Folha Metalúrgica nº 755

4
2ª EDIÇÃO DE AGOSTO / 2014 Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 755 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320 Novo lote de convites para posse da diretoria será liberado segunda-feira Negociações entre a Federação dos Metalúrgicos e os sindicatos patronais ainda não tiveram avanços Salários dos metalúrgicos estão defasados em 6,16% Metalúrgicos de mais duas empresas garantem PPR PÁG. 3 Sindicato oferece curso gratuito de informática PÁG. 3 Diretoria convida trabalhadores da Iperfor para plenária PÁG. 3 PÁG. 4 PÁG. 3 PÁG. 2 PÁG. 2 A festa de posse da nova diretoria do SMetal já tem nova data e local. Será dia 23 de agosto, das 11h às 16h30, no Clube Recreativo Campestre. O segundo lote de convites será libera- do a partir de segunda-feira, dia 18. Os convites poderão ser retirados na sede do Sindicato em Sorocaba ou pelo site www.smetal.org.br A quantidade é limitada. Serão 1.500 convites nesse segun- do e último lote. Estudo da subseção do Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba mostra que o salário do metalúrgico acumula 6,16% de perdas desde a última data- base da categoria, em setembro de 2013. Para compor o total de perdas para a data-base deste ano ainda será necessário acrescentar a inflação de agosto. O índice utilizado no levantamen- to é o INPC/IBGE. Nas negociações com os patrões, além da reposição das perdas com a inflação, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT reivindica au- mento real de salários, valorização dos pisos salariais e licença materni- dade de 180 dias. Dirigentes sindicais que trabalham na ZF em quatro cidades brasileiras reuniram- se na semana passada em Sorocaba para definir estra- tégias de ação conjunta em busca de conquistas para os trabalhadores do Grupo. Participaram sindicalis- tas de Sorocaba, Araraquara, São Bernardo do Campo e Belo Horizonte. Uma caminhada de filia- dos, simpatizantes e candida- tos do PT pelo Centro de So- rocaba marcou a inauguração da nova sede do partido na ci- dade no último sábado, dia 9. Na caminhada os petis- tas divulgaram as propostas eleitorais de Dilma, Padilha e Suplicy, respectivamente candidatos a presidente, go- vernador e senador. Caminhada marca inauguração da nova sede do PT em Sorocaba Rede de trabalhadores da ZF define estratégias de atuação Além da reposição das perdas, a FEM/CUT reivindica aumento real e valorização dos pisos Mídia Consulte Foguinho Foguinho CAMPANHA SALARIAL Encontro aconteceu no Retiro São José, em Sorocaba Militantes percorreram as ruas centrais de Sorocaba

description

2ª edição de agosto de 2014

Transcript of Folha Metalúrgica nº 755

Page 1: Folha Metalúrgica nº 755

2ª EDIÇÃO DEAGOSTO / 2014

Semanário do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região - nº 755 - Rua Júlio Hanser, 140. Lajeado - Sorocaba/SP - CEP: 18030-320

Novo lote de convites para posse da diretoria será liberado segunda-feira

Negociações entre a Federação dos Metalúrgicos e os sindicatos patronais ainda não tiveram avanços

Salários dos metalúrgicos estão defasados em 6,16%

Metalúrgicos de mais duas empresas

garantem PPRPÁG. 3

Sindicato oferece curso gratuito de

informáticaPÁG. 3

Diretoria convida trabalhadores da

Iperfor para plenáriaPÁG. 3

PÁG. 4

PÁG. 3

PÁG. 2 PÁG. 2

A festa de posse da nova diretoria do SMetal já tem nova data e local. Será dia 23 de agosto, das 11h às 16h30, no Clube Recreativo Campestre. O segundo lote de convites será libera-do a partir de segunda-feira, dia 18.

Os convites poderão ser retirados na sede do Sindicato em Sorocaba ou pelo site www.smetal.org.br

A quantidade é limitada. Serão 1.500 convites nesse segun-do e último lote.

