Edição n° 229 - 13/05/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (15): Farmácia Casofarma e Farmácia Confiança QUARTA-FEIRA de maio de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 13 EDIÇÃO 229 Jesuítas: 35 anos de desenvolvimento e conquistas O município de Jesuítas completa hoje (13) o 35º ano de emancipação político-administrativa. A festa para comemorar o aniversário teve início no sábado (9), com o Baile do Município, e segue nesta sexta- feira (15), sábado (16) e domingo (17) com diversas atrações e shows em praça pública. O evento será realizado próximo à praça da igreja-matriz Santo Inácio de Loyola. Nilson Hort Reunião termina sem acordo e professores seguem em greve Audiência discute Plano Municipal de Educação Sicredi amplia horário de atendimento Rede Estadual Assis PÁG. 9 PÁG. 3 PÁG. 3 PÁG. 5 O município de Assis Chateaubriand através da Secretaria de Educação e Cultura e em parceria com o Núcleo Regional de Educação realizou nessa terça-feira (12) a audiên- cia pública que debateu o Plano Municipal de Edu- cação, que posteriormente será enviado à Câmara Municipal de Vereadores para votação. Audiência aconteceu no auditório do IFPR Assessoria Com o objetivo de trazer mais comodi- dade, conveniência e um tempo extra para receber os associa- dos, a cooperativa inova ampliando seu horário de aten- dimento em duas horas por dia, que passa a ser das 9 às 16 horas. Gilmar Bosquette

description

 

Transcript of Edição n° 229 - 13/05/2015

Page 1: Edição n° 229 - 13/05/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (15): Farmácia Casofarma e Farmácia Confi ança

QUARTA-FEIRA de maio de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº229

Jesuítas: 35 anos de desenvolvimento e conquistas

O município de Jesuítas completa hoje (13) o 35º ano de emancipação político-administrativa. A festa para comemorar o aniversário teve início no sábado (9), com o Baile do Município, e segue nesta sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17) com diversas atrações e shows em praça pública. O evento será realizado próximo à praça da igreja-matriz Santo Inácio de Loyola.

Nilson Hort

Reunião termina sem acordo e professores seguem em greve

Audiência discute Plano Municipal de Educação

Sicredi amplia horário de atendimento

Rede Estadual

Assis

PÁG. 9

PÁG. 3

PÁG. 3

PÁG. 5

O município de Assis Chateaubriand através da Secretaria de Educação e Cultura e em parceria com o Núcleo Regional de Educação realizou nessa terça-feira (12) a audiên-cia pública que debateu o Plano Municipal de Edu-cação, que posteriormente será enviado à Câmara Municipal de Vereadores para votação.

Audiência aconteceu no auditório do IFPR

Assessoria

Com o objetivo de trazer mais comodi-

dade, conveniência e um tempo extra para

receber os associa-dos, a cooperativa

inova ampliando seu horário de aten-

dimento em duas horas por dia, que

passa a ser das 9 às 16 horas.

Gilmar Bosquette

Page 2: Edição n° 229 - 13/05/2015

Dilceu Sperafi co*

Os suinocultores de Toledo e o próprio agronegócio do Estado e do País poderiam e deveriam seguir o exemplo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), na exposição de suas atividades aos consumi-dores urbanos, especialmente às crianças e jovens.

Em abril deste ano, a entidade, em colaboração com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (Abcs), Se-nac/PR e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, está apresentando peça de teatro de fantoches nas escolas da cidade, com tema inusitado para atores e público es-pectador.

Tendo os objetivos de destacar as qualidades e benefí-cios da carne suína e estimular o seu consumo, a encena-ção expõe os diferentes cortes, sabores e preparos da pro-teína animal, que é a carne mais consumida no mundo.

No primeiro educandário onde foi apresentada, a peça contou com a assistência de mais de 600 crianças dos tur-nos matutino e vespertino.

No total, foram visitados 12 educandários, levando a mensagem a milhares de estudantes, numa linguagem acessível e atraente para as crianças e adolescentes.

Vale destacar também que a peça teatral foi apenas mais uma das estratégias da Acrismat para divulgar as qualidades da carne suína entre a população urbana, co-meçando pelo público escolar.

Outra iniciativa inovadora é o Programa de Técnicas de Nutrição Escolar, com palestras sobre a saudabilidade da carne suína, acompanhadas da distribuição de receitas de pratos à base do produto.

Para desenvolver o trabalho, os palestrantes participa-ram de curso de 40 horas e duas semanas de duração, so-bre nutrição escolar, onde conhecerem diferentes cortes, técnicas de preparo e receitas de carne, que lhes possibi-litaram condições para informar a população e esclarecer eventuais dúvidas de consumidores.

Os suinocultores e demais produtores rurais de Tole-do, através de suas entidades de classe, poderiam adotar iniciativa semelhante, levando às escolas, associações co-munitárias e outras entidades, informações corretas sobre as qualidades da proteína animal, destacando as carnes de suínos e frangos, além de divulgar o potencial e a contri-buição do agronegócio para o desenvolvimento do muni-cípio, do Estado e do País.

Para isso, além de palestras e peças de teatro de fan-toches, poderiam ser utilizados vídeos, produzidos com essa fi nalidade, com linguagem e imagens adequadas ao público infantil e juvenil.

Esse meio de comunicação, vale destacar, é conheci-do ou familiar às crianças e jovens da atualidade e grande parte das salas de aula já dispõe de aparelho de televisão para a reprodução do material.

De parte dos dirigentes dos educandários e professores certamente não haveria resistência, pois os objetivos são levar informações aos estudantes sobre as potencialida-des e contribuições do setor agropecuário para o desen-volvimento do município, incluindo a população urbana.

A grande maioria das crianças e adolescentes, com toda a certeza, desconhece a dimensão do rebanho suíno, do plantel de frangos, da aquicultura, do gado leiteiro, da agricultura e da agroindústria do município.

Como também sequer imagina o vo-lume e os destinos da produção de ali-mentos do município e os empregos gerados no campo e na cidade.

Nos Estados Unidos, o agronegó-cio há décadas desenvolve trabalho de marketing profi ssional nas áreas

urbanas, divulgando seus benefí-cios para a população e obtendo

seu apoio às reivindicações enca-minhadas ao poder público.

O autor é deputado federal pelo Paraná

E-mail: dep.dilceus-perafi [email protected]

QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, ROGAI POR NÓS!

QUANDO O PREGADOR

PERDEU A FÉ

A IMPORTÂNCIA DO

AGRONEGÓCIO E A POPULAÇÃO

URBANA

lume e os destinos da produção de ali-mentos do município e os empregos gerados no campo e na cidade.

Nos Estados Unidos, o agronegó-cio há décadas desenvolve trabalho de marketing profi ssional nas áreas

urbanas, divulgando seus benefí-cios para a população e obtendo

seu apoio às reivindicações enca-minhadas ao poder público.

No dia 13 de maio, a Igreja celebra a confi ança na venerável Mãe de Cristo, neste dia, invoca-da sob o título de Nossa Senhora de Fátima. A data tem origem em Portugal, na cidade de Fátima, num local chamado Cova da Iria, onde algo extraordinário marcou a vida de três pastorinhos e pos-teriormente a história da fé cató-lica, no mundo inteiro. Trata-se do local onde Maria apareceu por seis vezes às três crianças: Lúcia, de 10 anos, Francisco, de 9 anos, e

Jacinta de 7 anos, no ano de 1917.Eram crianças que brinca-

vam, rezavam, trabalhavam. Perto do meio dia, em 13 de maio, enquanto as ovelhas pas-tavam, surgiu do céu um forte raio de luz, mais brilhante que o sol, e eles puderam ver a ves-te brilhante e o rosto sereno de uma jovem, que pedia para não terem medo e insistentemen-te lhes falava de oração, peni-tência e conversão. Ela pedia a eles que voltassem ali no dia 13

de cada mês, por seis meses, e assim o fizeram. No lugar das aparições foi construída uma pequena capela a pedido da Virgem Maria.

A multidão tentava vê-la, mas somente na última apari-ção, puderam presenciar um fato extraordinário, o “milagre do sol”, exclamando uns aos outros: “as crianças tinham ra-zão!” Aquela pequena capela, tornou-se o centro do Santuário de Fátima, visitado por milhões

de peregrinos a cada ano, nas diversas programações de fé e devoção a Nossa Senhora. Pe-los mistérios relatados durante toda a vida dos pastorinhos, cresce fé em Nossa Senhora de Fátima, e a confiança em sua proteção, em especial pelo Santo Terço, a seu próprio pe-dido: “Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo.” Que Nossa Senhora de Fátima proteja a todos nós!

Padres e pastores podem perder e alguns perdem a fé que pregavam. E não viram Judas por isso. Dramas de consciên-cia não merecem julgamento de quem não os viveu.

Naquela igreja, quando o famoso pastor perdeu a fé e dis-se ao povo que já não acreditava mais na sua Igreja nem em Deus, houve um quiproquó. No dia seguinte ele já não estava mais lá e muita gente deixou de frequentar o templo. Dois meses depois veio outro. Muitos voltaram para ouvi-lo. Não estavam lá por causa do pregador…

Quando o padre se despediu dizendo que encontrara uma pessoa que o completava e queria viver com ela; que ainda acreditava em Jesus, mas não podia servir mais a igreja da-quela forma, houve quem deixou de frequentar a paróquia. Mas a maioria fi cou. Não estavam lá por causa dele…

As pessoas podem nos ajudar a crer mais, ou atrapalhar a nossa fé. Não podem, porém, determinar o rumo de nossa fé, porque, se determinarem, é sinal de que não acreditávamos numa doutrina e, sim, num sujeito simpático. Acabado o su-jeito, acabaria a religião.

Mas é o que acontece com muita gente! Deixam de ser ca-tólicos porque ouviram dizer que um padre que nunca viram é pedófi lo; deixam de ser evangélicos porque ouviram dizer que um pastor que nunca viram fugiu com o dinheiro e com a secretária; abandonam a religião por causa dos escândalos que acontecem lá fora ou perto deles.

A verdade é que religião não é para anjos. Fala deles. Mas não é para eles. Nas igrejas há missionários e salafrários, há gente sincera e gente mal intencionada, pessoas que servem a Deus e pessoas que se servem de Deus. Não há como as igre-jas preverem quem será fi el. Elas acolhem, escolhem, orde-nam e, às vezes, perdoam e recolhem, mas o sujeito reincide.

Ele mesmo, ou ela mesma não muda de vida, mas quer que a igreja mude para permitir que ela continue a fazer o que sempre fez. E há os verdadeiros convertidos, que aceitam mudar de vida e de jeito porque de fato participam de uma fé.

