Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

30
Webquest Webquest Uma proposta de utilzação Uma proposta de utilzação das TIC´s na sala de aula das TIC´s na sala de aula Glauber Eduardo Aragon Pereira Glauber Eduardo Aragon Pereira PCNP de Ciências e Biologia PCNP de Ciências e Biologia http://ciefisbio.blogspot.com.br/ Iniciando Iniciando download... download...

description

Blog: Ciências Físicas e Biológicas http://ciefisbio.blogspot.com.br/ Tecnologia

Transcript of Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Page 1: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

WebquestWebquestUma proposta de utilzação das Uma proposta de utilzação das

TIC´s na sala de aulaTIC´s na sala de aula

Glauber Eduardo Aragon PereiraGlauber Eduardo Aragon PereiraPCNP de Ciências e BiologiaPCNP de Ciências e Biologia

http://ciefisbio.blogspot.com.br/

Iniciando download...Iniciando download...

Page 2: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Vamos voltar no tempo...Vamos voltar no tempo...Como eram nossas vidas a 20 anos atrás? Vamos voltar a 1993 e relembrar...◦Como eram suas cartas?◦Como eram seus telefonemas?◦Como era seu aparelho de TV?◦Onde tirávamos nossas dúvidas?◦Quantas cartas você escreveu este

ano?

Page 3: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Refletindo sobre a prática...Refletindo sobre a prática...Refletindo sobre nossa Refletindo sobre nossa escola... escola...

Como era nossas escolas?◦O que mudou?

Como eram nossas aulas?◦O que mudou?

Page 4: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

VídeoVídeo

““A Tecnologia Invade a Sala de Aula da A Tecnologia Invade a Sala de Aula da Rocinha”Rocinha”

Page 5: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Questionamentos...Questionamentos...O que é tecnologia?

O docente tem domínio das tecnologias?

A tecnologia irá substituir o professor?

Page 6: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. Para Moran (2000a).

“As tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas de suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, programas (softwares). O professor se transforma agora em estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante.”

Page 7: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

WebquestWebquest o que é?o que é? É uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.

O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

Dodge a define assim:"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet.“"A grande vantagem do WebQuest é dar um outro enfoque à questão da pesquisa na Internet. Os alunos entram na rede buscando temas definidos, com tarefas específicas. Acaba o sistema do copiar e colar", explica o coordenador do projeto WebQuest da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Seabra.

Page 8: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Descrição geral da Descrição geral da WebquestWebquest

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.

A webquest sempre parte de um tema (Exemplos: Teia Alimentar, Sistema Solar, Revolução Industrial, Esportes de Equipe, Semana de Arte Moderna) e propõe uma tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.

Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.

Page 9: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Visitando WebquestVisitando WebquestPoeta Mario Quintana

http://sites.google.com/site/webquestquintana/ Matemática

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=15250&id_pagina=1

História http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=14757&id_pagina=1

Ciências http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=18616&id_pagina=1

Page 10: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Seções da Seções da

WebquestWebquest

A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.

IntroduçãoIntrodução

Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:

Page 11: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Seções da Webquest - Seções da Webquest - TarefaTarefa

A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).

Exemplos de Tarefas: resolver um problema; solucionar um mistério; formular e defender uma opinião; analisar uma problemática; colocar em palavras uma descoberta pessoal; elaborar um resumo; inventar uma mensagem persuasiva; redigir um relato jornalístico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e

transformar as informações coletadas.

Page 12: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

ProcessoProcesso

Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor. Exemplo:Primeiro, formem grupos de três alunos. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar. ...e assim por diante. Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

Page 13: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Fontes de informaçãoFontes de informaçãoAs fontes de informação

(também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa.

As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

Page 14: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

AvaliaçãoAvaliação

Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva.

Page 15: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

CréditosCréditosA seção de Créditos deve apresentar as

fontes de todos os materiais utilizados na webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web.

Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas.

Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da webquest.

Page 16: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

ConclusãoConclusão

A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.

A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

Page 17: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Outros atributos da Outros atributos da WebquestWebquestSão sobretudo atividades de grupos; Podem ser aperfeiçoadas com

elementos motivacionais que envolvam a estrutura básica de investigação, dando aos aprendizes um papel a ser desempenhado (cientista, detetive e repórter, por exemplo), criando uma personalidade fictícia com a qual os participantes deverão interagir;

Podem ser planejadas para uma disciplina ou podem abranger uma abordagem multidisciplinar;

Page 18: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Objetivos educacionais Objetivos educacionais da da Webquest:Webquest:

A metodologia webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes:

Modernizar modos de fazer educaçãoAs WQs fornecem orientações bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da Internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo.

