A Comarca, n.º 322 (31 de julho de 2008)

download A Comarca, n.º 322 (31 de julho de 2008)

of 28

Transcript of A Comarca, n.º 322 (31 de julho de 2008)

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    1/28

    2008.07.31

    0,60 Euros(IVA INCLUIDO)

    " a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra"

    N.32231 DE JULHO2008Ano XXXI2. SRIE

    PORTEPAGO

    PUBLICAESPERIDICAS

    TAXA PAGAPORTUGAL

    CCE TAVEIRODE00552006MPC

    AUTORIZADO A CIRCULAREM INVLUCRO FECHADODE PLSTICO OU PAPEL

    PODE ABRIR-SE PARAVERIFICAO POSTAL

    Fundador: Maral Pires-Teixeira * Director: Henrique Pires-Teixeira * Director-Adjunto: Valdemar Alves

    SEDE E ADMINISTRAO:Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, 41 3260 - 420 Figueir dos VinhosTelef.: 236 553 669 Fax : 236 553 692 E-MAIL:[email protected]

    CASTANHEIRA DE PERA * FIGUEIR DOS VINHOS * PEDRGO GRANDE

    ORGULHO NO PASSA

    CASTANHEIRA DE PERA E PEDRG P g s . 1 6 e 1 7

    P g s

    . 1 2 e 1 3

    FIGUEIR DOS VINHGeminao uma realPg.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    2/28

    2008.07.312 PGINA DOISPGINA DOISPGINA DOISPGINA DOISPGINA DOIS

    R ZESMARIA ELVIRA PIRES-TEIXEIRA

    DEVESAvaldemar alvesDIA DO CONCELHO DE PEDRGO GRA No passado dia vinte e quatro de

    Julho, o Municpio de Pedrgo Gran-de comemorou o seu dia, com a pre-sena de um membro do Governo, fa-zendo a entrega dos Prmios Autr-quicos aos alunos das escolas doconcelho, que se distinguiram noltimo ano lectivo. Um dos momentosaltos das cerimnias.

    Tiveram lugar algumas inaugura-es, como o Centro Rural de MegaFundeira, uma obra de rara beleza,atendendo sua localizao e ambien-talismo.

    As merecidas obras de beneficiaoda Avenida 25 de Abril, tambm tive-ram a honra de inaugurao.

    A ltima obra emblemtica do con-celho que dignifica quem a idealizou ea colocou em prtica, da qual vai bene-ficiar uma grande parte da regio cen-tro, que ser o Centro de InterpretaoTurstica de Pedrgo Grande (nafoto), a primeira das obras inaugurada.

    A apresentao pblica do PercursoPedestre Trilho dos Romanos Es-trada Panormica do Cabril, um de-sejo muito antigo das populaes dosdois Pedrgos.

    E assim vai o concelho de Pedrgo

    Grande, de ano para ano, mais obramenos obra, a realidade que se temfeito melhorias. Talvez no se tenhamrealizado aquelas que o seu PresidenteJoo Marques gostaria e ambicionava,mas tem realizado as possveis di-menso do prprio concelho, das ver- bas atribudas, da conteno de des- pesas e dos projectos que tem apre-sentado, uns aprovados e outros no.

    As suas capacidades de gestor autrquico so-lhe reconhecidas, alis,

    REINVENTAR A HISTRIAQuantas memrias esquecidas se perdem definitivamente na mdos que ainda as iam lembrando e s quais, mais ningum ligou nema. At que algum historiador mais curioso ou antroplogo mais cre algum outro arquelogo mais experiente ou realizador mais reccido; reinvente, reformule e institua novas roupagens, a partir d pequeno pedao, entretanto conhecido ou de algum caco casualmdescoberto, passando a ver e a viver o seu presente, a partir da Hi passada e de tantas mais histrias perdidas. E que depois passareconhecer como identidade e a ligar como valor. Nem que ptenham a ver com a Verdade, que foi j muito esquecida!

    Mas tambm existe uma diferena abissal e que tem a ver cohistrias de quem as vivia e que necessariamente duravam os 36de cada ano. De facto, para serem bem contadas, s vivendo-anovo, saboreando-as a plenos cinco sentidos e sofrendo-as a pquatro costados. Ou sero sete?

    Assim, muito mais fcil assistirmos comodamente em casa, a conta e descreve a Histria resumida com o alcance limitareinventado de uma longa metragem.

    ENVELHECER A PRECEITOA capacidade para apreciar e valorizar um vinho tem directame

    ver com o nosso prprio envelhecimento. Dizem que um vinho te ento se for do Porto... e da Bairrada quanto mais velho meTambm ns o seremos? Pelo menos, quanto a questes de degusvincola, parecemo-lo ser de facto!

    Parece que o palato vai amadurecendo, consoante a idade vai aando. De facto, poucos teenagers acompanham as suas refecom vinho e poucos nas idades dos entas, se puderem; o evit

    A mim, se no me fizer companhia a uma boa refeio, um vcondizente, j no bem a mesma coisa. preciso regra e modertodo o resto o deleite prprio de uma boa bebida e sem dvidmelhor acompanhamento.

    Tal como um bom vinho velho, que necessita de um bom cascoo poder ser, tambm ns a partir do nosso velho gosto, vamos tramelhor da nossa vasilha!

    COMPOSIESE ABSTRACES

    Embrulhos e embrulhadasem dinheiro. Como os embrulhos eramfeitos de papel, atados com fios, asnotas comearam a cair. Fiquei aflita,amedrontada at, com tanto dinheiroa cair-me ali frente.

    A minha casa ficava isolada, semvizinhos a quem recorrer para meaconselharem.

    Perguntei aos rapazes quem tinhaenviado as encomendas. Foi mecunha(patro) disseram em coro. E partiram.

    Chamei o Cipaneque, o meu bomamigo cozinheiro e confiei-lhe amisso de ir chamar o meu marido povoao. Entretanto, regressaram osmesmos rapazes a pedir asencomendas de volta tinha sidoengano por essa altura j tinhaaberto os outros embrulhos, procurade alguma pista para aquelafarturinha. Era um estendal que eutinha frente e eu, de porta aberta,

    Enquanto no nos considerassemadaptados ao meio, ramosconsiderados japoneses (!?!). No sei bem porqu teria a ver com osolhos?... talvez mais fechados para asreferidas leis? Sei que s passadoalgum tempo que adquiramos oestatuto de adaptados, depois de passarmos por algumas provas,incluindo partidas entre elas, a caaaos gambozinos, as histrias de

    fantasmas desordeiros, a venda deterrenos do Estado, enfim, um nomais acabar de malandragem semmaldade, de gente nova e divertida.

    Um dia, estava eu em casa, quandome apareceram trs rapazes de raanegra, com uns embrulhos cabea.Pensei que se tratava de compras feitas pelo meu marido e, curiosa, abri umdos volumes. Para meu grandeespanto, vi que eram maos de notas

    A vida de um ser humano preenchida por episdios estranhosque, por vezes, at parecem irreais. Notempo que atravessamos, carregadode materialismo onde, para muitos, odinheiro smbolo de felicidade, emque se mata por dinheiro, perdem-seamizades e ganham-se outras (?) s por dinheiro, esta histria , nomnimo, bizarra.

    Aconteceu pouco tempo depois de

    ter chegado a Moambique, onde fuiter com o meu marido. Estava eu nachamada idade de ouro marcoinesquecvel de uma vida vivendocom a despreocupao prpria damocidade e do ambiente simples everdadeiro de frica.

    Estvamos em Muatua,desconhecendo quase por completo,

    a vida e as leis domato.

    prova desta verdade a obra que temvindo a fazer e que no seu entender ainda no terminou.

    Aproveito esta data, para lhe en-derear a minha gratido, por tudoquanto tem feito pelo meu concelhoe pelas suas gentes, que merecem oesforo do Presidente da Cmara Mu-nicipal, dizendo-lhe que poder con-tinuar a contar com a minha amizade,no sentido de se fazer cada vez maise melhor pelo nosso Concelho.

    Outros tempos.Por terras de Moambique.

    com aquilo tudo em exposio Pedique esperassem. Passado algumtempo, apareceu o meu maridoacompanhado por um amigo que eraagente de algodo. Vinham bastantedivertidos: Cipaneque j lhes tinharelatado o sucedido e l foramcontando o que tinha acontecido.Explicaram que estavam a conversar no largo do Posto, quando chegou acarrinha da Companhia do Algodo,

    com o dinheiro para os mercados.Como a conversa era muito mais inte-ressante e era uma pena interromp-la, chamaram uns rapazes que por aliandavam e pediram-lhes que levassemos embrulhos para casa. Como o meumarido estava h mais tempo nessa

    terra, eles acharam por bem entros embrulhos na sua casa

    Esta era a vida do mato, em temde paz. Natural, minimalista, confidivertida.

    Tambm se contava que, nuocasio, na distribuio do dinh para os mercados por diversas teocorreu uma avaria na carrinhtransporte. Como anoiteceu, o enregado e o motorista resolveram d

    a viatura na estrada (com centencontos) e foram dormir povomais prxima!

    Era frica. Eram outros temoutros valores. Sem mais comtrios

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    3/28

    2008.07.31 3REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    FIGUEIR DOS VINHOS E SAINT MAXI2 CARTA DE GEMINAO ASSINADA

    De 25 a 29 de Julho, deslocou-se a Fi-gueir dos Vinhos uma delegao da Com-mune de Saint Maximin, liderada pelo

    Maire daquele vila francesa, Serge Macu-dzinski para a assinatura da 2 Carta deGeminao entre aquele municpio fra-ncs e o municpio de Figueir dos Vinhos, pelos respectivos autarcas Serge Macu-dzinski e Rui Silva, que teve lugar no passado dia 27 de Julho, Domingo.

    Conforme A Comarca divulgouoportunamente, a 1 Carta de Geminaofoi assinada no passado dia 15 de Junho,em Saint Maximin, tendo ali se deslocadouma pequena comitiva figueiroense, com- posta pelo Presidente e Vice-presidentedo Municpio de Figueir dos Vinhos,respectivamente, Eng Rui Silva e Dr.lvaro Gonalves e Joo Cardoso, emrepresentao da Assembleia Municipal.

    semelhana do que j havia aconte-cido em Saint Maximin, para assinalar estaocasio, tambm em Figueir dos Vinhos

    foi simbolicamente plantada uma rvore, junto ao Mercado Municipal.Durante os cinco dias da visita, a Au-

    tarquia figueiroense proporcionou dele-gao francesa um conjunto de actividadesassociadas s Festas da Feira de S. Panta-leo, bem como uma visita aos vrios pontos de interesse turstico e cultural,locais, regionais e nacionais como a visitas Fragas de S. Simo (dia 25); Praia dasRocas, Barragem do Cabril, Sr. da Con-fiana (dia 26), Exposio de Pintura noClube Figueiroense, Casulo de Malhoa,

    Centro Histrico e Fbrica do Po de L

    (dia 27), a Lisboa - Oceanrio, Mosteirodos Jernimos, Torre de Belm, Padrodos Descobrimentos e Sintra - Palcio daPena (dia 28). Durante os trs dias daFeira de S. Pantaleo a comitiva francesaassistiu aos espectculos nocturnos(Noite de Figueir, Festival de Folclo-re e a revista portuguesa Isto quevai aqui uma aorda e visitou a feira, on-de privou com feirantes e compradores.

    A comitiva francesa regressou a SaintMaximin na Tera-feira, logo pela manh,levando na bagagem a 2 Carta de Gemina-

    o assinada mas, principalmente, o sentimen-

    to de uma deslocao frutfera, com contactosmuito importantes, onde foram trocadas v-rias ideias para a consolidao da geminaoagora assinada e a certeza que este foi maisum passo para a concretizao de um projectoem que ambos s tm a ganhar, no aspectoempresarial, desportivo, educao e associa-tivismo, conforme nos declarou Serge Macu-dzinski, aps o jantar de despedida oferecido pela Junta de Freguesia, na Segunda-feira noite. Serge Macudzinski lembrou que as ge-minaes so uma realidade da Europa actual,existindo cada vez mais municpios ligados

    entre si atravs de uma acordo formalde geminao, em que se procura in-centivar a cooperao entre muni-

    cpios e aproximar os seus cidados eum contributo para uma Europa mais justa e mais humana.

    Serge Macudzinski fez questo derealar que a comitiva leva o povo fi-gueiroense no corao, pela sua inex-cedvel hospitalidade e simpatia que,confessou, no foi para si nenhumasurpresa, j que tanto ele em Janeiro,quando da primeira visita a Figueirdos Vinhos, como a pequena comitivaque aqui se deslocou durante o S. Jo-o, como - sublinhou - os emigrantes

    figueiroenses em Saint Maximin seo tm evidenciado de uma forma mcalorosa.