Próxima vez que você tiver vontade de abandonar a sua igreja, pense nisso: você está lá por causa de Jesus Cristo e por causa da longa história da sua igreja, ou da curta história, mas que já vale a pena. Então não há padre ou pastor, reve-rendíssimo ou reverendo que possa abalar a sua fé. Se você deixar de frequentar um templo por causa de um homem ou de uma mulher, será porque você não entendeu, nem aquela fé nem aquele templo. Ninguém batizou você em nome do pa-dre Fulano ou do pastor Sicrano…

NOSSA GENTEPor Gilmar Bosquette

EDGAR ALEIXO

Na manhã da última segunda feira, dia 11, fomos até a rua das Rosas onde mora o senhor Edgar Aleixo, um dos pionei-ros e membro de uma das mais tradicionais famílias de Assis Chateaubriand. O relógio marcava pouco mais das 9 horas da manhã quando chegamos em sua residência e fomos re-cepcionados pelo senhor Edgar que gentilmente nos atendeu e contou um pouco da sua história de vida. Edgar Aleixo nas-ceu no estado de São Paulo no dia 30 de agosto de 1938, filho de Antônio Aleixo e Antônia Peruzo Aleixo. Edgar é um dos 10 filhos do casal. Ele tinha sete anos de idade quando a família mudou-se para Marumbi, região Norte do estado do Paraná para trabalhar na cultura de café, atividade que seu pai já de-senvolvia no estado de São Paulo. No ano de 1961, o pai de Ed-gar, senhor Antônio Aleixo, comprou um propriedade próximo a Bragantina (distrito de Assis Chateaubriand). “Naquele tem-po se falava muito em Tupãssi, povoado que mais tarde viria se chamar Assis Chateaubriand. A colonizadora Norte do Paraná, falava muito das terras férteis por aqui e meu pai veio conhecer e comprou um pedaço de chão. Depois, com um pouco de di-nheiro que ganhei no café em Marumbi eu também comprei uma pequena chácara no ramal Marfin, também nas proximi-dades de Bragantina. Era cinco alqueires e eu e meu cunhado compramos, metade pra cada um”, recorda Edgar. Foi no ano de 1967 que o senhor Edgar veio morar pela primeira vez em Assis, depois de dois anos voltou para Marumbi, para trabalhar com o sogro e no ano de 1975, veio em definitivo com a Família Aleixo (pais e irmãos) morar por aqui. Como sempre trabalha-ram na cafeicultura, aqui a família Aleixo também se dedicou a formação da mesma cultura. “Naquele tempo a gente também plantava feijão e milho no meio das ruas de café, para o sus-tento próprio”, lembra o pioneiro. Nos anos 70, a cidade estava começando e tinha muita gente que vinha trabalhar na lavoura, então tinha mão de obra sobrando, depois com a mecanização muitas famílias foram obrigadas e se mudar pra outras regiões em busca de uma vida melhor. Edgar sempre trabalhou na lavoura e depois comprou uma “venda”, mercearia no ramal Marfin que era de um parente de sua esposa. “A gente trabalha-va muito, até aos domingos”, lembra ele. Quando aqui chegou, Edgar já era casado com a senhora Maria de Lourdes Aleixo e tinha 3 filhos, aqui depois nasceu mais um. O tempo passava e a molecada ia crescendo e precisava estudar, como era mui-to difícil eles se deslocarem até a sede do município, o senhor Edgar resolveu mudar aqui pra cidade. “Para vir pra cidade a gente vinha de bicicleta, carona ou ônibus de linha, mas era tudo muito difícil porque era estrada de chão, ainda não tinha o asfalto e eu mesmo ajudei a arrancar muitos tocos quando começaram a fazer a estrada de Bragantina a Assis”, recorda. Depois, por alguns anos, Edgar fazia o trajeto contrário, ele morava aqui na cidade e ia tocar a chácara em Bragantina. Nos anos 80, dois irmãos de Edgar, o Edson e o Edivar, que eram bancários, montaram uma casa de materiais para construção, a Barra Bonita, e Edgar foi trabalhar na empresa, onde além de ajudar administrar, pegava no pesado e ajudava a fazer entre-gas nas construções. “Naquele tempo era tudo braçal não tinha empilhadeiras e as facilidades que tem hoje”, lembra ele. Du-rante doze anos, Edgar trabalhou com os irmãos na empresa que acabou mais tarde se transferindo para Florianópolis - SC. A vida do senhor Edgar sempre foi de muito trabalho e dedica-ção à família. Com muita luta e sacrifício ele conseguiu cons-truir um pequeno patrimônio que garante hoje o seu sustento. Além de duas pequenas chácaras aqui em Assis e outra peque-na propriedade que veio de herança de seu pai, em Santa Inez, Edgar tem ainda dois apartamentos alugados em Florianópo-lis que garante uma boa renda somados a sua aposentadoria. Hoje, aos 77 anos de idade, o senhor Edgar afirma que valeu a pena ter vindo para Assis Chateaubriand e aqui ter criado seus filhos, hoje todos bem encaminhados e que lhe deram 6 netos. Edgar Aleixo orgulha a “Nossa Gente” chateaubriandense pelo seu trabalho e dedicação e que deu sua parcela de colaboração na construção de uma cidade que hoje vive novos tempos.

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagens: Nilson HortPolicial: Léo Silva

Editor: Nilson Hort (MTB/PR 10293)

Esporte: Dito SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

Page 3: Edição n° 229 - 13/05/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 2015 3Página

Assis vacina 40% da meta contra a Gripe AAo todo mais de 11 mil pessoas devem ser vacinadas na cidade “Morada Amiga”

Da assessoria

O município de Assis Chateaubriand, através da se-cretaria de Saúde, vacinou des-de o dia 4 de maio, dia do início da campanha contra a Gripe A, 40% das cerca de 11 mil pessoas que tem direito a vacinação. O Dia “D” da campanha aconte-ceu no sábado (9) e reuniu cen-tenas de pessoas nas Unidades de Saúde e ainda na Avenida Tupãssi, onde uma programa-ção especial foi montada para vacinar a população.

De acordo com o respon-sável pelo setor, Fábio Fan-tin Camilo, a adesão no Dia D das crianças foi acima do esperado. “Nós tivemos uma boa adesão das mães, que levaram as suas crianças até os postos de vacinação e tam-bém dos idosos que acaba-ram a maioria se vacinando na própria Avenida. Nós te-mos como objetivo vacinar 11 mil pessoas em Assis Chate-aubriand, sendo que 40% já estão vacinados. Esperamos que até a sexta-feira, dia 22, consigamos bater essa meta”, afirmou o responsável.

A campanha pretende va-

Sábado foi o Dia D de vacinação em Assis. Vacina foi disponibilizada nos Postos de Saúde e na Avenida Tupãssi

cinar todas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as

puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portado-res de doenças crônicas não transmissíveis e outras con-dições clínicas especiais, a população privada de liber-dade e os funcionários do sis-tema prisional.

Até dia 22 de maio, a va-cina será oferecida na Unida-de Maria Efigênia Ferracini Campos, Ciasp e nos postos de Bragantina, Encantado do Oeste, Engenheiro Azaury, Silveirópolis, Nice e Terra Nova, das 8h às 17h30.

ParanáReunião termina sem acordo e professores seguem em grevePortal Bem Paraná

Terminou sem acordo a reunião de negociações entre o governo e o Fórum dos Servidores Estaduais (FSE), que inclui os professores da rede estadual de ensino do Para-ná. Com isso, o fim da greve dos professores continua por tempo indeterminado e os demais servidores ameaçam também parar.

O encontro de ontem (12) foi com Secretaria de Admi-nistração e Previdência, Dinorah Nogara, e a secretária da Educação, Ana Seres Trento Comin, e tinha como pauta a data-base das categorias de servidores estaduais. Durante a reunião o governo não apresentou nenhuma proposta e disse que o estado não tem condições de apresentar uma proposta nesta semana, marcando uma próxima reunião para a próxima terça-feira (19).

A representante dos professores e diretora da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, disse que a categoria quer, no mínimo, a reposição da inflação e espera que até quin-ta-feira (14), o governo apresente uma proposta. “A greve continua até que o governo apresente uma proposta de reposição salarial da categoria”, disse. A categoria espera, no mínimo, a reposição da inflação do período medida em 8,7% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O FSE declarou que não irá participar da reunião com o governo no dia 19.

Essa foi a segunda reunião entre servidores e governo para discutir a data-base dos trabalhadores. No último dia 5, a administração estadual pediu mais tempo para estu-dar um possível reajuste salarial ao funcionalismo. A deci-são, à época, motivou a decisão dos professores de manter a greve da categoria. (Fonte: www.bemparana.com.br)

Reunião entre sindicalistas e representantes do governo: impasse continua

assis

Audiência discute Plano Municipal de EducaçãoDa assessoria

O município de Assis Cha-

teaubriand através da Secre-taria de Educação e Cultura e em parceria com o Núcleo Regional de Educação reali-zou ontem (12) a audiência pública que debateu o Plano Municipal de Educação, que posteriormente será enviado a Câmara Municipal de Vere-adores para votação.

O Plano reúne informa-ções qualitativas e quantita-tivas do município, da área educacional. “Através da Lei nº 13.005/2014 que contem-pla 10 diretrizes, 20 metas e mais de 200 estratégias, a Comissão diagnosticou a ní-vel de município as nossas peculiaridades e as nossas dificuldades, como o ensino integral que está contempla-do no Plano e é um pedido à nível Nacional. São muitos pontos que foram discutidos, mas há alguns desafios como a Educação Integral, onde em até dez anos nós precisa-mos atender 50% das nossas escolas em período integral. Além de conseguirmos aten-der 100% das crianças no CMEI, conforme a deman-da”, afirmou a secretaria de Educação, Marineide Azeve-do Dioto.

Ainda segundo a secretá-ria de Educação, todas as me-tas relacionados à Educação Básica, a respeito da forma-ção do professor, do IDEB, educação infantil, médio e superior estão contemplados nesse Plano.

Participaram da audiên-cia do Plano o vice-prefeito,

Audiência aconteceu no auditório do IFPR nessa terça-feira

Audiência aconteceu no auditório do IFPR nessa terça-feira

Educação Infantil- Ter 100% das crianças de 4 e

5 anos matriculadas na pré-escola até 2016 e 50% das crianças com até três anos matriculadas em cre-ches nos próximos dez anos.

Ensino Fundamental

- Fazer com que todas as crianças de 6 a 14 anos estejam matriculadas no ensino fun-damental de 9 anos, e garantir que, em um prazo de dez anos, pelo menos 95% delas conclu-am o fundamental na idade re-comendada.

- Alfabetizar todas as crian-ças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental.

Ensino Médio- Atendimento escolar para

100% dos adolescentes entre 15 a 17 anos até 2016 e elevar, em até dez anos, a taxa líquida de matrículas dessa faixa etária no ensino médio para 85%.

- Em até dez anos, triplicar o número de matrículas educa-ção profissional técnica de nível médio, garantindo a qualidade; no mesmo período, aumentar em pelo menos 50% a oferta de matrículas no segmento públi-co de educação profissional.

Ensino Superior

- Elevar a taxa bruta de ma-trícula da educação superior

para 50% da população entre 18 a 24 anos, assegurando a qualidade, e expandir as matrí-culas no setor público em pelo menos 40%.

- Garantir que pelo menos 75% dos professores da educa-ção superior sejam mestres e 35%, doutores.

- Ampliar as matrículas na pós-graduação stricto sensu para atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil douto-res.

Professores

- Criar, em até um ano, uma política nacional de for-mação de professores para

assegurar que todos os pro-fessores da educação básica possuam curso de licenciatura de nível superior na área de conhecimento em que atuam.

- Formar, em até dez anos, 50% dos professores da edu-cação básica em nível de pós-graduação, e garantir que 100% dos professores tenham curso de formação continua-da.

