Abordagem Clássica Da Administração

18
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A abordagem clássica da Administração se divide em Administração Científica e Teoria Clássica : ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Administração Científica Teoria Clássica Frederick Winslow Taylor (americano) Henry Fayol (europeu) Essas teorias partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. FINALIDADE: Aumentar a eficiência nas empresas. TEMPO DE DOMINAÇÃO DESSAS IDÉIAS: Entre 1900 a 1940 (4 primeiras décadas do sec. XX) A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo (trabalho feito pela experiência e não pelo conhecimento através de estudo) e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas. ORIGEM: Inicia-se após a Revolução Industrial, devido às consequências desta revolução: 1- O crescimento acelerado e desorganizado das empresas exigindo a substituição do empirismo e da improvisação por uma abordagem em estudo (científica); 2- A necessidade de aumentar a eficiência e a competitividade das

Transcript of Abordagem Clássica Da Administração

Page 1: Abordagem Clássica Da Administração

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

A abordagem clássica da Administração se divide em Administração Científica e Teoria Clássica:

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

� Administração Científica

� Teoria Clássica

Frederick Winslow Taylor (americano)

Henry Fayol (europeu)

Essas teorias partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.

FINALIDADE: Aumentar a eficiência nas empresas.

TEMPO DE DOMINAÇÃO DESSAS IDÉIAS:Entre 1900 a 1940 (4 primeiras décadas do sec. XX)

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo (trabalho feito pela experiência e não pelo conhecimento através de estudo) e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

ORIGEM:

Inicia-se após a Revolução Industrial, devido às consequências desta revolução:

1- O crescimento acelerado e desorganizado das empresas exigindo a substituição do empirismo e da improvisação por uma abordagem em estudo (científica);

2- A necessidade de aumentar a eficiência e a competitividade das organizações em face da concorrência e competitividade das demais empresas;

Page 2: Abordagem Clássica Da Administração

EXERCÍCIOS:

1. A Abordagem Clássica da Administração se divide em duas teorias. Quais são:

a) Teoria Clássica e Teoria Administrativa;b) Teoria científica e Abordagem científica;c) Teoria Clássica e Administração Científica;d) Abordagem Cientifica e Administração Clássica.

2. O criador da Teoria Clássica foi:

a) Henry Ford;b) Frederyck Taylor;c) Harrington Emerson;d) Henry Fayol.

3. A finalidade da Abordagem Clássica da Administração era:

a) Aumentar o lucro das empresas;b) Aumentar a eficiência nas empresas;c) Aumentar o salário dos operários;d) Reduzir os gastos da Indústria.

4. Frederick Taylor, engenheiro americano, foi fundador de qual teoria administrativa:

a) Teoria Clássica;b) Teoria da Máquina;c) Abordagem Clássica;d) Administração científica.

5. As ideias das teorias da Abordagem Clássica da Administração perduraram por um longo período. Qual foi o período de duração desta Abordagem:

a) Início do séc. XX, entre 1900 até 1940;b) Início do séc. XIX, entre 1800 até 1840;c) Início do séc. XXI, entre 2000 e 2040;d) Fim do séc. XX, entre 1960 e 2000;

6. Sabe-se que a Abordagem clássica da Administração com seus estudos, iniciaram-se após o fim de um acontecimento histórico. Qual o acontecimento marcou o início destes estudos:

a) Segunda Guerra mundial;b) Revolução Francesa;c) Revolução Industrial;d) O Renascimento;

Page 3: Abordagem Clássica Da Administração

1- ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

O engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915), é o fundador da Administração Científica nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos.

O nome Administração científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência industrial.

Esta teoria se baseia na ênfase colocada nas tarefas.

CRIADOR: Frederick Winslow TaylorÊNFASE: NAS TAREFAS

ABORDAGEM: De baixo para cima (CHÃO DE FÁBRICA)

Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente.

Os elementos de aplicação da Administração Científica nos padrões de produção são: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade. O principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado. Assim, deve haver uma identidade de interesses entre os empregados e empregadores.

ORT – ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO

É a tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos criados por Taylor. A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos

O instrumento básico para racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos (motion-time study). Observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários, Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário.

O estudo dos tempos e movimentos permite a racionalização do método de trabalho do operário e a fixação dos tempos-padrão para execução das tarefas. Traz outras vantagens adicionais, a saber:

- Elimina o desperdício de esforço humano e dos movimentos inúteis;

- Racionaliza a seleção e adaptação dos operários à tarefa;

- Facilita o treinamento dos operários e melhora da eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades;

- Definição de métodos e estabelecimento de normas para a execução do trabalho;

- Estabelecer uma base uniforme para salários qualitativos e prêmios de produção.