Estudo da subseção do Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba mostra que o salário do metalúrgico acumula 6,16% de perdas desde a última data- base da categoria, em setembro de 2013. Para compor o total de perdas para a data-base deste ano ainda será necessário acrescentar a inflação de agosto.

O índice utilizado no levantamen-to é o INPC/IBGE.

Nas negociações com os patrões, além da reposição das perdas com a inflação, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT reivindica au-mento real de salários, valorização dos pisos salariais e licença materni-dade de 180 dias.

Dirigentes sindicais que trabalham na ZF em quatro cidades brasileiras reuniram- se na semana passada em Sorocaba para definir estra-tégias de ação conjunta em busca de conquistas para os trabalhadores do Grupo.

Participaram sindicalis-tas de Sorocaba, Araraquara, São Bernardo do Campo e Belo Horizonte.

Uma caminhada de filia-dos, simpatizantes e candida-tos do PT pelo Centro de So-rocaba marcou a inauguração da nova sede do partido na ci-dade no último sábado, dia 9.

Na caminhada os petis-tas divulgaram as propostas eleitorais de Dilma, Padilha e Suplicy, respectivamente candidatos a presidente, go-vernador e senador.

Caminhada marca inauguração da nova sede do PT em Sorocaba

Rede de trabalhadores da ZF define estratégias de atuação

Além da reposição das perdas, a FEM/CUT reivindica aumento real e valorização dos pisos

Mídi

a Con

sulte

Fogu

inho

Fogu

inho

CAMPANHA SALARIAL

Encontro aconteceu no Retiro São José, em Sorocaba Militantes percorreram as ruas centrais de Sorocaba

Page 2: Folha Metalúrgica nº 755

Pág. 2 Edição 755 Agosto de 2014

Folha Metalúrgica

Diretor responsável: Ademilson Terto da Silva (Presidente)Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de AndradeRedação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda IkedoFotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)Diagramação e arte-final: Lucas Eduardo de Souza Delgado Cássio de Abreu Freire

Sede Sorocaba: Rua Júlio Hanser, 140. Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Rua Samuel Domingues, 47, Centro. Tel. (15) 3266-1888

Sede Regional Araçariguama: Rua Santa Cruz, 260, Centro. Tel (11) 4136-3840

Sede em Piedade: Rua José Rolim de Goés, 61, Vila Olinda. Tel. (15) 3344-2362

Site: www.smetal.org.brE-mail: [email protected]ão: Bangraf Tiragem: 42 mil exemplares

Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Outro olhar sobre a Faixa de GazaUtilizar várias fon-

tes para se informar, de diferentes diretri-zes sociais e políticas, é uma necessidade para qualquer cidadão que pretenda formar uma opinião sólida e realmente pessoal a respeito de qualquer assunto. A maneira como a maioria dos “grandes veículos de comunicação” vem tratando o conflito na Faixa de Gaza é um exemplo de como um assunto complexo e mundialmente perigo-so pode ser distorcido conforme o enfoque e as tendências da mídia que o noticia.

Se depender da Globo e outros jorna-lões sensacionalistas que fazem papel de agentes dos Estados Unidos em pleno ter-ritório nacional brasi-leiro, Israel continuará fazendo o papel de vítima no sangrento conflito com a Pales-tina. Essa mídia quer nos fazer acreditar que Israel apenas exerce o direito de “autodefe-sa”. Porém, o direito de supostamente se defender não significa carta branca para pra-ticar genocídio.

O que se vê na Faixa de Gaza é um massacre sangrento, cruel e covarde do Es-tado de Israel contra a população palestina. O exército israelense já abateu quase duas mil pessoas em cerca de um mês, a maioria civis em suas residên-

desavença, que não é só religiosa, mas prin-cipalmente territorial.

Devido ao poderio histórico desses ór-gãos de imprensa no Brasil, que já invadiu inclusive as redes so-ciais, criticar a condu-ta imoral de Israel hoje é confundido com an-tissemitismo.

