UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2017 -...

30
UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2017 DISCIPLINA: Biologia I PROFESSOR: Wellerson Britto SÉRIE: SEGMENTO: Ensino Médio OBJETIVOS: Reconhecer o princípio da transmissão de características, isto é, o papel da hereditariedade; o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos) entre os diferentes padrões de herança existentes. Compreender benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos. Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos em relação às adaptações anatômicas, fisiológicas e comportamentais dos diferentes grupos de seres vivos aos ambientes por eles ocupados, compreendendo a seleção natural e a evolução dos seres vivos. Relacionar a evolução celular com o surgimento das primeiras formas de vida. TEMA: GENÉTICA Teoria cromossômica de herança; Leis de Mendel; Genealogias e heredogramas; Heranças; Genética de Populações. OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Reconhecer as leis de Mendel. Aplicar as leis de Mendel em diferentes situações de forma a explicar a transmissão das características Analisar em heredogramas os diversos tipos de heranças genéticas. Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características dos seres vivos condicionadas pela interação entre alelos de um mesmo gene e entre genes diferentes. Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características ligadas ou restritas ao sexo e influenciadas pelo sexo. Identificar, em situações-problema, o papel do ambiente na expressão do genótipo dos indivíduos. Descrever os fatores que favorecem a variabilidade genética na promoção da seleção natural. Reconhecer os fatores que alteram a frequência alélica na população.

Transcript of UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2017 -...

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

DISCIPLINA: Biologia I PROFESSOR: Wellerson Britto SÉRIE: 3ª SEGMENTO: Ensino Médio

OBJETIVOS: Reconhecer o princípio da transmissão de características, isto é, o papel da hereditariedade; o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos) entre os diferentes padrões de herança existentes. Compreender benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos. Desenvolver o raciocínio lógico dos alunos em relação às adaptações anatômicas, fisiológicas e comportamentais dos diferentes grupos de seres vivos aos ambientes por eles ocupados, compreendendo a seleção natural e a evolução dos seres vivos. Relacionar a evolução celular com o surgimento das primeiras formas de vida.

TEMA: GENÉTICA

Teoria cromossômica de herança;

Leis de Mendel;

Genealogias e heredogramas;

Heranças;

Genética de Populações.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Reconhecer as leis de Mendel.

Aplicar as leis de Mendel em diferentes situações de forma a explicar a transmissão das características

Analisar em heredogramas os diversos tipos de heranças genéticas.

Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características dos seres vivos condicionadas pela interação entre alelos de um mesmo gene e entre genes diferentes.

Explicar a transmissão e prever a manifestação de determinadas características ligadas ou restritas ao sexo e influenciadas pelo sexo.

Identificar, em situações-problema, o papel do ambiente na expressão do genótipo dos indivíduos.

Descrever os fatores que favorecem a variabilidade genética na promoção da seleção natural.

Reconhecer os fatores que alteram a frequência alélica na população.

TEMA: Biotecnologia

Diferentes biotecnologias;

Ferramentas da engenharia genética;

Clonagem, OGMs e aconselhamento genético.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Reconhecer a importância econômica dos vírus, bactérias, como, por exemplo, em indústria alimentícia, agricultura, saúde, produção de medicamentos.

Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos industriais.

Avaliar os impactos da biotecnologia na saúde e nas atividades humanas.

Analisar as aplicações da biotecnologia em situações-problema.

Analisar as implicações éticas decorrentes do uso da biotecnologia.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: Em sala: Copiar as anotações feitas no quadro durante as aulas expositivas, fazer os exercícios e outras atividades propostas no prazo e da maneira solicitada pelo professor.

Em casa: Fazer a leitura do capítulo estudado e rever as anotações feitas durante a aula, anotando as dúvidas, fazer as atividades propostas para casa. Acessar diariamente o site do colégio. Se possível, imprimir as aulas em ppt para um melhor acompanhamento das explicações durante a aula expositiva.

Sugestões bibliográficas:

AMABIS, José M. Fundamentos da biologia moderna – Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2009. AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia em Contexto. Volume único. São Paulo: Moderna, 1ª edição, 2013. BIRMAN, E. e UZUNIAM, A. Biologia – vol. 2. São Paulo: Harbra, 2008.

Sites:

Planetabio – www.planetabio.com CH online – www.ciencia.org.br

Revistas:

Ciência Hoje - SBPC – Rio de Janeiro. Scientific Americam Brasil – Duetto Editorial Ltda – São Paulo.

AVALIAÇÃO:

• Avaliações:

- 1ª objetiva: 5 questões – 5,0 pontos - 2ª objetiva: 5 questões – 5,0 pontos

• Discursivas: 3 questões, sendo 2 questões de Bio I – 4,0 pontos e 1 questão unificada de Bio I + Bio II – 2, 0 pontos • Atividades desenvolvidas em sala de aula e no laboratório – 3,6 pontos • Simulados:

- Simulado App Prova: 9 questões - Simulado CSA – Contagem: 9 questões

1

UNIDADE DE ENSINO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Professores: PETRÔNIO ALVES Série: 3ª SÉRIE Segmento: ENSINO MÉDIO

OBJETIVO:

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal e cultural, identificando seus próprios interesses na relação com o mundo físico e social, convivendo e

conhecendo os costumes e as tradições de seus grupos de pertencimento.

Experimentar, desfrutar e apreciar a pluralidade das práticas corporais, compreendendo suas características e a diversidade de seus significados

vinculados à origem e à inserção em diferentes épocas e contextos socioculturais, sendo capaz de interpretar e recriar os valores, os sentidos, os

significados e os interesses atribuídos às diferentes práticas.

Compreender a relação entre a prática de atividade física e a complexidade de fatores coletivos e individuais que afetam o processo de saúde/doença,

reconhecendo os vínculos entre as condições de vida socialmente produzidas e as possibilidades/impossibilidades do cuidado de si e dos outros.

Compreender a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas que se relacionam com as atividades corporais de tempo livre, saúde

e educação do corpo, seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual, bem como os agentes sociais envolvidos na sua produção.

Interferir na dinâmica de produção da cultura corporal de movimento local em favor da fruição coletiva, bem como reivindicar condições adequadas para

as práticas de lazer, saúde e educação do corpo, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e direito do cidadão.

Estabelecer relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando as condições socioeconômicas, as diferenças de gênero, idade, nacionalidade/regionalidade, raça/cor/etnia, tipo de corpo, habilidades físicas e os limites de desempenho (pessoais e dos outros), repudiando a violência sob todas as formas.

Preservar manifestações da cultura corporal de movimentos de outras épocas como forma de constituir a memória cultural e torná-la acessível às novas gerações.

Reconhecer e utilizar as práticas corporais sistematizadas para compreender outras culturas, como uma forma de refletir sobre os próprios padrões culturais, ponderar sobre as relações de pertencimento e valorizar a pluralidade sociocultural.

Utilizar a linguagem corporal para produzir e expressar ideias, atribuindo significado às diferentes intenções e situações de comunicação, e para interpretar e usufruir das produções culturais com base nos movimentos expressivos.

