Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

8

description

Jornal n.48, jan./fev. 2007

Transcript of Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

Page 1: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)
Page 2: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

Federação Goiás e Tocantins ini-cia uma nova fase em suas ativi-dades de bem servir às suas as-sociadas com uma nova face: aUnimed Cerrado.

Fundada há mais de 12anos foi e tem sido decisiva na implantação edesenvolvimento das cooperativas e docooperativismo de saúde neste dois estados ir-mãos. Nasceu no seio da Unimed Goiânia e deucontinuidade ao trabalho que já desenvolvíamosa época em que dirigíamos esta singular.

Chegamos a ter 20 Unimeds associadas,com a saída das co-irmãs de Luziânia e Formosaque se juntaram a Brasília para fundarem a Fe-deração Metropolitana, somos hoje 18 Unimedsassociadas.

Detemos hoje aproximadamente 50% donúmero de usuários; mais de 50% das coopera-tivas Unimeds e mais de 50% dos médicos(as)cooperantes de toda a região Centro-Oeste,apenas para citar alguns poucos indicadores quedemonstram sobejamente a importância egrandiosidade do trabalho desenvolvido pelaslideranças e cooperantes do Sistema Unimeddos estados de Goiás e Tocantins.

Temos defendido ao longo destes anosque para o sucesso pleno do cooperativismo mé-dico devemos buscar o equilíbrio entre suas cin-co dimensões, quais sejam: a política, aassociativa, a econômica, a educativa e a social.

Como dirigente cooperativista sempreprocurei nortear minhas ações através de dire-trizes que contemplassem em suas propostasde atuação estas cinco dimensões.

A dimensão da representação políticadentro e fora de nossa área de atuação, dentroe fora do cooperativismo, sempre foi exercita-da pelos dirigentes da Federação Goiás eTocantins na defesa intransigente dos nossosinteresses maiores e dos princípios e valoresbasilares do cooperativismo.

Dentro da dimensão associativa buscou-se manter a unidade e as práticas de boa convi-vência não só nos estados de Goiás e Tocantins,

mas também em toda a região Centro-Oeste eapesar das divergências até o momento estaunidade está mantida.

A dimensão social do cooperativismo ja-mais foi olvidada dentro da Federação Goiás eTocantins, seja através de ações junto à comuni-dade ou aos seus funcionários, dirigentes ecooperantes. Mais do que isso, todas as nossasações foram pautadas pelo mais profundo respei-to a todos aqueles que direta ou indiretamentefazem parte da área de ação de nossa Federação.

A dimensão educativa seguramente foi aque mais exigiu e se desenvolveu no âmbito daFederação Goiás e Tocantins. A educação enten-dida na acepção máxima da palavra, usada comoinstrumento de transformação, crescimento edesenvolvimento das pessoas com o objetivo demudar comportamentos, posturas, valores eprincípios e não apenas como mero instrumen-to de transmissão de conhecimentos e habilida-des desta ou daquela área.

Assumimos agora a responsabilidade dedarmos novo impulso a dimensão econômica. Foidelegado, pelo Conselho de Administração da Fe-deração Goiás e Tocantins, a função de operado-ra de Planos de Saúde. Com isto passamos a atu-ar diretamente no mercado comercializando pla-nos federativos e locais na área de ação das asso-ciadas que passaram a ser apenas prestadoras deassistência médico-hospitalar e daquelas que as-sim o desejarem.

Esta função de operadora nos permitirácontribuir de forma direta para o crescimentodo número de usuários Unimed em nossa re-gião beneficiando em última análise os coope-rados (as) de nossas associadas e a rede deprestadores de serviços, o que já vem ocorren-do como vocês poderão constatar em entrevis-ta do Dr. Jonas, nosso Diretor de Mercado, nes-te informativo.

O fortalecimento da dimensão empresa-rial, econômica, além de ser uma exigência da fasede desenvolvimento em que nos encontramosvem também propiciar condições financeiras paraque possamos alavancar as demais dimensões docooperativismo no âmbito da nossa Federação.

Dr. José Abel Ximenes

Presidente da Unimed CerradoEDITORIAL

Í N D I C E

Sistema Unimed:

integração.......................3

Visita às

Singulares.......................6

AINDA NESTA EDIÇÃO

2. JANEIRO/FEVEREIRO/2007

De olho naqualidade e nomercadoO diretor de Mercado da Unimed Cerrado,

Jonas Ubirajara Husni, apresenta um balanço

das atividades de 2006 e fala sobre as

perspectivas para 2007, entre elas a

ampliação da participação da operadora no

mercado, que já tem a aprovação dos clientes.

