Livro de Dinâmicas de Grupo

17
Livro de dinâmicas de grupo Jogos e Dinâmicas de Grupo Aqui serão postados recomendações de exercícios para seleção e treinamento. Utilizados e recomendados pelas profissionais do Psicorienta. ___________________________________________________________ Testando a Proatividade (Postado em 02/02/2011) Objetivos: Testar e trabalhar a proatividade dos participantes. Tempo: 30 minutos Publico: grupo conhecido pelo facilitador de outros encontros ou atividades, com número de participantes indeterminado. Material: 1 Papel A4 para cada participante, canetas, lápis de cor, giz de cera e canetinhas. Procedimento da Técnica: Entregar uma folha A4 e canetas aos participantes e deixar em uma mesa vários lápis de cor, canetinhas, giz de cera. Dizer: Nessa folha em branco vocês deverão fazer um AUTO-RETRATO, como vocês são? Como vocês se vêem? Não se importem com os talentos artísticos, o importante é que você consiga mostar quem você é com capricho. Para isso vocês podem utilizar os materiais que estão em cima da mesa. Dar alguns minutos até que todos terminem (o tempo aqui será determinado pelo facilitador) e solicitar um a um que mostrem seus desenhos aos demais sem justificar ou esclarecer, apenas apresentar. Terminando o facilitador deve demonstrar irritabilidade, stress e então recolher todos os desenhos bem estupidamente e rasgar todos dizendo: Olha!!! Sinceramente, estão péssimos... parece desenho de criança, rabisco... O que é isso!!! Eu estou aqui me esforçando ao máximo, tentando ensinar alguma coisa de bom a vocês e olha isso, nem um desenho vocês sabem fazer!!! Ficam aí com essas caras de bobos... desmotivados... desse jeito não dá!!! O facilitador deve tentar tirar os participantes do sério e depois de um tempo de discussão contar que tudo é uma brincadeira para testar a proatividade deles. A capacidade que eles tem de contar até 10 antes de enfrentar uma briga com um amigo, chefe, cliente. Discutir sobre as dificuldades de não reagir em uma situação como essa, o que as pessoas costumam fazer, etc.

description

Livro de Dinâmicas de Grupo

Transcript of Livro de Dinâmicas de Grupo

Page 1: Livro de Dinâmicas de Grupo

Livro de dinâmicas de grupo

Jogos e Dinâmicas de Grupo

Aqui serão postados recomendações de exercícios para seleção e treinamento. Utilizados e recomendados pelas profissionais do Psicorienta.___________________________________________________________

Testando a Proatividade (Postado em 02/02/2011)

Objetivos: Testar e trabalhar a proatividade dos participantes.

Tempo: 30 minutos

Publico: grupo conhecido pelo facilitador de outros encontros ou atividades, com número de participantes indeterminado.Material: 1 Papel A4 para cada participante, canetas, lápis de cor, giz de cera e canetinhas.

Procedimento da Técnica: Entregar uma folha A4 e canetas aos participantes e deixar em uma mesa vários lápis de cor, canetinhas, giz de cera. Dizer: Nessa folha em branco vocês deverão fazer um AUTO-RETRATO, como vocês são? Como vocês se vêem? Não se importem com os talentos artísticos, o importante é que você consiga mostar quem você é com capricho. Para isso vocês podem utilizar os materiais que estão em cima da mesa.Dar alguns minutos até que todos terminem (o tempo aqui será determinado pelo facilitador) e solicitar um a um que mostrem seus desenhos aos demais sem justificar ou esclarecer, apenas apresentar. Terminando o facilitador deve demonstrar irritabilidade, stress e então recolher todos os desenhos bem estupidamente e rasgar todos dizendo: Olha!!! Sinceramente, estão péssimos... parece desenho de criança, rabisco... O que é isso!!! Eu estou aqui me esforçando ao máximo, tentando ensinar alguma coisa de bom a vocês e olha isso, nem um desenho vocês sabem fazer!!! Ficam aí com essas caras de bobos... desmotivados... desse jeito não dá!!!O facilitador deve tentar tirar os participantes do sério e depois de um tempo de discussão contar que tudo é uma brincadeira para testar a proatividade deles. A capacidade que eles tem de contar até 10 antes de enfrentar uma briga com um amigo, chefe, cliente.Discutir sobre as dificuldades de não reagir em uma situação como essa, o que as pessoas costumam fazer, etc.