TEMAS/CONTEÚDOS:

FESTA JUNINA: Cultura e consumo

JISA: Dê eficiência à diferença

JOGOS E BRINCADEIRAS: INTERAÇÃO SOCIAL E DIVERSIDADE

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

2

Identificar manifestações da cultura corporal de movimento, ligadas à cultura brasileira.

Relacionar os movimentos corporais expressivos e o lazer (fruição como espectador e participante, espaços para vivência, grupos sociais e políticas públicas);

Relacionar os processos de inclusão e exclusão nas práticas corporais a partir das limitações físicas, técnicas ou cognitivas.

Analisar os valores inerentes às práticas corporais adaptadas.

Identificar o esporte como uma das dimensões do lazer, portanto, como direito de todos;

Relacionar os conceitos de eficiência, deficiência e diferença com os valores sociais inerentes às práticas corporais.

Problematizar as diversas manifestações de competição, relacionando-as com os interesses, valores e condutas sociais;

Envolver-se e cooperar na produção de contextos de práticas esportivas balizadas por princípios de equidade e solidariedade, procurando oportunizar a participação e fruição de todos, independentemente do nível de desempenho, gênero, ou qualquer outra característica.

Analisar as relações de gênero e sexualidade expressas através das práticas corporais.

AVALIAÇÃO: A obtenção do conceito do aluno partirá dos seguintes critérios:

Conceitual:

Resolução de questões sobre Interação social e diversidade, através do APPProva.

Narrativas sobre o JISA.

Teste Interdisciplinar do Circuito de Linguagens.

Atitudinal:

Empenho em todas as atividades desenvolvidas.

Participação em todas as atividades desenvolvidas.

RECURSOS PEDAGÓGICOS: Material audiovisual:

- https://www.youtube.com/watch?v=xPI_2YDcTnk - https://www.youtube.com/watch?v=yUcUDzyhZI0 - https://www.youtube.com/watch?v=_RnaXva7m2g - https://www.youtube.com/watch?v=S3Oa4Jk_GLI - https://www.youtube.com/watch?v=WpE4vofDF9k

Sugestão de leitura: - ANTUNES, Edvan. De caipira a universitário: a história do sucesso da música sertaneja. São Paulo: Matriz Editora, 2012.

3

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Filosofia Professor: Maicon Chaves Série: 3ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS: Apresentar as principais teorias da filosofia contemporânea, do existencialismo à complexidade de Edgar Morin, de forma sistemática e crítica, classificando-as como fruto do contexto sócio-histórico e acadêmico que serviram de base e fundamento para a sua emergência, propondo leituras comparativas de trechos das obras dos filósofos, de modo a criar proximidade entre autor, teoria e contexto atual influenciado por eles.

TEMA:

I – O existencialismo

Existencialismo ateu: Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Albert Camus

Existencialismo cristão: Søren Kierkegaard

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Apresentar e tematizar as teorias existencialistas como uma resposta ao problema essencial da vida em seu existir, por meio da leitura crítica de autores das correntes cristãs e ateias.

Categorizar os elementos fundamentais das correntes cristã e ateia do existencialismo, marcando as suas proximidades e distanciamentos teóricos.

Classificar os elementos fundamentais do existencialismo e identificá-los no dia a dia como expressão viva desta teoria.

Comparar textos dos diversos autores das correntes existencialistas cristã e ateia para identificar, por meio da produção acadêmica, convergências e divergências teórico-práticas.

TEMA:

II – Filosofia da linguagem

Frege, Russell, Wittgenstein, Saussure

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Apresentar o percurso histórico e o desenvolvimento das teorias da linguagem de forma sumária ao longo do tempo.

Apresentar, classificar e sistematizar as teorias primordiais da produção da filosofia da linguagem, bem como seus mais notáveis autores.

Discutir a relevância do pensamento filosófico a respeito da linguagem para o tempo hodierno e as implicações desta corrente filosófica para a linguística, a psicanálise, a semiótica e arte.

TEMA:

III – O círculo de Viena e a filosofia da ciência

Kuhn, Popper, Wittgenstein

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Apresentar o percurso histórico, autores e influências das correntes hauridas nas discussões do grupo do Círculo de Viena, sobretudo no que diz respeito à ciência.

Apresentar, classificar, diferenciar e sistematizar as diversas concepções de ciência e sua leitura crítica no Círculo de Viena.

TEMA:

IV – A escola de Frankfurt (teoria crítica)

O pensamento social e político contemporâneo

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Apresentar o percurso histórico, autores e influências das teorias críticas desenvolvidas pelos pensadores da Escola de Frankfurt, sobretudo a respeito do pensamento social e político e da crítica a Marx.

TEMA:

V – Filósofos franceses

Foucault, Deleuze, Derrida, Morin

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Apresentar as principais teorias destes filósofos, seu contexto histórico e suas influências.

Definir os conceitos fundamentais da obra dos referidos autores.

Comparar diferentes fontes documentais dos filósofos franceses e discutir suas convergências e divergências.

Apresentar o conceito de complexidade de Morin como uma leitura sustentável das relações com a vida no planeta.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala:

VOCÊ É PROTAGONISTA DA SUA APRENDIZAGEM: Fique atento às explicações do professor, anotando o que de relevante surgir da fala e do que for escrito no quadro. Esteja atento às intervenções dos colegas e participe dos debates promovidos em sala de aula. Ao fazer isto você estará exercitando sua habilidade de síntese e argumentação, que são elementos importantes para o bom desenvolvimento da escrita, tanto em momentos avaliativos discursivos quanto em suas produções de texto.

LEIA! Não se desenvolve o conhecimento filosófico sem leitura. Portanto, não deixe de ler o que for solicitado pelo professor. Todo o material de leitura estará disponível para você na biblioteca, no CONECSA ou de forma impressa, entregue em sala de aula.

PPT: Esta metodologia é importante, mas funciona como uma forma de sintetizar e sistematizar alguns conteúdos e competências. Portanto este não é o material essencial para o seu estudo. Estudar somente pelos PPT’s não sustenta a necessidade dos conteúdos e nem sua aprendizagem.

SEJA CRÍTICO: não deixe de apresentar suas dúvidas em sala. Este procedimento é importante e deve ser respeitado por todos na turma. Aprenda a questionar, criticar, analisar os conteúdos que são apresentados, buscando outras conexões além das que são apresentadas a você no momento da explicação. Procure perceber os conteúdos de forma ampliada, compreendendo seus contextos e suas influências.

SEJA ORGANIZADO: nos momentos de trabalho em grupo, rodas de conversa ou discussões mediadas, utilize sua fala para tratar do tema em andamento, buscando oferecer aos colegas elementos que possam ser úteis também às suas questões. Aproveite o tempo e não o gaste com conversas paralelas em demasia ou brincadeiras despropositadas.

