resistência de materiaIs CARGAS

Post on 13-Dec-2015

244 views 8 download

description

TIPOS DE FORÇAS

Transcript of resistência de materiaIs CARGAS

carga

aquilo que é ou pode ser transportado ou suportado por alguém ou alguma coisa. Aquilo que pesa sobre alguém ou algo. Sendo diferente de força que é a propriedade capaz de alterar a velocidade de um corpo.

A determinação das cargas que agem sobre a estrutura é um problema complexo. A natureza das cargas varia essencialmente com o projeto, os materiais e a localização da estrutura. As condições de carga da mesma estrutura variam continuamente e podem mudar rapidamente com o tempo.

cargas superficiais

cargas lineares

cargas pontuais

carga permanenteEste tipo de carga é constituído pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes. NBR 6120

Inclui as cargas de pisos, paredes, vedações, telhados e revestimentos e são calculadas com base no peso específico dos materiais de construção.

peso específicoé definido como o peso por unidade de volume.

http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/engenharia/peso_espec.html

MATERIAIS PESO ESPECÍFICO (kN/m3)

Rochas 26 a 30

Alvenarias Tijolos furadosTijolos maciçosBlocos de cimento

131822

Massas Cimento e areiaConcreto simplesConcreto armado

212425

Metais AçoAlumínio

78,528

Madeiras 5 a 10

Outros ÁguaVidro

1026

carga acidental ou variávelÉ toda aquela que pode atuar sobre a estrutura de edificações em função de seu uso: pessoas, móveis, materiais diversos, veículos, etc. NBR 6120

LOCAIS CARGA (kN/m2)

Edifícios residenciais Quarto, sala, copa, cozinha, ISDespensa, área de serviçoGaragem

1,523

Escritórios 2

Restaurantes 3

Lojas 4

Bibliotecas Sala de leitura Sala com estantes

2,56

Arquibancadas 4

ação do vento

apesar de serem variáveis, as cargas de vento são consideradas para efeito de cálculo como constantes, com seu valor máximo. Dependem da forma e da altura do edifício, da posição da superfície exposta ao vento, da situação geográfica da obra e do efeito de rajadas e serão obrigatoriamente consideradas no caso de estruturas nas quais a altura seja maior que quatro vezes a menor largura.

variação de temperatura

a variação de temperatura ambiente, da noite para o dia, ou do inverno para o verão, acarreta dilatação e contração nas estruturas, ou seja, mudança deforma e dimensões o que pode resultar em grandes cargas. A estrutura deve ceder a estas variações térmicas (apoios móveis, calço de neoprene) e nunca combatê-las.

ligações estruturais

uma estrutura é constituída de peças componentes (colunas, vigas, lajes) que são interligadas por elementos de apoio, também denominados vínculos e que têm como função assegurar a estabilidade, impedindo ou restringindo deslocamentos lineares ou angulares.

apoio articulado móvelapoio articulado fixoengastamento

As estruturas deformam-se quando submetidas à ação das cargas. Então, a partir do conhecimento destas ações, o projetista estará apto a quantificar os esforços solicitantes para depois determinar as seções transversais dos elementos estruturais em análise.

TIPOS DE VINCULOS

Tipos de Estruturas Quanto ao Tipo de Vínculo

TP1• Título

Estudo estrutural Instalação Inhotim• Objetivo

Reconhecimento e avaliação prática realizada por grupo de 3 alunos de conceitos de estrutura em uma Instalação artística do Centro de Arte Contemporânea de Inhotim.

• Desenvolvimento

A partir da escolha e explicação de um dos conceitos apresentados em sala, avalie uma Instalação artística da sua escolha. Para a realização desse exercício serão trabalhados: desenhos de observação da obra escolhida e/ou fotografias que possibilitem a visualização do conceito escolhido, além de um texto explicativo demonstrando a avaliação “tecnológica” da obra.

• AvaliaçãoPertinência da escolha do conceito, entendimento e correta apresentação do conceito escolhido (7 pontos)Correta avaliação da obra escolhida (10 pontos)Clareza das informações (3 pontos)

Total = 20 pontos

TP2• Título

Drop Eggs

Objetivo

1 - Desenvolver em grupo de 3 alunos um estudo prático de um conceito estrutural e em seguida desenvolver uma estrutura biomimética capaz de proteger um ovo padrão de galinha lançado de uma altura mínima de 30m (egg drop);

2 - Introduzir um novo modelo de abordagem ao projeto estrutural, baseado na natureza, imitando as suas estruturas e processos, aplicados à resolução de problemas humanos;

3 - Desenvolver e incentivar o trabalho em equipe, proporcionando o desenvolvimento de competências como a capacidade de liderança, autonomia e tomada de decisões.

• Desenvolvimento

Gerar um vídeo de no máximo 1,5 min considerando :

a – Experimento práticos de conceitos de estrutura

Desenvolver e montar com materiais adequados um experimento prático capaz de demonstrar o entendimento pleno do grupo de um conceito escolhido e sua correlação com os demais conceitos, carga, equilíbrio, “balancin”, força, dilatação, rigidez, tração, compressão, corte, aceleração, momento, etc; (ver vídeos exemplo)

b – Experimento prático de estrutura biomimética de proteção do ovo em queda

Cada um dos grupos de trabalho deverá identificar/escolher uma estrutura natural (animal ou vegetal), que tenha como principal função a proteção do ovo em queda livre de 30 m. A escolha da estrutura deverá ser original, contudo não poderá ser utilizadas as estruturas apresentadas em sala, e deve apresentar a aplicação do conceito estudado no item 1 anterior. (ver vídeos exemplo e orientação escrita com exemplo).

• Avaliação

Pertinência da escolha da estrutura, funcionamento, entendimento e correta apresentação do projeto = 7 PontosNarrativa da filmagem = 5 pontosClareza das informações = 3 pontosNão é foco do exercício a edição da filmagem, mas sim a capacidade do vídeo de explicar o real entendimento do projeto adotado.

Total = 20 pontos

TítuloEstudo estrutural Intervenção Urbana E1Objetivo:Desenvolvimento de uma intervenção em acordo com o solicitado por Estúdio 1 apresentando os conceitos discutidos em sala na disciplina de Introdução à Tecnologia. Critérios de avaliação:Etapa 1Escolha dos materiais utilizados, avaliação das características e propriedades (resistência) e sua relação (coerência) com o conceito da obra/ objeto. (2pontos)Apresentação da lista de materiais e quantitativo a ser gasto bem como dos valores previstos com a execução da obra. (2pontos)Avaliação das cargas e esforços solicitantes que deverão ocorrer na obra/ objeto. (2pontos)Avaliação do equilíbrio e estabilidade necessária para a obra/ objeto. (2pontos)Apresentação do processo construtivo idealizado (etapas de montagem). (2pontos)Apresentação de foto-montagem da intervenção a ser realizada. (2pontos)Etapa 2Deverão ser apresentadas as dificuldades no processo de montagem, alterações, fotos da montagem e fotos da obra/ objeto final (2pontos). Será avaliada:Pertinência dos materiais utilizados e sua relação (coerência) com o conceito da obra/ objeto. (2pontos)Escolha e pertinência do sistema estrutural utilizado e sua relação (coerência) com o conceito da obra/ objeto. (2pontos)Apresentação do processo construtivo (etapas de montagem) e tempo de montagem. (2pontos)Total = 20 pontos

TP3