Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente · Avaliação da Aprendizagem e Ação ......

Post on 19-Nov-2018

226 views 0 download

Transcript of Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente · Avaliação da Aprendizagem e Ação ......

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente

Instrumentos de Avaliação

Aula 3

Prof. Sandra Regina Dos Reis

Doutoranda em Educação

São úteis, se estiverem adequados às finalidades para as quais são utilizadas. Necessitam estar afinado com os objetivos, o conteúdo e a metodologia.

Instrumentos de avaliação

São os recursos metodológicos utilizados para processar um ato avaliativo, que são: a coleta de dados, a qualificação e a prática da tomada de decisão” (LUCKESI, 2005, p. 88).

Necessitam de cuidados na elaboração, aplicação, análise e devolução dos resultados;São instrumentos de avaliação: prova (discursiva e objetiva), caderno de aula, observação, relatório, portfolio, memorial, seminários, conselho de classe e mapa conceitual e outros.

Instrumentos de avaliação

Como o instrumento de avaliação pode influenciar de forma positiva e negativa no processo de ensino e aprendizagem do aluno?

Atividade

Sua elaboração, aplicação e correção necessitam de cuidados.Para Vasconcellos (2003) deve-se evitar provas realizadas em momentos especiais, com ritual específico e configuram uma descontinuidade na prática pedagógica. Para Hoffmann(1993, p. 18), a prova serve como “rede de segurança do professor”.

Prova

Segundo MORETTO (2003, p. 145), o processo de avaliação necessita ser coerente com o processo de ensino.Para Okuda (2001), na escolha do tipo de prova, o professor deve se pautar em alguns aspectos: o instrumento, o aluno, elaboração, aplicação e correção. Tipos de prova: discursiva e objetiva.

Prova

Pedagogia: Cotidiano escolar – parte 1

Vídeo

Mais adequada para medir comportamentos mais complexos pressupõem descrições livres compete ao aluno a elaboração da resposta, a organização e expressão do seu pensamento com suas próprias palavras, na sua própria linguagem.

Prova discursiva (Dissertativa)

Elaboração mais fácil de ser elaborada; implica em menos tempo de elaboração e utiliza menos questões.Aplicação envolve questões que possibilita ser passada logo no início da prova. Maior dificuldade a comunicação entre os alunos.Correção mais difícil e exige mais tempo.

Prova discursiva

Adequar o número de questões ao tempo para realização da prova e ao nível de dificuldade que a mesma apresenta. Organizar a apresentação de forma escrita e preferencialmente impressa.

Cuidados na elaboração da prova discursiva

Apresentar de forma clara e compreensível, com linguagem simples e coerente com a metodologia desenvolvida nas aulas.Evitar expressões que comprometem as respostas do aluno ou levam a respostas indesejadas;

Cuidados na elaboração da prova discursiva

Elaborar uma "resposta modelo" ou aspectos essenciais guiadores da resposta. Definir critérios claros de correção e atribuição de valores para cada questão.Corrigir a prova sem identificação do aluno.Anotar e devolver a prova com comentários do que se esperava em cada questão.

Cuidados na correção da prova discursiva

Pedagogia: Cotidiano Escolar - Parte 2

Vídeo

Mais adequada para medir comportamentos mais simples cabe ao aluno reconhecer e assinalar a resposta, interpretar e analisar ideias de outros, permanecer limitado em função da elaboração do professor, dispensar mais tempo lendo e pensando.

Prova objetiva

Elaboração mais extensa, mais difícil de ser elaborada, requer mais tempo do elaborador.Aplicação exige a distribuição de uma cópia para cada aluno e a comunicação entre os alunos se apresenta de forma mais fácil.Correção é mais fácil, exige menos tempo, podendo ser corrigida por qualquer pessoa.*Elaborar um gabarito para auxiliar na correção.

Prova objetiva

Contempla dois grupos de questões: As que o aluno precisa escrever uma resposta: lacunas ou respostas curtas e únicas.As que o aluno precisa escolher uma alternativa correta entre várias que se apresentam ou emitir um julgamento sobre determinado item: questões de verdadeiro ou falso, múltipla escolha, associação, ordenação e outras.