    Como curiosidade, refira-se a partridade de ter sido escolhido para a emdo jantar de despedida uma SopPedra. Um gesto curioso e de grsimbolismo, j que a principal fonrendimento e mola da economia deMaximin , precisamente, a pedra.

    Relativamente assinatura, quer quer da 2 Carta de Geminao, vomos em prximas edies, com os pnores de um processo que A Comacompanhou, tanto em Saint Maxcomo em Figueir dos Vinhos.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    4/28

    2008.07.314 REGIO - PREGIO - PREGIO - PREGIO - PREGIO - P AMPILHOSA DAMPILHOSA DAMPILHOSA DAMPILHOSA DAMPILHOSA D A SERRAA SERRAA SERRAA SERRAA SERRA

    No mbito das comemoraes dos700 anos do concelho de Pampil-hosa da Serra, o Municpio no podiaficar alheio aos mais idosos, presta-ndo uma homenagem aos avs desteconcelho.

    Decorreu durante toda a semana(de 21 a 25 de Julho) um conjunto deactividades que pretenderam pro- porcionar um leque de ofertas socio-culturais e de lazer aos do concelho, bem como destacar o seu importante papel na sociedade.

    Na segunda-feira deu-se o arran-que da semana com uma tarde dan-ante que envolveu cerca de 60 avsdos 56 aos 84 anos, que participaramactivamente nas actividades deanimao propostas, terminandocom uma sesso de ginstica ao ar livre, Liberta a Ginstica que h emti classe snior.

    No dia seguinte privilegiou-se a in-formao prestada pela GNR Des-tacamento da Lous e Comando dosBombeiros Voluntrios de Pampilho-sa da Serra, tendo-se alertado e divul-gado estratgias para evitar burlas,abusos e assaltos, bem como cuida-dos a ter ao nvel da auto-proteco.

    Na quarta-feira reviveu-se no au-ditrio Monsenhor Nunes Pereira,um clssico do cinema Portugus,assistindo-se comdia O Pai Tira-no.

    O dia dos avs comemorou-se naquinta-feira (24 de Julho), sendoassinalado com a entrega pelas crian-as participantes em programas de

    ocupao de tempos livres e em fre-quncia de creche e Jardim de Infn-cia, de 300 flores pelas InstituiesLocais (Santa Casa da Misericrdiade Pampilhosa da Serra, Centro deDia de Fajo, Lar da Associao deSolidariedade de Dornelas do Zze-re, Centro de Sade e Comunidade).

    Ainda no decurso do programa detempos livres Julho em Aco, umMs de Diverso, uma av da co-munidade dinamizou a oficina de cu-linria As delcias da Av.

    Assinalando ainda este dia, inau-gurou-se a exposio A criativida-de na maior Idade dando a conhecer os trabalhos que os idosos desen-volvem nas instituies em que seencontram, demonstrando que a

    criatividade transversal a todaidades.

    A semana encerrou com mais sesso de Liberta a Ginstica quem ti - classe snior no idlico cenda barragem de Santa Luzia. trealizou-se o torneio de sueca no da Cmara Municipal, promoveo convvio e competio salutar

    Segundo a Vereadora do Execudo Municipio da Pampilhosa da ra, Alexandra Tom do balansemana e do nvel de participaatingido, considera-se que os obtivos propostos foram alcanatendo contribudo para tal, para ada parti-cipao da comunidadcolaborao das instituies comterveno com idosos no concel

    AUTARQUIA HOMENSEMANA DOS AVS EM PA

    TEATRO NAS C700 ANIVERSRIO

    Inserido no Programa Oficial dasComemoraes dos 700 anos de His-tria da Pampilhosa da Serra, realizou-se na passada sexta-feira, dia 25 deJulho, e semelhana do que vemacontecendo todas as ltimas sextas-feiras do ms, o ciclo Mise en Scnecom a pea A Plula Azul, noAuditrio do Edifcio Monsenhor Nunes Pereira, a partir das 21.30 horas.

    A apresentao da pea esteve acargo do Grupo de Teatro Amador doEsporo.

    A realar ainda nesta noite, a trega, por parte da VereadoraMunicpio, Dr. Alexandra Tom,certificados e de um DVD com a levada a cena pelos participanteCurso de Teatro que se realizouPampilhosa da Serra, entre 17 e 2Maro.

    O Municpio de Pampilhosa da Scontinua assim a trazer at s gentes diferentes espectculos curais, proporcionando bons momede diverso e de lazer.

    DESCIDA DE CARROS ROLAMENTOSENTRE FAJO E CAVALEIROS DE CIMA

    Integrada nas Comemoraes dos700 anos de Histria da Vila de Pam- pilhosa da Serra, realizou-se no pas-sado dia 26 de Julho, uma Descida deCarrinhos de Rolamentos, com um percurso de cerca de 4 Km, entre Fajoe Cavaleiros de Cima.

    Foi mais uma iniciativa organizada pelo Municpio de Pampilhosa daSerra e a Junta de Freguesia de Fajo,em colaborao com a Associaodos Bombeiros Voluntrios de Pampil-hosa da Serra e a G.N.R Pampilhosada Serra.

    Este evento, comeou por volta das10h30 com uma descida livre a permitir aos quase 20 concorrentes um maior e melhor conhecimento do espectacu-lar trajecto, seguindo-se os temposcronometrados que iriam permitir constituir a grelha de partida.

    Aps o almoo convvio entre orga-nizao, colaboradores e concorren-tes, que foi servido por volta das 13h00

    seguiu-se a prova que foi constituda por 3 mangas.

    A fechar este espectacular dia, foiservido por volta das 17h30 um lancheao que se seguiu a entrega dos prmiosaos vencedores, bem como umas lem- branas e respectivo certificado a to-dos os que estiveram envolvidos nesteevento.

    A realar a excelente articulao en-tre o Municpio de Pampilhosa da Serrae os seus colaboradores, que tiveramcomo primeira preocupao estabelecer um percurso o mais seguro possvelaos concorrentes, sendo disso mesmo prova, o feed back dos concorrentesque prometeram voltar j no prximoano.

    O Municpio de Pampilhosa da Serradeixou tambm uma palavra de apreoao Sr. Pedro Cortez, que desde o primei-ro momento se disponibilizou a cola- borar com o Municpio e que muitocontribuiu para o sucesso desta prova. TORNEIO DE

    FUTSALINTER-FREGUESIASInserido no ProgramaOficial das Comemoraesdos 700 anos de Histriada Pampilhosa da Serra,ir realizar-se entre 30 deJulho e 15 de Agosto de

    2008, o I Torneio deFutsal, com a participaodas Freguesias doConcelho de Pampilhosada Serra.Trata-se de mais umainiciativa promovida pelaAutarquia Pampilhosensee que conta com acolaborao dasrespectivas freguesias.O Municpio dePampilhosa da Serra, pretende assim promover o convvio e relaesinterpessoais entre oshabitantes das diversasfreguesias do concelho.

    Com o objectivo de valorizar a cultura pam- pilhosense, a Casa do Concelho de Pampilhosada Serra (CCPS) decidiu instituir um ciclo deencontros a realizar de dois em dois anos. Ociclo, a que se convencionou chamar BienalCultural de Pampilhosa da Serra, vai iniciar-se j este ano, no dia 15 de Novembro (um potencial fim-de-semana prolon-gado), e terlugar no Auditrio Municipal localizado noEdifcio Multiusos Monsenhor Nunes Pe-reira, sendo aberto a toda a populao.

    O tema da bienal inaugural ser a HistriaLocal de Pampilhosa da Serra. Para tanto, aCCPS convidou quatro oradores, todos elesligados ao concelho, para apresentarem publi-camente naquela data um pequeno trabalhosobre relativo a um local, pessoa, famlia ouevento relativo histria do concelho quecomemora no corrente ano 700 anos de vida.

    Assim, os quatro oradores que iro apre-sentar outras tantas comunicaes inditassero Ana Paula Branco (ex-directora do jor-nal Serras da Pampilhosa, autora e co-au-tora de vrios estudos e artigos sobre a hist-ria e etnografia pampilhosenses), em conjun-to com Jaime dos Anjos Henriques; FernandoRua, investigador da histria de Pampilhosada Serra, sobretudo sobre a poca medieval,

    CASA DO CONCELHO INSTITUI BIENAL CULTUVALORIZAR A CULTURA PAMPILHOSENSE

    sendo de destacar o seu estudo sobre o pelou-rinho da vila; Joaquim Nogueira, investigador da histria da regio, sendo de destacar a suamonografia sobre Dornelas do Zzere; e Pe-dro Freire, autor de vrias obras sobre a his-tria de Pampilhosa da Serra e outras localida-des, sendo de destacar o seu trabalho de semi-nrio dedicado ao foral manuelino pampilho-sense. Os trabalhos que vo ser apresenta-dos reportam-se a diferentes pocas da hist-ria pampilhosense, desde a Idade Mdia at Histria Recente.

    Para alm destes oradores pampilhosen-ses, a organizao da Bienal Cultural est areunir esforos no sentido de incluir a inter-veno de, pelo menos, um reputado orador sobre a temtica ligada Histria Local.

    Posteriormente, a associao regionalistair tentar editar, em formato de livro, as in-tervenes dos oradores convidados, no intu-ito de divulgar as suas concluses e dessaforma contribuir para um melhor conhecim-ento da histria do concelho.

    Enquanto a Bienal Cultural no tem lugar,nas prximas edies vamos dar conheci-mento dos temas a abordar e o perfil dosoradores convidados (por ordem alfabtica).

    Antnio Amaro Rosa

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    5/28

    2008.07.31 5REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    AUTARQUIA ASSINA PROTOPROTECO DE ESPCIES AMEAADAS

    Vivpraia 2008 Animao dasPraias Fluviais

    de Figueir dosVinhosEsto a decorrer as activida-

    des de Promoo e Animaodas Praias Fluviais do Concelhode Figueir dos Vinhos Viv- praia 2008, at ao dia 8 Agosto. Na Praia Fluvial Fragas de S. Si-mo as actividades decorreramde 14 a 25 de Julho, e na PraiaFluvial Ana de Aviz decorrem de28 de Julho a 8 de Agosto.

    O programa composto por Jo-gos Aquticos, Ginstica ao ar livre, Construo e Provas de Jan-gadas, Passeios Pedestres, Caaao Tesouro, Jogos de Sensibili-

    zao Ambiental, entre outros.Estas actividades so organi-zadas pelo Projecto Progride -Figueir Construir para a Inclu-so com a colaborao da Cma-ra Municipal de Figueir dosVinhos e tm como objectivo principal envolver as crianase jovens em actividades recrea-tivas, desportivas e de lazer, numespao fsico prprio, promo-vendo o contacto directo coma natureza e o respeito pelo meioambiente, bem como, sentidode responsabilidade e inter aju-da entre todos os participantes.

    Acampamentode Vero, noParque deCampismo Fozde Alge

    Realizou-se durante o ms deJulho o I Acampamento deVero, no Parque de CampismoFoz de Alge, com a participaode cerca de 30 crianas e adoles-centes, que contou com um percurso pedestre, actividadesna gua e muita animao du-rante todo o fim-de-semana.

    Estas aces tm como ob- jectivo a valorizao do parquede campismo e do espao en-volvente como locais de lazer de grande qualidade ambiental para a utilizao da comunidade,fomentar a educao cvica e aintegrao social dos jovens,atravs da participao e envol-vimento em actividades despor-tivas e recreativas e promover o contacto directo com a natu-reza atravs da organizao, ani-mao e participao em activi-dades de campo.

    JOO CARDOSO RECONDUZIDO FRPARA MAIS UM BINIO

    CORPOS SOCIAIS2008/2009

    ASSEMBLEIA GERALPresidente - Jorge Manuel Alves DominguesVice Presidente - Luisa Maria Barros BrsSecretrio - Victor Faustino CostaSecretrio Suplente: Rosa da Conceio Faria Graa

    CONSELHO FISCALPresidente - Carlos Manuel da Conceio MartinsVice Presidente - Jos Adelino da Silva SardinhaVogal Efectivo - M Madalena Rod. Dias OliveiraVogal Suplente - Mrio Vitorino Cotrim

    DIRECOPresidente - Joo Cardoso de ArajoVice Presidente - Ricardo Simes BatistaTesoureiro - Arlindo Jos Bernardo DinisVogal Efectivo - Nuno Manuel Loureno San tosVogal Efectivo - Lus Manuel Santos David SantanaVogal Suplente - Fernando Alves AbreuVogal Suplente - lvaro Francisco G. Santos Oliveira

    A Cmara Municipal de Figueir dos Vinhos aprohoje, dia 30 de Julho, em Reunio de Cmara, unanimidade, a rectificao e alargamento da Rua MPires Teixeira ( Bombas da Total - Recta do Zereiro ) Na mesma reunio foi, igualmente, aprovado por maa estrada que vai ligar a Avenida Jos Malhoa (junFilrmonica e Polo de Formao) ao Bairro Tefilo B(junto aos novos blocos habitacionais que se estconstruir e ex-Escola primria) via Cabeo.