SAPERE AUDE (ouse pensar): Busque você mesmo apresentar suas teorias de forma bem fundamentada, utilizando-se dos conhecimentos já veiculados. Em casa:

TENHA DISCIPLINA: Separe ao menos uma hora de um dos dias da sua semana para sistematizar seus conhecimentos, fazendo o estudo dirigido da etapa de forma gradativa, conforme a progressão dos conteúdos. Faça as atividades dispostas para você no ConeCSA, AppProva ou de forma impressa, entregue pelo professor.

INFORME-SE: Nosso conhecimento tem o tamanho de nossas informações e vocabulário. Portanto leia não somente o seu material de base (livro e textos), como também jornais, revistas, sites que possam enriquecer seus estudos.

NÃO SE PERCA NOS ATRASOS: Todos os trabalhos previamente organizados e agendados devem ser apresentados ou entregues nas datas estipuladas. Proceder contrário a isto acarretará uma AVALIAÇÃO PARCIAL ou mesmo a NÃO AVALIAÇÃO do seu material. Lembre-se que todo material entregue para o professor deve estar em modelo formal, constando de bibliografia.

Sugestões bibliográficas:

PECORARO, Rossano. Os filósofos. Volumes I, II e III. Petrópolis: Vozes, 2011 PENCO, Carlo. Introdução à filosofia da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2009 REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia. São Paulo: Paulinas, 1990

SARTRE, J. Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1978 [1946]

CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia: As Escolas Helenísticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 MEIER, Celito. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. São Paulo: Esfera, 2016

AVALIAÇÃO:

2ª etapa

Prova Valor total

Prova 1 – objetiva 8,0

Prova 2 – objetiva 8,0

Prova 3 (discursiva) 8,0

Atividades: Trabalho de estudo dirigido “O Existencialismo é um humanismo” 3,0 Relatórios das rodas de conversa e cinema comentado 3,0 6,0

Simulado App 2,0

Simulado CSA 3,0

Total 35,0

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Física Professor(a): Ivan Pontelo Período/Ano/Série: 3ª série Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS:

Compreender a Física e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea para utilizá-las no exercício da cidadania.

Compreender símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica e tecnológica.

Analisar criticamente temas de Física e Tecnologia.

Analisar, em situações-problema, as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-las.

Compreender fenômenos naturais do domínio do conhecimento científico, estabelecendo relações, identificando regularidades, invariantes e transformações.

Compreender e interpretar modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

Analisar, interpretar e avaliar comunicações de ciência e tecnologia veiculadas em diferentes meios.

TEMA:

Eletrodinâmica:

Corrente elétrica.

Circuitos simples.

Resistência elétrica.

Lei de Ohm.

Associação de resistências.

Instrumentos de medição: voltímetro e amperímetro.

Distribuição e dissipação de energia num circuito.

Efeito Joule.

Potência Elétrica.

Geradores de energia elétrica: força eletromotriz.

Receptores elétricos: força contra eletromotriz.

Capacitores.

Eletromagnetismo:

Campo magnético.

Ação de forças elétricas e magnéticas sobre cargas e correntes.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Relacionar a diferença de potencial ao movimento das cargas;

Definir corrente elétrica e distinguir corrente contínua de alternada;

Definir resistência elétrica e explicar os efeitos da resistência elétrica na passagem de corrente por um condutor;

Aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas;

Relacionar correntes com o movimento de cargas, como elétrons ou íons;

Relacionar a condutividade e resistência elétricas com as propriedades micro e macroscópicas de um material;

Realizar previsões do efeito de campos elétricos e/ou magnéticos sobre cargas elétricas;

Identificar fontes usuais de corrente e tensão;

Identificar bons e maus condutores usuais de corrente elétrica;

Construir representações esquemáticas de circuitos reais, com resistores, interruptores, condutores e fontes (por exemplo, o circuito de uma luminária, lanterna ou chuveiro), utilizando símbolos convencionais;

Construir circuitos com posicionamento e utilização corretos de medidores de corrente e tensão;

Calcular tensões, correntes e resistências em condutores ou em circuitos reais;

Calcular dissipação térmica em circuitos resistivos (por exemplo, em aquecedores, fiação etc.);

Calcular o valor adequado do fusível de proteção de fiações elétricas residenciais simples;

Identificar dispositivos que necessariamente fazem uso de correntes contínuas ou correntes alternadas;

Avaliar potência e consumo elétricos em aparelhos domésticos e industriais;

Estimar consumo diário/mensal familiar de energia elétrica, em kWh, a partir da potência nominal dos aparelhos domésticos e do tempo médio de utilização de cada um deles;

Analisar as relações de energia em geradores de fem;

Relacionar a lei de Lenz com a conservação da energia;

Identificar a presença e analisar a operação de ímãs, eletroímãs ou transformadores, em equipamentos ou redes de distribuição;

Fluxo magnético.

Transformadores.

Lei de Lenz: conservação da energia.

Lei de Faraday.

Transmissão e distribuição de energia elétrica.

Analisar a operação de um eletroímã ou de um transformador, de acordo com a configuração das bobinas e a intensidade da corrente;

Relacionar variação do fluxo magnético e corrente elétrica na geração de eletricidade;

Identificar motores e/ou geradores como conversores de corrente elétrica em trabalho e vice-versa, identificando seus componentes essenciais.

HABILIDADES DO ENEM:

H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.

H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.

H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO

Em sala: 1. É importante que, em toda aula, não haja dúvidas remanescentes. Ou seja, PERGUNTE AO SEU PROFESSOR SUA DÚVIDA. Não existe dúvida boba e não espere que outra pessoa pergunte por você. Tire você mesmo sua dúvida. 2. Respeite a dúvida do colega e preste bastante atenção a ela. A pergunta do outro pode, no mínimo, mostrar um ponto de vista inesperado sobre o conteúdo que você já domina, deixando-o melhor preparado. 3. Faça as atividades propostas pelo professor – exercícios em sala, atividades de laboratório, leituras de textos – com bastante dedicação e cuidado. Você deve estudar os exercícios e não, simplesmente, fazê-los. Em casa:

1. Reveja em casa, no mesmo dia, a matéria trabalhada em sala. Utilize os recursos que melhor lhe atenderem: livro didático, anotações no caderno, aulas e vídeos na internet, exercícios extras etc. 2. Faça todos os exercícios pedidos pelo professor. Caso ainda não se sinta seguro quanto ao assunto estudado, procure outros exercícios no livro ou na internet. Caso haja dúvidas quanto a qualquer exercício, leve ao professor na aula seguinte. 3. Procure se inteirar dos fatos e acontecimentos ao seu redor. Um amplo conhecimento de mundo o levará a uma maior capacidade mental, essencial para seu desenvolvimento. Para isso, procure fontes interessantes de informação, como sites de notícias, revistas e jornais. Sugestão bibliográfica:

VILLAS BOAS, N. Tópicos de Física: Volume 3 / Newton Vilas Boas, Ricardo Helou Doca, Gualter José Biscuola. – 19. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

HEWITT, P. Fundamentos de Física Conceitual, 11 °ed. São Paulo: Bookman, 2011.

GUIMARÃES, L. A.; FONTE BOA, M. Física: Eletricidade e ondas. Niterói: Futura, 2004.

MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Física: contexto e aplicações. Vol 3. São Paulo: Scipione, 2011.

PontoCiência: http://pontociencia.org.br/

ComoTudoFunciona: http://www.hsw.uol.com.br/

HowStuffWorks: http://www.howstuffworks.com/

BrasilEscola: http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/

PhET Simulações: https://phet.colorado.edu/pt_BR

AVALIAÇÃO:

1ª prova objetiva: 8,0 pontos. 2ª prova objetiva: 8,0 pontos. Prova discursiva: 8,0 pontos. Simulados: 5,0 pontos. Atividades: 6,0 pontos. TOTAL: 35,0 pontos. Os pontos de atividades serão distribuídos entre trabalhos, exercícios em sala e em casa, projetos e simulados de AppProva.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Geografia Professor: Daniel Moreira Série: 3ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS: Propiciar ao aluno a compreensão e a reflexão da produção do espaço geográfico a partir de uma lógica das redes de relações no contexto do pensamento complexo, no qual o espaço geográfico é entendido como produto da relação entre o homem e a natureza, procurando explicar os fenômenos em escalas diversas – locais, regionais, nacionais e internacionais. Aplicar conhecimentos geográficos já adquiridos, para compreender a dinâmica do espaço, visando à preparação dos alunos para os exames exigidos para o ingresso no ensino superior.

EIXO TEMÁTICO III: A geopolítica no mundo atual

A formação dos estados nacionais

As ordens mundiais

Os focos de tensão no Brasil e no mundo

Espacialização geográfica dos grandes focos de tensão da atualidade

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Analisar as questões que afetam, diferentemente, toda a superfície terrestre, a população, a sociedade e a ordem política e econômica mundial;

Discutir os principais focos de tensão da atualidade, considerando suas múltiplas causas: religiosas, socioeconômicas, políticas e étnicas;

Analisar o papel de organizações internacionais, como a ONU, a OMC e o FMI e a situação dos principais blocos econômicos da atualidade;

Relacionar os conflitos político-econômico-militares com a atual organização do espaço geográfico mundial;

Demonstrar habilidades de análise, síntese, estabelecimento de correlações, relacionamento de causa e efeito, avaliações e, até mesmo, quando possível, o reconhecimento de situações polêmicas não resolvidas, tais como o aquecimento global, conflitos e tensões políticos-culturais, étnicos e religiosos.

EIXO TEMÁTICO IV: CONTEÚDO DE REVISÃO

A cartografia como linguagem de poder na produção e na dinâmica do espaço geográfico

Sistematização e aprofundamento dos conteúdos ligados à Cartografia:

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Analisar e interpretar documentos apresentados sob a forma gráfica – mapas, diagramas, fotografias e imagens de satélite, entre outros – matemático-estatística – quadros e tabelas – e verbal – diferentes tipos de texto;

Orientação, localização; elementos dos mapas e tipos de mapas; escala; gráficos, tabelas; fusos horários; curvas de nível, perfil topográfico; projeções (revisão)

Sensoriamento remoto

__________________________________________________

Sociedade e paisagens naturais.

Dinâmica climática

Formações vegetais e domínios morfoclimáticos.

_________________________________________________

Aulão sobre nazismo envolvendo o conteúdo de geopolítica

Trabalho de geo-história envolvendo a elaboração de curtas, inspirados na série black mirror e envolvendo a temática Novas Tecnologias e Cartografia.

Aplicar a cartografia na representação e no entendimento dos fenômenos ocorridos no espaço geográfico;

Compreender, de forma mais plural, integrada e global, a produção, dinâmica e organização do espaço geográfico.

Analisar e avaliar a influência dos elementos e fatores climáticos para a dinâmica atmosférica;

Interpretar gráficos e tabelas usados na climatologia – leitura e interpretação de climogramas e gráficos com variáveis climáticas – temperatura, pressão, umidade;

Analisar possíveis soluções para os problemas atmosféricos globais e locais, com destaque para sua repercussão nas atividades humanas, destacando as discussões sobre aquecimento global, ilhas de calor, inversão térmica, chuvas ácidas, etc.;

Explicar os fenômenos naturais atmosféricos e as dinâmicas humanas (implicações sociais, políticas, ambientais e econômicas) – estudo de casos;

Explicar a influência das condições naturais na distribuição e caracterização dos biomas: Biogeografia;

Analisar possíveis soluções para os problemas ambientais e econômicos relacionados à destruição dos biomas – enfocar a importância brasileira na questão ambiental;

Analisar o comportamento e a distribuição dos biomas no território brasileiro e suas interações com as dinâmicas globais;

Caracterizar os aspectos fisionômicos dos biomas e sua interdependência com as condições naturais (relevo, solos, climas).

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO

Em sala Anotar, no caderno, todas as informações disponibilizadas pelo professor através de qualquer meio – multimídia, quadro, exposição oral do professor. Participar das aulas expositivas e dialogadas com questionamentos e perguntas. Participar de atividades orientadas em duplas e grupos. Participar de debates e seminários.

Em casa Rever a matéria já trabalhada em sala com o auxílio do livro didático adotado. Registrar as dúvidas e apresentá-las ao professor na aula seguinte. Realizar as atividades para casa. Realizar a leitura de textos selecionados e disponibilizados pelo sistema e/ou impresso.

AVALIAÇÃO

1ª avaliação objetiva – 8 2ª avaliação objetiva – 8 3 ª avaliação discursiva-8 Trabalho em grupo - 3 Simulados: 5 Atividades de para casa e em sala- 3

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR: DÉCIUS CALDEIRA SÉRIE: 3ª SEGMENTO: ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS GERAIS Construir, junto com o estudante, a capacidade de pensar historicamente, sendo que essa operação engloba uma percepção crítica e transformadora sobre os eventos e estudos históricos; contribuir para a compreensão dos processos da História, através da análise comparada das semelhanças e diferenças entre os momentos históricos, de forma a perceber a dinâmica de mudanças e permanências; propiciar o desenvolvimento do senso crítico, formar uma opinião possível e razoável sobre os eventos históricos estudados..

TEMAS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

1. NAZIFASCISMO – 2ª GUERRA MUNDIAL – CRISE DE 1929 – INTOLERÂNCIA (capítulos 40, 41, 42)

Relacionar os problemas gerados no fim da I Guerra Mundial à eclosão da II Grande Guerra;

Analisar o desenrolar da I Guerra Mundial e suas rupturas e permanências;

Analisar a II Guerra Mundial como um prolongamento da I Guerra Mundial;

Analisar as tensões políticas e econômicas no contexto do período entre as Grandes Guerras;

Identificar os pontos de atrito e conflito na ordem europeia que contribuíram para a II Guerra Mundial;

Analisar as razões que contribuíram para a eclosão da crise de 1929;

Identificar as implicações da crise de 1929 no contexto estadunidense e no contexto internacional;

Diferenciar os princípios do estado liberal e do estado totalitário.