Prova objetiva

Organizar com número suficiente de questões e coerente com o tempo de realização;Distribuir as questões conforme o conteúdo trabalhado observar os aspectos mais relevantes Utilizar questões de memorização , compreensão, aplicação, análise, síntese e julgamento.

Cuidados na elaboração da prova objetiva

Envolver enunciados claros e evitar “pegadinhas”.Utilizar quatro ou cinco alternativas.Incluir questões fáceis, médias e difíceis.

Cuidados na elaboração da prova objetiva

Inserir no enunciado um problema ou uma situação a ser analisada;Evitar repetir palavras ou expressões nas alternativas.Contemplar alternativas homogêneas ou parecidas, com aproximadamente o mesmo tamanho.

Cuidados na elaboração da prova objetiva

uso de expressões como “a melhor...”, “a mais adequada...”, “a mais provável”; “a e b” estão corretas.Termos como sempre, nunca, todo, nenhum, somente; afirmações muito longas e complexas; detalhes irrelevantes e alternativas capciosas; respostas estereotipadas, padronizadas ou clichês e alternativas absurdas

Cuidados na elaboração da prova objetiva: EVITAR

Reflita e Responda...Em sua vida escolar, além de provas, por quais outros instrumentos você se lembra de ter sido avaliado? Relate...

Atividade

A observação nem sempre reconhecida como parte do processo avaliativo ou como instrumento que traduz resultados significativos. É necessário utilizar a observação de forma sistematizada, direta e organizada, a fim de superar a subjetividade.

Observação

Possibilita o registro do fato durante o processo, de forma imediata ou em prazo curto de tempo.Permite um registro fiel e mais exato, conforme a forma de registro organizada pelo professor.Não requer a colaboração de quem é observado.

Algumas vantagens da observação(SANT’ANA, 1995)

É específica e limita-se a um número específico de características, num determinado tempo.Fornece dados reais sobre o aluno e sua aprendizagem, propiciando a intervenção imediata nas dificuldades.É fácil de ser associada a outros instrumentos de avaliação.

Algumas vantagens da observação(SANT’ANA, 1995)

Possibilita o acompanhamento da aprendizagem, detectando dificuldades e falhas que podem estar ocorrendo na condução do ensino pelo professor.Fornece dados que possibilitam ao professor argumentar frente às colocações do aluno, indicando as defasagens no ensino e na aprendizagem.

Algumas vantagens da observação(SANT’ANA, 1995)

Anedotário ou registro de observação ou de episódio ou de fatos significativos;Fichas de observação individuais;Lista de verificação ou checklist .

Formas de registros da observação

Chico Bento na escola

Vídeo

Fonte:http://youtu.be/1dwRxi8Ski0

É constituído pela “organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo” (HOFFMANN, 2002, p.201).

Deve ser organizado pelo aluno,sob orientação do professor.

Portfolio

Deve ser composto por atividades, tarefas, trabalhos, relatórios elaborados pelos alunos.Deve incluir anotações e registro do professor, relatos de conselhos de classes e outros instrumentos de coleta de informação sobre o aluno.

Portfolio

São reuniões periódicas professores, diretor, supervisor, coordenador, orientador, representante de pais ou alunos;É um momento de discussão e reflexão para buscar alternativas e propor ações que promovam a melhoria da turma como um todo e do aluno em particular

Conselho de classe

Não avalia somente o aluno. Também o trabalho do professor e sua metodologia; os conteúdos e sua adequação ao currículo; o currículo escolar; a avaliação e os instrumentos utilizados para avaliação; as condições da escola; o aluno e seus conhecimento prévios entre outros elementos.

Conselho de classe

Caderno de classe;Relatório;Mapa conceitual;Seminários;Memorial;Outros.

Outros instrumentos

Pense em sua vida escolar. Relate em poucas palavras, uma situação que vivenciou ou presenciou de algum colega envolvendo avaliação.

Atividade