Motonews Ed 06 Junho 2013

Post on 27-Mar-2016

230 views 4 download

description

Versão on-line do Jornal Moto News, publicação mensal produzida e distribuída em Goiânia-GO e região.

Transcript of Motonews Ed 06 Junho 2013

Ano I - EdIção 06GoIânIA, Junho dE 2013

Eventos

Banco da Moto

Musa da Moto

EncontrosMotociclísticos

Dúvidas comuns

Laiz Neves

O que torna esses en-contros cada vez mais procurados e frequen-tados no país inteiro? Motos, amizades e qui-lômetros de estradas.

Nesta edição, Charles “Chuck” Saedt respon-de dúvidas com relação a problemas em CGs e Hornet. Envie tam´bem suas perguntas e tenha suas dúvidas resolvi-das.

COLE

CION

ÁVEL

DAFRANEXT 250

Emocionante como uma naked, confortável como uma street

Fotos: Hely RodriguesMaquiagem: Rubens Vaz

Figurino: Lorena Cantanhede eGuilherme Santos/Mescle

Agradecimentos:C&D Avant Motos

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

2 Junho de 2013

expediente

Diretor GeralMozart J. Fialho

(62) 9361-9456

Direção de ArteArgus Wolf

ColaboradoresAllysson Maia(revisão)

Charles “Chuck” Saedt (dicas de mecânica)

João Gabriel Brito (charges)

Departamento ComercialKarla Cristina Costa (62) 9188-4042

Mozart J Fialho (62) 8126-4058

Impresso por:Gráfica Conceito Ltda.

Redação Alameda dos Buritis, 520 - F. 3941-5485 - Goiânia - GOwww.jmotonews.wix.com/motonews - www.facebook.com/JornalMotoNews

Distribuição gratuita na grande Goiânia e cidades do entorno.

Tiragem: 3500 exemplaresDistribuição Gratuita

Editorial

Entre boas e más notícias, só quero compartilhar as primeiras com vocês. O Moto News chega à sua sexta edição, praticamente, um fato para se comemorar, já que boa parte das publicações regionais não supor-tam nem mesmo os três primeiros meses. Isso é ruim, pois mancha a sobriedade daqueles que querem continuar trazendo informação e entretenimento a um público cada vez mais inteligente e exigente, que são os motociclistas.

Na matéria de capa, trouxemos a Dafra Next 250, uma motocicleta que vem agradando muita gente em todo o país. Trata-se de uma naked urbana, mas que possui gar-ra suficiente para fazer viagens de curta e média distâncias com con-forto e economia. Ela é uma aposta da marca Dafra, em parceria com a taiwanesa SYM, para um mercado ainda dominado por marcas japo-nesas, mas que já tem seu terceiro lugar garantido, por aqui.

A Musa da Moto deste mês é a adorável Laiz Neves, que posou frente às lentes de Hely Rodrigues para agraciar a nossa capa e, claro, representar graciosamente a Next 250. O concurso continua e prome-te boas novidades para seu final. Mais informações pelo site ou pelo e-mail jmotonews@gmail.com.

Goiânia, uma cidade onde o número de apaixonados pelo mo-vimento motociclista tem cresci-do cada vez mais, precisa sediar, novamente, encontros de caráter nacional, a fim de receber mais visi-tantes de outras cidades goianas, de outros estados e, quem sabe, de países vizinhos, como acontece em Brasília, no Moto Capital. E há pes-soas interessadas nisso, já agindo em prol desse evento, como você poderá ler na matéria “Encontros motociclísticos, amizades e quilô-metros de estradas”.

No mais, gostaria de agradecê--los mais uma vez pela recepção desta publicação, que tem sido produzida sob certas dificuldades, mas com muito prazer por parte dos envolvidos. Tudo, para trazer informação sobre o motociclismo regional.

Motoabraço!

