Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita)

6
PLANO DE CURSO ATIVIDADES PRÁTICAS PROGRAMÁVEIS (PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA) CURSO: Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas PROFESSORA: Jakeline Nunes ALUNO(A): Período: 2 o semestre de 2014 Dia das aulas: segunda-feira, horário: 8h00 às 11h00 Plano de Curso Com o mundo cada vez mais globalizado, as informações circulam sem parecer existir qualquer tipo de fronteira, seja linguística ou geográfica. E a tecnologia tem oferecido novas modalidades de escrita, na qua os antigos formatos e estilos de escrita parecem estar obsoltetos. Sob essa atual perpesctiva, faz-se necessário buscar novas (ou antigas) ferramentas da liguagem para escrever com autenticidade e originalidade no mundo globalizado. Dessa forma, esta disciplina, com a proposta de prática de escrita criatva, combina exercícios de produção escrita e de leitura crítica à discussão, em grupo, de forma franca e aberta acerca da produção individual. Serão levados em consideração os aspectos como a rima, o ritmo, a forma (e a estética), assim como os aspectos sintáticos da norma padrão para a redação original e individual de variados gêneros textuais. Ementa: Serão abordados os seguintes temas nesta disciplina: Funções da linguagem. Noções de texto. Recepção de texto: leitura ativa, analítica e crítica. Produção de textos: descritivos e narrativos. Reconhecimento dos mecanismos de produção de textualidade. Leitura e produção de resumos, paráfrases e resenhas. Objetivos: Controlar o medo da “folha em branco”; Escrever de forma criativa a partir da prática de exercícios textuais variados; Distinguir os gêneros textuais e funções da linguagem; Leitura crítica dos mais variados gêneros textuais a fim de encontrar aspectos originais e de e criatividade da escrita.

description

Ementa.

Transcript of Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita)

Page 1: Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita)

PLANO DE CURSOATIVIDADES PRÁTICAS PROGRAMÁVEIS (PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA)

CURSO: Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas

PROFESSORA: Jakeline Nunes

ALUNO(A):Período: 2o semestre de 2014

Dia das aulas: segunda-feira, horário: 8h00 às 11h00

Plano de Curso

Com o mundo cada vez mais globalizado, as informações circulam sem parecer existir qualquer tipo de fronteira, seja linguística ou geográfica. E a tecnologia tem oferecido novas modalidades de escrita, na qua os antigos formatos e estilos de escrita parecem estar obsoltetos. Sob essa atual perpesctiva, faz-se necessário buscar novas (ou antigas) ferramentas da liguagem para escrever com autenticidade e originalidade no mundo globalizado. Dessa forma, esta disciplina, com a proposta de prática de escrita criatva, combina exercícios de produção escrita e de leitura crítica à discussão, em grupo, de forma franca e aberta acerca da produção individual. Serão levados em consideração os aspectos como a rima, o ritmo, a forma (e a estética), assim como os aspectos sintáticos da norma padrão para a redação original e individual de variados gêneros textuais.

Ementa:

Serão abordados os seguintes temas nesta disciplina: Funções da linguagem. Noções de texto. Recepção de texto: leitura ativa, analítica e crítica. Produção de textos: descritivos e narrativos. Reconhecimento dos mecanismos de produção de textualidade. Leitura e produção de resumos, paráfrases e resenhas.

Objetivos:

Controlar o medo da “folha em branco”; Escrever de forma criativa a partir da prática de exercícios textuais variados; Distinguir os gêneros textuais e funções da linguagem; Leitura crítica dos mais variados gêneros textuais a fim de encontrar aspectos

originais e de e criatividade da escrita.

Justificativa:

A proposta desta disciplina responde à necessidade de profissional da Letras estar em contato com a produção escrita de textos. A escrita é um processo contínuo de aprendizagem. E escrever de forma criativa tem se tornado um desafio, pois atualmente há extensa publicação de textos escritos por meio das novas tecnologias e mídias. Faz-se necessário produzir textos criativos, com capacidade de comunicar com eficácia. Sendo assim, esta oficina se justifica na urgente necessiade de escrever sem medo e sem nenhum tipo de receio.

Page 2: Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita)

Metodologia:

A disciplina Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita) é composta de 20 encontros presenciais de 3h/ aula cada. Leituras críticas serão feitas a fim de fomentar uma discussão sobre a criatividade, originalidade e prática da escrita. Para a prática da escrita criativa serão escritos textos dos mais variados gêneros textuais, sempre observando a(s) funções de linguagem de cada um.

Datas Cronograma das aulas11/08*18/08 Apresentação do panorama das aulas da disciplina.25/08

Materiais utilizados

Data para entrega

de atividades

Parte 1 ---------------------------------------------------------------------------------------O ensino de gramática nas escolas.1. pesquisa;2. discussão;3. produção escrita em grupo;Temas para os textos:

proposta para um ensino eficiente de língua portuguesa na escola; e

artigo para a “Revista Normativa do Português do Brasil” – O ensino da gramática no ensino médio: aquisição da norma padrão.