    *****LTIM

    Autarquia aprocogamento da Rua M

    REUNIO DE CM

    No passado dia 4 de Julho, Joo Cardoso foireconduzido frente dos destinos para aqueleque ser o seu terceiro mandato consecutivo frente da AEPIN - Associao Empresarial doPinhal Interior.

    Relativamente aos anteriores Corpos Sociais,de registar a entrada de Jorge Domingues - emrepresentao da firma M. Domingues Herdei-ros - para Presidente da Assembleia Geral e deCarlos Martins - em representao da firmaCentro de Fisioterapia, Lda. - para Presidente

    do Conselho Fiscal. Na Direco, realce para aentrada do Eng. Ricardo Batista - em represen-tao da firma Eurovegetal, Lda. - para VicePresidente daquele rgo.

    Em assembleia concorrida, mas consensual,Joo Cardoso viu tambm aprovado o Relatrioe Contas relativas ao Exerccio de 2007, por unanimidade.

    Joo Cardoso

    A Cmara Municipal deFigueir dos Vinhos,

    Quercus, InstitutoSuperior de Psicologia

    Aplicada, MarinhaPortuguesa - Aqurio Vasco

    da Gama, e Faculdade deMedicina Veterinria daUniversidade Tcnica de

    Lisboa subscreveramTera-feira, dia 15 de Julho

    um protocolo que visa areproduo em cativeiro decinco espcies ameaadas,

    com vista ao posteriorpovoamento dos seus

    habitats naturais.

    A primeira fase do projecto,que vai durar trs anos, temcomo objectivo reproduzir asespcies e garantir a manu-teno de um repositrio ge-ntico em cativeiro.

    A segunda fase prev a utili-zao destas populaes em ac-es de repovoamento dos ri-os, associadas a projectos de re-cuperao de linhas de gua.

    Neste projecto liderado pe-la Quercus, a autarquia de Fi-gueir dos Vinhos ganha protagonismo por receber a piscicultura no seu concelho,ele prprio rico em riquezasnaturais e biodiversidade. O projecto ser desenvolvidoem instalaes da DirecoGeral dos Recursos Flores-tais, localizadas em Campelo,concelho de Figueir dos Vin-hos, no Stio de Interesse

    Comunitrio Serra da Lou-s. Trata-se de uma antiga piscicultura actualmente de-sactivada. As instalaes socompostas de nove tanquesao ar livre, cada um com cercade 21 m2 de rea e profun-didades variveis, e oito tan-ques interiores de pequenadimenso (60x40 cm). Dispeainda de um edifcio de apoiocom duas salas para labora-trio e exposies, e uma sala para apoio.

    O protocolo ontem assina-do tem como espcies-alvo,cinco peixes, do Oeste e do Suldo pas, nomeadamente a boga

    A Quercus assume a lidrana do projecto, atravs dseu Fundo Quercus para Conservao da Natureza, mconta com a participao doutras entidades, nomeadmente a Unidade de Invesgao em Eco-Etologia dInstituto Superior de Psiclogia Aplicada (UIEE-ISPA)

    do Oeste (Achondrostomaoccidentale), boga-portu-guesa (Iberochondrostomalusitanicum), escalo do Mira(Squalius torgalensis), escalodo Arade (Squalius araden-sis) e boga do Sudoeste (Ibe-rochondrostoma almacai).

    Esto tambm considera-das trs plantas: o narciso do

    Algarve (Narcissus willkom-mi), o trevo-de-quatro-folhas(Marsilea quadrifolia) e Pilu-laria minuta.

    Trata-se de espcies amea-adas de extino, devido aataques por elevados nveisde poluio, degradao biofsica e fortes variaes decaudal.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    6/28

    2008.07.31 REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    No passado dia 13 de Julho,decorreu na Sede da Associ-ao o Convvio da Regio deChimpeles, na Freguesia deAguda, a 3. reunio descentra-lizada da JSD figueiroense,acontecimento a que esta j noshabituou. J anteriormente tin-ha sido realizada uma primeirareunio nesta Freguesia, mais propriamente na Sede da As-sociao Recreativa e Culturalda Ribeira de Alge e tambmtinha decorrido uma outra naFreguesia de Bairradas, noGimnodesportivo, dado que acolectividade local no possuisede prpria.

    Segundo o lder da JSD fi-gueiroense, Paulo Grinaldi,este tipo de reunies para alm de tassuntos internos, tem como objectivo primordial escutar a poem geral e a juventude em particular, tentando saber e posteriotransmitir os anseios dos figueiroenses.

    Ainda segundo Paulo Grinaldi, realizou-se mais um feito impna aco poltica que a JSD tem vindo a desenvolver e na sua este mesmo um exemplo a seguir.

    Mais uma vez, este realou o bom nvel de hospitalidade comJSD de Figueir dos Vinhos tem sido recebida pelos figueirverdade a reconhecer e a saudar.

    ... PROSSEGUEDESCENTRALI

    JSD DE FIGUEIR DO

    Paulo GrinaldiPelo segundo ano consecutivo a Biblioteca Municipal de

    Figueir dos Vinhos ir expandir os seus servios at praia daAldeia Ana de Aviz permitindo a todos desfrutar do prazer daleitura num ambiente veraneante.

    A Biblioteca Municipal estar na praia fluvial da Aldeia Anade Aviz de 14 de Julho a 8 de Agosto e funcionar de 2. a 6. das14h00 s 18h00.

    Cada leitor poder requisitar 2 documentos mediante a entregade um documento de identificao (Carta de conduo, Cartode contribuinte, Carto da Segurana Social, Carto da ADSE ouCarto de Utilizador da Biblioteca Municipal de Figueir dosVinhos) que ser devolvido aps a entrega dos documentosemprestados.

    BIBLIOTECA NA PRAIAINCENTIVAR A LEITURA EM FRIAS

    COLECTIVIDADE QUE SECLUBE AUTOMVEL CLSSICOS DE FIGUE

    Como j vem sendo tradio,

    o Clube Automvel Clssicosde Figueir dos Vinhos, reali-zou no passado dia 10 deJunho a VI Grande concentr-ao de Automveis Clssicose Antigos.

    Foi com grande entusiasmoque os participantes inscritos,neste VI encontro marcaram presena neste evento, em queestiveram presentes de mais de50 carros clssicos, o que foimuito bom para este tipo deeventos- segundo um mem- bro da organizao, tendo emconta a actual conjuntura.

    O VI encontro comeou comuma concentrao s 10 horasna sede do clube, situado emBairro (antiga EscolaPrimria) onde os participantes fizeram a suainscrio e as viaturas estiveram em exposioat s 11 horas. Ali foram apreciadas asmquinas e os participantes foram trocandoalgumas impresses, dando incio ao passeio por volta das 11:30 horas com destino ao Largodo Municpio de Figueir dos Vinhos, ondeforam recebidos pelo Presidente da CmaraMunicipal (Rui Silva), no Salo Nobre, ondeagradeceu a presena dos vrios participantesque convidou a visitar o concelho tambmnoutras oportunidades.

    A terminar, Rui Silva agradeceu e elogiou maisesta iniciativa de Clube de Automveis Clssicos

    de Figueir dos Vinhos.Seguiu-se uma pequena interveno do Prof.

    Joo Costa, Presidente do Clube AutomvelClssicos de Figueir dos Vinhos, que deu as boas vindas aos participantes, agradeceu acolaborao da Autarquia, historiou sobre esteEncontro que j vai na 6 edio, apresentou o programa para esse dia e realou a grande participao neste evento e a grande variedadee valor dos carros presentes.

    At s 13 horas os carros estiveram expostosno Largo do Municpio e Jardim, enquanto osseus tripulantes e a companhantes faziam umavisita pedonal ao Centro Histrico da vila, ao

    Casulo, Jardim e Casa

    Cultura, onde os participanvisitaram a exposio a patente e saborearam um Poto de Honra oferecido peCmara Municipal, onde nfaltou o famoso po-de- lcastanhas doces de Figueidos Vinhos.

    Aps a volta pela vila e peexposio seguiu-se o almono Restaurante Paris, em q participaram cerca de umcentena de pessoas com presena do Presidente e vic presidente da AutarquFigueiroense, Rui Silvalvaro Gonalves, respectivmente, e os presidentes d juntas, de Aguda, BairradaFigueir dos Vinhos, Jo

    Adelino Sardinha, Carlos Martins e AmnIdeias, respectivamente.

    Depois do almoo os blides marcharumo praia fluvial de Aldeia de Ana de AvRibeira de Alge com paragem no MiradouroFragas, seguindo para a Aldeia do Xisto do Cde So Simo, onde teve lugar uma visita pedque foi aproveitada para muitos regisfotogrficos e a tradicional foto de grupo. Dcomitiva seguiu rumo a Salgueiro da RibeCercal, Aldeia do Xisto da Ferraria de S. Joregresso a Figueir dos Vinhos onde termin passeio, cerca das 18 horas.

    Lusa Lopes (aluna a estagiar n A Com

    FAX 213 951 052 Rua da Estrela 61/65 * 1200-668 LISBOAE-MAIL: [email protected] SITE: www.jotelar.com

    BUSCA AUTOMTICA213 920 560

    72 anos aoServio daHotelaria

    6

    LINA COIMBRAREGRESSA LIDERANA

    ASSOCIAO O CONVVIO

    RGOS SOCIAIS DA ASSOCIAO CULTURAL ERECREATIVA DE CAMPELO O CONVVIO

    ASSEMBLEIA GERALPresidente: Dr. Carlos A. D. Santos LopesVice-Presidente: Victor Manuel Vinhas Abreu1 Secretrio: Eng. Jorge Manuel Henriques Martins2 Secretrio: Eng. Paulo Manuel Rosa Loja

    DIRECOPresidente: Otalinda Mendes Camiso de Matos CoimbraVice-Presidente: Manuel Simes BrancoTesoureiro: Manuel Loja Nunes1 Secretrio: Nuno Miguel Mendes de Matos Coimbra2 Secretrio: Aurlio Loja1 Vogal: Victor Manuel Loja Rodrigues2 Vogal: ngelo Pinho Brando1 Vogal Suplente: Maria Benedita Varandas Rosa Loja2 Vogal Suplente: Manuel Carlos Correia Martins

    CONSELHO FISCALPresidente: Aurelindo Neto Lopes1 Secretrio: Rita LopesRelator: Aires Fernando Ferreira Teodsio

    No passado Sba-do, dia 26 de Julho,teve lugar uma As-sembleia Geral Extra-ordinria da Associa-o Cultural e Recrea-tiva de Campelo OConvvio que tinhacomo finalidade pro-vocar novas eleiese eleger novos Cor- pos Gerentes.

    Com apenas novemeses de gesto osrgos depostos fo-ram substitudos por uma nova liderana com Lina Coimbra cabea, depois demuito incentivada pela populao e associados.

    Lina Coimbra promete apenas trabalho e tudo fazer paraque os scios e amigos voltem a frequentar a sede.

    LinaCoimbra

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    7/28

    2008.07.31 7REGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CAST ANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERA

    Fazendo jus ao Slogan To fcil chegar, to difcil de partira Prazilndia organizou um programa de animao que vai preencher os fins de semana na Praia das Rocas. O localescolhido foi a Villa Praia e as ofertas so variadas de forma achegar a todos os pblicos (ver cartaz completo na pgina 14).

    Num local privilegiado a msica e moda estaro de mos dadas prometendo muita animao as noites sero diferentes e deixarocertamente a todos vontade de voltar. As entradas so gratuitas.

    No prximo sbado, dia 2 de Agosto, a Praz ilndia tem o prazer de levar ao palco o jovem castanheirense, Jos Cludio, umnome, que pelo ser talento e virtuosismo, j uma afirmao no panorama do acordeon nacional. Ainda recentemente, JosCludio actuou com grande sucesso no Algarve - Gala Nacionalde Acordeo em S. Brs de Alportel - um espectculo de grande prestgio, ou no fora aquela das regies do pas com maistradio naquele instrumento

    Jos Cludio ser acompanhado por outra talentosa acorde-onista, Catarina Brilha, e pela jovem promessa Hlder Costa.

    O espectculo decorrer na Villa Praia, no dia 2 de Agosto, pelas 22h30.

    Jos CludioActualmente com 23 anos, iniciou a sua carreira musical

    tocando concertina, em Castanheira de Pera, sua terra natal,com apenas 4 anos de idade. Aos 11 anos passou para oacordeon, com Fernando Martinho Antnio como professor, emais recentemente com o mestre Joaquim Raposo.

