Simulado 2002.1 CPSRM - Comentários Epidemiologia

Post on 07-Apr-2016

8 views 0 download

description

SIMULADO

Transcript of Simulado 2002.1 CPSRM - Comentários Epidemiologia

Simulado 2002Simulado 2002

Epidemiologia Clínica

Considere as habilidades abaixo.

I - Saber valer-se de recursos de informática para a busca de literatura apropriada.II - Adotar rotinas desenvolvidas por médicos com mais experiência.III - Avaliar criticamente artigos científicos.

Quais delas devem ser desenvolvidas por médico que pretenda praticar medicina baseada em evidências?

(A)Apenas I(B)Apenas II(C)Apenas III(D)Apenas I e III(E)I, II e III

I - Saber valer-se de recursos de informática para a busca de literatura apropriada. – OK!II - Adotar rotinas desenvolvidas por médicos com mais experiência.- não faz parte da MEB, não reduz o grau de incerteza como as evidências de artigos científicos. Por mais experiência que tenha um médico, apesar de muito necessária, esta não substitui as evidências.III - Avaliar criticamente artigos científicos.-OK!

Uma pesquisa foi desenvolvida para investigar o efeito do uso de suplemento vitamínico sobre o crescimento de crianças desnutridas. As duas perguntas iniciais que deveriam ser respondidas eram: o suplemento vitamínico administrado rigorosamente uma vez ao dia, durante um período de seis meses, modifica a curva de crescimento dessas crianças? e o tratamento prescrito e administrado pelas mães das crianças oferece algum benefício?. Essas questões envolvem, respectivamente,

(A)eficiência e eficácia.(B)efetividade e eficácia.(C)efetividade e eficiência.(D)eficiência e efetividade.(E)eficácia e efetividade.

Eficácia e Efetividade

EficáciaO tratamento funciona em condições ideais?Traz os efeitos desejados naqueles que o recebem?

EfetividadeO tratamento traz

mais benefício do que dano quando prescrito?Um tto pode ser inefetivo por falta de eficácia, por falta de adesão ou por ambos

Validade interna

Capacidade de generalização

Cinco famílias foram pesquisadas sobre o número de filhos em cada domicílio, apresentando os seguintes valores: 2, 2, 3, 4, 9. Os valores da média, da moda o da mediana são, respectivamente:

(A) 2, 9 e 4.(B) 3, 2 e 4.(C) 3, 5 e 5.(D) 4, 2 e 3.(E) 4, 3 e 2.

2, 2, 3, 4, 9

Média(2+2+3+4+9 ) / 5 = 4

MedianaPosição central: 3

ModaValor mais comum: 2

Em relação a Intervalo de confiança, são feitas as afirmações abaixo.

I. O fato de o intervalo de confiança excluir o 1 é indicativo de que o p > 0,05.II. Um tamanho amostral grande aumenta o intervalo de confiança e diminui a precisão.III. As informações de que o resultado da razão de chance de um estudo foi de 1,04 o de que o intervalo de confiança de 95% estava entra 0,89 e 1,22 indicam ausência de significância estatística.

Quais são corretas?

(A) Apenas I(B) Apenas II(C) Apenas III(D) Apenas I e II(E) I, II e III

I. O fato de o intervalo de confiança incluir o 1 é indicativo de que o p > 0,05.- O p éMENOR do que 0,05 se o intervalo excluir o 1

II. Um tamanho amostral grande aumenta o intervalo de confiança e diminui a precisão.-quanto maior o tamanho da amostra, mais preciso o estudo e MENOR o IC

III. As informações de que o resultado da razão de chance de um estudo foi de 1,04 o de que o intervalo de confiança de 95% estava entra 0,89 e 1,22 indicam ausência de significância estatística.- este intervalo inclui o 1, não é significativo

AMRIGS 1999Realizou-se um ensaio clínico randomizado comparando o efeito da insulinoterapia intensiva em relação ao tratamento convencional em pacientes com diabete após infarto agudo do míocárdio. Com um seguimento médio de 3,4 anos, a mortalidade total no grupo que havia recebido Insulinoterepia intensiva foi de 33% a no grupo que havia recebido tratamento convencional foi de 44%.

A partir destes dados, quantos pacientes com diabete pós-infarto necessitem ser tratados (NNT) com Insulinoterepia Intensiva para prevenir uma morte, em relação aos tratados convencionalmente?

(A) 4 (B) 9(C) 11 (D) 28(E) 56

NNT

RAR 44-33 = 11%

NNT= 1/RAR=

100/11= 9

Em uma determinada cidade realizou-se estudo para investigar a associação entre nível de colesterol sérico e doença isquêmica do coração (DIC). Foram avaliados 2247 indivíduos do sexo masculino com idade entre 30 e 59 anos, sendo que 1127 apresentaram colesterol elevado (>200 mg/100 ml) e 1120 com colesterol normal (<200 mg/100 ml). Entre os indivíduos com colesterol elevado, 27 foram diagnosticados como casos de DIC, e outros 20 casos foram diagnosticados entre os homens com colesterol normal, correspondendo a um Risco Relativo (RR) de 1,34. Assinale a alternativa correta :

A) Pessoas com colesterol elevado tem uma chance de desenvolver DIC 34% maior que pessoas com colesterol normal.B) Não há associação entre níveis de colesterol e risco de DIC.C) O desenho do estudo descrito acima não éadequado para investigar se colesterol é fator de risco para DIC.D) Só seria possível concluir se há associação entre colesterol e DIC se fosse conhecido o intervalo de confiança de 95% para o RR.E) Erros de medida de colesterol e no diagnóstico de DIC foram responsáveis pelo resultado acima.