Obs.: Técnica adaptada por Danielle Cristina Ferrarezi Barboza, apresentada por Marcos Anibal e com autor Desconhecido._________________________________________________

Se eu fosse... (Postado em 15/01/2011)

Objetivos: Quebrar o gelo; apresentar os participantes de forma descontraída e lúdica e identificar características pessoais de candidatos a vaga de emprego.

Page 2: Livro de Dinâmicas de Grupo

Tempo: de 30 a 45 minutos para grupos de até 20 pessoas

Público: de 10 a 40 pessoas que estão iniciando um grupo e não se conhecem muito bem ou para pessoas em processo de seleção.

Material: Papeis pequenos dobrados contendo palavras: ANIMAL, FRUTA, FLOR, INSTRUMENTO MUSICAL, COR, ÁRVORE, OBJETO, CARRO, ESPORTE, COMIDA, BEBIDA, LUGA, ETC. e um saco para o sorteio dos papeis.

Procedimento da Técnica: Escrever em papeis cortados: ANIMAL, FRUTA, FLOR, INSTRUMENTO MUSICAL, COR, ÁRVORE, OBJETO, CARRO, ESPORTE, COMIDA, BEBIDA, LUGA, ETC. conforme o número de participantes, podendo repetir as palavras ou acrescentar outras que se encaixem no exercício.Entregar um papel para cada participante em sorteio e pedir para que leiam, mas não se manifestem nem contem a palavra retirada.Explicar que as pessoas deverão se apresentar ao grupo dizendo o NOME, CARGO, TEMPO DE SERVIÇO NA EMPRESA, ESTADO CIVIL, FILHOS, FORMAÇÃO, TRABALHOS JÁ REALIZADOS, INTERESSES... (o que for de importante para grupo ou seleção) e então dizer SE EU FOSSE UM(A)... (palavra retirada) QUAL SERIA E POR QUÊ? (deixar as instruções numa folha de flipchart ou slide).Ex.: Um participante retirou a palavra FRUTA. Ele irá escolher uma fruta que tem relação com suas características físicas e ou psíquicas: "Maçã, porque é uma fruta que as pessoas sempre encontram quando procuram, que as pessoas gostam, que é vermelha e eu fico vermelha em determinadas situações, etc". O facilitador deverá questionar quando o participante não for claro em sua apresentação.

Avaliação da Técnica: Se a técnica for usada em processos de seleção, deve-se analisar a forma como o participante se comunica, se comporta, é importante anotar as informações dadas pelos participantes e observar as características apresentadas diante da palavra retirada, como o participante se vê pode mostrar quem ele realmente é, suas qualidades e defeitos, contribuindo assim para a Entrevista Individual.Autor da Técnica: Danielle Cristina Ferrarezi Barboza

____________________________________________________

Técnica de Brainstorming

Objetivo: Gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias sobre um assunto a ser resolvido ou um projeto a ser elaborado.

Tempo: 30 a 60 minutos (dependendo da complexidade do assunto)

Material: Folhas de Flipchart ou projetor multimídia, caneta bastão, papeis picados (5 cm x 30 cm).

Publico: Até 45 pessoas.