    Conta com diversos prmios no seu curriculum, com destaque para o 1 lugar em Santiago da Guarda, em 2001 e 2002, eSilveirinha Grande, tambm em 2001. Tem trs lbuns gravados:Graa do Corridinho, em 2001, Chilrear do Rouxinol em 2002, eDedos Velozes, de 2005.

    Tem marcado presena em programas de rdio e televiso, bem como em festivais e programas de variedades, com umamdia de 50 eventos anuais.

    JOS CLUDIO NA VILLA PRAIADIA 2 DE AGOSTO

    O Sport Castanheira de Pera e Benfica, vai realizar um torneiode futsal de Vero naquela localidade, a partir do dia 1 de Agosto.

    Este torneio tem o limite de 16 equipas e haver prmios paratodas as equipas, e Trofus para Melhor Marcador e Melhor Guarda-redes.

    A equipa vencedora levar para casa 700 euros, o segundoclassificado 350euros e o terceiro 150 euros.

    As inscries devem ser feitas at s 20 horas do dia 30 deJulho, j que no mesmo dia ser realizado o sorteio e calendriode jogos. logo pelas 21 horas na sede do Sport Castanheira dePera e Benfica.

    Para alguma informao sobre este torneio podem contactar com os nmeros de telemvel 969660066 ou 919682229.

    TORNEIO DE FUTSAL AQUECECASTANHEIRA DE PERA

    700 EUROS PARA O CAMPEO

    O Municpio de Castanhei-ra de Pera e a Fundao Inatelassinaram no passado dia 25de Julho, nos Paos do Con-celho daquela Autarquia, umProtocolo de colaborao nombito do aproveitamentodas potencialidades dos re-cursos naturais, paisags-ticos, turisticos e culturais doconcelho de Castanheira dePera.

    O Protocolo foi assinado

    pelo presidente do Inatel emexerccio, Dr. Jos AlarcoTroni e pelo Presidente daAutarquia Castanheirense,Prof. Fernando Lopes, numacerimnia em que tambm es-teve presente o Provedor doAssociado do Inatel, KalidsBarreto, muncipe de refern-cia - como a ele sempre sereferiu Alarco Troni - queelogiou e realou o empenhodeste castanheirense naconstruo daquela infra-estrutura nesta localidade.

    Na oportunidade, Fernan-do Lopes reafirmou a inten-o do seu Executivo em pro-mover a dinamizao de es-

    truturas de apoio ao desen-volvimento do turismo noconcelho; regozijou-se com odocumento que iria assinar deseguida e lamentou o facto

    de, no momento, apenas ser possvel assinar como de-clarao de intenes. Situ-ao que, de seguida, desva-lorizou, tendo em conta tratar-se de pessoas de bem.

    Ainda que sem carcter vinculativo, o Autarca consi-derou este um grande passo para a construo em Castan-heira de Pera de um Centrode Frias no que foi secun-dado por Alarco Troni, que

    foi mais longe afirmando quevamos comear a trabalhar j na escolha do terreno e nacabimentao das verbas.

    De realar que este Proto-colo foi assinado apenasno plano das intenes porque Alarco Troni, Prove-dor durante os contactos enegociaes, assinou agorao documento na qualidade dePresidente em Exerccio daFundao Inatel, dada a re-cente reestruturao daquelaentidade que passou estems a Fundao, qual Alar-co Troni est a presidir inte-rinamente, embora se falenos corredores que poder

    ser nomeado Presidente daFundao.O objectivo , na prtica,

    passarmos a ser uma empresahoteleira e a termos uma ges-

    to empresarial, em vezmodelo empresarial do Edo, adiantou Alarco Troque garantiu que se vo mter os mesmos fins de tumo social e cultural no lutivos e que a nova denonao da Instituio ser Fdao Inatel Investimene Actividades dos TempLivres dos Trabalhadores

    Actualmente,o Inatel subsdio-dependente, t

    mais de 80 por cento de afinanciamento e est numatuao de equilbrio oramtal, frisou.

    A passagem a fundaouma aspirao da instituih 11 anos e acontece nualtura em que o institutogistou no ltimo ano 510 dormidas. O Inatel tem 250scios individuais, 4300 lectivos e os centros de fso frequentados na smaioria pela faixa etria eos 45 e os 50 anos.

    O optimismo e confianaconstruo do Centro de rias de Castanheira de Peraa tnica dominante das

    tervenes, na certeza novas colaboraes podesurgir, agora com a FundaInatel.

    Carlos Santo

    Castanheira de Pera

    HerbicidasO presidente da Cmara Municipal de Castanheira de Pera, Fernando Jos Pires Lope pblico que durante o ms de Julho, os servios de Higiene e Limpeza daquela autarquia pr aplicao de herbicidas nas localidades de Pra, Bolo, Vilar e Sapateira, a fim de controlaervas daninhas e outras plantas infestantes.Este produto em causa apresentado como um herbicida com certificado de compatibilidade e isento toxicolgicamente para seres humanos e animais, permitindo um contacto segurzonas tratadas, pelo que no existe a necessidade de se adoptarem cuidados especiais.

    Lusa Lopes (aluna em estagio n A Comarca

    INATEL ASSINA

    MUNICPIO CAS

    CENTRO DE FRIAS OBJECTWorkshop deSobrevivnvia Castanheira de Pera

    O QUE FAZERQUANDO

    ALGUM SEPERDE NAFLORESTA?

    No prximo dia 2 de Agosto,vai ter lugar no concelho deCastanheira de Pera, um work-shop cujo tema se centraliza emconselhos sobre sobrevivncia.

    O que fazer quando algum se perde na floresta? o mote deum desafio para todos os aman-tes da natureza no seu estadomais puro. O workshop servir para ensinar truques e dicasessenciais de sobrevivncia.Enquanto aprende as tcnicase segredos necessrios para so- breviver na natureza selvagem,o participante ter tambm aoportunidade de descobrir aSerra da Lous e a sua enorme beleza natural.

    O workshop ter incio s10h00 e tem final previsto paraas 18h00. Ao longo do dia serorealizadas as mais variadas ac-tividades de introduo so-

    brevivncia atravs de umacomponente terica e prtica.O participante vai aprender a

    alimentar-se na floresta, atravsdos recursos endgenos comoa caa, a pesca e sobre as plan-tas comestveis existentes nafloresta. Outros dos pontos queiro ser abordados nesta forma-o, so os requisitos para osamantes destas actividades semovimentarem na floresta.

    Ter conhecimentos de orien-tao e orientao expeditaconstitui uma mais-valia paratodos os interessados nestasreas. Para alm destas aquisi-es de conhecimentos, oworkshop fornecer informa-

    es como se devem realizar fo-gueiras e em como obter, puri-ficar e armazenar a gua.

    O participante ainda vaiaprender a construir abrigos evai aprender a fazer ns e amar-raes. Todos os interessadosdevem vir equipados com cala-do e roupa adequados para estetipo de prticas. Devem tambmvir apetrechados com um pi-quenique destinado ao almooque ser complementado comuma refeio de sobrevivncia,constituda por plantas selva-gens, po de casca de pinheiroe peixe do rio.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    8/28

    2008.07.318 REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    AGRADECIMENTOJOAQUIM SIMES

    Sua Esposa, Filhos,Genro, Noras e Netos

    agradecemreconhecidamente a todas

    as pessoas queacompanharam o seu ente

    querido ltima morada,ou que,

    por qualquer meio,manifestaram o seu pesar.

    A todos o nosso Bem-Haja.

    A Famlia

    Louriceira - PEDRGO GRANDE

    Faleceu: 23.07.2008

    AGRADECIMENTOMANUEL JOS RODRIGUES

    TELHADA

    Filhos, Genros, Nora,

    Netos e restantefamlia,agradecem

    reconhecidamente atodas as pessoas queacompanharam este

    ente querido sua ltimamorada, ou que,

    por qualquer meio,lhes manifestaram o seu

    pesar.A todos o nosso Bem-

    Haja.A Famlia Aldeia Ana de Aviz

    FIGUEIR DOS VINHOSResidia em: Pvoa Sto Adrio

    Nasceu: 19.12.1941 * Faleceu: 08.07.2008

    AGRADECIMENTJOAQUIM SIMES

    Sua Esposa, Filhos,Genro, Noras e Netos

    agradecemreconhecidamente ao Dr.Carlos David, ao Dr. Jos

    Silva, Farmcia BaetaRebelo e Centro de Sade

    de Pedrgo Grande, oacompanhamento que

    deram ao seu ente queridoe o modo como foi tratado

    com carinho, zelo ecompetncia.

    A todos o nosso Bem-Haja.

    A Famlia

    Louriceira - PEDRGO GRANDE

    Faleceu: 23.07.2008

    O presidente da Fundao Bis-saya-Barreto, Nuno Viegas Nasci-

    mento, faleceu Tera-feira 29 deJulho vtima de doena prolon-gada.

    O corpo de Viegas Nascimentoesteve a partir das 17:30 de tera-feira em cmara ardente na CasaMuseu Bissaya Barreto, em Co-imbra, realizando-se quarta-feiraas cerimnias fnebres na Igrejade S. Jos, a partir das 15:30 dequarta-feira, aps o que o funeralseguiu para o cemitrio da Figueirada Foz.

    Viegas Nascimento faleceu, nosHospitais da Universidade de Co-imbra, vtima de leucemia, infor-mou Carlos Pscoa, que coordenaas comemoraes dos 50 anos daFBB, acualmente em curso.

    Nuno Jos Gaspar Viegas Nas-cimento, 56 anos, natural da Fi-gueira da Foz, presidia ao consel-ho de administrao da FBB h27 anos, lugar que assumiu sucede-ndo ao pai e por deliberao esta-tutria.

    Condecorado pelo governo fran-cs com o Grau de Chevalier deLOrdre du Mrit, em 1993, Vie-gas Nascimento foi Cnsul deFrana em Coimbra (2002) e repre-sentante consular de Frana naFigueira da Foz (1991).

    Tal como Bissaya Barreto, teveuma carreira poltico-partidriameterica e efmera, refere umanota biogrfica divulgada pelaFundao, quando se candidatou,em 1993, a presidente da Cmarada Figueira da Foz, como indepen-dente pelo PSD.

    Licenciou-se em Engenharia pe-la Faculdade de Cincias e Tecno-logia da Universidade de Coimbra(FCTUC), iniciou trabalhos parase graduar em Master Science no

    FALECEU NUNO VIEGAS NASCIMEPRESIDENTE DA FUNDAO BISSAYA-BARRETO

    Imperial College of London, masa doena sbita do pai, arquitecto

    naval, f-lo regressar a Portugal.Iniciou a carreira profissionalcomo responsvel de manutenode uma frota de navios de pesca e,em 1979, foi eleito administrador dos Estaleiros Navais do Mond-ego, empresa da qual foi presiden-te, em representao da FBB.

    Em 1990, assumiu o cargo de presidente do Instituto Porturioda Figueira da Foz, onde desen-volveu, com grande entusiasmo,dois projectos estruturantes degrande visibilidade - o portonutico de recreio e o terminal degranis slidos. Desde 1981 queexerceu cargos de administrador em inmeras organizaes empre-sariais de diferentes sectores.

    Presidiu, nomeadamente, aoconselho consultivo da INVES-VITA Servios de Sade deCoimbra, ao conselho de adminis-trao da TVB-TV Beira Televi-so, da TV Sade, e da Argibay-Sociedade de Construes Navaise Mecnicas.

    Entre os cargos que ocupou des-tacam-se tambm o de adminis-trador da Lusitnia CompanhiaPortuguesa de Pesca, e de presi-dente do conselho geral do CentroHospitalar de Coimbra (CHC) eda Junta Autnoma do Porto daFigueira da Foz.

    Viegas Nascimento assumiadesde 1981 o lugar ocupado pelo pai, Lus Viegas Nascimento, quecontinuou a obra deixada pelo patrono da Fundao, Bissaya Ba-rreto, nascido em Castanheira dePera, em 1886.

    Fundada em 26 de Novembrode 1958, por iniciativa de umgrupo de amigos do professor Bissaya Barreto, a Fundao deu

    continuidade obra social do seu patrono, gerindo infra-estruturas

    como o Portugal dos Pequenitos,casas de crianas, Instituto Ma-ternal, campos de frias, colnias balneares e lares para idosos.

    A Fundao detm em Coimbraum Instituto Superior onde mi-nistrada actualmente a licenciaturade Direito, embora tenha pro-movido no seu incio a formaoao nvel do curso de Servio Social, para alm de uma Maternidade,Centro de Geritrico e um colgiode ensino do 1. ciclo.