Mozart J. Fialhowww.jornalmotonews.blogspot.

comwww.facebook.com/jornalmoto-

news

RapidinhasDucati abre sua primeira

loja no BrasilA italiana Ducati acaba de

abrir, em São Paulo, sua primeira concessionária em terras tupini-quins. A moto de entrada da marca, a Monster 796, já está sendo mon-tada em Manaus e seu preço é de R$ 37.900. Além da Monster 796, outro modelo em comercialização por aqui é a Diavel, de 1.198 cc, por um precinho “camarada”: R$ 56.900. Quem se arrisca?Fonte: G1

Inglesas se instalam na Capital Federal

E já está em pleno funciona-mento a concessionária British Triumph, na capital federal. Ela trouxe para mais perto dos mo-tociclistas do cerrado a marca inglesa Triumph, a qual dispõe de excelentes máquinas, desde a Bonneville à Rocket III.

Acidentes de moto au-mentam em todo o país

Os dados são do Ministério da Saúde, que promoveu um levan-tamento entre 2001 e 2011. Nes-te período, o número da frota de veículos aumentou em 300%, en-quanto que os acidentes envolven-do motos subiu incríveis 263,5%, em todo o país. O problema maior são as vítimas que, quando não fatais, muitos ficam incapacitados de trabalhar ou levar uma vida normal.

Em Goiânia, o cenário não está tão diferente. Não há dia da sema-na que não se registre ao menos um tombo. Somado ao número de motociclistas, que ultrapassa tran-

quilamente a faixa dos 250 mil, Goiânia e Aparecida contam com um dos piores trânsitos do Brasil, por serem lentos, com avenidas estreitas para os padrões de hoje, semáforos a cada 100 metros, ter muitos adoradores de celulares, que não se importam a mínima em dirigir e falar ao telefone (ou teclar) ao mesmo tempo e, ainda, possuírem muitos (maus) moto-ristas e motoqueiros com CNHs duvidosas.

Lei Seca está mais rígidaApesar do endurecimento da

Lei Seca, com suas novas regras para pegar quem bebe e dirige, muitos são aqueles que ainda per-sistem no erro. Mesmo sabendo que podem ser pegos, que seja por beber uma só latinha de cer-veja, essas pessoas ainda correm o risco. Prova disso é o aumento no número de flagrantes feitos pelas blitzes em Goiás, cujos tes-tes com bafômetro aumentram de 14.000, no final do ano passado,

para 23.000 nestes primeiros me-ses de 2013. A embriaguez é uma das principais causas de acidentes envolvendo todos os tipós de veí-culos, e é por isso que a conscien-tização vem por meios mais duros.

Lotus desenvolverá moto de 200 cv

A Lotus Motorcycles, em-presa que não tem ligação direta com a britânica Lotus, a não ser no nome, fabricará um modelo de 200 cavalos de potência, denomi-nada, temporariamente, de C-01. Ela utilizará tecnologia emprega-da na F1 pela Lotus, fabricante de esportivos e integrante do mun-dial. O projeto da moto é de Da-niel Simon e, até agora, não foram divulgas fotos.

Apoio:

6ª Edição - Ano I - Junho de 2013

ERRATA- Na edição anterior, citamos o nome do em-presário Deygles, da C&D Avant Motos, na leg-enda de uma das fotos, quando, de fato, trata-se de seu sócio, Lauderson Contini.- O sobrenome da profissional que fez o make up da modelo Víviam Lima, capa da edição anterior deste jornal, é Alves, e não Aires, como foi publi-cado: Paula Maia Alves.

Foto

: Div

ulga

ção

3Junho de 2013

Encontros motociclísticos,amizades e quilômetros de estradas

Eventos

O que o Brasil tem de melhor, com certeza, está espalhado por qui-lômetros e quilômetros de asfalto e terra, que se prolongam país adentro, formando um aglomerado de veias que dão acesso a lugares inesquecíveis, especialmente, para quem gosta de aven-

turas e conhecimento, como os estradeiros sobre duas ou, mesmo, três ro-das, no caso dos trikers. Acredite, esses caras têm muita história pra contar.

Entre uma viagem e outra, são estes mesmos motociclistas que marcam presença nos vários encontros que acontecem no país inteiro. E não só em terras tupiniquins, como também, fora do país: Argentina, Chile, Bolívia, Peru, México, EUA e por aí afora. Em Goiânia, há também os privilegiados, que têm a chance de fazer tais viagens. O que, diga-se de passagem, confor-me o lugar, basta uma economia e uma moto em boas condições para fazer ao menos uma viagem além-fronteiras na vida.