Procedimento da Técnica: Primeiro é preciso preparar o grupo esclarecendo o objetivo do Brainstorming e algumas regras básicas: (1) Suspensão de julgamento - é proíbido debater ou criticar as idéias apresentadas para não causar inibição, bloqueio de idéias; (2) Quantidade de idéias é muito importante - é mportante que todos falem (mas não é obrigatório); (3) Liberdade Total nas idéias - qualquer idéia, mesmo que pareça ridícula; (4) Mudar e Combinar - em qualquer momento é permitido que uma pessoa apresente uma idéia que seja a combinação de outras já apresentadas, modificadas ou com a inclusão de algo (sem excluir a original); (5) Igualdade de oportunidade - deve-se assegurar que todos tenham a chance da falar.Segundo deve-se apresentar a definição do problema com clareza, mostrar os pontos mais importantes. Verifica-se se todos compreenderam o problema ou

Page 3: Livro de Dinâmicas de Grupo

assunto para o qual estão procurando idéias.Depois, inicia-se a etapa de geração de idéias, seguindo alguns passo: (1) Estabelece-se um tempo máximo de duração da sessão e solicita-se que alguém o controle; (2) Comunica-se a questão a ser pensada sobre o problema ou assunto já esclarecido; (3) Da-se um tempo para que todos pensem nas idéias; (4) Recolhe-se as idéias de forma Estruturada (em ordem cada um diz a sua) ou Não Estruturada (aliatoriamente cada um diz a sua idéia) - quem não tiver uma idéia passa a vez; (4) Todas as idéias devem ser anotadas no Flipchart ou computador com projetor - as idéias devem ser anotadas exatamente como foram ditas sem interpretação; (5) Identificado uma lista longa de idéias, esclarece-se as idéias para que não haja dúvidas entre os participantes e (6) elimina-se as duplicidades, podendo combinar algumas das idéias.Após a sessão de Brainstorming deve-se reunir as idéias afins e as classificar em temas e categorias; dentro de cada categoria, deve-se combinar as diéias similares e eliminar as duplicidades; selecion-ase as melhores idéias para serem analisadas, melhoradas e aproveitadas; da-se ao grupo um feedback sobre o resultado final do Brainstorming e mostra-se como suas contribuições foram valiosas.

Obs.: Variações podem ser realizadas: as idéias podem ser anotadas em tiras de papeis (5cm x 30cm) anonimamente e depois escritas no flipchart ou computador com projetor; o Brainstorming também pode ser realizado individualmente.

Autor da Técnica: Alex Osborn http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming_______________________________________________________

Comparando Pessoas a Animais

Tempo: de 40 minutos a 1 hora e 30 minutos (dependendo do total de participantes).

Material: Um papel pequeno para cada participante (2cm X 10cm aprox.)

Público: de 15 a 40 pessoas conhecidas.

Procedimento da Vivência: Deixa-se as cadeiras em circulo. Entrega-se um papel pequeno para cada participante e solicita-se que escreva o nome e sobrenome (no caso de pessoas com nomes iguais) e dobre. Coloca-se todos os papeis dentro de um saco, mistura-se e depois solicita-se que cada integrante retire um papel. Caso alguém pegue o próprio nome, troca-se por outro. Deve-se instruí-los que não contem aos colegas o nome retirado.Depois de todos terem retirado um nome, pede-se que eles identifiquem a pessoa com um animal (o exercício pode também ser feito com uma fruta, instrumento musical ou com os três juntos), comparando as características físicas, de personalidade e até de crenças e valores culturais. Para que eles não esqueçam, pode-se pedir que anotem algumas coisas no próprio papel.Da-se uns 3 minutos para que pensem e avisa-se que terão que revelar a todos do grupo, então da-se mais 3 minutos. Passado os 6 minutos solicita-se que alguém comece o exercício primeiro dizendo o animal escolhido, suas características e somente depois apresentar a pessoa correspondente. E segue-se com a pessoa que foi apresentada, até que todos tenham participado (como um amigo secreto).No final, depois que todos revelaram seus animais e pessoas, pode-se deixar que eles falem um pouco sobre os sentimentos vivenciados e então lança-se questões que reflitam sobre: Os sentimentos vivenciados numa avaliação, por quem avalia e por quem é avaliado;

As dificuldades de avaliar e dar um feedaback ao avaliado;

O que facilita ou prejudica quando existe uma comparação (no caso com animal);

Dar feedaback na frente de todo o grupo é positivo ou negativo;

Page 4: Livro de Dinâmicas de Grupo

Como deve ser feita uma avaliação e o seu feedaback.