Páginas 4 e 5

Unimed Cerrado: a nova faceda Federação Goiás e Tocantins

Como vocês podem depreender a mu-dança de nome da Federação Goiás e Tocantinspara Unimed Cerrado busca não apenas daruma nova face à Federação, mas principalmen-te refletir o profundo processo de transforma-ção por que estamos passando, tudo com oobjetivo de melhor servir os nossos associa-dos.

Atenciosamente,José Abel Ximenes

Presidente da Unimed Cerrado

Page 3: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

Agenda Legislativado Cooperativismo-2007 foi lançadano dia 28 defevereiro, emBrasília (DF). Oevento contou com

a participação de cerca de 200líderes e dirigentescooperativistas de todo o País,além de nove senadores e 90deputados, parte deles integranteda Frente Parlamentar doCooperativismo (Frencoop).

Elaborada pelaOrganização dasCooperativas Brasileiras(OCB), a agenda traz osprincipais desafios docooperativismo brasileiroem 2007. Contémtambém dados atuaissobre os 13 ramos deatividade dascooperativas brasileiras,seus indicadores e impactossocioeconômicos. Em suaprimeira edição, a agenda aindatraz reivindicações e propostasdas cooperativas brasileiras, alémde facilitar a atuação dosdeputados e senadores referentesao cooperativismo.

Durante a apresentação daagenda aos parlamentares, opresidente do Sistema OCB,Márcio Lopes de Freitas, ressaltoua importância do encontro da

AGENDA 2007

Lançada a Agenda Legislativado Cooperativismo Líderes cooperativistas e parlamentares

participam do lançamento, em Brasília, da

primeira Agenda Legislativa do Cooperativismodemocracia e do cooperativismo,acrescentando que ambosconvergem para o mesmoobjetivo. “Precisamos da ajudade cada um dos parlamentaresaqui presentes, para quepossamos, juntos, cumprir oprincipal papel docooperativismo, que édesenvolvimento econômico comjustiça social”, disse Freitas, queentregou a publicação aopresidente da Frencoop,deputado Odacir Zonta (PP-SC).

Freitas aproveitou asolenidade para convidar osparlamentares recém-empossadosa participarem da Frencoop.Recém-chegado ao Congresso erepresentante do cooperativismo,o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), é um dos novosparlamentares que deve integrar afrente. Ele elogiou a criação daagenda, destacando que apublicação é fundamental paramanter os parlamentares bem

informados sobre ocooperativismo.

Para o senador JonasPinheiro, que atua na Frencoopdesde a sua estruturação, nadécada de 80, a agenda legislativaé necessária, pois a OCB é a maiororientadora do cooperativismobrasileiro. Terceiro-secretário daMesa Diretora da Câmara, odeputado Waldemir Moka, disseque a Casa está comprometidacom o cooperativismo. “A OCBterá uma extensão na Câmara dosDeputados”, enfatizou Moka.

Segundo-secretário daMesa Diretora do Senado Federal,o senador Gerson Camata,declarou que a presidência doSenado assumiu o compromissode colocar em discussão osprojetos de interesse do

cooperativismo, principalmente, aLei Cooperativista, de autoria dosenador Osmar Dias. “O Senadoestá devendo a aprovação da leihá mais de seis anos”, enfatizou.

O presidente da UnimedCerrado, José Abel Ximenes,espera que a nova agendacontribua para dar maioragilidade à tramitação naCâmara e no Senado deprojetos referentes aocooperativismo e à aprovaçãoda Lei Cooperativista, hátempos reivindicada pelo setor.Goiás é um dos poucos Estados,ao lado do Acre, Espírito Santo,Minas Gerais, Mato Grosso doSul, Paraná, Rio Grande do Sul eSão Paulo, que possui umalegislação cooperativistaprópria.

3. JANEIRO/FEVEREIRO/2007

Uma solenidade realizadano dia 2 de março, em JoãoPessoa (PB), marcou a volta daConfederação das Unimeds doNorteNordeste à Unimed doBrasil e consolidou a integraçãodo Sistema Nacional Unimed.Presidida por Reginaldo Tavaresde Albuquerque, a ConfederaçãoNorteNordeste conta com cercade 18 mil médicos cooperados eaproximadamente 1,5 milhão deusuários organizados em noveFederações e 58 UnimedsSingulares.

Refiliação da NorteNordestefortalece o Sistema Nacional Unimed

Unimed do Brasil

A presidência do Senado

assumiu o compromisso

de colocar em discussão

os projetos de interesse

do cooperativismo

O presidente da Unimeddo Brasil, Celso Barros, ressaltoua importância do papel daConfederação na definição depolíticas nacionais dentro doSistema Unimed e afirmou que aintegração do sistema abre umleque de oportunidades para adefesa de teses consagradas pelocooperativismo médico,apontando para novos rumos nomercado.