    Desde a sua criao, foi voca-cionada para prestar assistncia,nas mais diversas valncias, emtoda a regio da Beira Litoral,tendo dedicado especial atenos crianas.

    Aps o 25 de Abril, BissayaBarreto foi destitudo dos cargosoficiais que exercia, acaba por ser hospitalizado e isolado politica-mente e morre em Setembro de1974, em Lisboa, tendo, por von-tade testamentria, feito herdeirauniversal a Fundao que criou.

    Da vasta obra de Bissaya Bar-reto destacam-se trs sanatriosanti-tuberculose, dois hospitais psiquitricos, um centro de reabi-litao para ex-leprosos e umacreche para os filhos de leprosos,um instituto materno-infantil, umhospital geral central, 26 casas decrianas, um instituto para cegose outro para surdos, e um centrohospitalar.

    Da FBB fazem tambm parteuma Unidade de Atendimento Surdez, Servio Domicilirio, e aCasa do Pai, um centro deacolhimento para crianas emrisco, criado em 2000.

    Fonte: jornalNotcias do Centro

    Resultado do Sorteio realizado paraangariao de fundos para a construo de

    um novo Lar Residencial para Deficientes daCercicaper

    Sorteio efectuado na tasquinha da Cercicaper nodia 5 de Julho pelas 23 horas

    1 Prmio Bicicletan 1587 Dr. Joo Marques (C.

    Municipal de Ped. Grande)2 Prmio Trotineten 1140 Sr. Joo Costa(motorista Barros III - Gestosa)3 Prmio Tela pintada pelaD. Ftima Dinisn 1725 D. Maria Isabel Gon-alves (Figueir dos Vinhos)4 Prmio Tela pintada naCercicaper n 0135 D. Cristina Neves (V. Facaia)5 Prmio Capacete antigon 0568 Sr. Paulo Batista (Fi-gueir dos Vinhos)6 Prmio Capacete de bicicletan 0160 Sr. Joo Vital (Bom-beiros de Cast. de Pera)7 Prmio Berbequimn 1299 D. Maria FernandaMendes (Figueir dos Vinhos)8 Prmio Lixadoran 0529 Sr. Joaquim Carro(Escalos do Meio)9 Prmio Conta Kms p/ bicicleta

    n 0501 D. Paula Rita Carvalho(Casal Ferreiros - Graa)10 Prmio Conta Kms p/ bicicletan 0605 Sr. Carlos ManuelCorreia Santos (Cast. de Pera)11 Prmio Conta Kms p/bicicletan 1162 ABC da Casa (Castan-heira de Pera)12 Prmio Pea de gesson 1308 Sr. Leontino SantosRodrigues (Vila C - Pombal)25 isqueiros da Prazilandian 0683 D. M Alice Conc. Gomesn 1139 Sr. Joo Costa(motorista Barros III - Gestosa)n 1378 Sr. Fernando CarvalhoDavid (Torgal Castanheira)n 1490 D. Olivia Pinto (Fig. Vinhos)n 1379 Sr. Fernando CarvalhoDavid (Torgal Castanheira)n 1511 - Sr. Paulo Titon 0357 Sr. Miguel Bento (Der-reada Cimeira)n 1309 D. Dina Silva (Bairradas)n 0809 D. Elizabete Serra(Pedrogo Grande)n 0712 Sr. Carlos (Farmcia Pedrogo Grande)n 0329 Kikasn 1514 - Sr. Paulo Titon 1393 - Sr. Rodrigo AlexandreSilva (Vale das Figueiras)n 1535 Dr. Belmira (Albano Morgado)

    n 0711 Sr. Nuno Pedro (P. Grande)n 0286 - Sr. Ernesto Dias (Casa

    Nova)n 1261 - Sr. Joo Pedro Car-regado Nunes (Serraventoso)n 1077 Sapataria Costa (C. Pera)n 1520 - Sr. Paulo Titon 1297 D. Maria FernandaMendes (Figueir dos Vinhos)n 1630 D. Fernanda (CmaraMunicipal de Cast. de Pera)n 1442 D. Isabel Gameiron 0417 Sr. Tiago Simes (C. Pera)n 0177 Sr. Joo Paulo DinisFernandes (Venda do Pinheiro)n 1461 D. Isabel Morgado (F. Vinhos25 imans de frigorifico daPrazilandian 1404 Sr. Adelino Costa (C. Pera)n 1871 Sr. Filipe Nunes (Vilarn 1993 Sr. Adelino Carpinteirn 1759 D. Maria Alice Borge(Figueir dos Vinhos)n 1027 D. Alice Nevesn 0142 D. Alzira Pinto (Pomban 1043 Sr. Fausto (Cascais)

    n 0553 Sr. Eduardo (Pobrais)n 1262 - Sr. Joo Pedro Carre-gado Nunes (Serraventoso)n 0885 - Dr. Fernando Lopes(C. M. de Castanheira de Pera)n 0918 Sr. Jorge David (C. Pera)n 1746 D. Cristina Santos(Lagoa Parede)n 0715 D. Teresa Cortez(Bairradas F. dos Vinhos)n 1795 Sr. Belmiro Brites (Leirian 0999 Sr. Artur Lopes(Ferrarias)n 1201 Sr. Eduardo Paiva (BPIPedrogo Grande)n 1558 D. Lia Oliveira (F. Vinhon 1550 Sr. Manuel Loja(Figueir dos Vinhos)n 0488 Sr. Carlos Loureno(Figueir dos Vinhos)n 0642 Dr. Gabriela Coelho(C. M. de Pedrogo Grande)n 1355 Sr. Filipe Silvan 0835 D. Fernanda Lopes (Derreada)n 0548 Sr. Marco David (P. Grande)n 1643 Sr. Frederico (CmaraM. de Castanheira de Pera)n 044 D. Do ra Tom (Ameal Castanheira de Pera)

    Listagem publicada por AComarca, da responsabili-dade Cercicaper

    Lar de S.Domingos jinaugurado e em

    funcionamentoA Santa Casa da Misericrdiade Castanheira de Pera come-morou 107 anos de existncia einaugurou mais uma valncia,no passado dia 15 de Julho.

    O lar de So Domingos ir prestar assistncia a idosos aca-mados.

    Este novo equipamento sur-giu da reconstruo do antigoCentro de Sade.

    Gonalo Lopes, Adjunto doGovernador Civil, foi o repre-sentante do Governo presente...

    Na prxima edio...

    XII Encontro dosPovos da NeveO Santo Antnio da Neverecebeu no passado sbado, dia12 de Julho, o 12 Encontro dePovos da Serra da Lous. Destafeita o frio fez a sua apario eacabou por inibir os maisrenitentes em rumar a um doslocais mais emblemticos daSerra da Lous.Ainda assim foram centenas, osromeiros, que a p, de carro,ou autocarro, se fizeram aocaminho, at ao ponto deconvergncia, que une trsconcelhos: Lous, Gis eCastanheira de Pera...

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    9/28

    2008.07.31 9REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    No dia 31 de Julho de 1954, foi inau-gurado o 2. Escalo do aproveitamen-

    to hidroelctrico do Rio Zzere. O pri-meiro foi a Barragem e Central deCastelo do Bode.

    A HEZ - Hidroelctrica do Zzere,empresa constituda nos fins do anode 1945, colocava neste dia j distante,ao servio do pas o segundo aprovei-tamento hidroelctrico da sua conces-so, o mais importante, depois do deCastelo Bode, dos que existiam dataa funcionarem em Portugal.

    Atendendo situao actual do pas,das empresas e dos homens, no dei-xar de ser curioso transcrever as pala-vras proferidas pelo Presidente da HEZ,Joo Antnio Simes de Almeida, nodia da inaugurao:

    No longo caminho j percorrido re-cordo a expectativa, e at a dvida, comque foi acolhida a constituio das pri-meiras grandes empresas destinadasa dar impulso vigoroso electrifica-o do pas; relembro os primeiros

    passos, os xitos, as incertezas, as difi-culdades iniciais; revejo o ambientede entusiasmo em que se comeou a

    fazer a ordenao dos problemas e seiniciou a sua realizao; e vejo agora,com emoo, a consoladora realidadedas grandes fontes de riqueza comque, regularmente e em indiscutvel antecipao dos programas, vimosdotando o pas. E deste , efectiva-mente, a obra realizada: sem o apoioreflectido e firme do Governo,a aflu-ncia entusistica dos capitais parti-culares, o concurso valioso da inds-tria nacional, o aproveitamento equi-librado da melhor tcnica portuguesa

    no teriam bastado, por certo, a boavontade, a dedicao, o desejo de bem

    servir do pequeno grupo de homens aquem h pouco mais de oito anos, foicometida a pesada mas honrosa tarefade contriburem com o seu esforo pa-ra a nossa valorizao econmica.

    Gostaria muito de falar do caminhofeito pela HEZ at actual EDP da nos-sa triste sina.

    Mas atendendo comemorao dos 54anos da Barragem do Cabril, damos es- pao s imagens de h mais de 50 anos,que far a delcia dos nossos leitores.

    Presidiu inaugurao o Presidenteda Repblica General Craveiro Lopes.

    O banquete teve lugar na Central e foiservido pelo restaurante Negresco de Lis- boa, sob a gerncia do seu proprietrio,

    o maior hoteleiro de sempre e grande pedroguense senhor ngelo Pereira.A empresa empreiteira da obra foi a

    Moniz da Maia & Vaz Guedes, anosmais tarde veio a ser a Mague, Soma-gue, entre outras.

    Valdemar Alves

    INAUGURAO DA BARRAGEMFOI H 54 ANOS...

    Em cima, Vista geral daAlbufeira. Ao meio, asvrias Fases da obra.Em baixo, esquerda,

    Esquema doaproveitamento do Zzere;

    direita o Corte pelatomada de gua e Central.

    AUTARQUPEDROGUATRIBUI

    SUBSDIOCOLECTIVDO CONCPara despesa

    Conforme tem vindo a ser prtcomum do Executivo Pedroguene aps a apresentao dos resptivos Relatrios de Contas e Precer do Conselho Fiscal do ade 2007 e Planos de ActividadeOramento para 2008 Cmara Mnicipal deliberou por unanimidaatribuir um subsdio de 250,00 Eros (Duzentos e cinquenta eur Comisso de Melhoramentos Ervideira; associao PatrimCultural, Religioso, RecriatiProgresso do Valongo, Sr. dos Aftos; Associao de Melhoramtos Cultura e Recreio dos PesTojeira e Vale de Alvares e Asciao de Melhoramentos de Tviscais.

    ... subsdio eaos Bombeir

    A Cmara Municipal analisdeliberou por unanimidadatribuir um subsdio extraordinde 6.000,00 Euros (Seis mil eur Associao dos BombeirVoluntrios de Pedrgo Gran para fazer face despesa aquisio de duas viaturas usadum jipe e um auto tanque cistede combate aos fogos floresta para substituir viaturas que j noferecem as melhores condiestransporte, tendo sido esaquisio feita pelo valor 19.010,00 (Dezanove mil e dez ros).

    O Presidente da Cmara Muni pal, Dr. Joo Marques, no tom parte na discusso e deliberadeste assunto dado ser Presidente daquela Associao

    ... Recreio PeA Direco do Recreio Pedr

    guense solicitou a ajuda financeda Cmara Municipal de PedrgGrande para a aquisio de umviatura de 9 lugares em 2. mdevido necessidade de desloces Associao de Futebol Leiria e transporte de atletas dvrias equipas e vrios eslaque tem em competio.

    A Cmara Municipal deliber por unanimidade atribuir subsdio de 500,00 Euros (Quhentos euros).

    ACTUALIZAODAS TARIFAS DEGUA, RESIDUOSSLIDOS ESANEAMENTO:

    A Cmara Municipal tendoem considerao o cumpri-mento da Directiva Comuni-tria da Lei da gua e a Leidas Finanas Locais, queimpedem que sistemas deabastecimento de gua e re-colha de resduos slidos, se- jam deficitrios e tendo emconsiderao que no se pro-cedeu a nenhum aumentodesde 2006, deliberou por mai-oria com os votos a favor doPresidente da Cmara Muni-cipal (Dr. Joo Marques) eVereadores PSD (Jos Graae Dr. Antnio Figueira) e abs-teno do Vereador Socialista(Eng Joo Coelho), como for-ma de manifestar o seu desa-cordo por legislao quedesconsidera a gua como um bem vital e social, ainda que a proposta aprovada seja equili- brada em face da situao.

    Mais deliberou que obri-gatria a cobrana das tarifasde saneamento a todos osresidentes onde exista noConcelho Rede de Sanea-mento Bsico.

    O Executivo deliberoutambm que todas as tornei-ras dos Chafarizes Pblicossejam alteradas de forma aevitar desperdcios de gua emau uso com consequente prejuzo para os Muncipescumpridores.

