18 2 S+ 05 2017 atv -...

8
CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 1 LÍNGUA PORTUGUESA Ousadia A moça ia no ônibus muito contente desta vida, mas, ao saltar, a contrariedade se anunciou: – A sua passagem já está paga, disse o motorista. – Paga por quem? – Esse cavalheiro aí: E apontou um mulato bem vestido que acabara de deixar o ônibus, e aguardava com um sorriso junto à calçada. –É algum engano, não conheço esse homem. Faça o favor de receber. – Mas já está paga... Faça o favor de receber! – Insistiu ela, estendendo o dinheiro e falando bem alto para que o homem ouvisse: – Já disse que não conheço! Sujeito atrevido, ainda fica ali me esperando, o senhor não está vendo? Por favor, faço questão que o senhor receba minha passagem. O motorista ergueu os ombros e acabou recebendo: melhor para ele, ganhava duas vezes. A moça saltou do ônibus e passou fuzilada de indignação pelo homem. Foi seguindo pela rua sem olhar para ele. Se olhasse, veria que ele a seguia, meio ressabiado, a alguns passos. Somente quando dobrou à direita para entrar no edifício onde morava, arriscou uma espiada: lá vinha ele! Correu para o apartamento, que era no térreo, pôs-se a bater aflita: – Abre! Abre aí! A empregada veio abrir e ela irrompeu pela sala, contando aos pais atônitos, em termos confusos, a sua aventura. – Descarado, como é que tem coragem? Me seguiu até aqui! De súbito, ao voltar-se, viu pela porta aberta que o homem ainda estava lá fora, no saguão. Protegida pela presença dos pais, ousou enfrentá-lo. – Olha ele ali! É ele, venha ver! Ainda está ali, o sem-vergonha. Mas que ousadia! Todos se precipitaram para a porta. A empregada levou as mãos à cabeça. – Mas a senhora, como é que pode! É o Marcelo. – Marcelo? Que Marcelo? – A moça se voltou surpreendida. – Marcelo, o meu noivo. A senhora conhece ele, foi quem pintou o apartamento. A moça só faltou morrer de vergonha: – É mesmo, é o Marcelo! Como é que não reconheci! Você me desculpe, Marcelo, por favor. No saguão, Marcelo torcia as mãos encabulado: – A senhora é que me desculpe, foi muita ousadia. Fernando Sabino 1. Identifique no enredo da crônica a sequência dos fatos e enumere-os: (1) Situação inicial (2) Complicação ou conflito (3) Clímax (4) Desfecho Ao subir para seu apartamento, a moça percebe que o homem que a estava seguindo está no saguão do prédio. Surpreende-se ao saber que a passagem já foi paga por um rapaz que a espera. Uma moça, no ônibus, vai pagar a passagem. A moça só faltou morrer de vergonha porque descobre que o homem não era suspeito e sim o noivo de sua empregada, ela não o havia reconhecido. 8º ano Ensino Fundamental • Módulo 5 • 2º período 28/04/2017

Transcript of 18 2 S+ 05 2017 atv -...

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA Ousadia

A moça ia no ônibus muito contente desta vida, mas, ao saltar, a contrariedade se anunciou: – A sua passagem já está paga, disse o motorista. – Paga por quem? – Esse cavalheiro aí: E apontou um mulato bem vestido que acabara de deixar o ônibus, e aguardava com um sorriso junto à calçada. –É algum engano, não conheço esse homem. Faça o favor de receber. – Mas já está paga... Faça o favor de receber! – Insistiu ela, estendendo o dinheiro e falando bem alto para que o homem ouvisse: – Já disse que não

conheço! Sujeito atrevido, ainda fica ali me esperando, o senhor não está vendo? Por favor, faço questão que o senhor receba minha passagem.

O motorista ergueu os ombros e acabou recebendo: melhor para ele, ganhava duas vezes. A moça saltou do ônibus e passou fuzilada de indignação pelo homem. Foi seguindo pela rua sem olhar para ele. Se olhasse, veria que ele a seguia, meio ressabiado, a alguns passos. Somente quando dobrou à direita para entrar no edifício onde morava, arriscou uma espiada: lá vinha ele! Correu para o

apartamento, que era no térreo, pôs-se a bater aflita: – Abre! Abre aí! A empregada veio abrir e ela irrompeu pela sala, contando aos pais atônitos, em termos confusos, a sua aventura. – Descarado, como é que tem coragem? Me seguiu até aqui! De súbito, ao voltar-se, viu pela porta aberta que o homem ainda estava lá fora, no saguão. Protegida pela presença dos pais, ousou

enfrentá-lo. – Olha ele ali! É ele, venha ver! Ainda está ali, o sem-vergonha. Mas que ousadia! Todos se precipitaram para a porta. A empregada levou as mãos à cabeça. – Mas a senhora, como é que pode! É o Marcelo. – Marcelo? Que Marcelo? – A moça se voltou surpreendida. – Marcelo, o meu noivo. A senhora conhece ele, foi quem pintou o apartamento. A moça só faltou morrer de vergonha: – É mesmo, é o Marcelo! Como é que não reconheci! Você me desculpe, Marcelo, por favor. No saguão, Marcelo torcia as mãos encabulado: – A senhora é que me desculpe, foi muita ousadia.