Barros também elogiou aatuação da Confederação e oespírito cooperativista de todas

as lideranças do Sistema RegionalNorteNordeste, “conduzidos deforma realista e coerente porReginaldo Tavares deAlbuquerque”. Lideranças dasregiões Norte e Nordesteafirmaram que a unificaçãofortalece e assegura maisagilidade ao Sistema NacionalUnimed para enfrentar acrescente concorrência edefender os interesses docooperativismo médico.

Em nome dos dirigentesdo Sistema Regional

NorteNordeste, o presidente daConfederação parabenizou atodos pela unificação, alegandoser essa conquista fundamentalpara a construção de novoscenários no segmento docooperativismo e, em especial, aoda saúde suplementar brasileira.“Com este ato, iniciamos umanova fase na história do SistemaNacional Unimed, ao lado das co-irmãs distribuídas em todo oterritório nacional”, disse.

Márcio Lopes

(à esq.) e o deputado

Odacir Zonta:

agenda

Page 4: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

No dia 30 de março, durante a Assembléia Geral Ordinária da Unimed Cerrado, o diretor de Mercado, Jonas

Ubirajara Husni, vai apresentar um balanço das atividades desenvolvidas em 2006 e no início de 2007 e abordar

as perspectivas para este ano, entre elas o crescimento da carteira de usuários, que registrou um aumento de

cerca de 40% no último ano. A meta da Unimed Cerrado, segundo o diretor, é chegar a 30 mil usuários até

fevereiro de 2008. Confira alguns tópicos dos relatórios:

No dia 30 de março, durante a Assembléia Geral Ordinária da Unimed Cerrado, o diretor de Mercado, Jonas

Ubirajara Husni, vai apresentar um balanço das atividades desenvolvidas em 2006 e no início de 2007 e abordar

as perspectivas para este ano, entre elas o crescimento da carteira de usuários, que registrou um aumento de

cerca de 40% no último ano. A meta da Unimed Cerrado, segundo o diretor, é chegar a 30 mil usuários até

fevereiro de 2008. Confira alguns tópicos dos relatórios:

4. JANEIRO/FEVEREIRO/2007

O SUCESSO DA OPERADORA

Criação de sites: desenvolvimento

de sete sites padronizados para as

Singulares que ainda não contavam

com esta forma de comunicação e

realização de workshop para

treinamento dos colaboradores

envolvidos

Auditoria: promoção, em julho, do

1° Workshop de Auditoria, que foi

ministrado por médicos auditores

das Singulares de Goiás e Tocantins

para 20 participantes. Foram

abordados temas, como normativas

para liberação de atendimentos de

oftalmologia e de

otorrinolaringologia

Regulamentação: realização de

treinamento sobre regulamentação

dos planos de saúde de acordo com

as normas da ANS. Cerca de 40

diretores e funcionários de todas as

Singulares participaram do

treinamento ministrado pela

Strategy, entre os dias 1º e 3 de

março de 2007 (leia mais na página 7)

Visitas a clientes: visitas a empresas

contratantes da Unimed Cerrado

nas cidades de Niquelândia,

Minaçu, Rio Quente, Bacilândia e

Alto Horizonte a fim de promover

uma maior aproximação com esses

clientes e facilitar a resolução de

assuntos pontuais

Padronização de pacotes: reuniões

com a Unimed Goiânia visando a

padronização de pacotes, de acordo

com a decisão do Conselho de

Administração que sugeriu uma

integração da Federação com a

singular através do seu

Departamento de Auditoria em

busca da divulgação dos pacotes

acordados

Revisão das diárias e taxas:

realização de um trabalho de

aferição das classificações dos

hospitais do Norte goiano e a

conseqüente adequação aos novos

valores cobrados pelos prestadores

de serviços

Diretoria de Mercadoapresenta relatório de 2006e perspectivas para 2007

Implantação do Departamento de

Cadastro: foi centralizada na

Federação toda a movimentação

cadastral anteriormente feita nas

Unimeds Prestadoras, com o

estabelecimento de impressos,

transmissão via web e prazos

estipulados

Colégio de Auditores: o coordenador

de auditoria passa a fazer parte

efetiva do Colégio de Auditores da

Unimed do Brasil e as atas e

pareceres emitidos pelo Colegiado

de Auditores são disponibilizados no

site da Federação

Guia de Orientação: criação de um

guia para orientar os usuários das

empresas contratantes sobre a forma

de atendimento no Sistema Unimed

Padronização Guia Médico:

