Diagrama de Ishikawa

2
Diagrama de Ishikawa Diagrama criado pelo Japonês Kaoru Ishikawa se dispõe em forma de uma espinha de peixe, cuja finalidade é organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema prioritário e analisar as dispersões em seu processo e os efeitos decorrentes disso. O diagrama de ishikawa também é conhecido por diagrama 6M, espinha de peixe, ou ainda diagrama de causa e feito. A ferramenta foi desenvolvida através da ideia de fazer as pessoas pensarem sobre as causas e possíveis razões que fazem com que um problema ocorra. Por isso, os problemas estudados por meio do diagrama de ishikawa são enunciados geralmente como uma pergunta, que possui a seguinte estrutura: "por que ocorre este problema?" Ou "quais as causas deste problema. Mas, como montar o diagrama de Ishikawa? Bom resumindo, dependemos de 5 etapas, sendo elas: 1 – Definição do Problema: Primeiramente, deve-se determinar o problema que será analisado no diagrama de Ishikawa, assim como o objetivo que se espera alcançar através dele. 2 - Estruturação do Diagrama: Juntar todas as informações necessárias a respeito do problema em questão. 3 - Agrupamento das informações: Reunir uma equipe que possa ajudar na criação do diagrama, a mesma deve apresentar as informações agrupadas por meio de uma sessão de debate. 4 - Classificação das Causas: Deve-se ordenar todas as informações da melhor maneira possível, apontando as principais causas e eliminando as informações dispensáveis. Após a análise

description

diagrama

Transcript of Diagrama de Ishikawa

Page 1: Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa

Diagrama criado pelo Japonês Kaoru Ishikawa se dispõe em forma de uma espinha de peixe, cuja finalidade é organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema prioritário e analisar as dispersões em seu processo e os efeitos decorrentes disso.

O diagrama de ishikawa também é conhecido por diagrama 6M, espinha de peixe, ou ainda diagrama de causa e feito.

A ferramenta foi desenvolvida através da ideia de fazer as pessoas pensarem sobre as causas e possíveis razões que fazem com que um problema ocorra. Por isso, os problemas estudados por meio do diagrama de ishikawa são enunciados geralmente como uma pergunta, que possui a seguinte estrutura: "por que ocorre este problema?" Ou "quais as causas deste problema.

Mas, como montar o diagrama de Ishikawa?

Bom resumindo, dependemos de 5 etapas, sendo elas:

1 – Definição do Problema: Primeiramente, deve-se determinar o problema que será analisado no diagrama de Ishikawa, assim como o objetivo que se espera alcançar através dele.

2 - Estruturação do Diagrama: Juntar todas as informações necessárias a respeito do problema em questão.

3 - Agrupamento das informações: Reunir uma equipe que possa ajudar na criação do diagrama, a mesma deve apresentar as informações agrupadas por meio de uma sessão de debate.

4 - Classificação das Causas: Deve-se ordenar todas as informações da melhor maneira possível, apontando as principais causas e eliminando as informações dispensáveis. Após a análise das causas, deve-se elaborar um plano de ação e definir os responsáveis, como também um prazo para a conclusão de cada ação.

5 - Conclusão do Diagrama: Por fim, desenhar o diagrama, levando em consideração as causas e as sub-causas dos problemas.

Page 2: Diagrama de Ishikawa

Exemplo do Diagrama

Conclusão - Diagrama de Ishikawa e a análise de causa e efeito

Podemos afirmar que, o diagrama de ishikawa é considerado uma das ferramentas mais eficazes quanto as ações de melhoria e gestão da qualidade nas empresas. Porém, como todo trabalho relacionado à qualidade, é fundamental o comprometimento de todos os envolvidos no processo e que ao examinar cada causa, o usuário observe fatos que mudaram, como por exemplo, desvios de normas e padrões, lembrando de eliminar a causa e não os sintomas que nele são apresentados.