A) Pessoas com colesterol elevado tem uma chance de desenvolver DIC 34% maior que pessoas com colesterol normal.

RR= 1,34 = 34% mais risco

Para examinar o possível papel de diabetesmellitus (DM) na etiologia do câncer de pâncreas (CP), foram investigados 720 pacientes com diagnóstico recente de CP e 720 pacientes internados por outras doenças. Os participantes foram recrutados em três hospitais, durante um período de 2 anos. Entre os paciente com CP, 64 relataram história prévia de DM (há pelo menos dois anos antes da data de internação). Entre os pacientes com outras doenças, 50 referiam prévia de DM (também há pelo menos dois anos antes da data de internação. Esse é um exemplo de:

A) Estudo caso-controle.B) Estudo de coorte prospectiva.C) Estudo de coorte retrospectiva.D) Estudo transversal retrospectivo.E) Estudo ecológico retrospectivo.

A) Estudo caso-controle.

Os pacientes foram selecionados pelo desfecho (Câncer)

Em estudo caso-controle, examinou-se casos de câncer de pulmão e 300 controles. O intervalo de confiança (IC) do "odds ratio" foi de 10,3 até 30,2 (95% de confiança). isto significa que o risco de desenvolver câncer entre os fumantes:

A) É importante porque o IC ultrapassou o valor de 10.B) É importante porque o IC não inclui a unidade,C) Não é importante porque o IC não contém a unidade.D) É importante porque o IC ésuficientemente extenso.E) Não é importante porque o IC não é suficientemente extenso.

A) É importante porque o IC ultrapassou o valor de 10.

O RR seria, na pior das hipóteses, de 10, o que é bastante IMPORTANTE.

B) É importante porque o IC não inclui a unidade,- isto refere-se à significância estatística, e não à importância. O intervalo de 1,1 a 1,2 seria significativo mas não importante.

C) Não é importante porque o IC não contém a unidade.Outra vez, isto refere-se à

significância estatísticaD) É importante porque o IC ésuficientemente extenso.precisãoE) Não é importante porque o IC não é suficientemente extenso. precisão

Na cidade "Y" realizou-se estudo para investigar associação entre nível de colesterolsérico e doença isquêmica do coração (DIC). Foram estudados indivíduos do sexo masculino com idade entre 40 e 69 anos, sem DIC no início do estudo (em 1989): 500 com colesterol elevado e 1500 indivíduos com colesterol normal. Entre esses 2000 indivíduos, examinados em 1989 e seguidos até 1994, foram diagnosticados 60 casos de DIC entre aqueles com colesterol elevado e 50 casos entre aqueles com colesterol normal. O estuda realizado foi do tipo:

A) Coorte prospectivo.B) Caso-controle retrospectivo.C) Caso-controle prospectivo.D) Ensaio clínico retrospectivo.E) Ensaio clínico prospectivo.

A) Coorte prospectivo.Seguimento ao longo do tempo, para diferentes graus de exposição

Em um rastreamento de 5.000 mulheres, 25 delas tiveram diagnóstico de câncer de mama. Nos cinco anos seguintes, mais 10 das mulheres examinadas desenvolveram a doença. Uma das medidas de freqüência calculada foi 25/5.000 = 0,002. Essa medida é

(A) incidência cumulativa.(B) prevalência.(C) densidade de incidência.(D) mortalidade.(E) risco relativo.

A primeira medida foi de prevalência pois referia-se a um único ponto do tempo, antes de iniciar o seguimento.A incidência em 5 anos seria de 10/4975

O diagnóstico clínico de infarto do miocárdio foi comparado com os resultados de necrópsia de 1.000 pacientes. A tabela abaixo mostra os resultados encontrados.

Diagnóstico clínico do infarto

Infarto à necrópsiaSim Não Total

Sim 160 80 240

Não 40 720 760

Total 200 800 1.000

De acordo com os dados, a sensibilidade e o valor preditivo positivo do diagnóstico clínico foram, respectivamente, de

(A)80% e 67%.(B)80% e 90%.(C)80% e 95%.(D)90% e 67%.(E)90% e 95%.

De acordo com os dados, a sensibilidade e o valor preditivo positivo do diagnóstico clínico foram, respectivamente, de

(A)80% e 67%.(B)80% e 90%.(C)80% e 95%.(D)90% e 67%.(E)90% e 95%.

sensibilidade 160/200 =0,8

valor preditivo positivo160/240 =0,67

"Na colecistite crônica e calculosa, a ultra-sonografia é capaz de detectar cálculos de 3 mm ou mais de diâmetro em 89 a 96% dos casos."Considerando-se correta a afirmativa acima, pode-se dizer que na colecistitecrônica calculosa a ultra-sonografiaapresenta a seguinte característica:

(A) é falso-positiva em 4-11% dos casos.(B) tem especificidade de 0,89 a 0,96.(C) tem sensibilidade de 0,89 a 0,96.

(D) tem valor preditivo positivo de 0,89 a 0,96.

(E) tem valor preditivo negativo de 0,89 a 0,96.

(C) tem sensibilidade de 0,89 a 0,96.

Sensibilidade: testes positivos entre todos os doentes (casos)