seguindo as diretrizes do

Planejamento Estratégico, foi

formulada e divulgada normativa

para a elaboração do guia médico,

visando uma padronização na região

Confecção de Guia Médico: em

parceria com empresas contratantes

do Norte goiano, foi confeccionado

o Guia Médico da Região,

abrangendo Ceres, Goianésia,

Porangatu, Uruaçu e Anápolis e

visando a valorização da classe

médica local e, conseqüentemente,

a redução de migração de usuários

para outras localidades

Edição de Catálogo Perfil

Institucional: foi confeccionado um

catálogo institucional,

demonstrando os números do

Sistema Unimed no Brasil e

Regional e dados de todas as

Singulares federadas com

fotografias e informações sobre

suas respectivas sedes

Elaborar e implantar

pacotes de procedimentos

de alto custo para as

Singulares, negociados diretamente com os prestadores

na cidade de Goiânia, centralizando as autorizações dos

procedimentos de alto custo pela Federação para as

Singulares que se interessarem

Realizar auditoria nas contas dos procedimentos de

alto custo autorizados pela Federação

Oferecer suporte para as Singulares na elaboração

de cálculos atuariais para comercialização dos diversos

planos de saúde, proporcionando orientação e assessoria

na elaboração e análise dos índices de sinistralidade

Desenvolver o Programa de Qualificação da Saúde

Suplementar (ANS)

Realizar palestras educativas nas empresas contratantes

Implantação Infomed In:

implantado o Infomed In e

realizado curso na sede da

Federação sobre a forma de

utilizá-lo

Implantação de meios eletrônicos

de autorização: implantação pelo

Departamento de Tecnologia e

Informática do Serviço de

Autorização via Web (SAW) e o

Portal Eletrônico, ferramentas que

facilitam e agilizam o atendimento

ao usuário

Projeto intercâmbio: em parceria

com a Unimed Goiânia, visando

reduzir o tempo de espera para a

liberação de usuários em trânsito

Vendas: a operadora registrou um

crescimento de 39,75% nas vendas,

passando de 14.043 usuários em

fevereiro de 2006 para 19.626

usuários em fevereiro de 2007

Dar continuidade aos Workshops de Auditoria com a

implementação de cursos para os auditores das Singulares

Desenvolver projeto para efetivar as ações da

Federação no mercado

Desenvolver um plano de marketing para a Federação

Estabelecer projeto com ações para fidelização do

cliente e acompanhar os resultados

Estabelecer projetos para padronização de contratos

com foco na realidade regional

Desenvolver projeto para formatação de planos de

saúde para as classes C e D para pessoa jurídica com

abrangência federativa

Estabelecer um projeto de comunicação e informação

ao cliente através da WEB

Planejamento EstratégicoMetas para 2007

Jonas Ubirajara Husni: metas para 2007

Page 5: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

5. JANEIRO/FEVEREIRO/2007

Uma operadora queoferecesse serviços médicosambulatoriais e hospitalarescom acomodação emenfermaria e em apartamento eainda contasse com umaassistência de qualidade e umaampla rede de atendimento emGoiás e no restante do País,além de uma boa relação custo/investimento. O gerente deTalentos Humanos do RioQuente Resorts, GeraldoRodrigues França, conta queeram esses requisitos que aempresa buscava quandodecidiu contratar um plano desaúde para seus trabalhadores efoi o que encontrou na UnimedCerrado.

O contrato firmandoentre a Unimed Cerrado e o RioQuente Resorts, em fevereiro de2006, beneficia 2.473 pessoasem Rio Quente, Morrinhos,Caldas Novas, Goiânia,Uberlândia, São Paulo e outrascidades onde a empresa atua.Geraldo mostra-se satisfeitocom os resultados. “O

Rio Quente Resorts comemoraparceria com Unimed Cerrado

atendimento é muito bom,rápido e personalizado”, diz,acrescentando que a parceriacom a Unimed Cerrado vemtrazendo muitos frutos para aempresa, seus empregados edependentes.

Por trás da satisfação dogerente do Rio Quente Resorts,que conta ainda com o planoexecutivo nacional, está tambémum diferencial no contratofirmado com a Unimed Cerrado.“Nosso contrato é analisado

trimestralmente, quando sãoobservados o resultado e suamargem de contribuição”,declara Geraldo, que explica quese no trimestre avaliado ocontrato ficar negativo, ou seja,tiver uma taxa de utilização

superior à contratada, a empresaRio Quente Resorts arca com adiferença.

Por outro lado, se oresultado for positivo, com umataxa de utilização inferior, olucro retorna para a empresa. “Enós devolvemos essa diferençaaos trabalhadores”, conta. Adevolução é feita em trêsparcelas e o valor repassado aoempregado corresponde ao dasua contribuição mensal.

“Nosso contrato com aUnimed Cerrado é realmenteuma parceria de ganha-ganha”,afirma Geraldo. O presidente daUnimed Cerrado, José AbelXimenes, também mostra-sesatisfeito com o novo modelode contrato e acredita queoutros clientes poderão adotá-locom sucesso.

