4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do...

8
www.quimicosabc.org.br dezembro de 2013 - nº 1314 A assembleia de 8/11 autorizou o Sindicato entrar com ação na Justiça para reaver as perdas ocorridas na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A ação será movida contra a Caixa Econômica Federal (CEF), que é responsável pela administração das contas do FGTS, mas só tem validade para os sócios(as) do Sindicato. Os associados não pagarão nada pela ação e caso haja, no final, custos processuais, o Sindicato arcará com essas despesas. Por ora, não será necessário apresentar documentos para a ação. Só depois da ação ganha é que o Sindicato entrará em contato com os sócios(as) para trazerem o extrato do FGTS e documentos pessoais. Por isso, é necessário ter o endereço sempre atualizado no quadro de associados da entidade. Para saber se você é sócio(a) e se seu endereço está correto, entre em contato com o Sindicato. Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTS AÇÃO SÓ CONTEMPLARÁ ASSOCIADOS(AS), MAS VOCÊ PODE SE SINDICALIZAR ATÉ 28/02/2014 E FAZER PARTE DO PROCESSO Correção necessária pode chegar a 83,3% Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais uma taxa de juros de 3% ao ano. Porém, a partir de1999, a correção da TR, calculada pelo Banco Central como fator de correção monetária, tem ficado abaixo da inflação, ocasionando as perdas de -46,89%. Para repor essas perdas, seria necessária uma correção de até 88,30% no saldo do FGTS. Valor proporcional Mesmo que o processo judicial seja vitorioso, para ter direito a essa correção “cheia” de 88,30%, o trabalhador teria que ter a conta ativa do FGTS de janeiro de 1999 até dezembro de 2012. Se ele iniciou sua conta em 2010, por exemplo, só terá direito às perdas a partir dessa data. Por que só para sócios O poder judiciário não reconhece a entidade sindical como substituta para propor ação em nome de quem não é sócio. Logo, uma ação tentando representar toda a categoria levaria anos para discutir apenas esta questão para só depois, caso seja favorável, analisar o pedido de correção das perdas do FGTS. E os resultados são imprevisíveis. Um questionário completo sobre as perdas do FGTS pode ser conferido no site do Sindicato. Árvore da Vida - Gustav Kimt Recesso no Sindicato De 20 de dezembro de 2013 a 13 de janeiro de 2014 o Sindicato e as regionais de Diadema, São Bernardo e Santo André estarão fechadas para atendimento externo. O expediente retoma seu funcionamento normal a partir do dia 14 de janeiro. Especial É Natal, tempo de compartilhar o amor, a paz e a solidariedade. 2014 já se apresenta ousado e desafiador e é nossa responsabilidade defendermos nossas conquistas e continuar andando para a frente, sem retrocessos. E para isso, parafraseando o poeta Drummond, não nos afastemos, vamos de mãos dadas. Boas Festas e um ano novo iluminado e feliz para todos(as).

Transcript of 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do...

Page 1: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

1

www.quimicosabc.org.br

dezembro de 2013 - nº 1314

A a s s e m b l e i a d e 8 / 1 1 autorizou o Sindicato entrar com ação na Justiça para reaver as perdas ocorridas

na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A ação será movida contra a Caixa Econômica Federal (CEF), que é responsável pela administração das contas do FGTS, mas só tem validade para os sócios(as) do Sindicato.

Os associados não pagarão nada pela ação e caso haja, no final, custos processuais, o Sindicato arcará com essas despesas.

Por ora, não será necessário apresentar documentos para a ação. Só depois da ação ganha é que o Sindicato entrará em contato com os sócios(as) para trazerem o extrato do FGTS e documentos pessoais. Por isso, é necessário ter o endereço sempre atualizado no quadro de associados da entidade.

Para saber se você é sócio(a) e se seu endereço está correto, entre em contato com o Sindicato.

Sindicato vai à Justiça contra

perdas do FGTSAção só contemplArá AssociAdos(As), mAs você pode se sindicAlizAr Até 28/02/2014 e fAzer pArte do processo

Correção necessária pode chegar a 83,3%Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais uma taxa de juros de 3% ao ano. Porém, a partir de1999, a

correção da TR, calculada pelo Banco Central como fator de correção monetária, tem ficado abaixo da inflação, ocasionando as perdas de -46,89%.

Para repor essas perdas, seria necessária uma correção de até 88,30% no saldo do FGTS.

Valor proporcionalMesmo que o processo judicial seja vitorioso, para ter direito a essa correção “cheia” de 88,30%, o trabalhador

teria que ter a conta ativa do FGTS de janeiro de 1999 até dezembro de 2012. Se ele iniciou sua conta em 2010, por exemplo, só terá direito às perdas a partir dessa data.

Por que só para sóciosO poder judiciário não reconhece a entidade sindical como substituta para propor ação em nome de quem

não é sócio. Logo, uma ação tentando representar toda a categoria levaria anos para discutir apenas esta questão para só depois, caso seja favorável, analisar o pedido de correção das perdas do FGTS. E os resultados são imprevisíveis.

Um questionário completo sobre as perdas do FGTS pode ser conferido no site do Sindicato.