Voltando aos en-contros, é unanimidade, entre os motociclistas, o ambiente descontraído e de grandes amizades que estes eventos pro-porcionam. A troca de experiências em meio aos bate-papos é um dos pontos que fazem com que essas amizades se fortaleçam, mesmo por-que, usando as palavras do forasteiro Gil Moura (Forasteiro’s M.C., Curitiba-PR), “liberdade é co-nhecimento”, e conhecimento o motociclista adquire por experiência.

No Brasil, temos grandes eventos de caráter nacional. Minas Gerais, Sâo Paulo e Rio de Janeiro são os estados que mais promovem encontros dessa natureza. Mas, tais eventos ocorrem em todo o país, praticamente, em maior ou menor escala, bem ou menos organizados.

O que se vê, aqui em nosso Goiás, é uma tendência no aumento dos even-tos “abertos”. O que não se pode fazer é “abrir” demais, tirando o espaço e a tranquilidade dos motociclistas. Os motociclistas goianos contam, ainda, com poucos eventos de grande escala, mas o cenário parece mostrar algu-ma mudança. Morrinhos e Goiás “Velho”, por exemplo, são eventos que já acontecem há muitos anos e demonstram , até o momento, que vão receber motociclistas por muito tempo, ainda. Indagados a respeito, alguns motoci-clistas acostumados a tais eventos foram unânimes em dizer que Morrinhos e Goiás “já são tradicionais e ficam melhores a cada ano”. Outro evento que

ganhou muita potência na região do cerrado - e em todo o território nacional - é o Moto Capital, realizado no mês de julho, em Bra-sília-DF. Motociclistas de todo o país, e até mesmo de países vi-zinhos, vão prestigiar este evento, que já está mais do que consagra-do e todo ano mostra uma organização que acaba agradando, pelo

menos, à maioria dos visitantes. A BR-060 treme e fica linda de se ver, com aquela quantidade de motos seguindo a mesma trilha. O evento acontecerá entre os dias 24 e 28 de julho, no Parque Nacional de Brasília. Para maiores informações e acesso ao mapa, acesse o site www. http://brasiliamotocapi-tal.com.br.

Aos poucos, vemos crescendo o número de estradeiros e a frequência de eventos também além dos limites de Goiás. Isso está permitindo abrir es-tradas para locais como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo etc. Afinal, pegar a estrada é uma das coisas mais prazerosas para o verdadeiro motociclista.

Goiânia quer sediar eventos de nível nacionalAté alguns anos atrás, Goiânia servia de palco para um dos maiores

eventos motociclísticos já realizados por aqui, o Moto Show, cuja última edição se deu em 2009. Reunia vários motociclistas de todo o país, espe-cialmente, em suas pri-meiras edições, parando na nona.

Goiânia, pelo núme-ro de motoclubes e mo-tociclistas independen-tes que possui, merece rapidamente um evento do porte do de Brasília, para que mais motoci-clistas de outros locais possam vir e saber o que nossa região tem de bom. Afinal, boas amizades, comida típica maravilhosa e mulheres idem, Goiânia tem de sobra.

Pessoas, como o Co-ronel Limongi, membro do RPM Motoclube, car-regam consigo esse de-sejo e, pelo andar da car-ruagem, os goianienses poderão ter novidades em breve, em relação a um evento de grande porte. Segundo informa-ções diretas dele, já está em vista o local para a realização do encontro, que pretende ser anual. Amigo pessoal do coro-nel, o professor Goiamé-rico Felício, também um apaixonado por motos, defende a ideia de en-contros de grande porte, mas com organização bem feita, para que não se torne “encontros de zoeira”. A mesma ideia é compartilhada também pelo motociclista Profeta, que já participou de inú-meros encontros por todo o Brasil e também no exterior, tendo rodado mais de um milhão e meio de quilômetros, desde que começou a rodar de moto.

Como se vê, a paixão pelo motociclismo tem muito mais do que bor-racha e metais. Ela traz, também, o espírito de aventura, as amizades que se formam em cada viagem, as histórias e os grandes momentos que só o motociclista estradeiro sabe como aproveitar.