Autor da Técnica: Danielle Cristina Ferrarezi Barboza___________________________________________________________

Leão, Raposas e Ratos (postado em 19/08/2010)

Objetivo: Avaliar e desenvolver liderança, subordinação e atitude vencer-vencer.

Tempo: de 40 a 60 minutos

Material: 1 barra grande de chocolate; 5 bombons iguais e 2 pacotes pequenos de bala de um único sabor (para até 20 participantes, a cada 5 participantes a mais aumentar um bombom e 5 balas).1 papel pequeno escrito LEÃO, papeis pequenos escritos RAPOSAS de acordo com o número de bombons, e papeis pequenos escritos RATOS conforme o número de participantes menos o número de leão + raposas.

Publico: 20 a 35 participantes

Procedimento da vivência: Antes de iniciar a vivência, o chocolate, bombons e balas devem ser colocados numa mesa e cobrir com uma toalha para que nenhum participante veja. Dobra-se os papeis e coloca-se em um saco para ser retirado um por cada participante. Solicita-se que não mostrem nem comentem o que está escrito no papel. Depois que todos tiverem com seus papeis, descobre-se a toalha da mesa e solicita-se que o LEÃO vá até a mesa e se sirva. Não é dada mais nenhuma instrução até que o Leão termine. O LEÃO pode fazer o que quiser, pegar o quanto quiser dos doces. Pode-se responder qualquer questionamento do LEÃO e demais participantes, desde que não influencie seus comportamentos. Assim que o LEÃO terminar, pergunta-se se está satisfeito. Se ele disser que sim e tiver sobrado alguma coisa na mesa, pede-se que as RAPOSAS levantem-se e se sirvam. O mesmo procedimento que foi realizado com o LEÃO. Assim que as RAPOSAS terminarem pergunta-se se estão satisfeitas e se houver alguma coisa na mesa, solicita-se que os RATOS sirvam-se e sentem-se.Abre-se para o grupo falar o que acharam do desenrolar, da atitude de cada um em seus respectivos papeis, como se sentiram, porque agiram da forma como agiram. Deve-se pontuar o papel de cada animal na cadeia alimentar e relacionar com a hierarquia dentro das organizações e discutir a atitude vencer-vencer que independe do nível hierarquico que se ocupa.

Questionamentos que podem ser realizados:- A liderança do LEÃO, qual a melhor atitude a ser tomada.- O papel intermediário das RAPOSAS diante da hierarquia do LEÃO e da subordinação dos RATOS.- O papel dos RATOS diante da defesa de seus direitos e do respeito a hierarquia.

Obs.: O resultado do exercício depende muito do comportamento dos participantes. Cabe ao instrutor saber conduzir ao objetivo proposto. Não é possível prever os acontecimentos, mas é necessário estar preparado para tudo. Um exemplo de complexidade do exercício é o LEÃO pegar tudo e o exercício ter que seguir para as discussões. Não deve-se questionar o comportamento individual dos participantes, mas sim dos papeis desempenhados, nem fazer pontuações que possam classificar ou ofender.

Autor da Técnica: Desconhecido___________________________________________________________

Balas e Pirulitos

Page 5: Livro de Dinâmicas de Grupo

Objetivo : Verificar trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico, liderança.

Tempo : 40 minutos

Material: 80 balas de pelo menos 3 cores diferentes; 40 pirulitos de qualquer cor.

Procedimentos para a Vivência : 

Dividir a turma em 4 grupos. Solicitar que cada grupo defina uma pessoa para ficar na banca de Troca (não esclarecer nada sobre o exercício antes da escolha da banca). Os integrantes da banca são responsáveis por receber e efetuar as trocas que o grupo deseja. 

Explicar que a banca entregará, conforme decisão da mesma, para cada integrante do grupo 2 balas de cores iguais.

A tarefa dos grupos é sobreviver, conquistando para cada membro vidas que é representado por 1 pirulito

O Grupo que mais vidas tiver são os sobreviventes e vencem o jogo.

Para efetuar a troca:

3 balas de cores diferentes equivalem a 1 pirulito + 1 bala de qualquer cor.