Árv

ore

da V

ida

- G

usta

v Kim

t

Recesso no SindicatoDe 20 de dezembro de 2013 a 13 de janeiro de 2014 o Sindicato e as regionais de Diadema, São Bernardo e Santo André estarão fechadas para atendimento externo. O expediente retoma seu funcionamento normal a partir do dia 14 de janeiro.

RetRospectiva 2013Especial

É Natal, tempo de compartilhar o amor, a paz e a solidariedade. 2014 já se apresenta ousado e desafiador e é nossa responsabilidade defendermos nossas conquistas e continuar andando para a frente, sem retrocessos. E para isso, parafraseando o poeta Drummond, não nos afastemos, vamos de mãos dadas.

Boas Festas e um ano novo iluminado e feliz para todos(as).

Page 2: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

2

Tecnowork: não pagou, parou! Duas paralisações no mês por atraso no pagamento. Produção parada até que todos recebessem os salários.

Eleição CIPA/SUR na Valspar O companheiro Anderson (dir.) foi eleito, no lugar do companheiro Paulo (esq.).

Expediente

Publicação do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras nas Indústrias Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Plásticas, Resinas Sintéticas e Explosivos do ABCD, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Sede Própria – Subsede Santo AndréAv. Lino Jardim, 401 – Vila BastosSanto André – São Paulo – BrasilCEP.: 09041-030Tel.: (11) 4433 5800 Fax.: 4436 9504e-mail: [email protected]: [email protected] DiademaRua dos Brilhantes, 232 - Jardim Donini DiademaTelefax.: (11) 4057 4244e-mail: [email protected] São BernardoRua das Tulipas, 48 - Jd. Maria CecíliaSão Bernardo do CampoTelefax. (11) 4127-2999 e 4127-3374e-mail: [email protected]: Paulo Antônio Lage www.quimicosabc.org.br

RetRospectiva 2013

Secretário Geral e de Imprensa: Sidney Araújo dos SantosColaboração: Nilton Freitas e Thomaz Jensen

Ágama - Criação em Mídia e ImagemEditora: Gislene Madarazo – Mtb: 36.373Designer: Maria Cristina Colameo Miyamura Fotógrafo: Dino SantosIlustrador: Marcio BaraldiE-mail: [email protected] de fechamento: 02/12/2013Impressão: NSA Tiragem: 21.000 exemplares

Permitida a reprodução desde que citada a fonte. O jornal não se responsabiliza por declarações de terceiros e matérias assinadas.

Janeiro

Redução de jornada na BASF Demarchi Sindicato inicia 2013 com a

importante conquista de jor nada semanal de 39h para todos os trabalhadores(as), exceto para Resina, Bombeiros, Central de Comunicação e Administrativos, que

começou a vigorar no dia 1º, beneficiando cerca de 600 trabalhadores.

Em 2013 fizemos a nossa parte

Incêndio na boate Kiss Brasil inteiro de luto e Sindicato se solidariza com todos os familiares e amigos que perderam seus entes queridos em 27/01, em Santa Maria (RS).

33 anos em defesa dos aposentados químicosNa assembleia do dia 15/2, Associação comemora seus 33 anos com bolo e parabéns.

Sorteio Final da Campanha de Sindicalização Em 16/2, coroando o sucesso da Campanha lançada em março/2012, foram sorteados os cinco grandes prêmios: moto CB 300, geladeira duplex, TV Led, Notebook e Tablet.

Trabalhadores da Solvay iniciam luta em defesa dos empregos e da planta

Diante do anúncio da venda da Solvay Indupa de Santo André e Bahía Blanca (Argentina), trabalhadores protestam por duas horas em 19/2 para exigir da empresa compromisso de garantia de emprego, independente de quem venha a ser o comprador do negócio.

Incêndio na Street Color Secretaria de Saúde protocola pedido de fiscalização para apurar as causas do incêncio de 20/02 e aciona Ministério do Trabalho e Emprego e a Vigilância Ambiental.

Avaliando o ano que termina podemos dizer que tivemos avanços e que conseguimos barrar retrocessos como categoria química e como classe trabalhadora. Podemos dizer que fizemos a nossa parte.

São inegáveis os avanços que tivemos desde o 11º Congresso da categoria em março passado. Antes que viessem as manifestações de junho, nós, Químicos do ABC, já apontávamos naquele congresso a necessidade de ir às ruas para defender e fazer avançar o projeto que

vem mudando o Brasil com os governos de Lula e de Dilma.

As políticas do governo Dilma para o crescimento da produção industrial – em particular da indústria química – representam a manutenção dos nossos empregos e a ampliação de vagas no setor. Não é pouco.

Uma vez mais podemos dizer que fizemos a nossa parte: dezenas de greves para garantir e ampliar direitos antes, durante e depois das campanhas salariais de Farmacêuticos e Químicos. Conquistamos aumento real de salários e ampliamos benefícios e direitos. Se o patrão ganhou, tem que dividir.

Em conjunto com outras categorias e liderados pela CUT, conseguimos barrar no Congresso Nacional um projeto de lei que ampliaria a terceirização e a precarização no trabalho, enfraquecendo os sindicatos em favor dos patrões. Uma luta que ainda não terminou.