No início deste mês, o ex-presidente da CUT Nacional, João Felício comentou o tema em um artigo, no portal da central: “Neste momento de intensa dor e perplexi-dade, onde levantamos em alto a bandeira da solidariedade ao povo palestino, mais do que estranheza, causa re-pugnância a forma co-varde com que alguns pretendem esconder – e justificar – o terroris-mo de Estado pratica-do por Israel. Assim, tentam rotular como “antissemitas” a todos os que não endossam suas teses, desconhe-cendo inclusive que os palestinos são povos semitas, pois árabes e hebreus compartilham as mesmas origens culturais”.

“Assim, como o fim imediato dos bom-bardeios, urge que seja dado ao povo que ha-bita a Palestina há mi-lhares de anos o direi-to de ter o seu Estado, algo que lhe é negado - desde 1948 - quando foi criado Israel”, de-fendeu Felício em co-autoria com Antônio Lisboa.

cias, estabelecimentos comerciais, escolas, templos religiosos.

Já os palestinos ti-raram a vida de pouco mais de 60 israelenses, quase todos militares, no front de combate.

Ser árabe, palesti-no ou muçulmano não significa ser terrorista. O mesmo vale para os israelenses, cuja maio-ria discorda dos violen-tos grupos extremistas que existem entre eles, alguns dos quais patro-cinados pelo próprio governo de Israel e apoiados pelos grandes países capitalistas, que a imprensa de massa brasileira insiste em imitar e bajular.

Enquanto isso, a Globo exibe, comenta e julga cenas do con-flito da mesma maneira como produz cenas de suas novelas, com falsa comoção, alta tecno-logia, cara produção e nenhuma moral social. Não parece se impor-tar de fato com as ví-timas nem em explicar a fundo a origem da

O direito de supostamente se defender não significa carta branca para praticar

genocídio

Militantes do PT vão às ruas para divulgar os candidatos majoritários

Rede dos trabalhadores da ZF define propostas de atuação conjunta

No sábado, dia 9, filiados, sim-patizantes e candidatos a deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) fizeram um ato na região cen-tral de Sorocaba. Às 9h, houve a inauguração da nova sede do parti-do, que agora fica na rua Saldanha Marinho, 248, no Centro.

O presidente do PT Sorocaba, vereador Izídio de Brito, enalte-ceu a importância do novo espa-ço do partido. “Agora poderemos ter um local de referência, que vai acomodar mais militantes e, com isso, promover debates sobre as-suntos a nível municipal, estadual e nacional.”

Após a inauguração da sede, uma onda vermelha tomou às ruas da região central do município. Fi-liados, simpatizantes e candidatos a deputado caminharam pelo cen-tro e pediram votos dos sorocaba-nos para Dilma Presidenta, Padilha Governador e Suplicy Senador.

De acordo com a vice-presiden-te do PT Sorocaba, Marcia Azzi-ni, a campanha deste ano terá um maior grau de exigência e, com isso, “os militantes precisam se en-volver mais para mostrar à socie-dade qual modelo político-econô-mico melhor para o País”.

Trabalhadores de fá-bricas da ZF de quatro cidades brasileiras - So-rocaba-SP, Araraquara- SP, São Bernardo do Campo-SP e Belo Hori-zonte-MG - reuniram-se em Sorocaba quinta- feira e sexta-feira, dias 7 e 8, para debater os problemas na empresa e definir propostas de atu-ação conjunta. O evento faz parte do 7º Encontro Nacional da Rede Sin-dical de Trabalhadores na ZF.

O encontro contou

com a presença de diri-gentes sindicais que atu-am na ZF, membros da CNM/CUT e de econo-mistas do Dieese, além de integrantes da direção Executiva do SMetal.

Pauta do EncontroOs participantes dis-

cutiram temas estraté-gicos para avançar nas reivindicações e deman-das dos trabalhadores, como investimentos da empresa em cada planta; pautas sindicais; parti-cipação dos trabalhado-

res nas assembleias; e desempenho global do grupo ZF; entre outros assuntos.

