o estresse é “aquilo que acelera o ritmo do envelhecimento pelos desgastes da vida cotidiana.” O estresse também pode ser definido como um conjunto de reações, sejam elas fisiológicas, psicológicas ou comportamentais, que levam a um desgaste físico ou emocional do organismo.

Page 5: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

JUSTIFICATIVAJUSTIFICATIVASegundo instituto de pesquisa inglês, um em cada cinco

empregados em Londres vem sofrendo de estresse intenso no ambiente de trabalho ou pelo trabalho exercido. Sabe-se que hoje os EUA gastam 9,4 bilhões de dólares com americanos que sofrem de estresse.

Page 6: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

JUSTIFICATIVAJUSTIFICATIVAIgnorar o problema do estresse dentro da Instituição pode ser bastante danoso nos dias atuais. O estresse hoje é uma das maiores razões pelas quais os empregados ficam doentes e não podem comparecer ao trabalho, indo desde uma simples gripe, até casos de doenças severas e quem paga por essa conta são as Instituições e Empresas que perdem o melhor de seus ativos (funcionários).

Page 7: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

JUSTIFICATIVAJUSTIFICATIVAOs efeitos mais danosos que o estresse causa dentro das Instituições

e empresas são: faltas, queda de produtividade, queda de eficiência na tomada de decisões, diminuição da qualidade dos serviços, falta de criatividade, dificuldade de relacionamento em equipe, frustração, depressão e acidentes em geral.

Políticas e procedimentos anti-estresse dentro e fora do ambiente de trabalho são investimentos com retorno garantido.

Page 8: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

GINASTICA LABORALGINASTICA LABORAL

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

Page 9: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa.

Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.

A ginástica laboral também pode trazer benefícios econômicos diretos para as empresas ao diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.

GINASTICA LABORALGINASTICA LABORAL

Page 10: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

EXERCÍCIOS PARA RELAXAMENTO E ALONGAMENTOEXERCÍCIOS PARA RELAXAMENTO E ALONGAMENTO

Page 11: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

A posição em que há menores chances de usuários de computadores desenvolverem LER simula a postura da pessoa quando descansa em posição sentada, ou seja, com as mãos (quase) apoiadas sobre as pernas e o corpo levemente para trás.

ERRADO CERTO

Page 12: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

Dominó

Jogos LúdicosJogos Lúdicos

Jogos Lúdicos são todos aqueles utilizados para o desenvolvimento e aprendizado do ser humano.

DAMA

Page 13: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

Música ambiente é um conjunto que incorpora elementos de vários estilos e até ruídos. É identificável, acima de tudo, por “clima”, uma atmosfera sutil e envolvente formada a partir de poucos elementos com efeito tranqüilizador.

Page 14: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

ATIVIDADE FÍSICAATIVIDADE FÍSICA• Qualquer atividade física proporciona benefícios ao corpo,

melhorando as funções cardiovasculares e respiratórios, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo na produção de substâncias de caráter relaxante e analgésico, como a endorfina, além de aliviar o estresse e melhorar o humor.

• É importante que o indivíduo busque praticar exercícios físicos regularmente, procurando manter sempre seu limite.

Page 15: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

Atividade Física! Em casa, no jardim, no trabalho e até mesmo passeando. Somente 30 minutos de atividade física moderada por dia em 5 dias da semana ou mais: é tudo o que você precisa. Com o exercício você extravasa sua energia, diminui o estresse e o risco de doenças crônicas. Pode ser feita em atividades do dia-a-dia, como caminhada, jardinagem ou serviços em casa. As atividades de acumulam! Se você acha que não consegue fazer 30 minutos, comece com tempos menores. Aproveite mais a sua vida com atividade física – você pode fazer em qualquer lugar!

Page 16: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

RELAXAMENTORELAXAMENTOO relaxamento auxilia nos estados de estresse, tensão muscular, ou ainda como meio revigorante que atua beneficamente sobre sua saúde física, mental e emocional.

Técnicas:

1.Respiração Profunda;2.Relaxamento Muscular Progressivo;3.Meditação;4.Sorriso;5.Plantas e Animais Domésticos

Não espere o fim de Semana para relaxar!

Page 18: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

CONSIDERAÇÕES FINAISCONSIDERAÇÕES FINAISTomar muito café prejudica a produtividade no trabalho. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,2 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. A pesquisa também condena o excesso de chá, que produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contêm cafeína pelo menos três vezes por dia.

Page 19: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

PProgramarograma de de AAlívio lívio e e RRelaxamento elaxamento do do EEstressestresse P.A.R.E.

Page 20: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.

CONSIDERAÇÕES FINAISCONSIDERAÇÕES FINAIS

Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,2 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. A pesquisa também condena o excesso de chá, que produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contêm cafeína pelo menos três vezes por dia.

Page 21: SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse.