13 % 10 % 5 % - FB Vestibular · – O texto definitivo ... de Redação ou do Caderno de Questões...

2
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2017 PRÉ-VESTIBULAR OSG.: 113974/17 15 INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O texto definitivo deve ser escrito, à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. – A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto. TEXTOS MOTIVADORES Texto I ESTUDANTES RELATAM EXPERIÊNCIAS COM RITALINA SEM RECEITA Depois das férias de inverno do cursinho pré-vestibular, um estudante de medicina de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, decidiu tomar Ritalina para melhorar o rendimento nos estudos. Ele conseguiu o medicamento com uma amiga e tomou os comprimidos por 20 dias. Sem acompanhamento médico, ele conta que não sentiu nenhuma melhora no seu desempenho e lembra que, em dois anos de cursinho específico para medicina, viu muitos colegas usarem o remédio igualmente de forma indiscriminada, normalmente por meio de uma receita conseguida com um conhecido. “Diziam que melhorava na hora de estudar, mas sempre chegava o momento de aumentar a dose. Quando paravam de tomar, o desempenho acabava sendo menor do que antes da medicação”. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao. Texto II 13 % 10 % 5 % Texto III “Não concordo com a utilização de remédios por um indivíduo que não tenha algum distúrbio ou doença, pois os riscos dos efeitos colaterais são maiores que os benefícios gerados pela medicação. Acredito que muito provavelmente isto seja comum no Brasil, pois aqui é mais fácil comprar remédio controlado sem receita do que tem em outros países.” Ana Lucia Rosso Neurologista responsável pelo Setor de Distúrbios do Movimento do Serviço de Neurologia Professor Sérgio Novis, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. Disponível em: http://www.olharvital.ufrj.br/2006/?id_edicao=195&codigo=4.

Transcript of 13 % 10 % 5 % - FB Vestibular · – O texto definitivo ... de Redação ou do Caderno de Questões...

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2017

PRÉ-VESTIBULAR OSG.: 113974/17

15

INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO– O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.– O texto definitivo deve ser escrito, à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas

copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:– tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.– fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.– apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.– apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

TEXTOS MOTIVADORES

Texto I

ESTUDANTES RELATAM EXPERIÊNCIAS COM RITALINA SEM RECEITA

Depois das férias de inverno do cursinho pré-vestibular, um estudante de medicina de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, decidiu tomar Ritalina para melhorar o rendimento nos estudos. Ele conseguiu o medicamento com uma amiga e tomou os comprimidos por 20 dias. Sem acompanhamento médico, ele conta que não sentiu nenhuma melhora no seu desempenho e lembra que, em dois anos de cursinho específico para medicina, viu muitos colegas usarem o remédio igualmente de forma indiscriminada, normalmente por meio de uma receita conseguida com um conhecido. “Diziam que melhorava na hora de estudar, mas sempre chegava o momento de aumentar a dose. Quando paravam de tomar, o desempenho acabava sendo menor do que antes da medicação”.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao.

Texto II

13 % 10 % 5 %

Texto III

“Não concordo com a utilização de remédios por um indivíduo que não tenha algum distúrbio ou doença, pois os riscos dos efeitos colaterais são maiores que os benefícios gerados pela medicação. Acredito que muito provavelmente isto seja comum no Brasil, pois aqui é mais fácil comprar remédio controlado sem receita do que tem em outros países.”

Ana Lucia RossoNeurologista responsável pelo Setor de Distúrbios do Movimento do Serviço de Neurologia Professor Sérgio Novis, do Hospital

Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ.

Disponível em: http://www.olharvital.ufrj.br/2006/?id_edicao=195&codigo=4.

2 PRÉ-VESTIBULAR

OSG.: 113974/17

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2017

PROPOSTAS DE REDAÇÃO

PROPOSTA I (Enem)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O avanço do doping cognitivo entre estudantes na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

PROPOSTA II (Outros Vestibulares)

Considere os textos abaixo e redija uma crônica que tematize um aspecto das relações de solidariedade na sociedade contemporânea.

Texto I

A caridade da esmola é vertical, semeia costumes ruins e é humilhante. Como diz um provérbio africano, a mão que dá está sempre acima da mão que recebe. Mas as relações de solidariedade, que são horizontais, geram respostas completamente diferentes.

Entrevista com Eduardo Galeno. Carta maior, 29 jan. 2010. Disponível em: <http://cartamaior.com.br/?/Blog/Blog-do-Emir/Eduardo-Galeano-ainda-temos-capacidade-de-loucura-/2/23866>. Adaptado. Acesso em: 25 nov. 2015.

Texto II

Se concordarmos com o conceito de solidariedade como vínculo de responsabilidade recíproca, já teremos saído do uso vago dessa expressão atribuído pelo bom senso comum.

ALMEIDA, João Carlos. Antropologia da solidariedade. Notandum, Universidade do Porto. v. 14, p. 67;70, 2007. Disponível em: <hottopos.com/notand14/joao.pdf>. Adaptado. Acesso em: 25 nov. 2015.

Texto III

“... QUE APLICOUUM SOCO NOGOLEIRO DIANTEDA INDIFERENÇADO ÁRBITRO, QUENÃO MARCOUA FALTA ...”

“É CADA VEZ MAIOR O NÚMERO DECRIANÇAS ABANDONADAS E DESNUTRIDAS.”

COMO ALGUÉMPODE FICARIMPASSÍVELDIANTE DISSO?

É BOM VER QUEVOCÊ SE PREOCUPACOM UMA COISATÃO IMPORTANTE,PAPAI, TODOMUNDO DEVIASER COMOVOCÊ!

QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 110.

Renan Oliveira – 30/03/2017 – REV.: Rita