Estudo da fadiga humana

Verificou-se que a fadiga predispões o trabalhador para: diminuição da produtividade e qualidade do trabalho; perda de tempo; aumento da rotatividade de pessoal; doenças e acidentes e diminuição da capacidade de esforço. A fadiga é um redutor da eficiência.

Page 4: Abordagem Clássica Da Administração

A Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos, eliminando os que produzem fadiga e os que não estão diretamente relacionados com a tarefa executada pelo trabalhador.

Divisão do trabalho e especialização do operário

Uma das ocorrências do estudo dos tempos e movimentos foi a divisão do trabalho e especialização do operário a fim de elevar sua produtividade. Com isso, cada operário passou a ser especializado na execução de uma tarefa para ajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho definidas pelo método.

Desenho de cargos e tarefas

Tarefa é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. Cargo é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos para a execução das tarefas.

Incentivos salariais e prêmios de produção

Era preciso fazer com que o operário colaborasse com a empresa e trabalhasse dentro dos padrões de tempo previsto. Para tanto, foi desenvolvido planos de incentivos salariais e de prêmios de produção baseada na produtividade de cada operário.

Conceito de homo economicus

A Administração Científica baseou-se no conceito de homos econômicus, isto é, do homem econômico, segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. O homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida e pelo salário que o trabalho proporciona. Assim, as recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam os esforços individuais do trabalho, fazendo com que o trabalhador desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz para obter um ganho maior.

Condições de trabalho

Verificou-se que a eficiência depende não somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições de trabalho que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminuam a fadiga. Ex.: melhoria do ambiente físico de maneira que o ruído, a ventilação, a iluminação e o conforto não reduzam a eficiência do trabalhado.

Padronização de métodos e máquinas

A organização racional foi mais além e passou a preocupar-se também com a padronização dos métodos e processos de trabalho, com a padronização das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, no intuito de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo, aumentando a eficiência e diminuindo o desperdício.

Supervisão funcional

A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor. Taylor era contrário à centralização da autoridade e propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.

Page 5: Abordagem Clássica Da Administração

OS SEGUIDORES DA IDÉIA DE TAYLOR:

Harrington Emerson (1853-1931) – Um dos principais auxiliares de Taylor – Engenheiro - popularizou a Administração Cientifica, desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados. Idealizou 12 princípios para eficiência.

Henry Ford (1863-1947) – Engenheiro – Fundou a Ford Motor Co. Revolucionou a estratégia

comercial da sua época. Fabricou o primeiro carro popular, Criou um plano de vendas. Criou a assistência técnica de grande alcance. Em 1926 empregava 150.000 pessoas e fabricava 2.000.000 de carros por ano. Produzia desde a matéria prima inicial ao produto final acabado. Criou a distribuição através de agências próprias. Idealizou a linha de montagem, com produção em série, padronizada e de custo mais baixo. Ford Adotou três princípios básicos:

1- Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.

2- Principio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Assim Ford conseguiu fabricar um trator ou um automóvel, vende-lo e recebê-lo antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários.

Segundo Ford a velocidade de fabricação deve ser rápida. O minério sai da mina Sábado e entregue sob a forma de carro na Terça feira à tarde.

3- Principio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.

CRÍTICAS:

Inúmeras críticas podem ser feitas à Administração Cientifica: o mecanismo de sua abordagem, que lhe garante o nome de teoria da máquina, a superespecialização que robotiza o operário, a visão microscópica do homem tomado isoladamente e como apêndice da maquina industrial, a ausência de qualquer comprovação cientifica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado. Contudo, estas limitações e restrições não apagam o fato de que a Administração Cientifica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa. É um passo pioneiro e irreversível.

PRINCIPAIS

CRÍTICAS

Para os críticos a Adm. Científica transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.

A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;

A Adm. Científica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;

A Adm. Científica propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;

A Adm. Científica se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;

A Adm. Científica trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

Page 6: Abordagem Clássica Da Administração

QUESTÕES DE CONCURSOS

1. (FCC) O "pai fundador" da Administração Científica é:

a) Frederick Taylor

b) Henry Ford

c) Max Weber

d) Elton Mayo

2. Antes de Taylor, trabalho era ação pura; trabalhava-se apenas. Não havia metodologia, só força bruta. Os gerentes limitavam-se a estabelecer cotas de produção, não se preocupavam com processos. Era só o quê, não como. O taylorismo é o germe de todas as propostas que vieram depois para formatar racionalmente o ato de se produzir qualquer coisa.