Como também não terminou a luta em defesa do projeto que está mudando o Brasil, bandeira principal do último Congresso: defendemos a redução dos juros e o investimento em infraestrutura e produção, com aumento de empregos e salários, redução da pobreza e das desigualdades, melhorias na saúde e na educação públicas, bem como no combate à criminalidade, à corrupção e à impunidade.

Em defesa destas bandeiras fomos às ruas e nos somamos aos movimentos sociais que pediam transporte público de qualidade e a preços acessíveis, mais médicos para o Brasil, mais educação, reforma política e combate à corrupção. Dilma abraçou estas bandeiras e enfrenta o Congresso e a mídia conservadora enquanto limita a ação de aproveitadores e baderneiros que ameaçam a democracia e ação de massas. Estamos nessa. Estamos nas ruas em defesa da democracia e de um país sem pobreza. Que venha 2014!

A Diretoria

feVereiro

Page 3: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

3

Paralisação na CGE No dia 26/3 trabalhadores da CGE paralisaram a produção para protestar contra ir regularidades, tais como: convênio médico, atraso na entrega da cesta básica, pagamento

de horas extras fora da folha e pressão da chefia.

Exemplo de Democracia e Unidade Sindicato realiza o 11º Congresso dos Químicos do ABC, de 1 a 3/3, em Atibaia. Por unanimidade, u m d o s m e l h o r e s congressos da categoria dos últimos tempos, que resultou em importantes eixos de luta.

Farmacêuticos iniciam campanha salarial Com data-base em 1º de abril, trabalhadores realizam assembleia em 22/2 para deliberar sobre a Pauta de Reivindicações e dar início a Campanha, coordenada pela Fetquim.

março

Morre Hugo Chávez Em 5/3 morre o presidente da Venezuela, que lutava contra um câncer desde 2011, deixando um grande legado. Chávez desempenhou papel fundamental na integração latino-americana e sul-americana e dirigiu as ações do seu governo para o povo pobre de seu país.

7ª Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília Mais de 50 mil tomaram a Esplanada dos Ministérios no dia 6/3 para defender a pauta da classe trabalhadora, o investimento público e repudiar as práticas neoliberais de arrocho e precarização de direitos.

8 de Março: Acabar com a desigualdade é responsabilidade de todos A Comissão de Mulheres Químicas do ABC marcou o Dia Internacional da Mulher com várias atividades: homenagens nas portas de várias fábricas, participação no Seminário da CUT-SP e passeata e ato público na Praça Ramos.

Criado APL do Setor Químico no GABC O Arranjo Produtivo Local (APL) do Setor Químico foi lançado em 19/3 com o objetivo de fortalecer as empresas do setor instaladas na região e atrair novos mercados e negócios, reafirmando a vocação industrial do Grande ABC.

Curso de OLT No dia 23/3, Sindicato certifica mais uma turma do Curso de OLT (Organização no Local de Trabalho), que inicia o caminho de capacitação de lideranças no chão da fábrica.

Direitos para as trabalhadoras domésticas Aprovada emenda constitucional que equipara direitos dos trabalhadores(as) domésticos aos demais trabalhadores regidos pela CLT, 26/3, em Brasília.

OrtesRosemiro

Tiago

Acidente fatal na Macroplast O trabalhador eletricista Ramom Moreira de Paula, 24 anos, morreu de choque elétrico na cabine de energia elétrica secundária da empresa Macroplast, em 30/3. Sindicato acompanha apuração junto com as fiscalizações do CEREST e da Gerência Regional do Trabalho e Emprego.

CIPA-SUR Faurecia Eleitos os companheiros Ortes Barbosa Filho, Rosemiro Medeiros e Tiago Adriano G. Togre.

abril

Sergio Nobre e CONGEMAS na Direção Colegiada Em 4/4, o secretário-geral da CUT Sergio Nobre apresentou o projeto de Acordo Coletivo Especial (ACE) e debateu os desafios do sindicalismo na atualidade. Também participou da reunião a vice-presidenta do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Maria Julia Rosa Chaves Deptulski.

Trabalhadores do Setor Farmacêutico

conquistam 8,5% Uma das mais difíceis campanhas salariais do setor. As indústrias farmacêuticas se colocaram radicalmente contra o aumento real, argumentado inflação, mas a pressão nas fábricas obrigou a patronal apresentar nova proposta, aceita pelos trabalhadores.

Marcio Pochmann no SindicatoEconomista falou à direção em 15/4, sobre os desafios

da conjuntura como o desaparecimento do local de trabalho, a importância da escolaridade dos trabalhadores e a necessidade de uma agenda dos sindicatos sobre essas e outras questões.

Protesto na Solvay marca Dia de Mobilização da CUT Protesto na Solvay Indupa, em 18/4, marca luta pela pauta da classe trabalhadora e cobra acordo com a empresa pela manutenção da planta e dos empregos. Por todo o Brasil houve greves, atos públicos, passeatas e protestos.

