Sequencia didática sistema monetario 3 ano a 2016

20
Sequência Didática Mercado Turma – 3º ano A /Professora Gizele Dote Martins VESPERTINO Conteúdos: - Sistema monetário - Cédulas e moedas; - Classificação dos objetos - Estatística- gráfico de barra e tabela. - Contagem. - Problematização. -Raciocínio lógico combinatório. Objetivos de Ensino: - Possibilitar o conhecimento do sistema monetário através de experiências com cédulas e moedas. -Propiciar o reconhecimento da utilização dos produtos de consumo diário. -Oportunizar atividades que incentivem a contagem. -Possibilitar através de gráficos as preferências e quantidades de determinado tema pesquisado. - Oportunizar a pesquisa como instrumento de descoberta sobre a história do dinheiro (site WWW.youtube.com) “A turma do brincando na rede em A História do DinheiroObjetivos de Aprendizagem: -Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registros para comunicar informações coletadas; -Vivenciar experiências de compra e venda. -Vivenciar situações e experiências utilizando cédulas e moedas, compreendendo sua função social.

Transcript of Sequencia didática sistema monetario 3 ano a 2016

Page 1: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

Sequência Didática MercadoTurma – 3º ano A /Professora Gizele Dote MartinsVESPERTINO

Conteúdos:- Sistema monetário - Cédulas e moedas;- Classificação dos objetos- Estatística- gráfico de barra e tabela.- Contagem.- Problematização.-Raciocínio lógico combinatório. Objetivos de Ensino:- Possibilitar o conhecimento do sistema monetário através de experiências com cédulas e moedas.-Propiciar o reconhecimento da utilização dos produtos de consumo diário.-Oportunizar atividades que incentivem a contagem.-Possibilitar através de gráficos as preferências e quantidades de determinado tema pesquisado.- Oportunizar a pesquisa como instrumento de descoberta sobre a história do dinheiro (site WWW.youtube.com) “A turma do brincando na rede em A História do Dinheiro”Objetivos de Aprendizagem:-Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registros para comunicar informações coletadas;-Vivenciar experiências de compra e venda.

-Vivenciar situações e experiências utilizando cédulas e moedas, compreendendo sua função social.- Utilizar o computador como fonte de pesquisa;

Page 2: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

-Listar os objetos que serão utilizados para montar o Mercado e comparar preços.- Fazer a seriação e classificação dos produtos;Pontos de Observação:- Observar se as crianças compreenderam a função social do dinheiro;-Percebem a função e utilização da escrita no cotidiano;-Como as crianças estão utilizando os conhecimentos disponibilizados em todo o processo;-Se as crianças apresentam autonomia nas atividades propostas.

Page 3: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

Segunda- feira -1º Momento:Roda de conversa:Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o que as crianças sabem sobre: cédulas e moedas. (Registrar em cartaz esse levantamento).Levar o computador para a sala para fazer a pesquisa com as crianças sobre a história do dinheiro através do site:WWW.youtube.com) “A turma do brincando na rede em A História do Dinheiro”. Ao término do filme conversar com as crianças sobre o que aprenderam com as informações contidas no vídeo. (Registrar os conhecimentos das crianças em um cartaz).

Terça-feira2º Momento: Apresentação das cédulas e moedasLevar para a roda de conversação uma caixa surpresa contendo cédulas e moedas, e após a descoberta do objeto surpresa vamos separar as cédulas e moedas por valores.Após entregar uma folha que conterá duas cédulas coladas uma nota de 10 reais e uma nota de 2 reais, e questionar qual é soma de valores dessas duas notas, pedir que registrem essa quantidade.

Page 4: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 5: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

Quarta- feira3º Momento:Roda de conversa:Questionar as crianças como é um supermercado, o que tem nele, como os produtos são separados, quem costuma fazer comprar com os pais, o que costumam comprar, qual mercado que fazem compra.Distribuir encartes e revistas para que recortem os produtos que costumam consumir em casa.

OBS: simule três listas de compras, uma para cada criança, peça para que calculem a compra, paguem e recebam o troco, veja um exemplo:Juliana comprou:1 pote de margarina1 sabão em pó2 litros de refrigerante3 sabonetes1 frango congelado5 pacotes de suco fresh– quanto gastou– deu em pagamento R$ 50,00, quanto recebeu de troco?

Page 6: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

Quinta- feira4º Momento:Situação problema: (passar no quadro)

Page 7: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

Sexta- feira5º Momento:Roda de conversa:Conversar sobre os produtos industrializados no Supermercado Apresentando algumas embalagens vazias trazidas pelos alunos todas as embalagens de produtos vazios trazidas pelas crianças, para a roda e juntos iremos classificar e separar as embalagens (alimentos, material de limpeza. Questionar as crianças se sabem que todos os produtos tem um prazo de validade, (mostrar em algumas embalagens o que é a validade e onde geralmente ela fica) que não devemos consumir após vencer este prazo, perguntar se os pais costumam observar o produto na hora que estão comprando.Após separarmos as embalagens descartáveis, iremos observar qual a quantidade maior dos produtos adquiridos (limpeza, alimentos, higiene) para a construção de um gráfico.

1) Questões para interpretação do gráfico:2) Responda:a) Quantas embalagens forma trazidas para a sala de aula?b) Qual embalagem veio em maior quantidade?c) Qual embalagem veio em menor quantidade?d) Qual a diferença de quantidades entre as embalagens trazidas

dos produtos de alimentos e higiene?Para Casa:

Page 8: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

Segunda- feira6º Momento:Roda de conversa:Entregar um folheto para cada aluno, solicitar que observem todos os produtos contidos nele. Após observação pedir que escolha 5 produtos com os seus devidos preços, recorte e cole no caderno.

Trabalhando com folheto: peso e dinheiro

Page 9: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 10: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 11: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016

Anexos:

Page 12: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 13: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 14: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 15: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 16: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 17: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016
Page 18: Sequencia didática sistema monetario  3 ano a   2016