Gerar resultados por intermédio de pessoas. Administrar. Clemente da Nóbrega. Taylor superestar (com adaptações).

Tomando como base o texto acima, assinale a opção correta no que tange às ideias propostas por Taylor e pela teoria da administração, da qual ele é representante:

A) Em virtude de buscar resultados por intermédio das pessoas, Taylor é considerado representante da escola das relações humanas.

B) Taylor defendia a manutenção e a divulgação dos métodos de trabalho existentes, visando evitar, assim, que o trabalho fosse feito de forma heterogênea pelos operários.

C) Para Taylor, a responsabilidade pela elaboração do processo ideal de trabalho é dos empregados.

D) Taylor defendia a especialização da tarefa, que deve ser encarada como o foco essencial do trabalho.

E) Segundo Taylor, a administração deveria se pautar no pragmatismo, considerando a experiência pessoal do trabalhador o mais importante, afastando, desse modo, a ciência do trabalho.

3. Marque CERTO ou ERRADO as alternativas seguintes:

a) A administração científica surgiu com Frederick Taylor, nos Estados Unidos, logo após a Primeira Guerra Mundial. ( )

b) O objetivo central dos estudos de Frederick Taylor foi a busca da efetividade no processo de trabalho. ( )

c) Frederick Taylor enuncia quatro princípios da administração científica: planejamento, preparação, controle e segregação. ( )

d) Henry Ford (1862-1947) enunciou três princípios básicos, a saber: intensificação, economicidade e produtividade, sendo que o princípio da intensificação impõe o aumento da capacidade de produção dos colaboradores através da especialização e da linha de montagem. ( )

Page 7: Abordagem Clássica Da Administração

2- TEORIA CLÁSSICA

Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos EUA, em 1916 surgia na França a Teoria Clássica da Administração que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

A Teoria Clássica partia do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (departamentos) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).

ENFASE: NA ESTRUTURAABORDAGEM: DE CIMA PARA BAIXO (GERENCIAL)

Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador.

Esses são os elementos que constituem o chamado processo administrativo: são localizáveis no trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa.

PROCESSO ADMINISTRATIVOPREVER Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

ORGANIZAR Constituir o duplo organismo material e social da empresa.

COMANDAR Dirigir e orientar o pessoal.COORDENAR Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços

coletivos.CONTROLAR Certificar-se de que tudo ocorra de acordo com as

regras estabelecidas e as ordens dadas.

AS 6 FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA

Fayol via a organização como um corpo – o "corpo empresarial". As atividades desse corpo eram encaixadas em seis funções;

Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.

Funções comerciais, relacionadas com a compra venda e permutação/troca.

Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.

Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

Page 8: Abordagem Clássica Da Administração

Funções administrativas, relacionadas com as outras cinco funções integradas, pairando acima delas.

OS 14 PRINCÍPIOS GERAIS PARA FAYOL:

Como toda ciência, a Administração deve se basear em leis ou em princípios. Fayol definiu os “princípios gerais” de Administração. Ele adota a denominação principio, afastando dela qualquer ideia de rigidez, pois nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa:

1. DIVISÃO DO TRABALHOConsiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE

Autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.

3. DISCIPLINADepende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas estabelecidas.

4. UNIDADE DE COMANDOCada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

5. UNIDADE DE DIREÇÃO Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

6. SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AOS GERAIS

Os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.

7. REMUNERAÇÃO DO PESSOALDeve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

8. CENTRALIZAÇÃO Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

9. CADEIA ESCALARÉ a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo.

10. ORDEM Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

11. EQUIDADEAmabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal.

12. ESTABILIDADE DO PESSOAL A rotatividade das pessoas tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.

13. INICIATIVAA capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.

14. ESPÍRITO DE EQUIPEHarmonia e união entre as pessoas são as forças da organização.

Page 9: Abordagem Clássica Da Administração

A Teoria Clássica com ênfase na estrutura visualiza a organização como disposições das partes (órgãos) que a constituem, sua forma e o inter-relacionamento entre essas partes. Para tratar racionalmente a organização, esta deve se caracterizar por uma divisão do trabalho e correspondente especialização das partes (órgãos) que as constituem. A divisão do trabalho pode ser vertical (níveis de autoridade) ou horizontal (departamentalização). À medida que ocorre divisão do trabalho e especialização, deve haver coordenação para garantir a harmonia do conjunto e, consequentemente, a eficiência da organização. Além disso, existem órgãos de linha (autoridade linear) e órgãos de staff (autoridade de staff para prestação de serviço de consultoria).