7 balas de qualquer cor equivalem a 3 pirulitos ou vice-versa.

O tempo de duração das rodadas é de 1 minuto.

Ao final da 1ª rodada, a profa. faz o levantamento do placar identificando quem morreu e quem sobreviveu e colhe os sentimentos do grupo. 

A seguir, desafia-os a repetir o jogo cumprindo o objetivo de que "todos sobrevivam". Os participantes são avisados de que todos os pirulitos serão recolhidos e o jogo volta ao zero. A profa. pergunta se o grupo quer um tempo para planejamento, sendo que este tempo é de 5 minutos cronometrados. 

Após o planejamento, nova etapa é iniciada e o processo se repete. 

Ao término da 2ª rodada faz-se a contagem dos sobreviventes e os grupos que não tiverem 1 pirulito por pessoa, terão que escolher um membro para ficar fora da próxima rodada e justificar em publico a escolha. Dá mais 5 minutos para o planejamento e decisões.

Inicia-se a 3ª rodada e ao término faz-se a contagem e novamente os grupos que não tiverem 1 pirulito por pessoa terão que retirar mais um membro do grupo e justificar. Caso queiram trazer de volta o excluído anterior, poderão fazer a troca com outro membro.

Poderão ocorrer até 6 rodadas, se necessário. 

Processamento: 

Identificar o espírito de equipe, sinergia de grupo, descobrir soluções alternativas para os problemas, somando os esforços individuais. 

• Qual foi a primeira estratégia usada pelo grupo? 

• Houve necessidade de mudar de estratégia? Por quê? 

Page 6: Livro de Dinâmicas de Grupo

• Surgiu alguma liderança? 

• O grupo estava aberto a novas idéias? 

• Foi possível usar da criatividade para resolver o problema? 

• Como foram as escolhas de exclusão dos membros? 

• Como isso ocorre no dia-a-dia? 

• Em que momentos isso ocorre no ambiente de trabalho? 

• Que mudanças pessoais você sente necessidade de realizar? 

Autor da Técnica: Desconhecido

http://daniellepsicorienta.blogspot.pt/search/label/organiza%C3%A7%C3%A3o

Relaxamento em Dinâmicas de Grupo - Dinâmica Anti stressEssa dinâmica de relaxamento  e anti stress promove o relacionamento interpessoal, Foco em pessoas e o Trabalho em equipe seu principal objetivo é controlar o stress do grupo, promovendo confiança e comunicação não verbal.

Materiais: Nenhum.

Procedimento: Forme um círculo com os participantes  em pé, e peça para que se virem de modo que cada um esteja de frente para as costas do próximo.

Peça para que ponham as mãos sobre os ombros da pessoa à sua frente, e que massageiem suavemente os ombros e o pescoço dessa pessoa.

Encoraje os massageados a manifestarem através dos sons  e gestos, o que gostam e o que não gostam.

Convide-os a darem meia-volta e massagearem a outra pessoa.

Dicas: Verificar se o participante é espontâneo e o relacionamento interpessoal.

Observações: Esta dinâmica poderá ser realizada  em grandes grupos e que seja aplicada em grupos que já possuam um certo grau de intimidade.

Tempo de aplicação: 10 minutosNúmero máximo de pessoas: 0Número mínimo de pessoas: 4

Page 7: Livro de Dinâmicas de Grupo

Dinâmica do Barbante - Atividade para Relaxar Grupos e Equipes

A brincadeira do barbante é muito utilizada para relaxar grupos e equipes de trabalho, além de promover o relacionamento interpessoal esta atividade combate o cansaço mental, tudo explicado passo a passo, confira

Aprenda como aplicar dinâmicas para relaxar grupos e equipes que estão sofrendo com o cansaço mental provocado pelo excesso de trabalho ou por reuniões longas. Relaxar a mente dos participantes de um grupo ou equipe de trabalho é uma atividade essencial para que as idéias possam fluir e as metas possam ser cumpridas.