- Equiparar, em até seis anos, os salários dos professo-res das redes públicas de edu-cação básica ao dos demais profissionais com escolarida-de equivalente.

- Criar, em até dois anos,

planos de carreira para os professores do ensino básico e superior das redes públicas, tomando como base o piso sa-larial nacional.

Investimento

- Em até dois anos, dar condições para a efetivação da gestão democrática da educa-ção, com critérios de mérito e desempenho e consulta públi-ca à comunidade escolar.

- Atingir, em até dez anos, o investimento do equivalen-te a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pú-blica.

João Aparecido Pegoraro, que representou o prefeito Marcel Micheletto, a secre-tária de Educação, Marineide Azevedo Dioto, a secretária de Governo, Marlene Coleto Lopes, o secretário de Espor-tes, Celso Pommerening, a chefe do NRE, Débora Weil-ler, o presidente da Câma-

ra de Vereadores, Natanael Ferreira os vereadores: Cezi-nha Lulu, Renato Sala, Vera Pestana, Madalena Rech, Joaquim Cardoso, Luiz Que-mel e Aguinaldo Romanini. Participaram ainda da audi-ência professores, diretores e membros da sociedade civil organizada.

Veja abaixo as principais metas do PNE:

Prefeito Marcel, primeira-dama Franciane e secretário Júnior com equipe da Saúde

Page 4: Edição n° 229 - 13/05/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 20154Página

AciAc

Aproximadamente 400 mães foram atendidas em ações gratuitasDa assessoria/ivete Bilk

O sábado, dia 9 de maio, foi bastante movimentado em Assis Chateaubriand. Os motivos foram inúmeros, tais como: véspera do dia das mães, comércio aberto até às 16h, sorteio de prêmios e ain-da a realização de um grande evento na Praça dos Pionei-ros/ Ilha Revistaria em frente ao Sicoob. Foram realizadas diversas atividades ofereci-das gratuitamente para as mães durante todo o dia.

As atividades voltadas para o Dia das Mães da Aciac foram um sucesso e contou com o comprometimento de vários profissionais de beleza e de estética, que com o in-tuito de promover um dia es-pecial, disponibilizaram suas técnicas e tempo para aque-cer os corações de muitas mamães no centro de Assis Chateaubriand. Com muito prazer que a Aciac agrade-ce os profissionais Leandro Merli e Michele Fernandes da empresa Merli Cosméticos e seus convidados Márcio, Vanessa, Cássio, Lucas, Ra-quel, Márcia, Tiago e Silvio por participarem deste even-to. Agradecemos também a Sra. Alice Medeiros do Salão Veneza e o Sr. Helio J. Merli, as profissionais Silmara Bri-to dos Santos da Clinica Bem Estar, a Podóloga Elisange-la Martins da Empresa Belo Passo, a Sra. Márcia Garcia do Salão Instituti Marcia Garcia e as profissionais Ana Paula Mori, Daniela Colu e Glaucia Tozatti da Clinica Ana Paula Mori. Agradece-mos as Faculdades Unipar e Ctesop por apoiar e incenti-var as acadêmicas dos cursos de Centro de Estética e Cos-mética (Unipar), Thais Lucie, Camila Nunes, Carolina Be-landa, Aline Saketi, Thayce Araujo e Ana Paula Souza e os acadêmicos de Enferma-

O dia foi bastante movimentado e aproximadamente 400 mães foram beneficiadas com os serviços.

gem (Ctesop), Rafael Satur-nino, Natieli Silva, Priscila Stuzatta, Laiana Petenusso e Ariely Fraccaroli por estarem nos apoiando nesta conquis-ta. Agradecemos o Núcleo de Cultura e Artes pelo compro-metimento com o evento e a artista plástica Silsa Marin e todos os participantes. Agra-decemos também a Prefeitu-ra Municipal que auxiliou a Aciac em serviços como: energia, água, disponibi-lidade de ambulância e o acesso para a realização do evento. Além da participa-ção da Secretaria de Saúde que realizou durante todo o dia a campanha de vacina-ção da gripe e a distribui-ção de panfletos que trata sobre os cuidados com a dengue.

Os presentes acompanha-ram uma belíssima apresen-tação do Grupo de Capoeira Arte e Raça, através do pro-jeto Ginga Menino. E para a diversão das crianças, duas

camas elásticas foram dis-ponibilizadas. Agradecemos ainda a Sanepar que doou diversas caixas com copos de água para a população em ge-ral.

E ainda foi revelada a mãe que ganhou uma “transfor-mação”, premiada com cal-çados da Muniz calçados, roupas da Casa dos Retalhos, lingerie da Topp Liss e ser-viços de beleza do Salão Ve-neza. A ganhadora foi Eliane Lopes.

Mais de 600 brindes sorteados

O evento teve a iniciati-va da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (Aciac) com apoio da Prefeitura Mu-nicipal, Unipar, Belo Passo, Cacau Show que doou 200 brindes, Unimeo através do curso de Enfermagem, Agro-par, Clínica Bem Estar, Merli Cosméticos, Salão Veneza, Muniz Calçados, Topp Liss e

Casa dos Retalhos. Mas contou ainda com di-

versas empresas que doaram brindes. Tendo em vista que muitas colaboraram com o evento no dia, a Aciac não ci-tará os nomes de todas as em-presas, mas agradece a cada uma que também colaborou e fez a sua doação. Foram mais de 600 brindes distribuídos entre as mães presentes no evento. A Presidente da Aciac – Sueli Barbiéri agradece a cada empresa pelo empenho, doação e por transformar o dia de uma mãe ainda me-lhor. “Não temos palavras para agradecer todo o cari-nho destas empresas que re-almente vestem a camisa do comércio de Assis Chateau-briand. Estou muito satisfeita com o respaldo destas empre-sas. Não temos palavras para agradecer a todos” comentou Sueli.

O evento atendeu em tor-no de 400 mães durante todo o dia.

Mais de 600 brindes foram sorteados, entre elas dona Gasparina, foi uma das contempladas.

Eliane Lopes, a mãe que ganhou uma “transformação”. Acompanhada da presidente da Aciac – Sueli Barbiéri, empresária do Salão Veneza Alice Merli e da primeira dama Franciane Micheletto com seu filho Gui-lherme.

Deputado Schiavinato

discute o fim da obrigatoriedade

da vacinação contra a febre

aftosa no ParanáPor Clóvis Cézar PeDrini Jr

Aconteceu na Assembleia Legislativa na manhã da segunda-feira (11), a audiência pública “Paraná Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação”. O evento debate o esforço do Governo do Estado em tornar o estado livre da febre aftosa sem a obrigatoriedade da vacinação.

A audiência foi proposta pelo deputado Anibelli Neto (PMDB), líder do Bloco Parlamentar da Agricul-tura Familiar e membro da Comissão de Agricultura, com apoio dos deputados Fernando Scanavaca (PDT), Tiago Amaral (PSB), Pedro Lupion (DEM), Márcio Pauliki (PDT), Cláudio Palozi (PSC), Guto Silva (PSC) e José Carlos Schiavinato (PP).

Toledo lidera a arrecadação do Valor Bruto da Produção do Paraná contando com um plantel de 600 mil suínos, 10 milhões de aves e é onde está localiza-do o maior frigorífico da América Latina. O deputado Schiavinato defende que a Audiência Pública amplia o debate e faz com que a ação seja conjunta além de fazer com que a decisão a ser tomada da discussão não fique nos ombros do Estado do Paraná, das federações ou do setor cooperativista.

“Sabemos das dificuldades que poderá acarretar em função das fronteiras do Paraná, mas sabemos também que é possível se fazer com trabalho e efici-ência, compartilhando a responsabilidade. O setor fri-gorífico e de cooperativismo do Paraná, terá abertura de mercado favorecendo também o setor industrial e levando benefício de uma melhor remuneração ao produtor rural. Vamos lutar pela busca da melhor de-cisão para os paranaenses”, finaliza.

O Paraná já é considerado estado livre da aftosa, porém para que seja declarado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) um Es-tado livre da febre aftosa sem a necessidade da imuni-zação é preciso que algumas normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sejam atendidas.

A próxima audiência pública está marcada para 1º de junho no plenarinho da Assembleia Legislativa.

irAcemA

Dia internacional da dança é comemorado com festaDa assessoria

O Dia Internacional da Dança foi comemorado com muita festa e entusiasmo no município de Iracema do Oeste. Recentemente, os munícipes puderam assistir um lindo desfile de dança na Avenida São Paulo, com os alunos Cia de Dança “Atittu-de” do projeto A arte de ser Feliz, juntamente com os alu-nos do Cia de dança “O Pas-so” do município de Jesuítas, num total de 90 alunos par-ticipando das apresentações.

Os alunos foram prepara-dos coreograficamente pelo professor Tiago Silva e tam-bém um dos grandes ideali-zadores do evento, que não mediu esforços para a come-moração dessa data, em uma parceria com a secretaria de Educação, Prefeitura Muni-cipal e a empresa Copacol, que são grandes parceiros desse projeto cultural.

Além do desfile apresenta-do no município de Iracema do Oeste, os alunos também abrilhantaram a avenida Pa-dre Anchieta , na cidade de Jesuítas, no qual os muníci-pes logo pela manhã pude-ram se surpreender com as apresentações, prestigiando assim o evento.

De acordo com o pro-fessor Tiago Silva, é mui-to importante divulgar a dança na região e é através dos projetos culturais que se descobre grandes talen-tos, e nada melhor que co-memorar a arte de dançar, homenageado o seu dia. “ É muito gratificante ver meus

alunos comprometidos e empenhados com essa arte. Esse ano , o desfile foi com o tema “Caminhos da Flo-reta”, para lembrar que to-dos temos a magia dos con-tos de fada dentro de nós”, salientou o professor Tiago dizendo que quem dança é mais feliz.

Page 5: Edição n° 229 - 13/05/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 20155Página

Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP amplia horário de atendimento

Mães recebem homenagens do grupos ‘Saber Viver’ e ‘ProJovem’

São mais duas horas diárias abertas ao público nas Unidades de AtendimentoDa assessoria

Com o objetivo de trazer mais comodidade, conveni-ência e um tempo extra para receber os associados, a coo-perativa inova ampliando seu horário de atendimento em duas horas por dia, que passa a ser das 9 às 16 horas.

O novo horário permite uma maior aproximação com aqueles que utilizam a Uni-

dade de Atendimento para se relacionar com a instituição financeira cooperativa, per-mitindo assim cada vez mais entender e atender as neces-sidades financeiras dos asso-ciados e comunidade.

“O relacionamento dife-renciado, através do atendi-mento pessoal ao associado, tem sido fundamental para o crescimento da cooperativa. A ampliação do horário de aten-

dimento proporcionará mais tempo para o associado reali-zar seus negócios com a coope-rativa. Acreditamos que desta forma estaremos facilitando e agilizando o atendimento e aumentando o relacionamento com o associado e comunida-de”, destaca o Presidente da Cooperativa, Sr. Jaime Basso.

Além das Unidades de Atendimento, a Sicredi dispo-nibiliza ainda outros canais

para que os associados aces-sem a cooperativa: Caixas ele-trônicos com funcionamento das 6 às 22h, e também os ca-nais que são 24 horas por dia: pelo telefone (Sicredi fone – 3003 4770 para capitais e re-giões metropolitanas e 0800 7244770 para as demais lo-calidades), internet (Sicredi internet: sicredi.com.br) e até em dispositivos móveis com o aplicativo Sicredi Mobi.