Críticas da Teoria Clássica

1.Abordagem simplificada da Organização FormalOs autorea clássicos partem do pressuposto de que a simples adoção dos princípios gerais da administração: como a divisão do trabalho, a especialização, a unidade de comando e a amplitude de controle. Permite uma organização formal da empresa capaz de proporcionar - lhes a máxima eficiência possível. Trata-se de uma abordagem extremamente simplificada da organização formal.Daí, a crítica quanto a essa visão simplória e reducionista da atividadde organizacional.

2.Ausência de trabalhos experimentais Os autores clássicos fundamentam seus conceitos na observação e no bom senso. Seu método é empírico e concreto, baseado na experiência direta e no pragmatismo e não confrontam a teoria como elementos de prova. As idéias mais importantes são catalogadas como princípios, o que provocou críticas, pois o princípio utilizado como sinônimo de lei deve, como esta, envolver um alto grau de regularidade e consistência, permitindo razoável previsão na sua aplicação, tal como acontece nas outras ciências. Falta comprovação científica para as afirmações dos autores clássicos.

3.O extremo Racionalismo na concepção da AdministraçãoOs autores clássicos se preocupam com a apresentação racional e lógica das suas proposições, sacrificando a clareza de suas idéias. O abstracionismo e o formalismo são criticados por levarem a análise da administração à superficialidade, à supersimplificação e à falta de realismo.

4.Teoria da máquinaOs modelos administrativos de Taylor-Fayol correspondem à divisão mecanistica do trabalho, em que o parcelamento de tarefas é a mola do sistema. Essa abordagem mecânica, lógica e determinística da organização foi o fator principal que conduziu erradamente os clássicos à busca de uma ciência da administração.

5.Abordagem incompleta da administraçãoA teoria clássica preocupou-se com a organização formal. A preocupação com a forma e a ênfase na estrutura levou a exageros. A abordagem está simplificada e incompleta, pois não considera o comportamento humano na organização.

6.Abordagem de Sistema FechadoComposto de poucas variáveis perfeitamente conhecidas e previsíveis e de alguns aspectos que podem ser manipulados por meios de princípios gerais e universais de administração. Apesar de todas as críticas, a teoria clássica é a abordagem mais utilizadas por iniciantes em administtração, pois permite permite uma abordagem sistemática e ordenada.

Page 10: Abordagem Clássica Da Administração

QUESTÕES DE CONCURSO

1. (ESAF) Fayol, em sua obra, identifica seis funções inerentes à operação de uma empresa, seja ela simples ou complexa, grande ou pequena. Assinale a opção que descreve corretamente uma dessas funções, denominada de função administrativa:

a) Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

b) Governar, Remunerar, Coordenar, Controlar e Fiscalizar.

c) Planejar, Comunicar, Liderar, Coordenar e Avaliar.

d) Prever, Estruturar, Liderar, Negociar e Fiscalizar.

e) Organizar, Negociar, Comandar, Coordenar e Avaliar.

2. (ESAF) A Teoria Clássica das Organizações caracterizava-se por possuir uma visão mecanicista das organizações, tendo como principais representantes Taylor e Fayol. Assinale a seguir se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas,

( ) A principal preocupação de Taylor era produzir com menos recursos, buscando reduzir os desperdícios.

( ) Fayol estudou a organização de cima para baixo, dando ênfase à estrutura organizacional.

( ) Taylor definiu as funções da organização identificando a administração como função comum às demais.

( ) Fayol empreendeu o estudo de tempos e movimentos de modo a evitar desperdício e fadiga dos operários.

Escolha a opção correta:

Page 11: Abordagem Clássica Da Administração

a) V - V - F - Fb) V - F - V - Fc) F - V - F - Vd) F - F - V – V

3. Henry Fayol (1841-1925) identifica como funções do Administrador as seguintes: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, sendo que a atividade de controlar pressupõe ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.

(certo) ou (errado).

4. A organização é a função administrativa destinada, por princípios, a agrupar e estruturar todos os recursos para atingir os objetivos determinados, da melhor maneira possível, constituindo, segundo Henry Fayol, o duplo organismo material e social.

(certo) ou (errado).