A dinâmica do barbante ou como também é conhecida dinâmica do rolo de barbante é muito eficiente para relaxar grupos e equipes, também pode ser aplicada com grande sucesso em sala de aula, é muito fácil de fazer e os alunos se divertem muito. Além de relaxar a brincadeira do barbante também promove o relacionamento interpessoal, estimula a comunicação dos participantes e a assertividade, além disso, é um excelente exercício contra o cansaço mental e estimula a integração do grupo.

Brincadeira do Rolo de Barbanteda dinâmica do rolo de barbante:   relaxar grupos, atividade para fazer  quando os participantes estão estressados, cansados, promove a comunicação e o relacionamento interpessoal.

Materiais: Um rolo de barbante.

Procedimento:  Os participantes  devem se sentar em círculo, pode ser no chão ou em cadeiras.

O coordenador deve adquirir  antecipadamente um rolo de barbante bem grande e toma a iniciativa iniciando a brincadeira, segura a ponta do barbante e joga o rolo para a primeira pessoa, pode ser qualquer um e diz o seguinte.

(Nome da pessoa) pegue este rolo de barbante e jogue para alguém aqui presente , pode ser qualquer pessoa mas você vai ter que dizer algo para ela, algo que queira saber sobre sua vida pessoal, sobre o que quiser, você segura o fio do barbante, olha para a pessoa, joga o rolo e faz a pergunta e ela tem que responder.

Exemplo de perguntas:

Qual seu time? Quanto anos você tem? Tem namorado(a)? Qual seu hobbie? Pode ser coisas pessoais ou relacionados ao trabalho, a vida profissional.

Page 8: Livro de Dinâmicas de Grupo

Outra opção para realizar esta brincadeira do barbante:

Ao invés de perguntar coisas pessoais pode ser feito elogios ou destacar certas qualidades da pessoa ou para satisfazer alguma curiosidade do por que a pessoa faz certas coisas ou tem certos gostos, por exemplo: Eu admiro você por ser pontual; Eu admiro você pela sinceridade; Eu joguei o rolo de barbante pois quero fazer uma pergunta pessoal! E assim por diante, a idéia é que seja uma atividade bem descontraída que todos possam relaxar, brincar, rir bastante, o coordenador deve ficar atento a certas perguntas capciosas ou com conotação sexual, deve deixar claro que a pessoa pode ou não responder.

A pessoa escolhida agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima pessoa e deve fazer uma pergunta e assim por diante.

No final da dinâmica se forma uma "teia" grande, a teia dos relacionamentos.

da dinâmica do rolo de barbante:   relaxar grupos, atividade para fazer  quando os participantes estão estressados, cansados, promove a comunicação e o relacionamento interpessoal.

Materiais: Um rolo de barbante.

Procedimento:  Os participantes  devem se sentar em círculo, pode ser no chão ou em cadeiras.

O coordenador deve adquirir  antecipadamente um rolo de barbante bem grande e toma a iniciativa iniciando a brincadeira, segura a ponta do barbante e joga o rolo para a primeira pessoa, pode ser qualquer um e diz o seguinte.

(Nome da pessoa) pegue este rolo de barbante e jogue para alguém aqui presente , pode ser qualquer pessoa mas você vai ter que dizer algo para ela, algo que queira saber sobre sua vida pessoal, sobre o que quiser, você segura o fio do barbante, olha para a pessoa, joga o rolo e faz a pergunta e ela tem que responder.

Exemplo de perguntas:

Page 9: Livro de Dinâmicas de Grupo

Qual seu time? Quanto anos você tem? Tem namorado(a)? Qual seu hobbie? Pode ser coisas pessoais ou relacionados ao trabalho, a vida profissional.

Outra opção para realizar esta brincadeira do barbante:

Ao invés de perguntar coisas pessoais pode ser feito elogios ou destacar certas qualidades da pessoa ou para satisfazer alguma curiosidade do por que a pessoa faz certas coisas ou tem certos gostos, por exemplo: Eu admiro você por ser pontual; Eu admiro você pela sinceridade; Eu joguei o rolo de barbante pois quero fazer uma pergunta pessoal! E assim por diante, a idéia é que seja uma atividade bem descontraída que todos possam relaxar, brincar, rir bastante, o coordenador deve ficar atento a certas perguntas capciosas ou com conotação sexual, deve deixar claro que a pessoa pode ou não responder.