Em defesa da vocação industrial do GABC Em fevereiro, Sindicato inicia contato com os prefeitos do GABC para discutir sobre a expansão imobiliária desenfreada e medidas para defender a vocação industrial da região. Dia 02,

prefeito Luiz Marinho (SBC) esteve na diretoria colegiada e no dia 25, diretores conversam com prefeito Donisete Braga (Mauá)

Page 4: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

4

Rede AkzoNobel: químicos participam de encontro Brasil e Argentina Sindicato participa de encontro

da Rede dos Trabalhadores(as) no Grupo AkzoNobel, realizado de 13 a 16/5. Entre os principais objetivos da atividade estava a troca de informações dos trabalhadores das unidades do grupo e a expansão da rede sindical na Argentina.

1º de Maio do ABC: Quero falar também! Cerca de 100 mi l

pessoas passaram pelo Paço de São Bernardo na festa promovida pela CUT-ABC, com o apoio dos sindicatos da região,

apresentando à sociedade o projeto de lei de iniciativa popular que defende a ampliação do acesso à informação.

Em defesa do Trabalho Decente e contra o monopólio na petroquímica Encaminhando resoluções do 11º Congresso, o presidente Paulo Lage e o secretário de administração e finanças Juvenil Nunes da Costa foram a Brasília, em 25/4, para falar sobre Trabalho Decente no GABC com o escritório Brasil da OIT, e com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para expressar a preocupação em relação ao impacto socioeconômico em eventual compra da Solvay Indupa pela Braskem.

28 de Abril: pelo fim dos acidentes de trabalho graves e fatais Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, os sindicatos da região e CERESTs realizam debate com o tema Pelo Fim dos Acidentes Graves e Fatais no dia 25/4, em Mauá.

Seminário sobre Democratização da Mídia Sindicato sedia evento em 26/4 com debatedores ilustres da área de comunicação, entre eles o jornalista e blogueiro Luiz Carlos Azenha (TV Record e Blog Viomundo). O evento foi uma realização do jornal ABCD Maior, TVT, CUT – ABC e Metodista, com apoio do Sindicato.

Sindicato assina acordo com INCRA e MDA Sindicato e demais entidades que compõem o Fórum Estadual da Reforma Agrária assinaram protocolo de intenções junto ao Ministério do Desenvolvimento

Agrário (MDA) e ao Incra que visa apoiar o escoamento dos alimentos produzidos nos assentamentos rurais para as cidades.

Greve vitoriosa na Termocolor Após três dias de greve, trabalhadores(as) conquistam a troca da cesta básica pelo cartão alimentação, antecipação salarial e aumento real para trabalhador sênior e do laboratório.

CIPA-SUR na Henkel Os companheiros eleitos: Edson Tadeu (Banin); Waldir Teves; Waldeni Bernardes (Manga), Celso Gonçalves (Celso Preguiça); Jucelino de Oliveira (Jucelino da Balança), Cícero Rogério, João Wesley e Reginaldo José (Regis).

Criada a Rede de Trabalhadores da CBCO s r e p r e s e n t a n t e s d o s

trabalhadores(as) nas unidades de Ribeirão Pires (SP) e Monte Negro (RS) decidiram, em reunião realizada em abril, criar a Rede Sindical dos Trabalhadores(as) no Grupo CBC.

maio

Sindicato cobra contrapartidas sociais das empresas químicas O presidente Paulo Lage participa de seminário da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico, em 2/5, e destaca que apesar das várias medidas do governo federal beneficiando as empresas, inexiste contrapartidas sociais nas mesas de negociação.

Brasil e Turquia: cooperação Sul – SulDelegação do Sindicato vai a Istambul,

Turquia, para o segundo ciclo do acordo de cooperação internacional selado com o Sindicato dos Químicos da Turquia (Petrol-ls). O intercâmbio aconteceu próximo a uma conjuntura marcada por manifestações populares em ambos os países que têm em comum o uso da violência da força policial contra protestos pacíficos. Isso motivou ações conjuntas entre as entidades, como a Declaração pedindo o banimento da produção, exportação e importação e uso de gás lacrimogênio como arma química contra o povo.

Justiça a Olavo Hanssen: ato conclama pelo fim da impunidade Ato em homenagem ao operário químico e militante assassinado pela ditadura militar reuniu mais de 300 pessoas em 25/5 para reivindicar justiça. Convocado pela Comissão da Verdade Rubens Paiva, de São Paulo, e por várias entidades, o ato foi realizado no Salão da Sociedade Amigos da Vila Zélia, na zona leste da capital, o mesmo local onde ocorreu a manifestação de 1º de Maio de 1970 na qual Hanssen foi preso.

Químicos do ABC participam de reunião da IndustriALL O presidente Paulo Lage, o secretário de

administração e finanças Juvenil Nunes da Costa e o assessor de políticas públicas e sociais Nilton Freitas participaram nos dias 28 e 29 da reunião do Comitê Executivo do Sindicato Global IndustriALL , em Frankfurt, Alemanha.

Sustentabilidade é matéria de acordo com sindicato francês Sindicato e a Federação da Química e da Energia da CFDT (uma das principais centrais sindicais da França) firmaram a intenção de um acordo de cooperação internacional com o objetivo de desenvolver conhecimento e estratégias que estão em sintonia com as resoluções do 11º Congresso da categoria.