5.  A Teoria Clássica, desenvolvida a partir dos estudos de Frederick W. Taylor caracteriza-se com a racionalização de tempos e movimentos e Henri Fayol caracteriza-se principalmente por sua preocupação com a departamentalização organizacional e, ainda, por uma visão que se convencionou denominar de “mecanicista”, partindo de uma concepção de Homem:

a)                  Economicus – cujo comportamento estaria pautado na conquista de melhores condições econômicas de vida, sendo fortemente influenciado por recompensas salariais e materiais.b)                 Social – para o qual os estímulos psicológicos e sociais são mais importantes do que as condições de ordem material ou econômica.c)                  Funcional – quando cumpre uma função dentro das organizações, se inter-relacionando com os demais indivíduos.d)                  Organizacional – que se caracteriza pelo desempenho de papéis em diferentes organizações.e)                  Administrativo – o qual se caracteriza por procurar apenas a maneira satisfatória, em vez de a melhor maneira de se fazer um trabalho.

6. Henri Fayol identificou seis funções inerentes a uma organização. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as seis funções:

a) Recursos humanos, técnica, marketing, contábil, segurança e administrativa.b) Financeira, contábil, segurança, marketing, recursos humanos e administrativa.c) Técnica, comercial, financeira, contábil, segurança e administrativa.d) Técnica, compras, financeira, marketing, recursos humanos e administrativa.

7. Embora constitua área de conhecimento das mais fascinantes, as bases teóricas da Administração ainda estão em formação. Os estudos pioneiros de Taylor e Fayol, por exemplo, foram ampliados, de forma significativa, nos anos posteriores. Sobre as Teorias da Administração pode-se afirmar que:

I.                   na Escola da administração Científica a preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacional.

Page 12: Abordagem Clássica Da Administração

II - na Administração Científica, enfatiza-se o estudo das tarefas, o treinamento de trabalhadores e a busca pela eficiência operacional;III - na Teoria Clássica, há um esforço deliberado de se ter uma visão sistêmica da empresa, lastreado em estruturas organizacionais verticalizadas;IV -  Fayol, define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.V – o ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo científico da Administração, substituindo o empirismo e a improvisação  por técnicas científicas.São corretas, apenas, as afirmativas:a)                  I, II e IIIb)                 I, II, IV e Vc)                  IIId)                 IV e Ve)                  I, II, III e V

8. Estudo da fadiga humana, homo economicus, supervisão funcional, desenho de cargos e tarefas são características da:a)                  Teoria das Relações Humanas – Administração Formal;b)                 Teoria Clássica – Informação Centralizada e Descentralizada;c)                  Administração Neoclássica – Organização Linear;d)                 Teoria Estruturalista – Cadeias e Hierarquias;e)                  Administração Científica – Organização Racional do Trabalho.

9. A Teoria Clássica das Organizações caracteriza-se por possuir uma visão mecanicista das organizações, tendo como principais representantes Taylor e Fayol. Assinale a seguir se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas.

(   ) A principal preocupação de Taylor era produzir com menos recursos, buscando reduzir os desperdícos.(      ) Fayol estudou a organização de cima para baixo, dando ênfase à estrutura organizacional.(    ) Taylor definiu as funções da organização identificando a administração como função comum às demais.(     ) Fayol empreendeu o estudo dos tempos e movimentos de modo a evitar desperdícios e fadiga dos operários.Escolha a opção correta:a)                  V – V – F - F b)                 V – F – V – Fc)                  F – V – F – Vd)                 F – F – V – V

10. Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das definições:

a)                  (  )A Escola de Administração Científica, desenvolvida na França, a partir dos trabalhos de Taylor.b)                 ( ) A chamada Escola da Administração Científica, tinha como preocupação básica aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiência no nível operacionalc)                  (  ) A abordagem da Administração Científica é de baixo para cima (do operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial).d)                 (   ) A Administração Científica de Fayol, dava ênfase nas tarefas.

Page 13: Abordagem Clássica Da Administração

e)                  (  ) Na Teoria Clássica, a preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais.f)                  (  ) A abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologistas é uma abordagem igual à da Administração Científica: baixo para cima.g)                 (  ) A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).o)                 (  ) A Organização Racional do Trabalho (ORT) fundamenta nos seguintes aspectos: estudos dos tempos e movimentos, fadiga humana, divisão do trabalho e especialização do trabalho, homo social, condições de trabalho, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios de produção, padronização, supervisão funcional.