De acordo com João Cayres, secretário-geral e de Relações Interna-cionais da CNM/CUT, o debate qualificou os diri-gentes sobre temas que estão vindos à tona nas unidades da ZF. “Nós temos que ampliar o di-álogo desses assuntos e trabalhar junto com os metalúrgicos, para que os problemas sejam so-lucionados.”

Fogu

inho

Fotos

: Fog

uinho

O encontro foi organizado pela CNM/CUT e reuniu sindicalistas da ZF de quatro cidades

Nova sede fica na Rua Saldanha Marinho, no Centro

O metalúrgico e vereador Izídio preside o PT local

Petistas caminharam pelo Centro após a inauguração

Page 3: Folha Metalúrgica nº 755

Edição 755 Pág. 3 Agosto de 2014

Mídi

a Con

sulte

Perdas da data-base da categoria estão acumuladas em 6,16%

Trabalhadores da Santa Rita e Intacta aprovam PPR 2014

Negociações com o Grupo 8 não avançam

O índice que mede a perda salarial dos metalúrgicos para a inflação acumulou 6,16% de se-tembro de 2013 a julho deste ano. A informação é do relatório da subseção Dieese do SMetal, ba-seado em dados fornecidos pelo IBGE, divulgado em 8 de agosto.

Esse é o indicador do penúl-timo mês da Campanha Salarial 2014 dos metalúrgicos ligados à FEM/CUT, como é o caso da re-gião de Sorocaba. A data-base da categoria é dia 1º de setembro.

De acordo com o economista Fernando Lima, da subseção do Dieese SMetal, esse índice é utilizado nas negociações entre a FEM/CUT e a bancada patro-nal para calcular as perdas salariais dos metalúrgicos.

INPCO Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu

0,13% em julho, após ter registrado alta de 0,26% em junho. Os produtos alimentícios apresentaram variação de -0,23% em julho, e os não alimentícios aumentaram 0,29%.

Em junho, os resultados haviam sido -0,14% e 0,44%, res-pectivamente. O INPC abrange famílias com rendimentos men-sais entre um e cinco salários-mínimos. Os preços são coleta-dos nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios.

A segunda rodada de negociações da Federação Estadual dos Metalúr-gicos da CUT (FEM) com o Grupo 8 (G8) nesta terça-feira, dia 12, terminou sem avanços. Os patrões não apresen-taram proposta de acordo. A FEM, por sua vez, reforçou as reivindicações de reajuste salarial, valorização dos pisos e garantia de licença maternidade de 180 dias.

Atualmente, a Convenção Coletiva do G8 apenas “recomenda” que seja cedida a licença de 180 dias às mães. A Federação quer transformar a reco-mendação em obrigatoriedade em to-das as fábricas do grupo.

A próxima reunião da FEM com o G8 está marcada para o dia 26.

Nesta quarta-feira, 13, a diretoria plena da FEM/CUT vai estar reunida para definir novos encaminhamentos

da campanha salarial em todos os gru-pos metalúrgicos. A data-base da cate-goria vence dia 1º de setembro.

Na quinta-feira as negociações serão com o Grupo 10, às 10h; e com o Grupo 2 às 14h. Ambas nos sin-

dicatos patronais, em São Paulo.A quarta rodada com o Grupo 3 per-

manece sem data marcada. Já os gru-pos de Fundição e Estamparias ainda não iniciaram negociações da campa-nha salarial deste ano.

Duas empresas metalúrgicas con-quistaram valor de programa de par-ticipação nos resultados (PPR). As negociações foram feitas entre em-presa e dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos.

Na manhã de terça-feira, dia 12,

os trabalhadores da fábrica San-ta Rita Usinagem, instalada em Araçoiaba da Serra, aprovaram a proposta e vão receber a primeira parcela final de agosto deste ano; a segunda será depositada em feverei-ro do ano que vem. A empresa, que

atua na área de usinagem de peças, conta com 32 funcionários.