A pessoa escolhida agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima pessoa e deve fazer uma pergunta e assim por diante.

No final da dinâmica se forma uma "teia" grande, a teia dos relacionamentos.

Dicas: Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.

Observações: Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: Cada pessoa que passar o barbante deve fazer um agradecimento e desejar boas festas.

No final o coordenador pode fazer um pequeno discurso sobre a importância do relacionamento interpessoal nas atividades em grupos, de cada um conhecer um pouco mais seus colega e assim criar uma rede de relacionamentos tal qual foi criada uma grande teia composta pelos fios de barbante.

Tempo de aplicação: 20 minutosNúmero máximo de pessoas: 30Número mínimo de pessoas: 10

Page 10: Livro de Dinâmicas de Grupo

Dinâmica de Apresentação Pessoal - A teia do envolvimento (com barbante)

A dinâmica de grupo a teia do envolvimento é muito utilizada para a apresentação pessoal de grupos, em sala de aula e em treinamentos.

A teia do envolvimento é uma dinâmica de apresentação pessoal para que os membros de uma equipe ou grupo de trabalho possam se conhecer promovendo o relacionamento interpessoal e a autoconfiança. Dinâmicas de Apresentação Pessoal para o primeiro dia de trabalho ou para integrar equipes.

Esta brincadeira é muito simples de fazer e utiliza um rolo de barbante e apesar de não se a mesma é muito parecida com a dinâmica do barbante que é outra atividade a qual indicamos no final deste artigo. A brincadeira da teia do envolvimento é uma atividade muito divertida para apresentação que pode ser utilizada em sala de aula, em reuniões, em encontros de jovens, sempre que haja a necessidade de apresentação pessoal de um grupo. Confira logo abaixo o passo a passo para aplicar esta brincadeira e também o conteúdo para download em PDF.

Brincadeira para apresentação pessoal - A teia do envolvimentoa dinâmica da teia do envolvimento: apresentar pessoas de um grupo,alunos  na sala de aula ou durante algum tipo de treinamento ou curso que seja necessário apresentar os participantes.

Para essa dinamica de apresentação, reúna 2 ou mais participantes .

Materiais: Um rolo de barbante.

Procedimento: O facilitador deverá procurar um local que comporte todos os participantes e solicitar que façam um círculo que pode ser em pé, sentados no chão ou em cadeiras.

1.  O facilitador toma a iniciativa, pega o rolo de barbante, amarra a ponta em seu dedo indicador e faz sua apresentação pessoal, dizendo seu nome, sua formação, um hobbie, ou algo que goste de fazer .

2. Logo em seguida o facilitador da brincadeira escolhe um participante e joga com cuidado o rolo de barbante para que este o pegue.

3. Já com o rolo de barbante na mão o facilitador pede que a pessoa enrole o barbante em seu dedo indicador e que da mesma maneira faça uma apresentação pessoal, dizendo seu nome, sua formação, algo que goste de fazer.

Page 11: Livro de Dinâmicas de Grupo

4. Feita a apresentação esta pessoa deverá manter o barbante preso em seu dedo indicador e arremessar o rolo para outra pessoa. O jogo prosseguirá nessa dinâmica, até que o ultimo jogador faça a sua apresentação.

5.  Assim que todos tenham se apresentado o facilitador pede que todos olhem a teia que foi formada com o barbante e pede para que analisem para ver  se encontram alguma forma geométrica ou desenho que lembre alguma coisa.

6. Agora o facilitador pede ao ultimo participante que desenrole o fio e arremesse o rolo para a pessoa que jogou o rolo para ele, e esta pessoa, que está arremessando o rolo deverá dizer o nome da pessoa que passou para ele, praticamente repetir o que foi dito e assim por diante.