Caracterizar o nazifascismo;

Relacionar a crise de 1929 e o desenvolvimento do nazi-fascismo;

Identificar as razões da fragilidade da economia liberal durante a década de 20 do século XX nos Estados Unidos;

Identificar o contexto econômico e político de criação das medidas do “New Deal”;

Comparar o nazismo, o fascismo e o stalinismo;

Relacionar a cultura nazifascista e o culto ao chefe presente na Itália e na Alemanha.

2 e 3. ERA VARGAS/PERÍODO DEMOCRÁTICO

(Capítulos 43 e 48)

Analisar o processo revolucionário de 1930;

Analisar o golpe de estado de 1937 e a instituição do Estado Novo;

Identificar as novas disposições econômicas entre 1930 e 1945.

Relacionar a queda de Vargas com o final da II Guerra Mundial;

Definir autoritarismo e corporativismo no Estado Novo varguista;

Analisar os avanços e recuos da cidadania no Estado Novo: direitos sociais versus cerceamento dos direitos políticos e civis;

Identificar papel da propaganda oficial para difusão do novo ideário nacional utilizando os meios de comunicação e as expressões artísticas;

Analisar o contexto de criação da Constituição de 1934 e suas implicações;

Identificar as características do governo provisório e do governo Constitucional no período Vargas;

Identificar as características do governo constitucional no período Vargas;

Analisar o II governo Vargas;

Identificar as razões da crise do populismo;

Definir o nacionalismo e o desenvolvimentismo como elementos básicos presentes na economia brasileira nas décadas de 50 e 60 do século XX;

Analisar a modernização da sociedade brasileira nos anos 1950 e 1960, e o surgimento de novos movimentos culturais;

Analisar os processos econômico, político e social que levaram ao golpe político-civil de 1964;

Relacionar a radicalização política no Brasil e o golpe militar de 1964;

Analisar o golpe de 1964 no Brasil como o resultado de uma aliança entre civis e militares.

4. GUERRA FRIA (capítulos 44 e 45)

Analisar a disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética e a constituição de uma nova ordem mundial no pós-guerra;

Identificar a expansão do modelo soviético em diversos países, sobretudo na Europa Ocidental e China

Caracterizar o papel da ONU no contexto pós-guerra;

Identificar a Guerra Fria como tendo sido a disputa indireta entre os EUA e a URSS pela supremacia mundial;

Relacionar a constituição das alianças militares (Otan e Pacto de Varsóvia) com o acirramento das tensões internacionais que marcaram o período da Guerra Fria nas décadas de 1950 e 1960 do século XX;

Identificar as diferentes orientações políticas dos sucessivos governos soviéticos e norte-americanos da época;

Identificar o avanço das esquerdas e dos movimentos anti-imperialistas em diversas regiões do mundo, sobretudo a Revolução Chinesa, Revolução Cubana e Guerra do Vietnã;

Relacionar a desagregação do socialismo no Leste Europeu com o fim da chamada Guerra Fria e a ascensão dos EUA como potência hegemônica mundial.

5. LUTAS POR DIREITOS CIVIS E FEMINISMO (capítulo 45) – HISTÓRIA DA CIDADANIA (Revolução Americana; Revolução Francesa; Igualdade X Liberdade)

Analisar as conquistas políticas e o conceito de cidadania nas Revoluções Americana e Francesa;

Analisar o papel da mulher nas disputas políticas do século XVIII e comparar os conceitos de igualdade das revoluções clássicas em oposição à atual ideia de inclusão e liberdade;

Associar as lutas pelo fim das leis segregacionistas à expansão dos direitos de cidadania nos EUA na década de 1960;

Relacionar a existência do “apartheid” com as sanções internacionais contra a África do Sul até a década de oitenta;

Identificar o conservadorismo do sistema educacional francês como um dos pontos de contestação do ideário dos movimentos estudantis em Paris – 1968;

Caracterizar o surgimento do movimento da contracultura da década de 1960.

Relacionar os movimentos feministas atuais com os movimentos da contracultura da década de 1960. Analisar o feminismo a partir de uma perspectiva política, que amplie conceito de liberdade.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala: manter a concentração durante as aulas expositivas; sintetizar em seu caderno as ideias mais importantes e que auxiliem na reelaboração conceitual durante as

avaliações; formular questões relativas às suas dúvidas; participar ativamente com diálogos sobre o conteúdo; anotar as atividades para a casa; trazer o livro a todas as aulas para auxiliar na construção de seu conhecimento filosófico.

Em casa: realizar todos os exercícios propostos para a casa; retomar os textos e esquemas das aulas dadas em caráter de revisão; ler os textos da próxima aula e anotar eficientemente as curiosidades e dúvidas imediatas; pesquisar na internet, livros, periódicos e outras fontes acessíveis para o assunto estudado. Assistir aos filmes e séries indicados para as aulas. Realizar, confeccionar mapas conceituais.

Sugestão bibliográfica: PINSKY, Jaime. História da Cidadania. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2008. Série de TV: Black Mirror Filmes: A Lista de Schindler; O Pianista; Arquitetura da Destruição; Bastardos Inglórios; O Labirinto do Fauno. Onde navegar: Canal History Channel/Youtube; Blog Mestres da História.

AVALIAÇÃO: 1ª) conceitual - três avaliações no valor total de 24 pontos (3 x 8,0 pts), sendo: duas provas objetivas e uma prova discursiva. Trabalhos: BLACK MIRROR (média aritmética. Simulados (APP e CSA): 5,0pts. 2º) CURTA-TERCEIRÃO. Produção de curtas a respeito da relação entre o homem e a tecnologia. Trabalho motivado pela série Black Mirror em parceria com Geografia e Inglês. Valor: 3,0 pts. 3º) MAPAS CONCEITUAIS. Produção de Mapas Conceituais relativos ao livro História da Cidadania (6,0 pts)

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Literatura Professor: Anselmo Luiz Pereira Campos Série: 3ª Segmento: Ensino Médio

A) TEMAS E TÓPICOS:

Panorama geral da Literatura;

Literatura no ENEM;

Literatura Brasileira: Pré-Modernismo, Vanguardas e Primeira Geração do Modernismo.

B) SUBTÓPICOS:

As estéticas do Pré-Modernismo, Vanguardas e Primeira Geração do Modernismo;

Principais autores e obras;

Análise de textos literários do período: contos, trechos de romance, poesia;

Análise de obras de arte, sobretudo as pinturas das Vanguardas.

C) HABILIDADES EM FOCO

Relacionar o surgimento das estéticas estudadas ao seu contexto social, histórico e cultural;

Caracterizar cada estética literária de modo a individualizá-las;

Inferir, em textos literários do período, marcas discursivas e ideológicas de cada estilo de época e seus efeitos de sentido;

Relacionar características discursivas e ideológicas de cada estilo de época estudado ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção;

Relacionar intertextualmente textos literários do período a outras manifestações literárias e culturais de épocas diferentes;

Caracterizar a contribuição dos principais autores do período para a literatura brasileira;

Posicionar-se, como pessoa e como cidadão, frente a valores, ideologias e propostas estéticas representadas em obras literárias do período;

Elaborar, de modo produtivo e autônomo, textos orais e escritos de análise e apreciação de textos literários, e obras de arte do período;

Caracterizar cada movimento de Vanguarda;

Posicionar-se, como pessoa e como cidadão, frente a valores, ideologias e propostas estéticas representadas em obras literárias do Pré-Modernismo e do Modernismo;

Elaborar, de modo produtivo e autônomo, textos orais e escritos de análise e apreciação de textos literários do Pré-Modernismo e do Modernismo;

Analisar obras de arte produzidas pelos movimentos de vanguarda;

Relacionar arte e literatura.

D) SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Em sala: Participações ativas nas situações de aprendizagem apresentadas por meio de questionamentos, resolução de situações-problemas,

envolvimento nas atividades propostas e manutenção de atitude de curiosidade e responsabilidade, sobretudo com as leituras indicadas.

Em casa: Realização das tarefas orientadas para serem feitas em casa, como pesquisas, leituras, atividades e outras. Manutenção de postura constante de estudo, registro, diagnóstico, envolvimento e leitura. Obs.: Tanto em sala quanto em casa, os alunos poderão utilizar o ConeCSA para trabalho teórico ou prático com a literatura.

E) AVALIAÇÃO: DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

1) Avaliação Objetiva 1 – 8,0 pontos

2) Avaliação Objetiva 2 – 8,0 pontos

3) Avaliação Discursiva – 8,0 pontos

4) Atividades – 6,0 pontos

5) Simulado - 5,0 pontos Obs.: Este documento é flexível e pode sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: MATEMÁTICA Professor: RENATO FRADE Série: 3ª Segmento: ENSINO MÉDIO

OBJETIVOS

Reconhecer funções e aplicá-las na resolução de situações-problema.

Reconhecer os padrões de regularidade existentes em sequências numéricas, representá-los por expressões algébricas e resolver situações-problema envolvendo, especialmente, as progressões aritméticas e as progressões geométricas.

TEMA: FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU OU FUNÇÃO AFIM

O que é função polinomial;

Estudo da função polinomial do 1º grau;

Inequações do 1º grau.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Reconhecer e definir função polinomial.

Reconhecer função constante.

Reconhecer e definir função afim.

Construir, ler e interpretar gráficos de funções afins.

Analisar gráficos para estabelecer sinal, crescimento, decrescimento e raiz de uma função afim.

Examinar a variação do sinal de uma função afim a partir da construção de gráficos e da representação geométrica do zero da função.

Examinar inequações do 1º grau e sua resolução por meio da construção do gráfico correspondente.

Aplicar procedimentos da resolução da inequação do 1º grau em inequações obtidas pelo produto ou quociente de duas ou mais funções polinomiais do 1º grau.

Resolver sistemas formados por duas inequações do 1º grau.

Resolver inequações na forma de potência, observando o expoente par ou ímpar.

TEMA: FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU

Estudo da função polinomial do 2º grau;

Inequações do 2º grau;

Inequação-produto e inequação-quociente.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Reconhecer e definir função quadrática.

Analisar, construir e interpretar gráficos.

Determinar os zeros da função.

Examinar as fórmulas de soma e produto das raízes.

Examinar o vértice da parábola e a relação dos pontos do gráfico com o eixo de simetria.

Resolver inequações do 2º grau a partir do estudo do sinal da função quadrática correspondente.

Resolver inequações obtidas pelo produto ou quociente de duas ou mais funções polinomiais do 2º grau ou do 1º grau.

TEMA: FUNÇÃO MODULAR

Módulo de um número real.

Distância entre dois pontos na reta real.

Função modular.

Equações modulares.

Inequações modulares.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Definir o módulo de um número real.

Resolver equações e inequações modulares.

Definir função modular.

Determinar o domínio de funções que envolvem módulo.

Reconhecer, construir e interpretar gráficos de função modular.

TEMA: FUNÇÃO EXPONENCIAL

Potenciação;

Equações exponenciais;

Função exponencial;

Inequações exponenciais.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Rever as definições de potências com expoente real, expoente inteiro negativo e expoente racional.

Rever as propriedades do produto e do quociente com a mesma base, e as do produto e do quociente com o mesmo expoente.

Reconhecer e resolver equações exponenciais a partir da discussão de vários exemplos, incluindo as equações resolvidas por substituição da variável.

Definir função exponencial.

Resolver inequações exponenciais a partir das propriedades e da construção do gráfico da função exponencial correspondente.

TEMA: FUNÇÃO LOGARÍTMICA

O que é logaritmo;

Equações logarítmicas;

Propriedades dos logaritmos;

Cologaritmo;

Mudança de base;

Função logarítmica;

Inequações logarítmicas;

Logaritmos decimais.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Mostrar a utilidade dos logaritmos, a finalidade de sua invenção e em que são aplicados hoje.

Conceituar o registro dos logaritmos e a relação desse registro com a forma exponencial.

Apresentar as primeiras propriedades dos logaritmos decorrentes da definição.

Apresentar o sistema de logaritmo de base dez.

Deduzir e examinar exemplos de aplicações de três propriedades operatórias dos logaritmos: logaritmo de um produto, logaritmo de um quociente e logaritmo de uma potência.

Deduzir a propriedade da mudança de base e examinar sua aplicação em vários exemplos.

Definir e resolver equações logarítmicas simples, examinando as condições de existência.

Definir função logarítmica.

Comparar os gráficos da função logarítmica e da função exponencial inversa.

Apresentar a resolução de inequações logarítmicas e da aplicação das operações com intervalos.

TEMA: COMPLEMENTO SOBRE FUNÇÕES

Funções: Sobrejetora, Injetora, Bijetora, Par, Ímpar, Inversa e Composta.

Resolver situações-problema envolvendo as funções: Sobrejetora, Injetora, Bijetora, Par, Ímpar, Inversa e Composta.

TEMA: TRIGONOMETRIA

Cálculo do seno, cosseno e tangente dos arcos notáveis.

Relação entre as medidas de ângulo, grau e radiano.

Reconhecimento da variação de sinais no círculo trigonométrico.

Redução de arcos trigonométricos ao 1º quadrante.

Identificação do gráfico das funções seno, cosseno e tangente.

Identificação do período, frequência e amplitude de uma onda senoidal.

Resolução de equações trigonométricas.

Resolução de inequações trigonométricas.

Resolução de problemas envolvendo as funções trigonométricas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Conceituar arco de uma circunferência e ângulo central.

Apresentar as unidades de medida de arcos.

Relacionar as unidades de medidas de arcos.

Conceituar ciclo trigonométrico.

Visualizar os quadrantes e os arcos de um ciclo trigonométrico.

Conceituar arcos côngruos.

Definir arco trigonométrico.

Definir seno, cosseno e tangente de um arco x.

Apresentar domínio e o conjunto imagem das razões trigonométricas.

Calcular o período de uma função trigonométrica.

Mostrar os sinais das funções trigonométricas no ciclo trigonométrico.