Novo modelo de

contrato assegura

ganhos para o

cliente e a operadora

Um sujeitobacana! Assim,Sebastião José Pires,gerente comercial daUnimed Catalão,define um pouco doseu jeito de ser. Aos38 anos, “bemcasado” e pai de doisfilhos, Sebastiãoingressou na UnimedCatalão ainda adolescente, aos 17 anos. Seu primeiro crachá foi deoffice-boy.

Com competência e dedicação, foi ao longo desses 21 anosassumindo outras funções. Foi auxiliar de escritório, gerente deinformática/comercial e, hoje, responde pela gerência comercial dacooperativa.

Para Sebastião, que nasceu em Davinópolis e se mudou paraCatalão aos seis anos, a cooperativa é uma excelente empresa para setrabalhar e tem tudo para melhorar a cada dia. “Trata-se de uma grandemarca, que se continuar se profissionalizando, tem um grande potencialpara crescer mais e conquistar novos espaços no mercado”, diz.

Acadêmico de Direito, Sebastião revela que as duas décadas detrabalho na Unimed Catalão ajudaram a despertar nele a paixão pelocooperativismo. Seus planos profissionais incluem pós-graduação emDireito Tributário e, claro, Cooperativista.

Por enquanto, Sebastião divide-se entre o trabalho e a faculdade eaproveita o tempo livre ao lado da família e dos amigos. Também nãodispensa uma boa leitura, filmes e uma divertida pescaria.

Geraldo: parceria positiva para o

Rio Quente Resorts

Geraldo: parceria positiva para o

Rio Quente Resorts

PERSONAGEM

Sebastião José Pires:21 anos de Unimed Catalão

Sebastião: lazer ao lado

da mulher e dos filhos

Dando seqüência à proposta de oferecer apoioeducacional às Singulares, a Unimed Cerrado promove, no dia31 de março de 2007, um curso de Auditoria Médica destinadoa médicos auditores e pessoas ligadas à área. Os palestrantesserão os médicos cardiologistas Sérgio Gabriel Rassi e AntônioMalan Cavalcanti Lima, o radiologista Elias Jouad Rabahi, ootorrinolaringologista João Ribeiro de Moura e o neurologistaJosé Alberto Alvarenga.

O curso será realizado na sede da Federação - Rua 8-A,111, Setor Aeroporto -, em Goiânia. Os interessados devementrar em contato com a Coordenação de Recursos Humanosda Unimed Cerrado pelo telefone (62) 3221 5120 ou pelos e-mails [email protected] [email protected]

Curso: Auditoria Médica

Page 6: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

6. JANEIRO/FEVEREIRO/2007

REUNIÕES

Unimed Cerradoiniciou seu ciclo devisitas às Singulares,em 2007, peloSudoeste goiano.No dia 9 de

fevereiro, o presidente daFederação, José Abel Ximenes,diretores e assessores daentidade estiveram em Jataí,Mineiros e Rio Verde. Opresidente abriu as reuniõesexplicando aos representantesdas Singulares como será ofuncionamento dos novosserviços criados pela UnimedCerrado e a estrutura das trêsgerências – administrativa,financeira e de mercados.

Ele também destacou quea Federação pretende continuarpromovendo cursos etreinamentos para diretores ecolaboradores das Singulares.Ximenes ainda solicitou que osparticipantes apresentassemsugestões e reivindicações paraembasar a criação de novosprojetos e futuras ações daUnimed Cerrado.

O novo assessor jurídico daUnimed Cerrado, Daniel Faria, queparticipou dos três encontros,abordou o funcionamento dasoperadoras de planos de saúde,

Presidente da UnimedCerrado visita Singularesdo Sudoeste Durante as reuniões, José Abel Ximenes falou sobre os

novos projetos da Federação e ouviu sugestões e

reivindicações das Singulares

Ximenes:

visitas às

Singulares

vão continuar

em 2007

destacando aspectos da legislação,como a exigência do ressarcimentoao Sistema Único de Saúde (SUS)pelas empresas quando usuáriosde seus planos são atendidos emunidades públicas.

Marta Fernandes, gerentede Mercados, falou sobre asmodificações previstas para oManual de Intercâmbio que entrará

em vigor em maio de 2007 e sobrea necessidade de utilização doSAW pelas Singulares. Ela tambémdivulgou alguns cursos que serãorealizados na Federação. O novogerente administrativo da UnimedCerrado, Helson Mauro Stumpf, foiapresentado aos representantesdas Singulares visitadas e colocou-se à disposição das federadas.