Garantir acesso a informações autênticas e atualizadasConteúdos publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

Page 19: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Objetivos educacionais Objetivos educacionais (continuação)(continuação)

Promover aprendizagem cooperativaAs WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação.

Desenvolver habilidades cognitivasO modo de organizar Tarefa e Processo numa webquest pode oferecer oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades do conhecer que favorecem o aprender a aprender.

Transformar informações ativamente (em vez de apenas reproduzi-las)Na educação tradicional, parece que a preocupação central é armazenar e reproduzir "matéria". Na perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar, entender e transformar as informações existentes, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta significativa.

Page 20: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Objetivos educacionais Objetivos educacionais (cont)(cont)

Incentivar a criatividadeSe bem concebida, a Tarefa planejada para uma webquest engaja os alunos em investigações que favorecem criatividade.

Favorecer o trabalho de autoria dos professores e alunosWebquests devem ser produzidas por professores, não por especialistas ou técnicos. A ídéia é oferecer oportunidades concretas para que os professores se vejam como autores de sua obra e atuem como tal.

Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicosConcebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas etc.), as webquests são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente.

Page 21: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Passos de Planejamento da Passos de Planejamento da WebquestWebquest

Familiarizar-se com os recursos disponíveis "on line" na sua própria disciplina.

Organizar o próprio conhecimento

Identificar os tópicos que cabem em seu currículo e para os quais há materiais apropriados "online".

OBS.: Podem ser desenvolvidas para alunos da Educação Infantil à Pós-Graduação.

Page 22: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Definição da TarefaDefinição da Tarefa

Algumas decisões para encaminhar a construção de sua Webquest:

Será uma tarefa única?Haverá várias tarefas , cada uma

própria de um personagem?Qual a relação entre a tarefa e o

produto final?

Page 23: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Construindo a WebquestConstruindo a WebquestAcesse o site: PhPWebQuest

http://www.webquestbrasil.org/criador2

Usuário: teste2013 Senha:

teste

http://www.webquestbrasil.org/

Page 24: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s
Page 25: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

VídeoVídeo

““Mudando Paradigma na Educação”Mudando Paradigma na Educação”

Page 26: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

O uso da tecnologia enriquece

ambientes de aprendizagem onde o

aluno interage com os objetos e

constrói seus conhecimentos. Para

Gasperetti (2001), “o estudante do

futuro será cada vez mais interativo e

participará da construção do próprio

saber utilizando as novas tecnologias”.

Page 27: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

AnexosAnexos

Pesquisando WebquestPesquisando Webquest

http://www.webquestbrasil.org/criador2/

◦Pesquise por Componente Curricular◦Pesquise por Ano/Série

Page 28: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Sugestões...Google Maps – Google EarthGoogle TradutorSolar System Escope - SUNAEONKhan AcademySimulador de Consumo de Energia – CopelPhET - Simulações

Page 29: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Ideias Principais sobre Ideias Principais sobre WebquestWebquestAtividade de AprendizagemElaborada pelo ProfessorMetodologia de pesquisa (Prima pela utilização do banco de informações e/ou recursos disponibilizados na internet) – Potencializando o uso educativo da Web

Colaborativo / CooperativoInvestigativoGruposModernizar o modo de fazer educação

Aprender a aprenderFavorece o trabalho de autoria dos professores

Incentiva a criatividade dos professores e alunos

Professor como mediador / facilitador

Estimular a curiosidade do alunoO aluno construirá estruturas mentais que darão suporte ao uso de tecnologias em qualquer situação

Professor como mediador / facilitador

Estimular a curiosidade do aluno

O aluno construirá estruturas mentais que darão suporte ao uso de tecnologias em qualquer situação

Construa o conhecimento utilizando novas tecnologias e solucione tarefas criativas

Produto de mídiaSites interessantes e relevantes para a temática

Desafiar o aluno a pensarTarefas que atendam expectativas dos alunos

Page 30: Webquest - Tecnologia na Sala de Aula - TIC´s

Glauber Eduardo Aragon PereiraPCNP de Ciências e Biologia

Blog: Ciências Físicas e Biológicashttp://ciefisbio.blogspot.com.br/