UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência...

6
UnB — Universidade de Brasília FACE — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ADM — Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Grupo 46 Grupo 46 Subgrupo Subgrupo X: X: Fernando Fernando Leon Leon Filipe Filipe Tolentino Tolentino Subgrupo Subgrupo Y: Y: R06

Transcript of UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência...

Page 1: UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ADM Departamento de Administração.

UnB — Universidade de BrasíliaFACE — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e DocumentaçãoADM — Departamento de AdministraçãoAdministração de Recursos Materiais

Grupo 46Grupo 46

Subgrupo X:Subgrupo X:

Fernando LeonFernando Leon

Filipe TolentinoFilipe Tolentino

Subgrupo Y:Subgrupo Y:

Rafael Braz Rafael Braz

Rodrigo CasécaRodrigo Caséca

R06

Page 2: UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ADM Departamento de Administração.

1) Embora diversas organizações ainda tenham pouco interesse nas atividades logísticas de suprimento, a integração de processos da empresa com os fornecedores e o estabelecimento de relações estreitas e duradouras pode trazer vantagens. Quais são algumas delas?

Algumas vantagens que podem ser proporcionadas são a redução no tempo de fornecimento de materiais, o recebimento de produtos de melhor qualidade, a redução dos estoques tanto da empresa quanto do fornecedor, uma maior disponibilidade de produtos e um melhor planejamento da produção.

Page 3: UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ADM Departamento de Administração.

2) Cite alguns requisitos das áreas de sistemas e processos, organizacional e de recursos humanos que proporcionam a solidez necessária para a empresa sair de um enfoque tradicional e começar a se mover em direção ao estágio de excelência.

Alguns deles são a codificação de materiais e dos fornecedores, sistemas de informação integrados, processos integrados aos dos fornecedores, modelos de custo baseados na metodologia ABC, avaliação e classificação dos fornecedores, análise de contratos, controladoria de compras, times funcionais de trabalho, incentivos motivacionais, treinamento contínuo, senioridade e flexibilidade, espírito de equipe e alto nível educacional.

Page 4: UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ADM Departamento de Administração.

3) No caminho em direção ao estágio de excelência, é extremamente importante a empresa evitar cair em algumas armadilhas potenciais. Quais são elas?

As armadilhas potenciais são a solução única, o enxugamento dos fornecedores como fim, o viés de seleção, a negociação ganha-perde e as estratégias solo.

Page 5: UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ADM Departamento de Administração.

4)Quais são as duas oportunidades de integração com fornecedores? Caracterize-as.

Elas a parceria e a certificação. Na parceira há um relacionamento comercial sob medida, com base na confiança, abertura, riscos e recompensas compartilhados, proporcionando um resultado melhor do que seria possível individualmente. Já a certificação ocorre por meio de diplomas ou certificados expedidos aos melhores fornecedores, reconhecimento por meio d anúncio em jornal ou congraçamento das duas empresas.

Page 6: UnB Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ADM Departamento de Administração.

5) Quais os critérios de seleção para que uma empresa possa ser criada e mantida com sucesso?

São esses a compatibilidade corporativa cultural, a filosofia e estilos gerenciais, a perspectiva da confiança mútua e a semelhança entre as empresas.