Seis dias de Greve na Hurner Trabalhadores realizam seis dias de greve e conquistam 20% de aumento na antecipação da PLR e criação de mais uma faixa; 3% de antecipação salarial; plano de cargos e salários e estabilidade de 90 dias.

Page 5: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

5

Quem são os trabalhadores químicos? Trabalhador da Oxiteno, presidente do Sindicato e dirigente da CUT, Remigio Todeschini é o sistematizador da publicação “Os Trabalhadores Químicos no Brasil no Século XXI”, lançado pelo editora LTr e baseado em pesquisa do Laboratório de Psicologia do Trabalho da UNB.

Sindiquim Especial SaúdeNo mês em que se celebra o Meio Ambiente, parceria

da secretaria de saúde, trabalho e meio ambiente com a secretaria geral e de imprensa publica edição especial do Sindiquim, abordando principalmente a CIPA, seu papel e suas atribuições.

Junho

Site do Sindicato de cara nova! Interativo, dinâmico e com muito mais informação, novo site do Sindicato entra no “ar” no dia 1º, inaugurando também o boletim eletrônico Sindiquim na web.

Gilmar Mauro no Sindicato Dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participa da reunião da direção colegiada de junho para falar sobre a reforma agrária no Brasil. Após debate, recebe exemplar do Caderno de Resoluções do 11º Congresso dos Químicos do ABC.

Sindicatos impulsionam frente pelos recursos do petróleo para Mauá

La n ç a d o m o v i m e n t o p o p u l a r suprapartidário para pleitear recursos ao município de Mauá com a produção e distribuição de combustíveis processados pela Refinaria de Capuava (Recap). A mobilização é coordenada pelo Sindicato em conjunto com o Sindicato dos Petroleiros

Em defesa das reivindicações e da democracia Sindicato apoia manifestações populares e reafirma as bandeiras de luta aprovadas no 11º Congresso, como: combate à precarização causada pela terceirização; jornada de 40 horas sem redução de salário; ratificação da Convenção 158

da OIT contra a demissão imotivada; 10% do PIB para a educação e 10% do PIB para a saúde; licença-maternidade de 180 dias; e defesa do crescimento econômico com inclusão social e matriz energética limpa.

Juventude química do ABC participa de seminário do IndustriALL O sindicato global IndustriAll realiza nos dias 13 e 14 seminário de jovens trabalhadores(as) em Cajamar/SP, com a participação de 25 trabalhadores de diversos sindicatos brasileiros, incluindo os Químicos do ABC.

Paralisação na Harbin Trabalhadores paralisam produção em 26/6 devido atraso nos salários, falta de pagamento das refeições e irregularidades no FGTS e INSS. Na parte da tarde, os valores foram depositados e os trabalhadores retomaram o trabalho avisando: se atrasar novamente, greve será retomada.

Sábados livres na Lazzuril Após duas horas de paralisação e decretado Estado de Greve, em 27/6, trabalhadores conquistam melhorias na PLR e sábados livres.

Greve vitoriosa na Lipson Dois dias de greve resultaram em importantes conquistas, entre elas o pagamento de 50% do convênio médico pela empresa; reuniões semanais com o líder para discutir problemas; respeito à

CLT na compensação de atrasos até 10 minutos na entrada e busca de uma prestadora de serviços para trazer as refeições ao local de trabalho.

Greve na ICL Brasil conquista PLR e equiparação Após cinco dias em greve, trabalhadores comemoraram o atendimento das reivindicações de equiparação salarial e programa próprio de PLR com valor linear.

Julho

VII Congresso da CNQ-CUT De 2 a 4 /7 delegados traçam plano de lutas e elegem nova diretoria. Sindicato integra nova direção com Sergio Novais, Fabio Lins, Lucimar Rodrigues da Silva, Dalva Lúcia de Oliveira e Paulo Lage.

Paralisações no Dia Nacional de Luta Em 11/7 os trabalhadores realizam pro-testos, para-lisações e vá-rias manifestações por todo o país pelas reivindicações da classe trabalhadora. No Grande ABC, químicos realizam paralisações na BASF Demarchi, Davene, Bem Estar Cosméticos, Global Pack e participam do ato unificado na Refinaria de Capuava (RECAP) em Mauá.

Manifestações contra a Globo No Dia Nacional de Luta foram realizados atos contra o monopólio da Rede Globo em cinco estados: SP, RJ, RS PA, Rio

e SE. Na capital, a manifestação conseguiu enviar um raio laser que invadiu o estúdio que transmitia o jornal local do início da noite. O ponto verde, à esquerda da tela, desconcertou o apresentador e foi rapidamente tirado do ar.

IDH: Governos Lula/Dilma fizeram a diferença ONU divulga dados sobre o inegável avanço no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Brasil nos últimos anos. Esse índice saiu de “muito baixo” (0,493) em 1991, chegou a “médio” (0,612) em 2000 e saltou para “alto” (0,727) em 2010.

Acidente com morte na Produquímica O operador de guincho foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos de tombamento do veículo. Sindicato participa das investigações e sugere mudanças para garantir maior segurança na empresa.