Cada reunião durou cerca

A Federação

pretende continuar

promovendo cursos

e treinamentos para

diretores e

colaboradores das

Singulares

A Federação

pretende continuar

promovendo cursos

e treinamentos para

diretores e

colaboradores das

Singulares

de duas horas. Em Rio Verde, opresidente da Unimed, MartúlioNunes Gomes, sugeriu que todasas Singulares federadas passema enviar à Unimed Cerradocópia dos dados encaminhadosà Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS). Segundo ele,com essa medida, já adotadapela Unimed Federação Paraná, aFederação passa a ter umdiagnóstico permanente dasituação das suas federadas,podendo melhor auxiliá-lasquando necessário.

Em Jataí, o presidente daSingular, Carlos Eduardo Cintra,reivindicou que a Federaçãodiferencie suas atividades comooperadora e como associativa.Ele citou sua preocupação que a

Unimed Cerrado, assim comooutras instituições que se tornamoperadoras, deixe de dar aatenção devida às federadas.

Em Mineiros, o presidenteda Unimed Cerrado falou sobre odesafio do crescimento daSingular e de suas ações criativaspara suprir o cancelamento dasvendas de cartão de desconto e amanutenção positiva da imagemda cooperativa. O presidente daUnimed Mineiros, Célio RezendeMachado, citou o potencialeconômico da cidade e mostrou-se otimista em relação aocrescimento da Singular. Asvisitas da diretoria da UnimedCerrado às Singulares vãocontinuar ao longo de todo oano.

As visitas do presidenteJosé Abel Ximenes e deassessores da Unimed Cerrado àsSingulares prosseguiram, no dia 9de março, com reuniões no Sul doEstado. O primeiro encontroaconteceu em Caldas Novas.Novamente, o assessor jurídico daFederação, Daniel Faria, ressaltoua necessidade de acatamento dasdeterminações da ANS pelasSingulares e orientou que ajustiça deve ser buscada quandonão houver condições decumprimento das normas, quejamais devem ser ignoradas.

O presidente da Unimed

Visitas chegam também ao Sul do EstadoCerrado avaliou o momento atualpelo qual passam as Operadorasde Plano de Saúde, os desafios eas particularidades de cadaSingular. O presidente da UnimedCaldas Novas, Geraldo Rodrigues,elogiou o Catálogo Institucionalda Unimed Cerrado,acrescentando que o materialservirá para divulgação daSingular junto a seus clientes.

Em Morrinhos, onde foirecebido pelo presidente OrsiMartins da Silva, Ximenes falousobre a mudança pela qual passoua Federação ao se tornaroperadora de Planos de Saúde e

que a partir deste novo segmentopassa a ter vivência e estruturadiferenciada, o que lhe permiteoferecer às federadas suportejurídico, gerências administrativa,financeira e de mercado,assessorias de atuários e outrosserviços. Ele também enfocoualguns projetos da operadorapara a região, observou que nãohá plano de saúde concorrentepara o Sistema Unimed e falou daimportância da ampliação donúmero de usuários. “Devemosprocurar ofertar mais mercado detrabalho aos jovens médicos”,disse.

As mudanças na Federaçãoe o crescimento técnico-operacional ocorrido em todas asSingulares de Goiás e Tocantinsforam também enfocados naúltima reunião do dia, queaconteceu em Itumbiara. À equipeda Unimed local e ao presidenteHélio Donizeti Rezende, Ximenesfalou sobre a reintegração doSistema Unimed e a necessidadede integração entre as Singularesde Goiás e Tocantins. “Não háUnimed Grande nem UnimedPequena. Na Federaçãoprevalecem os princípioscooperativistas”, disse.

Page 7: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

“O seminário foi uma boaoportunidade para sanarmos asdúvidas, que são muitas, sobre aregulamentação dos planos de saúde.Como essa regulamentação vem sedando de forma gradativa, ainda saímoscom algumas dúvidas, mas ao contráriode outros cursos que sempreressaltavam as punições para quem nãose adaptasse às normas, esse valorizou aorientação. Ganhamos em informações nas áreas jurídica, contábile operacional”.Walter Cherubim, Unimed Morrinhos

“Embora já tenha participado deoutros três cursos sobreregulamentação dos planos desaúde, ainda tinha dúvidas que esseseminário ajudou a esclarecer.Viajei 640 quilômetros paraparticipar do evento e valeu apena”Marisa Rocha da Silva Matias,

contadora - Unimed Gurupi

A palavra dos participantes...