Fernando Sabino

1. Identifique no enredo da crônica a sequência dos fatos e enumere-os:

(1) Situação inicial (2) Complicação ou conflito (3) Clímax (4) Desfecho

Ao subir para seu apartamento, a moça percebe que o homem que a estava seguindo está no saguão do prédio. Surpreende-se ao saber que a passagem já foi paga por um rapaz que a espera. Uma moça, no ônibus, vai pagar a passagem. A moça só faltou morrer de vergonha porque descobre que o homem não era suspeito e sim o noivo de sua

empregada, ela não o havia reconhecido.

8º ano

Ensino Fundamental • Módulo 5 • 2º período

28/04/2017

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 2

2. Além de provocar humor, a crônica também pode apresentar uma posição crítica a respeito de determinados assuntos. Analisando as ações da moça na crônica “Ousadia”, há, implicitamente, uma reflexão crítica a qual comportamento humano? Explique de forma coerente.

3. Percebe-se a demonstração de hostilidade da personagem principal, em relação ao “mulato bem vestido”. A descrição física é importante para a construção do mal-entendido na história? Por quê?

Leia o texto e responda à questão 4. O assalto

Assaltaram a padaria da esquina. Houve um grande tumulto. Antônio era o gerente da padaria e estava muito nervoso. Eu, ingênuo, nunca tinha considerado Antônio suspeito do furto. Mas, as investigações policiais logo levariam a ele.

Antônio foi preso pela polícia. Na delegacia se declarou culpado.

4. Na frase “Eu, ingênuo, nunca tinha considerado Antônio suspeito do furto.”, os adjetivos “ingênuo” e “suspeito”, sintaticamente, são?

5. Analise os termos destacados nas orações abaixo e assinale a opção que corresponde, respetivamente, suas funções sintáticas.

I. A moça ia no ônibus muito contente desta vida. II. Insistiu ela, estendendo o dinheiro e falando bem alto para que o homem ouvisse.

III. Sujeito atrevido, ainda fica ali me esperando, o senhor não está vendo? IV. As investigações logo acusariam Antônio culpado.

A Adjunto adnominal/ Adjunto adverbial/ Adjunto adnominal/ Predicativo do sujeito. B Adjunto adnominal/ Adjunto adnominal/ Predicativo do sujeito/ Adjunto adnominal. C Predicativo do sujeito/ Adjunto adnominal/ Adjunto Adverbial/ Predicativo do objeto. D Predicativo do sujeito/ Adjunto adverbial / Adjunto adnominal/ Predicativo do objeto. E Adjunto adverbial/ Adjunto adverbial/ Predicativo do sujeito/ Predicativo do objeto.

MATEMÁTICA 6. O triângulo ABC é isósceles de base BC e o ângulo BÂC mede 30°. O triângulo BCD é isósceles de base .BD

C

A

B

D

Determine a medida do ângulo .ˆDCA

A 50°.

B 45°.

C 100°.

D 75°.

E 80°.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 3

7. Na figura, M é o ponto médio do lado BC , AM MC= e CN é a bissetriz

interna do ângulo ɵC .

A

B CM

N α

40°

Determine a medida α. A 15°. B 25°. C 40°. D 75°. E 80°.

8. Sabendo que o triângulo JOR é equilátero, determine o valor de x. R

OJx

15°

35°

9. Na figura a seguir, determine as medidas x e y.

x y

130° 100° 150°

40°

RASCUNHO

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 4

10. (PUC-SP) Na figura seguinte, as retas r e s são paralelas. Encontre os ângulos a, b, c e d.

ab

c d

sr

110°

30°

CIÊNCIAS 11. As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as quantidades em

que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, para serem usadas como um roteiro para uma alimentação saudável. A pirâmide apresentada abaixo foi sugerida pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Analisando a pirâmide alimentar apresentada acima e com base em seus conhecimentos correlatos, julgue as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

A O principal nutriente, cujo consumo é estimulado quando é sugerida a ingestão de cereais integrais na maioria das refeições, é a proteína.

B Os óleos vegetais não deveriam estar na base da pirâmide, pois devem ser consumidos em pequenas quantidades, uma vez que aumentam a incidência de doenças cardiovasculares.