Oriente-o para que tente relembrar o mais fielmente possível o que o mesmo havia dito. Em caso de esquecimento do nome do colega, será permitido olhar para seu crachá. Caso não consiga relembrar com fidelidade, é permitido qualquer tipo de ajuda por parte dos colegas.

7. O jogo prossegue nessa sistemática até que o rolo chegue às mãos do coordenador. Portanto, ele deverá apresentar a turma à última pessoa. Caso o grupo tenha 30 pessoas, a atividade consumirá cerca de 80 ou 90 minutos.

Dicas: Observar se os participantes estão se integrando, se estão atentos e se têm facilidade para se expressar.

As perguntas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades do grupo, por exemplo se a atividade for feita em sala de aula, dependendo da idade dos alunos, as perguntas podem ser o nome, o time de futebol, o desenho animado predileto, coisas pertinentes a idade das crianças.

Page 12: Livro de Dinâmicas de Grupo

Em um treinamento pode ser perguntado quais os motivos que levaram a pessoa a escolher este treinamento e suas expectativas, este tipo de pergunta é muito bom para o facilitador avaliar os participantes. Cabe ao facilitador adaptar a atividade de acordo com seus objetivos.

Dinâmicas de Auto-Estima e Autodesenvolvimento - Desenvolver a Super auto-estima

a auto-estima é fundamental em qualquer grupo ou equipe de trabalho que deseje bater metas e superar obstáculos. Vendedores, colaboradores, professores, alunos, empresários, todos devem ter a Super Auto-Estima a fim de criar o autodesenvolvimento pessoal e profissional.

Desenvolver a Super auto-estima e o autodesenvolvimentoEssa dinamica de auto estima tem por objetivo estimular o relacionamento interpessoal, a comunicação e apresentar conceitos do que é auto-estima, como desenvolve-la e aplica-la no dia-a-dia da empresa.

Materiais: Folhas de papel de acordo com o número de participantes .

Procedimento: Verifique se todos sabem o que é auto-estima. Se não souberem, explique que auto-estima é a forma como uma pessoa se sente a respeito  de si mesma, e que a auto-estima está estreitamente relacionada com o contexto social onde vivemos (família, escola, amigos, trabalho).

Diga ainda que todos os dias enfrentamos situações que afetam nossa auto-estima. Dê exemplos.

Entregue uma folha de papel em branco dizendo que ela representa a nossa auto-estima.

Explique que você lerá uma lista de situações que podem prejudicar a nossa auto-estima.

Diga que, a cada vez  que você ler uma frase, eles deverão arrancar um pedaço da folha na proporção do prejuízo que essa situação traz à sua auto-estima.

Exemplifique: Leia a primeira frase e diga "isso me afeta muito" e rasgue um pedaço grande do papel, ou isso "não me afeta muito" e rasgue um pedaço pequeno da folha.

Leia as frases abaixo. Depois de ler todas as frases, diga que agora vão recuperar a auto-estima aos pedaços também. E a cada frase vão juntando os pedaços de papel rasgados.

Frases que podem afetar a auto-estima:

a. Uma briga com o namorado/a.b. O chefe criticou o seu trabalho na frente de todos os colegas.c. Seu pai ou sua mãe brigou com você.d. Um grupo de amigos íntimos não o(a) convidou para um passeio.e. Você tirou péssimas notas.f. Seus colegas zombaram de você por causa da sua roupa (ou cabelo).

Page 13: Livro de Dinâmicas de Grupo

Frases para recuperar sua auto-estima:

a. Seus colegas de classe o(a) escolheram como líder.b. Seu(sua) namorado(a) mandou-lhe uma carta de amor.c. Seu pai ou sua mãe disseram que você é a coisa mais importante da vida deles.

Dicas: Discussão e reflexão:

Todos recuperaram sua auto-estima?Qual foi a situação que mais afetou sua auto-estima?O que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados?Como podemos ajudar nossos amigos e familiares quando a auto-estima deles está baixa?

Observar e questionar os participantes sobre sua auto-estima, comunicar e expor o que pensa.

Tempo de aplicação: 30 minutosNúmero máximo de pessoas: 20Número mínimo de pessoas: 2