TupãssiViolência nas escolas é tema de campanha

Da assessoria

Será lançada na próxima sexta-feira (15) a campanha “Tupãssi de Mãos Dadas Contra a Violência”, que vai abor-dar a prevenção da violência dentro das escolas. Até o dia 15 de junho o tema será trabalhado por meio de um tra-balho pedagógico nas unidades de educação e também na catequese, com palestras, concursos de produção de texto, entre outros eventos.

“Infelizmente nós estamos acompanhando muitos casos de violência em todo o Brasil que atingem crianças, ado-lescentes, pais e professores. Já tivemos casos em Tupãssi, mas o nosso foco principal é a prevenção. Queremos de-bater o assunto nas unidades de educação e também com toda a sociedade, para evitarmos problemas desse tipo no nosso município”, explica a secretária de Educação, Sônia Borrasca Rodrigues.

A campanha é realizada pela Secretaria de Educação, com apoio das escolas e secretarias municipais, Sindicato dos Servidores, Igreja Católica e Igreja Adventista do Séti-mo Dia.

iracema

Da assessoria

O Centro de Referência de Assistência social de Irace-ma do Oeste (Cras), realizou na quinta-feira (7), em suas dependências, uma homena-gem as mães dos alunos dos grupos Saber Viver e ProJo-vem. Mais de 30 alunos ho-menagearam às mães com apresentações teatrais, poe-mas, músicas e dança.

No evento às mães se emocionaram muito com as homenagens prestadas pelos seus filhos, que de uma forma muito carinhosa, enfatizaram como é importante a figu-ra delas na vida de cada um. Além das homenagens, foi realizado sorteio de brindes, e as mães também receberam do departamento, uma lem-brança em homenagem ao seu dia.

De acordo com a secre-tária de Assistência Social, Fátima Lemos, falar de mãe é muito emocionan-te, porque não há dádiva maior que essa na vida de um mulher, seja ela mãe de

Assessoria

sangue ou mãe de coração. “Fiquei muito feliz com a presença de cada mãe aqui e principalmente pelas ho-menagens que tanto nos emocionaram. Agradeço a toda equipe do Cras e espe-cialmente a professora dos grupos, Suzilaine de Souza Aragão pela dedicação para com os adolescentes”, afir-mou Fátima.

Pré-conferência de saúde é realizada em IracemaDa assessoria

A secretaria de Saúde de Iracema do Oeste realizou na quarta (6), nas depen-dências da Câmara Munici-pal, uma Pré-conferência de Saúde, com intuito de discu-tir com os segmentos da so-ciedade e usuários dos SUS, a política de saúde que será implantada ao longo dos próximos quatro anos. A Pré-conferência é uma pre-paração para a 9ª Conferên-cia de Saúde que irá aconte-cer no dia 29 de maio.

Participaram os segmentos da educação tanto Municipal como Estadual, servidores da saúde, entidades municipais, usuários do SUS, e gestores.

De acordo com o prefeito Donizete Lemos, é muito im-portante traçar novas metas para a saúde do município, visto que a saúde vem sendo a grande prioridade em sua ges-tão. “É extremamente necessá-rio analisarmos as necessida-des dos munícipes e é através da conferência que poderemos ter uma avaliação, e ver as de-

mais melhorias que poderão ocorrer para um melhor aten-dimento à população irace-mense”, salientou o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde, Nilton M. França, a Conferência é um momento de debate que a população en-tra em sintonia com a saúde e pode reivindicar as devidas melhorias. “A gestão vem se demonstrando bastante pre-ocupada e participativa no quesito saúde, visando que

grandes melhorias estão sendo realizada a cada dia”, afirmou o secretário.

Para a presidente do Con-selho Municipal e diretora da Saúde Francielli Marcolin, é muito bom ver a participação das entidades dos usuários no debate a política de saúde, isso demonstra que todos estão pre-ocupados com esse segmen-to no município. No evento, foram discutidos prevenção, melhorias no atendimento,

vigilância em saúde. “Esse foi somente o primeiro passo que demos, para que os presentes discutissem e levantassem al-gumas propostas, agora esta-mos nos preparando para re-ceber toda a população na 9ª Conferência de Saúde, e desde já, deixo aqui o meu convite para que todos os munícipes se façam presentes, para que as-sim continuemos progredindo na saúde em nosso município”, concluiu Francielli.

Terceira Idade realiza Encontrão em Assis ChateaubriandDa assessoria

O grupo da 3ª Idade de Assis Chateaubriand, vincula-

do à Secretaria de Assistência Social, realizou nesse fim de semana mais um Encontrão da Terceira Idade, dessa vez organizado pelo Grupo de Idosos de Terra Nova. Na oportunidade, participaram todas as associações da Ter-ceira Idade do município de Assis Chateaubriand e ainda associações de Jesuítas e do Carajá.

De acordo com a secretaria de Assistência Social, Fran-ciane Micheletto, “os bailes da Terceira Idade são funda-mentais nos dias de hoje para a melhora da qualidade de vida dos idosos. Com a dança podemos promover uma atividade física regular, uma melhora na cognição e no humor. Os idosos que vão aos bailes sentem-se menos so-zinhos e mais úteis. Como a solidão tem sido reconhecida como um fator de risco na Terceira Idade”, disse.

Claudio de Paula/ACIAC, Vanessa Scani/Sicredi e conselheiro Antônio Freitas

Café da manhã marcou início do novo horário de atendimento

Page 6: Edição n° 229 - 13/05/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 20156Página

ANEURISMA CEREBRAL

Por Tassiara da Silva - acadêmica de Medicina na UEL

O que é?Aneurisma é a dilatação anormal de uma artéria devi-

do à fraqueza na parede do vaso. Pode envolver qualquer artéria da circulação cerebral. Estima-se que 3,2% da população apresente aneurismas intracranianos, sendo que a sua ruptura é responsável por 0,4-0,6% de todas as mortes. A cada homem acometido, duas mulheres são portadoras de aneurismas.

Existem fatores de risco?Sabe-se que há uma contribuição da genética familiar

na formação dos aneurismas. Infelizmente estes fatores são irreversíveis, contudo, há outros fatores evitáveis ou pelo menos passíveis de controle, tais quais: tabagismo e hipertensão. Além disso, a coarctação de aorta e a defi ci-ência de estrogênio (como a que ocorre na menopausa) também contribuem para a gênese da doença.

Como a doença se manifesta?A maioria dos aneurismas intracranianos são assinto-

máticos até que se rompam, manifestando, então, sinto-mas de hemorragia subaracnóidea (“derrame”). Surge ce-faleia súbita e intensa, muitas vezes referida como a pior da vida do paciente, acompanhada de náuseas, vômitos, visão dupla, rigidez e nuca e/ou perda da consciência.

Por outro lado, alguns aneurismas não rotos podem se tornar sintomáticos, pois podem comprimir o tecido cere-bral. O paciente passa a relatar cefaleia, perda da acuida-de visual, dor facial, queda da pálpebra, paralisia de um lado da face, dentre outros.

Como é feito o diagnóstico?A grande maioria dos aneurismas é diagnosticada após

um quadro de hemorragia subaracnóidea ou são achados incidentalmente ou ainda durante rastreio. A ressonância nuclear magnética e a angiotomofrafi a conseguem detec-tar aneurismas maiores que 5 mm.

Qual é o tratamento dos aneurismas?O manejo de aneurismas não rotos é controverso. A

decisão quanto a intervir ou não deve levar em conta a história natural do aneurisma, os riscos da intervenção e o desejo do paciente. Opta-se ainda entre o procedimento aberto, por meio da craniotomia, ou endovascular, com o uso de stents.

Em caso de sangramento, a decisão quanto à terapêu-tica é baseada no tempo de sangramento, na extensão e localização do mesmo.

(Fonte: Aneurismas cerebrais – UpToDate, acessado em 10/05/2015)

SPC NA RUADurante o evento, foram oferecidas informações as pes-

soas que estão inadimplentes no comércio de Assis Chate-aubriand e tem o objetivo de regularizar a situação de seu CPF, com consultas gratuitas. É o denominado ‘SPC na Rua’. Oportunamente teve a distribuição de manual de edu-cação financeira, para os consumidores se conscientizarem da importância de ter um planejamento financeiro. Com o encerramento do ‘SPC na Rua’, o mesmo trabalho agora é oferecido direto na sede da Aciac. Falar com Val Botelho.

SÁBADO FOI DE LOJAS

MOVIMENTADASAs mães que prestigiaram as atividades gratuitas fi zeram

compras no comércio. Muitos fi lhos também aproveitaram para comprar o presente da mamãe. As empresas associadas fi caram abertas até as 16h e o movimento foi intenso durante o dia todo. Os empresários fi caram bastante satisfeitos com o resultado.

Conhecidos os ganhadores da promoção da Aciac

Com o fechamento do comércio, logo na seqüência a Aciac teve início o sorteio de prêmios na promoção voltada para o Dia das Mães.

Foram sorteados 1 moto Biz e 10 bônus compra – R$ 300,00. Dentre os sorteados, um vendedor levou um vale compras no valor de R$ 500,00.

Os ganhadores dos vales compras de R$ 300,00 foram:

1- Gecy Nilo da Silva - Mercado Encantado2- Aurelino Alves Ferreira - Mercado Ideal3- Neuza de Melo Costa - Planeta Fashion4- João de Almeida- Sino Pneus5- Victorio Simoneto - Sicoob6- Alda Moreira - Camarim Junior7- Elisete Oliveira Rocha - Supermercado Rampani8- Lirian Apº Ferreira - MC Modas9- Anderson Bevilaqua - Rony Motos10- Valéria Andrade - MC Modas

A moto saiu para: Amélia Alves Barbosa - Supermercado TrentoE a vendedora do comércio foi Simone de Souza que tra-

balha no Mercado Ideal e levou R$ 500,00 em bônus compra.

Entrega de prêmios será amanhãA entrega das premiações acontece amanhã (14) de maio

às 8h da manhã. Tanto ganhadores como empresas que pre-sentearam os seus clientes deverão estar pontualmente às 8 horas para acompanharem as entregas.

Agradecimento aos parceirosA Aciac agradece aos parceiros da promoção do comér-

cio de Assis Chateaubriand – Sicoob, Sicredi, Rony Motos e Slavieiro.

Equipe Aciac que se dedicou para a realização do evento.

MARIPÁ

Terceira Idade recebe acompanhamento na Academia dos IdososDA ASSESSORIA

Por meio do PELC (Pro-jeto de Esporte e Lazer na Cidade), a Terceira Idade de Maripá tem recebido, desde o início do ano, acompanha-mento das atividades físicas feitas na Academia dos Ido-sos. O projeto é coordenado pela professora Janice Solan-ge Petry.

As atividades são realiza-das todas as terças e quin-tas, na parte da manhã, das 8h às 9h, na Academia dos Idosos da Praça das Orquí-deas, na sede do município. Toda última terça-feira do mês, os idosos são acompa-nhados por uma enfermeira que afere a pressão arterial, garantindo o bem-estar de todos.

