Boletim 87

4
Rua Dorival Alves, 39 Vila Xavier – (16) 9963-2524 Pastor Wilson Porte Junior www.liberdadeararaquara.org [email protected] – Boletim 16/11/2014 Reuniões: sábados: 19h30 – Reunião de jovens domingos: 10h00 – Escola Bíblica Dominical 19h00 – Culto de adoração e louvor Pastoral A parábola da ovelha perdida e a crise na igreja moderna Por Wilson Porte Jr Há muita gente que usa esta parábola para mostrar aos pastores o seu dever de visitar. O problema é que esta parábola não fala dos pastores das igrejas cristãs. A pará- (Parte 1) Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lc 15.3–7 bola fala de Jesus (o pastor) encontrando os perdidos (ovelha perdida), e não dos pasto- res que devem visitar os membros afasta- dos ou em pecado de sua igreja. A parábola falar de como há alegria no céu “quando um pecador se arrepende”. A

description

Boletim semanal da Igreja Batista Liberdade, em Araraquara.

Transcript of Boletim 87

Page 1: Boletim 87

Rua Dorival Alves, 39 Vila Xavier – (16) 9963-2524

Pastor Wilson Porte Junior

[email protected] – Boletim 16/11/2014

Reuniões: sábados: 19h30 – Reunião de jovens domingos: 10h00 – Escola Bíblica Dominical19h00 – Culto de adoração e louvor

Pastoral

A parábola da ovelha perdida e a crise na igreja moderna

Por Wilson Porte Jr

Há muita gente que usa esta parábola para mostrar aos pastores o seu dever de visitar. O problema é que esta parábola não fala dos pastores das igrejas cristãs. A pará-

(Parte 1)

Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o

homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em

busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre

os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos,

dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim,

haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não

necessitam de arrependimento.

Lc 15.3–7

bola fala de Jesus (o pastor) encontrando os perdidos (ovelha perdida), e não dos pasto-res que devem visitar os membros afasta-dos ou em pecado de sua igreja.

A parábola falar de como há alegria no céu “quando um pecador se arrepende”. A

Page 2: Boletim 87

Pastoral

parábola fala clarissimamente de salvação. E Jesus é o “bom pastor” que veio até nós para nos resgatar. Usar esta parábola para pastores é uma ofensa a Jesus e um mérito alto demais para um simples pastor. Ou se-ja, a parábola não tem nada a ver com pas-tores visitando suas ovelhas afastadas.

O problema é que muitas pessoas foram “viciadas” em um modelo de “pastoreio” importado do sul dos Estados Unidos por pastores que chegaram no Brasil no início do século XX. Tais homens valorizavam mais as visitações, o cafézinho no final da tarde, o almoço com os irmãos, o aniversá-rio de casamento, de nascimento, de batis-mo, etc., que o estudo da Palavra de Deus.

É por isso que muitos acreditam que “pastor bom é pastor que visita”. Pastores devem visitar os membros de sua igreja? Não existe uma única resposta a esta per-gunta. Dependendo da motivação de quem pergunta, a resposta pode ser sim ou não. Explico.

Se quem pergunta tem por motivação saber se é da essência do ministério pas-toral visitar os membros de sua congrega-ção, a resposta é NÃO. A essência do mi-nistério pastoral é orar e pregar a Palavra de Deus. É isso que Pedro e Paulo enten-diam (At 6.1-4; 1Tm 3.2; Tt 1.7-9).

Agora, se a motivação de quem per-gunta é saber se o pastor, como um cris-tão, deve visitar, a resposta é SIM! O pas-tor visita não porque é pastor, mas porque é um cristão. No dia em que um pastor dei-xar de pastorear, ele deve continuar a visi-tar seus irmãos, pois a visitação não está li-gada à função pastoral, mas ao modo como os cristãos vivem.

Uma igreja que deixa só ao pastor a res-ponsabilidade de visitar é uma igreja doen-te. Além de sobrecarregar seu pastor, impe-dirá que ele tenha tempo para estudar e pre-parar a pregação da Palavra (At 6.4), que ele tenha tempo de orar por si e pela igre-

http://eccevenio.wordpress.com/2013/05/20/por-uma-igreja-mais-moderna/

Page 3: Boletim 87

•Oraçãodeconfissão•Leituraresponsiva (Sl 84.1-4)

Pastor – Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exérci-tos! A minha alma suspira e desfa-lece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!Igreja – O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!Todos – Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.

•Louvor•Avisos•Leituraresponsiva (Mt 7.7-12)

Pastor – Pedi, e dar-se-vos-á; bus-cai e achareis; batei, e abrir-se-vos--á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?Igreja – Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dá-divas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedi-rem?Todos – Tudo quanto, pois, que-reis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.

•Louvore EntregadosDízimoseOfertas

•Oraçãocomascrianças•ExposiçãoBíblica•Louvor•Oração

Liturgia

ja, e que ele tenha tempo com sua família. Ele não desempenhará bem o seu papel e não ficará mais que 5 ou 10 anos em uma mesma igreja. Igrejas matam pastores e a si mesmas quando cobram deles o que não é sua principal função.

Page 4: Boletim 87

WILSONPORTE.ORG – O pastor de nossa igreja possui um site com cente-nas de estudos bíblicos, devocionais, arti-gos teológicos, comentários bíblicos e cur-sos de grego e hebraico à disposição dos irmãos. Não deixem de acessar o site do Pr. Wilson (wilsonporte.org) e compartilhar com seus amigos o conteúdo lá disponível. Para seguir nosso pastor no facebook e twitter, acessem facebook.com/wilsonporte e @wilsonporte (Twitter)

Avisos

LÍDERES DE COMUNIDADE – O 1º Encontro de Líderes acontecerá nesta terça-feira na Casa Pastoral, às 20h, (Rua Pe. Duarte, 2305, Centro). Líderes, não faltem. Igreja, não deixe de orar.

CASAMENTO

No próximo sábado, 22, acontecerá o casamento da irmã Marcela Pimentele todos estão convidados. O cerimônia será realizada às 11h, no Cartório de Registro

Civil - Av. Dom Pedro II, 475, Centro, Araraquara/SP, onde os noivos receberão os cumprimentos. Antecipadamente agradecem o carinho e a compreensão de

todos, pois será um breve início de um enlace eterno, com a graça de Deus.

Agradecemos a todos os irmãos que participaram orando, arrecadando ou de qualquer outra forma. Informamos que foram arrecadados 700kgs de alimento!

Segurança

16/11 – Valdemir

23/11 – Léo

Recepção

16/11 – Beto e Duda

23/11 – José Valdir e Gilsamara

Logística

16/11 – Grupo 3

23/11 – Grupo 4

Escala