    Assim o novo tarifrio pre-v o pagamento de uma Ta-rifa Disponibilidade de Servi-o da gua Mensal de 2.5Euros (familiar) e 3 Euros (nofamiliar). Relativamente aoconsumo familiar, os novos preos prevem, at 5m3 (0,35Euros), at 10m3 (0,55 Euros),at 20m3 (0,65 Euros), at30m3 (0,65 Euros), at 40 m3(0,75 Euros) e mais de 50 m3(0,65 Euros).

    Quanto aos resduos sli-dos, o valor da taxa a pagar ser de 1,50 Euros (Doms-ticos) e 3,00 Euros (Comer-ciais e Industriais).

    PRMIO AUTRQUICOComo tem sido tradio, a

    Cmara Municipal atribuimais uma vez o Prmio Autr-quico a cada um dos melhoresalunos do concelho do ensi-no bsico e secundrio.

    Para este ano, o Executivodeliberou por unanimidadeatribuir o valor de125,00 Eu-ros (Cento e vinte e cinco eu-ros), como montante do pr-mio .

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    10/28

    2008.07.3110 REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    FERNANDOMARTELO

    ADVOGADO

    Rua Dr. Manuel Simes Barreiros, 15 - 1.Tel. 236 552 329 / Tlm: 918 233 205

    - 3260 FIGUEIR DOS VINHOS

    FERNANDOMANATA

    ADVOGADO

    Rua Luis Quaresma, 8 - 2.Tlm: 91 727 70 96

    - 3260 FIGUEIR DOS VINHO

    Rua Luis Quaresma, 8 - 1.Tel. 236 552 286FIGUEIR DOS VINHOS

    EDUARDOFERNANDESADVOGADO

    MOVIMENTOCATLICOESTUDANTE:Acampamentode Vero emPedrgo(Mosteiro)56 estudantes da Diocese daDiocese de Leiria-Ftima participam num campo defrias organizado peloExecutivo Diocesano doMovimento Catlico deEstudantes (MCE).De 29 de Julho a 4 de Agosto,na praia fluvial de Mosteiro(Ribeira de Pra), PedrgoGrande, estes estudantes,acompanhados peloAssistente Diocesano, P.Gonalo Diniz, vivemmomentos de reflexo e debateem grupo, de orao e de lazer.O tema do encontro, tratadosegundo a metodologia doVer, Julgar e Agir, prpriados movimentos de AcoCatlica, : A verdade e assuas consequncias. No decorrer do acampamentohaver um dia de peddy paper, que vai proporcionar um contacto mais directo como meio em que se encontram e,no Domingo, esperam a visitados pais para uma tarde deconvvio que integra acelebrao da Eucaristia edepois um banqueteregional.A organizao do campo, quedecorreu ao longo dos ltimosmeses, e que envolveu umaequipa temtica e outratcnica, contou, desde o passado Sbado 26 de Julho,com um grupo que no terreno preparou as infra-estruturasnecessrias. Na Diocese funcionaram,neste ano, 8 equipas base doMCE, distribudas pelos trsnveis de ensino: bsico,secundrio e superior.

    No dia 16 de Agosto, vairealizar-se um passeio Nu-tico no Zzere, junto Al- bufeira do Cabril, em Pedr-go Grande, promovido peloClube Nutico com o apoioda Cmara Municipal de Pe-drgo Grande, Junta de Fre-

    guesia de Pedrgo Grandee os Bombeiros Voluntriosde Pedrgo Grande.

    PROMOVIDO PELO CLUBE NUTICPasseio Nutico no Zzere

    Do programa destacamosno dia 16, pelas 9:30, concen-trao das embarcaes junto barragem do Cabril, seguin-do-se, pelas 10 horas, o iniciodo passeio e, pelas 12H30, umalmoo no Vilar da Amoreira,de onde se encetar o regres-

    so, desse passeio prevendo-se o seu trminos pelas 17 ho-ras.

    Quem quiser participar, inscries esto abertas dia 13 de Agosto, no senlimitadas, nem sendo necsrio possuir barco scios no scios que possue barco.

    A inscrio custar 15 E

    ros por pessoa. Lusa Lopes (aluna estagiar n A Comarca

    GRANDE CAMPANHA A FAVFLORESTA PORTUGUESA, A

    CONSTITUIO E PROMODA FLORESTA

    O Projecto Prosepe (Projecto de Sensibilizao e Educao Florestalda Populao Escolar) est a promover, junto das Escolas dos EnsinosBsico e Secundrio, candidaturas criao/reactivao/dinamizaode Clubes da Floresta para o prximo ano lectivo.

    "Os Clubes da Floresta so espaos de liberdade, vivncia e juventude, dinamizados por espritos jovens, de Professores e Alunos,dedicados a causas nobres e com esprito de misso, empenhados na preservao da floresta e, em particular, na defesa desta contra osincndios." Prof. Doutor Luciano Fernandes Loureno (Coordenador Nacional do Projecto Prosep),

    Os Clubes da Floresta de Portugal preparam a entrada no seudcimo sexto ano de actividade ininterrupta lanando um repto muitoespecial a todos os Educadores e Professores de Portugal, que aindaacreditam em valores, defendem princpios, lutam por ideais e quevem na Educao a melhor maneira de formar os jovens cidadosque, deste modo, ajuda a resolver muitos dos problemas que afectama nossa sociedade, para, na sua Escola, criarem um Clube da Florestaou, se for caso disso, reactivarem um daqueles que se encontra inactivo.

    Os Clubes da Floresta so espaos de liberdade, vivncia e juventude, dinamizados por espritos jovens, de Professores e Alunos,dedicados a causas nobres e com esprito de misso, empenhados na preservao da floresta e, em particular, na defesa desta contra osincndios.

    Organizam diversas actividades no s para promover a qualidadede vida da comunidade escolar, mas tambm contribuem para oenvolvimento da populao em geral na promoo dos valores e dosusos da floresta e na sua defesa contra os incndios florestais.

    Para inscrio e obteno de informao relativa a este Projecto,dever contactar [email protected] ou, ento, atravs do telefone 239992 251. Ser-lhe- facultado o contacto do respectivo Professor Coordenador Distrital, elo de ligao entre os Clubes da Floresta e aCoordenao Nacional, junto de quem poder obter informaes mais precisas sobre o desenrolar das actividades previstas em termosdistritais.

    As fichas de candidatura criao de um Clube da Floresta ou derenovao da adeso do seu Clube ao Prosep 2008/09 dever ser enviada com a mxima brevidade, sendo os limites dos perodos normaisde candidatura, respectivamente:

    - 25 de Julho (renovao) - para candidaturas dos actuais Clubes daFloresta ao Prosep 2008/09;- 20 de Setembro (novas candidaturas) para candidaturas de novos

    Clubes da Floresta ao Prosep.

    AUTARQUIESCOLA DDERREADAAGRUPAM

    1193 PEDGRANDEA Autarquia de PedrgoGrande cedeu asinstalaes da EscolaPrimria da DerreadaCimeira para integrar oProjecto REDEACOLHE para o qual necessrioum local de acampamento(at 20 tendas) com umarea de apoio (coberta/fechada).Esta cedncia surge nasequncia de umasolicitao doAgrupamento de

    Escuteiros 1193, dePedrgo que a CmaraMunicipal analisou tendodeliberado por unanimidade a respectivacednciaO espao ser devolvido Autarquia logo que nose justifique a suautilizao para os finsagora propostos.A cedncoa feita pelo perodo de um anorenovvel, caso existainteresse mtuo.As despesas com obrasde conservao e restaurdo edifcio, bem como asdespesas de

    funcionamento, so daresponsabilidade doGrupo de Escuteiros.

    CARTRIO NOTARIAL DA SERTDE TERESA VALENTINA SANTOS

    JUSTIFICAOCertifico que por escritura de trinta e um de Julho de dois mil e oito, no Cartrio Notarial da Sert de Teresa Valentina Cristvo Santos, lavrada de folhas oitentae nove a folhas noventa verso, do livro de notas para escrituras diversas nmerocinquenta e sete F, compareceram:CONSTANTINO SILVA DINIS e mulher MARIA GRACIETE LOURENOMARQUES DINIS, casados sob o regime da comunho geral de bens, naturaisele da freguesia da Graa, concelho de Pedrgo Grande, e ela da freguesia econcelho de Pedrgo Grande, onde residem habitualmente no lugar de Mosteiro,E DECLARARAM:Que so donos e legtimos possuidores, com excluso de outrem, dos seguintes prdios: UM Prdio urbano, sito em Figueira, freguesia da Graa, concelho dePedrgo Grande, composto de casa destinada a habitao de um piso comlogradouro anexo, com a superfcie coberta de oitenta metros quadrados edescoberta de noventa metros quadrados, a confrontar do norte com o prprio,sul e nascente com Manuel Nunes e poente com a Rua, inscrito na matriz sob oartigo 575 (pendente de actualizao), no descrito no Registo Predial.DOIS Prdio rstico, sito em Lomba dos Casulos, freguesia da Graa, concelhode Pedrgo Grande, composto de terreno de cultura com oliveiras e pinhal, coma rea de duzentos e oitenta metros quadrados, a confrontar do norte com HirmniaDias de Carvalho, sul com urbano do prprio e nascente e poente com AntnioCosta Paiva, inscrito na matriz sob o artigo 5455, no descrito no RegistoPredial.Que eles justificantes possuem em nome prprio os referidos prdios desde milnovecentos e oitenta e sete, por doao meramente verbal dos pais do justificantemarido Etelvino Francisco Dinis e mulher Ceclia Dinis da Silva, residentes queforam no lugar de Figueira, freguesia da Graa, concelho de Pedrgo Grande,cujo ttulo no dispem.Est conforme.

    Cartrio Notarial da Sert, 31 de Julho de 2008.A COLABORADORA DEVIDAMENTE AUTORIZADA,

    Maria Helena Teixeira Marques Xavier N 322 de 2008.07.31

    CARTRIO NOTARIAL DA SERTDE TERESA VALENTINA SANTOS

    JUSTIFICAOCertifico que por escritura de vinte e quatro de Julho de dois mil e oito, noCartrio Notarial da Sert de Teresa Valentina Cristvo Santos, lavrada de folhascento e sete a folhas cento e nove, do livro de notas para escrituras diversasnmero cinquenta e seis F, compareceram:JOAQUIM ROSA JESUS MENDES e mulher MARIA HELENA COELHOMENDES, casados sob o regime da comunho geral de bens, naturais da freguesiada Graa, concelho de Pedrgo Grande, onde residem habitualmente no lugar de Atalaia Fundeira, E DECLARARAM:Que so donos e legtimos possuidores, com excluso de outrem de trs stimosdo prdio rstico, sito em Estremadouro, freguesia da Graa, concelho dePedrgo Grande, composto de cultura, com a rea de dois mil e setecentos metrosquadrados, a confrontar do norte com Manuel Lus Coelho (Manata), nascentecom Joo Nunes Coelho e outros, sul com Guilherme de Jesus Nunes e poentecom a estrada, inscrito na matriz sob o artigo 11103, descrito na Conservatriado Registo Predial de Pedrgo Grande sob o nmero quinhentos e vinte e um.Em relao ao prdio indicado so comproprietrios com Maria da Graa GodinhoCampos, viva, residente habitualmente no Largo de Alpiatre, nmero 26,Vialonga, titular de um stimo, com a inscrio G AP. dois de mil novecentose oitenta e nove barra zero um barra trinta e um, com Eduardo Graa Nunes,casado, residente habitualmente 1910 Brive em 14 Alle Andr Messager, titular de dois stimos, com a inscrio G AP. dois de mil barra zero nove barra zerocinco e com Irene Freitas, divorciada, residente habitualmente no lugar de AtalaiaCimeira, Graa, Pedrgo Grande, titular de um stimo, com a inscrio G AP.um de dois mil e oito barra zero quatro barra dezasseis, tendo possudo essafraco com nimo de compropriedade, na proporo que detm, verificando-se aexistncia de uma situao de composse.Que eles justificantes possuem em nome prprio o referido prdio desde milnovecentos e oitenta e sete, por compra verbal a Jos Pires, casado, residente quefoi em Atalaia Cimeira. freguesia da Graa, concelho de Pedrgo Grande, Adelino Nunes Coelho, casado, residente em Atalaia Cimeira. freguesia da Graa, concelhode Pedrgo Grande e Jlio Campos Godinho, casado, residente que foi emAtalaia Cimeira. freguesia da Graa, concelho de Pedrgo Grande, cujo ttulono dispem.Est conforme.Cartrio Notarial da Sert, 25 de Julho de 2008.