C A sugestão de consumo de carboidratos e lipídios está presente tanto na base quanto no topo da pirâmide alimentar.

D A sugestão de consumo de proteínas está representada apenas pela presença de alimentos de origem animal na pirâmide alimentar, como o peixe, aves, ovos, laticínios manteiga e carne vermelha.

E Esta pirâmide alimentar não leva em consideração a opção alimentar de indivíduos vegetarianos, pois sugere que haja, obrigatoriamente, o consumo de proteína animal no dia.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 5

12. Henrique foi fazer compras de alimentos num armazém que estava realizando uma promoção especial. Nessa promoção, as pessoas poderiam escolher apenas uma das seguintes sacolas de alimentos, todas custando o mesmo preço, mas variando na qualidade e na quantidade de cada um dos alimentos contidos nela. Sabendo que Henrique não possui problemas de saúde que exijam restrição alimentar, julgue as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

! Sacola A: bolo, refrigerante, salgadinhos, bolacha recheada de chocolate. ! Sacola B: maçã, pêra, alface, pepino, abobrinha. ! Sacola C: arroz, batata, leite, pão, margarina. ! Sacola D: arroz, feijão, ovos, tomate, banana, queijo, óleo vegetal.

A Se Henrique optar pela sacola A, estará ingerindo alimentos com alto valor calórico e poderá ganhar peso caso seu consumo energético seja maior que a ingestão desses alimentos.

B Se Henrique optar pela sacola B, estará consumindo alimentos com função reguladora que possuem baixo valor calórico – o que poderá levá-lo ao emagrecimento, caso sua dieta alimentar seja baseada apenas nesses alimentos.

C Uma alta ingestão dos alimentos da sacola C, não proporcionará aumento do peso em Henrique, já que ele estará ingerindo nutrientes responsáveis por uma alimentação equilibrada e saudável de baixo valor calórico.

D Na sacola D, todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo estão sendo ingeridos. Logo, Henrique deve ingerir mais desses alimentos, evitando que seu consumo energético seja maior que a ingestão, caso deseje emagrecer.

E Caso Henrique esteja interessado em aumentar seu peso corporal, ele deverá balancear suas refeições diárias para que, ao final do dia, a quantidade de energia consumida seja maior que a ingerida. Para isso, ele deve escolher entre as sacolas A, C e D.

13. A tabela abaixo mostra a quantidade de calorias e alguns nutrientes encontrados em cada 100 gramas dos alimentos considerados.

Feijão Castanha Goiaba Maçã Lentilha

Calorias (Kcal) 343,6 705,2 42,5 63,2 128

Carboidratos (g) 62,37 13 9,5 14,2 28,1

Proteínas (g) 20,74 18,4 0,9 0,4 2,5

Lipídios (g) 1,27 64,4 0,2 0,5 0,1

Cálcio (mg) 145 83 17 7 21

Fósforo (mg) 471 280 30 12 57

Ferro (mg) 4,3 2,1 0,7 0,3 1,8

Sódio (mg) 165,3 3 31,5 13,6 0

Potássio (mg) 1455 432 198,5 160 57

Considerando a tabela acima e os conhecimentos correlatos, julgue as afirmativas a seguir. A O feijão é o alimento mais energético da tabela, uma vez que é o mais rico em carboidratos. B A tabela contém todos os nutrientes essenciais necessários para a nossa alimentação. C Para se obter a mesma quantidade de calorias de 100g de feijão, deve-se ingerir, aproximadamente, 9 porções de

100g de goiabas. D Entre os alimentos da tabela, a lentilha é um alimento indicado para pessoas que querem perder peso, pois

apresenta pouca presença de lipídios e, consequentemente, baixo valor calórico. E Uma pessoa deve ingerir cerca de 1100 gramas de maçã para adquirir uma quantidade de calorias equivalente à

fornecida por 100 gramas de castanhas. Quais delas estão incorretas? Reescreva corrigindo as erradas.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 6

14. Artur e Bernardo são dois estudantes que se alimentam diariamente de batatas fritas salgadas, sanduíche de pão comum com hambúrguer e maionese, acompanhado de um refrigerante gasoso. Se a dieta diária desses dois estudantes fosse constituída apenas dos alimentos citados, poderíamos dizer que ela é deficiente em quais nutrientes? Justifique sua resposta.

15.

Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia, mensalmente, para suas refeições, 15 Kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12 Kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje, sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta dos marinheiros.

BUENO, E. A viagem do descobrimento. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. (Adaptado).

a) A que nutriente o texto acima faz referência ao comentar que sua carência causava uma doença conhecida como a “mais temível enfermidade da vida no mar”?

b) Qual é o nome da doença causada pela falta desse nutriente?

c) Cite uma manifestação aparente ou um sintoma dessa doença.