CBC: paralisação conquista mudança no plano de saúde Do dia 4 a 9, os trabalhadores(as) atrasam entrada dos turnos por duas horas para protestar e pressionar por mudanças no Convênio Médico. A OLT (representação dos trabalhadores) e Sindicato

realizaram várias reuniões com a empresa até que no dia 9 chegaram a uma proposta de mudança do plano de saúde, aprovada em assembleia.

Page 6: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

6

Greve vitoriosa na Casa da QuímicaApós 14 dias em greve, os trabalhadores

aprovaram proposta acordada entre empresa e Sindicato na audiência do TRT-SP realizada no dia 14 de agosto, conquistando a principal reivindicação: extensão do convênio médico aos dependentes (80%).

Encontro da Rede Solvay: queremos respostas O VII Encontro da Rede de Trabalhadores no Grupo Solvay – Mercosul delibera pela realização de um protesto para cobrar respostas

da empresa sobre a indefinição da venda das plantas Solvay Indupa de Santo André e de Bahía Blanca (Argentina).

SUR da Autometal A nova gestão do SUR eleita pelos trabalhadores é composta por Alessandro de Assis de Lima, Rogério Rosa Lopes, Alaide Cirqueira Magalhaes e Kleber Miranda da Silva.

CIPA/SUR da CGE Depois de difíceis negociações e até impugnação do processo eleitoral, foram eleitos os companheiros: (Titulares) Vicente Souza, Adelino Tomaz, Rafael Antônio, Alderlei Guilhermino, Anderson de Paulo. Suplentes: Jocelino Barbosa, Edson da Silva, Fábio Henrique, Joaquim Inácio.

CIPA na Maxi Rubber Os companheiros(a) eleitos para a Gestao 2013/2014: Antonio Rosinaldo, Mauricio Varjão, Roberto Fernando, Francisco Ranilson, Ayrton Moura, Ana Paula e Ricardo Argolo.

Seminário para elaborar plano de açõesDe 22 a 24 de julho, diretoria do Sindicato

realiza seminário para transformar em plano de ações cada uma das bandeiras de luta aprovadas nas resoluções do 11º Congresso, realizado em março.

Panfletagem na BASF marca o Dia Contra o Trabalho Precário No dia 26, com o objetivo de alertar sobre o que está em jogo com a aprovação do PL 4330

da Terceirização. A BASF foi escolhida por apresentar um grande número de trabalhadores terceirizados e a terceirização é uma das práticas características do trabalho precário.

agosto

Intensifica luta para barrar PL da Terceirização Em todo o Brasil, CUT e sindicatos se mobilizam para barrar votação do PL 4330, que libera a terceirização em todas as atividades e funções, ameaçando direitos e dividindo os trabalhadores no local de trabalho, enfraquecendo suas representações.

Protestos exigem CPI para apurar “propinoduto” tucano Mais de quatro mil pessoas foram às ruas da capital no dia 14 protestar contra a péssima qualidade do transporte público e exigir investigação do propinoduto tucano no Metrô e CPTM (superfaturamento e suborno há 20 anos no governo de São Paulo).

Primeira sede da CUT Por ocasião das comemorações dos 30 anos da CUT, a sede da Associação de Aposentados Químicos do ABC recebeu visitas ilustres: Jair Meneguelli, primeiro presidente da Central, e Jacy Afonso, atual Secretário Nacional de Organização e Política Sindical. A conhecida “casinha” dos Aposentados abrigou a primeira sede da CUT, em 1983.

Assembleia abre Campanha Salarial do Setor Químico Com data-base em 1º de novembro, assembleia do dia 23 inicia a campanha salarial. Orientação é mobilizar fábrica a fábrica,

nos meses de setembro e outubro, para pressionar pelas reivindicações na mesa de negociação.

Por um São Paulo sem racismo Delegação dos sindicalistas do ABC participam da III Conferência de Promoção de Igualdade Racial do Estado de São Paulo (CEPIR/SP), realizada de 23 a 25 de agosto, na capital.

Dia de Luta: duas fábricas da Sankofort paradas Na manhã de 30/8, trabalhadores(as) das fábricas da Sankofort Colchões e Sanko Espumas cruzaram os braços das 7h às 9h para lutar por pauta específica, decretando estado de greve, e para marcar o Dia de Mobilização e Luta, convocado pela CUT para denunciar a proposta pelo PL 4330 da Terceirização.

Nova CF na FastplasOs companheiros Alex, Rafael, Amauri e Rodrigo foram

eleitos, no dia 29/8.

Sindicato recebe delegação de educadores sociais dos EUA Ambrey Gray, do Texas

e Elaine French, da Carolina do Sul, visitaram a entidade acompanhadas dos educadores Fabíola de Carvalho e Raifah Monteiro, do projeto Meninos e Meninas de Rua de SBC.

CUT completa 30 anos de história e de luta Em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, a classe trabalhadora brasileira fundava a central sindical que se tornaria a maior da América Latina. Para comemorar, a CUT promoveu seminário internacional, ato solene com coquetel e jornada cultural.

setembro

Vitória dos Trabalhadores: CUT impede votação do PL 4330 Em 4/9, manifestantes conseguiram impedir a votação do PL 4330 da Terceirização e o compromisso de que só se discutirá a votação do PL 4330 após a realização de audiência pública com trabalhadores, empregadores e instituições de Direito.