    A COLABORADORA DEVIDAMENTE AUTORIZADA,Maria Helena Teixeira Marques Xavier

    N 322 de 2008.07.31

    A assinatura pode ser paga atravs de chequecruzado a remeter parao Jornal A Comarca,

    Apartado 25,3260-420 Figueir dos Vinhos,

    ou ainda nos seguintes locais:Em Figueir dos Vinhos

    - Na sede do jornal- Na Papelaria Jardim

    Em Castanheira de Pera- No Caf do Henrique (Caf Central)

    - No Restaurante Europa, nos MoredosEm Pedrgo Grande

    - Na Delegao do jornal, na SardoalGest, na Devesa

    ONDE PAGAR A ASSINATURAONDE PAGAR A ASSINATURA

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    11/28

    2008.07.31 11REGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOSREGIO - FIGUEIR DOS VINHOS

    TALHOS COIMBRA CAMPETORNEIO DE FUTSAL DE AGUDAALDEIA ANA

    AVIZ

    Festas em Honra deN S da Penha deFrana

    As Festas em Honra de N Sda Penha de Frana de Aldeiade Ana de Aviz tm grande tra-dio na regio. O ano passa-do, por motivos que no inte-ressam agora para o caso, ape-nas se realizaram as celebra-es religiosas.

    Este ano a Comisso nomeada ps mos obra e a esto ascelebraes em honra daquelaSanta com programa digno.

    Os festejos comeam dia 9

    de Agosto, Sbado, com um programa recheado, do qualdestacamos: tarde, um Tor-neio de Sueca; noite, pelas21H30, a actuao do Grupo deTunos, de Leiria. s 23 horas,a actuao da Bandaneia, se-guindo-se o baile com o grupomusical Miguel & Miguel.

    Domingo, dia 10, a festa co-mea logo pela manh com achegada da Filarmnica Figuei-roense que percorrer as ruasdo Lugar. tarde, pelas 16horas ter lugar a Missa Soleneem Honra de N. S de Penha deFrana seguida de Procisso.s 20 horas actuar o RanchoFolclrico Flores da Alegria de

    Almofala de Baixo, seguindo-se o baile com a Banda Blit queser interrompido para novaactuao do Rancho e da artis-ta Suzy, para continuar o bailecom a Banda Blit.

    Segunda-feira, dia 11, terlugar o tradicional almoo-con-vvio para os naturais, residen-tes e amigos de Aldeia de Anade Aviz. s 16 horas, havernova Missa, seguida pelas 17horas de um convvio de Suecae Chinquilho. noite haverDesgarradas com Concertinasde Tiago e Cludia.

    Na grande final do Torneiode Futsal de Aguda, encontra-

    ram-se Talhos Coimbra eMania do Risco, duas equipasque protagonizaram um gran-de jogo de futsal, com as ban-cadas do pavilho completa-mente cheias para assistir aum emocionante jogo, dignode uma verdadeira final.

    Os Talhos Coimbra foramos grandes vencedores, reno-vando o titulo e arrecadandoos respectivos 550 Euros.

    Marcou primeiro a equipados Talhos, por Rodrigo e, pouco depois, Quim Coimbrafaz o 2-0, pensando-se que o jogo estaria j resolvido.

    No entanto, Rafael (o jo-vem que esteve este ano a um passo da Desportiva de Fi-gueir), reduziu para 2-1. Re-sultado que se registava ao in-tervalo e que relanou o jogo.

    Na segunda parte Rafael bi-sou, colocando o pavilho aorbro.

    Com o jogo empatado, tudoera possvel. Mas, eis que a

    equipa da Mania do Risco fez asexta falta e Quim Coimbra apro-veita para bisar na cobrana de umlivre de 10 Metros. Com o jogo em2-3 e com o aproximar do final do jogo a jovem equipa formada namaioria por jogadores do Avela-rense, coloca Guarda-redes avan-ado a fim de tentar chegar ao em- pate.Mas, a 20 segundos do fimMiguel Loureno coloca o resultado

    final em 4-2.Os Talhos Coimbra alinharam

    com: Nicolas (Garecus), Joo Ma-tias (GDA Fut11), Hiplito (Ave-larense), Joaquim Coimbra (LagoaParada),Luis Simes (GDA Fut 11),Ricardo Mobarq (GDA Fut 11), Nuno Simes (Lagoa Parada),Tony(Acredem,Anselmo (Gare-cus),Pedro Coimbra, Rodrigo Matos eMiguel Loureno (todos Acredem).

    LeiaAssine

    DivulgueTlm: 917 198 927 * Telf.: 236 553 470Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, n 12 - 1. Esq.3260 - 420 FIGUEIR DOS VINHOS

    Praa Jos Antnio Pimenta, n 9 - 1. A.Telf./Fax: 236 551 533 * 3260 - 409 FIGUEIR DOS VINHOS

    ADVOGADOS

    Antnio BahiaTlm: 96 647 02 99

    Amndio AntunesTlm: 96 647 02 97

    A exposio de Pintura do Mestre Mrio Silva, intiO umbigo do (meu) Mundo est patente na Casa da CFigueiroense de Figueir dos Vinhos at 31 de Agos

    A sua inaugurao teve lugar no dia 21 de Junho presena do Presidente da Cmara Municipal de Fidos Vinhos (Rui Silva) o Vice Presidente (lvaro GonComissrio da exposio Dr. Jos- Lus Ferreira e muitvisitantes.

    A Cmara Municipal de Figueir dos Vinhos promesta exposio na casa da cultura.

    A Cmara Municipal de Figueir dos Vinhos, tem mocom uma grande preocupao. Ao longo destes lanos, em proporcionar a todos os figueiroensvisionamento de grandes autores de obras da nossa pcontempornea, dando a possibilidade de convivegrandes vultos da nossa cultura, em particular da

    pintura.Mrio Silva, est no topo da pintura nacional, da gerao e da nossa poca.

    Aproveite e venha ver as melhores pintura na CaCultura de Figueir dos Vinhos.

    Lusa Lopes (aluna a estagiar n A Comar

    EXPOSIO NA CASATradio... com arte

    MARINA PRIOR EXPE EM ALCAMINHO DA ESSNCIA

    A jovem pintora figueiro-

    ense Marina Prior expe ac-tualmente no Museu Muni-cipal de Alvaizere, uma ex- posio intitulada Cami-nho da Essncia.

    A inaugurao teve lugar no passado dia 7 de Junho pe-las 17h15, com a presena doPresidente da Cmara Mu-

    nicipal de Alvaizere, PauloTito Morgado, o Presidente

    da Regio de Turismo (Pe-dro Machado), vrios autar-cas locais, Presidente e oVice Presidente da autarquiafigueiroense (Rui Silva e l-varo Gonalves, familiares eamigos da escritora e mui-tos mais visitantes).

    De realar que a inaugu-rao desta exposio deMarina Prior esteve inseridanas celebraes do Dia do

    Concelho de Alvaizere. Naquela exposio est tam-

    bm patente da exposio per-manentes tm como tema, deTempo, Espao e Memria.

    Esta exposio est patente noMuseu Municipal de Alvaizereat final de Agosto, de Tera aDomingo.Lusa Lopes (aluna a estagiar n A Comarca

    Na foto, Marina Prior conversa com o Presidente da Autarquiade Alvaizere e com o Presidente da Regio de Turismo

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    12/28

    2008.07.3112 CASTCASTCASTCASTCASTANHEIRA DE PERA - REGIOANHEIRA DE PERA - REGIOANHEIRA DE PERA - REGIOANHEIRA DE PERA - REGIOANHEIRA DE PERA - REGIO

    ... ORGULHO NO PASSADO CCOMEMORAES DO 94 ANIVERSRIO DO CONC

    As comemoraes do 94

    Aniversrio do Dia doConcelho de Castanheirade Pera voltaram -podemos estar a cair numlugar comum, mas arealidade - a deixar bemvincado o orgulhocastanheirense e umaauto-estima bem em alta.Este ano, ascomemoraescomearam Quinta-feira,dia 3 de Julho noite,com a abertura dasTasquinhas e a actuaodo popular QuimBarreiros e sterminaram dia 6,Domingo, com um jogo defutebol entre os junioresdo Sport Castanheira dePera e Benfica e o PortoSalvo. Pelo meio houveum programa decelebraes vasto, comConcertos musicais,Desporto, Inauguraes,Sesso Solene, Almoo eSardinhada Popular,Cultura - em queincluimos tambm aExposio, o Folclore e aFeira Medieval - ecerimnias religiosas.Renovar e evocar olema dos castanheirensesque inauguraram maisum espao que vemvalorizar a vila e o con-celho, dotando-o de umequipamento cujafuncionalidade, harmoniae beleza, contribuirdecisivamente para amelhoria da suaqualidade de vida, como o caso da Circular Norte/

    Avenida da Notabilidade.De um concelhoindustrial pujante,Castanheira de Peraprocurou novos rumos eafirma-se j no contextonacional na rea doTurismo, a sua novavocao.Foi com um sorriso deesperana e f no futuroque os castanheirensesfestejararam o seu 94Aniversrio de elevao aconcelho.

    O Dia do Concelho de Castanheira dePera foi tambm assinalado com a inaugu-rao de Terra Nostra, uma exposiode pintura da autoria de Costa Santos quese junta com a sua arte Casa do Tempo econvida-o a apreciar o agradvel conjuntode trabalhos que do corpo exposio.

    A inaugurao teve lugar no dia 4 deJulho pelas 10 horas, com a presena doExecutivo castanheirense (o Presidente,Prof. Fernando Lopes e os Vereadores, Dr.Ana Paula Neves e Arnaldo Santos), aPresidente da Assembleia Municipal, Prof.Conceio Soares, representantes dasforas vivas do concelho e vrios popularesque quiseram partilhar aquele momento.

    O pintor Costa Santos j sobejamenteconhecido dos leitores d A Comarca,

    COSTA SANTOS APRESENTOU TERRA NOSTRAEXPOSIO NA CASA DO TEMPO

    pelo que no necessita de apresentaes.J a Terra Nostra precisa de apresenta-o, tal a diversidade de telas que o artistaapresenta em cada exposio que faz. EmCastanheira de Pera, Costa Santos presen-teou os visitantes com 25 quadros que re- presentam sentimentos, paisagens da regi-o (Capela de Pera - Castanheira de Pera;Fragas de S. Simo e Foz de Alge - Figueirdos Vinhos), mas tambm urbanos, estabe-lecendo um dilogo estimulante entre o poder da pintura e a magia da naturezacomo que transportando o visitante ao local.

    A exposio Terra Nostra esteve patente na Casa do Tempo de 4 a 24 deJulho, constituindo assinalvel sucesso,com largas centenas de visitantes e vriosquadros vendidos.

    A inaugurao da Circular Norte / Ave-nida da Notabilidade foi o ponto alto dascomemoraes da criao do concelho.Uma obra que representa, afirmou Fernan-do Lopes, mais um passo na qualificaodo nosso territrio urbano. A Circular Nor-te / Avenida da Notabilidade que se inauguraconfigura uma poltica de mobilidade mo-derna e capaz de suportar um urbanismoequilibrado e respeitador do interesse colec-tivo, a Castanheira de hoje no mais aCastanheira de ontem, muita coisa mudou,lembrou o autarca, garantindo que as mu-danas vo mesmo continuar a acontecer,a um ritmo bem mais acelerado.

    Opinio partilhada pelo Governador Civil de Leiria, que se mostrou surpreendi-

    do com o desenvolvimento conseguidoCastanheira de Pera nos ltimos anosvolta que esta terra deu!, teve algao longo destas ltima dcadas por trs, bons exemplos que permitemhar o futuro com esperana, so alguexclamaes de Paiva de Carvalho, dura inaugurao.

    A inaugurao constituiu, no entauma pequena parte do que CastanheirPera conquistou recentemente juntoPoder Central, como o caso da conso da Variante do Troviscal, a requalifo da Estrada Regional n.347 construo da nova Escola do 1. ciclensino bsico, cujo contrato de finanmento j foi assinado.

    POLTICA DE MOBILIDAINAUGURAO DA CIRCULAR N

    A Sesso Solene realizada no Diado Concelho, teve este ano a presidi-la o Governador Civil de Leiria, Prof.Paiva de Carvalho. Realce, ainda, para as presenas do Deputado, Dr.Carlos Lopes; dos Presidentes das Au-tarquias de Figueir dos Vinhos,(Eng. Rui Silva) e de Pampilhosada Serra (Dr. Jos brito Dias); doex-Deputado e actual Provedor doINATEL, Kalids Barreto; os pre-sidentes das Juntas de Freguesiado Coentral (Pedro Graa) e deCastanheira de Pera (Joo Rodri-gues), e elementos da AssembleiaMunicpal, entre muitos outros.

    A Presidente da Assembleia Mu-nicipal, Prof. So Soares foi a pri-meira a intervir. Uma intervenomais uma vez, justificadamenteaguardada.