GEOGRAFIA 16. Existem pelo menos duas maneiras de regionalizar o continente americano. A forma mais adotada, atualmente, é a

regionalização que se baseia no ponto de vista histórico-social e divide a América em duas unidades ou regiões.

a) Diferencie a América Latina da América Anglo-Saxônica.

b) Apresente o nome de todos os países que compõem a América do Norte, América Central e América do Sul, respectivamente.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 7

17. Os dois tipos de colônias existentes na América (povoamento e exploração) são uma importante característica que diferenciam os países no continente. A respeito da colonização do continente americano, assinale a opção correta.

A Na América Anglo-Saxônica, as colônias de exploração serviam exclusivamente aos interesses das metrópoles, que se apropriaram das riquezas disponíveis nas colônias.

B O México, antiga colônia de povoamento, havia sido predominantemente colonizado pelos ingleses, estando inserido na América Latina.

C Na América Anglo-Saxônica, as colônias de povoamento tinham como objetivo fixar a população em suas terras. Por isso, nessas colônias se desenvolviam atividades destinadas a atender às necessidades internas.

D Desde o Período Colonial, as atividades econômicas, na América Latina, estão voltadas para o mercado interno. Os piores gêneros agrícolas, por exemplo, são exportados, enquanto os melhores ficam para o consumo interno.

E O tipo de colonização dos países anglo-saxônicos deu origem à situação atual de dependência e subdesenvolvimento.

18. Explique a relação existentes entre a colonização dos países latino-americanos e o atual estágio de subdesenvolvimento dos países da América Latina.

19. Embora os países da América Latina tenham um passado de colonização semelhante, atualmente esses países se

encontram no mesmo nível de desenvolvimento? Justifique sua resposta.

20. A respeito do populismo, prática muito adotada na América Latina, leia as afirmações e marque C (certa) ou E

(errada).

C E Em geral, os governos dos países latino-americanos são autoritários e corruptos. Isso se deve apenas às características individuais dos políticos, e não ao passado histórico.

C E Atualmente, a América Latina passa por um surto de democratização, onde países, como Venezuela e Cuba, garantem a seus cidadãos plenos direitos políticos e sociais.

C E O populismo é uma forma de política em que os líderes se preocupam com os eleitores, tendo como grande objetivo manter-se no poder e atender aos interesses particulares em detrimento dos interesses coletivos.

C E A relação entre os trabalhadores do campo e seus respectivos patrões sempre foi marcada pela rivalidade criada pelos sindicatos, que sempre defendiam os direitos dos trabalhadores.

C E Populismo é o mesmo que democracia, pois, no populismo, o governante está sempre pensando em resolver os problemas dos cidadãos de sua cidade ou país.

HISTÓRIA 21.

Que os tiranos de todos os países, que todos os opressores políticos ou sagrados saibam que existe um lugar no mundo onde se pode escapar aos seus grilhões, onde a humanidade desonrada reergueu a cabeça; [...]; onde as leis não fazem mais que garantir a felicidade; onde a consciência deixou de ser escrava [...].

RAYNAL (abade). A Revolução da América. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1993

Para o autor do texto, a independência das treze colônias inglesas foi um processo revolucionário. Cite e explique um fator que contribuiu para essa revolução.

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

SIGMAIS :: abr/2017 | 8º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 18_2_S+_05_2017_atv.docx 8

22. Escreva três diferenças existentes entre as colônias do Sul e as colônias do Norte.

23.

O sangue dos que foram chacinados, a voz lamentosa da natureza grita, é hora de nos separarmos, Mesmo a distância que Deus colocou a Inglaterra e a América é uma prova forte e natural de que a autoridade de uma sobre a outra não era a vontade dos céus... Um governo nosso é um direito nosso...

Panfleto de Thomas Paine, intitulado Bom Senso de 10 de janeiro de 1776, citado por HUBERMAN, L: História da Riqueza dos EUA [Nós, o povo]. 3.ed. São Paulo: Brasiliense. 1983.p. 63-4

a) Qual é o desejo expresso na citação acima?

b) Apresente dois fatores que tenham contribuído para que esse desejo se manifestasse entre os colonos.

24. Em 1787, representantes eleitos pela população dos treze estados aprovaram uma constituição que vigora até hoje. Essa constituição não estabeleceu

A a criação de um poder central forte para governá-los.

B a liberdade de expressão, de imprensa, de reunião e de religião.

C o direito ao voto a todo cidadão, sem reservas.

D o exercício de direitos políticos.

E a divisão dos poderes em três.

25. A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte.

Com relação às chamadas "colônias do sul", é correto afirmar que se

A baseava sobretudo, na economia familiar e que desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.

B baseava numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.

C baseava numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.

D consolidou como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.

E caracterizou pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.