Em todo o pais, acontecem, anualmente, encontros motociclísticos de diversas categorias e gostos, tipos de motocicletas e motociclistas. Mas, o objetivo, contudo, acaba sendo o mesmo: reunir a galera para falar sobre motos, viagens, planos, aventuras, rever velhos amigos, conhecer novos e, entre boas histórias, tomar umas geladas com eles. Ah, e claro, rodar alguns quilômetros até o local do evento, pois, a estrada é o prólogo dessas histórias.

Estar na estrada entre amigos e em sua moto, é uma das coisas que mais trazem prazer ao motociclista.

Foto

: Yas

min

Fer

nand

es

Evento dos Anjos da Liberdade já se tornou tradição na ci-dade de Goiás. Pra lá, vão motociclistas de vários Estados.

Evento em parque da Pecuária, em Goiânia, foi promovido pelo Cel. Limongi, inicialmente, com a ideia de reunir os amigos em um local “diferente”.

Foto

: Moz

art F

./Mot

o N

ews

Foto

: Moz

art F

./Mot

o N

ews

Foto

: Moz

art F

./Mot

o N

ews

Foto

: Moz

art F

./Mot

o N

ews

O motociclista Profeta, em sua Gold Wing: mais de milhão e meio de quilômetros, já participou de inúmeros encontros.

O professor Goiamérico, no encontro promovido pelo Cel. Limongi, na Pecuária de Goiânia.

3Junho de 2013

4 Junho de 2013

Capa

A Dafra comemora com gosto seu posicionamento no ranking das motocicletas mais vendidas do Brasil. Ela tem brigado feio pelo terceiro lugar com a Suzuki e, depois de reformular vários itens em sua estrutura ge- ral, inclusive,

com lançamentos de modelos mais adequados ao terreiro brasileiro, ela tem alcançado uns pontos melhores na categoria das médias urbanas.

O lançamento da Next 250 com-prova isso. Com esse modelo, a Da-fra tem conquistado uma ótima fatia nesse mercado altamente concorri-do, que é o das streets. Com preço sugerido de R$ 10.990, a Next 250 tem sido bastante procurada nas concessionárias, inclusive, em Goiânia.

Segundo informações de Lauderson Contini, sócio-pro-prietário da C&D Avant Motos, representante Dafra em Goi-ânia, “o que prejudicava em muito a marca era o pós-venda”, referindo--se, especialmente, à falta de peças de reposição, fato este que, hoje, tem um cenário completamente diferente e melhorado. “Hoje, não temos mais problemas com reposição de peças, muito foi melhorado”, com-pletou Contini. De acordo com os antigos clientes Dafra em Goiânia, havia também um desinteresse por parte da representação anterior da marca na região. Para a sorte dos consumidores, esse cenário foi mudado.

A Next 250 é considerada a motocicleta mais rápida de sua categoria, chegando a atingir, em testes, mais de 160 km/h. A Dafra apostou na alta

performance, no design arrojado e no conforto para que esta pequena naked possa conquistar um público alvo que se torna cada vez mais exigente.

Motor e Câmbio

Seu motor OHC possui exatos 249,4 cm3, é monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas e refrigerado a água, quase que uma exclu-sividade para motos dessa categoria. For-nece potência de 25 cv a 7.500 rpm, com tor-que máximo de 26,97 N.m. a 6.500 rpm. Essa aliança de caracterís-ticas garantem a esta motocicleta uma ótima

performance, especialmente, em trechos onde a velocidade pode ser melhor explorada. O que “atrapalha” um pouco, em termos de velocidade final, é seu peso - quase 160 kg, seco -, o que pode influenciar, também, na pilota-gem em trânsitos mais complicados.

O motor da Next 250 é feito pela parceira taiwanesa da Dafra, a SYM, uma empresa em franca ascensão, que tem desenvolvi-

do modelos para o mundo inteiro, e não só para a brasileira Dafra. A parceria, no entanto, parece estar dando certo, tanto que as vendas da Dafra no Brasil têm aumentado satisfatoriamente. “Hoje, o consumidor brasilei-ro já sabe que a Dafra está bem mais confiável”, afirmou Eduar-do Santana, proprietário de um dos modelos da marca.

