Unidades de conservação

16

description

Classificação e descrição das Unidades de Conservação.

Transcript of Unidades de conservação

Page 1: Unidades de conservação
Page 2: Unidades de conservação

São áreas naturais protegidas devido as suas características especiais.

Poder público (federal, estadual ou municipal)Após:

-a realização de estudos técnicos e consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade. SÃO DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS:

1º) Unidades de uso sustentávelTêm como objetivo principal combinar a conservação da natureza com o uso direto de parcela dos seus recursos naturais. Divide-se em:

Área de Proteção Ambiental (APA); Área de Relevante interesse ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Desenvolvimento Sustentável;

Reserva Particular de Patrimônio Natural; Reserva de Fauna;

Page 3: Unidades de conservação

2º) Unidades de Proteção Integral

Tem como objetivo básico a preservação da natureza, sendo proíbido a exploração de seus recursos naturais. Dividem-se em:

Reserva Biológica; Estação Ecológica;

Parque Nacional;

Monumento Nacional;

Refúgio Silvestre.

OBJETIVOS GERAIS DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Page 4: Unidades de conservação

Localização das Unidades de Conservação

Page 5: Unidades de conservação

-ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - APA É uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Unidades de uso sustentável

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Compreende a maior parte do Arquipélago de Fernando de Noronha, ocupando uma área de 11. 270 hectares.

Page 6: Unidades de conservação

-É uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Estação Ecológica dos Tupiniquins – São Paulo

Está localizado no litoral sul do estado de São Paulo, no município de Peruíbe. Seu território é descontínuo – divide-se em Setor Nordeste e Setor sudoeste – totalizando uma área de cerca de 43 hectares.

-ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO - ARIE

Page 7: Unidades de conservação

-Floresta NacionalÉ uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas NATIVAS.

Floresta Nacional do Tapajós

Está localizado a oeste do estado do Pará, abrangendo os municípios de Belterra, Aveiro, Rurópolis e Placas. Possui uma área de cerca de 545 mil hectares.

Page 8: Unidades de conservação

-RESERVA EXTRATIVISTAÉ uma área utilizada por populações locais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Reserva Extrativista Chico Mendes - Acre

Está localizado Municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Plácido de Castro, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Possui uma área de cerca de 970.570 hectares.

Page 9: Unidades de conservação

Conforme definição do SNUC é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá – Amazonas

Está localizada a cerca de 600 km a oeste de Manaus, na região do curso médio do rio Solimões. Abrange uma área de 1.124.000 hectares, que passa pelos municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã.

- RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 10: Unidades de conservação

É uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.

Reserva Natural Salto Morato

-RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN

Situada em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná . Possui uma área de cerca de 2 mil hectares

Page 11: Unidades de conservação

-Reserva de Fauna - RFÉ uma área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.

Situada no litoral norte de Santa Catarina , no município de São Francisco do Sul. Possui uma área de 160 km2

Reserva da Fauna da Baia de Babitonga – Santa Catarina.

Page 12: Unidades de conservação

Unidades de proteção integralRESERVA BIOLÓGICA- Tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos.

Reserva Biológica Atol das Rocas

Situada a 267 km a léste-nordeste da cidade de Natal (RN) e a 148 km a oeste do Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), em mar territorial brasileiro.

Page 13: Unidades de conservação

-ESTAÇÃO ECOLÓGICATem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É proibida a visitação pública, exceto com objetivo educacional e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável.;

Estação Ecológica Juréia-Itatins – São Paulo

Localizada no litoral sul paulista, com território distribuído pelos municípios de Iguape, Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe. Possui cerca de 80 mil hectares.

Page 14: Unidades de conservação

-PARQUE NACIONAL Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Parque nacional de Foz do Iguaçu- Paraná

Localizada no entorno de 14 municípios. Possui uma área de cerca de 185.262 hectares.

Page 15: Unidades de conservação

-Monumento Natural Tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

Falésia do Beberibe – Praia do Morro Branco - Ceará

localizada no município de Beberibe, no estado do Ceará.

Page 16: Unidades de conservação

-Refúgio Silvestre - REVISTem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

localizada na cidade de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul, a cerca de 2 km da costa em frente à Praia Grande. Possui cerca de 152 hectares.

Refúgio da Vida Silvestre na Ilha dos Lobos

BIBLIOGRAFIA-http://www.oeco.org.br/especial/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao-http://www.brasilescola.com/biologia/unidades-protecao-integral.htmhttp://www.ief.mg.gov.br/component/content/article/117-http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/categorias- http://www2.planalto.gov.br/