-------------------------------------------------------------------------------------- Parte 2Criatividade: de onde vem?1. leitura de trechos do texto “O processo criativo” p. 43-p.57Pesquisas sobre o ensino de gramática nas escolas realizada em casa. Podem ser utilizadas como fontes: a internet, livros, artigos de jornal e científicos.Parte 1 –-------------------------------------------------------------------------------------Textos a serem pesquisados pelos alunos---------------------------------------------------------------------------------------Parte 2ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEITH, Denise de Sousa. Criatividade: múltiplas perspectivas. Capítulo 2: O processo criativo, p. 43 – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.

Produção escrita em grupo – entrega: 01/09

01/09 Português escrito – dos verbos aos textos (parte 1)I. Tempos verbais e escrita básicaII. ConectoresIII. Estruturas complexas da língua portuguesa brasileira

Materiais utilizados

Apostila

08/09 Português escrito – dos verbos aos textos (parte 2)II. ConectoresIII. Estruturas complexas da língua portuguesa brasileira

Materiais utilizados

Apostila

Page 3: Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita)

15/09 A escrita sob a ótica das diversas modalidades da linguagem.1. discussão do texto Funções da linguagem de Chaluub;2. identificação da principal função da linguagem em diferentes gêneros textuais;3. elaboração de textos com as diferentes funções da linguagem.

Materiais utilizados

CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. São Paulo. Ed: Ática, 2006.

Entrega de

atividades

Glossário: Funções da Linguagem – entrega: 08/09

22/09 Escrita objetiva?Questionamentos sobre a impessoalidade na produção textual.

1. discussão do texto sem referência bibliográfica Viés;2. Leitura de artigos de jornal3. Vídeo4. produção de textos de eixos temáticos sensíveis

Materiais utilizados

Viés – texto sem referencia bibliográfica.

Data para entrega

de atividades

Exercícios propostos em Viés, página 256 a 259 – entrega: 28/09

29/09 Textos acadêmicos – parte I: pesquisa e exemplos Resumo Resenha Fichamento Paráfrase

MateriaisUtilizados

Data para entrega

de atividades

Resenha do livro: A identidade cultural na pós-modernidade (referência: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 2006. Tradução de TOMAZ Tadeu Silva e Guaraciara Lopes Louro. – entrega: 13/10

Fichamento do livro:

Resumo:

Paráfrase:06/09 Leitura de ensaios13/10 Produção de poemas

20/1027/10 Textos acadêmicos – parte IV: elaboração de artigos científicos

PesquisaBusca por exemplos

03/11 Estratégias para revisão de textos acadêmicos17/1124/1101/12

Page 4: Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita)

08/1215/12

Avaliação discente

Os alunos serão avaliados por meio de duas provas institucionais (essas seguirão o modelo estabelecido pela FE para os cursos da área de humanas) e pela produção escrita desenvolvida em sala e em casa.

Provas: 10 questões, valor 7 pontos

- 5 questões objetivas, valor: 0,4 pontos cada. * observe-se que 2 (DUAS) dessas questões serão do tipo interdisciplinar e elaboradas pela instituição); e-5 questões subjetivas, valor: 1 ponto cada.

Produção escrita

- os textos a serem produzidos nesta disciplina são: resumos, resenhas, fichamentos, paráfrases, artigos jornalísticos, artigos científicos, poemas, músicas, entradas para dicionários, músicas, roteiros, ensaios e textos publicitários;

- a FORMATAÇÃO para os trabalhos é livre, mas deve ser organizada. E, embora a formatação seja livre, não serão recebidas atividades feitos à mão;

- NÃO SERÃO RECEBIDOS atividades entregues fora do prazo (casos a serem observados pela professora: atestado médico, greve de ônibus e morte).

- o valor das atividades de produção escrita varia de acordo com o tipo da atividade e está descrito no cronograma de atividades.

Bibliografia da disciplina:

ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEITH, Denise de Sousa. Criatividade: múltiplas perspectivas. Capítulo 2: O processo criativo, p. 43-57 – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.

ANTUNES, Irandé. Aula de Portugues: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial. 2003.

Page 5: Atividades Práticas Programáveis (Processo de Leitura e Escrita)

BARBISAN, L.B; GIERING, M.A; TEIXEIRA, M.(Orgs.). TEXTO SITUADO – Textualidade e função comunicativa. Investigações em Linguística aplicada. Pelotas: EDUCAT. 2002.

CHALHUB, Samira. Funções da Linguagem. 12o Edição. São Paulo, SP: Editora Ática, 2006.

Coelho de Figueiredo, Maria de Lurdes. Do Domínio à Expressão da Escrita. Relatório de Estágio. Universidade de Coimbra, 2013.

KATO, Mary. A. No mundo da escrita – uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

___________ Dossier: A Escrita Criativa. Revista Noesis no 107-8., março de 2008.