A indústria química na ditadura civil-militar no Brasil O jornalista Alípio Freire esteve reunido com a direção e militantes do Sindicato

em 2/9 para debater as motivações do golpe que implantou a ditadura civil-militar no Brasil, em 1964, e a participação de empresários e banqueiros no financiamento à repressão.

Nosso adeus a Jair Diniz Morre no dia 5 o companheiro químico Jair Diniz, ex-presidente da Associação dos Aposentados Químicos do ABC.

Page 7: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

7

Movimentos sociais e sindical pedem o fim dos leilões do petróleo Milhares de pessoas ocupam a av. Paulista, em 5/9, no Ato Nacional em Defesa da Soberania e Contra os Leilões de Petróleo, convocado pelos petroleiros, CUT e entidades dos movimentos sociais.

Apoio ao Programa Mais Médicos Programa lançado pelo governo Dilma que propõe melhorar a assistência médica aos mais desassistidos sofre preconceituosa resistência das associações médicas, mas ganha grande aceitação popular. Sindicato

envia ofício de apoio a iniciativa ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A voz da juventude química Para dar um salto de qualidade na organização dos jovens químicos, Sindicato inicia a preparação do 1º Encontro da Juventude Química, a ser realizado em abril de 2014, com etapas preparatórias nas regionais.

Coflex: redução de jornada e sábados alternados Mobilização dos trabalhadores conquista jornada de 40,5 horas semanais,

sábados alternados e 60% de aumento na PLR.

Dilma propõe na ONU governança global para internet Discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU, em 24/9, presidenta defende marco regulatório internacional que proteja a liberdade de expressão, a privacidade dos indivíduos e a neutralidade da rede mundial de computadores.

Nova CIPA na Houghton Eleitos os companheiros: Alexandro, Agnaldo Donizete, André Freire, Willian, Lino, Evellin e Denilson.

Mais conquistas na Faurecia Os trabalhadores(as) conquistaram jornada de 42h semanais e 24% de reajuste no vale alimentação.

PLR na Ouro Fino Trabalhadores conquistam reajuste de 22,73% sobre o valor base do ano passado, recuperando todas as perdas.

PPR com avanços na AkzoNobel Proposta negociada prevê reajuste no valor base de mais de 20%, e sem

metas relacionadas com acidentes de trabalho, conforme estabelece a Medida Provisória nº 12832.

Greves nas Sankos Após 8 dias em greve, trabalhadores aprovam contraproposta patronal apresentada na Gerência Regional do Trabalho, em São Bernardo. No acordo: valor melhor de PLR; reajuste de 25% no vale alimentação; e nova avaliação em relação ao convênio médico, além do compromisso de retomar pauta em novembro, incluindo implantação do SUR.

Lançada Frente Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência no Trabalho Iniciativa da prefeitura de SBC visa combater os diversos tipos de violência

que ocorrem no ambiente de trabalho, como assédios sexual e moral, acidentes, trabalho escravo, doenças profissionais e outros.

Diadema prepara 1º Encontro da Juventude Química Realização da primeira plenária preparatória do 1º Encontro de Juventude dos Químicos do ABC, em 28/9, foi um sucesso, possibilitando aos participantes um amplo debate sobre a situação dos jovens no mundo do trabalho.

outubro

Sindicato representa CUT em conselho setorial do Brasil Maior Presidente Paulo Lage participa em 2/10 da 5ª. reunião do conselho de competitividade setorial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do Plano Brasil Maior, realizada na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília.

O 8 de outubro é nosso! Data simbólica e muito importante para todos nós. Além de ser aniversário de 75 anos da fundação do Sindicato, é também, desde 2006, o DIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS DO ABC, celebrado nas sete cidades da região.

Pressão total no chão da fábrica Diante da negativa patronal, na primeira rodada de negociações, Sindicatos suspendem negociações até 31 de outubro e decidem intensificar a mobilização. Aumentam paralisações por pauta específica nas fábricas.

Mobilização na Vitopel Luta é por plano de cargos e salários, manutenção da 5ª Turma e manutenção de benefícios ameaçados pela empresa. Depois de várias reuniões e propostas, o encaminhamento tirado em assembleia foi entrar com ação contra a empresa na Justiça do Trabalho.

noVembro

Zé Dirceu participa da reunião da direção c o l e g i a d a Companheiro debateu a conjuntura os projetos para o Brasil, falou das irregularidades da Ação Penal 470 e recebe o apoio e o carinho da diretoria e militância, em 5/11.

Termina Campanha salarial: reajustes vão de 7,5% a 12,05% Assembleia do dia 8 aprova proposta que prevê índices de reposição de 7,5% a 12,05%, com aumento real de 1,8% nos salários. Uma das melhores campanhas dos últimos anos, pois além do índice de aumento

real entre os melhores conquistados no País este ano, químicos conquistaram mais RESPEITO dos patrões.

Mês da Consciência Negra 2013 CUT prepara programação especial para marcar o 20 de novembro, com CUT Cidadã Consciência Negra em Mauá, no sábado 23.

