Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

11
Transportes e comunicações na 2ª metade do século XIX

Transcript of Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

Page 1: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

Transportes e comunicações na 2ª metade do século XIX

Page 2: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

Transportes e comunicaçõesna 2ª metade do século XIX

• Na segunda metade do século XIX, iniciou-se uma política de desenvolvimento das comunicações no nosso país. Todo o progresso agrícola e industrial de Portugal só foi possível graças ao desenvolvimento das vias de comunicação e dos meios de transporte, condições indispensáveis à circulação de matérias-primas e produtos. Construíram-se estradas, pontes, túneis, caminhos de ferro e modernizaram-se os transportes. As distâncias entre as cidades ficaram mais curtas.

• Um dos principais responsáveis por essa política foi Fontes Pereira de Melo, ministro de D. Maria II, de D. Pedro V e de D. Luís I, que aplicou inovações já utilizadas noutros países europeus. A introdução da máquina a vapor nos transportes foi uma delas. Fontes Pereira de Melo

Page 3: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

O comboioem Portugal no século

XIX

• A primeira viagem de comboio em Portugal realizou-se entre Lisboa e o Carregado, no dia 28 de Outubro de 1856, quando governava D. Pedro V.

• A via férrea foi progressivamente alastrando pelo país, existindo no final do século cerca de 2000 km de caminhos-de-ferro.

• Em 1868 inaugurou-se a ligação Lisboa-Madrid e, em 1887, iniciou-se a ligação directa Lisboa-Madrid-Paris, feita através do Sud-Express, comboio mais luxuoso, com várias carruagens e restaurante. Portugal ficou mais perto do centro da Europa.

Page 4: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

A inauguração do comboio em Portugal

“Vou contar o que me lembro do solene dia da inauguração que, enfim, chegou. (...) minha mãe (…) foi comigo para um monte fronteiro á estação de Alhandra ver a passagem de comboio em que meu pai devia tomar lugar (…).

Finalmente avistamos ao longe um fumozinho branco, na frente de uma fila escura que lembrava uma serpente a avançar devagarinho. Era o comboio. Quando se aproximou vimos que trazia menos carruagens do que supúnhamos. Vinha festivamente embandeirado o vagão em que viajava el-rei D. Pedro V(…). Só no dia seguinte ouvimos o meu pai contar varias peripécias dessa jornada de inauguração. A maquina (…) não tinha força para puxar todas as carruagens que lhe atrelaram e fora-os largando pelo caminho. Algumas, de convidados, nos Olivais. O vagão do Cardeal Patriarca ficou em Sacavém; mais um (…) ficou ao desamparo na Póvoa. Creio que se o Carregado fosse mais longe ia manter-se uma tal proporção, chegava lá a máquina ou parte dela.”

Livro de Memórias da Marquesa de Rio Maior (adaptado)

Page 5: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

As estradas

• Ao mesmo tempo que se desenvolvia a rede de caminho-de-ferro, iniciou-se uma fase de renovação e de construção de estradas.

• Quando Fontes Pereira de Melo assumiu o cargo de ministro, em 1852, o país possuía apenas 218 km de estrada macadamizadas, isto é, estradas construídas segundo a técnica inglesa de Mac Adam – terra batida sobre pequenas pedras e areia grossa. Quando deixou este cargo, em 1887, Portugal já tinha cerca de 9000 km de estradas.

• Construíram-se também pontes e túneis por todo o país.

Page 6: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

A mala-posta• A partir de 1855, começou a

circular, na estrada Lisboa-Porto, a «mala-posta», diligência que transportava o correio e alguns passageiros.

• O percurso era feito em 34 horas contando com o tempo gasto nas refeições que os passageiros tomavam pelo caminho. Os cavalos eram substituídos várias vezes durante a viagem.

• No final do século, o automóvel começou a circular em Portugal utilizando o petróleo como fonte de energia.

Page 7: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

As vias marítimas

• Os transportes marítimos beneficiaram igualmente de melhoramentos:- com a aplicação da máquina a vapor aos barcos, a partir de 1820;- com a construção de portos e de faróis ao longo da costa para orientar a navegação. Até aí, a costa portuguesa era conhecido pela navegação estrangeira como a «costa negra», devido à falta de sinalização.

Page 8: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

Conclusão • Resumindo, em Portugal:

- na segunda metade do século XIX, começou uma política de desenvolvimento das comunicações no nosso país.- Um dos principais responsáveis por essa política foi o ministro Fontes Pereira de Melo, que aplicou inovações já utilizadas noutros países europeus como a introdução da máquina a vapor nos transportes; - Construíram-se estradas, pontes, túneis, caminhos de ferro e modernizaram-se os transportes;

- O progresso agrícola e industrial de Portugal só foi possível graças ao desenvolvimento das vias de comunicação e dos meios de transporte, condições indispensáveis à circulação de matérias-primas e produtos. o desenvolvimento das vias de comunicação e dos transportes, na segunda metade do século XIX, foi de grande importância para Portugal;- Os transportes marítimos beneficiaram com a aplicação da máquina a vapor aos barcos e com a construção de portos e faróis ao longo da costa portuguesa.

Page 9: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

CRONOLOGIA• 1852- Estabelecimento da mala-posta entre Porto, Braga e

Guimarães.

• 1856-inauguração do caminho-de-ferro (Lisboa-Carregado).

• 1858-primeira carreira a vapor entre Portugal e Angola.

• 1864-ligação à Europa por caminho-de-ferro

• 1882-inauguração das linhas férreas da Beira alta, e do Minho

• 1887-inauguração de linha férrea do Douro; inauguração da linha férrea de Lisboa-Madrid-Paris.

• 1889-inauguração da linha férrea do sul

Page 10: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

QUESTIONÁRIO

1º-Diz a data da primeira viagem de comboio em Portugal?

2º-Qual o ministro responsável pela politica de desenvolvimento dos transportes em Portugal?

3º- O que foi construído ao longo da costa portuguesa para orientar os barcos no mar?

Page 11: Transportes e Inovacoes Em Portugal No Sec XIX

Soluções

1º-Diz a data da primeira viagem de comboio em Portugal?R: A data é 28 de Outubro de 1856.

2º-Qual o ministro responsável pela politica de desenvolvimento dos transportes em Portugal?R: Foi Fontes Pereira de Melo.

3º- O que foi construído ao longo da costa portuguesa para orientar os barcos no mar?

R: Foram construídos faróis ao longo da costa portuguesa.