De acordo com a profes-sora Janice, a atividade física melhora a qualidade de vida e a auto-estima, além de pro-porcionar o convívio social,

PELC com a Terceira Idade

trazendo inúmeros benefícios para a saúde. “A academia possui um conjunto de equi-pamentos que favorece as

atividades de fortalecimento, alongamento e relaxamen-to dos músculos do corpo, o que condiciona agilidade e

fl exibilidade das pessoas em qualquer idade, em especial àquelas da terceira idade”, comenta.

GRUPO VALE VERDE DE COMUNICAÇÃO

GANHADORAS DA PROMOÇÃO ‘MAMÃE, EU TE AMO!’

- Rosimeri Lorenzine - Assis - celular + kit maquiagem- Juliana Prieto Volpato - Assis - uma jóia Nonato Je-

suítas- Cleusa Quentina de Jesus - Jesuítas - uma pizza Lan-

chonete Porakazo- Alexandra Naito - Assis - um mês Academia Boa For-

ma- Abgail Fertonano Faria - Brasilândia - liquidifi cador

da Romera Móveis- Alzira Trintade Duran - Assis - conjunto folheado da

Ótica Bidóia- Lucimar Severino de Araújo - Assis - fl ores- Maria Helena Fátima Soares - Assis - fl ores- Marinalda Ferreira da Silva - Assis - fl ores- Nilse Maria Antunes - Cafelândia - celular do cantor

Rodrigo Sbardelatti- Fabiana Machado - Assis - relógio da Ótica Comercial

de Assis- Terezinha da Conceição Silva - Assis - jogo de tapete

Lelo Móveis de Jesuítas

MEDIANEIRA

Vôlei de Formosa do Oeste volta disputar Copa Integração

Depois de conquistar um quarto lugar em casa na etapa de abertura da 17ª Copa Inte-gração, o voleibol feminino de Formosa do Oeste volta a dis-putar a competição neste fi m de semana, em Medianeira. Dife-rente da primeira etapa que en-volveu as equipes 2001/2002, desta vez quem entra em ação é a equipe 97, mesma categoria que vai participar da fase regio-nal dos Jogos da Juventude.

Segundo o técnico Anto-nio Franco (Toco), a meta brigar por um pódio em Medianeira, mesmo saben-do que outras cidades dife-rentemente de Formosa do Oeste conseguiram manter a mesma base de 2014. “Esta-mos em um grupo forte, mas desenvolvermos aquilo que treinamos é possível que con-sigamos uma vaga na semifi -nal”, acredita o técnico.

A estreia de Formosa do Oeste será diante de Foz do Iguaçu às 17h de sexta-feira. No sábado, a equipe determi-na a classifi cação da primeira fase enfrentando Céu Azul as 8h30 e Toledo as 14h. Todos os confrontos vão acontecer no ginásio do Colégio Estadu-al João Manoel Mondrone.

Após a primeira etapa da Copa Integração disputada em Formosa do Oeste no mês passado, a classifi cação geral está assim:

1º - Toledo 13 pontos; 2º - Palotina/Associação

Pró Esporte 10 pontos; 3º - Prefeitura de Media-

neira 8 pontos; 4º - Prefeitura de Formo-

sa do Oeste 6 pontos; 5º - Aivec/Prefeitura de

Foz do Iguaçu 5 pontos; 6º - Integrado/Fecam/

Campo Mourão 4 pontos;7º - Santa Izabel do Oeste

3 pontos; 8º - Prefeitura de Céu

Azul 2 pontos.

PARANÁTERÇA-FEIRA REGISTRA AS

TEMPERATURAS MAIS BAIXAS DO

ANOConfi rmando os prognósticos, nesta terça-feira (12) tive-

mos o registro das temperaturas mais baixas de 2015 (até ago-ra) em vários municípios do Paraná. É destacado os valores mínimos em cidades onde o Simepar possui estação meteoro-lógica e que apresentaram o amanhecer mais frio desse ano.

Ontem, em Assis Chateaubriand foi registrado10ºC. A ci-dade com menor temperatura foi União da Vitória, com 7,7°C e Palotina também se aproximou com 7,9°C. (Fonte: www.bemparana.com.br)

Page 7: Edição n° 229 - 13/05/2015

QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 2015 7Página

Motorista fica gravemente ferido após colisão entre ônibus e carreta próximo a Bragantina

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes do Samu e Polícia Rodovi-ária Estadual de Assis Cha-teaubriand, por volta das 23h30 da segunda-feira (11), na PR 239, no Km 603 +100, próximo a Braganti-na. Envolvelveram-se um ônibus placas NBC-6467 de Jesuítas, conduzido por La-ércio Aparecido dos Santos, 53 anos, e uma carreta, pla-cas ADK-8591 de São Pedro do Iguaçu, conduzido por João Alberto Bombardelli, 52 anos. A colisão longitu-dinal segundo informações de populares que trafega-vam pela rodovia, aconte-ceu quando o caminhão que transportava uma pá-car-regadeira, saiu do estacio-namento de um posto e en-trou na rodovia para seguir sentido a Toledo. O ônibus com alunos de Jesuítas e Assis, seguia sentido o tre-vo de acesso ao município de Tupãssi, não teve tempo de parar. Após o impacto o motorista foi ejetado, pa-rando sobre a prancha da carreta, sofrendo ferimen-tos gravíssimos. O mesmo foi socorrido e encaminha-do ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto e depois transferido para Toledo. Alunos ficaram assustados com o fato, mas felizmente nada sofreram.

Léo Silva

Vítima de capotamento entre

assis e jesuítas é transferida de helicótero para

toledoQuatro pessoas saíram com ferimentos após o capota-

mento de um gol placas KCO-9422, na PR 239, trecho que liga Assis Chateaubriand a Jesuítas, por volta das 6h50 de ontem (12). De acordo com informações da Defesa Civil e Samu, o jovem Tiago Mariano de Oliveira, 22 anos, sofreu fe-rimentos graves. Ele foi encaminhado para o Hospital Benefi-cente Moacir Michelleto. Às 10h, Tiago, foi transferido pelo helicóptero do Samu para o Hospital Bom Jesus de Toledo sendo internado em uma UTI com suspeita de traumatismo craniano. Também trabalharam na ocorrência a Defesa Civil e Polícia Rodoviária.

Léo Silva

Homem é encontrado

morto com um tiro na nuca no

interior de AssisUm homicídio foi registrado por volta das 14h de do-

mingo (10) pelas polícias Militar e Civil de Assis Chate-aubriand, no ramal U, interior do município. Segundo informações de um familiar, o mesmo havia chegado a sua casa e encontrou o homem deitado na cama com manchas de sangue na cabeça. De imediato uma equipe do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fora acionado e constatou a morte de Márcio da Silva Oliveira, 42 anos. A esposa da vítima, Carla Viviane Seyboth relatou que saiu de casa com os três filhos por volta das 10h para almoçar com a sogra, e deixou Mar-cio ficou dormindo. Disse que a casa ficou com janelas abertas e as portas encostadas. Policiais militares constataram que a vítima foi alveja-da por um disparo de arma de fogo na cabe-ça na região posterior do crânio. Após o fato uma equipe do IML de Toledo esteve no local para recolher o corpo e localizou um projétil de arma de fogo, que foi recolhida e enca-minhada para a 48ª DRP, onde o fato será investigado. Este foi o quarto homicídio do ano registrado em As-sis Chateaubriand. An-tes aconteceram duas mortes no Jardim Pa-norama e uma no Jar-dim Progresso.

Léo Silva

acidente envolve gol e corsa entre jesuítas e iracema do oeste

PM recupera moto furtada

e proprietário ainda não sabia

do crime em Assis Chateaubriand

Um acidente do tipo colisão lateral foi registrado na manhã de ontem (12), na rodovia PR 239 no trecho entre Jesuítas a Iracema do Oeste nas proximidades da Ponte do Rio dos Pa-dres. Envolveu um veículo VW Gol, placas de Jesuítas e um GM Corsa Sedan, placas de Assis Chateaubriand. Segundo as informações, o veículo Gol saia de uma propriedade rural e quando foi cruzar a pista para entrar em um carreador, aca-bou sendo atingido na lateral pelo veículo Corsa que vinha no sentido Iracema do Oeste a Jesuítas.

Por volta das 23h20 desta sexta-feira (8), policiais mi-litares receberam uma denúncia anônima dando conta de que fora abandonada uma motocicleta cor branca acoplada com um “sidecar” na Rua Boninas, no Jardim Panorama. No local os militares encontraram a Honda/CG 125 Cargo ES, cor branca, ano 2013, placa AXW-3239, pertencente a uma empresa de venda de gás. Entrado em contato com o proprietário, este que ainda não sabia do furto, mas confir-mou que a motocicleta não estava onde deveria estar. Ele relatou que a motocicleta fora furtada na Rua das Orquíde-as, no Jardim Panorama, onde o indivíduo teve apenas o trabalho de abrir um portão e levar a referida motocicleta. Diante da necessidade de uso da motocicleta, esta foi en-tregue diretamente ao seu proprietário após comunicação com a 48ª DRP.

Assis On Line

Léo Silva

Page 8: Edição n° 229 - 13/05/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

8PáginaQUARTA-FEIRA, 13 de maio de 2015

Instrução MarianaNo último domingo, jovens marianos tiveram no perío-

do da manhã, instrução Mariana que foi feita pelo congre-gado Geraldo Colombo de Jesuítas. No próximo domingo, será comemorado o Dia Nacional do Congregado Mariano e toda a Federação Mariana da Diocese de Toledo estará presente no evento no Colégio Humberto de Jesuítas. Ge-raldo Colombo, explicou a importância da Santa Devoção a Nossa Senhora e falou sobre a sua experiência e vivência Mariana a mais de sessenta anos.

Bullying contra professorNesta coluna abordei várias vezes o bullying contra

alunos, porém infelizmente existe o bullying contra o pro-fessor que se torna vítima deste crime corriqueiramente nas escolas do nosso país. Tudo é motivo de chacota. Jei-to de se vestir, falar e até caminhar acabam fazendo com que alunos covardes, criem apelidos e caricaturas a fi m de zombar o educador dentro e fora da sala de aula.

Abraços* Abraço para todos os amigos da Aciac pela organiza-

ção da promoção do dia das Mães.* Abraço para o “Zé Carlos” e todos do grupo de oração

Filhos de Maria da Matriz Nossa Senhora do Carmo de As-sis Chateaubriand.

José Costa, Helena e Arley saboreiam uma deliciosa feijoada, no Dia da Mães, na residência de dona Lúcia e Florindo Portela, acompanhados do Maycon, esposa (fotógrafa), fi lho Miguel, e Keila (Instituto Federal de Cuiabá)

Ensaio de 15 Anos da bela Yasmim, feito em Toledo por Valdecir Alchapar

Um registro especial do casamento de Tavani Silva e Fernanda Sanches no dia 09/05/15 (‏L’amore)

Ontem (12), aniversariou a Suely (IFPR). Re-cebe os parabéns do esposo Edmilson (Ce-pain) e dos fi lhos Vanessa e Vitor Hugo

Um clique especial do casal Tâ-nia e Henrique que trocaram as alianças no dia 09/05 felicidades ao casal (Foto do Zinho)

Pré-wedding de Amanda e Jhonatan, de Formosa do Oeste (Digital Photo)

Essa é a linda Isabella que acaba de completar 8 meses, na lente de Sandro Generally

Quem completou idade nova ontem (12), foi o locutor e colunista social deste jornal Gilmar Bosquette. Recebe os parabéns dos amigos do Gru-po Vale Verde de Comunicação, amigos e familiares

Local onde apareceu Nossa Senhora de Fátima, em Portugal

Imagem de Nossa Senhora de Fátima na Capela das Aparições

Page 9: Edição n° 229 - 13/05/2015

QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 2015 9Página

Jesuítas comemora 35 anos com grande festa

Da EDitoriaNilsoN Hort

O município de Jesuítas completa hoje (13) o 35º ano de emancipação político-ad-ministrativa. A festa para co-memorar o aniversário teve início no sábado (9), com o Baile do Município, e segue na sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17) com diversas atrações com shows em praça pública. O evento volta a ser realizado próximo à praça da matriz Santo Inácio de Loyola.