O câmbio de 6 marchas é tam-bém uma das características que conferem uma performance me-lhor à Next 250. Além de deixá-lo trabalhar com mais folga, aumenta a economia da moto, que pode fazer até 30 km/l, na cidade, se o piloto for tranquilo. Porém, em vias mais rápi-

das, onde se “pode” passar dos 120 km/h, por exemplo, o condutor poderá se surpreender com os 22 km/l de consumo. O que pode se tornar um ponto não tão positivo, já que, com um tanque de apenas 14 litros, sua viagem teria que ser interrompida a cada 300 quilômetros, hipotetica-mente falando, para reabastecer a moto.

Pneus, freios e suspensão

A Next 250 vem equipada com pneus Pi-relli Sport Demon, me-dindo, tanto na traseira quanto na dianteira, 110/70-17. Suas rodas são de liga leve e ajudam na composição esportiva da moto.

O conjunto de sus-pensões é muito bom e, num pequeno teste, mostrou-se eficiente. O teste foi a descida de uma das escadarias que levam do estacionamen-to à rampa de entrada do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, feito pelo proprietário da C&D Avant Motos, Lauderson Contini. Segundo ele, a suspensão dianteira aguenta bem, porém, por

Dafra Next 250: esperta e bonitaEmocionante como uma naked, confortável como uma street, esta motocicleta de 250 ci-

lindradas pode conquistar um público que, até então, tinha olhos para outras marcas

Foto

: Moz

art F

. / M

oto

New

s

Foto

: Moz

art F

. / M

oto

New

s

5Junho de 2013

Dafra Next 250: esperta e bonitaser muito macia, não oferece tanta se-gurança em situações que exigiriam mais. Em alta velocidade e nas cur-vas, a moto mantém-se bem estável, garantindo mais segurança em diver-sas situações.

Os freios são a disco em ambas as rodas e são bastante precisos. A boa manutenção garante ainda mais a funcionalidade dos mesmos, é bom dizer. E isso é válido para qualquer modelo de motocicleta.

Visual e Ergonomia

O visual diferenciado, bonito, porém agressivo, e o conjunto tecno-lógico aplicados na Next 250 são as apostas da Dafra para conquistar um mercado cada vez mais concorrido, exigente e que, ainda, é dominado pelas marcas mais tradicionais, como Honda e Yamaha. O preço também ajuda na hora de escolher, e a Dafra tem condições de aplicar um valor mais baixo, devido à parceria feita com a empresa taiwanesa. Segundo alguns proprietários da Next 250, o acabamento é bem feito, tudo é bem ajustado e ela deixa boa impressão por onde passa.

Em termos de ergonomia, a Dafra teve o cuidado de adaptá-la conforme a estatura dos brasileiros, maiores do que os taiwaneses, com a intenção de ser mais receptiva aos consumidores. Portanto, pessoas entre 1,68 m a 1,85 m sentir-se-ão realmente confortáveis sobre a Next 250.

A reclamação nesse sentido, entretanto, fica por conta do espaço para o garupa e do guidão, em relação ao seu ângulo da exterção, um pouco menor do que o normal. Nos trechos urbanos mais conturbados, isso pode ser um contratempo. Já em relação ao garupa, o bipartimento do banco, em prol do visual esportivo, acabou por tornar o espaço desconfortável para o passageiro - há pouca espuma no assento e as pedaleiras ficaram muito altas, deixando as pernas bem flexionadas.

De qualquer for-ma, esse não seria o ponto que faria a moto ficar para trás de suas concorrentes. O que vai dizer, mesmo, é o tempo e a durabi-lidade da motocicleta, mas, quanto a isso, o pessoal da parceria Dafra/SYM diz estar trabalhando muito para não decepcionar.

Painel completo

O painel da Next 250 é bastante funcional: um contagiros analógico faz dueto com o painel digital, onde estão informações como: velocidade, vol-tagem da bateria, horas, marcha atual, quilometragem rodada (odômetro), entre outras. A cor azul de fundo no painel digital casou-se bem com os demais itens do conjunto. Sua visualização, não importa se dia ou noite, é rápida e precisa, bem ao alcance dos olhos do piloto.

Foto

: Div

ulga

ção

O painel da Next 250 é bastante funcional e bonito, com o contagiros analógico associa-do ao mostrador digital.

Foto

: Moz

art F

. / M

oto

New

s

Rabeta da Next 250 demonstra esportividade, mas banco de passageiro não é tão confortável.