Elaborar gráficos de funções trigonométricas.

Definir cotangente, secante e cossecante de um arco x.

Deduzir a relação fundamental e outras relações trigonométricas.

Conceituar identidade trigonométrica e exemplificar.

Resolver equações trigonométricas simples.

Resolver inequações trigonométricas simples.

TEMA: PROGRESSÕES

Sequências Numéricas.

Progressões Aritméticas.

Progressões Geométricas.

Série Geométrica Convergente.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Identificar regularidades em uma sequência.

Conceituar progressão aritmética.

Expressar e calcular o termo geral de uma P.A. e a soma de seus termos.

Conceituar progressão geométrica.

Expressar e calcular o termo geral de uma P.G. e a soma de seus termos.

Utilizar os conceitos de P.A. e/ou P.G. na resolução de problemas.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala: Participar ativamente das atividades propostas e das correções de exercícios. Em casa: Fazer as atividades propostas, listar as possíveis dúvidas para que o professor, durante a correção dos exercícios, esclareça-as e ler o livro. Sugestão bibliográfica: DANTE, L. R. Contexto e Aplicações. São Paulo: Ática, 2011.v.1,2 e 3.

AVALIAÇÃO Avaliações trimestrais, simulado, listas de exercícios, Circuito ENEM e atividades em grupo. DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS: - avaliação objetiva: 8,0 pontos - avaliação objetiva: 8,0 pontos - avaliação discursiva: 8,0 pontos - 1º Simulado Físico APP Prova: 2,0 pontos - 1º Simulado CSA – Contagem: 3,0 pontos - atividades diversas: 6,0 pontos (média aritmética das atividades a serem desenvolvidas).

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Produção de Textos Professor: Anselmo Luiz Pereira Campos Série: 3ª Segmento: Ensino Médio

A) TEMAS E TÓPICOS:

Revisão de conceitos gerais sobre teoria da argumentação;

Revisão de conceitos fundantes: tese, argumento e estratégias argumentativas;

Teoria da escrita: a organização textual e a construção da argumentação;

Produção de textos na tipologia dissertativo-argumentativo.

B) SUBTÓPICOS:

Produção de textos dissertativos e argumentativos;

Produção de textos apoiando-se no modelo do Enem;

Estudo, análise e produção das competências 2 e 3 da matriz de redação do Enem;

Recursos linguísticos significativos a partir do diagnóstico realizado.

C) HABILIDADES EM FOCO

Planejar o texto, organizando o discurso a partir de uma tese coerente;

Planejar a linha de raciocínio adotada no texto dissertativo-argumentativo de forma coerente;

Propor e selecionar argumentos capazes de qualificar o desenvolvimento textual;

Definir e selecionar as estratégias argumentativas mais adequadas aos respectivos temas propostos;

Paragrafação: formas de introduzir, desenvolver e concluir um texto dissertativo-argumentativo;

Tipos de argumento: reconhecer, selecionar e utilizar os argumentos mais adequados em função de um tema específico;

Elementos linguísticos: analisar e utilizar os recursos linguísticos mais adequados a cada situação comunicativa.

D) SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Em sala: Participações ativas nas situações de aprendizagem apresentadas por meio de questionamentos, resolução de situações-problemas,

envolvimento nas atividades propostas e manutenção de atitude de curiosidade e responsabilidade.

Em casa: Realização das tarefas orientadas para serem feitas em casa, como pesquisas, leituras, atividades, reescritas, registros e outras. Manutenção de postura constante de estudo, registro, diagnóstico e envolvimento. Obs.: Tanto em sala quanto em casa, os alunos poderão utilizar o ConeCSA para trabalho teórico ou prático com a produção textual.

E) AVALIAÇÃO: O processo de avaliação, nesta disciplina, é qualitativo e quantitativo e ocorre por meio da correção de cadernos, observação, provas e atividades diversas que pretendem identificar as habilidades desenvolvidas ao longo da etapa. A avaliação será tratada como ferramenta do processo de ensinar e aprender, principalmente por meio de um diagnóstico constante. DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS

1) Avaliação de Produção Textual – 10,0 pontos

2) Avaliação de Produção Textual – 10,0 pontos

3) Simulado AppProva de Produção Textual – 5,0 pontos

4) Simulado CSA de Produção Textual – 5,0 pontos

5) Produções textuais em sala – 5,0 pontos Obs.: Este documento é flexível e pode sofrer alterações ao longo da etapa.

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Química Professor(a): Raquel Malta Série: 3ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS:

Compreender as diferentes funções orgânicas e a importância dos diferentes compostos orgânicos para a indústria alimentícia, farmacológica e de materiais.

Compreender processos cotidianos relacionados à Química Orgânica como a produção e o uso de plásticos e biocombustíveis e as funções dos nutrientes no organismo.

Compreender e reconhecer as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos de forma integrada e significativa.

Aplicar a proporcionalidade na execução de cálculos.

Funções orgânicas

Funções oxigenadas: álcool, cetona, éter, aldeído, fenol, ácido carboxílico e éster.

Funções nitrogenadas: amina e amida.

Haletos orgânicos.

Propriedades físicas dos compostos orgânicos: TF, TE e solubilidade.

Caráter ácido e básico de compostos orgânicos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar as características estruturais e a nomenclatura das funções oxigenadas, nitrogenadas e haletos.

Avaliar as propriedades físicas dos compostos orgânicos.

Avaliar as interações intermoleculares, a solubilidade e o caráter ácido e básico dos compostos orgânicos.

Isomeria

Isomeria plana: cadeia, função e posição.

Isomeria cis/trans.

Isomeria óptica.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Demonstrar que compostos de mesma fórmula molecular podem apresentar diferentes fórmulas estruturais.

Avaliar o comportamento e interpretar as propriedades físicas dos compostos orgânicos que apresentam isomeria.

TEMA: Reações orgânicas

Reações de substituição e adição.

Reações de oxidação e redução

Reações de desidratação.

Reações de esterificação e hidrólise.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Identificar e equacionar reações que envolvam compostos orgânicos.

Equacionar as reações de esterificação e explicar sua importância para a indústria alimentícia.

Relacionar as variações do nox com as transformações sofridas pelas substâncias orgânicas oxigenadas.

TEMA: Polímeros e biomoléculas

Polímeros: PE, PVC, PET, poliéster e poliamida.

Biomoléculas.

Reação de saponificação.

Biodiesel.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Interpretar as reações de polimerização, as características e aplicações dos principais polímeros.

Analisar as principais características dos carboidratos e lipídios.

Interpretar as reações de preparação de sabões e detergentes e os mecanismos de ação dos mesmos.

Interpretar as reações para a produção de biodiesel e sua importância como biocombustível.

TEMA: Funções inorgânicas

Ácidos.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Interpretar os conceitos de ácidos e bases de Arrhenius.

Bases.

Indicadores de pH

Sais.

Óxidos.

Avaliar experimentalmente a condutividade elétrica de soluções aquosas de ácidos e bases.

Equacionar reações de neutralização.