A festa está sendo organiza-da pela Associação Comercial e Industrial de Jesuítas (Acij), APAE e Governo Municipal. De acordo com o prefeito Os-valdo de Souza, os festejos te-rão uma grande e diversificada programação, para atender os mais diversos públicos e gos-tos. “Será um fim de semana de muita festa. Tudo isso acon-tece devido à parceria com en-

tidades que trabalham todos os anos fortemente na realiza-ção do evento. A cada edição, crescemos e parabenizamos a todos que estão envolvidos nos trabalhos. Convidamos a todos para comemorar conosco os 35 anos do nosso município”, finaliza o prefeito Osvaldinho.

Fazendo parte das come-morações, no sábado (16) irá circular um suplemento na Folha Vale Verde, em formato de revista, com as principais conquistas da atual adminis-tração, histórias e mensagens à população jesuitense.

Programação Sexta-feira (15): Abertu-

ra oficial com entrega da pre-miação da Copa Suave Veneno de Futsal Feminino, às 21h; em seguida, show com a banda Fruto Proibido;

Sábado (16): Show com a dupla Marcos & Vila Rica e banda Atlântico Sul, com iní-

Baile do Município abre as festividades de aniversário

Prefeito Osvaldinho, presidente da Acij Sininho, presidente da comis-são organizadora da festa Arildo Pasti com as respectivas esposas

cio às 21h;Domingo (17): 10h: Mis-

sa de Ação de Graças pelo ani-versário de Jesuítas;

12h: Almoço com o tradi-cional Leitão na Grelha (in-gressos limitados);

14h: Encontro de som au-tomotivo no Estádio Munici-pal;

17h: Matibaile da terceira idade com o grupo Os Queren-cianos

Parabéns, Jesuítas!

Jesuítas em festa

Hoje, 13 de maio, é um dia especial, pois completamos um marco na história da nossa Jesuítas, que comemora seu 35º aniversário de emancipação político-administrativa. Fazer parte dessa história, para mim, enquanto pre-feito e também cidadão, é uma alegria imensa, que desejo compartilhar com todos os jesuiten-ses. Sinto-me feliz e honrado, sobretudo, pela oportunidade que me foi concedida pelo povo de administrar o nosso município, confiança que procuro retribuir com um trabalho árduo, digno e honesto. Tarefa que cumpro com prazer e com o auxílio de uma equipe de competentes e dedi-

cados colaboradores.Desejo que cada munícipe seja um ponto de

apoio nessa construção diária, com valores sóli-dos que ajudem a preparar as crianças e os jovens para esse processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro! Desejamos que as conquistas da população sejam sempre crescentes, demons-trando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Jesuítas cada vez melhor.

Parabéns, Jesuítas, parabéns para a nossa gente! Prefeito Osvaldo de Souza e pri-

meira-dama Néia

Acordamos em festa! Neste dia, a nossa querida Jesuítas comemora 35 anos de emancipação política! Parabéns a todos

nós e a todos aqueles que fizeram e faz nossa cidade cada dia melhor! Parabéns, nossa terra amada! Que muitos e muitos

outros anos cheguem e que mantenhamos sempre esse ar de cidade acolhedora. Que Deus abençoe e ilumine nosso dia a

dia sempre!

Paulinho Gabriel

Vice-prefeito José Aparecido Bernardini e esposa Maria Mirian

Page 10: Edição n° 229 - 13/05/2015

VariedadesFolhaQUARTA-FEIRA, 13 de maio de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

HoróscopoPor Isabel Mueller

Você sabia?

Cruzadas Coquetel

ÁriesUm dia de fortes motivações emocionais, fami-

liares e espirituais. Momento de acessar mais os seus sentimentos e sensibilidade. Uma fase benéfi ca para as questões que envolvem família e imóveis.

TouroÉ hora de criar vínculos mais profundos e sen-

síveis com as pessoas, taurino. Um dia interessante para perceber a força do afeto, do carinho e da sensi-bilidade. Observe mais os sinais intuitivos que a vida está lhe mostrando.

GêmeosUm dia que favorece as questões profi ssionais e

materiais dos geminianos. Se você faz as coisas com amor a tendência é de um resultado positivo. É hora de se envolver mais emocionalmente com o que você faz.

CâncerA presença de Vênus em seu signo estimula o afe-

to e a sensibilidade dos cancerianos. Você tende a ser mais notado por suas características amorosas. É uma fase muito interessante para novas atitudes em rela-ção ao amor e as pessoas.

LeãoUm dia de refl exão e de interiorização aos leoni-

nos. É uma fase oportuna para refl etir sobre sua con-duta emocional e sobre questões espirituais. O auto-conhecimento e o contato com a psicologia podem ser muito importantes para você.

VirgemUm dia favorável aos relacionamentos, contatos e

parcerias, virginiano. Momento em que poderá contar com o apoio e o carinho de amigos. Uma fase opor-tuna para tudo o que depende do apoio das pessoas.

LibraExcelente dia para o trabalho e o desenvolvimento

dos objetivos librianos. Utilizar mais a imaginação, a sensibilidade e a criatividade é positivo para o traba-lho. Contatos profi ssionais podem lhe favorecer muito no atual período.

EscorpiãoDia com fortes motivações emocionais e psicológi-

cas aos escorpianos. É uma fase oportuna para ouvir mais a voz do coração. Cuidado com o sentimentalis-mo e a idealização exagerada que levam a alguns pro-blemas emocionais.

SagitárioMomento em que você pode contar com apoio

emocional e fi nanceiro das pessoas. É hora de apro-fundar vínculos e realizar sonhos. Momento muito importante para colocar a alma naquilo que você faz.

CapricórnioUm dia que favorece uma atitude mais carinho-

sa nos relacionamentos. O momento é benéfi co para contratos, associações e parcerias. Esteja mais recep-tivo ao que as pessoas tem a lhe dizer.

AquárioMomento importante para cuidar da saúde e apri-

morar as relações familiares. O momento é benéfi co para as fi nanças, o trabalho e a saúde. Procedimentos estéticos podem ter um belo resultado neste período.

PeixesA Lua em seu signo e Vênus em Câncer são posi-

ções favoráveis aos piscianos. É um momento em que a sensibilidade tende a crescer muito. Cuidado com a tendência às ilusões. Espiritualidade e autoconheci-mento são fundamentais.

Datas comemorativasDia 13: Dia da Fraternidade Brasileira, Dia do Automóvel, Dia

do Cozinheiro, Dia Internacional do Pugilista, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil (1888), Dia de Nossa Senhora de Fátima, Dia do Zootecnista e Dia da Estrada de Rodagem;

Dia 14: Dia de São Matias, Dia Continental do Seguro e Dia do Segurador;

Dia 15: Dia Internacional da Família, Dia do Assistente Social, Dia do Gerente Bancário, Dia de Santo Isidoro, Dia do Professor Aposentado, Dia de Combate à Infecção Hospitalar.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 35

MNP

RECEITANET

ENFURECIDO

FIRRMUP

CONTORNADOM

ROLEONARDO

ÇTOSERIE

COCEGAENNL

PROIBIDOS

MOURASUREI

LEIATOAM

IAULAACE

CFSAMAM

HN

FIAPOBROAS

AROQUIABO

FLORDELOTUS

Estudo dosistemanervoso(Med.)

(?)Guedes,chef decozinha

Modelo de carrocriado

por Ford

RobertaMiranda,cantora

sertaneja

Fazer ação decaridade

(?) de TV, tipo de pro-grama co-mo "Friends"

A antiga Constanti-

nopla(Turquia)

Niki Lauda,ex-piloto

austríaco daFórmula 1

Os amoresde Romeue de Tris-tão (Lit.)

Muitograndes

Interjeiçãousada para

chamar atenção

Dar (?): nãosair comoo espera-do (bras.)

Linhamuito finae curta, na roupa

Bolosfeitos comfarinha de

milho

Alimentamo bebê

Aveia, eminglês

(?) magna:inaugura o

cursoAtravés de

Sul, emespanhol

Divisão departidos

4 letra

Creme (?):condicionador

"Menstru-al", em TPM

Fruto nu-tritivo que possui baba

De (?):autêntico

Wagner(?), ator de"Elysium"e "Praia do Futu-ro" (Cin.)

Iodo(símbolo)Intuição

(fig.)

Sensação provocado-ra de risoque nãopodemosdespertarem nósmesmos

(?) da Vin-ci, gênioitaliano

HipóteseOu, eminglês

Motley (?),banda

Circun-dado;

rodeado

GarotoAumento do efetivo

para coibira violência

Raivoso

Programaon-line pa-ra validare transmi-tir as de-claraçõesde impos-tos e con-tribuiçõesfederais

Afetuosos

Dois clássicos gamesda Atari que ganharamversões para celular e tablet

Termo que defineprofissionais comoGisele Bündchen e

Kate Moss

ArgolaInspirouposição da Ioga

A esmoFator dedesgastedo bem

(?) Quinta-na, poeta

Ás, eminglês

a

2/or. 3/ace — oat — sur. 4/crue. 8/top model. 10/receita net. 11/flor de lótus. 13/pac-man e enduro.

MalhaçãoQuarta-feira, 13 de maio – Lobão

prende Karina em casa. João discute com Bianca. Lobão retoma o celular de Nat com Duca. Lobão decide chamar Pedro para fi car com Karina. Jeff con-vence Mari a se inscrever no concurso de música da Aquazen. Nando ajuda a Galera da Ribalta a decidir qual a mú-sica que irão tocar na Batalha Musical. Karina tenta abrir o armário secreto de Lobão. Delma hesita em ir à Aqua-zen para ver a performance de Pedro. Karina consegue abrir o armário, mas Lobão chega a tempo de expulsá-la de seu quarto.

Quinta-feira, 14 de maio – Lobão guarda o celular de Nat em seu ar-mário secreto e repreende Karina por espioná-lo. Karina pede que Pedro a ajude a descobrir o que Lobão esconde em seu armário. João despreza Bian-ca. Nando e Marcelo convidam João para apresentar a Batalha Musical na Aquazen. Karina consegue abrir o ar-mário de Lobão. Lírio convida Bárbara para sair e Joaquina fi ca arrasada. René sugere que João convide alguém para apresentar a Batalha Musical com ele. Lobão descobre que Karina abriu o seu armário e fi ca furioso.