“Temos muita carência de informaçãosobre a regulamentação de planos desaúde. Houve várias mudanças nalegislação e nem todas as operadoraspuderam acompanhá-las. Antes,também havia uma resistência aocumprimento das normas da ANS, o quedificultou a adaptação às novas regras.Depois, tudo mudou. Em Caldas Novas,já estamos nos adaptando às exigências

da ANS e esse seminário veio nos ajudar a esclarecer dúvidas,corrigir falhas e nos adequar à legislação”.Geraldo Rodrigues, presidente – Unimed Caldas Novas

“Estou no sistema há sete anos e,mesmo já tendo participado de outroscursos sobre esse tema, considerei esseseminário muito proveitoso, pois fezuma retrospectiva de toda a legislaçãoda regulamentação dos planos de saúde.Foi uma iniciativa muito positiva daUnimed Cerrado e acredito que todos osalunos saíram ganhando”.Glória Chaves de Oliveira, assessora

Jurídica - Unimed Regional Sul (Itumbiara)

mercado deplanos de saúdesurgiu no Brasil nadécada de 40 ecomeçou a ganharforça dez anos

depois para atendertrabalhadores desprotegidospela Previdência Social. Nosanos seguintes, esse mercadoexpandiu-se, mas sem regrasdefinidas ou um órgãoespecífico para fiscalizá-lo. Foiassim até 3 de junho de 1998,quando foi publicada a Lei9.656, que começou a vigorarem 1999 e definiu as regras parao funcionamento do setor desaúde suplementar. Na época, osetor já contava com cerca de30 milhões de usuários.

A lei trouxe novidadespara consumidores, operadoras,prestadores de serviços desaúde e gestores. Trouxe regrasque ampliaram o atendimento eos direitos dos usuários. Trouxetambém muitas dúvidas, que,quase dez anos depois, aindapersistem. E foi para tentarsanar as dúvidas de presidentes,diretores e colaboradores dasSingulares sobre a Lei 9.656 eas Resoluções Normativaseditadas nos últimos anos que aUnimed Cerrado promoveu,entre os dias 1º de 3 de março,um treinamento sobre aregulamentação dos planos desaúde.

Ministrado porespecialistas da Strategy – umaempresa especializada nesta áreae que atende um terço doSistema Unimed -, o treinamentoreuniu cerca de 40 pessoas noauditório da Unimed Cerrado.Durante quase 20 horas, oatuário Carlos Kinji Hashimoto, oadvogado Daniel Januzzi e atécnica em aplicativos Jane Silva

abordaram temas, como aatuação da Agência Nacional deSaúde Suplementar (ANS), criadaem 2000 para regulamentar,normatizar e fiscalizar o setor desaúde suplementar no Brasil.

Eles também enfocaramas normas para o registro deplanos de saúde, a qualificaçãoda saúde suplementar, o rol deprocedimentos e carênciasestabelecidos pela ANS e opolêmico ressarcimento doSistema Único de Saúde (SUS)pelas operadoras, quando seusclientes são atendidos emunidades públicas.

Com uma linguagemsimples, os especialistasorientaram e esclareceramdúvidas dos alunos, entre eles,presidentes, diretores,assessores jurídicos, contadorese colaboradores das áreas decadastro, tecnologia eadministração das Singulares.O palestrante Carlos KinjiHashimoto observa que alegislação sobre aregulamentação de planos desaúde é complexa, pois, empouco tempo, o setor saiu doempirismo para a exigência deadaptação a um conjunto denormas, muitas delas aindapouco claras.

Para Hashimoto, algumasnormas carecem de revisão,como a que estabelece o Índicede Desempenho do Setor deSaúde e cria uma espécie deranking das operadoras semlevar em conta fatores quefogem do controle dasempresas. “Diante de tantasnormas, as operadoras precisamde uma atualização constante”,diz. Para os participantes docurso, a Unimed Cerradoacertou ao lhes proporcionaressa chance de atualização.

Carlos Kinji Hashimoto:

público atento às orientações

Especialistas orientaram presidentes e

colaboradores das Singulares sobre as exigências

legais, que são muitas e em constante adaptação

LEGISLAÇÃO

7. JANEIRO/FEVEREIRO/2007

Seminário abordaregulamentaçãodos planos de saúde

Seminário abordaregulamentaçãodos planos de saúde

Page 8: Unimed Cerrado em foco - n.48 (2007)

Agência Nacional de SaúdeSuplementar – ANS:estreitamento no relacionamento

8. JANEIRO/FEVERREIRO/2007

Nos últimos anos, umgrande desenvolvimento davisão institucional vemocorrendo no Sistema Unimed,especialmente, quanto aorelacionamento entre as nossascooperativas e a AgênciaNacional de Saúde Suplementar(ANS).

Diante deste novoparadigma, é comum osurgimento de dúvidas, o quenão poderia ser diferente.Assim, a Unimed Cerrado vembuscando, sem medir esforços,atender aos anseios de nossasassociadas, realizandotreinamentos e amparando-asem todos os aspectos, sejaadministrativamente, sejajuridicamente.

