Técnicas de Relaxamento

28
Técnicas de Relaxamento Daniel da Silva Lima 2015

description

Anti stress

Transcript of Técnicas de Relaxamento

Page 1: Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento

Daniel da Silva Lima

2015

Page 2: Técnicas de Relaxamento

Estresse = ataque à integridade fisiológica / funcional

Real, emocional ou imaginário, o estresse percebido em níveisanormais, pode produzir uma série bastante séria de doenças.

Page 3: Técnicas de Relaxamento

X

Page 4: Técnicas de Relaxamento
Page 5: Técnicas de Relaxamento

As alterações/doenças desencadeadas pelo estresse

Page 6: Técnicas de Relaxamento
Page 7: Técnicas de Relaxamento
Page 8: Técnicas de Relaxamento
Page 9: Técnicas de Relaxamento

SINAIS E SINTOMAS SINAIS E SINTOMAS FÍSICOSFÍSICOS

Fadiga constanteDores de cabeça Ranger os dentes, dores maxilaresTensões muscularesDores em ombros, pescoço e costasIndigestãoNáuseasDiarréia ou obstipaçãoFalta de ar (dispnéia)Palpitações cardíacasMãos e pés friosBoca secaAumento da freqüência cardíacaAumento da freqüência respiratóriaAumento da pressão arterialDilatação da pupila (midríase)Palidez (vasoconstricção)Sudorese palmar e plantarTremores nos dedosQueda da resistênciaIndisposição geral Agitação psicomotoraÚlceras digestivasDoenças na gengivaInfecção das vias aéreasHAS – pressão altaProblemas cutâneos

SINAIS E SINTOMAS SINAIS E SINTOMAS COMPORTAMENTAISCOMPORTAMENTAIS

Falar demasiadamente rápidoAndar de um lado para o outro de forma inquietaTiques nervosos como esfregar as mãosIr apressado para todo ladoIncapacidade de relaxarChorarIndecisãoProblemas de sonoImpotênciaComer mais e engordarComer menos e emagrecerPerda de eficiência no trabalhoNegligência Gastar demasiadoFumar e beber demaisTensão emocional (preocupação, insatisfação)Trabalho desgastanteRessentimentoAborrecimentoDepressãoTristezaIrritabilidadeInvejaImpulsividadeAnsiedadeDesatençãoMemória enfraquecida

Page 10: Técnicas de Relaxamento

Um dos antídotos: o relaxamento

Relaxamento visa fortalecero controle do pensamento, e o controle corporal,permitindo assim,que exista a possibilidadede racionalização e da açãocompatível com a situação,sem danos pessoais.

Ganho:- alteração do nível de atividade cerebral

= mudança de comportamento (coping)

Page 11: Técnicas de Relaxamento

atividade cerebral: as ondas

ESTRESSE

TRANQÜILO

RELAXAMENTO SUAVE

RELAXAMENTO PROFUNDO

Relax.

Page 12: Técnicas de Relaxamento

A resposta ao relaxamento é uma resposta hipotalâmica integrada, que resulta em:

- diminuição generalizada da atividade do sistema nervoso simpático e aumento da atividade parassimpática.mudanças fisiológicas, tais como diminuição do consumo de oxigênio, redução da responsividade da norepinefrina, diminuição da tensão muscular e agitação psicomotora, com e diminuição da PA, FC, FR, liberação de hormônios do estresse.

mudança de comportamento. reforço da resposta de relaxamento.

Page 13: Técnicas de Relaxamento

1. Retirada do estresse2. Situação de

tranqüilidade

Novas células produzidasno giro denteado

Page 14: Técnicas de Relaxamento

Floatation REST

Privação Sensorial (Restricted Environment Stimulation Therapy):

Remoção ou privação artificial dos sentidos – auditivo, visual, tátil e cinestésico.

Facilita a produção de um estado alterado de consciência por meio da redução de estímulos e/ou atividades motora extroceptiva.

Privação sensorial parcial inclui mudanças no padrão de input sensorial, provocando um estado de relaxamento, e conduzindo a estado alterado de consciência por meio demanipulação direta do ambiente.

Page 15: Técnicas de Relaxamento

Numa revisão bibliográfica publicada em 1999, SUEDFELD e BORRIE levantaram dados que mostravam o efeito desta técnica na redução do estresse, ansiedade, dor crônica, tensão e hipertonia muscular.

Floatation REST

Page 16: Técnicas de Relaxamento

Turner e Fine (1993) mostraram uma redução significativa do cortisol plasmático e urinário, do ACTH, aldosterona, atividade da renina, da epinefrina, freqüência cardíaca e pressão arterial (indicadores diretamente relacionados com o estresse) após sessões de floatation REST

Estudo observou-se que o uso da floatation REST foi mais efetivo que a privação sensorial isolada, na redução a freqüência cardíaca e indução do relaxamento (Forgays, Pudvah e Wright,1991 apud SUEDFELD e BORRIE,1999).

Floatation REST

Page 17: Técnicas de Relaxamento

SESSÃO ÚNICA DE REST MODIFICADO PARA MULHERESSESSÃO ÚNICA DE REST MODIFICADO PARA MULHERES

RRedução nos valores do teste Distância Punho– Chão (DPC) evidenciou que a terapia com a REST modificada foi eficiente na redução da tensão muscular e aumento da flexibilidade.

