Tutorial Word 2007

13
Trabalho de Informática B. Colégio Bolívar Santana Alunas: Meirejane & Mirian Santos Word 2007

description

Apresentação feita para a disciplina informática básica do Colégio Bolivar Santana orientado pela Profª Marta Cristina D. Durão Nunes.

Transcript of Tutorial Word 2007

Page 1: Tutorial Word 2007

Trabalho de Informática B.

Colégio Bolívar Santana

Alunas: Meirejane & Mirian Santos

Word 2007

Page 2: Tutorial Word 2007

Word 2007

• O Microsoft Word é um processador de textoproduzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. O Word também roda no Linux, através da camada de compatibilidade Wine.

Page 3: Tutorial Word 2007

Word 2007Nota: Para substituir a palavra, basta clicar na escolhida.

Agora para Antônimos (palavra sentido oposto), siga os mesmos passos acima.

Veja que se houver algum antônimo para a palavra selecionada ele aparecerá na lista com a palavra "antônimo" à sua direita.

Page 4: Tutorial Word 2007

Word 2007

Com o novo friso do Word 2007 é agora mais fácil formatar uma imagem. Todos os comandos necessários a esta tarefa estão, agora, agrupados de uma forma mais lógica e coerente tornando mais fácil, mais rápido e mais produtivo o trabalho com imagens

inseridas em documentos do Word.

Page 5: Tutorial Word 2007

Word 2007

Caracteres são letras, números e símbolos e sua formatação determina como eles serão exibidos na tela e como serão impressos. Selecionar os caracteres desejados através da tecla <Shift> e as setas.Acionar o menu Formatar.Escolher a opção "Fonte..." e definir as opções desejadas.

Page 6: Tutorial Word 2007

Word 2007

Encontrar palavras relacionadas é um problema comum para escritores e blogueiros. Muitas vezes só queremos adicionar uma variação ou escolher as palavras certas. Um dicionário é um bom lugar para começar.

Para ter acesso ao dicionário do Word 2007, siga os passos abaixo:

1. Escreva a palavra que pretende buscar no dicionário2. Clique com o botão direito do mouse e depois em "Sinônimos"3. Escolha uma das duas entradas sinônimo da palavra

No exemplo abaixo, quero determinar as outras palavras para "direito", vemos que aparece aprumado, perpendicular, vertical, etc.:

Page 7: Tutorial Word 2007

Word 2007

Caso você não se adapte tão facilmente ao novo modo de trabalho do Word 2007, é possível abrir as janelas clássicas clicando na seta que fica à direita do nome do grupo, conforme a imagem abaixo:

Monitores pequenos acabam tendo boa parte de sua tela ocupada pela faixa de opções. Assim como a barra de tarefas do Windows, você pode fazer com que a faixa de opções do Office só apareça quando for clicada. Para tanto, clique com o botão direito do mouse sobre uma área da faixa de opções que não contenha botões e selecione a opção “Minimizar a Faixa de Opções”.

Page 8: Tutorial Word 2007

As barras de ferramentas têm por função agilizar a execução dos comandosmais utilizados no Word.Para ir até as Barras de Ferramentas, você deverá primeiramente pressionara tecla ALT ou F10 uma vez, que ativará a Barra de Menus. Na seqüênciapressione as teclas Ctrl + TAB que o levará até a Barra de FerramentasPadrão. Acionando mais uma vez o Ctrl + TAB, estará na Barra deFerramentas de Formatação. Para retornar uma barra acima, pressione asteclas Ctrl + Shift + TAB.Vamos descrever agora, os botões da Barra de Ferramentas Padrão:

BARRA DE FERRAMENTAS

A próxima Barra de Ferramentas que vamos descrever é a de Formatação. Como o próprio nome indica, ela é utilizada para formatarmos o documento.

Page 9: Tutorial Word 2007

Word 2007

Lembra que nos Officesanteriores aos 2007 havia um ícone de impressora, para que o documento fosse enviado rapidamente para a impressora? Na versão 2007, este ícone foi retirado, mas se você preferia que ele estivesse, é possível adicioná-lo no topo da janela, juntamente com os comandos de Salvar, desfazer e refazer.

Page 10: Tutorial Word 2007

Word 2007

Page 11: Tutorial Word 2007

VEJA COMO O VISUAL DO PROGRAMA FICA MAIS LIMPO DESSA FORMA. PARA VOLTAR A FAIXA DE OPÇÕES AO NORMAL, REPITA O PROCEDIMENTO MOSTRADO ACIMA.

Word 2007

Page 12: Tutorial Word 2007

Word 2007

FORMATANDO PARÁGRAFOS

• Através do Menu Formatar, temos acesso a todas as formatações que podemos dar a um parágrafo, de uma só vez.

• Antes de aplicarmos uma formatação, é necessário selecionar os parágrafos desejados, através do shift e das teclas de seta.

• Na seqüência, acionar o Menu Formatar e escolher a opção "Parágrafo..."

ALTERANDO AS MARGENS

• Acionar o menu Arquivo e a opção "Configurar Página...".

• Escolher a guia Margens, caso não esteja selecionada. Alterar as opções desejadas conforme descrito a seguir:

Page 13: Tutorial Word 2007

Fim !