Page 8: 4'6 4 # Sindicato vai à Justiça contra perdas do FGTSquimicosabc.org.br/system/uploads/materiais/195/arquivo/... · 2013. 12. 3. · Desde 1991 o FGTS é corrigido pela TR e mais

8

A Executiva Nacional da CUT repudia a prisão e o tratamento dado aos companheiros José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares transformados mais uma vez em espetáculo midiático.

O julgamento foi um ato de exceção, que deve ser compreendido pela nossa militância como parte de um processo orquestrado pelos setores conservadores da sociedade contra o projeto político democrático-popular responsável pelos avanços sociais dos últimos doze anos no Brasil.

Esses setores conservadores da sociedade não se conformam e não suportam o desenvolvimento com inclusão social, a distribuição de renda e, menos ainda, o acesso de pobres a bens e serviços que antes eram privilégio de poucos, como andar de avião, ter casa própria, entrar na faculdade ou comprar carros. Querem ganhar no tapetão.

O episódio das prisões, transmitido de forma espetaculosa, é mais um capi-tulo de um julgamento que se pautou pela pressão da mídia conservadora e do poder econômico. Assim, juízes do STF decidiram tornar definitivas as penas dos companheiros Dirceu, Genoino e Delúbio antes mesmo do julgamento de seus últimos recursos jurídicos, os embargos infringentes.

O ministro Joaquim Barbosa resolveu aproveitar o feriado de 15 de novembro para expedir os mandatos de prisão contra os companheiros sem encaminhar, como lhe cumpria fazer, a carta de sentença de cada um deles, o que fez com que os três companheiros ficassem presos em regime fechado quando teriam direito ao semiaberto. Expediu os mandatos de prisão e viajou em seguida. Determinou a transferência dos presos para Brasília, muito distante de suas residências e de seus locais de trabalho, onde deveriam cumprir o semiaberto. Foi um gesto

Democracia é uma conquista!

deliberado para constrangê-los e humilhá-los bem como suas famílias.

O uso da chamada doutrina do domínio do fato (julgamento com base na interpretação de fatos e não em provas) para incriminar os acusados abre a pos-sibilidade de ser utilizado, de forma recorrente, para criminalizar os movimentos sociais e condenar suas lideranças, assim como condenar cidadãos comuns, constituindo-se numa afronta aos direitos humanos, gerando uma situação de insegurança jurídica e provocando um verdadeiro retrocesso na trajetória per-corrida pelo País na consolidação das instituições democráticas.

Esse quadro coloca no centro do debate nacional a urgência da reforma po-lítica defendida pela CUT, pelos movimentos sociais e pelas forças progressistas da sociedade brasileira.

Manifestamos nossa solidariedade aos companheiros e reafirmamos nosso reconhecimento do papel de cada um deles nas lutas pela democratização da sociedade brasileira nas transformações recentes do país.

Por tudo isso, a CUT exige a imediata revisão criminal que anule a sentença da Ação Penal 470.

Estaremos nas ruas, nos locais de trabalho, nas escolas, defendendo nossas conquistas, nossos direitos e os nossos companheiros.

Democracia é uma conquista!

São Paulo, 19 de novembro de 2013.Executiva Nacional da CUT

em nota oficial, cut exige anulação da sentença e reVisão imediata da ação Penal 470. confira a íntegra do texto:

atenção: etecs e etes - vestibulinho para segundo semestre de 2014 será em março. Agende-se!

Mauá doa terreno à categoria química No dia 13, Sindicato recebe das mãos do prefeito Doniseti Braga a doação de um terreno de 10mx34m, localizado na Rua Dom José Gaspar, no centro de Mauá. Trata-se de uma concessão por 20 anos, que pode ser renovada de acordo com a legislação, desde que se cumpra o compromisso do Sindicato em fazer uso imediato da área, com objetivo de prestação de serviços à categoria. A diretoria ainda não definiu, mas o local deverá abrigar um centro de formação e qualificação

Centrais sindicais

nas ruas contra o fator previdenciário A CUT e demais centrais sindicais ocuparam as ruas do Centro de São Paulo, no dia 12, para exigir o fim do fator previdenciário.

Lançado Plebiscito Popular pela reforma política Movimentos sociais lançam, em 15/10, plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político,

que será na Semana da Pátria de 2014, com a única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.

Solvay anuncia compra da ERCA e fechamento da Rhodia Química Dia 22, em reunião com o Sindicato, empresa informa a compra da empresa ERCA Química e o fechamento da Rhodia Química em Santo André. Os 63 postos de trabalho serão incorporados à unidade ERCA.

Intercâmbio com a Comunidade Quilombola de Caçandoca Sindicato

participa de intercâmbio para conhecer a realidade dos moradores quilombolas de Caçandoca, em Ubatuba. A comunidade foi vítima de um violento processo de expropriação de seu território, mas em setembro de 2006, o presidente Lula assinou decreto que garante

a titulação daquela área em nome da comunidade.

Posse OLT CBC Eleitos os companheiros Everaldo, Jefferson, Henrique (foto da esq. p/ dir.) e Luiz Antonio.