Escrever notação e nomenclatura das funções inorgânicas

Avaliar, através de indicadores, o caráter ácido, básico ou neutro de uma solução.

Interpretar o caráter ácido-básico dos óxidos.

TEMA: Reações químicas

Ocorrência das reações químicas.

Representação e balanceamento das reações químicas.

Condições para a ocorrência de reações.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Reconhecer, através de evidências macroscópicas, a ocorrência de uma reação química.

Interpretar a proporção e a conservação de átomos e massa em uma reação.

Escrever, através de uma equação, os reagentes e os produtos envolvidos em uma reação.

TEMA: Mol

Mol e a constante de Avogadro.

Massa molar.

Volume molar.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Conceituar a unidade mol, utilizada para medir a quantidade de matéria.

Empregar dados de massa molar para calcular as quantidades de entidades microscópicas (átomos, moléculas, íons) e de matéria presentes em uma amostra.

TEMA: Estequiometria

Os coeficientes e a quantidade de substância.

Reagente em excesso e reagente limitante.

Reações químicas com amostras impuras.

Rendimento das reações químicas.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Aplicar a proporcionalidade.

Avaliar a quantidade de materiais envolvidos nas transformações químicas.

Analisar e planejar experimentos buscando a otimização dos resultados.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO: Em sala: anotações da matéria dada, atividades em grupo. Em casa: rever a matéria exposta pela professora no dia, realizar os exercícios propostos, associar os conceitos químicos aos materiais do cotidiano, leitura do livro didático e artigos de revista e jornais relacionados à química. Sugestão bibliográfica complementar: os livros indicados encontram-se disponíveis na biblioteca da escola USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química volume único. 9ª edição. São Paulo: Saraiva, 2013. NOVAIS, Vera. Química 1. São Paulo: Escala Educacional, 2010. NOVAIS, Vera. Química 3. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

AVALIAÇÃO: Exercícios em sala, testes diagnósticos, atividades realizadas em casa, simulados e avaliações. Distribuição de pontos:

duas avaliações objetivas (8,0 pontos cada)

uma avaliação discursiva (8,0 pontos)

simulados (5,0 pontos)

duas atividades avaliativas (2,0 pontos cada)

atividades diversas - média aritmética de todas as atividades realizadas durante a etapa (2,0 pontos)

UNIDADE DE ESTUDO – 2ª ETAPA – 2017

Disciplina: Sociologia Professor: Maicon Chaves Série: 3ª Segmento: Ensino Médio

OBJETIVOS: Apresentar o desenvolvimento das formas de trabalho e meios de produção como uma categoria de análise histórica, propondo uma leitura crítica das organizações sociais, formadas a partir desses discursos e que, por isso, estratificam a sociedade e traçam os rumos de suas projeções, como no caso das tecnologias digitais e seu uso neste campo.

TEMA:

I - Tecnologia e sociedade

Do homo faber ao homem como força motriz, consequências sociais do emprego da tecnologia.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Apresentar um panorama geral do desenvolvimento do trabalho e dos meios de produção, demarcando a importância deste fenômeno para a organização da sociedade e a estratificação social.

Categorizar as diversas formas de compreensão do homem no contexto do trabalho ao longo da história.

Analisar as consequências sociais da utilização das tecnologias, desde as tecnologias primevas até as tecnologias mecatrônicas.

TEMA:

II - Sociedade informacional e em rede. A emergência das mídias digitais, sociedade e trabalho, comunicação em rede e informação.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

Fornecer elementos para a crítica ao padrão de comunicação em redes. Analisar a pertinência e prevalência da comunicação em rede e os impactos

subjetivos e sociais para a sociedade contemporânea.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDO Em sala:

VOCÊ É PROTAGONISTA DA SUA APRENDIZAGEM: Fique atento às explicações do professor, anotando o que de relevante surgir da fala e do que for escrito no quadro. Esteja atento às intervenções dos colegas e participe dos debates promovidos em sala de aula. Ao fazer isto você estará exercitando sua habilidade de síntese e argumentação, que são elementos importantes para o bom desenvolvimento da escrita, tanto em momentos avaliativos discursivos quanto em suas produções de texto.

LEIA! Não se desenvolve o conhecimento filosófico sem leitura. Portanto, não deixe de ler o que for solicitado pelo professor. Todo o material de leitura estará disponível para você na biblioteca, no CONECSA ou de forma impressa, entregue em sala de aula.

PPT: Esta metodologia é importante, mas funciona como uma forma de sintetizar e sistematizar alguns conteúdos e competências. Portanto este não é o material essencial para o seu estudo. Estudar somente pelos PPT’s não sustenta a necessidade dos conteúdos e nem sua aprendizagem.

SEJA CRÍTICO: não deixe de apresentar suas dúvidas em sala. Este procedimento é importante e deve ser respeitado por todos na turma. Aprenda a questionar, criticar, analisar os conteúdos que são apresentados, buscando outras conexões além das que são apresentadas a você no momento da explicação. Procure perceber os conteúdos de forma ampliada, compreendendo seus contextos e suas influências.

SEJA ORGANIZADO: nos momentos de trabalho em grupo, rodas de conversa ou discussões mediadas, utilize sua fala para tratar do tema em andamento, buscando oferecer aos colegas elementos que possam ser úteis também às suas questões. Aproveite o tempo e não o gaste com conversas paralelas em demasia ou brincadeiras despropositadas.

SAPERE AUDE (ouse pensar): Busque você mesmo apresentar suas teorias de forma bem fundamentada, utilizando-se dos conhecimentos já veiculados. Em casa:

TENHA DISCIPLINA: Separe ao menos uma hora de um dos dias da sua semana para sistematizar seus conhecimentos fazendo o estudo dirigido da etapa de forma gradativa, conforme a progressão dos conteúdos. Faça as atividades dispostas para você no ConeCSA, AppProva ou de forma impressa, entregue pelo professor.

INFORME-SE: Nosso conhecimento tem o tamanho de nossas informações e vocabulário. Portanto leia não somente o seu material de base (livro e textos) como também jornais, revistas, sites que possam enriquecer seus estudos.

NÃO SE PERCA NOS ATRASOS: Todos os trabalhos previamente organizados e agendados devem ser apresentados ou entregues nas datas estipuladas. Proceder contrário a isto acarretará uma AVALIAÇÃO PARCIAL ou mesmo a NÃO AVALIAÇÃO do seu material. Lembre-se que todo material entregue para o professor deve estar em modelo formal, constando de bibliografia.

Sugestões bibliográficas:

COSTA, Cristina. Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2016 DEBORD, Guy. Arte contemporânea, cultura visual e formação docente. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997 HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2001

AVALIAÇÃO:

2ª etapa

Prova Valor total

Prova 1 – Objetiva 8,0

Prova 2 – objetiva 8,0

Prova 3 (discursiva) 8,0

Atividades: Trabalho de estudo dirigido “O Existencialismo é um humanismo” 3,0 Relatórios das rodas de conversa e cinema comentado 3,0 6,0

Simulado App 2,0

Simulado CSA 3,0

Total 35,0