Características Técnicas

Para saber mais sobre a Dafra Next 250, consulte seu revendedor mais próximo ou acesse sites onde se pode ler a opinião de proprietários, como neste link:http://comunidade.motonline.com.br/guia-de-motos/naked/10471-dafra-next-250.html

6 Junho de 2013

Concurso

Laiz NevesNesta edição, o ensaio de Laiz Neves, a nova Musa da

Moto, apresentada pelo Jornal Moto News. Ela já é a terceira candidata selecionada no concurso, que acon-

tecerá até o mês de dezembro, quando será anunciada a vencedora do ano. Laiz também aniversariou neste mês de junho, portanto parabéns duplo à gata.

Desta vez, a sessão de fotos ocorreu no estacionamento do Estádio Serra Dourada, local bastante condizente com o tema “urbano”, uma das características da moto da capa, a Dafra Next 250. Para ver mais fotos deste ensaio, acesse o site www. http://jmotonews.wix.com/motonews e cur-ta nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/JornalMotoNews.Para participar do concurso, a garota deve ser maior

de 18 anos e deverá enviar seus dados e fotos promocio-nais para jmotonews@gmail.com.

A garota do ano será selecionada por meio do Fa-cebook, com a participação de todos aqueles que cur-tirem a fanpage do jornal. Comece a nos seguir desde já e participe.

-----------------Fotografia: Hely RodriguesProdução: Lorena Cantanhede e Guilherme Santos (Mescla)Make up: Rubens Vaz-----------------Agradecimentos:Contini e Deygles, C&D Avant Motos

Musa da MotoMaio de 2013

6 Junho de 2013

7Junho de 2013

Banco da MotoO local onde todo motociclista gosta de estar.

MotonegóciosEste espaço é gratuito. Envie os da-dos de venda de sua moto para jmo-tonews@gmail.com, com ou sem foto, para que possamos publicar o anúncio para você. No entanto, não podemos garantir o anúncio imedia-tamente, devido ao espaço ser limi-tado. Por isso, seja um dos primei-ros a enviar. O Jornal Moto News não entrará em qualquer negocia-ção, servindo somente de veículo de informação entre o interessado e o proprietário da motocicleta.

O que você quer nos dizer?Envie seu e-mail* com suas dúvi-das, opiniões ou sugestões para a nossa redação, para que sejam pu-blicadas na sessão Banco da Moto.

jmotonews@gmail.com *Somente serão aceitos e-mails certificados com nome completo, endereço, telefone e RG.

Por Charles “Chuck” Saedt

Tudo bom, galera? Nesta edição, procuro responder as dúvidas de pessoas que nos escreveram, solicitando esclarecimentos a respeito de alguns probleminhas que assolam muitos motociclistas por aí. Espero poder colaborar, também, com você.

1 - TEnho umA CG 150 ESd 2005. Já TroquEI bATErIA, vElA, rETI-fICAdor, fIlTro dE Ar, lImpEI CArburAdor, TroquEI o moTor dE ArrAn-quE, TAmbém, mAS Com o moTor frIo ElA não pEGA. o moTor ATé GIrA, mAS lEnTAmEnTE. Aí, dou um TrAnCo, ElA pEGA, funCIonA fArol, pISCAS, luz dE frEIo... SE Ando um pouCo, moTor ESquEnTA, ElA pEGA. noTEI TAmbém um SupEr AquECImEnTo no moTor. o quE podE SEr? obrIGAdo.

Amigo, tudo indica falta de carga na bateria. Pode ser causada por uma “fuga” (al-gum fio encostando no chassi) ou, mais provável, o estator. Disse que já trocou o retificador. Condená--lo é uma falha co-mum da maioria dos mecânicos. É rarís-simo um retificador original queimar. Em 99% dos casos, o es-tator queima, entra em curto e “assassina” o retificador. O novo não queima, pois as fases em curto do estator incendiam e derretem, não provocando curto, nem produzindo energia.

O teste é simples. Retire a tampa lateral que esconde a bateria e teste com um multímetro. Deve aparecer 12v com o motor desligado e cerca de 14v (13.6 a 14.5, depende da aceleração) com o motor em funcionamento. Valores menores indicam que seu estator e/ou retifi-cador não estão funcionando. No seu caso, provavelmente, só estator.