    Conceio Soares comeou por considerar que os desafios que(Castanheira) enfrenta do-lhesem dvida, um alento muito pr- prio, uma fora muito genuna pa-ra continuar em frente e confiar naqueles que abraa, deixandouma mensagem de confiana eafirmando de seguida que a almade um verdadeiro Castanheirensede uma grandeza enorme. Depois,Conceio Soares criticou os Vel-hos do Restelo e citou, curiosamen-te, duas crianas castanheirensesque diziam Eu sou Castanheiren-se e gosto muito da minha terra. No nasci aqui, nasci em Coimbrana maternidade do Dr. Bissaya Bar-

    reto, que tambm era Castanhei-rense e A Praia das Rocas dmuitas vezes na televiso e as pes-soas vm c passar as suas friase gostam, eu tambm, vou l mui-tas vezes e gosto sempre.

    Conceio Soares terminouevocando a obra feita no concelhoe convidou todos os castanhei-renses arregaar as mangas e me-ter mos s obras.

    Seguiu-se a interveno do Pre-sidente Fernando Lopes que co-meou por afirmar que Comemo-rar Castanheira levar-nos- sem- pre a fazer uma viagem. Uma via-gem com dois sentidos e tempos bem distintos, mas com um signi-

    ficado muito semelhante, porqueindissocivel exortando os cas-tanheirenses a conjugar os verbosquerer, fazer e concretizar . De- pois, falou da vontade do ex-ecutivo em se ver acompanhado pelas foras vivas locais, criandodinmicas conjuntas e parceriasactivas que congreguem esforosorientados para objectivos co-muns; combateu o pessimismoincentivando a uma nova menta-lidade empreendedora capaz deenfrentar, com sucesso, estes tem- pos de mudana.

    Mais frente, Fernando Lopes con-siderou Castanheira de Pera comosendo hoje, um concelho infra-

    estruturado, ordenado, equipado,seguro e ambientalmente preserva-do, realou a garra e fora comque o concelho tem lutado, no sen-tido de garantir melhores acessibi-lidades e, satisfeito, recorda queas obras recentemente anunciadas pela concesso do Pinhal Interior,so fruto de uma grande luta quetemos travado e de uma grande von-tade que temos de abraar o futuro.O autarca destaca, em particular, aVariante do Troviscal e a Estrada Re-gional 347, que beneficiam directa-mente Castanheira de Pera, o mes-mo acontecendo com o IC3 e oIC8, que nos beneficiam indirecta-men-te, uma vez que nos apro-

    ximam dos grandes centros, cTomar e Coimbra. Em causato, no entender de Fernando pes obras estruturantes pCastanheira de Pera.

    O autarca enfatiza, ainda, ugrande aposta que o concelhovindo a fazer ao nvel da Educe mostra a sua satisfao pelo fde, na semana passada, em Anter sido assinado o contrato refte construo do Centro EscolCastanheira de Pera - Escola dCiclo do Ensino Bsico. Em cest, refere, uma obra que vairantir, condies e excelncia da a comunidade educativa. Ano que se refere Educao, otarca destaca as obras em curs jardim-de-infncia, que funciva num espao que hoje j tinha a dignidade necessria

    Finalmente, usou da palavGovernador Civil de Leiria, deu os parabns a CastanheirPera e obra que ali tem sido lembrando, por exemplo, as cas, afirmando que no h tnenhuma que no gostasse duma Praia das Rocas, falousonhos concluindo que mecom dificuldades possvel aar e fazer obra, vale a penaCastanheira de Pera e gracafirmando que quem tem promas encontra soluo numa va Castanheira de Perra. Mais do que tomar ansiolticos e adepressivos - afirmou.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    13/28

    2008.07.31 13REGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CASTREGIO - CAST ANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERAANHEIRA DE PERA

    JOS PAIS APRESENTOUINCONFIDNCIAS...

    APRESENTAO LIVRO

    O Eng. Jos Pais, castanheirense por adopo, apresentou publicamente asua primeira incurso pela escrita emforma de livro editado.

    A cerimnia teve lugar no auditriodo Cento Paroquial com a presena detodo o Executivo Autrquico, JooCarlos Brito, da editora artEscrita e perante uma vasta plateia (ver artigodesenvolvido na pg. 26).

    REGIONALISMO FOI TNICA CELEBRAES COM PROGRAMA VASTO E DIVER

    O projecto dos barcos/restaurante BBQ-Donuts a aposta da Praia das Rocas, em Castanheira de Pera. servio foi apresentado na passada Sexta-feira, dia 1Julho, pelas 19h30, com uma sesso de informao sonovo servio, seguindo-se um jantar a bordo dos BBQnuts e o desfile de Moda New Fashion 08, no Coreto da A noite terminou com uma House Party.

    Marcaram presena o Presodente da Autarquia, PFernando Lopes, a vice-Presidente, Dra. Ana PaulaAdministrador da Prazilndia, Antnio Carreira, entre oconvidados.

    Actualmente, em POrtugal, existem tambm Barcos Dno Alqueva e em Aveiro

    Curiosamente, a empresa Exclusivo e Moderno, L

    sedeada em Braga, tambm j havia escolhido o maravicenrio da Praia das Rocas para fazer a apresentao nacdo BBQ-DONUT, um produto que vem introduzir um conceito de servio e espao para a indstria hoteleirarestaurao. A apresentao decorreu no dia 16 de Setemna zona da Villa Praia, onde estiveram acostados os 4 mode barcos BBQ-DONUTS.

    Segundo Bruno Querido, um dos responsveis pelo CRestaurante da Praia das Rocas, empresa que teve a inicde trazer para Castanheira de Pera o BBQ-DONUT, na das Rocas existem duas formas de usufruir dequipamento. Quem pretender almoar ou jantar, teoportunidade de o fazer no BBQ-DONUT, que est equcom churrasqueira e gavetas de arrumao por baixo bancos. O preo da refeio, normalmente carne grelhrespectivos acompanhamentos, de 15 Euros por pe podendo usufruir durante 45 minutos a hora o BBQ-DOdo movimento". H tambm a possibilidade de dar apum passeio de aproximadamente 15 minutos pelas calmas da ribeira. Nesta situao o preo de 2,5 Euro pessoa e o Donut ter de levar no mnimo 6 pessoas - segundo aquele administrador.

    Um vasto programa assina-

    lou a passagem dos 94 anosdo concelho de Castanheirade Pera. Assim, Quinta-feira,dia 3, pelas 21h30, abriram asTasquinhas, na Praa da Cer-ca (ou Praa do Frum), umespao onde as colectivida-des e associaes se do aconhecer, levando alguns dos petiscos tpicos da regio.Tambm os artesos se jun-taram a esta mostra. O popular Quim Barreiros actuou poucodepois das 23h00, durantecerca de duas horas de muitaanimao.

    Sexta-feira, dia 4 e Dia doConcelho, logo pelas s 9h30realizou-se o Hastear da Ban-

    deira com a Guarda de Honrados Bombeiros Voluntriosde Castanheira de Pera, a quese seguiu o pequeno-almoono Quartel dos Bombeiros,como j vem sendo tradio.

    s 10h00 foi inaugurada aexposio de pintura Terra Nostra de Costa Santos, naCasa do Tempo, onde tambmestava patente uma exposi-o da artista castanheirenseFtima Dinis, de pratos commotivos alusivos ao concel-ho. Uma hora mais tarde foicelebrada missa, e s 12h00comeou a Sesso Solene, noSalo Nobre da Cmara Muni-cipal.

    s 13h00 foi inaugurada aCircular Norte e no final reali-zou-se o tradicional almoo-convvio, que a autarquia deoferece a todos os muncipes.

    Pelas 17h30 foi apresenta-do o livro de outro castanhei-rense, o Eng. Jos Pais (JosPorvinho) Inconfidnciase, no auditrio do CentoParoquial. noite, Praa doFrum, houve fado, com ogrupo Ama Mater Capas Negras. Pouco depois dameia-noite actuou GracianoRicardo.

    Sbado realizou-se a FeiraMedieval, uma organizaodo Centro Paroquial de Soli-dariedade Social, que come-ou s 12h30. A Feira Medie-val incluiu um almoo com ascousas tpicas da poca eterminou com um desfile detrajes pelas ruas da vila.

    Ainda no Sbado, abriu-seum espao para o desportocom a gala internacional deFull Contact, s 21h30, no pavilho gimnodesportivo.s 23h00 actuou a bandaBeira Latina.

    Domingo, e para fechar, rea-lizou-se de um jogo de futebolde 11 amigvel entre as forma-es juniores do Sport de Cas-tanheira e do Porto Salvo.

    FULL CONTACT E FUTEBOLDESPORTO

    Este ano, sem a tradicional prova deatletismo, coube ao Full Contact e ao Futebolrepresentarem o desporto nas celebraes.

    O futebol teve um cariz mais popular eregionalista com a realizao de um jogo entreas equipas do Sport de Castanheira de Pera eo Porto Salvo de Oeiras, em jniores.

    Os castanheirenses venceram por 4-0, em-

    FTIMA DINISHOMENAGEIA CONCELHO

    EXPOSIO

    A artista castanheirense FtimaDinis, apresentou na Casa do Tempouma mostra de pratos com moti-vos alusivos a Castanheira de Pe-ra, com a qual pretendeu homena-gear o concelho e as suas gentes.

    A artista castanheirense, mas aviver actualmente em Lisboa, noesquece as suas razes e j o ano passado exps em Castanheira dePera, tambm na Casa do Tempo,mas com pintura a leo em tela,onde deixou bem patente a suasensibilidade artistica.

    Ftima Dinis apresenta-nos uma pintura to simples e to profun-da que se transforma ao mesmo

    VI EDIO INCLUIU ALMOO COM COUSAS TIPFEIRA MEDIEVAL

    A Feira Medieval de Castanheira de Pera,organizada pelo Centro Paroquia - Valnciado Centro Comunitrio, j vai na sua sextaedio com a colaborao da Autarquia locale de vrias associaes do concelho, nomea-damente, Cercicaper, Santa Casa da Miseri-crdia, Rancho da Sapateira e Neveiros doCoentral, alm de artesos locais a tituloindividual.

    Mais uma vez, foram dezenas os castan-heirenses que trajaram a rigor com as roupasda poca. Este ano a feira teve como novidade

    a participao do grupo Pifaradas e Zambun-dadas, da zona da Covilh, um grupo habi-tuado a estas andanas e que constituiu umamais-valia. Quem no faltou, foi o burro Flix, j uma referncia deste evento.

    A Feira Medieval de Castanheira de Peraconheceu os seus primeiros passos junto Igreja Matriz, mais tarde mudou-se para a zonado Largo Dr. Manuel Diniz Henriques, 22(Casa Pimentel) e, h dois anos a esta partefixou-se na Praa Visconde, em frente daCmara Municipal.

    tempo numa forma ele-gante e poderosa para en-contrar a serenidade e acalma, como a ela se refereuma das suas mestras quediz ainda que Ftima Dinis

    uma artista cuja sen-sibilidade pe a descobertoum mundo de sentimentosque nos toca e sensibi-liza e aos quais no somosindiferentes.

    bora o resultado nestes casos seja secun-drio.

    A 1 Gala Internacional Full Contact Fi-ghters contou com nomes de nvel mundial,destacando-se a defesa do Titulo Mundial emultimate full contact wufc, em que o po-rtugus Rafael Silva se superiorizou ao candi-dato Jaroslav Poborsky, da Repblica Checa .

    BBQ-DONUTSRestaurantedas Rocas anovo servio

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 322 (31 de julho de 2008)

    14/28

    2008.07.3114 REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    MOSTEIRO RECEBSIMBOLO DA ACESSIBILI

    A Praia Fluvial do Mosteirohasteou hoje, dia 31 de Julho, aBandeira Branca, simbolo quecomprova que esta praia cumpreos requisitos necessrios parareceber utentes com mobilidadecondicionada.

    Este projecto promovido pela Secretaria Nacional para aReabilitao e Integrao das pessoas com deficincias(SNRIPD), entre outras entida-des como:Direco Geral deTurismo (DGT), Instituto Nacio-nal de gua (INAG) e Institutode Emprego e Formao Profis-sional (IEFP).

    A bandeira foi entregue por uma representante da CCDRCao Presidente da Autarquia pe-droguense, Dr. Joo Marques,que a hasteou orgulhosamente.

    O Projecto Praia Acessvel Praia para Todos tem por ob- jectivo proporcionar s pessoascom mobilidade condicionada,incluindo os idosos, o maior n-mero possvel de praias comacessibilidade, tornando-as,assim, destinos de frias adequ-ados a todos.

    Este projecto, que se encontraa decorrer desde 2004, constituiuma medida do plano de aco para a Integr