Sexta-feira, 15 de maio – Lobão prende Karina e diz que vai brigar com Pedro. Delma termina seu namoro com Nando. Sol discute com Pedro. Karina encontra o celular de Lobão, mas não consegue desbloquear o aparelho. Lo-bão obriga Pedro a entrar em seu carro. Mari vê Jeff cuidar de Joaquim. Gael exige que Bianca lhe consiga um novo disfarce. Karina manda Pedro ir embora da casa de Lobão. Dandara vê Gael sair disfarçado de casa e desconfi a. Lincoln alerta Marcelo que Roberta pensa em engravidar. Lobão percebe que Gael tenta se aproximar de Karina e obriga a adolescente a destratar o pai.

Sete VidasQuarta-feira, 13 de maio – Lígia

deixa a casa de Miguel e exige que Isa-bel e Irene guardem segredo sobre seu fl agrante. Júlia consegue marcar uma entrevista de emprego para Bernardo. Irene tenta conversar com Diana sobre a adoção do fi lho que ela espera. Guida consegue um novo emprego. Laila en-trega um RG falso para Bernardo. Lígia não gosta dos comentários de Andréa sobre seu trabalho. Felipe convida Ber-

nardo para visitar Miguel. Miguel volta a palestrar na ONG e Lauro sente orgulho do amigo. Lígia pede demissão e surpre-ende Andréa. Júlia, Felipe e Bernardo visitam Miguel. Taís se preocupa com o desprezo de Pedro em relação a Miguel. Marlene encontra o RG falsifi cado de Bernardo.

Quinta-feira, 14 de maio – Marlene pede para Pedro conversar com Bernar-do. Irene é solidária à decisão de Lígia em abandonar o emprego. Bernardo reclama de Pedro para Júlia. Esther e Branca trocam sorrisos na frente de Luca. Luís e Laila discutem por causa de Bernardo. Pedro se desentende com Júlia e Felipe tenta defendê-la. Todos os irmãos brigam e vão embora da casa de Bernardo. Júlia reclama da falta de lembranças com os irmãos e sugere uma ida de todos a um parque de diversões. Lígia fi ca comovida com o pedido de Jú-lia e permite que Joaquim acompanhe a irmã. Bernardo, Laila e Luís se juntam a Júlia, Felipe e Joaquim. Pedro é o último a chegar ao parque e troca olhares emo-cionados com Júlia.

Sexta-feira, 15 de maio – Júlia mostra para Lígia suas fotos com os irmãos no parque de diversões. Lígia pensa em escrever um livro sobre a vida dos irmãos de Joaquim. Pedro afi rma a Marina que quer ser um bom pai. Soraya convida Aníbal para jan-tar. Marta descobre que Guida está trabalhando em uma empresa que lhe presta serviços. Iara pede para Arthur-zinho lhe pagar um tratamento. Pedro e Taís intimam Vicente a sair com eles. Diana se recusa a falar com Irene, que se oferece a ajudar na criação da criança. Marina tenta falar com Mi-guel sobre Lígia, mas ele desconversa. Soraya esquece o jantar com Aníbal. Vicente fi ca encantado com a voz de Luísa. Guida é despedida de seu novo emprego. Lígia lamenta o fi m de seu casamento com Vicente. Luísa decide procurar Vicente.

I Love ParaisópolisQuarta-feira, 13 de maio – Mari e

Benjamin fi cam presos no elevador da Pilartex. Raul mostra a Gabo um vídeo com informações sobre Paraisópolis. Mari e Benjamin se aproximam. Ben-jamin entrega seu cartão para Mari e pede que ela o procure quando for a Nova York. Danda briga com Silvéria, que se recusa a pagar a indenização da ex-funcionária por ter danifi cado o carro do fi lho. Mari e Benjamin se beijam. Mari é despedida ao aparecer com o uniforme rasgado por causa do acidente no elevador. Mari encontra o passaporte de Benjamin e o procura no aeroporto. Mari decide ir para os Estados Unidos e Danda pergunta se ela está interessada em Benjamin.

Quinta-feira, 14 de maio – Danda afi rma a Mari que irá com ela para os Estados Unidos. Grego avisa a Timbó que Mari não pode saber que foi ele quem comprou sua casa. Eva se pre-ocupa ao saber da viagem de Danda e Mari para o exterior. Mari e Benjamin recordam que se conheceram quando crianças. Soraya avisa a Júnior que vai para Nova York ver Benjamin e manda o empregado cuidar dos fi lhos. Raul avisa a Gabo que Grego recusou sua oferta. Margot nota que Benja-min está distante. Gabo entrega um pendrive para Soraya levar para Nova York. Mari e Danda perdem suas bol-sas ao chegar em Nova York.

Sexta-feira, 15 de maio – Robélio e Tairine pegam o dinheiro e os passa-portes de Mari e Danda. Benjamin co-menta com Margot que acha estranho Soraya ter se casado com o tio. Soraya grava o vídeo de Benjamin e Mari no notebook do fi lho e apaga o arquivo do projeto de Paraisópolis. Benjamin não gosta de ver a mãe em sua casa. Grego manda Timbó pintar a casa que era de Mari e colocar à venda. Soraya tenta convencer Benjamin a voltar para o Brasil e trabalhar na Pilartex. Mari e Danda perseguem Tairine em busca de suas bolsas. Durante a apresenta-ção do projeto para possíveis investi-dores, Benjamin acaba exibindo o vídeo que Soraya infi ltrou em seu notebook. Mari percebe que o fi lho de Tairine está em perigo.

BabilôniaQuarta-feira, 13 de maio – Guto

pede Laís em namoro. Norberto diz a Luís que ele não pode querer fi car com Karen e Regina. Karen sofre ao ver Luís tão calado e indeciso. Diogo surpreende a família ao comunicar que vai se casar em breve. Beatriz conversa com a famí-lia de Aderbal e se defende das acusa-ções sofridas por ela. Evandro fi ca tenso por não poder se divorciar de Beatriz, mas recebe o apoio de Alice. Paula con-versa com Ivan e diz que ele está com ciúmes de Bento. Fred diz para Carlos que ele precisa arrumar uma namorada e sugere que seja Regina.

Maria José fi ca nervosa durante o jantar e arrebenta o seu colar. Evandro convida Alice para ir a Paris. Aderbal co-menta com Consuelo que a Souza Ran-gel talvez não tenha dinheiro para ser sua parceira nos negócios. Vinícius vai à casa de Regina e eles fazem as pazes. Alice conta para Inês que Evandro está inconformado em permanecer casado com Beatriz. Guto e Beatriz debocham da família de Laís. Guto diz que não quer compromisso com Laís e Beatriz se preocupa.

Ivan diz a Diogo que ele se casará às pressas para fugir de Beatriz. No an-

tiquário de Estela, Beatriz descobre que a joia de Maria José é valiosa. Bento se incomoda com o consumismo de Paula. Beatriz diz a Pedro que está confi ante em fazer bons negócios com Aderbal. Norberto leva um bolo para Júlia. Nor-berto fi ca agitado ao ver Valeska. Beatriz vai à casa de Inês para contar que foi inocentada. Inês vai à casa de Regina e diz que vai ajudá-la a reabrir o inquérito sobre a morte de Cristóvão.

Quinta-feira, 14 de maio – Regina não acredita em Inês. Inês vê Wolnei quando sai da casa de Regina. Valeska dá seu telefone para Norberto. Inês diz para Celina que fará tudo para reabrir o inquérito. Murilo volta a ligar para Alice. Zélia conta para Karen que descobriu que Vinicius está querendo se casar com Regina. Inês muda depoimento e diz que ganhou pulseira de Beatriz e man-dou para Regina. Vinicius e Regina se acertam.

Aderbal diz para Susana que vai conseguir um lugar para eles se encon-trarem. Beatriz encontra com Maria José para devolver seu colar e rola clima com Aderbal. Gabi começa a acertar seu vestido de noiva. Beatriz deixa recado no celular de Diogo e ele fi ca mexido. Laís e Guto se beijam, mas sem muito en-tusiasmo. Guto fi ca com Helô. Rafael sente saudade de Laís.

Evandro chega em casa e encontra Guto e Helô. Os dois brigam. Olga liga para Alice e diz que precisa conversar com ela pessoalmente. Beatriz vai até o apartamento de Evandro. Guto re-solve dar boa noite, Cinderela em Lais.

Sexta-feira, 15 de maio – Beatriz diz para Evandro que sabe que tem alguém com ele no apartamento. Ali-ce, que está no quarto, fi ca apreensiva. Beatriz e Evandro discutem. Regina diz para Vinícius que precisa ver a lis-tagem das ligações do celular de seu pai no dia do assassinato. Inês suge-re que Alice fale com Evandro para comprar as ações de Guto da Souza Rangel.

Alice conversa com Evandro sobre a compra das ações. Murilo chega de surpresa e encontra Alice. Murilo diz para Alice que está completamente apaixonado e que está mudando toda sua vida por causa dela. Alice não es-morece e diz que ama Evandro. Evan-dro tenta comprar as ações de Guto, mas os dois acabam brigando nova-mente. Teresa demite Inês.

Laís e Guto jantam juntos. Ader-bal, Consuelo e Maria José vão ao evento e encontram Beatriz. Laís foge de Guto quando ele se excede nos ca-rinhos. Beatriz e Aderbal conversam em um local discreto do evento. Ela diz que faz qualquer coisa para a Sou-za Rangel participar dos projetos de Aderbal.

A melhor forma de hidratar os cabelos em casa ainda é com uma touca a vapor. Elas são muito fáceis de encontrar e úteis na hora de cuidar dos cabelos. Qualquer farmácia ou loja de cosméticos costuma ter.

Ao usar a touca a vapor, após lavar os cabelos com xampu, aplique o creme e utilize a touca por pelo menos 15 minutos. Separe as mechas em duas partes, uma próxima à nuca e o res-tante no topo da cabeça garantindo que o produto fi que bem distribuído, sem se acumular nos fi os.

Outra dica é misturar algumas gotas de óleo de argan na máscara antes de aplicar nos cabelos. O óleo de coco extra vir-gem e o óleo de quinoa também garantem um ótimo resultado.

A BOA E VELHA TOUCA DE CABELO

( ) As grandes cidades oferecem serviço de radiotáxi.( ) As grandes cidades oferecem serviço de rádio-táxi. A palavra radiotáxi é formada por 2 substantivos, rádio

+ táxi, mas radiotáxi não é ao mesmo tempo rádio e um ve-ículo ao mesmo tempo. Observe que radiotáxi é um táxi que se comunica por meio de um aparelho. Não se usa hífen na palavra radiotáxi porque com a união dos substantivos rádio e táxi não se criou um novo substantivo que signifi ca que é rádio e é também táxi ao mesmo tempo. Nesse caso, o corre-to é não usar o hífen na palavra radiotáxi.

Page 11: Edição n° 229 - 13/05/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 13 de maio de 2015 11Página

Esporte

‘CHUVAS’Amador da Lifac/Taça Sebastião Fantinati teve rodada transferida

A Liga de Futebol de Assis Chateaubriand (Lifac), trans-feriu a quinta rodada da Taça Sebastião Fantinati de Fute-bol que aconteceria no últi-mo domingo (10) em razão das fortes chuvas. A mesma fi ca confi rmada para o feria-do de Corpus Christi, no dia 4 de junho. Certame segue normalmente nos próximos domingos com a tabela de jo-gos da sexta e sétima rodadas nos dias 17 e 24 de maio. A entidade defi niu também que o jogo entre Carajá x Iguatu, da quarta rodada acontecerá no dia 31 de maio.