Na sexta-feira, dia 8, os meta-lúrgicos da empresa Intacta, siste-mas de embalagens industriais, em Sorocaba, conquistaram o PPR. Os funcionários receberam a primeira

parcela ontem, dia 12; e quita em fevereiro de 2015. Atualmente, a fá-brica tem 62 metalúrgicos.

Os valores dos acordos de PPR não são divulgados pelo Sindicato para não influenciar negociações em andamento sobre o mesmo tema.

Plenária Iperfor neste sábado

Curso gratuito de informática

Gerdau: Prefeito não responde

Todos os 300 metalúrgi-cos da Iperfor, fabricante de produtos forjados e usina-dos, estão convidados para uma plenária, que acontece sábado, dia 16, às 9h, na sede do SMetal em Iperó, situada à rua Samuel Do-mingues, 46, no Centro (em frente à Praça da Matriz). Na ocasião, dirigentes do Sindicato vão tratar sobre o PPR, que está sendo nego-ciado com a empresa, além de outras pautas de interesse dos trabalhadores.

As inscrições para o cur-so gratuito de informática, oferecido pelo SMetal So-rocaba, começam dia 25 de agosto. O horário de ins-crições será das 8h às 12h e das 14h às 19h, de segunda a sexta. Há vagas para só-cios, dependentes e comu-nidade (exceto metalúrgicos não sindicalizados). Para se inscrever é necessário docu-mento com foto e cartão do Sindicato (caso seja sócio ou dependente). As inscri-ções vão até 4 de setembro. Mais informações pelo tele-fone (15) 3334-5419.

O SMetal protocolou no-vamente nesta terça, dia 12, um pedido de reunião com o Prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) para tra-tar do anúncio de fechamen-to da Gerdau em Sorocaba, previsto para setembro deste ano. O primeiro pedido de reunião foi feito pelo Sindi-cato no dia 25 de julho. Mas até agora o chefe do Execu-tivo sorocabano não deu re-torno. A Gerdau afirma que vai transferir a produção local para Mogi das Cruzes.

NOTAS

Fernando Lima, economista

Reunião mais recente da FEM/CUT aconteceu nesta terça-feira; a próxima será dia 26

CAMPANHA SALARIAL

Page 4: Folha Metalúrgica nº 755

Pág. 4 Edição 755 Agosto de 2014

A comemoração de posse da diretoria do SMetal já tem nova data e local. Será dia 23 de agosto, sábado, das 11h às 16h30, no Clu-be Recreativo Campestre, em Sorocaba. O se-gundo e último lote de convites aos associados será liberado a partir das 8h de segunda-feira, dia 18.

Os convites poderão ser obtidos pela página do Sindicato na internet (www.smetal.org.br) ou pessoalmente na sede do Sindicato em So-rocaba. Ambos a partir de segunda, dia 18.

Mas atenção! Estão disponíveis 1.500 con-vites nesse segundo e último lote. Eles serão distribuídos por ordem de confirmação (pela internet ou pessoalmente na sede). Não haverá lotes adicionais.

O prazo de retirada se encerra quando os 1.500 convites forem obtidos pelos associados.

Quem já retirou seu convite no primeiro lote, quando a festa estava marcada para o dia 2, pode ficar tranquilo. O mesmo convite valerá como entrada para o evento do dia 23. Mas o local mudou: agora será no Recreativo Campestre.

Pela internet - Para obter o convite pelo site SMetal, basta entrar na página inicial (www.smetal.org.br) e procurar pela imagem com a ins-crição “Convite – Posse da Diretoria”. Depois, é só seguir as instruções e imprimir o convite.

O sócio ou dependente que já retirou seu convite no primeiro lote não poderá fazê-lo novamente neste segundo lote, pois o convite anterior já vale para o dia 23. Mais informa-ções pelo telefone (15) 3334-5400.

Novo lote de convites será liberado na segunda-feira

POSSE DA DIRETORIA

A posse formal da diretoria aconteceu dia 24 de maio; mas a comemoração de início do novo mandato será no evento do dia 23 deste mês

Fogu

inho