Uma sessão foi suficiente para produzir alterações nas variáveis pressóricas. Observou-se que a redução das variáveis estudadas ocorreu como efeito isolado da técnica e efeito associado da imersão.

A adaptação da REST não interferiu na eficácia da técnica, mostrando que é valido adaptá-la para uso associado à terapia física.

Foi possível com uma única sessão determinar a aceitação dos sujeitos pela técnica. (95% aceitação)

Page 18: Técnicas de Relaxamento

watsu

O Watsu foi criado como uma técnica de massagem ou bem-estar.

A associação de alongamentos na água aquecida mostrou que os efeitos de aumento de flexibilidade e amplitude de movimentos, além de relatos de relaxamento, foram ampliados em relação aos métodos tradicionais.

Page 19: Técnicas de Relaxamento

Resposta fisiológica resultante da aplicação da técnica Watsu em mulheres saudáveis:

Aumanto na flexibilidade com valores individuais atingindo 70%.

Queda na freqüência cardíaca acima de 20% dos valores de repouso.

watsu

Page 20: Técnicas de Relaxamento

Watsu vs REST

OBJETIVO: comparar os efeitos da sessão única de relaxamento, aplicando as técnicas de Watsu e REST modificada em 30 voluntários saudáveis do sexo feminino - uma única sessão

RESULTADOS: 83,3% dos sujeitos submetidos a RESTm e 100% dos sujeitos submetidos à técnica de Watsu apresentaram um ou mais estados de relaxamento.

43% escolheram a técnica RESTm e, 57% das participantes escolheram a técnica Watsu como tratamento favorito para relaxamento.

Page 21: Técnicas de Relaxamento

técnica de Jacobson modificada

Uma técnica bastante utilizada para promoção do relaxamento e conseqüente alívio da dor é a técnica de relaxamento de contraste. O paciente é posicionado de forma a flutuar em decúbito dorsal, sendo instruído a contrair os músculos, e em seguida a relaxar.

Page 22: Técnicas de Relaxamento

técnica de Jacobson modificada

Relaxamento progressivo muscular ajuda na diminuição da PA e FC.Foram relatados bons resultados com tensão (dores) muscular, ansiedade, insônia, fadiga.

Treinamento - uma a duas semanas, sessões diárias de 15 minutos.Pode ser praticado em qualquer posição.Os grupos musculares são contraídos/tensionados de 5 a 7 segundos e então relaxados por 20 s.Repetição - máximo de 5 vezes.Regiões a serem exercitadas - MMSS, Cabeça/pescoço/Tronco/MMII

Page 23: Técnicas de Relaxamento

Cinesioterapia (hidro) clássica

Outra forma de promover relaxamento é com a utilização de movimentos passivos. O paciente deve flutuar em dec. dorsal com auxílio de flutuadores.

O tronco é movimentado ritmicamente de um lado para outro, de maneira a movimentar reciprocamente a pelve e os membros inferiores.

(SKINNER e THOMSON, 1985).

Page 24: Técnicas de Relaxamento

Efeitos de um programa de atividade física de baixa a moderada intensidade na água no desempenho físico e controle do nível de estresse em adultos jovens.

treze sujeitos (20 a 28 anos), participaram de um programa de atividade física de baixa a moderada intensidade em piscina, num período de 4 meses (total de 32 sessões),

- questionários que avaliaram a qualidade de vida e o nível de estresse

Observou-se que aproximadamente metade da população estudada manteve-se num nível razoável de estresse, enquanto que a outra metade apresentou pioras que acreditamos estarem relacionadas com as exigências de provas de final de ano.

A avaliação funcional mostrou melhora no Teste de Cooper com aumento médio da distância percorrida em aproximadamente 200 metros, sem aumento concomitante da PA ou FC.

Todos apresentaram queda significativa no nível de cortisol salivar.

Page 25: Técnicas de Relaxamento

Massoterapia em imersão para bebês

5 mães treinadas para massagear seus bebês (8 a 13 meses)por 20 minutos,duas vezes por semana por dois meses.

Relato de mudanças:

- crianças mais calmas (5)- mais disponibilidade para alimentação (5)- melhora no sono (4)- eliminação de resíduos mais rotineira (3)- melhora no relacionamento (3)- sensação de ser uma mãe mais presente (3)- maior atenção por parte da mãe às atitudes dos bebês (2)- mãe mais calma (3)- mãe mais confiante (3)- maior facilidade em interpretar as necessidades da criança (4)

Page 26: Técnicas de Relaxamento

Decisão clínica

Escolha da técnica Inserção de condicionamento físicos e

reeducação alimentar Inserção em programa de fisioterapia

comportamental

Page 27: Técnicas de Relaxamento

Conclusão

No meio aquático as técnicas associadas com as mobilizações passivas, alongamentos, controle postural e movimentos rítmicos são usada para controle do estresse, alívio da dor e relaxamento, sendo muitas vezes adicionada à restrição de um ou mais estímulos sensoriais; sensação de aquecimento e conforto, diminuição de dor, suporte humano

Respostas encontradas (e a serem monitoradas) são Fisiológicas e comportamentais.

Independente da técnica utilizada, sabe-se que o organismo desencadeia uma série de reações que tendem a diminuir a ativação do sistema nervoso simpático, caracterizando uma reposta ao relaxamento.

Page 28: Técnicas de Relaxamento

Obrigada.