O presidente da entida-de afi rmou que decidiu can-celar os jogos pensando na integridade de todos os en-volvidos já que chovia mui-to e algumas equipes teriam que se descolar por distância considerável. “Temos datas para cumprirmos o calendá-rio, então a transferência era mais coerente”, disse Valter Tibério.

“Temos datas para cumprirmos o calendário, então a transferência era mais coerente”, disse Valter Tibério.

Próximos jogos dia 17/05/15

Grupo A15h30: Brasilândia X Acec 15h30: Carajá x Anahy

15h30: Vera Cruz x Iracema Folga - Iguatu

GRUPO B 15h30: Altônia x Perobal

15h30: Nova Aurora x Pa-lotina

Folga – Alto Piquiri

Arquivo Folha

COPA ASSIS DEFINE DATAS PARA

FECHAMENTO DAS QUARTAS DE FINALA Secretaria de Esportes de Assis Chateaubriand

defi niu as datas para os jogos restantes das quartas de fi nal da 16ª Copa Assis de Futebol categorias de base. Cinco equipes estão classifi cadas para as semifi nais faltando sete times para completar os confrontos.

Classifi cados Mirim: AER/Sadia e MedianeiraInfantil: MedianeiraJuvenil: SER/São Cristóvão de Cascavel e Geno-

ma

Quartas de fi nal 16/05/15, em Assis9h: Avetra/Paraíso Esporte x AACC Marechal - in-

fantil10h: Assis Chateaubriand x AACC Marechal - juve-

nil14h: Genoma/La Salle x Altônia - mirim15h: Genoma/La Salle x Altônia - infantil 23/05/15, Estádio Souza Ramos em Assis9h: Cefa/Centro Educacional x Umuarama - mirim10h: Cefa/Centro Educacional x Umuarama - in-

fantil

06/06/15, Estádio Souza Ramos em Assis15h Cefa/Centro Educacional x Altônia - infantil

Copa Assis é a festa do futebol dos garotos

VÔLEI

Iracema recebe etapa da Copa Amizade a partir de sexta-feira

Começa na sexta-feira (15) em Iracema do Oeste etapa da Copa Amizade de Voleibol Feminino. No ca-lendário, a cidade sediaria a etapa de abertura, porém em virtude de uma epide-mia de dengue, os jogos fo-ram transferidos para Assis Chateaubriand. Agora, com

a liberação por parte da Re-gional de Saúde, a terceira etapa foi confirmada para os dias 15, 16 e 17 em Ira-cema.

Na primeira etapa rea-lizada em Assis Chateau-briand, as meninas da cate-goria 98 de Iracema do Oeste conquistaram a terceira co-

locação. Já na segunda etapa disputada na categoria 2001, Iracema fi cou com o sétimo lugar.

Os jogos serão realizados na quadra da Escola Apare-cida Rodrigues Carneloz. Na classifi cação geral, Cascavel/São Cristóvão/Ipigua Logís-tica lidera com 23 pontos,em

2º Assis Chateaubriand com 22, em 3º Juranda e APE/Ceeduc/Palotina com 14 pontos, em 5º aparece Irace-ma do Oeste com 10 pontos, em 6º está Corbélia com 8 pontos, em 7º vem Cafelân-dia com 7 pontos e em 8º lu-gar Incomar/Wizard/Toledo com 4 pontos.

1° TORNEIO DE FUTSAL DA INDÚSTRIA E

COMÉRCIO CHEGA À RETA FINAL

Mercado Pereira e Badalo Pneus/Sicredi são os fi nalistas

Na última quinta-feira (7), foram realizadas as semi-fi nais do 1° Torneio de Futsal da Indústria e Comércio, no Ginásio de Esportes São Silvestre de Jesuítas fazendo parte das comemorações dos 35 anos do município. No primeiro jogo, Mercado Pereira venceu por 6x3 a Opção Modas e no segundo confronto, a Badalo Pneus/Sicredi ganhou por 2x1 da Ventura Madeira. A grande fi nal acon-tecerá na próxima sexta-feira (15) às 20 horas.

Taça Suave Veneno FemininoNa noite de ontem foi realizada a semifi nal da III Copa

Suave Veneno de Futsal Regional Feminino de Jesuítas. Jogaram Assis Chateaubriand x Alto Piquirí e Jesuítas x Alpha Brasilândia do Sul. Os vencedores decidem o título na sexta-feira (15) às 21h.

Mercado Pereira

Badalo Pneus

ASSEMA PROMOVE TORNEIO DE TRUCO

A Associação dos Ser-vidores de Assis Chateau-briand informa que promo-verá um torneio de truco na quarta-feira (3) de junho, na

Assema, a partir das 19h30. A inscrição deve ser feita com Claudemir, median-te pagamento de R$30,00 com limite de 36 duplas. A

disputa será na melhor de três partidas em sistema eliminatório. Sorteio no dia 19, às 19h e premiação de R$600,00 sendo R$300,00

para o primeiro, R$200,00 ao segundo e R$100,00 para o terceiro lugar. Infor-mações com Claudemir An-cioto.

QUARTA-FEIRA 13/05/15Copa do Brasil

19h30: Asa x Vitória19h30: CRB x Grêmio

19h30: Goiás x Indepentende/PA22h: Figueirense x Avaí

22h: Sport x Chapecoense22h: Coritiba x Fortaleza

Libertadores

19h30: Cruzeiro x São Paulo22h: Corinthians x Guarani/Paraguai

22h: Internacional x Atlético/MG

QUINTA-FEIRA 14/05/15Copa do Brasil

19h30: Santos x Maringá19h30: Ponte Preta x Moto Clube

Libertadores

18h30: Racing x Montevideo Wanderers21h: Boca Júniors x River Plate23h: Atlético Nacional x Emelec

SEXTA-FEIRA 15/05/15Brasileiro B

19h30: Bahia x Mogi-Mirim19h30: Sampaio Correa x Macaé

19h30: Santa Cruz x Paraná Clube21h50: Criciúma x ABC

Page 12: Edição n° 229 - 13/05/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 13 de maio de 201512Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

* Em jogo de tempos distintos o Toledo fez ótima segun-da etapa e deu passo importante rumo à semifi nal da Divi-são de Acesso. Venceu Pato Branco fora de casa por 2x0, e agora pode até perder por diferença de um gol que garanti-rá vaga.

* Devido às chuvas a Lifac transferiu a rodada do Ama-

dor/Taça Sebastião Fantinati do último domingo (10). Os referidos jogos serão no dia 4 de junho e Carajá x Iguatu farão jogo atrasado no dia 31 de maio. Nos próximos do-mingos dias 17 e 24 segue a tabela do certame.

* Começa na sexta (15) em Iracema do Oeste a terceira

etapa da Copa Amizade de Vôlei Feminino categoria 2001. Em Medianeira será disputada etapa da Copa Integração categoria 97, servindo de preparação para os Jogos da Ju-ventude.

* Grande festa do futsal de Jesuítas na sexta (15) no

São Silvestre com as fi nais do Torneio Indústria e Comér-cio masculino e Taça Suave Veneno feminino a partir das 20h.

* Abertas inscrições para torneio de truco da Assema marcado para quarta (20) com R$600,00 em premiação.

* Estão defi nidas as datas para os jogos restantes das quartas de fi nal da 16ª Copa Assis de Futebol. Serão nos dias 16 e 23 de maio e 6 de junho.

* Copa do Brasil hoje tem vários jogos com destaque para CRB x Grêmio, às 19h30 e Coritiba x Fortaleza, às 22h.

* Noite de decisão para os brasileiros na Libertadores. Às 19h30, Cruzeiro x São Paulo e às 22h, Corinthians x Gua-rani/Paraguai e Internacional x Atlético/MG.

Novo horário de atendimento exclusivopara a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP:

das 9h às 16h.SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

DIVISÃO DE ACESSO

Toledo vence e abre importante vantagem

Depois de um primeiro tempo ruim, jogado domingo (10) no Estádio Os Pioneiros contra Pato Branco pelo mata-mata da Divisão de Acesso, o Toledo mudou positivamente na etapa fi nal jogando ótimo futebol que lhe proporcionou uma vitória importante por 2x0, abrindo grande vanta-gem para a segunda partida. Pacato aos 37 da etapa inicial e Rái cobrando pênalti aos 26 da fase fi nal marcaram os gols do Tricolor, que agora pode até perder por diferença de um gol que estará na se-mifi nal fi cando mais perto da elite em 2015.

Jogos de ida das quartas de fi nal domingo

10/05/15Portuguesa Londrinense

0x1 Paranavaí Andraus 0x4 PSTCAraponguense 1x0 Cia-

nortePato Branco 0x2 Toledo

Jogos de volta dia 17/05/15

Toledo x Pato Branco: To-ledo pode até perder por um gol. Pato tem que vencer por dois para decidir nos pênaltis ou três se quiser a vaga no tempo normal.

Paravanaí x Portuguesa:

Paranavaí joga pelo empate enquanto a Portuguesa tem que vencer por um gol para decidir nas penalidades ou dois para se classifi car no tempo normal.

PSTC x Andraus: PSTC pode até perder por três gols. Andraus tem que golear por diferença de quatro para de-cidir nos pênaltis ou cinco para se classifi car no tempo normal.

Cianorte x Araponguen-se: Araponguense joga pelo empate, enquanto o Cianorte tem que vencer por um gol para decidir nas penalidades ou dois para se classifi car no tempo normal.

RegulamentoClassifi cam-se os quatro

clubes que somarem o maior número de pontos em cada um dos grupos. Caso haja ao término da segunda par-tida igualdade de pontos ga-nhos, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols e persistindo o empa-te, serão cobrados pênaltis. Quem passar de Andraus x PSTC enfrenta o classifi cado de Araponguense x Cianorte e o classifi cado de Portugue-sa e Paranavaí enfrentará quem passar de Toledo x Pato Branco.

“Novamente jogamos bem fora de casa, mas estamos devendo uma boa apresentação no 14 de Dezembro”, disse o técnico Rodrigo Casca.

ASSIS

Rodada do Suíço das Associações teve 45 gols

Doze partidas agitaram no sábado (9), mais uma rodada do 19º Suíço das Associações Comunitárias de Assis Cha-teaubriand promovido pela Secretaria de Esportes em parceria com o Departamen-to de Assuntos Comunitários. Os jogos foram realizados na Amaujjp, Azaury, Navegan-tes, Chácara dos Artistas, Ra-mal X e APMAC com 45 gols marcados e média de 3,75.

Resultados:Encantado 0x2 Braganti-

na/Santa ClaraJd. Sheila B 2x4 AmaujjpAraça 1x3 AcamarJd. Primavera 2x4 Zaury Jd. Paraná 4x0 NiceGuarani B 2x2 Terra RoxaSilveirópolis 0x3 Ascol/

Rio Verde/Ceifasul Santa Rita A 2x1 Ramal Goia Ramal Soipê 1x3 APMAC A Ramal Pimenta 2x2 Bra-

gantinaAPMAC B 0x4 GuaraniJd. Progresso B 1x0 Gra-

lha Azul

“A cada rodada, certame fi ca ainda melhor”, comentou secretário Celso

Lance a Lance