Outro problema super comum é a troca da bateria danificada por outra com defeito de fábrica. Mande dar uma carga lenta. e deixe desmontada o máximo de tempo possível. Mesmo após 15 dias, ela ainda tem de dar partida normalmente. Se após 1 ou 2 dias ela ao menos “pesar” a partida, é porque ela não presta.

O super aquecimento é outro problema, não tem a ver com a parti-da. A menos que esse motor tenha sido “feito” há pouco tempo. Nesse caso, pode pedir garantia e mandar para a retífica novamente, pois seu pistão está “preso” e em pouco tempo vai “fumar”/bater pino.

2 - TEnho umA hornET 600. quAndo ElA pASSA doS 10.000 rpm, fICA frACA. SE Eu dESACElErAr, o GIro vAI ATé o fIm, mAS Em mArChA

AlTA, SE dESACElErAr, ElA nAo TEm forçA prA Ir ATé o fInAl. o quE

podE SEr??Os motivos podem ser

vários. Podem ser válvulas presas, CDI/ECU com de-feito, carburador sujo/des-regulado, filtro de ar sujo, vela ruim, escapamemen-

to entupido...Se for injetada,

pode ser bico injetor sujo e/ou filtro de gasolina sujo. (filtro

fica anexo à bomba, dentro do tanque).1 - Troque o filtro de ar.2 - Troque a vela.3.1 Injetada - Troque o filtro de combustí-

vel. (a concessionária não gosta de fazer isso, gosta de vender uma bomba nova que custa quase R$ 1000). Leve a uma boa oficina de injeção eletrônica de motos e faça a troca. O filtro é o mesmo de várias motos e só existe paralelo; original, só com a bomba completa. Faça limpeza de bicos e regulagem. Na regu-lagem, o computador verificará o funcionamento de todos os sensores e do próprio ECU.

3.2 - Carburada - Limpe e equalize os carburadores. É impres-cindível procurar um mecânico de confiança, afinal não é uma CG, quase ninguém sabe mexer nisso (nem em certas concessionárias). Procure um especialista em “7 Galo”, que ele consegue. Falhas na “equalização” fazem com que um ou mais cilindros fiquem “amarra-dos” atrapalhando o funcionamento dos que estão com o carburador regulado.

Caso executados todos os passos até aqui e não resolver, leve a uma moto-elétrica ou concessionária e teste o CDI, mesmo que isso seja pouco provável.

4 - Caso utilize escapamento original, com a “ótima” qualidade da gasolina vendida nos postos brasileiros, o miolo do silenciador costuma enferrujar e desprender-se; eventualmente, uma destas par-tes podres acaba por entupir o fluxo de escape dos gases.Retire a ponteira e dê uma volta. Ao retirá-la, balance-a. Se for este o caso, ouvirá barulho dos fragmentos.

Se utiliza escapamento esportivo, é quase impossível este entupir, visto que estes não possuem labirintos.

Lembrando que, para instalar um esportivo, é vital levar a moto em uma oficina e efetuar uma nova regulagem dos caburadores/in-jeção. O funcionamento com descarga livre é totalmente diferente. Não fazer isso causa uma redução considerável na vida do motor e um desperdício enorme de combustível.

3 - TEnho umA TITAn 150 2008.

Já TroquEI o ESTATor, bATErIA, mo-Tor dE pArTIdA E ConTInuA Com o mESmo problEmA: moTor TrAvAndo Como SE ESTIvESSE Com A bATErIA frACA. Só Com muITA InSISTênCIA, ElA dESTrAvA E pEGA. podE mE AJu-dAr, ChuCk?

Amigo, provavelmente não está travando, só é impressão cau-sada por falta de carga na bateria. Parece que o motor de partida está se matando de fazer força, e “alguém” está segurando para o motor não girar... Na verdade, o motor de partida está se matando mesmo. A falta de “carga” (volta-gem) força a subida na ampera-gem, o que “destrói” as palhetas (escovas) do motor de partida. Sugiro ler a resposta na primeira dúvida desta seção, porque seu caso é muito parecido com o do leitor que nos enviou a pergunta.

*Charles Saedt é mem-bro do Forasteiro’s M.C. e um especialista em motos.E-mail:chuckmt@ymail.com

Estator da CG 150 ESD

8 Junho de 2013