Não temos dúvidas que opapel da Agência Nacional deSaúde Suplementar (ANS) é

ARTIGO - Daniel Rodrigues Faria

essencial para possibilitar odesenvolvimento do mercado desaúde, tão almejado por todos,seja Estado, operadoras,médicos ou beneficiários.

Ocorre que é precisosalientar que são muitas asdificuldades enfrentadas no diaa dia, pois, infelizmente, opeculiar regime jurídico dasUnimeds, enquantocooperativas de trabalhomédico, nem sempre écorretamente entendido,consoante propugna saudosoWaldírio Bulgarelli. É nestediapasão que a nossa UnimedCerrado sempre buscarácumprir, com efetividade, oprincípio da educação,treinamento e informação,disseminando e garantindo orespeito à doutrinacooperativista.

Destarte, é importantedestacar que vem ocorrendo umnovel estreitando do laço deentendimento entre a UnimedCerrado e a ANS, sendoimperioso informar que no dia27 de fevereiro de 2007, com apresença do Dr. José AbelAlcanfor Ximenes,acompanhado do assessor-jurídico, Dr. Daniel RodriguesFaria, foi realizada reunião como Ilustre Presidente da AgênciaNacional de Saúde Suplementar(ANS), Dr. Gilson Caleman.

Neste encontro foipossível discutir, analisar edifundir sugestões e críticassobre o mercado de saúde emnossa região, visando facilitar otrabalho de todas ascooperativas, sempre dandoênfase em situaçõesprimordiais, como os processos

* Daniel Rodrigues Faria

é assessor jurídico

da Unimed Cerrado

de Registro Definitivo daOperadora e as formalizaçõesdos Termos de Compromisso deAjuste de Conduta (TCAC).

Inclusive, como frutodeste trabalho, insta ressaltarque várias Unimeds de nossaregião já vêm recebendo da ANSas minutas relativas aos TCACs.

Este encontro inicia ummomento de entendimento,quando ficou consignado, orecíproco ânimo de possibilitaruma comunicação constante,tudo com o fim de trazerdesenvolvimento e segurança àsUnimeds de nossa região.

A nossa Unimed Cerradocontinuará primando peloincremento do Sistema Unimed,realizando o que for possível paraaperfeiçoar o trabalho realizadopor cada médico cooperado dosEstados de Goiás e Tocantins.

Diante do sucesso daprimeira turma do curso de pós-graduação em Terapia Intensiva,que teve início em fevereiro de2006, e da grande procura porvagas, a Unimed Cerrado, emparceria com a FundaçãoUnimed, abriu uma nova turma.As aulas começam em março de2007. Assim como a primeiraturma, cuja formaturaacontecerá em julho deste ano, anova turma de alunos é formada

Curso de Terapia Intensivatem nova turma

por médicos em busca deespecialização para atuar emserviços de terapia intensiva oude aperfeiçoamento de seusconhecimentos nesta área. Cadaturma conta com cerca de 40alunos. O quadro de professores éformado por especialistas,mestres e doutores e as aulas,que são ministradas na sede daUnimed Cerrado, em Goiânia,alternam a teoria e o estudo decasos.

Mais dinâmico, informativoe de fácil navegação. Essas sãoalgumas características do novo siteda Unimed Cerrado. As mudançascomeçam no nome: o antigoendereço www.fegoto.com.br foisubstituído porwww.unimedcerrado.com.br,seguindo a atual identificação daFederação.

A mudança atingiu tambémtodos os e-mails da Federação,que passaram a seguir o domíniounimedcerrado.com.br. No site,também são disponibilizadas

Unimed Cerrado tem novo siteinformações sobre os planosoferecidos pela Unimed Cerrado.

As alterações, porém, nãoparam por aí. O site continuasendo aperfeiçoado. Em breve,contará com um espaço maiordestinado a notícias locais enacionais de interesse dasSingulares, cooperados e usuários.Um boletim informativo eletrônicotambém será criado para ampliar acomunicação entre a Federação eas Singulares. Aguarde asnovidades, mas aproveite para já irconhecendo algumas do novo site!

Após circular por dez anos e 47 edições com o nomeJornal da Federação, o informativo bimestral da FederaçãoRegional das Cooperativas Médicas dos Estados deGoiás e Tocantins ganhou um novo nome. Apartir da atual edição, a publicação passa a sechamar Unimed Cerrado em Foco.

A mudança visa à adequação doinformativo impresso ao novo padrão deidentificação da Federação. Esperamos que osleitores gostem da modificação e reassumimoso compromisso de sempre procurar levar asmelhores informações a todos.

Jornal da Unimed Cerrado

* Daniel Rodrigues Faria

é assessor jurídico

da Unimed Cerrado